segunda-feira, maio 20

Ferroviário 1x0 Globo

Ferroviário (foto Xandy Rodrigues) derrotou o Globo (RN), por um a zero, gol de Edson Cariús, aos 36 minutos do segundo tempo, pela quarta rodada do Brasileirão 2019 Série C, na Arena Castelão.
O Ferroviário assume a liderança isolada do Grupo A com 10 pontos.
O Ferroviário ganhou com Nicolas; Osvaldir (Lucas Mendes), Da Silva, Afonso e Michael; Mazinho, Gleidson, Leanderson (Edson Cariús) e Janeudo; Léo Jaime (Juninho Arcanjo) e Jeferson Caxito - Treinador: Marcelo Vilar. Cartão amarelo: Da Silva e Leanderson.
O Globo perdeu com Wadson; Luiz Renan, Lucão, Alexandre e Nininho; Ramon, Cristiano, Jardel (Negueba) e Hudson (Ronilson); Chichete (Eduardo) e Lauder - Treinador: Higor Trajano. Cartão vermelho: Laudr. Cartão amarelo: Hudson e Ronilson.
QUARTA RODADA
Ferroviário 1x0 Globo.
Santa Cruz (PE) 3x3 Sampaio Correa (MA).
Imperatriz (MA) 0x0 Confiança (SE).
Treze (PB) 0x1 Náutico (PE).
ABC (RN) 1x2 Botafogo (PB).

CLASSIFICAÇÃO GRUPO A
  1. Ferroviário - 10 pontos.
  2. Sampaio - 8.
  3. Náutico - 6.
  4. Botafogo - 6.
  5. Imperatriz - 5.
  6. ABC - 4.
  7. Confiança - 4.
  8. Globo - 3.
  9. Treze - 3.
  10. Santa Cruz - 3.

Selo Amigo da Criança

Com o intuito de estabelecer uma parceria entre a sociedade civil e o poder público no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes na capital, a Câmara Municipal de Fortaleza criou o Selo Amigo da Criança e do Adolescente, por meio da Resolução nº 1.659/2019 . O lançamento nesta segunda-feira (20), às 17 horas, no Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajus, 123 – Praia de Iracema). O selo marca o comprometimento de empresas e entidades no enfrentamento e repúdio a esse tipo de crime, incentivando denúncias e inibindo ações ilícitas no interior de estabelecimentos comerciais.
A iniciativa é uma contribuição do Legislativo Municipal para reduzir os altos números de violência e exploração sexual de crianças e adolescentes no contexto nacional. Os dados divulgados neste mês pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, apontam que em 2018 o Disque 100 recebeu 76.216 denúncias envolvendo crianças e adolescentes, sendo 17.093 dos registros referentes à violência sexual. Ainda de acordo com Sistema de Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, o Ceará é o 16º Estado a receber esse tipo de denúncia.
As denúncias feitas pelo disque 100 são uma forma de enfrentamento ao problema. Mas, ainda há desconhecimento e receio da população sobre esse tipo de ação. Em Fortaleza, o programa Rede Aquarela, vinculado à Fundação da Criança e da Família Cidadã (FUNCI) trabalha preventivamente e no acompanhamento de crianças vítimas de violência e exploração sexual. No ano passado, foram realizados 2.159 atendimentos de crianças e adolescentes de 0 a 18 anos e suas famílias. Dependendo do caso, a vítima recebe atendimento psicológico, de saúde e também social. Além da Rede, os 8 Conselhos Tutelares da cidade atuam no atendimento e acompanhamento das denúncias. Na estatística de 2017, o Conselho Tutelar atendeu 598 casos do gênero e, em 2018, este número aumentou para 982.
Aprovada na Câmara Municipal de Fortaleza, a Resolução nº 1.659/2019, de autoria do presidente do poder legislativo municipal vereador Antônio Henrique (PDT), dispõe sobre a criação do Selo Amigo da Criança e do Adolescente como forma de certificação oficial das pessoas jurídicas que atuam no repúdio à exploração sexual comercial da criança e do adolescente na capital. A instituição do selo visa fortalecer ainda mais o trabalho de apoio e conscientização sobre a importância de se denunciar a exploração sexual de crianças e adolescentes.
Na ocasião do lançamento do Selo, também será celebrado um Termo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Fortaleza e a Fundação da Criança e da Família Cidadã (FUNCI) para a sensibilização de todos as pessoas que atuam no segmento de bares e restaurantes, hotéis e pousadas, postos de gasolina, táxis entre outros a respeito da temática.
Saiba mais - A Câmara Municipal de Fortaleza vai disponibilizar uma lista em seu site e em portais parceiros, onde serão informadas as pessoas jurídicas que aderirem ao Selo, certificando-as como empresas ‘amigas’ das crianças e dos adolescentes.
A concessão do Selo será apenas para as empresas que cumprirem o compromisso de não permitir nenhum tipo de exploração, seja sexual, seja profissional. As pessoas que aderirem ao Selo, deverão denunciar pelo disque denúncia discando o número 100, sempre que presenciarem ou suspeitarem de exploração sexual de crianças e adolescentes. Após aderir o Selo, também poderão fazer uso da marca em suas peças publicitárias.
Para denunciar qualquer tipo de violação dos direitos de crianças e adolescentes é só ligar para o DISQUE 100, que funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de telefone fixo ou celular.

Dia do Pedagogo

Nenhuma descrição de foto disponível.

Cachorrinha faz estátua viva com tutor e é sucesso em Fortaleza

Yorge Luís Ruiz, artista de rua e imigrante venezuelano que trabalha como estátua viva em Fortaleza, Ceará, com sua cachorrinha.

Reportagem de Ludimila Hororato no caderno EMais de O Estadão destaca que 'uma cachorrinha artista que trabalha como estátua viva junto com o tutor, em Fortaleza, Ceará, chamou a atenção das pessoas nas redes sociais neste fim de semana. O imigrante venezuelano Yorge Luís Ruiz, que já fazia esse trabalho em seu país de origem, passou a trabalhar com a cachorrinha artista depois que chegou ao Brasil.
Ruiz é artista de rua há seis anos e há quatro está no País. Ele conta que, na Venezuela, era mais difícil exercer o ofício porque era "perturbado" e, às vezes, a polícia tentava tirar-lhe o dinheiro que ganhava. Em uma série de vídeos publicados nos stories do Instagram, ele deu mais detalhes sobre como chegou a Fortaleza com a esposa e uma cachorrinha — hoje ele tem mais uma e um gato —, agradeceu o carinho dos fãs e mandou um recado para quem faz comentários negativos sobre a participação da cadela.
A repercussão do trabalho do artista parece ter começado com a publicação de um vídeo no Twitter. "Gente, e esse dog que se finge de estátua junto com o dono, meu Deus", comentou o perfil @kaliel ao divulgar as imagens.
Até a publicação desta reportagem, o tuíte tinha mais de 85,3 mil retuítes e quase 250 mil curtidas. "Nós agradecemos muito vocês, agradecemos a cada dia o povo brasileiro por gostar do nosso trabalho, dessa cachorrinha. A gente fica sem palavras com todos os comentários que estou recebendo agora", disse Ruiz nos stories do Instagram neste sábado (18).
Em meio aos elogios e carinho, o artista também recebeu comentários negativos que afirmavam que a cachorrinha estava sofrendo maus-tratos ou sendo dopada para fazer esse tipo de trabalho. A ex-BBB Hana Khalil, que participou do Big Brother Brasil 19, foi quem se destacou no Twiiter ao levantar essa hipótese.
"Sempre que vocês virem um animal fazendo algo surreal e performático, saiba [sic] que existe 100% de chance dele ter sofrido maus-tratos e abusos psicológicos, passado fome ou sido dopado. Animais não são atores ou objetos de entretenimento", escreveu ela ao compartilhar o vídeo do artista.
Ruiz conta que, desde que chegou ao Brasil, ouve esses comentários negativos. Ele relatou que, no primeiro dia em Fortaleza, quando foi fazer seu trabalho, uma mulher que se identificou como representante da defesa animal quis levar a cachorrinha embora e proferiu frases xenófobas. Com o apoio da população e da polícia, ele permaneceu com a cadela.
Para fazer com que o animal fique paradinho junto com ele, e se mexa apenas quando alguém se aproxima ou faz uma doação financeira, dá um prêmio de recompensa para ela. "Ela sabe que ficando comigo tranquila vai ganhar todo o prêmio."
Sobre as "palavras ruins" que ouve ou recebe por mensagens, Ruiz afirma não prestar muito atenção nelas. "Tudo o que a gente faz é com amor. Sei que tem muitas pessoas ruins, com mau energia, falando coisa ruim, mas peço para essas pessoas que olhem nosso Instagram e olhem como minha cachorrinha está sendo bem cuidada. Tenho ela, uma gatinha, outra cachorrinha e tudo o que a gente faz com ela e com muito amor. Não pensem alguma coisa ruim de nós", disse o venezuelano.
O imigrante diz que só começou a levar a cachorrinha para atuar como estátua viva com ele porque "não tinha como deixar ela [sic] sozinha em casa". "Comecei a levar ela [sic] sempre, desde pequena, e ela se acostumou", conta".

AL-CE debate combate aos crimes cibernéticos nesta segunda


Por iniciativa do deputado estadual Acrísio Sena (PT), a Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa debate hoje, às 14h30, no Complexo das Comissões, a ocorrência de crimes cibernéticos no Estado e as estratégias de governo no combate a este tipo de delito.
“Por articulação nossa, o governo estadual já anunciou que criará a Delegacia de Crimes Cibernéticos. O intuito é que o cidadão ganhe um órgão especializado no tema, já que tornou-se um crime extremamente comum, por conta do acesso à Internet, principalmente via smartphones”, explicou Acrísio Sena.

Agenda da Semana

Confira a agenda desta semana de segunda (20) a sábado (25):


SEGUNDA (20)

8 horas - Palestra de FORMAÇÃO DE TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA, na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE).
9 horas - 12ª REUNIÃO DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE NO PROCON ASSEMBLEIA.
9 horas - Reunião do Grupo de Trabalho do Meio Ambiente da AL-CE.
10 horas - Reunião da Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Fortaleza (ASCAMFOR), no Auditório Ademar Arruda.
13 horas - Fórum Estadual de Educação do Ceará na AL-CE.
14 horas - AUDIÊNCIA PÚBLICA "A IMPORTÂNCIA DA LEI COMPLEMENTAR 13.022 DE 8 DE AGOSTO DE 2014, ESTATUTO GERAL DAS GUARDAS MUNICIPAIS , E A SUA OPERACIONALIDADE" na AL-CE.
14 horas - Audiência Pública para discutir o Projeto de Lei 366/2018, que dispõe sobre a proibição, no âmbito do município de Fortaleza, do fornecimento de canudos
confeccionados em material plástico nos estabelecimentos comerciais, no Auditório Ademar Arruda.
14h30 - AUDIÊNCIA PÚBLICA “OCORRÊNCIA DE CRIMES CIBERNÉTICOS COMETIDOS NO ÂMBITO DO ESTADO DO CEARÁ E AS ESTRATÉGIAS DE GOVERNO NO COMBATE ÀS CONDUTAS DELITIVAS” na AL-CE.
17 horas - Lançamento do Selo Amigo da Criança e do Adolescente, no Centro Cultural Belchior.
20 horas - Ferroviário x Globo (RN), na Arena Castelão, pelo Brasileirão Série C.
19 horas - Sessão Solene em comemoração a Semana Brasileira de Enfermagem, no Plenário Fausto Arruda da CMFor.


TERÇA (21)

7h30 - Lançamento do Pec Nordeste 2019, na Federação de Agricultura  do Estado do Ceará.
11 horas - Reunião da Brigada de Incêndio da CMFor, na Sala das Comissões.
16 horas - Audiência Pública para discutir sobre a conscientização da Endometriose no Município de Fortaleza, no Auditório Ademar Arruda da CMFor.
19 horas - Sessão Solene em homenagem aos 15 anos de inauguração do Cruzeiro de Santiago e aos 415 anos do Marco Zero de Fortaleza e entrega da Medalha Boticário Ferreira ao reverendo Julíán Bairro Bairro, no Plenário Fausto Arruda da CMFor.

QUARTA (22)
9 horas - Feira do Empreendimento Criativo, no Auditório da Secretaria da Fazenda.
14h30 - Audiência Pública para debater os projetos de lei referentes às operações urbanas consorciadas (Nova Aguanambi), de autoria do Poder Executivo, que tramitam na CMFor, no Auditório Ademar Arruda.
15h30 - Tianguá x Tiradentes, na Toca do Tigre; e Verdes Mares x Atlético, na Granja Tijuca pelo Cearensão Sub 20.
19 horas - Sessão Solene em Comemoração aos 35 anos da Comunidade Recado, no Plenário Fausto Arruda.

Treinador do Fortaleza, Rogério Ceni

QUINTA (23)
9 horas - Feira do Empreendimento Criativo, no Auditório da Secretaria da Fazenda.
14 horas - Sessão Solene em homenagem aos Capoeiristas de Fortaleza pela importante contribuição da Capoeira para a cultura brasileira, no Plenário Fausto Arruda.
19 horas - Sessão Solene em comemoração aos 10 anos das quadrilhas juninas Cumpade Chico e Luar Nordestino, 30 anos da quadrilha junina Buscapé e 35 anos da quadrilha junina Tongil, no Plenário Fausto Arruda.
21h30 - Fortaleza x Botafogo (PB), na Arena Castelão no primeiro jogo da final da Copa do Nordeste 2019.

SEXTA (24)
6 horas - Treinamento Segurança da Guarda Municipal na Sala de Reunião da CMFor.
8 horas - Workshop Exploração Sexual Infantil, no Auditório Ademar Arruda da CMFor.
14h30 - Audiência Pública para debater os projetos de lei referentes às operações urbanas consorciadas, de autoria do Poder Executivo, que tramitam na CMFor-CENTRO-OESTE, no Auditório Ademar Arruda.
19 horas - Sessão Solene em alusão às comemorações pela passagem da Semana da Educação, no Plenário Fausto Arruda da CMFor.


SÁBADO (25)

16 horas - Floresta x Bragantino (PA), pela quarta rodada do Brasileirão Série D.

Empreendimentos Criativos


Selo Amigo da Criança



Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...