quarta-feira, março 17

Palestra com Gabriel Chalita traz reflexões sobre sonhos e angústias de professores

Em momentos de incertezas, os sonhos são, muitas vezes, suplantados pelos medos. Quando se trata de uma pandemia global que há um ano está no Brasil, os sentimentos de impotência e incerteza afloram. Mas, quando se é professor e inspiração para centenas de alunos, como lidar com essas sensações?

Para tratar sobre o tema, o Centro Universitário UniFanor realiza uma palestra online nesta terça-feira (23) com o professor e filósofo Gabriel Chalita (foto). Voltado a professores, coordenadores e diretores escolares, o encontro virtual acontece às 17 horas, em transmissão via link enviado após a inscrição no site: https://www.even3.com.br/escolaemfoco/, com a mediação da administradora e docente Barbara Fonseca, e as inscrições são gratuitas e abertas ao público. Após o evento, os participantes recebem certificado. 

Na palestra, serão abordados temas, como as mudanças nos processos de ensino e aprendizagem com a tecnologia, as perspectivas da Educação e de questões cognitivas, sociais e emocionais após a pandemia, bem como sonhos coletivos e medos contemporâneos. 

- O professor é humano e tem direito de ter medo. O professor é o sopro iluminador dos sonhos. Nesse dual cotidiano, precisamos dar instrumentos para que o professor continue a realizar o seu ofício”, define Gabriel Chalita .

O coordenador do curso de Direito do Centro Universitário UniFanor, Renato Abrantes, vivencia os desafios atuais na vida pessoal e no cotidiano de docente. Nesta última, a pandemia forçou-o a se reinventar e acelerar estratégias que seriam vivenciadas em um futuro relativamente distante.

Um dos aspectos que demandou esta rápida revisão de procedimentos foi a comunicação, conforme explica Abrantes. “Enquanto coordenador de curso afetado pela pandemia, manter a chama da comunicação com os alunos, tem sido uma de nossas metas diárias. Assim, estamos utilizando todos os meios que nos são possíveis, como videoconferências e ferramentas de mensagens, para não deixar nenhum dos estudantes sem respostas rápidas e claras”, completa o docente. 

Caucaia produzirá e envasará Oxigênio Hospitalar

O prefeito de Caucaia, Vitor Valim (Pros), comunicou, na manhã desta quarta-feira (17), que o Município passará a produzir e envasar Oxigênio Hospitalar, o mesmo utilizado em hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para pacientes com Covid-19. O anúncio foi feito através de vídeo postado no site e nas Redes Sociais da Prefeitura Municipal de Caucaia (PMC).

De acordo com o prefeito de Caucaia, Vitor Valim (foto) na busca deste insumo, foi encontrada uma Usina de Oxigênio privada parada no Município. 

- Assim que descobrimos esse fato, iniciamos tratativas com o proprietário e, ao mesmo tempo, fomos em busca das soluções para que ela pudesse, o mais depressa possível, produzir e envasar esse produto tão valioso para os pacientes internados”, disse Vitor Valim. 

A Lei 13979/2020 do Governo Federal, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da Emergência de Saúde Pública, permite ao Município a requisição desse equipamento durante a Pandemia. 

- Então, a partir de hoje, comunico que a Prefeitura de Caucaia toma posse deste equipamento e passa a produzir e envasar oxigênio”, complementou Vitor Valim.



Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...