O vereador Acrísio Sena (PT), nascido em Antônio Bezerra, destaca para a Agência Grande Fortaleza de Notícias (AGFN), o projeto 'Câmara e Prefeitura no Nosso Bairro', que esteve hoje, em Antônio Bezerra:
sábado, dezembro 16
Câmara e Prefeitura em Antônio Bezerra
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT); o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Salmito Filho (PDT); e o primeiro vice-presidente da CMFor, Adail Júnior (PDT) participaram, hoje pela manhã, do projeto Câmara e Prefeitura no Nosso Bairro, em Antônio Bezerra. O projeto passou este ano pelo Jangurussu, Vicente Pinzon, Bom Jardim, Pirambu, Pan Americano e Antônio Bezerra:
O prefeito e os vereadores concederam esta entrevista no estúdio móvel da Rádio Fortaleza 90.7 FM sobre o 'Câmara e Prefeitura no Nosso Bairro':
Anistia para Nonato dos Santos
![]() |
Egídio Barreto, Raimundo Nonato dos Santos e Adriano Lima em Aracati (Foto Sandro Freitas) |
A Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou (CEAWS), órgão colegiado vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), desembarcou em Aracati. Num ato simbólico, na Câmara Municipal de Aracati, o Governo do Ceará pediu desculpas oficiais pelos erros cometidos contra o cearense Raimundo Nonato dos Santos, seus amigos e familiares, na década de 1960.
O presidente da Comissão, Mário Albuquerque, também anunciou a reparação econômica por danos comprovados. Raimundo Nonato foi indenizado por perseguição política com o valor de R$ 20 mil. “Esse julgamento não tem só esse aspecto financeiro, até porque nenhum valor repara o que essas pessoas sofreram durante o regime militar. Mas busca, principalmente, levar ao conhecimento da sociedade a compreensão de que essa liberdade que hoje desfrutamos foi conquista às custas de prisões, sangues, torturas, perseguições e desaparecimento de pessoas”, afirma.
Depois de ter sua casa invadida por policias, livros apreendidos e destruídos, Raimundo Nonato dos Santos foi acusado de subversão pela repressão política nos primeiros meses que se seguiram ao golpe militar de 1964. ”Essa é uma reparação que eu esperei por anos, porque aquele episódio angustiante ainda está muito vivo na minha memória. Vivo, vivíssimo!”, declarou.
Quem também acompanhou a apreciação do requerimento foi o presidente da OAB – Subseção Aracati, Egídio Barreto, que destacou a relevância de assistir o Estado pedir desculpa a um cidadão e submeter-se a um julgamento, em uma época em que a sociedade está tão fragilizada com a desmoralização das instituições. “Hoje, quem estava no banco dos réus era o estado. Naquela época, ter a casa invadida por polícias era ter o medo de ser levado e não voltar mais. Raimundo Nonato não chegou a ser preso, mas a família passou aquele momento de medo. Uma invasão é um desrespeito à dignidade da pessoa humana, a individualidade, e tudo isso precisa ser reprimido”.
Cinema contra o golpe!
A sessão extraordinária aconteceu durante a realização da 12ª edição do Curta Canoa – Festival Latino-americano de Cinema de Canoa Quebrada. Segundo Adriano Lima, idealizador e diretor do evento, que segue sua programação até terça-feira (12), a ideia surgiu de um esforço conjunto para construir e fortalecer a memória da população cearense para que episódios de repressão não voltem a se repetir.
“O fantasma da ditadura pareceu nos ameaçar ao longo de 2017. Não havia como ignorar o tema durante essa edição, e foi por isso que criamos a Mostra Cinema Contra o Golpe, que exibiu filmes fabulosos como ’Manoel Bernardino, o Lênin da Matta’, da cineasta Rose Panet. Mas nós queríamos fazer mais. E surgiu essa oportunidade durante uma conversa com o Mário Albuquerque, que deu início a um esforço nosso para achar as testemunhas e organizar este momento”, conclui Adriano Lima.
CMFor homenageia 43 anos da Igreja Quadrangular em Fortaleza
![]() |
Presidente da CMFor, Salmito Filho com dirigentesda Igreja Quadrangular em Fortaleza (foto André Lima) |
A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) homenageou ontem em Sessão Solene os 43 anos da Igreja do Evangelho Quadrangular, em Fortaleza. A solenidade foi solicitada pelo presidente das CMFor, vereador Salmito Filho (PDT), através do requerimento 3887/2017, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. Do ramo pentecostal, a Igreja surgiu nos Estados Unidos da década de 20 e chegou ao Ceará, mais precisamente em Fortaleza, através do pastor Francisco Epifanio Rocha de Almeida, que celebrou o primeiro culto no dia 29 dezembro de 1974, na antiga Rádio Dragão do Mar.
A sessão foi presidida por Salmito Filho e a mesa solene foi formada pelo pastor Nelson Carlson, presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular; pastor Daniel de Oliveira, vice-presidente estadual da Igreja; pastora Faustina Estevam Amorim, vice-presidente estadual; pastor Antônio José da Silva, primeiro tesoureiro e conselheiro estadual; senhor José Osvaldo Ferreira de Sousa, superintendente regional; Audízio Oliveira, coordenador de articulação da Prefeitura Municipal de Fortaleza; pastora Raimunda Lima de Holanda, membro do conselho da Igreja.
Em sua saudação aos presentes, Salmito Filho disse que a Câmara presta essa homenagem, como o Poder que representa legitimamente a população de Fortaleza. Observou que o ato visa reconhecer o trabalho e o papel da Igreja em religar os seus adeptos a Deus. “A religião, além de estabelecer esse vínculo do ser humano com o divino, traz a mensagem de esperança do pai eterno, do pai perfeito que é o amor. Esse Deus enviou seu filho que é amor. Se tivesse uma palavra para resumir o novo testamento, o Deus pai, o Deus filho e o Deus espírito santo, seria Amor”.
“Vemos a importância da religião para acalmar os nossos corações, estimular para enfrentarmos a vida com dignidade. A religião quando traz essa mensagem e mais precisamente a Igreja traz essa mensagem da cidadania, não é apenas o amor para com Deus, mas para com o próximo. Digo isso para legitimar e explicar essa homenagem, porque a evangelização é a caminhada do amor perfeito. O sentimento mais nobre, a perspectiva cívica, cidadã, politica, sendo ela a busca do bem comum e da justiça. Ai há a interseção, é onde há o bem comum” citou.
Câmara e Prefeitura no Nosso Bairro em Antônio Bezerra
A sexta edição do ano do Câmara e Prefeitura no Nosso Bairro esteve, hoje, em Antônio Bezerra.
Presenças na quadra da paróquia Jesus, Maria, José, do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT); do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Salmito Filho (PDT); do primeiro vice-presidente da CMFor, Adail Júnior (PDT); dos vereadores Acrísio Sena, Michel Lins, Carlos Alberto Mesquita, Mairton Felix, Evaldo Costa, Frota Cavalcante, Eron Moreira e Raimundo Filho; secretários municipais Evaldo Lima, Lia Gomes, João Pupo, Ferruccio Feitosa, Adail Fontenele, Dalita Freitas, João Arruda, Jurandir Gurgel, Cristiano Férrer, José do Carmo e Cláudio Ricardo.
Assinar:
Postagens (Atom)
Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos
Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...
.jpg)
-
CONVENÇÃO MUNICIPAL DA FEDERAÇÃO PSOL/REDE FORTALEZA. O Partido Socialismo e Liberdade - PSOL, e a Rede Sustentabilidade, que compõem a Fede...
-
Com o compromisso de buscar a inovação de políticas públicas que garantam soluções e a melhoria da qualidade de vida da população, a Câmara ...
-
Com o lema "Amar e cuidar de Caucaia", o pré-candidato a prefeito do município pelo partido dos trabalhadores, Waldemir Catanho, r...