sexta-feira, junho 20

Hoje na Copa 2014

Hoje na Copa:
  • Equador 2x1 Honduras.
  • França 5x2 Suiça.
  • Costa Rica 1x0 Itália.

Eunício recebe homenagem no Crato

Eunício Oliveira é homenageado agora no Crato

Brasil x Camarões no Ideal

A primeira fase da Copa do Mundo está chegando ao fim. A Seleção Brasileira terá como último adversário nesta etapa o time de Camarões. E, como já virou tradição na competição mundial deste ano, o "Fortal na Copa Arena Ideal" se tornou um dos locais preferidos da torcida canarinho para vibrar junto com os jogadores do Brasil. Na próxima segunda-feira (23) não será diferente.

Com uma mistura de ritmos, o Ideal Clube se prepara para receber o público que promete encher, mais uma vez, o local. Para essa partida, o agito será comandado pelo sertanejo de Matheus Fernandes, o axé de Fabinho Varela, a mistura de hits do DJ Kadu Justa e o Pagode + ou -. 

O “Fortal na Copa Arena Ideal” é mais um esquenta para o Fortal 2014, que entrou em campo mais cedo para dar aos foliões do maior circuito indoor do Brasil a melhor estrutura para assistirem aos jogos do Brasil. Durante a transmissão das partidas a cerveja será liberada.

A concentração começa a partir das 15 horas, duas horas antes do jogo, que acontecerá em Brasília. Os ingressos já podem ser adquiridos nas sedes dos blocos Siriguella, Eh Loco, Me Abraça e Coruja e Central do Fortal no Shopping Iguatemi.


SERVIÇO
Fortal na Copa Arena Ideal - com Matheus Fernandes, Fabinho Varela, DJ Kadu Justa e Pagode + ou -
Data: 23 de junho de 2014
Abertura dos portões: 15 horas
Ingressos: sedes dos blocos Siriguella, Eh Loco, Me Abraça e Coruja, Central do Fortal no Shopping Iguatemi.
(Assessoria de Imprensa)


De olho no lance


  1. Ceará rompe contrato com Arena Castelão.
  2. Fortaleza acerta contrato com Arena Castelão.
  3. Ceará deve mandar seus jogos a partir de agora na Série B do Brasileirão 2014 no Presidente Vargas.
  4. Ceará anuncia Maranhão e Luiz Gustavo.
  5. Lulinha está próximo e voltar ao Ceará.

Castanha na Copa

Quem disse que a Copa do Mundo só tem espaço para futebol? Prova disso é a Campanha Brasil Orgânico e Sustentável, que realiza a comercialização de produtos artesanais em 10 das 12 cidades-sede do Mundial. Em Fortaleza o quiosque está localizado no Parque Ecológico do Cocó (Av. Padre Antônio Tomaz s/n) e funcionará das 14 às 21 horas até domingo (22).

A expectativa é de atendimento a até 500 pessoas por dia. Entre os artigos comercializados estão os desenvolvidos com frutas nativas de várias regiões, como mangaba, cajá, jabuticaba, banana, passas, que são a base para biscoitos, chips, compotas, doces, granolas e geleias. As cooperativas presentes no quiosque são: Sítio Pé na Terra (RS), a Cooperacre (AC), Cooper Frutos do Paraíso (GO) a Copechic (RN) e a Sabores da Vivenda, que foi a primeira agroindústria familiar do Rio Grande do Norte.

A iniciativa pretende promover a abertura de novos mercados de comercialização, deixar uma cadeia produtiva mais estruturada, gerar renda e inserir produtivamente os agricultores familiares, como um dos legados que a visibilidade da Copa do Mundo proporciona.

Quem festeja a iniciativa é a produtora Maria de Fátima, da Coopeacre: “Com o incentivo do Governo montamos a primeira agroindústria no município de Xapuri. É uma central de cooperativas com mais 2500 famílias e associados. E essa oportunidade de usar a visibilidade da Copa pra mostrar no nosso trabalho para todo Brasil e os turistas de fora é incrível”, destaca.

Campanha

O Brasil Orgânico e Sustentável é uma iniciativa do Governo Federal, realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Esporte (ME), em parceria com a Agência de Cooperação Alemã (GIZ), o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e a Associação Brasil Orgânico e Sustentável (Abrasos).

No Ceará, a iniciativa conta com apoio da Secretaria Especial da Copa 2014 no Ceará (Secopa) e do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam). “Copa do Mundo não se restringe a futebol. Um megaevento como este movimenta toda a cadeia produtiva e a economia local. Este é um dos principais legados do Mundial”, afirma Ferruccio Feitosa, secretário Especial da Secopa-CE.

A campanha foi dividida em duas etapas. A primeira consistiu na distribuição de kits que continham sucos orgânicos, castanhas de caju, do Brasil e de barú, barras de cereais, frutas desidratadas, mel, biscoitos integrais e sequilhos para cerca de 18 mil voluntários do programa Brasil Voluntário.

A segunda parte do projeto conta com a exposição e venda de produtos por meio de quiosques instalados em 10 das 12 cidades-sede do Mundial (Fortaleza, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Brasília, Manaus, São Paulo, Natal, Curitiba e Recife)
(Assessoria de Imprensa)

Mexicanos condenados

A juíza titular do Juizado do Torcedor e Grandes Eventos da Comarca de Fortaleza, Maria José Bentes Pinto, condenou dois torcedores mexicanos a pagarem três salários mínimos cada. Emilio Arroyo Garcia e Diego Alberto Hernandes Vazquez foram autuados por desacato a delegado da Polícia Civil, durante o jogo entre Brasil e México pela Copa do Mundo, na última terça-feira (17/06), na Arena Castelão, na Capital.

De acordo com o processo (nº 48099-17.2014.8.06.0018/0), por volta das 17 horas, o delegado, acompanhado por outros quatros policiais, foi chamado ao setor N5 da Arena Castelão porque Diego Alberto estava causando tumulto e atrapalhando os demais torcedores de assistir à partida.

O policial pediu para que ele ocupasse o setor correspondente ao estabelecido no ingresso. Rindo, o mexicano disse que não ia se retirar e em seguida atirou copo de cerveja no rosto do delegado. Os outros policiais intervieram, mas ele passou a agredi-los. As autoridades, então, o levaram para outro local do estádio. Nesse momento, Emilio Arroyo apareceu e tentou impedir que Diego fosse conduzido à delegacia. Ambos foram levados e, ao chegar no local, Emilio também agrediu verbalmente o delegado.

Em seguida, foram conduzidos ao Juizado do Torcedor. Por tratar-se de crime de menor potencial ofensivo, a juíza Maria José Bentes Pinto condenou Emilio a pagar três salários mínimos em benefício da Santa Casa de Misericórdia. Após a comprovação da transferência, será expedido alvará de cumprimento do acordo e declarada extinta a punibilidade do estrangeiro.

Já Diego Alberto, por ter desacatado autoridade e resistido à prisão, não pôde ser beneficiado somente com o acordo pecuniário. Ele foi denunciado pelo promotor de Justiça Francisco Xavier Barbosa Filho, que propôs a suspensão do processo por dois anos, sob a condição de que o acusado efetue o pagamento também de três salários mínimos, destinado ao Instituto do Câncer do Ceará.

O acusado aceitou a proposta do Ministério Público do Ceará (MP/CE). Por isso, a magistrada determinou que até a comprovação do depósito, Diego Alberto fique impedido de deixar a cidade. Além disso, durante o período de suspensão do processo, não deverá retornar ao Brasil e terá que se apresentar periodicamente perante autoridade processante mexicana, procedimentos que serão atendidos mediante carta rogatória (requisição feita à Justiça de outro país para a prática de uma diligência judicial).

AUDIÊNCIA

A audiência ocorreu às 14h do dia seguinte à partida porque os estrangeiros estavam sem passaporte. Para impedir que eles prosseguissem viagem em cruzeiro ancorado na cidade, a juíza Maria José Bentes Pinto foi pessoalmente à Superintendência da Polícia Federal, às 22h30, entregar ofício para que a autoridade policial competente procedesse no sentido de manter os mexicanos na Capital.
Assessoria de Imprensa

Aviso do IFCE

CONCURSO PÚBLICO - EDITAL Nº 05/GR-IFCE/2014 
Comunicamos que, em virtude de problemas técnicos no processamento dos dados pelo sistema Q-Seleção, o cartão de identificação a ser impresso pelo próprio candidato, constando o LOCAL de realização da Prova Escrita, estará disponível no sítio www.ifce.edu.br, a partir do dia 20/06/2014. 
Acerca do HORÁRIO de realização da Prova Escrita, o candidato deve observar o teor da Nota Informativa datada de 17/06/2014. 
Fortaleza, 19 de junho de 2014. 
Ivam Holanda de Souza 
Pró-Reitor de Gestão de Pessoas - IFCE 




Na quinta da próxima semana


Fala Cid Gomes

'Arraiá do Diploma'


Mingau do Bem

Com o objetivo de promover a humanização, todos os dias voluntários do Instituto do Câncer do Ceará (ICC) distribuem mais de 600 copos de mingau para pacientes oriundos do SUS que realizam tratamento no Hospital Haroldo Juaçaba.
Segundo Débora Boni, superintendente de responsabilidade social do ICC, o mingau é preparado na Casa Vida, casa de apoio mantida pelo Instituto, sob orientação de nutricionista e serve como suplemento nutricional visto que muitos pacientes ficam longos períodos em jejum por falta de recursos.
“A colaboração da sociedade é muito importante para que possamos realizar uma ação desse porte. Para atendermos esta demanda, a Casa Vida usa mensalmente 13.200 copos descartáveis, 1.200 litros de leite, 100 quilos de açúcar e cerca de 100 latas de Mucilon, 100 latas de farinha láctea, 120 latas de Mucilon de aveia com arroz, 150 latas de Neston”, acrescenta a superintendente.
Para mais informações de como doar ligue para (85) 3288-4466.

Gilberto Silva

Gilberto Silva, ciclista cearense patrocinado pelo Instituto WMA do Grupo Aço Cearense, é o mais novo campeão estadual de Mountain Bike E XCO – categoria Elite. O atleta chegou ao primeiro lugar da categoria em competição disputada em Sobral. Agora, Gilberto se prepara para os desafios do segundo semestre, dentre eles, a Copa Norte Nordeste de Mountain Bike que será realizada no Piauí, na qual o ciclista participa representando o Ceará.


Em 20 dias 800 notícias


  • Em 20 dias apresentamos 800 notícias.
  • Uma média de 40 notícias por dia.
  • Agradecemos a audiência de todos.

Seu Boteco

Caio Arruda e Mano Brás são as atrações musicais de hoje no Seu Boteco Fortaleza. As apresentações começam às 21 horas e o couvert é R$ 10,00. O bar também exibirá os jogos do dia da Copa do Mundo no Brasil. Como franqueado Ambev, o Seu Boteco Fortaleza oferece uma promoção especial da cerveja Skol 600 ml, bem gelada, por R$ 3,99. Para acompanhar, a promoção com Petisco Dobrado. Escolha um dos três petiscos promocionais e ganhe outro na mesma promoção. As deliciosas opções são o Lá do Norte, Bolinho de Feijão Tropeiro e Embutido Embriagado.
Serviço
Seu Boteco Fortaleza
Avenida Dom Luis, 575 – bairro Aldeota – Fortaleza/CE
Telefone: (85) – 3461.1691

Água

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e o Ministério da Integração Nacional entregam amanhã dois sistemas de abastecimento d'água, em Aratuba, no Maciço de Baturité, construídos por meio do Programa Água para Todos. A solenidade acontece às 8 horas, com a presença do Secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins. Também na Região, o Governo do Estado, por meio do Projeto São José III, fará a entrega de um sistema de abastecimento em Redenção, às 10 horas.
Em Aratuba serão beneficiadas 123 famílias das comunidades de Baixa Grande e Santo Antônio. O investimento será de R$ 357,4 mil, oriundos do Programa Água para Todos. O coordenador estadual do Programa, Wanderley Guimarães, destaca o legado do Água para Todos vai deixar para o Estado do Ceará. “Representa mais saúde para as comunidades beneficiadas, pois garante água de qualidade para quem no passado sofreu com o fantasma da mortalidade infantil”, afirmou o coordenador.
O secretário Nelson Martins afirmou ser gratificante chegar ao interior do Ceará e perceber o desenvolvimento das comunidades com água de qualidade. Ele destacou também que o Estado está negociando com o Ministério da Integração mais recursos para a construção de novos sistemas de abastecimento d'água e novas cisternas de polietileno.
Já em Redenção, também no Maciço de Baturité, o Governo Estadual inaugura o novo sistema de abastecimento d'água da Associação Comunitária da Serra Vermelha. A solenidade acontece às 10 horas.
Serão beneficiadas, ao todo, 69 famílias. As obras foram executadas pelo Projeto São José III e contaram com investimento de R$ 81,79 mil, em parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).
Nelson Martins informa que o Estado deve investir mais de R$ 700 milhões em abastecimento d'água pelo Projeto São José III, empréstimo que o Estado fez junto ao Banco Mundial para investir em abastecimento d'água e em projetos produtivos.
Serviço
Inauguração do novo sistema de abastecimento d'água em Aratuba
Local: Auditório da Escola de Ensino Fundamental Professora Maria Júlia – Rua Targino Gois, S/N – Centro.
Horário: 8 horas
Inauguração do novo sistema de abastecimento d'água em Redenção
Local: Igreja de Nossa Senhora Aparecida – Comunidade Serra Vermelha
Horário: 10 horas

Assessoria de Comunicação da SDA

Nossa Senhora de Fátima do Crato

A Secretaria das Cidades inaugura amanhã, às nove da manhã, o Oratório de Nossa Senhora de Fátima, no Crato. O evento contará com a presença do governador Cid Gomes e integra os festejos pela passagem dos 250 anos do município. A obra tem o valor total de R$ 946.856,25 e foi totalmente construída com recursos do Tesouro Estadual.
A imagem de Nossa Senhora de Fátima, que será benta pelo bispo diocesano do Crato, dom Fernando Panico, deverá se constituir em mais um fator de atração do turismo religioso para o Cariri. A região se constitui num dos principais destinos dessa modalidade de turismo do País, com as romarias de Juazeiro, a festa de Santo Antônio (Barbalha), e a recente devoção à Mártir Benigna, em Santana do Cariri.
O monumento, erguido no bairro Barro Branco, tem 45 metros de altura (incluída a coroa). Possui estrutura de concreto e revestimento de fibra de vidro. Na base, há um altar para celebrações religiosas. No início deste mês (5), uma multidão de aproximadamente cinco mil pessoas compareceu ao Oratório para a assistir à coroação da imagem.
Assessoria de Imprensa das Cidades

Melhor e mais em conta

O comparativo entre 2012 e 2014 indica uma porcentagem de 23,74% de redução nos preços
A atual tabela de produtos contém 46 itens diversificados, com a oferta de mais de vinte tipos de frutas e verduras
O resultado da licitação para Alimentação Escolar realizada pela Secretaria Municipal da Educação (SME) de Fortaleza em 2014 registrou, pela segunda vez consecutiva, uma economia significativa para o município. Desta vez, houve registro de preços mais baixos em 18 itens. O comparativo entre 2012 e 2014 indica uma porcentagem de 23,74% de redução nos preços. Além disso, manteve-se o quantitativo de 17 empresas vencedoras, sendo oito delas novas, o que garantirá o abastecimento pleno dos alimentos.
A atual tabela de produtos contém 46 itens diversificados, dentre os quais novas opções como macarrão à bolonhesa, almôndegas de carne bovina, coxa e sobrecoxa de frango, peito de frango, frango inteiro, carne moída, charque moído, polpa de frutas e biscoitos variados. Outra novidade é a inclusão de produtos voltados para crianças com intolerância e alergia alimentar (doença celíaca e com intolerância ou alergia à lactose). 
De acordo com Bruno Feitosa, assessor da Célula de Alimentação Escolar da SME, o cardápio das escolas gerenciadas pelo município “continuará atendendo as calorias por modalidade de ensino, exigidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE - FNDE) e sendo aperfeiçoado de forma apetitosa, fazendo-se testes de aceitabilidade nas escolas e creches, como também criando novos hábitos alimentares, como exemplo, a oferta de mais de vinte tipos de frutas e verduras”.
O resultado da segunda licitação realizada pela atual gestão marca a proposta de inovação do cardápio escolar, que tem o objetivo de contribuir para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar.
Em 2013
O resultado da licitação para Alimentação Escolar realizada pela SME em 2013 registrou 20 itens com preços mais baixos. Do total comparativo, apenas três produtos registraram preços acima da licitação realizada no ano de 2012.
A cartela de 2013 incluiu 41 produtos diversificados, sendo 26 reaproveitados, 15 acrescentados e 12 substituíram itens do antigo cardápio, que totalizava 38 itens. Foi também a partir de 2013 que as empresas fornecedoras passaram de quatro para 17.

Para Alemanha x Gana


A partir das 10 horas deste sábado (21/06), sairão ônibus a todo instante para a Arena Castelão, com embarque gratuito
A operação de trânsito contará com o efetivo de 170 agentes da AMC e terá início à meia-noite (Foto: Marcos Moura)
Cada vez mais torcedores estão optando por utilizar o transporte coletivo na hora de ir ao estádio para ver uma das partidas da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Nos dois primeiros jogos realizados em Fortaleza, aproximadamente, 100 mil pessoas foram transportadas pelos 300 ônibus que estão sendo utilizados para realizar o traslado entre os bolsões de estacionamento e a Arena Castelão. Neste sábado (21), a Prefeitura colocará novamente em prática o plano de mobilidade, que envolve ações de trânsito e transporte, para realizar o deslocamento dos espectadores.
A partir das 10 horas, sairão ônibus a todo instante para a Arena Castelão e o embarque é gratuito mediante a apresentação do ingresso da partida. Para utilizar uma das sete linhas especiais que saem dos bolsões de estacionamento, o torcedor poderá deixar seu veículo estacionado gratuitamente nos shoppings Iguatemi, Via Sul, Parangaba e North Shopping Jóquei, na Universidade de Fortaleza, no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará ou no Centro Administrativo do Cambeba. No mesmo horário, iniciará a operação de circulação das linhas especiais que passam pela Av. Abolição, pelo Aeroporto Pinto Martins e pela Av. Dioguinho, na Praia do Futuro.
O desembarque é realizado em três avenidas que margeiam a Arena Castelão: Av. Alberto Craveiro, Av. Dep. Paulino Rocha e Av. Dr. Silas Munguba. A partir desses pontos, os espectadores seguem a pé por um corredor exclusivo para pedestres. O percurso da caminhada varia de acordo com o ponto de desembarque, mas em todos os pontos os torcedores contam com venda de bebidas e música para animar o trajeto. Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida contam com um serviço diferenciado e podem embarcar em um outro ônibus que segue até as proximidades do estádio. A recomendação é que o segundo ônibus seja utilizado, exclusivamente, pela pessoa que necessita de atendimento especial e por um único acompanhante, para evitar um congestionamento do atendimento.
Para viabilizar o plano de mobilidade, a circulação no entorno da Arena Castelão será restrita no dia do jogo. A operação de trânsito, que contará com o efetivo de 170 agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), terá início à meia-noite com a remoção dos veículos estacionados em locais proibidos e implantação dos postos de triagens e bloqueios.
O controle veicular será intensificado nas avenidas principais que dão acesso ao Castelão. Os primeiros postos de triagem serão montados nos cruzamentos das avenidas Alberto Craveiro X Senador Carlos Jereissati, Juscelino Kubitschek X Presidente Costa e Silva (Perimetral), Dep. Paulino Rocha X BR-116 e Dr. Silas Munguba X R. Des. Otacílio Peixoto, por onde apenas veículos credenciados e coletivos poderão passar. O acesso local estará garantido.
Além desse controle inicial, Postos de Verificação Veicular (PVVs) montados na Av. Alberto Craveiro X R. Paula Frassinetti e Av. Paulino Rocha X R. Cel. Zacarias José de França restringirão ainda mais o acesso, permitindo somente a entrada dos veículos credenciados pela Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA). O tráfego será liberado duas horas após o jogo.
Quem pode usar o ônibus para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida
Pessoas com deficiência
Idosos
Crianças
Grávidas
Obesos
Distâncias entre os pontos de desembarque e o estádioTerminal 1 (Av. Dep. Paulino Rocha) – 1,5km
Terminal 2 (Av. Alberto Craveiro) – 800m
Terminal 3 (Av. Dr. Silas Munguba) – 600m
Bolsões
Shopping Iguatemi – Av. Sebastião de Abreu, s/n
Universidade de Fortaleza (Unifor) - Av. Washington Soares, 999
Via Sul Shopping - Av. Washington Soares, 4.335
Cambeba - Av. Min. José Américo, s/n
Shopping Parangaba - Av. Germano Franck, 300
North Shopping Jóquei – Av. Lineu Machado, 419
Campus do Pici (Universidade Federal do Ceará) - Av. Humberto Monte, s/n

Alemanha x Gana


Os ingressos foram doados pela FIFA ao Governo Federal
No último jogo, na terça-feira (17/06), 74 crianças da rede pública municipal de ensino ganharam ingressos para Brasil e México (Foto: Marcos Moura)
Neste sábado (21/6), a Arena Castelão vai receber mais de 700 alunos da rede municipal de Fortaleza, que assistirão ao jogo em que a Alemanha enfrentará a seleção de Gana. Os ingressos foram doados pela FIFA, sorteados pela Caixa Econômica Federal e contemplaram, ao todo, 146 escolas participantes do Programa Mais Educação com mais de 7 mil ingressos.
Para o jogo deste sábado, 33 colégios receberam cerca de 48 bilhetes cada, somando 1.586, sendo metade para os alunos e o restante para os responsáveis, que devem ter mais de 18 anos. Os torcedores também terão transporte fornecido pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Municipal de Educação (SME), lanche e água gratuitos.
Na próxima terça-feira (24/6), no jogo Grécia x Costa do Marfim, 69 escolas receberam 3.312 ingressos, sendo também metade para alunos e o restante para os seus responsáveis. Os estudantes irão ainda para as partidas das oitavas e quartas de final.
No último jogo, na terça-feira (17/06),  74 crianças da rede pública municipal de ensino ganharam ingressos para o jogo entre Brasil e México. Os irmãos José Adrian e Adriele de Oliveira, alunos do 7º e 4º anos da Escola Municipal Luís Costa, no bairro Luciano Cavalcante, compartilharam da emoção de acompanhar de perto uma partida do Mundial. “Ganhar ingresso para a Copa era algo que nós nunca tínhamos pensado, imagine do jogo do Brasil, no nosso Ceará. Nunca vamos esquecer”, vibrou a dupla, ao comentar que, mesmo com o empate de 0 x 0 entre os times, a oportunidade de ir ao estádio, cantar o hino nacional e vibrar na torcida “valeu muito a pena”.

PCdoB realiza convenção com Pros

Em reunião realizada nesta quinta-feira (19/06), em Fortaleza, os membros do Comitê Estadual do PCdoB cearense analisaram o cenário político nacional e estadual, ratificando o projeto político do Partido para as próximas eleições.
Luis Carlos Paes, presidente estadual do PCdoB-CE, enfatizou os principais objetivos da legenda nas eleições deste ano: “Derrotar os setores mais conservadores, avançar nas mudanças iniciadas com a vitória de Lula em 2002 e fortalecer o PCdoB. Este é o caminho que possibilitará ao País se desenvolver mais rapidamente, distribuindo renda e fazendo justiça social”.
Em sua intervenção, Paes abordou a realização da Copa do Mundo no Brasil, antes tão criticada pela maior parte da imprensa oligopolizada, pela oposição conservadora e segmentos minoritários, despolitizados e desinformados dos movimentos sociais. “Estamos vendo acontecer o que o Ministro do Esporte Aldo Rabelo, do PCdoB, sempre afirmava com tranquilidade e convicção, que a Copa do Mundo em nosso país seria uma grande festa popular, com repercussão positiva para o Brasil em todo o mundo. Estamos constatando estádios lotados, cidades pintadas de verde e amarelo, turistas empolgados com a beleza do país e a forma amistosa como são recebidos, aeroportos funcionando normalmente e sem apagões como alardeavam os pessimistas. E as tão propagandeadas manifestações contra a Copa não conseguem reunir mais do que algumas centenas em cada cidade. Só falta mesmo o Brasil ser hexa”.
Projeto comunista
Luis Carlos Paes ratificou o projeto do PCdoB cearense para as próximas eleições, reforçando a importância da militância permanecer unida e mobilizada para reconduzir Dilma à Presidência da República, reeleger Inácio Arruda para o Senado, garantir Chico Lopes e João Ananias como deputados federais e ainda, conquistar uma grande votação na chapa própria formada por cerca de 40 nomes, visando eleger três deputados estaduais. 
Convenção Estadual: nova data
No encontro, o Comitê Estadual decidiu ainda alterar a data da Convenção Estadual do PCdoB para o dia 29 de junho, próximo domingo, que será realizada em conjunto com a convenção doPros e demais partidos da base aliada. A grande festa democrática será realizada no ginásio da Faculdade Ari de Sá, na Av. Heráclito Graça, em Fortaleza.
Ainda de acordo com o presidente estadual do PCdoB-CE, “caso haja a necessidade de algum ajuste no projeto eleitoral, foi convocada reunião extraordinária da Comissão Política Estadual para as 18h de segunda-feira, dia 30, prazo final para decisões sobre coligações e candidaturas”.
(Assessoria de Imprensa)

Cagece monitora

A Cagece está ampliando a utilização de uma tecnologia de monitoramento de pressões no sistema de água. As Estações Piezométricas (EPZs), que usam um sistema de telemetria, são utilizadas desde 2008, mas agora terão sua atuação ampliada inclusive para adutoras. A tecnologia permite às unidades da Cagece monitorar a pressão do sistema de distribuição de água, evitando baixas pressões, quebra de tubulações e possíveis vazamentos por aumento da pressão.



Os equipamentos são instalados em pontos críticos de baixa ou de alta pressão nas redes. As estações fornecem dados que possibilitam às unidades efetuarem o gerenciamento da pressão, garantindo o equilíbrio do sistema com pressões suficientes e evitando que haja perdas de água no sistema.



Encontra-se em fase de implantação um projeto piloto para instalação deEPZs em adutoras. A ideia é estudar a viabilidade da utilização desse tipo de sistema, principalmente em adutoras no interior do Estado, visto que a tecnologia empregada por ele é de mais fácil instalação, pois usa comunicação via celular. O projeto implantou três EPZs na grande linha de reforço da Messejana, onde ainda não consta o monitoramento do Centro de Controle Operacional (Cecop).



Além disso, abrange outras seis EPZs, sendo duas na adutora de Itapipoca, uma no Distrito de Medição e Controle (DMC) da Unidade Leste em Fortaleza, uma na Universidade Federal do Ceará (UFC – Campus do Pici), com monitoramento da rede pela Unidade Oeste de Fortaleza, e outras duas serão instaladas na adutora de Barroquinha-Chaval.



Recentemente, foram reativadas 13 estações na zona Sul de Fortaleza. Ao todo, são 50 estações ativas, espalhadas pelas Unidades de Negócios da capital e do interior. As estações permitem que as Unidades monitorem remotamente a pressão nas redes de distribuição de água, proporcionando um melhor controle de pressão e evitando vazamentos. O acompanhamento é diário, praticamente em tempo real por sinal telemétrico GPRS, de celular.



Outra forma de controle é o Cecop em Fortaleza, que existe desde 1998. Criado com a finalidade de monitorar e operar todo o macrossistema de distribuição de água da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), hoje, completamente automatizado. O Cecop realiza este controle, através de computadores conectados a sensores inteligentes que identificam quaisquer ocorrências no sistema em tempo real, com dados precisos, permitindo uma ação imediata da Empresa. Através da tela dos computadores do Centro e das Unidades de Transmissão Remota (UTR), os técnicos acessam dados como vazão e pressão nas redes, nível dos reservatórios, percentual de cloro, execução de manobras, ligar e desligar elevatórias ou fechar e abrir registros que antes da automação precisavam da força de dois ou três operadores para manuseá-los com mais de duzentas voltas.

Vai dar praia

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) instalou esta semana placas de sinalização nos 31 pontos do litoral fortalezense monitorados pela Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo). Os tótens são enumerados de modo a tornar mais eficiente a consulta e a localização dos postos. Esta semana, são 23 trechos ideais para banho.

A implantação faz parte de uma série de mudanças que a Semace vem fazendo para melhorar a comunicação com os banhistas na orla da capital cearense. “É sempre bom estar melhorando, comunidando as pessoas”, comenta satisfeita a artesã Cátia Sousa, frequentadora da Praia do Futuro. Turista de Belém, a defensora pública Isabel Santos também reconhece a novidade. “Eu sou apaixonada por Fortaleza, então tudo que é pra melhorar, estou apoiando.”

As placas serão alteradas semanalmente com os resultados do boletim de balneabilidade. Confira o resultado desta semana:

SETOR LESTE
Posto 1 – Entre o Posto dos Bombeiros 08 até a foz do Rio Cocó
Posto 2 – Entre os postos 7 e 8 dos Bombeiros
Posto 3 – Entre os postos 6 e 7 dos Bombeiros
Posto 4 – Entre os Posto dos Bombeiros 6 até a Praça 31 de Março
Posto 5 – Entre a Praça 31 de Março até Posto dos Bombeiros 4
Posto 6 – Entre os postos 3 e 4 dos Bombeiros
Posto 7 – Entre os postos 2 e 3 dos Bombeiros
Posto 8 – Entre os postos 1 e 2 dos Bombeiros
Posto 9 – Entre a rua Ismael Pordeus até Posto dos Bombeiros 1
Posto 10 – Entre o Farol até a Rua Ismael Pordeus
Posto 11 – Farol

SETOR CENTRO
Posto 12 – Entre a Praia dos Botes e o Farol
Posto 13 – Entre o Monumento do Jangadeiro até a Praia dos Botes
Posto 14 – Entre a foz do Riacho Maceió e o Monumento dos Jangadeiros
Posto 15 – Entre a Volta da Jurema até foz do Riacho Maceió
Posto 16 – Entre Espigão da Desembargador Moreira até a Volta da Jurema
Posto 17 – Entre a Rua José Vilar e o Espigão da Av. Desembargador Moreira

Posto 18 – Entre Espigão da Rui Barbosa até a Rua José Vilar e o Espigão
Posto 19 – Entre os Espigões da Rua João Cordeiro e Av. Rui Barbosa
Posto 20 – Entre o Aquário até o Espigão da Rua João Cordeiro
Posto 21 – Entre o INACE (Ind. Naval do Ceará) até o Aquário

SETOR OESTE
Posto 22 – Entre a Rua Padre Mororó até a Av. Alberto Nepomuceno
Posto 23 – Entre a Av. Philomeno Gomes até a Rua Padre Mororó
Posto 24 – Entre a Rua Jacinto Matos até a Av. Philomeno Gomes
Posto 25 – Entre a Av. Pasteur até a Rua Jacinto MatosPosto 26 – Entre a Rua Francisco Calaça até a Av. PasteurPosto 27 – Entre a Rua Seis Companheiros até a Rua Francisco CalaçaPosto 28 – Entre a Rua Lagoa do Abaeté até a Rua Seis CompanheirosPosto 29 – Entre a Rua das Goiabeiras até a Rua Lagoa do Abaeté
Posto 30 – Entre a foz do Rio Ceará até a Rua das Goiabeiras

Posto 31 – Barra do Ceará

*Postos em azul – pontos próprios
*Postos em vermelho – pontos impróprios

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...