- Alemanha 4x0 Portugal.
- Irã 0x0 Nigéria.
- Estados Unidos 2x1 Gana.
segunda-feira, junho 16
Mexicanos abertos. Brasileiros isolados
- Se a Seleção Brasileira está isolada no Marina Park; a Seleção Mexicana é só festa no Luzeiros.
- Até a Osvaldo Cruz foi fechada para a festa dos milhares de mexicanos.
- Trânsito confuso hoje à noite na área.
- E tome mexicanos e brasileiros vibrando...
16 de Junho
- Dia de Santo Ciro.
- Dia de Santa Julita.
- Dia da Unidade Nacional.
- Surge em 1906 a Gazeta, em São Paulo.
- Em 1927 nasce Ariano Suassuna.
- Brasil fica em terceiro na Copa da França.
- Em 1950 é inaugurado o Maracanã.
- Morre em 1963, Lamartine Babo.
Fala Roberto Cláudio
- O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros) inaugura amanhã um alça da Murilo Borges com Raul Barbosa.
- Nesta entrevista concedida hoje à noite, na saída do Oásis Atlântico, ele falou sobre as demais obras em construção.
- "Deveremos dar continuidade ao viaduto na Raul Barbosa com Murilo Borges, logo após a realização da Copa. Também já fizemos uma das alças do túnel da Padre Antônio Thomaz. Logo após a Copa deveremos fechar aquele cruzamento com os desvios para começar o túnel da Padre Antônio Thomaz. E deveremos também de imediato, pois já estamos na fase para finalizar os dois viadutos da Dedé Brasil sob a Germano Frank. Então essas intervenções devem simultaneamente começar ou dar continuidade a elas logo após a Copa.
- Bezerra de Menezes.
- "Ela continua em obras. Com os terminais no canteiro central. A expectativa é que até a primeira quinzena de outubro está com o BRT já funcionando no corredor exclusivo no canteiro central com as novas estações já funcionando também".
- Praça Portugal
- "Vamos fazer a obra. A Câmara já aprovou. Vamos agora detalhar o projeto. Licitar e começar o mais rápido possível".
- Obras da Copa
- "Fizemos todo esforço possível. As obras mobilidade ficaram prontas. O plano de mobilidade funcionou no primeiro jogo. Amanhã vai ter um perfil diferente. Vamos acompanhar os resultados. O plano de segurança do Governo funcionou bem. A Fan Fest realizou um belíssimo evento. A nossa expectativa é que tudo funcione bem e que a gente possa continuar no clima de alegria, de harmonia, de felicidade que Fortaleza foi contagiada".
- Patrícia Macedo fica?
- "Vamos avaliar. Vamos conversar com ela. Saber qual a disposição dela. Quais são os planos. Vamos conversar sobre o futuro dela na nossa administração após a Copa".
Bastidores do Oásis
- Domingos Filho está confiante que será ele o eleito do Pros para se candidatar à sucessão de Cid Gomes.
- Mas difícil mesmo foi arrancar quatro bilhetes para o jogo Brasil x México amanhã na Arena Castelão, do governador.
- Conseguiu dois.
- Mauro Filho disse que está no páreo, mas aceitará se não foi o escolhido.
- Zezinho Albuquerque era toda articulação.
- Leônidas Cristino sera só observação.
- Izolda Cela nunca apareceu.
- Mas está no jogo.
- Cid Gomes de camisa branca ditou as normas do encontro.
- Antônio Cambraia foi o primeiro a sair.
- Ciro Gomes não foi.
- Ivo Gomes também não.
- Paulo Facó teme que nome só seja conhecido em cinco de julho, data final para registro de candidaturas na Justiça Eleitoral.
- Paulo Henrique Lustosa fez reunião paralela do PP.
- Reno Ximenes disse que nome ainda está indefinido.
- Aramicy Pinto disse que está tudo resolvido e PSD apoiará o candidato do Pros.
- Domingos Filho revelou que mais partidos poderão aderir à aliança do Cid.
- No salão água, café e uns petiscos.
- Vereadores presentes: Zé do Carmo e Benigno Júnior.
- Deputados estaduais: Zezinho Albuquerque, Tin Gomes, Paulo Facó, Ely Aguiar e Mauro Filho.
- Deputados federais: Domingos Neto e Paulo Henrique Lustosa.
- Roberto Cláudio, prefeito de Fortaleza, também lá.
Só no Dia de São Pedro
O candidato do Pros à sucessão de Cid Gomes só será anunciado no Dia de São Pedro, em 29 de junho.
Cid Gomes, hoje à noite, no Oásis Atlântico Hotel, anunciou o PV, como o 23º partido de apoio ao seu projeto de sucedê-lo no Estado.
Disse ainda que está namorando com outros partidos e que o PMDB será bem vindo de volta.
Antes Cid falou a audiência de hoje com a presidente Dilma Rousseff, em Brasília:
- AFN - O que o senhor conversou hoje com a presidente Dilma Rousseff?
- Cid - Assuntos administrativos. Fui convidá-la para participar de um evento aqui no Ceará na área de moradia popular. Nós temos cerca de 500 famílias que deverão receber o cartão Minha Casa Melhor, 500 que vão receber um apartamento e 4 mil que estão em obras. Além disso o lançamento de mais cerca de 17 mil apartamentos aqui em Fortaleza, que serão feitos em parceria com a Prefeitura e ou com o Governo do Estado.
- AFN - Convenção Nacional do Pros será dia 24?
- Cid - Será dia 24. Fomos convidar a presidenta e ela confirmou que vai estar presente.
- AFN - E a dos Pros Ceará será quando?
- Cid - Dia 29. A nossa convenção dia 29.
- AFN - Até lá...discutindo...
- Cid - Isso. Isso. Estamos permanentemente em discussão.
- AFN - Hoje o PV aderiu a base aliada.
- Cid - O PV é um partido de grande tradição no Brasil e tradição aqui no Ceará. É um partido que leva sempre muito a sério as questões programáticas. Conceitos de seriedade. E a partir de um debate que foi pautado pela ética, nós conquistamos esse apoio importante. Vem se soma nesse bloco que luta para segurar um bom futuro para o nosso Estado.
- AFN - Permanecem os cinco nomes do Pros? Algum nome surgiu de outros partidos?
- Cid - Não. Que eu saiba não. Nós estamos cumprindo um cronograma. Isso pode parecer estranho para muitos. Mas sinceramente eu acho que é o correto. Ao longo da minha vida inteira em sempre me comportei assim. É fundamental que a gente ao invés de um simples nome, uma candidatura, a gente tenha um programa. A gente tenha um conjunto de compromissos que queremos assumir com o povo cearense. O nome é conseguência. Ou pelo menos após essa definição. Nós estamos, eu pessoalmente estou absolutamente empenhado de que a gente possa construir ai um conjunto de diretrizes que enfoque na área da Saúde, da Segurança, da Educação, do Desenvolvimento e das Políticas Sociais um conjunto de compromissos com o povo cearense. Para que as pessoas saibam se votar nesse projeto vai ter esse caminho, vai ter esse programa, vai essa solução para o seu problema.
- AFN - E as discussões de apoio a chapa majoritária?
- Cid - Nome. Nome. Nome será na sequência. Partidos. Estamos trabalhando. Hoje com 23 partidos. Continuamos conversando com outros partidos. Enfim.
- AFN - Há possibilidade de mais?
- Cid - Há. Sempre há.
- O Povo - Há possibilidade do PMDB está nesse arco de aliança?
- Cid - A casa está sempre aberta. Quem saiu foi o PMDB. E não foi expulso. Saiu porque quis. Se quiser voltar a porta está sempre aberta.
- AFN - O PT deliberou pela candidatura de José Guimarães ao Senado. O PT leva isso ao arco de aliança?
- Cid - Candidaturas nós vamos tratar na sequência da definição de um programa, de diretrizes temáticas para um projeto futuro. Na sequência a gente vai ver. O PT tem uma deliberação de pleitear uma candidatura ao Senado. O PCdoB idem. Fala-se no Pros de diversos nomes para o Governo do Estado. Enfim nós vamos receber tudo. Pode ser que algum outro partido tenha alguma demanda, alguma sugestão de nome. Vamos receber todas e vamos encontrar um forma que coletivamente encontramos um caminho.
- AFN - Até a convenção mais encontros?
- Cid - Vários. Vários encontros. Quarta-feira está programado um encontro dos partidos emergentes que farão um encontro para ir detalhando coligações . Como serão as alianças proporcionais e nós estamos permanentemente assim. Hoje em conversei com o presidente nacional do PCdoB. Conversei com o presidente nacional do PDT. Semana passada estive com o presidente nacional do PTC, do PSC, do PV. Eu estou me desdobrando agora. Eu adiei ao máximo isso, porque eu sabia que quando você entra, você é completamente absolvido por isso. Hoje eu estive em Brasília. Estou aqui. Enfim viu me desdobrar aproveitando horário de almoço, horário à noite, final de semana, para fazer contatos políticos que são o processo de construção ai da política.
- AFN - O PSDB adiou a definição do vice de Aécio. Uma tática interessante dele?
- Cid - Eu não sou a melhor pessoa para dar opinião ou fazer avaliação do caminho que o PSDB vai trilhar. Não tenho muito do que falar sobre isso não.
- AFN - Depende a escolha do estadual dessa escolha se Tasso for vice na chapa de Aécio?
- Cid - Isso é política interna do PSDB. É outro partido. É um partido de oposição a gente. Então senão for incomodo para você eu prefiro não dar opinião.
3.6 mil mexicanos
3,6 mil torcedores mexicanos do navio MSC Divina embarcaram e desembarcaram no local
O prefeito Roberto Cláudio participou, na manhã desta segunda-feira (16/6), da primeira operação de embarque e desembarque da Nova Estação de Passageiros do Porto de Fortaleza, que recebeu cerca de 3,6 mil turistas mexicanos do navio MSC Divina.
Na ocasião, 1,5 mil passageiros desembarcaram na Nova Estação, enquanto 2,1 mil embarcaram no navio, onde ficarão hospedados até amanhã (17/6), quando se deslocam para a Arena Castelão para assistir à partida Brasil x México, da Copa do Mundo FIFA 2014. “Essa Estação é moderna, à altura do potencial turístico de Fortaleza. Vai permitir que entremos no roteiro de turismo marítimo, que não tínhamos acesso antes. Isso é importante principalmente porque a orla da cidade tem uma localização estratégica, razoavelmente equidistante da África, Europa e América do Norte” afirmou o prefeito. Ele explicou que as políticas públicas para o turismo também são de cunho social. “É um vetor econômico fundamental para a inclusão das pessoas. É a atividade que mais inclui jovens, para a oportunidade do primeiro emprego. Se há uma área para alavancar a economia municipal, é o turismo”.
De acordo com Paulo André, presidente da Companhia Docas doCeará (CDC), o empreendimento está com 93% das obras concluída. A parte superior da Estação, que terá restaurantes e lojas abertas à população, deverá ser inaugurada entre outubro e novembro deste ano. “Vai ser um cartão postal para Fortaleza, sem dúvidas”, disse. Para ele, o primeiro dia de operações do terminal foi excelente. Conforme o ministro Antônio Henrique da Silveira, da Secretaria Nacional de Portos do Brasil, o investimento é extremamente para a capital. “Era algo que faltava para trazer Fortaleza para as linhas de cruzeiros do Brasil. Tenho certeza que trará muito turismo e ajudará a enaltecer a cidade”, pontuou. Em meados de outubro, Fortaleza deverá entrar oficialmente na rota de cruzeiros do País.
Durante esta segunda-feira, a parceria entre a Prefeitura de Fortaleza, Governo do Estado e CDC promoveu para os torcedores atividades culturais e acolhimento: apresentações de quadrilha junina (Fogo de Paixão e Zé Testinha), shows musicais (bloco Turma do Mamão e trio Cacimba de Aluá), degustação de comidas típicas (doce, rapadura e castanha e caju) e entrega de material impresso (tabela de jogos e guia de mobilidade urbana). O time de torcedores mexicanos integra os 402,7 mil turistas que devem passar pela capital cearense, gastando cerca de R$ 728,2 milhões na cidade.
Alexis Gusman, agente de seguros mexicana que chegou à Fortaleza hoje, afirmou que está animada para a partida da seleção do México nesta terça-feira. “Fortaleza é muita bonita, o tempo é agradável, o oceano é lindo. As pessoas estão nos recebendo muito bem”, afirmou.
O navio MSC Divina foi fretado pela agência de turismo MundoMex para atender aos torcedores mexicanos durante todos o período da Copa do Mundo. O navio partiu no dia 19 de maio de Miami, nos Estados Unidos, e também passou pelos portos de Salvador e Recife. A última parada acontece no Rio de Janeiro, para acompanhar o encerramento do Mundial no estádio do Maracanã.
O navio MSC Divina foi fretado pela agência de turismo MundoMex para atender aos torcedores mexicanos durante todos o período da Copa do Mundo. O navio partiu no dia 19 de maio de Miami, nos Estados Unidos, e também passou pelos portos de Salvador e Recife. A última parada acontece no Rio de Janeiro, para acompanhar o encerramento do Mundial no estádio do Maracanã.
Também estiveram presentes no local Antônio Henrique da Silveira, ministro da Secretaria Nacional de Portos do Brasil, e Bismarck Maia, secretário de Turismo do Ceará
Complexo Multiuso
A Nova Estação de Passageiros do Porto de Fortaleza faz parte de um complexo multiuso que conta com cais de atracação de 350 m de extensão e 13 m de profundidade e retroárea com 40 mil m² para armazenagem de contêineres – o que caracteriza o empreendimento como Terminal de Múltiplo Uso. O empreendimento total está orçado em R$ 205 milhões (recurso da Secretaria de Portos da Presidência da República, a partir do PAC Copa), valor que inclui obra civil, utilidades, mobiliário operacional, licenciamento e compensação ambiental, indenizações, fiscalização e aquisição de equipamentos (scanner, Circuito Fechado de Televisão, raio X, elevador, escada rolante, defensas, entre outros).
(Assessoria de Imprensa)
Ônibus grátis
O primeiro jogo realizado em Fortaleza, entre as seleções do Uruguai e Costa Rica, contou com 58 mil espectadores na Arena Castelão. O público teve um deslocamento tranquilo utilizando as linhas especiais que partiram dos sete bolsões de estacionamento, da Av. Abolição e do Aeroporto Internacional Pinto Martins. Cerca de 40 mil pessoas utilizaram o serviço executado pela Prefeitura de Fortaleza. Na terça-feira (17/6), para a partida entre Brasil e México será executada a mesma operação.
Os torcedores poderão deixar seus carros gratuitamente nos shoppings Iguatemi, Via Sul, Parangaba e North Shopping Jóquei, na Universidade de Fortaleza, no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará e no Centro Administrativo do Cambeba. Desses locais partem ônibus a todo instante para a Arena Castelão, de forma expressa. Para garantir o embarque basta apresentar o ingresso da partida.
A operação de deslocamento terá início às 10h, com 300 ônibus fazendo exclusivamente o deslocamento dos torcedores. Os pontos de embarque e desembarque estarão identificados e contarão com a presença de agentes operacionais da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) para ajudar com informações.
Para atender a zona hoteleira da Praia do Futuro, serão novamente disponibilizadas duas linhas especiais que farão a ligação até o bolsão do Shopping Iguatemi. Serão atendidas as paradas da Av. Dioguinho nos trechos entre a R. Renato Braga e Av. Santos Dumont e entre a R. Des. Germiniano Jurema e Av. Santos Dumont.
Na chegada ao estádio, os coletivos farão novamente o desembarque dos passageiros pelas avenidas Paulino Rocha, Dr. Silas Munguba e Alberto Craveiro, por onde seguirão a pé, passando por um corredor exclusivo para pedestres até a entrada da Arena. A orientação é que após a partida os torcedores devem realizar o embarque de volta nos mesmos locais onde desembarcaram.
Para viabilizar o plano de mobilidade, a circulação no entorno da Arena Castelão será restrita no dia do jogo. A operação de trânsito, que contará com o efetivo de 170 agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), terá início à meia-noite com a remoção dos veículos estacionados em locais proibidos e implantação dos postos de triagens e bloqueios.
O controle veicular será intensificado nas avenidas principais que dão acesso ao Castelão. Os primeiros postos de triagem serão montados nos cruzamentos das avenidas Alberto Craveiro x Senador Carlos Jereissati, Juscelino Kubitschek x Presidente Costa e Silva (Perimetral), Dep. Paulino Rocha x BR-116 e Dr. Silas Munguba x R. Des. Otacílio Peixoto, por onde apenas veículos credenciados e coletivos poderão passar. O acesso local estará garantido.
Além desse controle inicial, Postos de Verificação Veicular (PVVs) montados na Av. Alberto Craveiro x R. Paula Frassinetti e Av. Paulino Rocha x R. Cel. Zacarias José de França restringirão ainda mais o acesso, permitindo somente a entrada dos veículos credenciados pela Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA). O tráfego será liberado duas horas após o jogo.
Balanço positivo
Vinícius Lisboa – Repórter da Agência Brasil Edição: Nádia Franco
O Ministério do Turismo e a Secretaria de Aviação Civil comemoraram hoje (16) os resultados registrados pelos dois setores com o início da Copa do Mundo. De acordo com o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, de 11 de junho – véspera da abertura do Mundial – às 5h da manhã desta segunda-feira, a média de voos atrasados ficou em 4,2% e a de voss cancelados, em 8%.
Moreira Franco destaca baixo índice de atrasos e cancelamentos de voos Antonio Cruz/Agência Brasil
"É um índice extremamente baixo. É muito abaixo de qualquer padrão internacional considerado bom", destacou o ministro. "Não temos tido problemas até agora. As questões ocorridas estão dentro do que já tínhamos nos organizado para enfrentar. Nada grave."
Segundo o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Guaranys, foram 25 autos de infração contra a aviação comercial, "o que não dá nem uma aeronave pequena da Azul", já que os autos são registrados por passageiro e podem, ou não, resultar em multa."
Entre os imprevistos, Guaranys citou o derrapamento de um avião da TAP em Belém e o caso de uma aeronave particular nigeriana que ficou 24 horas parada no aeroporto de Guarulhos [São Paulo], quando a permissão era para apenas duas horas. "Por isso, será aplicada multa entre R$ 80 mil e R$ 210 mil e a Anac suspendeu a autorização desta aeronave par voar no pais", disse ele.
Entre os imprevistos, Guaranys citou o derrapamento de um avião da TAP em Belém e o caso de uma aeronave particular nigeriana que ficou 24 horas parada no aeroporto de Guarulhos [São Paulo], quando a permissão era para apenas duas horas. "Por isso, será aplicada multa entre R$ 80 mil e R$ 210 mil e a Anac suspendeu a autorização desta aeronave par voar no pais", disse ele.
A expectativa da Anac é que a movimentação nos aeroportos tenha um perfil diferente na segunda etapa da Copa, com menos aeroportos concentrando mais voos para os jogos das eliminatórias e, possivelmente, maior demanda de voos executivos por locais para pousar.
Em entrevista coletiva no Centro Aberto de Mídia, no Rio de Janeiro, o ministro do turismo, Vinícius Lages, considerou muito positivo o balanço dos cinco primeiros dias de competição, marcado por jogos importantes. "Temos certeza de que a experiência turística e de celebração será das melhores", afirmou.
Lages destacou, no entanto, que é preciso investir mais na promoção turística do país, aumentando a participação da iniciativa privada no setor. "A Copa representa uma possibilidade de aumentar a visibilidade do Brasil como um lugar de turismo global. Estamos avaliando uma reformulação da própria agência de promoção do turismo no Brasil, para dar outra configuração que não a 'pontogov', para que possamos construir uma estratégia bem mais focada no público privado."
O ministro confirmou a expectativa de que pelo menos 600 mil estrangeiros virão ao país para o Mundial, além de 3,1 milhões de brasileiros que devem viajar para as cidades-sede para assistir aos jogos. A previsão é que os gastos desses turistas somem R$ 6,690 bilhões. Com a previsão de receber cerca de 550 mil visitantes, o Rio deve ser a cidade com o maior gasto de turistas: por volta de R$ 1 bilhão.
Promessa para Arena Castelão
Milhões de pessoas do mundo inteiro assistiram ao jogo de abertura da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 na quinta-feira passada (12), na Arena Corinthians. Todos os jogadores da Seleção Brasileira entraram em campo naquele dia com a mão nos ombros do companheiro de equipe. Mas o que poucos sabiam era a origem da ideia. O zagueiro Thiago Silva decidiu revelar nesta segunda-feira (16), em seu perfil no Instagram, o idealizador do gesto: o secretário Especial da Copa 2014 no Ceará, Ferruccio Feitosa.
"Esse aí é o criador da seleção entrar em campo com a mão no ombro @ferrucciofeitosa. O significado é: que você pode dar a mão a qualquer um, mas o ombro, você só dar pra amigos", escreveu o craque da camisa 3, da Seleção. Por outro lado, o secretário agradeceu o gesto e também mandou um recado. "Obrigado pela amizade-irmandade de vocês. Amanhã vamos fazer história no Castelão. Deus abençoe a todos vocês", escreveu em sua página no Facebook.
Família Scolari
Na conquista do pentacampeonato em 2002, a união dos jogadores e da comissão técnica foi batizada de Família Scolari. Aquela geração vitoriosa levou a Seleção a vencer todos os jogos daquele campeonato. A relação entre a Seleção e o secretário vem de longa data. Sempre que os jogadores vem a Fortaleza, o carinho entre eles é evidente.
Campanha
Nesta segunda-feira, Thiago Silva e David Luiz gravaram um vídeo para incentivar a torcida que vai assistir ao jogo entre Brasil e México para repetir a cena que marcou a caminhada do time a conquistar a Copa das Confederações 2013. Após o corte do sistema de som da FIFA na execução do Hino Nacional, os quase 60 mil torcedores emocionaram o mundo ao cantar o hino à capela. A cena correu o mundo e foi repetida em todas as partidas da Seleção na competição.
"Esse aí é o criador da seleção entrar em campo com a mão no ombro @ferrucciofeitosa. O significado é: que você pode dar a mão a qualquer um, mas o ombro, você só dar pra amigos", escreveu o craque da camisa 3, da Seleção. Por outro lado, o secretário agradeceu o gesto e também mandou um recado. "Obrigado pela amizade-irmandade de vocês. Amanhã vamos fazer história no Castelão. Deus abençoe a todos vocês", escreveu em sua página no Facebook.
Família Scolari
Na conquista do pentacampeonato em 2002, a união dos jogadores e da comissão técnica foi batizada de Família Scolari. Aquela geração vitoriosa levou a Seleção a vencer todos os jogos daquele campeonato. A relação entre a Seleção e o secretário vem de longa data. Sempre que os jogadores vem a Fortaleza, o carinho entre eles é evidente.
Campanha
Nesta segunda-feira, Thiago Silva e David Luiz gravaram um vídeo para incentivar a torcida que vai assistir ao jogo entre Brasil e México para repetir a cena que marcou a caminhada do time a conquistar a Copa das Confederações 2013. Após o corte do sistema de som da FIFA na execução do Hino Nacional, os quase 60 mil torcedores emocionaram o mundo ao cantar o hino à capela. A cena correu o mundo e foi repetida em todas as partidas da Seleção na competição.
PIB do Ceará cresce 3,93%
A economia cearense, medida pelo Produto Interno Bruto (PIB), que representa a soma de todos os bens e serviços produzidos, cresceu 3,93% no primeiro trimestre de 2014, em comparação ao mesmo período do ano passado, quando o índice foi de 1,94%. O desempenho do PIB do Ceará nos três primeiros meses deste ano superou, pela 16ª vez consecutiva, o resultado nacional, que foi de 1,90% nos três primeiros meses de 2014. Com o resultado, o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) mantém uma estimativa de crescimento do PIB acima a perspectiva do índice nacional, como vem ocorrendo nos últimos anos, devendo fechar 2014 em 4%.
Dentre os três setores que compõem o PIB – serviços, indústria e agropecuária – foi este último que apresentou o melhor resultado no primeiro trimestre de 2014, com uma evolução de 41,8% em relação ao ano passado. Já o setor de serviços cresceu 4%, enquanto a indústria apresentou índice de 1,7%. Os dados, que constam do documento PIB Trimestral do Ceará – janeiro/março de 2014 – Contas Regionais, foram divulgados nesta segunda-feira (16) pelo Ipece, órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado.
O professor Flávio Ataliba, diretor Geral do Ipece, que juntamente com o secretário adjunto da Seplag, Carlos Eduardo Sobreira, divulgou os números da economia cearense, observou que o crescimento de 41,8% da agropecuária foi em consequência do volume de chuvas verificado no Estado, mas que em comparação com o primeiro trimestre de 2012 o setor apresentou queda de 5,94%. O resultado do segmento de serviços, de 4%, foi puxado pela boa evolução do comércio, que evoluiu 8,13% no primeiro três meses de 2014 em relação a 2013, bem como por alojamento/alimentação, com 10,48%.
No setor indústria, que evoluiu 1,7% no primeiro trimestre de 2014, o melhor desempenho, de 4,87%, ficou com eletricidade/gás/água, seguido pela construção civil, com 3,43% e transformação, com 0,85%. A extrativa mineral, que também faz parte do segmento, apresentou queda de 19,87%. Para o diretor Geral do Ipece, Flávio Ataliba, apesar de pequeno quando comparado com os trimestres do ano passado, o resultado da indústria cearense no primeiro trimestre de 2014 foi bem superior ao verificado no Brasil no mesmo período, que foi de 0,8%.
ECONOMIA
O PIB trimestral é um indicador que mostra a tendência do desempenho da economia cearense no curto prazo. Além do Ceará, mais sete estados brasileiros realizam o cálculo de sua economia trimestralmente, a saber: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. Esses Estados utilizam a mesma ponderação das Contas Regionais. É calculado com base nos resultados dos três setores, Agropecuária, Indústria e Serviços, e desagregados por suas atividades econômicas. É importante ressaltar que, como indica somente uma tendência de crescimento ou arrefecimento da economia, suas informações e resultados são preliminares e sujeitos a retificações, quando forem calculadas as Contas Regionais definitivas, em conjunto com o IBGE e as 27 Unidades da Federação.
Assessoria de Imprensa do Ipece
Vem racionamento por ai
A União reconheceu a situação de emergência de mais 17 municípios cearenses que sofrem consequências dos efeitos da estiagem. Os municípios reconhecidos foram Acopiara, Apuiarés, Aracoiaba, Canindé, Capistrano, Caridade, Caririaçu, Cariús, General Sampaio, Granjeiro, Ibaretama, Itapajé, Itapiúna, Ocara, Paramoti, Pentecoste e Tejuçuoca.
O reconhecimento da situação emergência pela União foi feito após o Comitê Integrado da Seca apresentar a documentação necessária sobre a situação de cada município. Atualmente 169 municípios cearenses estão em situação de emergência. “O trabalho foi feito em conjunto pela Defesa Civil e Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e conseguimos viabilizar o reconhecimento da situação de emergência nesses municípios”, afirmou o secretário Nelson Martins.
Na Devessa
A semana está só começando e promete muita agitação. A bola rola não só em campo, mas, também, nas duas sedes da Cervejaria Devassa Fortaleza. Nesta terça-feira, quando o Brasil enfrenta o México na Arena Castelão, o esquenta começa a partir das 15 horas. Na Devassa Sul, Tiago Sullivan se apresenta de 15 às 16 horas e das 18h30 às 20h30. No repertório, country rock e classic rock. Já na Aldeota, o samba e o pagode é que vão dar o tom da animação, com o grupo Nossa Batida, das 15 às 16 horas e das 18 às 19 horas.
A estrutura já conquistou os torcedores, que têm à disposição conforto e qualidade para não perderem nenhum lance dos jogos. A sede da Aldeota oferece dois telões estrategicamente posicionados, além de nove TVs grandes, espalhadas por todo o local, com sonorização ambiente.
No lado Sul da cidade, a segunda unidade segue o mesmo padrão de qualidade, com cinco TVs de cinquenta polegadas e uma de oitenta polegadas. O som ambiente garante que as informações cheguem de forma homogênea a todos os espaços da casa, com um volume adequado.
CARDÁPIO EXCLUSIVO
As atrações não param por aí. O menu ainda vem com aperitivo exclusivo para a Copa do Mundo. Além dos conhecidos petiscos e refeições, traz o Camarão da Mamãe: porção de seis camarões grandes, empanados com farinha de pão e servido com molho chutney de manga, com toque de pimenta de dedo de moça. Também não podem ser esquecidos os novos pratos com toque regional, tendo como principais ingredientes camarão e caranguejo: casquinha de caranguejo, atolado de caranguejo, patinha à milanesa, camarão à milanesa, camarão alho e óleo, arroz de camarão.
SERVIÇO
Devassa Fortaleza Aldeota:
Av. Júlio Abreu, 175,
Telefone: (85) 2181.1669
Couvert: R$ 5,00
Devassa Fortaleza Sul:
Av. Washington Soares, 3000, Shopping Reserva Open Mall
Telefone: (85)3273.5996
Couvert: R$ 5,00
Alemanha goleia Portugal
- A Alemanha goleou Portugal por 4 a 0, na Arena Fonte Nova, em Salvador.
- O atacante Hulk é poupado dos treinos desta tarde na Arena Castelão, mas deve enfrentar o México, amanhã.
- Exames feitos no Hospital São Carlos não apontaram nada de anormal no jogador.
Mexicanos aqui
Danilo Macedo-Enviado Especial Edição: Talita Cavalcante
Em clima de muita festa, 3,6 mil mexicanos chegaram, de navio, a Fortaleza, onde o México enfrenta o Brasil amanhã (17), às 16h. Além da vista deslumbrante do porto, os turistas receberam, na manhã de hoje (16), as boas-vindas com apresentações de banda de forró, bateria de escola de samba e danças de quadrilha, tradicionais nesta época do ano. Aproximadamente 1,5 mil mexicanos partirão de Fortaleza para outros destinos. Os demais 2,1 mil torcedores ficarão hospedados na embarcação ancorada na capital do Ceará.
Gerardo Piña veio de Santiado de Querétaro, a cerca de 200 quilômetros da Cidade do México, e está pela primeira vez no Brasil. Ele chegou de avião ao país, mas ficará hospedado no navio para entrar no clima da torcida. “Estou encantado! Excelentes comida, festa, samba, bossa nova!”, disse o mexicano, que passará três dias em Fortaleza antes de partir para o Recife, onde sua seleção fará o último jogo da fase de grupos contra a Croácia, no dia 23. “Há vários lugares turísticos para conhecer e vamos ver o máximo que der. Hoje vamos procurar os pacotes turísticos.”
Gerardo Piña veio de Santiago de Querétaro, a cerca de 200 quilômetros da Cidade do MéxicoMarcello Casal Jr/Agência Brasil
A operação de embarque e desembarque de mexicanos foi a primeira do novo empreendimento portuário de Fortaleza, incluso na matriz de responsabilidade da Copa do Mundo de 2014 e capaz de receber até 4,5 mil passageiros por turno. De acordo com a Companhia das Docas do Ceará, o Porto de Fortaleza teve orçamento de R$ 205 milhões. A previsão do Ministério do Turismo é que a cidade receba cerca de 400 mil turistas durante o Mundial, incluindo 65 mil estrangeiros.
Além dos mexicanos que chegaram de navio, a Secretaria de Turismo do Ceará informou que 16 voos fretados chegarão do México à capital do estado até amanhã. Em entrevista à Agência Brasil no fim de maio, o cônsul para Assuntos Culturais mexicano no Brasil, Adolfo Zepeda Soria, disse que entre 25 mil e 30 mil torcedores do México devem vir ao país durante a Copa do Mundo.
O México enfrentou a seleção de Camarões no primeiro jogo e venceu pelo placar de 1 a 0, com dois gols mal anulados pelo juiz, e brica por uma das duas vagas do grupo, também formado por Brasil e Croácia, para as oitavas de final.
Terminal de Passageiros do Mucuripe
Danilo Macedo – Enviado Especial Edição: Nádia Franco
O ministro da Secretaria de Portos, Antonio Henrique Silveira, disse hoje (16), ao visitar a nova estação de passageiros do Porto de Fortaleza, que recebeu 3,6 mil torcedores mexicanos nesta manhã, que o terminal é um dos mais bonitos do país e deve incrementar o turismo no Ceará, tornando-se um polo de atração de cruzeiros. Para ele, a inauguração do porto ajudará a região, uma das mais carentes da cidade, a se tornar futuramente um centro cultural.
“Esse terminal reforça a vocação que Fortaleza já tem e é um dos mais belos do Brasil. O próprio governo do estado tem projetos para aumentar a densidade cultural nesta região, que é privilegiada com uma vista maravilhosa, e tenho certeza de que isso vai ser um centro cultural de Fortaleza no futuro e vai ajudar bastante na ampliação do turismo local, inclusive o turismo de cruzeiros”, Silveira à Agência Brasil.
Torcedores mexicanos, os primeiros a desembarcar no novo terminal Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A chegada dos mexicanos foi a primeira operação feita na nova estação, que tem 9 mil metros quadrados (m²) de área coberta, com área de embarque, desembarque e trânsito de passageiros, armazém de bagagens comscanner e área para os turistas, com cadeiras e tomadas.
O terminal tem ainda salas da Receita Federal, Polícia Federal, das agências nacionais de Transportes Aquaviários (Antaq) e de Vigilância Sanitária (Anvisa) e dos ministérios do Trabalho e da Agricultura.
De acordo com a Companhia Docas do Ceará, o custo do empreendimento, que ainda não está completamente finalizado, é R$ 205 milhões, previsto no PAC Copa.
O terminal tem ainda salas da Receita Federal, Polícia Federal, das agências nacionais de Transportes Aquaviários (Antaq) e de Vigilância Sanitária (Anvisa) e dos ministérios do Trabalho e da Agricultura.
De acordo com a Companhia Docas do Ceará, o custo do empreendimento, que ainda não está completamente finalizado, é R$ 205 milhões, previsto no PAC Copa.
O ex-ministro de Portos, o cearense Leônidas Cristino, que também participou do evento, disse que o terminal de passageiros é mais uma das obras que colocarão o estado entre as maiores atrações do Brasil para turismo, inclusive de negócios. “É um equipamento moderno, eficiente e seguro, que vai implementar substancialmente o turismo no Ceará”, afirmou. Cristino citou também a ampliação do aeroporto e o Centro de Eventos do Ceará, considerado o mais moderno do país, e que, nos dias 14 e 15 de julho receberá a 6ª Cúpula do Brics, grupo de países formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Enem 2014 co 8,7 milhões
Ivan Richard – Repórter da Agência Brasil Edição: Denise Griesinger
O número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 cresceu 21,6% em relação ao ano passado e atingiu a marca de 8.721.946 inscritos. O balanço final das inscrições no Enem foi divulgado hoje (16) pelo ministro da Educação, Henrique Paim, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), José Francisco Soares.
Segundo Paim, o número de inscritos é superior às expectativas do governo, que era entre 8 milhões e 8,2 milhões de inscrições. “Esse crescimento demonstra exatamente o que viemos falando, que há um despertar da sociedade para a questão educacional em função dos programas federais, que têm crescido”, disse o ministro.
“Triplicamos o número de vagas nas universidades federais, ampliamos a Lei de Cotas, o ProUni [Programa Universidade para Todos] vem mantendo um expressivo número de vagas, o Fies [Programa de Financiamento Estudantil] teve um crescimento muito grande a partir das modificações recentes, são mais de 1,6 de milhão de contratos assinados”, acrescentou Paim.
O presidente do Inep frisou que houve crescimento “expressivo” no número de inscritos nos últimos dois anos. “[O número de inscritos] mostra um crescimento, especialmente acentuado, em termos proporcionais, nos últimos dois anos. A curva vinha crescendo e, em 2013, passou a subir de uma forma acentuada”, disse Soares.
De acordo com os dados do Inep, do total de inscrições, 58,11% são mulheres e 41,88% homens. Os pagantes somam 26,48% e os isentos são 16,33%, que estudam na rede pública, e 57,17%, isentos com carência comprovada.
A região Sudeste foi a que mais teve candidatos inscritos (35,27%), seguida da Região Nordeste (32,99%), Sul (11,97%), Norte (10,89%) e Centro-Oeste (8,85%). São Paulo, com 1.324.486 inscritos e Minas Gerais, com 979.259, foram os estados com maior número de inscrições no exame.
Do total de inscritos, 57,91% se declararam negros, 37,7% brancos, 2,15% amarelos, 0,62% índios e 1,59% optaram por não declarar.
No São Carlos
O atacante Hulk fez ressonância magnética no Hospital São Carlos, em Fortaleza, no início da tarde de hoje
Enquanto alguns atletas curtiam a manhã de folga no Marina Park Hotel, o atacante Hulk deixou a concentração e se deslocou até o Hospital São Carlos, localizado na Av. Pontes Vieira, para realizar um exame de ressonância no músculo posterior da coxa esquerda.
O atleta chegou ao local por volta de 11h30, acompanhado dos médicos da Seleção Brasileira,José Luís Runco e Rodrigo Lasmar, e de outros integrantes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O exame apontou uma ruptura parcial na parte flexora da coxa esquerda. A liberação do atleta para a partida diante do México, nesta terça-feira (17), ficará ao encargo do Departamento Médico (DM) da Seleção, mas a equipe médica que atendeu o atacante acredita que o atleta tenha condição de jogo.
Apesar da lesão ser leve, uma atuação na partida desta terça-feira pode estender a lesão do atleta, gerando um maior rompimento no músculo do atacante.
Na saída da clínica, o atacante foi rodeado por fãs, que filmaram e fotografam o atleta. Questionado sobre a condição de jogo para esta terça, o atleta preferiu não se pronunciar.
(Diário na Copa-foto José Leomar).
Na quarta
A Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Ceará realizarão coletiva à imprensa para apresentar o Plano da Agenda de Convergência para Proteção Integral de Crianças e Adolescentes no Contexto de Grandes Eventos, na próxima (18), às 9h30, no Centro Aberto de Mídia (CAM), estrutura montada no Centro de Eventos do Ceará para atender à imprensa.
Coordenada pela presidente da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), Tânia Gurgel, a Agenda de Convergência em Fortaleza é fruto de intensa articulação entre os governos Federal, estadual, municipal e sociedade civil. As atividades envolvem 41 órgãos e mais de 700 profissionais.
Vão compor a mesa: o representante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Joacy Pinheiro; a primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra; o titular da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (SCDH), Karlo Kardozo; a presidente da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), Tânia Gurgel; a secretária Extraordinária da Copa de Fortaleza, Patrícia Macêdo, o secretário Especial da Copa 2014 no Ceará, Ferruccio Feitosa; o secretário de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra), Cláudio Ricardo; o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Josbertini Virgínio Clementino; o assessor da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, André Souza; a coordenadora do Centro e Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOPIJ) e promotora do Ministério Público do Estado do Ceará, Antônia Lima Sousa e a coordenadora Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Governo do Estado do Ceará (COPDHCE), Ana Paula Araújo de Holanda.
Serviço
Coletiva sobre plano de ação da Agenda de Convergência da Copa
Data: 18/06/2014 (quarta-feira)
Local: Centro Aberto de Mídia (Centro de Eventos do Ceará)
Cinefoot
Na quarta (25), o Dragão do Mar-Joaquim Nabuco receberá a sessão inaugural do CINEFOOT TOUR 2004. Criado há cinco anos no Rio de Janeiro, o CINEFOOT – Festival de Cinema de Futebol é o único festival de cinema do Brasil e da América Latina exclusivamente dedicado ao tema. Seu projeto de itinerância começou em 2013, quando viajou o país nas cidades-sede da Copa das Confederações. Este ano o evento repete a dose, exibindo filmes sobre futebol nas doze cidades-sede da Copa. A programação se estenderá até 27 de junho.
Brasil x México no Ideal
A banda Oito7Nove4 volta a Fortaleza, após o sucesso do Roça Rossa do Siriguela, agora para animar os torcedores do Brasil. O encontro está marcado para o próximo dia 17 de junho no “Fortal na Copa Arena Ideal”, quando a Seleção Brasileira vai entrar em campo para tentar mais uma vitória, desta vez, contra o México. Além dele, Matheus Fernandes também vai subir no palco do Ideal Clube nesta terça-feira.
Rafa e Pipo Marques prometem um show animado, trazendo no repertório muito axé, com novas canções, além de relembrar antigas músicas e sem esquecer de incluir um toque regional com o forró.
O “Fortal na Copa Arena Ideal” é mais um esquenta para o Fortal 2014, que entrou em campo mais cedo para dar aos foliões do maior circuito indoor do Brasil a melhor estrutura para assistirem aos jogos do Brasil. Durante a transmissão das partidas a cerveja será liberada.
Amanhã, a concentração começa a partir das 14 horas, duas horas antes do jogo, que será realizado na Arena Castelão, em Fortaleza. Os ingressos já podem ser adquiridos nas sedes dos blocos Siriguella, Eh Loco, Me Abraça e Coruja, além das lojas Zefirelli no Shopping Iguatemi e North Shopping.
SERVIÇO
Fortal na Copa Arena Ideal - com Banda Oito7Nove4 e Matheus Fernandes
Data: 17 de junho de 2014
Abertura dos portões: 14 horas
Ingressos: sedes dos blocos Siriguella, Eh Loco, Me Abraça e Coruja, além das lojas Zefirelli no Shopping Iguatemi e North Shopping.
Na Caixa Cultural
A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, entre os dias 20 e 22 de junho, o show Pife Muderno 20 anos,do grupo de pífanos criado pelo multi-instrumentista de sopro Carlos Malta, considerado um dos mais tradicionais do Nordeste brasileiro. A temporada em Fortaleza faz parte de uma série de comemorações pelo Brasil em homenagem aos 20 anos de estrada, que serão completados pelo grupo em novembro.
Desde a infância, Malta se encantou com a flauta e com as bandas de pífano que tocavam nas festas da Folia de Reis, no bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro. Hoje, um dos principais músicos de sopros no Brasil, Carlos Malta toca diversos instrumentos e domina ritmos como o samba, choro, jazz e bossa-nova. Com o pife – também conhecido como pífano -, ele deixa aflorar sua paixão pelos ritmos do Nordeste. E é essa mistura de ritmos que será apresentada nesta temporada.
A formação do grupo segue o que se tornou um clássico com a banda de Pífanos de Caruaru: a união de pífanos e percussão. Pife Muderno, porém, traz novidades sonoras, com uma flauta como segunda voz, a presença da bateria e de um toque de pandeiro moderno, característica do trabalho de Marcos Suzano. “Sinto o Pife Muderno como um portal aberto para o intuitivo musical, um universo ligado mais no som que no tom”, descreve Malta.
O Pife Muderno já realizou concertos por diversos países. Além de Carlos Malta, o grupo conta com os talentos de músicos consagrados, como Andrea Ernst Dias (flauta), Marcos Suzano (pandeiro), Bernardo Aguiar (pandeiro), Oscar Bolão (caixa e pratos) e Durval (zabumba). Na temporada em Fortaleza, Durval será substituído por Basto da Zabumba.
Com dois discos gravados - Carlos Malta & o Pife Muderno (1999) e Paru (2006), os músicos se preparam para lançar o terceiro, ainda este ano, com a gravação de um show realizado em Pequim, na China. O Pife Muderno já tocou em importantes festivais, como o Rock in Rio III, Free Jazz Festival, Festival de World Music, em Marrocos, Festival de Fifres e Festival de Amien, na França (2004). Também já se apresentou na Universidade da Flórida (2005) e Carnegie Hall de Nova Iorque. Também foram convidados a participar da trilha sonora do filme Eu Tu Eles.
Carlos Malta: Um dos principais instrumentistas de sopro do país, ele toca profissionalmente desde os 18 anos. Em 1981, integrou o grupo de Hermeto Pascoal, no qual ficou por 12 anos. Já tocou com Egberto Gismonti, Pat Metheny, Gil Evans, Marcus Miller, Charlie Haden, Gilberto Gil, entre outros. Gravou discos com Laércio de Freitas e com o violoncelista suíço Daniel Pezzotti. Em 1998, lançou seu primeiro disco solo: O Escultor do Vento. Entre o repertório do músico, estão as composições Pimenta, (2000), Tudo coreto (2002), Tudo Azul (2010) e Prana (2011).
Andrea Ernest Dias: Doutora em flauta pela Universidade Fedreral da Bahia, já gravou com Caetano Veloso, Chico Buarque, Moacir Santos, Baden Powell, entre outros artistas da MPB. Como solista, produziu os CDs Andrea Ernest Dias - flauta e Tomás Improta – piano (2005), Trio 3-63 (2009) e Em torno de Villa-Lobos (2010), Choros Amorosos (2010).
Marcos Suzano: Considerado um dos mais influentes pandeiristas do mundo, começou a tocar o instrumento após assistir uma apresentação de Jorginho do Pandeiro, do conjunto Época de Ouro. Estudou ritmos africanos num grupo com Paulo Moura, tocou com Zizi Possi, Água de Moringa, Marisa Monte, Gilberto Gil, Lenine, Benjamim Taubkin, entre outros. Participa do grupo Aquarela Carioca. Em 1993 sua parceria com o músico pernambucano Lenine transformou-se no disco Olho de Peixe. Seu primeiro trabalho solo, Sambatown (1996), trouxe usos inovadores para o pandeiro, intensificando a batida samba-funk e a utilização de sons mais graves.
Bernardo Aguiar: Iniciou a carreira em 1997 ao ingressar na Orquestra de Pandeiros Pandemonium, na qual permaneceu até 2001. Trabalhou depois com os cantores João Nogueira, Elza Soares, Nelson Sargento e Wilson Moreira, Gilberto Gil, Hamilton de Holanda, Zé Paulo Becker e a banda O Rappa. Em 2009, ao lado do músico Gabriel Policarpo, fundou o Pandeiro Repique Duo, projeto que coloca lado a lado esses dois instrumentos percussivos típicos da alma carioca.
Oscar Bolão: É um dos mais importantes nomes da percussão brasileira. Discípulo de Luciano Perrone, em quase 40 anos de atividades trabalhou com grandes artistas da nossa música, como Elizeth Cardoso e Ney Matogrosso. Integra o Novo Quinteto, criado nos mesmos moldes do quinteto de Radamés Gnattali, o quinteto de Tim Rescala e ainda o Coreto Urbano e o Pife Muderno. É professor da Escola Portátil de Música e do Conservatório Brasileiro de Música.
Serviço: “Pife Muderno 20 anos”
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 20, 21 e 22 de junho de 2014
Horário: sexta-feira e sábado às 20h e domingo às 19h
Valor do ingresso: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Vendas a partir do dia 19/06, das 10h às 20h
Classificação indicativa: Livre
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Assinar:
Postagens (Atom)
Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos
Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...
.jpg)
-
CONVENÇÃO MUNICIPAL DA FEDERAÇÃO PSOL/REDE FORTALEZA. O Partido Socialismo e Liberdade - PSOL, e a Rede Sustentabilidade, que compõem a Fede...
-
Com o compromisso de buscar a inovação de políticas públicas que garantam soluções e a melhoria da qualidade de vida da população, a Câmara ...
-
Com o lema "Amar e cuidar de Caucaia", o pré-candidato a prefeito do município pelo partido dos trabalhadores, Waldemir Catanho, r...