sexta-feira, setembro 21

Heitor Freire é cidadão fortalezense

Sessão solene na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) nesta quinta-feira (20), concedeu o Título de Cidadão de Fortaleza ao empresário, presidente do PSL Ceará e candidato a deputado federal, Heitor Freire.
A homenagem, proposta pelo vereador Fábio Rubens (PSL), celebrou o comprometimento de Heitor Freire com a valorização do ser humano, atentando para o trabalho social desenvolvido pelo homenageado.
Ao falar da trajetória do homenageado, Fábio Rubens destacou o empenho de Heitor Freire junto ao Partido Social Liberal (PSL), com um trabalho voltado para a ética e o desenvolvimento social e econômico de Fortaleza.
Natural de Juazeiro do Norte, Heitor Freire recebeu a cidadania fortalezense com emoção, relembrando a sua trajetória de vida, a ida para Brasília com os irmãos e a mãe após a morte repentina do pai. O homenageado, agradecendo o empenho de sua mãe e tia, falou da experiência vivida nos Estados Unidos e do apoio da família a todos os momentos enfrentados ao longo dos anos.
“Quem mora fora do Brasil conhece como esse país é abençoado, e como um bom filho que casa torna retornei para o Brasil. Já tinha essa cidade como minha”, ressaltou Heitor Freire ao falar como cidadão de Fortaleza.
Heitor Freire é graduado em Administração pela Universidade Estadual de Framingham (Estados Unidos), pós-graduado em Finanças pelo The London Institute of Banking & Finance (Inglaterra) e Mestre em Gestão Internacional pela Wolverhampton University (Inglaterra). Com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro e bancário, trabalhou para renomadas instituições como BankBoston e HSBC, é também fluente em Inglês e Espanhol.
Com informações da Assessoria de Imprensa da CMFor.

CMFor comemora Dia das Bandas e Fanfarras

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realizou, nesta quinta-feira (20), sessão solene para comemorar o Dia das Bandas e Fanfarras da cidade.
A solenidade foi proposta por meio do Requerimento 4100/2018, proposto pelo vereador Márcio Martins. 
A mesa solene contou com as presenças do major PM Bonfim, representando o comandante-geral da Polícia Militar do Estado do Ceará, coronel Ronaldo Mota Viana; Roberto Medeiros, presidente da Asifaban; Francisco José Honório, vice-presidente da Associação de Bandas e Fanfarras do Ceará; Rufino Santana, mestre da banda do Colégio Militar de Fortaleza e Cleiber Alexandre, representando a ABECE e Fátima Freires, presidente da Associação de Quadrilhas Juninas.
Em sua saudação aos presentes, o vereador Márcio Martins, disse que deve ser dada a máxima atenção a adolescência e as crianças que são o principal público das bandas e fanfarras. “O poder público deve participar, apoiar e fomentar. Eu como presidente da Comissão de Cultura dessa casa tenho tratado toda semana do tema cultura e da necessidade de mais investimentos. Ultimamente temos visto aparecer muitas doenças que são combatidas, mas estão esquecendo de curar a alma. A música é um grande remédio para isso. A cultura e o esporte são instrumentos mais eficazes de inserção social em toda sociedade. Mas quem tem a caneta não pensa isso”, avaliou.
Observou que toda vez que o governo passa por crise, os cortes sempre são severos na Cultura. “É sempre a prima pobre. Poucos reconhecem que o artigo 5º, garante que o estado tem o direito de nos fornecer Educação e Saúde e também a Cultura. Eu sempre venho trazendo aqui debates sobre a Cultura. Falamos do Teatro São José, que foi reinaugurado. Disse que tão importante quanto construir prédios, devemos preservá-los. Aproveito para dividir com vocês que nos aprovamos uma audiência pública pra tratar os editais públicos que contemplem as bandas e fanfarras. Temos hoje muitos editais que contemplam as atividades culturais. Por isso, pra mim, é importante lutar para que seja criado um edital específico para bandas e fanfarras”, detalhou.
Ele frisou que as autoridades mascaram nos editais que o artista não deve receber por seu trabalho, e fazem com que os artistas camuflem seus pagamentos. “Por que não mudamos essa legislação e deixar claro que num edital esteja previsto o pro labore do artista? É um absurdo que continuemos a tratar de recursos para cultura, pela lei 8.666, que foi criada para tratar de obras e não de cultura. Devemos buscar a mudança urgente da lei federal, que trata desses repasses. Pois cada vez mais que deixamos de investir em cultura e esporte, mais teremos que investir em segurança”, comentou.
Finalizando sua fala, o vereador parabenizou todos os homenageados, “cada um no seu mister, contribuindo para o desenvolvimento dessa atividade tão bonita. Antes tínhamos em cada escola uma banda. Em muitas cidades as atrações principais eram bandas e fanfarras. Por isso queremos recursos para resgatar essa atividade. Concluo afirmando meu compromisso com as bandas. Não sou milagreiro, não vou conseguir nada sozinho. Estou chamando os que podem participar dessa luta para fazermos a vara, pescar, para que depois todos possam usufruir. Temos que manter viva essa atividade, e eu serei um soldado na luta pelas bandas”, asseverou.
Em seguida falou o regente Wesley Lima que fez um histórico das bandas e fanfarras: “Ao passar dos anos as bandas sempre tiveram presentes na comemoração de 7 de setembro, mas não ficava só nisso, participamos de campeonatos estaduais, regionais e federais. Todo o ano fazemos um trabalho para minimizar a falta de recursos. Hoje temos São Paulo e Pernambuco muito a frente de nós. Estamos ainda aprendendo, mas já temos obtido várias conquistas. Todo ano lutamos por uma infraestrutura para ter material e recursos para participar de campeonatos. Todos se engajam. E quando nos apresentamos e somos aplaudidos e elogiados, vemos que a luta valeu a pena”, relatou.
“Pedimos a troca da arma de fogo pelo instrumento melódico para mostrar à sociedade que aquele adolescente pode estar fora da criminalidade e pode ser produtivo. Esse sonho de vencer em cada adolescente nunca podemos destruir. É por ele que acreditamos que teremos um mundo melhor!”, arrematou
Em seguida foram feitas homenagens a personalidades com certificados presenciais. Receberam a comenda: Abimael Barbosa da Silva, maestro do Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima; Carlos Renan Gomes da Silva, professor da banda das escolas Inácio Costa e Fernão Dias; Erivando César Nogueira de Lima (César Simpatia), fundador da Associação de Bandas e Fanfarras do Ceará; Francisco José Honório, começou aos 17 anos quando ingressou numa banda na cidade de Eusébio, e depois tornou-se regente, sendo fundador de 20 bandas no Eusébio e cinco em Fortaleza, coordenador de música da Secult – Eusébio, várias vezes campeão cearense; Francisco Tiago Costa Barbosa, iniciou banda em Maracanaú, ex-presidente da ABFEC; Francisco Wesley Lima, Orientador da banda da Conceição Teles e regente da banda Fredson Freire; Ithaan Sabino, começou em 2007 quando encontrou um instrumento no lixo, penta campeão cearense; Maria de Fátima Freires da Cruz, empresária, diretora, e presidente da Associação de Quadrilhas Juninas, Narcélio Santiago, ex-aluno e regente da Banda Liceu do Ceará desde 2001, conquistou 14 vezes a melhor banda; Roberto Pereira de Medeiros, fundador da Associação Brasileira de Bandas e Fanfarras.
Após a entrega das comendas, Roberto Medeiros falou em nome de todos os homenageados. “Nossas saudações musicais. É deveras gratificante numa noite tão festiva e histórica, proporcionada pela Câmara, e especialmente personificada pelo ilustre vereador Márcio Martins, estamos aqui homenageando as Bandas e Fanfarras. Quem vive nesse universo, sabe as dificuldades que enfrentamos. Estou nesse movimento há cerca de quarenta e poucos anos. Em todo território nacional existe recurso para tudo, menos para bandas e fanfarras. Hoje de fato e direito existe uma representação nacional. Temos o coordenador nacional aqui presente. Minha filha que está assumindo agora a associação. Temos que dar oportunidade aos jovens. Eu trabalho em um órgão socioeducativo, e iremos implantar bandas e fanfarras no sistema, vamos começar em dezembro, isso demostra que há uma luz no fim do túnel”.
“Tem gente que confunde fanfarras com fanfarrões, não tem nada a ver. Em Russas, tiramos jovens de criminalidade, que traficavam drogas e usavam armas, os ensaios eram numa quadra, cuja a presença nas arquibancadas eram de criminosos usando drogas. O pior de tudo é que a banda estava sendo acusada porque fazia barulho. Um dia chegaram três viaturas para parar o ensaio. Eu era gerente da Secretaria de Cultura e aquela banda era oficial. Tivemos de tirar toda documentação para que deixassem que fizéssemos os ensaios. Era preferível que eles estivessem ali, mesmo fazendo barulho, que perdidos para a criminalidade”, destacou.
“Hoje acredito que estamos dando um grande avanço, um grande passo e acreditamos que a realidade possa mudar. Temos hoje o nosso brilhante e ilustre vereador Márcio Martins, que está nos dando uma luz. Hoje temos conseguido melhorias, alguns municípios estão apoiando, como no Vale do Jaguaribe. Mas no geral temos dificuldades. Não poderia deixar de agradecer a competente equipe do gabinete do vereador que organizou essa festa”, concluiu.
Com informações da Assessoria de Imprensa da CMFor.

Salmito Filho fala sobre cidadania para alunos do Colégio Eurídice

Na manhã desta quinta-feira (20), o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Salmito Filho (PDT), recebeu alunos do Colégio Eurídice e conversou com eles sobre política, educação e o papel do Poder Legislativo no desenvolvimento da cidade e na mediação das demandas da população.



Aula de campo. Foi assim que o anfitrião chamou o encontro com os adolescentes, que puderam compreender um pouco mais sobre como a cidade é gerida, com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário atuam.
A Casa do Povo. Salmito esclareceu o porquê da CMFor ter recebido este nome, que denota a representatividade de todos os cidadãos dentro da Câmara, pois tanto os que apoiaram o prefeito eleito quanto os que fizeram oposição a ele têm bancadas atuantes para que Fortaleza seja uma cidade de todos e para todos.
Salmito Filho deixou claro que o Poder Legislativo é imprescindível para o funcionamento da administração pública e, consequentemente, para a execução de projetos para a população, porque “nenhum concurso público, financiamento ou recurso da Prefeitura é realizado ou executado sem a autorização da Câmara Municipal”, esclareceu o presidente da CMFor.
Um convite aos visitantes. Concluindo o encontro, Salmito disse que é importante “exercer sua cidadania, votar consciente na eleição, acompanhar e cobrar os candidatos eleitos”, e deixou uma mensagem para os jovens: “A educação é a principal ferramenta para emancipar o indivíduo e construir um mundo melhor para todos”.
Com informações e foto da Assessoria de Imprensa da CMFor.

Enel Distribuição Ceará entrega amanhã 65 geladeiras no Pici, em Fortaleza

O Programa Enel Compartilha Eficiência sorteia, durante esta semana, 65 geladeiras novas e mais eficientes no bairro Pici, em Fortaleza. As inscrições para os moradores do bairro começaram nesta quinta-feira (20) e seguem até 17 horas desta sexta-feira (21).
Os clientes da companhia devem se dirigiram à Rua Fernão Magalhães, 345, ao Lado do Instituto Parque Universitário. O sorteio será realizado no mesmo local do cadastro, nesta sexta (21), a partir das seis da noite e a entrega das geladeiras neste sábado (22), das sete às dez da manhã.
Para realizar o cadastro no programa, os clientes devem atender a alguns requisitos básicos, como ter a última conta de energia paga, ser beneficiado pela Tarifa de Energia Residencial Monofásico Baixa Renda, Residencial Rural Monofásico, Residencial Monofásico (consumo mínimo exigido) e possuir em casa uma geladeira velha em uso para realizar a troca.
Em 2017, o programa Troca de Geladeiras entregou 5.600 equipamentos. Nos dez anos do programa, a companhia já substituiu mais de 98 mil geladeiras em todo o Estado.


Hospital Regional Unimed Fortaleza comemora 19 anos de serviço


Referência nacional em procedimentos de alta complexidade, o Hospital Regional Unimed de Fortaleza (HRU) é o hospital privado com o maior número de leitos do Ceará, que comemorou 19 anos de atendimento com excelência meste sexta (21 de setembro).
O HRU é um hospital acreditado pela avalição e certificação Qmentum International realizada pela Accreditation Canada International, ou seja, uma comprovação de excelência nas práticas de saúde. Essa comprovação se dá por meio de um processo avaliativo com base nas ROPs (sigla em inglês para Prática Organizacional Exigida).
Desta forma, buscando, cada vez mais, melhorar a qualidade dos cuidados aos pacientes e acompanhantes, além de proporcionar um ambiente livre de riscos para todos aqueles que circulam no ambiente do hospital.
Para o diretor geral do hospital, Jair Cremonin, chegar à marca de 19 anos de atendimento realizado com primazia é um grande orgulho para todas as equipes que constituem o hospital. 
Temos como foco a satisfação e a segurança de todos os nossos pacientes e seus familiares, além dos nossos colaboradores. Para nós, é imensamente gratificante completar 19 anos prestando atendimento de qualidade com um corpo clínico de excelência, programas inovadores, centro de imagem e laboratório de referência”, afirma o diretor Jair Cremonin.

Vila Azul do Mar traz pop, rock e mágica em programação para crianças e adultos nesse fim de semana


Nesse fim de semana, a Vila Azul do Mar, centro de convivência do Beach Park, traz mais uma programação animada e gratuita.
Nesta sexta-feira (21), o cantor Iago Vital traz o melhor do pop rock internacional, com repertório variado que inclui grandes nomes como Ed Sheeran e Maroon 5, a partir das 20 horas.
No sábado (22), também começando às 20 horas, a banda O Verbo leva muito rock nacional ao palco da Vila.
Já no domingo (23), a partir das 20h30, o artista Éflem faz um show de mágica para divertir toda a família.
Serviço
Programação Vila Azul do Mar
Sexta-feira (21)
20h – Iago Vital
Sábado (22)
20h – O Verbo
Domingo (23)
20h30 – Éflem (show de mágica)
Endereço: Avenida dos Golfinhos, 11 – Porto das Dunas
Acesso gratuito

Ceará Show realiza sessão acessível para pessoas com deficiência visual e auditiva

Nesta sexta-feira (21), data em que se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o espetáculo Ceará Show: O Musical realiza, pela primeira vez, uma sessão acessível para pessoas com deficiência auditiva e visual.
Na ocasião, o musical permanente será apresentado para usuários da Associação dos Cegos do Estado do Ceará, do Instituto Cearense da Educação de Surdos e da Associação de Pais e Amigos do Deficiente Auditivo (APADA), e contará com audiodescrição e um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Felizmente, esse tipo de iniciativa está se tornando uma prática cada vez mais presente na cena teatral e, para nós, é muito importante criar acesso para esse público, porque nosso objetivo, enquanto espetáculo permanente, é levar nossa história para o maior número de pessoas possível – especialmente na nossa comunidade”, explicou Davys Veloso, diretor do Ceará Show.
A apresentação tem entrada gratuita, censura livre, e começou às três da tarde  e também pode ser assistida por pessoas com deficiência visual ou auditiva da sociedade em geral, com direito a um acompanhante.

Serviço
Ceará Show: O musical (sessão acessível)
Data: Sexta (21)
Horário: 15 horas.
Local: Teatro Ceará Show – Avenida da Abolição, 2323 – Meireles
Acesso gratuito



Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...