quinta-feira, agosto 16

Sindjorce divulga selecionados para o Curso Abdias Nascimento

A Diretoria do Sindicato os Jornalistas do Ceará (Sindjorce) torna pública a lista das 45 pessoas selecionadas para participar do Curso Abdias Nascimento – Comunicação e Igualdade Racial, projeto social realizado pela entidade sindical, que tem o objetivo de incentivar a formação de profissionais da comunicação para a temática raça e etnia.
As pessoas selecionadas serão contactadas por e-mail e telefone para confirmarem a disponibilidade de participação nas aulas, que acontecerão às terças-feiras, de 18 às 22 horas, na sede do Sindicato. Caso haja incompatibilidade de horários ou desistência por qualquer motivo, o próximo selecionado da lista será convocado.
Serão 10 encontros semanais, iniciando na próxima terça-feira (21) com a aula inaugural da jornalista e pesquisadora Cleidiana Ramos. A qualificação profissional, que possui um total de 88 horas/aula, é fruto de projeto vitorioso em edital público e conta com o apoio da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), que certificarão a iniciativa como curso de extensão universitária.
Inicialmente previstas 40 vagas, o curso terá mais cinco convocados, em função da demanda elevada de profissionais e estudantes. Foram quase 200 inscrições, inclusive de profissionais e estudantes de outros estados. Como a proposta pedagógica prevê monitoria para que os cursistas façam seu trabalho final, a coordenação só considerou ampliar em mais cinco vagas a quantidade total de alunos.
Os critérios de seleção dos inscritos levou em consideração a autodeclaração racial, a equidade de gênero e a diversidade de orientação sexual. Além disso, pelo menos 50% das vagas foram destinadas a profissionais da Comunicação (jornalistas, publicitários, radialistas e comunicadores populares).
Lista de selecionados/as para o Curso Abdias Nascimento
Anna Julyta dos Santos Albuquerque
Amanda Nogueira De Oliveira
Andrea Arajo
Andy Monroy Osório
Antônio Alison Vasconcelos Marques
Ariadne Rios
Bruno de Castro Brito
Camila Pontes de Albuquerque
Claudiane Maria Campelo Lopes
Camila Aguiar de Oliveira Lopes
Carlos Alexsander Lima Ferreira
Carlos Marcello Marreiro Soares
Clovis Almeida
Cláudia Luisa Monteiro Da Rocha
Cristiana Ribeiro Viana
Flor Fontenele
Francisco Wescley Gomes Santos
Fábio Freitas Silva
Iara Costa Castro
Jardel Hudson Albuquerque Gomes
Jailson de Almeida Silva
Jeferson Antonio da Silveira Vasconcelos
João Paulo de Oliveira Couto Napoli
Julyanna dos Santos Albuquerque
Jéssica de Souza Carneiro
Karyne Lane Alves Gomes
Laryssa Nogueira Ribeiro
Labelle Rainbow
Ligia da Silva Xavier
Luiz Eduardo de Barros Sampaio Pereira
Luyziania Silva do Nascimento
Lúcia Maria Alencar Marçal Ribeiro
Mairla da Silva Freitas
Mara Regina Correia Rebouças
Marden Fraga Martins
Mykeias Gomes dos Santos Medeiros
Rafael Ayala Rocha Perote
Raphael Ferreira Moura
Roger Ribeiro Santos
Tatiana da Silva de Lima
Thamires Assunção
Thiago de Sousa Marinho
Tiago Feitosa Viana
Vitória Régia Januario Do Nascimento
Wolney dos Santos Batista´.

Pingo de Fortaleza

A imagem pode conter: 1 pessoa, oceano, atividades ao ar livre e água

Seuma promove seminário sobre mudanças climáticas

A Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza  (Seuma), realiza nesta quinta-feira (16), o Seminário Planejamento Urbano Resiliente e de Baixo Carbono, em parceria com o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. O evento ocorrerá no auditório do Paço Municipal, às 13 horas, aberto ao público.
O objetivo do seminário é debater sobre o enfrentamento as consequências das mudanças climáticas e seus impactos na infraestrutura, economia e qualidade de vida da população. Além de fomentar estratégias sustentáveis para o desenvolvimento de políticas públicas ambientais.
A iniciativa faz parte da segunda fase do projeto Urban-LEDS II: Acelerando a ação climática por meio da promoção de Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono, que apoia cerca de 60 cidades, de diversos países, na condução de estratégias climáticas alinhadas ao Acordo de Paris. No Brasil, oito cidades participam do projeto: Betim/MG, Belo Horizonte/MG, Curitiba/PR, Fortaleza, Porto Alegre/RS, Rio de Janeiro/RJ, Recife/PE e Sorocaba/SP.
“Durante o Urban-Leds II, queremos, além de fomentar estratégias para o desenvolvimento de políticas ambientais, buscar um Plano de Mitigação e de Adaptação às mudanças climáticas, para a consolidação de uma economia de baixa emissão de carbono que atualmente somente o Rio de Janeiro possui”, afirma Águeda Muniz.
“Temos trabalhado com essa parceria que está proporcionando significativos avanços em cidades do mundo inteiro, consolidando ações de sustentabilidade e é assim que queremos Fortaleza, atuando em sintonia com práticas ambientais que garantam um futuro melhor”, afirmou o prefeito Roberto Claudio.
Fortaleza também participou do Urban Leds I, que promoveu os inventários de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), o Plano de Metas para o enfrentamento das mudanças climáticas e deu origem a Política de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono de Fortaleza.

Amanhã na Gentilândia

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

Futricas Cearenses II

Eumar Lima deixa o Sistema Jangadeiro e vai estudar Jornalismo Esportivo no rio de Janeiro:
"Até logo, Ceará!
Essa foi a decisão mais difícil da vida, a mais dolorosa, a mais radical, mas também foi a mais necessária.
O meu sonho sempre foi trabalhar com esportes. Foi por isso que escolhi o jornalismo, eu queira ser repórter de esportes, queira não, quero! Quem me conhece sabe desse meu sonho, o meu maior objetivo de vida profissional.
Se quero tanto algo, então é preciso fazer por onde, correr atrás. E essa foi a minha decisão: eu vou arriscar.
Decidi morar os próximos meses no Rio de Janeiro. Estudar jornalismo esportivo e buscar o meu sonho de infância.
Cá estou, cheio de medos, de insegurança, de dúvidas. Mas nesse coração cearense, nessa alma nordestina, há a esperança de um futuro melhor, de conquistas a perder de vista, de muito aprendizado e de sucesso. Eu tenho fé nisso. E quem não tem fé, em Deus e em si mesmo, está fadado ao fracasso. E não nasci pra fracassar!
Como já disse, essa foi a decisão mais difícil da minha vida. Mas tenho pessoas que me amam, que acreditam em mim e que estão me dando todo o apoio. Primeiramente agradeço aos meus pais, sem eles eu nada seria; depois a minha noiva, uma mulher que está ao meu lado pro que der e vier, mesmo quando estar ao lado significa estar longe; por fim, aos meus amigos, que são poucos, mas verdadeiros.
Hoje começa uma nova fase da minha vida, hoje eu sou o mais carioca dos cearenses e, aqui, na cidade maravilhosa, vou construir uma linda história. 
Deus está comigo, e eu estou com Ele.
Olá, Rio! Seja maravilhoso pra mim".

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...