terça-feira, outubro 31

Chico da Silva

Hub Portuário Pecém-Rotterdam

O Ceará está perto de acertar um hub portuário com​ o Porto de​ Rotterdam (Holanda). Foi o que anunciou hoje pela manhã no Café com Negócios do Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros (Ibef-Ceará), no Hotel Gran Marquise, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, César Ribeiro.
"Até o final deste ano esperamos ter fechado esta parceria com o porto de Rotterdam que tem experiência exitosa na administração de portos, até porque elenca na Holanda 41 quilômetros de administração portuária", destacou o secretário.
Para atrair o hub portuário com Rotterdam, o secretário citou que o Complexo Portuário do Pecém detém hoje o maior investimento privado no Brasil, a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), que gira em torno de US$ 5,4 bilhões. "Temos ainda a única Zona de Processamento de Exportação ​em funcionamento no Brasil, 16 indústrias em funcionamento, mais 10 em instalação e duas com protocolos de intenção e pretendemos com o hub aumentar de 14 para 30 milhões de toneladas de produtos ano para exportação".
Há um ano que o Governo do Ceará firmou com o Porto de Rotterdam convênio para elaboração do plano de desenvolvimento para o Pecém e agora no final de 2017 deve ser anunciado o hub. "Essa parceria com os holandeses, que têm um dos principais portos do mundo, será muito importante para o crescimento do nosso Porto do Pecém e possibilitará, ainda, a geração de empregos e o desenvolvimento da região", destaca o governador do Ceará, Camilo Santana (PT).
Para ter o hub o Governo do Ceará ampliou e modernizou o Pecém com um novo terminal de múltiplo uso, nova ponte de embarque, novo descarregador e uma segunda esteira transportadora de minério.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...