sexta-feira, dezembro 14

Governo do Ceará busca consolidar protagonismo em investimento público em 2019

"Nós fomos o Estado que mais fez investimentos públicos no Brasil. Poderíamos ter feito o equilíbrio fiscal e ter deixado recursos em caixa para o estado, porém o mais importante para nós é o que traz o retorno para a população. Já estamos nos preparando para os próximos quatro anos, para garantir que possamos começar 2019 com equilíbrio, manter o estado com o maior número de investimentos e fortalecer áreas estratégicas do governo”, disse o governador do Ceará, Camilo Santana, durante o almoço de confraternização com representantes da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), realizado nesta sexta-feira (14), na Casa da Indústria.
O encontro com os empresários da indústria cearense celebrou as conquistas do Ceará nos últimos quatro anos e reforça o compromisso entre o setor produtivo e o poder público em prol dos avanços do Estado. Na ocasião, Camilo Santana fez um balanço das dificuldades enfrentadas pelo governo em sua primeira gestão, como a seca e a instabilidade econômica e política do país, porém destacou que a boa gestão fiscal e os investimentos podem abrir as portas do Ceará para o desenvolvimento. “Quando a economia cresce, quando os investidores investem no estado, o estado também ganha muito com a receita, o que possibilita investir em saúde, em educação, em segurança e em infraestrutura para o Ceará”, afirmou.
Dentre os avanços, o governador citou a localização privilegiada e a implantação da trinca de hubs no Estado. “Procuramos enxergar o potencial do Ceará. Somos o ponto mais próximo tanto da Europa quanto das Américas. Procuramos que o Ceará fosse um grande centro de conexão com o mundo”, acrescentou. Com o hub aéreo, durante o ano de 2018, a capital cearense passou de 8 para 48 frequências aéreas internacionais semanais. O governador também destacou o hub portuário e o acordo firmado com o Porto de Roterdã, e o hub de dados.


O presidente da Fiec, Beto Studart, agradeceu a parceria com o governo. “Este momento foi construído para refletirmos juntos sobre a administração pública estadual e a indústria. Recordo ainda em 2015, primeiro ano desse encontro, a presteza e o cuidado dispensados pelo governador e sua equipe na análise das sugestões encaminhadas pela agenda da indústria. Diversas ações propostas foram acatadas. Desde então a relação mantida tem se mantido em nível elevadíssimo, incluindo nessa parceria a academia, em um tripé que nos tem legado grandes avanços institucionais”, disse.
Studart destacou ainda o ambiente econômico construído pela gestão estadual, em consonância com o desenvolvimento industrial e social. “O ceará vive um cenário diferenciado, com estimativa do PIB em 1,46% para este ano, acima do brasileiro, e saldo de emprego satisfatório. Mesmo assim o Ceará se antecipa aos demais entes federados se preparando para a nova conjuntura que pode surgir. Essa visão de gestão pública nos anima por vermos uma convergência com o que acontece na iniciativa privada, que tem como preceito básico a gestão baseada na responsabilidade e nos resultados”, completou.


Novos compromissos - Durante a ocasião, também foram assinados três documentos que envolvem o Governo do Ceará e o setor industrial. O primeiro foi a criação da política de incentivos fiscais baseada no índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDM). Na proposta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), utilizando a classificação do IDM pelo Idece, deverão ser concedidos benefícios fiscais a empresas que se instalarem em locais com baixos índices de desenvolvimento humano, com o objetivo de estimular a interiorização de investimentos.
O segundo foi o memorando de parceria entre a Fiec e a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) para a criação de um ambiente virtual com dados obtidos nos estudos do Observatório da Indústria, da Federação, e dados dos estudos da Adece para que orientem a tomada de decisões dos agentes públicos e privados, especialmente no Plano Ceará 2050, permitindo o planejamento de longo prazo para o Ceará e suas atividades econômicas. Por fim, o termo de Cooperação Tripartite entre Cegás, Funcap e Senai oficializou o lançamento de uma chamada temática dentro do Edital de Inovação para a Indústria, do Senai Nacional, com o objetivo de fomento a pesquisa científica e tecnológica cooperativa.
Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.



Livro registra 70 anos de evolução do Sistema Fecomércio no Ceará


Responsável por 52,9% do Produto Interno Bruto (PIB) cearense de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o segmento do Comércio de Bens, Serviços e Turismo é representado pela Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Ceará, que lança sua publicação Fecomércio 70 anos, Novos Começos, na próxima segunda-fera (17), às 11 horas, em Fortaleza. 
Quatro instituições integram o Sistema Fecomércio Ceará: a Federação, fundada em 16 de março de 1948, que chega ao final de 2018 com a marca de 150 mil empresas e 33 sindicatos patronais filiados. Sua principal atuação é na representatividade das empresas do comércio, também oferta de produtos e serviços que contribuem com a sua sustentabilidade.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que já qualificou 2,5 milhões de alunos em todo o Ceará ao longo destas sete décadas; o Serviço Social do Comércio (Sesc), com ações de Saúde, Cultura, Educação, Lazer e Promoção Social nos 184 municípios do Estado, e o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), criado em 1998 para fornecer estudos e dados estatísticos sobre a Economia do Estado. Somente em 2017, 187 pesquisas foram realizadas.
“Somos frutos do associativismo, dos empresários reunidos com a missão de servir para além de suas atribuições, destinando sua contribuição para construir uma sociedade mais justa, mais digna e com um propósito: transformar vidas”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio, Maurício Filizola. 
História do comércio cearense - No livro, a cronologia histórica é apresentada com uma linha do tempo, que atravessa o período de 1948 a 2018, pontuando os principais acontecimentos, marcos de gestão e realização de grandes projetos. Com fotos em preto e branco das antigas lojas existentes em Fortaleza na década de 1940, é reconstruída a evolução do comércio na capital. As imagens mostram o desenvolvimento da cidade, com a chegada da Rádio Uirapuru, do primeiro shopping da capital, de farmácias, sapatarias e diversos outros empreendimentos. 
Em 1948, 11 sindicatos do comércio atacadista e varejista dão início à formação de uma rede representativa do segmento. Presidida pelo empresário Clóvis Arrais Maia, a Federação do Comércio do Estado Ceará forma sua primeira gestão, naquele ano, com o intuito de estimular e contribuir com a construção da infraestrutura urbana necessária para a atividade comercial, como rede elétrica e qualificação portuária. 
No mesmo ano, a Fecomércio implanta o Sesc e o Senac, e, a partir da década de 1970, os serviços começam a se expandir para cidades do interior com a construção das primeiras unidades em Sobral, Iguatu, Juazeiro do Norte e Crato. 
O atual momento do Sistema Fecomércio contempla a realização de grandes projetos, como o encontro Povos do Mar, a Mostra Sesc Cariri de Culturas e os novos Museus Orgânicos dos Mestres de Cultura Tradicional, iniciativa de fomento ao turismo social na região do Cariri. 
Novas unidades são destacadas no livro, como o Senac RioMar, recém-inaugurada para oferecer cursos rápidos, oficinas e workshops, e a Unidade Senac Aldeota, que entrará em funcionamento em 2019 com inovações no ensino de gestão, gastronomia, moda, beleza e informática, entre outras áreas. 
Na representação do setor comercial, a redução da carga tributária e reforma fiscal são as principais metas para a instituição, que também participa de 80 conselhos e comissões municipais,estaduais e nacionais, nas áreas de comércio, cultura, educação, meio ambiente, tributária.
A contribuição do comércio no desenvolvimento socioeconômico do País - Após a Segunda Guerra, o Brasil passava por um momento de grandes desafios. O Estado não estava preparado para atender a demanda crescente por serviços sociais, nem conseguia acompanhar o novo contexto do mercado de trabalho com maiores exigências na qualificação profissional.
Diante desse cenário tenso, representantes empresariais elaboram a 'Carta da Paz Social', proposta ousada de custeio dos serviços sociais e da educação profissional para trabalhadores. Nascia o Sistema S do comércio, um arrojado sistema de desenvolvimento social, criado a partir da iniciativa do empresariado brasileiro.
Homenagens - A cerimônia de lançamento do livro acontecerá no Espaço Coco Bambu por Toca com a presença do presidente do Sistema Fecomércio, Maurício Filizola; do vice-presidente administrativo da Confederação Nacional do Comércio, Luiz Gastão Bittencourt (foto Divulgação), de diretores, conselheiros, imprensa e demais convidados.
Na ocasião, serão homenageados 37 empresários cearenses, que fizeram parte de uma série de programas semanais intitulada “Momento Fecomércio”, na qual compartilham suas experiências de empreendedorismo e geração de empregos. A série foi produzida pela instituição para a TV aberta e para a internet, publicada no canal da Fecomércio no Youtube.
Alguns depoimentos desses empresários reforçam a relevância do comércio no Ceará:
“Temos a satisfação de gerar empregos, agregar valores aos nossos colaboradores e à sociedade do estado do Ceará”. Pedro Parente – sócio proprietário da Loja Evaldo Autopeças. 
“Sou grato ao comércio por poder facilitar a vida das pessoas que ali constroem um patrimônio e uma vida. Além de realizar os meus sonhos a gente acaba realizando o sonho das pessoas”. Cláudio Pinho – sócio proprietário da Autoescola Cláudio 
“É muito bom trabalhar e gerar renda e empregos, gerar a felicidade de muitas famílias que a gente tem hoje aqui”. Orlando Pontes – proprietário da comercial Ibiapina. 

Serviço
Lançamento do livro Fecomércio 70 anos – Novos Começos
Segunda (17), às 11 horas. 
Espaço Coco Bambu por Toca (Avenida Senador Virgílio Távora, 511 – Meireles)

Praias da Barra, Farol e Goiabeiras estão impróprias para o banho



Boletim da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) divulgado nesta sexta-feira (14)  aponta, que três praias de Fortaleza estão impróprias para banho neste final de semana: Barra do Ceará, Goiabeiras e Farol.
O boletim indica condições de banho para as praias do Futuro, Volta da Jurema, Acquário Ceará, Escola de Aprendizes Marinheiros, Iracema, Náutico, Beira-Mar (foto Lauribertro Braga) e Foz do Rio Ceará.

Fortaleza recebe Primeiro Festival de Churrasco do Ceará com carnes e bebidas liberadas


Para felicidade geral dos carnívoros de plantão, vem aí o primeiro Festival de Churrasco do Ceará. Fortaleza recebe edição inédita do BBQ Show, em 16 de fevereiro de 2019 (sábado), no Marina Park Hotel. Espaço terá 15 estações de Churrasco e o público poderá degustar dos mais diversos tipos de Carne durante as oito horas de evento.
Além de comer churrasco à vontade, o público poderá desfrutar do open bar de cerveja, água e refrigerante. Para preparar os cortes, entram em ação churrasqueiros renomados de diferentes especialidades que vão se dividir entre as 15 estações.
Já estão confirmados nomes como Carlão Carvalho, formado em gastronomia e finalista da 1° edição do Reality BBQ BRASIL (Churrasco na Brasa - SBT). Além de Beethoven Picuí, especialista em carne do sol; Sérgio Santos, especialista em churrasco gaúcho; Marcos Savegnado, especialista em parrilla, e muito mais.
Mais de 1,5 toneladas de carne deve ser consumida no evento. Entre os cortes já tradicionais, como os inúmeros tipos de carne de boi, suína, caprina, peixes e aves, o BBQ SHOW vai oferecer opções exóticas como carne de búfalo e de jacaré.
E o que melhor para acompanhar churrasco e cerveja senão uma boa música? O festival vai receber atrações musicais para embalar a trilha sonora do evento das 13 às 21 horas. A grade com as bandas será divulgada em breve.
Para quem está na expectativa de comprar o ingresso, já pode sir se preparando porque as vendas – com lote promocional - começam nesta sexta (14), a partir das duas da tarde, na Casa do Churrasco (Avenida Washington Soares, 3720) e pelo site www.ingressando.com.br.

SERVIÇO
I Festival BBQ SHOW
Marina Park Hotel (Fortaleza-CE)
Sábado (16 de fevereiro de 2019), das 13 às 21 horas.
Adulto Meia – R$ 192,00 (R$ 162,00 serviço + R$ 30,00 entrada).
Adulto Inteira - R$ 222,00 (R$ 162,00 serviço + R$ 60,00 entrada).
Crianças de zero a oito anos não pagam. De nove a 12 anos será cobrado, inicialmente, o valor de R$ 50,00. É necessário apresentar documento que comprove a idade da criança.

Toquinho de graça na Tapera das Artes e na Praça Portugal


Toquinho (foto Marcos Hermes) é atração neste sábado (15), na Tapera das Artes, em Aquiraz; e no domingo (16), no Ceará Natal de Luz Fortaleza, na Praça Portugal. Toquinho se apresenta em Aquiraz amanhã às cinco da tarde; e na Praça Portugal, no domingo, às seis e meia da noite.Pelo quarto ano consecutivo, a Praça Portugal, no coração da Aldeota, tem recebido a programação artístico-cultural do Ceará Natal de Luz Fortaleza. E a cada edição, o público é contemplado com uma novidade. 
Neste ano, a festa será encerrada com um grande show do compositor e cantor Toquinho, no domingo. O artista que está comemorando 50 anos de carreira prossegue em seus projetos mostrando técnica e sensibilidade em sua aquarela de sons e harmonias que conquistam plateias de todas as idades.
O paulistano Antonio Pecci Filho, o Toquinho, gravou cerca de 85 discos, compôs mais de 500 músicas e fez cerca de 10 mil shows pelo Brasil e pelo Exterior.
Suas composições mais representativas são “Aquarela”, “Tarde em Itapuã”, “Que Maravilha”, “Regra Três”, “Escravo da Alegria”, “O Caderno”, “A Casa”, “O Pato”, “Na Tonga da Mironga do Kabuletê”, “Samba de Orly”, “Carta ao Tom 74”, “Cotidiano Número Dois”, “Samba pra Vinicius”, “Canção pra Jade” e “Carolina Carol Bela”.
Mas, antes de Toquinho subir ao palco do Ceará Natal de Luz Fortaleza, atrações teatrais e musicais prometem emocionar a plateia a partir das cinco da tarde deste sábado (15).
  • Sax in Cena, às cinco da tarde – O primeiro quarteto de saxofones profissional do Ceará tem um repertório variado, que vai do popular ao erudito, passando pelo frevo, jazz, xote dentre outros ritmos. Em 2007, a convite do maestro Marcio Spartaco Landi, o grupo passou a integrar a programação artística da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho dentro da “Série Música de Câmara”, obtendo assim um calendário fixo de apresentações no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
  • Felipe Adjafre com participação dos cantores líricos Franklin Dantas e Esther Fontenelle, às cinco e meia da tarde – O pianista Felipe Adjafre iniciou os estudos musicais aos nove anos de idade; hoje, aos 36 anos, é um dos mais atuantes no mercado de entretenimento e eventos de Fortaleza e um dos principais divulgadores do piano em nossa cidade, sempre criando e participando de projetos que procuram levar o instrumento a todos os que apreciam a boa música, independente de classe social, o que tem contribuído decisivamente para desmistificar o piano como instrumento exclusivo da música erudita ou para um público restrito.
  • Camerata da Unifor, às seis da noite – Composta pelo maestro Marcus Vinicius Cardoso e outros 18 músicos, entre violinos, violas, violoncelos, contrabaixo, flauta transversa e um regente, a Camerata da Universidade de Fortaleza (Unifor) foi formada em 1996. A Camerata Unifor participou da gravação de oito discos, com destaque para as parcerias com o sanfoneiro Waldonys e o contratenor português Luís Peças.
  • “O Imaginômetro Descarregou. E agora?” (Grupo Teatral Blitz Intervenções), às seis e meia da noite – O maestro Poty Fontenelle preparou uma surpresa para as crianças. O que ele não espera é que seu atrapalhado assistente, Trombone Trompete, errou nos cálculos e não recarregou o “Imaginômetro”, aparelho responsável por manter viva a Magia do Natal. Crianças e adultos serão convidados para produzir bons sentimentos através da imaginação.
  • Orquestra de Sopros de Pindoretama, às sete da noite – Mantida pela Associação dos Amigos da Arte (AAMARTE), a Orquestra de Sopros de Pindoretama é composta por crianças e jovens e atua como uma escola de música, formando músicos de Pindoretama. A Orquestra, que existe há 18 anos, apresenta em seu repertório transcrições de clássicos da música erudita, música original para orquestra de sopros, estilos brasileiros (samba, maxixe, chorinho, frevo, bossa-nova e baião) e também gêneros internacionais como jazz e mambo.
No domingo (16) a Praça Portugal terá:
  • Carlinhos Palhano, às cinco da tarde – O cantor Carlinhos Palhano é o artista que mais homenageou o Ceará e Fortaleza em suas obras. Muitas de suas canções falam da capital cearense, de seus bairros e de seus costumes, como em “Fortaleza Aquarela”, “Pagode das DP’s”, “Recado Pro Mané”, “Virou Mania Na Cidade”, “Meu Lugar É Na P.I”, “Nós Temos Iracema”, “Nossas Praias”, “Do Mucuripe à Fazenda Boa Vista”, “Feira dos Pássaros”, “Sou o Ceará” e “Lá Vem o Nosso Samba”. Residente em Fortaleza, há 43 anos, o músico continua levando a boa música ao alcance de todos os públicos.
  • Octeto Portal Voz e Banda, às cinco e cinquenta da tarde - O Grupo Vocal Porta Voz iniciou suas atividades em 1987 e desde então tem como maestro, Poty Fontenelle. Foi o primeiro grupo coral cearense a realizar uma tournée pela Europa, em 1996. Participou do maior festival Coral das Américas, o Cantapueblo, em Mendoza, na Argentina e ganhou as quatro edições do Troféu Brasil Cantat, dado aos 16 melhores corais do País. Tem participações em diversos CDs e shows de cantores da terra e já dividiu palcos com grandes artistas como Raimundo Fagner, Sílvio Caldas, Bôscoli e Menescal, Luís Melodia, Nonato Luiz, Paulo Abel, Edson Cordeiro, Chico Anísio, Tom Cavalcante, Genival Lacerda, Marinês, Pinduca, Mastruz com Leite, Paulo José dentre outros.
  • “O Saboroso Chá de Natal” (Grupo Teatral Blitz Intervenções), às seis e vinte da noite – Mamãe Noel irá revelar um segredo do bom velhinho: ele adora tomar um bom chá para aquecer enquanto lê as cartinhas enviadas pelas crianças à sua residência no Polo Norte. “Papai Noel ama sentar à mesa, bater um bom papo, um encontro de amigos, saborear uma receita feita com carinho, compartilhando afetos e bons momentos”, revela Mamãe Noel. Conhecidos pelo famoso Chá da Tarde, personagens londrinos surgirão como elementos lúdicos nesta viagem de músicas e cores para ajudar Mamãe Noel a fazer um Chá surpresa pro Bom Velhinho. Todos os preparativos vão bem até o Chapeleiro Maluco decidir fazer sua própria receita de Biscoito.
  • Toquinho, às seis e meia da noite.
  • Orquestra Bachiana Jovem e Coro Canto Livre da Tapera das Artes, às sete da noite – Formada por professores e aprendizes da Tapera das Artes, propõe a fazer música reveladora da nossa arte com foco na formação cultural, de plateia de forma assertiva no pleito de ouvir e fazer música sendo este, um seguimento artístico de transformar, agregar e emocionar pessoas, corroborando no processo da democratização da Cultura difundindo a música, seus compositores e intérpretes.

Fiec recebe Camilo para almoço



O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Beto Studart, recebe, nesta sexta-feira (14), ao meio dia e meia, na Casa da Indústria (Avenida Barão de Studart, 1980 - Aldeota), para almoço o governador reeleito do Ceará, Camilo Santana (PT).
O 'Almoço do Governador' é a oportunidade de Camilo Santana prestar contas das ações para o setor produtivo, que o Governo do Ceará vem desenvolvendo ao longo de quatro anos (2015-2018),
Beto Studart, na oportunidade, apresenta a pauta da indústria cearense para 2019.
Camilo Santana comparece ao 'Almoço' acompanhado de seu secretariado. O Sistema Fiec recepciona a comitiva do governador com todo seu quadro de presidentes de sindicatos, executivos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social da Indústria (Sesi), do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e do Centro Internacional de Negócios do Ceará (CIN).


Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...