sábado, janeiro 24

Semifinais femininas

As semifinais femininas da etapa de Fortaleza do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open foram definidas na manhã de hoje, na Praia de Iracema. E pela primeira vez a dupla Duda/Carolina Horta (SE/CE) - foto - avança entre as quatro melhores da competição. As jovens enfrentam a dupla Val/Ângela (RJ/DF), que volta a uma semifinal após um ano – a última havia acontecido no Maranhão, em janeiro do ano passado.
A outra semifinal colocará frente a frente Talita/Larissa (AL/PA) e Maria Clara/Carol (RJ), que se enfrentaram nas finais das últimas duas etapas desta temporada, em São José (SC) e Porto Alegre (RS). Os jogos das semifinais estão ocorrendo agora com transmissão ao vivo do canal SporTV 2. Além disso, a entrada é franca para o público que quiser comparecer à arena e o site da CBV transmite ao vivo todas as emoções no linkhttp://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp.
Duda e Carolina Horta (SE/CE) mantiveram o bom momento no torneio. Como se classificaram em primeiro lugar no grupo, na última sexta-feira, escaparam das oitavas de final e entraram em quadra apenas nas quartas. No duelo decisivo contra Lili e Rebecca (ES/CE), vitória por 2 sets a 1 (21/13, 13/21, 16/14), em 55 minutos de jogo, após uma partida emocionante.
Na semifinal, as nordestinas enfrentam Val/Ângela (RJ/DF), que começaram o dia vencendo as atuais campeãs do Circuito Mundial, Juliana/Maria Eisa (CE/PE), nas oitavas de final, por 2 sets a 1 (21/15, 14/21, 8/15), em 54 minutos. No duelo seguinte, já pelas quartas de final, triunfo sobre Fernanda Berti/Taiana (RJ/CE) por 2 sets a 1 (19/21, 21/16, 15/12), em 52 minutos. Será o terceiro confronto entre Duda/Carol Horta e Val/Ângela, com duas vitórias para a carioca e a brasiliense sobre as jovens promessas.
A outra semifinal foi definida com a vitória, nas quartas de final, de Talita/Larissa (AL/PA) sobre as bicampeãs do CBBVP, Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ): 2 sets a 0 (21/17, 21/15), em 40 minutos de jogo. Foi a 57ª vitória consecutiva da dupla formada na temporada passada no 250º torneio profissional da capixaba Larissa.
Na briga por uma vaga na decisão elas encaram Maria Clara e Carol (RJ), que começaram o dia avançando nas oitavas de final com triunfo por 2 sets a 0 (21/5, 21/0) sobre Fabíola/Thaís (DF/RJ), em apenas 13 minutos. A fluminense Thaís teve uma indisposição e acabou desistindo da partida. Já pelas quartas de final, as irmãs Salgado venceram Elize Maia/Josi (ES/SC) por 2 sets a 1 (23/21, 15/21, 15/7).
Cada dupla campeã de uma etapa do Open leva para casa um prêmio de R$ 45 mil, além de somar 400 pontos no ranking geral que define o vencedor da temporada. Serão disputadas nove etapas do Circuito Banco do Brasil Open. Depois de Porto Alegre, o CBBVP passará em 2015 por quatro cidades do Nordeste: Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Recife (PE) e uma etapa que ainda será definida.
Assim como nas duas últimas temporadas, todas as partidas realizadas na quadra central da arena terão transmissão ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol (http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp). Além disso, usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no linkhttp://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp.
VEJA A GALERIA DE FOTOS DO DIA:
VEJA TODOS OS RESULTADOS DO DIA:
Assessoria de Comunicação - CBV
Renan Rodrigues.

Semifinais no Vôlei de Praia

Na etapa de Porto Alegre (RS), em dezembro do ano passado, Luciano e Bruno Schmidt (ES/DF) eliminaram Ricardo/Emanuel (BA/PR) - foto - nas quartas de final e conquistaram o título da etapa. Hoje, na Praia de Iracema, em Fortaleza, foi a vez dos campeões mundiais conseguirem a revanche sobre o capixaba e o brasiliense, eliminando os adversários e avançando às semifinais da sexta etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open.
As semifinais têm Pedro Solberg/Evandro (RJ) contra Bruno/Hevaldo (AM/RJ), enquanto Guto/Allison enfrenta Ricardo/Emanuel (BA/PR) por uma vaga na decisão. Os jogos ocorrem com transmissão ao vivo do canal SporTV 2. Além disso, a entrada é franca para o público que quiser comparecer à arena e o site da CBV transmite ao vivo todas as emoções no linkhttp://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp.
Pedro Solberg e Evandro (RJ) foram a primeira dupla a garantir vaga nas semifinais neste sábado. Os cariocas, que tinham terminado a primeira fase em primeiro, não precisaram disputar as oitavas de final. Nas quartas, vitória por 2 sets a 0 (21/13, 21/7) sobre Benjamin/Harley (MS/DF), em 35 minutos de partida. Foi a recuperação de Pedro e Evandro, que na etapa anterior, em Porto Alegre, acabaram eliminados na fase de grupos.
Os adversários na semifinal serão Bruno e Hevaldo (AM/CE), atuais líderes do ranking da temporada. Eles também haviam se classificado antecipadamente às quartas na última sexta, vencendo os dois jogos da chave. A vitória nas quartas de final foi sobre a dupla Saymon/Márcio Araújo (MS/CE), por 2 sets a 1 (22/24, 21/14, 15/12).
Do outro lado da chave, Guto e Allison começaram mais cedo o caminho às semifinais. Por terem ficado em terceiro no grupo, disputaram as oitavas de final, quando venceram Jô/Léo Vieira por 2 sets a 0 (21/17, 21/9), em 33 minutos. Mais tarde, pelas quartas de final, triunfo sobre Oscar/Thiago por 2 sets a 1 (21/17, 18/21, 11/15), em uma hora de jogo.
Ricardo e Emanuel (BA/PR) também tiveram um caminho mais longo para chegar à quarta semifinal da dupla nesta temporada. Eles também largaram das oitavas de final, quando venceram Léo Gomes/Bernat (RJ) por 2 sets a 0 (21/17, 21/13), em 40 minutos. A partida seguinte foi uma revanche. Eliminados nas quartas de final por Luciano/Bruno Schmidt na etapa de Porto Alegre (RS), em dezembro, os campeões mundiais venceram desta vez por 2 sets a 1 (21/10, 17/21, 15/13) e conquistaram a classificação.
Cada dupla campeã de uma etapa do Open leva para casa um prêmio de R$ 45 mil, além de somar 400 pontos no ranking geral que define o vencedor da temporada. Serão disputadas nove etapas do Circuito Banco do Brasil Open. Depois de Porto Alegre, o CBBVP passará em 2015 por quatro cidades do Nordeste: Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Recife (PE) e uma etapa que ainda será definida.
Assim como nas duas últimas temporadas, todas as partidas realizadas na quadra central da arena terão transmissão ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol (http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp). Além disso, usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no linkhttp://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp.
VEJA A GALERIA DE FOTOS DO DIA:
VEJA TODOS OS RESULTADOS DO DIA:
Assessoria de Comunicação - CBV
Renan Rodrigues, em Fortaleza (CE). 

Saúde


Camilo Governador adicionou 3 novas fotos.
7 h · 
O secretário da Saúde, Carlile Lavor, apresenta na reunião deste sábado as informações sobre os investimentos da área para 2015. Além dos técnicos da secretaria, participam comigo do encontro a vice-governadora Izolda Cela e os secretários estaduais Mauro Filho (Fazenda), Hugo Figueiredo (Planejamento), Élcio Batista (Chefia de Gabinete) e Danilo Serpa (Relações Institucionais).
Fotos: Carlos Gibaja
Curtir ·  ·  · 2441628

Vôlei de Praia


  • Amanhã pela manhã as finais da etapa Fortaleza do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia Open.
  • Hoje, houve fila para assistir as semifinais na Arena da Praia de Iracema.

Fala Cássio Borges

"CAROS AMIGOS
ESTA MATÉRIA FOI PUBLICADA NO JORNAL "O GLOBO" DO DIA 04.01.2015. NO FINAL, FIZ UM COMENTÁRIO PARA A JORNALISTA THAYS, AUTORA DESTE PRECIOSO DOCUMENTO SOBRE A DESTRUIÇÃO E DESAPARECIMENTO DA CIDADE DE JAGUARIBARA. SE OS TÉCNICOS CEARENSES, QUE APOIARAM E PROMOVERAM AQUELE EMPREENDIMENTO TIVESSEM MAIS COMPETÊNCIA E SENSIBILIDADE, CERTAMENTE O AÇUDE CASTANHÃO NÃO TERIA SIDO CONSTRUÍDO NO CHAMADO "PORTE ALTO", COM 6,7 BILHÕES DE METROS CÚBICOS DE ACUMULAÇÃO E SIM COM 1,2 BILHÃO DE M³ COMO HAVIA SIDO RECOMENDADO PELO VELHO DNOCS. E ASSIM, A CIDADE TERIA SIDO PRESERVADA.
ACREDITO QUE A VAZÃO REGULARIZADA DO MESMO, QUE INDICA OS SEUS BENEFÍCIOS, SERIA PRATICAMENTE A MESMA EMAMBOS OS CASOS, COMO DIZ A REPORTAGEM, OU SEJA 10 M³/S, COMO JÁ TEM SIDO COMPROVADO EM OUTROS EMPREENDIMENTOS DO DNOCS EM SITUAÇÃO SEMELHANTE. OU SEJA, NÃO QUER DIZER QUE QUANTO MAIOR FOR A ACUMULAÇÃO DE UMA BARRAGEM EM RIOS INTERMITENTES, TAMBÉM SEJA MAIOR A SUA VAZÃO REGULARIZADA. AQUI SE APLICA AQUELE DITO POPULAR: "TAMANHO NÃO É DOCUMENTO". 
CÁSSIO BORGES.

No Ceará, cidade inundada para construção de barragem volta a aparecer devido à seca
Antigos moradores, removidos de Jaguaribara em 2001, revivem lembranças
POR THAYS LAVOR – JORNAL O GLOBO - RIO DE JANEIRO
04/01/2015 7:00 / ATUALIZADO 04/01/2015 8:01
FORTALEZA— "Sem chuva na terra descamba janeiro, depois fevereiro, e o mesmo verão. Meu Deus, meu Deus... Em um caminhão ele joga a família, chegou o triste dia já vai viajar. Meu Deus, meu Deus. A seca terrível que tudo devora, lhe bota pra fora da terra natal...". A letra da música "Triste partida", de Luiz Gonzaga, traduz bem a história do povo de Jaguaribara, município do interior do Ceará, removido de suas casas em 2001 para a construção da maior barragem do Nordeste, o Castanhão.
A cidade, localizada perto do Rio Jaguaribe, foi inundada por uma causa maior: prover água para 60% do Ceará e conter as enchentes do baixo Jaguaribe. Porém, hoje, o reservatório, que comporta 6,7 bilhões de metros cúbicos de água, está com 25,7% de sua capacidade, segundo a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Estado (Cogerh).
A seca trouxe à tona as ruínas da velha Jaguaribara, e, com elas, as lembranças e a dor de um povo que não pediu para sair de sua terra natal. A saudade dói nos expatriados. 
Mesmo com a cidade ressurgida, eles não podem mais voltar.
- Passa muita coisa na cabeça, ao ver as ruínas da cidade onde a gente nasceu, o local da igreja, a praça... Nas barreiras do Jaguaribe, muitas infâncias passaram, tomaram banho de rio, pescaram, pegaram rouxinol, essa era nossa vida. Hoje, não temos mais nada disso. Já, já aparece o Jaguaribe, daí vem a tristeza maior - diz o funcionário público Francisco Isac da Silva, de 63 anos.
Durante a visita as ruínas da velha Jaguaribara, O GLOBO registrou a volta de alguns pescadores para a cidade antiga. Lá, alojados em casas de taipa, eles passam os dias na certeza de ver ressurgir o velho Jaguaribe, onde muitos pescavam antes da inundação da cidade.
Foram atingidos quatro municípios com o reservatório: um total de 15 mil pessoas, sendo 7,6 mil de Jaguaribara.
— Nesses 12 anos já morreu muita gente, que não dá pra contar, a maioria de tristeza, a tal da depressão... Quando nos mudamos para a cidade nova, as pessoas não tinham aquele sentimento de pertence. Até os gatos ficaram perdidos dentro da cidade, sem saber das casas, pois não estavam mais no mesmo lugar, nem eram as mesmas, até os animais perderam a identidade" - conta Jesus Carneiro Freitas, de 42 anos.
Segundo o agricultor Raimundo Moreira Pessoa, de 79, a antiga Jaguaribara vivia da agropecuária e pesca. Já a atual tem como base da economia a piscicultura. Os moradores, porém, dizem que os peixes estão morrendo e a terra não serve para plantar.
Para muitos, o sentimento é de revolta. Em 1985, quando foi anunciada a construção do Castanhão, especialistas em recursos hídricos apontaram outras alternativas, sem a necessidade de sacrificar o povo de Jaguaribara. Eles criticaram a construção na cota 100, alegando a rápida evaporação da água.
Segundo o especialista Cássio Borges, o Castanhão tem uma evaporação de 20 metros cúbicos por segundo, ou seja, por dia evaporam-se 1,728 milhão de metros cúbicos.
Borges defendia a construção de uma barragem menor, com os mesmos benefícios.
— Uma barragem na cota 80, e com 1,2 bilhão de metros cúbicos, a evaporação seria extremamente menor e a vazão regularizada seria a mesma: 10 metros cúbicos por segundo. Não seria preciso desalojar ninguém - diz Borges.
A barragem foi projetada para ter usos múltiplos, inclusive o controle de cheias. Mas o principal era garantir o abastecimento de cerca de 60% da população do Ceará.
Segundo a Cogerh, o Castanhão abastece 15 redes municipais e vários distritos ao longo do Rio Jaguaribe e o Eixão das Águas. A principal beneficiada é Fortaleza. Apesar de estar às margens do Castanhão, Jaguaribara é uma das cidades que decretou situação de emergência devido à seca. A Cogerh informou que, se a estiagem se estender, os 
projetos de irrigação serão prejudicados e haverá campanha de racionamento.
Thays

"PARABÉNS PELA MATÉRIA: NÃO FOI DITO QUE O AÇUDE CASTANHÃO, CONSTRUIDO NO RIO JAGUARIBE – CEARÁ, PELA CONSTRUTORA ANDRADE GUTIERRZ, FOI PREVISTO, INICIALMENTE, PARA IRRIGAR 70.000 HECTARES NA CHAPADA DO APODI O QUE EXIGIRIA UM BOMBEAMENTO DE 110 METROS DE ALTURA TOPOGRÁFICA. POR ISSO, O DNOS, COM SEDE NO RIO DE JANNEIRO (EXTINTO NO GOVERNO DE COLLOR DE MELO) O PROJETOU PARA ACUMULAR 6,7 BILHÕES DE M3 DE ÁGUA NA VÃ EXPECTATIVA DE REDUZIR ESTE BOMBEAMENTO PARA UMA ALTURA DE 60 METROS. NO CONSELHO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE, QUANDO FOI DISCUTIDA A SUA VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÔMICA E AMBIENTAL, OS SEUS DEFENSORES E PROMOTORES DIZIAM QUE AQUELE AÇUDE IRIA BENEFICIAR NÃO SÓ O CEARÁ, COMO O NORDESTE... MENTIAM PARA OS CONSELHEIROS OU ERA MESMO INCOMPETÊNCIA? OU HAVIA OUTROS INTERESSES INCONFESSÁVEIS POR TRÁS DESSE EMPREENDIMENTO? A PERGUNTA AGORA É QUEM SE RESPONSABILIZARÁ POR ESTE CRIME COMETIDO CONTRA A POPULAÇÃO ORDEIRA E INDEFESA DA CIDADE DE JAGUARIBARA. CÁSSIO BORGES"

AFN no Cearensão 2015

O treinador Dado Cavalcanti convocou 22 jogadores do Ceará para o jogo de amanhã, às quatro da tarde, no Presidente Vargas, contra o Maranguape, pela quarta rodada do Grupo A-2 do Cearensão:
1 ASSISINHO 
2 CAIO PAULISTA 
3 CARLÃO 
4 CHARLES 
5 ELOIR
6 EUSÉBIO 
7 EVERTON 
8 GUSTAVO 
9 HERÉ 
10 JEAN CLEBER
11 JOÃO MARCOS 
12 LUÍS CARLOS 
13 MAGNO ALVES 
14 RICARDINHO 
15 ROBINHO 
16 SAMUEL XAVIER
17 SANDRO 
18 SANDRO MANOEL 
19 TIAGO CAMETÁ 
20 TIAGO COSTA 
21 UILLIAN CORREIA 
22 WESCLEY 

AFN no Cearensão 2015

  1. O Fortaleza encerrou, na tarde de hoje, seus jogos de ida do Grupo A-1 do Cearensão 2015.
  2. Cedeu o empate em 1 a 1 ao Horizonte, no estádio Presidente Vargas.
  3. Fica com cinco pontos em quatro jogos.
  4. Público inferior a 5 mil torcedores, no PV.
  5. O Horizonte também soma cinco pontos, mas só realizou três jogos.
  6. Icasa e Quixadá estão com quatro pontos com três partidas cada.
  7. Já o São Benedito em três jogos não somou nada.

Piocerá 2015


A 28ª edição do Rally Piocerá será realizada de amanhã (25) a 30 de janeiro de 2015. Neste ano, o trajeto sai de Teresina, no Piauí, com destino a Beberibe, no Ceará, cidade próxima a capital Fortaleza. Serão quatro dias de competição que passará também por Altos (PI), Pedro II (PI), Crateús (CE), Quixeramobim (CE) e Quixadá (CE).

O evento é reconhecido como uma das principais provas off-road de regularidade das Américas e a única que reúne várias modalidades como motos, quadriciclos, UTVs, carros 4x4 e bikes. Mais de 500 participantes, de 21 estados mais o Distrito Federal, estão inscritos para encarar essa aventura. Ao todo, serão percorridos mais de 1.000 quilômetros. Foram elaborados três diferentes percursos: um exclusivo e desafiador para as motos, outro para carros, quadriciclos, UTVs e a subcategoria motos rally, além de um terceiro para as bicicletas, com trajeto menor de mais de 200 quilômetros.
O Rally Piocerá abrirá oficialmente os campeonatos brasileiros de Enduro e Rally Cross Country de Regularidade das Confederações Brasileiras de Motociclismo (CBM) e Automobilismo (CBA), com supervisão das federações estaduais do Piauí e Ceará. A prova também valerá pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).
Os cinco primeiros colocados de cada categoria recebem troféus e o campeão ganhará a inscrição para o Rally Cerapió 2016. Todos os inscritos levarão para casa medalhas de honra ao mérito.

Estrutura do evento

A competição conta com uma megaestrutura, com equipe técnica especializada. Para garantir o bom desempenho e qualidade do evento, que tem mais de duas décadas de sucesso, o Rally Piocerá atende os participantes com secretaria de prova; equipe de cenografia; carro abre e fecha trilha; equipe médica com resgate médico, UTI móvel e ambulâncias; sistema de apuração eletrônica, sistema integrado de comunicação, além de assessoria de imprensa e equipe de filmagem.

Ações sociais

Muito mais que um rali, o Piocerá reúne esporte radical e responsabilidade social. A cada ano, a competição passa por diversas localidades: pequenas cidades, vilas e povoados, onde deixa ações que, com certeza, farão diferença na vida das pessoas. Para 2015, será mantida a campanha de arrecadação de cestas básicas que serão doadas para a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Teresina). Outro projeto é o “De olho na trilha”, em parceria com a Ótica Jockey, que consiste em consultas oftalmológicas com distribuição de óculos e medicamentos às comunidades carentes. Criado com o objetivo de arrecadar livros e distribuí-los nas escolas públicas dos municípios que recebem a competição off-road, o projeto “Rallyteca” destinará cerca de 10 mil livros às instituições de ensino, em parceria promovida com empresários de São Paulo. 

Roteiro turístico

Falar de Rally Piocerá é falar também de muitas paisagens. Os competidores têm a oportunidade de passar por trilhas e locais repletos de belezas naturais.  No Piauí, destaque para o pequeno e importante litoral, além das serras e chapadas. O Rio Parnaíba conta com um grandioso delta com mais de 90 ilhas e os parques guardam patrimônios arqueológicos, o que atrai milhares de turistas todos os anos. Destino certo de visitantes nacionais e internacionais, o estado do Ceará reúne mais de 500 km de praias. Serras, sertão e um povo hospitaleiro são as riquezas e atrativos do local, que o Piocerá explora a cada edição.

Conheça um pouco mais de cada cidade-sede do Rally Piocerá 2015:

Teresina (PI) – Com povo caloroso e hospitaleiro, Teresina é uma cidade grande que vai além das dimensões físicas. Localizada entre os rios Poty e Parnaíba – que se encontram na zona norte da cidade e seguem juntos para o mar – o local ficou também conhecido como a Mesopotâmia do Nordeste. Batizada pelo escritor Coelho Neto como Cidade Verde, Teresina sabe acolher os visitantes, entre eles, os participantes do Rally Piocerá.

Pedro II (PI) – Situada na Serra dos Matões, a 208 quilômetros de Teresina, Pedro II é cercado de natureza. Destaque para o Morro do Gritador, cânion com cerca de 280 metros a uma altitude de 730 metros acima do nível do mar; Cachoeira do Salto Liso, com águas frias e cristalinas; Olho d'água Buritizinho, entre outros. Pedro II é o único lugar do mundo que tem minas de opalas, um tipo e pedra, a céu aberto. O artesanato local, com tecelagem de redes e tapetes, encanta os visitantes. 

Crateús (CE) – Por abrigar uma representativa parte da caatinga no sertão de Crateús, a Reserva Particular do Patrimônio Natural Serra das Almas, mantida pela Associação Caatinga, é reconhecida pela Unesco como Posto Avançado da Reserva da Biosfera. São 6.146 hectares de área protegida que resguardam três nascentes e espécies ameaçadas de extinção. Outra beleza de Crateús é o cânion do Rio Poti situado na Serra de Ibiapaba, local de paisagem indescritível que tem relevo, flora e fauna que precisam ser preservados. Uma curiosidade é que a cidade pertencia ao estado do Piauí, porém em 1880 foi entregue ao Ceará em troca da área que é hoje o litoral do Piauí.

Quixadá (CE) - O município é um dos mais bonitos e exóticos do interior do Ceará. A boa receptividade junto com os atrativos naturais, históricos e religiosos são os ingredientes para o turismo na cidade. Localizado no importante ecossistema semiárido do Nordeste, suas formações rochosas apresentam características singulares. Monólitos, montanhas, trilhas ecológicas, uma exuberante fauna e flora da caatinga, também conhecida como "mata branca”. Quixadá é conhecida também como um dos melhores lugares para a prária de voo livre.

Beberibe (CE) – Situada a 79 quilômetros de Fortaleza, Beberibe tem o litoral mais disputado da costa leste do Ceará. Com uma biodiversidade privilegiada, cheia de dunas, falésias, coqueirais, mar de águas límpidas e mornas, fontes naturais e uma rica vegetação, o local é cenário para gravação de filmes, comerciais, programas de TV e novelas. O passeio de buggy pelas praias de Morro Branco e Praia das Fontes é uma das atrações da cidade, além do turismo de aventura com o kitesurf, na praia de Uruaú.

Números de 2014

- 1.000 km de percurso de muita aventura e adrenalina, na região Nordeste;
- 21 Estados brasileiros, além do Distrito Federal; 
- Mais de 45 mil pessoas prestigiam o evento nas cidades envolvidas no roteiro;
- Mais de 500 participantes desafiam as trilhas da região;
- Mais de 1.000 pessoas envolvidas na caravana do evento; 
- Mais de 350 passagens aéreas utilizadas pelos participantes e organização;
- Mais de 60.000 litros de combustível consumidos durante o evento;
- Mais de 5.000 leitos são utilizados na rede hoteleira das cidades envolvidas;
- Mais de 15.000 refeições consumidas no período do evento;
- Mais de 150 matérias publicadas em grandes jornais;
- Mais de 30 jornalistas convidados fazem a cobertura da prova;
- Mais de 30 Matérias em revistas especializadas publicadas antes e depois do evento;
- Mais de 450 publicações na internet e cobertura on-line pelos principais websites; 
- Mais de 4.700 vídeos publicados no YouTube, com mais de 5 milhões de visualizações;
- Mais de 1.300 mil acessos no site oficial entre janeiro de 2013 a fevereiro de 2014;
- Mais de 2.500 seguidores na fanpage do Facebook, com mais de 3.200 curtidas;
- Mais de 1.000 seguidores no Instagram e mais de 3.600 curtidas;
- Mais de 40 reportagens em TVs e rádios, que impactam mais de 90 milhões de pessoas; 
- Mais de R$ 6 milhões de retorno em mídia espontânea

O Rally Piocerá tem patrocínio da Caixa Econômica e Postos Ipiranga; co-patrocínio Honda, Houston, Governo do Estado do Piauí e Governo do Estado do Ceará; apoio da Prefeitura de Teresina, Michelin, Revista da Moto e Revista Speedway; colaboração do Teresina Shopping, Sebrae (PI), Prefeitura de Pedro II, Prefeitura de Crateús, Prefeitura de Quixadá, Prefeitura de Beberibe, Prefeitura de Poranga, Prefeitura de Independência, Polícia Rodoviária Federal, 25º BC e 40º BI - Exército Brasileiro; parceria das ações sociais com a Óptica Jockey, APAE, ADI Produções e Rallyteca; supervisão de FMP - FMC / CBM, FCA / CBA e FCP - FCC / CBC.

Programação completa

Dia 25/01/2015 - Domingo:  Estacionamento externo Teresina Shopping
(Av. Raul Lopes, s/n- Noivos, Teresina – PI)

Credenciamento e Vistoria Técnica: 09h00 às 21h00

Dia 26/01/2015 - Segunda-feira: Estacionamento externo Teresina Shopping

Credenciamento e Vistoria Técnica: 08h00 às 13h00
Briefing Técnico: (Sala de Cinema 04-Teresina Shopping)
09h00 às 09h30 - Bikes
10h00 às 10h30 - Motos
11h00 às 11h30 - Carros 4x4, UTVs, Quadriciclos e Motos Rally

LARGADA PROMOCIONAL: 19h30

1º DIA - 27/01/2015 – Terça-feira: Teresina/Pedro II-PI

Largada Oficial: Ponte Estaiada (Avenida Raul Lopes s/n Teresina-PI)
07h00 – Categoria: Motos
07h30 – Categoria: Motos Rally, Quadriciclos, UTVs e Carros 4x4
15h00 – Chegada: Praça Domingo Mourão Filho (Centro, S/N- Pedro II-PI)

(BIKES): TERESINA-ALTOS-PI 
08h00 - Largada da Ponte Estaiada na Avenida Raul Lopes s/n Teresina-PI
12h00 - Chegada será no Posto Santo Antônio em Altos-PI

BRIEFING: PEDRO II/PII (Bikes, Motos, Quadriciclos, UTVS e carros)
Local - Centro Paroquial: Rua Bertoliano Filho N° 467
19h30 - Bikes
20h00 - Motos
20h40 - Carros 4x4, UTVs, Quadriciclos e Motos Rally

2º DIA - 28/01/2015 - Quarta-feira: Pedro II-PI/Crateús-CE
Largada: Praça Domingos Mourão Filho
08h00 – Categoria: Motos
08h30 – Categoria: Motos Rally, Quadriciclos, Utvs e Carros 4x4
13h25 – Chegada: Praça da Estação na Rua Francisco Sá, s/n.Centro - Crateús-CE

(BIKES): CIRCUITO EM PEDRO II-PI 
Largada às 08h00 - Praça Domingo Mourão Filho
Chegada às 13h00 - Praça Domingos Mourão Filho

BRIEFING: CRATEÚS/CE (Motos, Carros, Quadriciclos e UTVS)
Local – Teatro Rosa de Moraes (Rua Francisco Sá, S/N Centro)
20h00 – Motos
20h40 – Carros 4x4, UTVs, Quadriciclos e Motos Rally

BRIEFING: QUIXERAMOBIM /CE (EXCLUSIVO P/BIKES)
20h00 - Local – LICEU (Av.Dr. Joaquim Fernandes n° 95 Centro)

3º DIA - 29/01/2015 - Quinta-feira: Crateús/Quixadá-CE
Largada Oficial: Praça da Estação na Rua São Francisco Sá, s/n
07h00 – Categoria: Motos
07h30 – Categoria: Motos Rally, Quadriciclos, UTVs e Carros 4x4
15h00 – Chegada: Praça José de Barros (Av. Plácido Castelo)

(BIKES) - QUIXERAMOBIM /QUIXADÁ-CE
08h00 - Largada do Marco Zero (Centro Geográfico do Ceará)
Praça Antonio Dias Ferreira em Quixeramobim-CE
13h00 - Chegada  na Praça José de Barros em Quixadá-CE

BRIEFING: QUIXADÁ/CE
Local – Hotel Vale das Pedras
(Avenida Jesus Maria José, 2010 Jardim dos Monólitos)
20h00 - Motos
20h40 - Carros 4x4, UTVs, Quadriciclos e Motos Rally

BRIEFING: BEBERIBE/CE (EXCLUSIVO P/ BIKES)
20h00 - Local – Escola Técnica Estadual Pedro de Queiroz Lima
(Av.Omar Peixoto, s/n, Sítio Bom Jardim) - Beberibe-CE)

4º DIA - 30/01/2015 - Sexta-feira): Quixadá/Beberibe-CE 
Largada Oficial: Polo de Laser (Posto MM/Ipiranga)
08h00 – Categoria: Motos
08h30 – Categoria: Motos Rally, Quadriciclos, UTVs e Carros 4x4
14h00 – Chegada: Praça da  Matriz (Rua Sagrado Coração de Jesus)

(BIKES): CIRCUITO EM BEBERIBE-CE 
Largada às 08h00 - Praça da  Matriz (Rua Sagrado Coração de Jesus)
Chegada às 14h00 - Praça da  Matriz (Rua Sagrado Coração de Jesus)

FESTA DE PREMIAÇÃO - HOTEL PARQUE DAS FONTES
(Av. Coronel Antônio Teixeira Filho, S/N Praia das Fontes Beberibe-CE)
20h00 - FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO
21h00 - ENTREGA DOS RESULTADOS
22h00 - PREMIAÇÃO AOS CAMPEÕES



VIPCOMM
Assessoria de imprensa do Enduro/Rally Piocerá 2015

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...