Em momentos de incertezas, os sonhos são, muitas vezes, suplantados pelos medos. Quando se trata de uma pandemia global que há um ano está no Brasil, os sentimentos de impotência e incerteza afloram. Mas, quando se é professor e inspiração para centenas de alunos, como lidar com essas sensações?
Para tratar sobre o tema, o Centro Universitário UniFanor realiza uma palestra online nesta terça-feira (23) com o professor e filósofo Gabriel Chalita (foto). Voltado a professores, coordenadores e diretores escolares, o encontro virtual acontece às 17 horas, em transmissão via link enviado após a inscrição no site: https://www.even3.com.br/escolaemfoco/, com a mediação da administradora e docente Barbara Fonseca, e as inscrições são gratuitas e abertas ao público. Após o evento, os participantes recebem certificado.
Na palestra, serão abordados temas, como as mudanças nos processos de ensino e aprendizagem com a tecnologia, as perspectivas da Educação e de questões cognitivas, sociais e emocionais após a pandemia, bem como sonhos coletivos e medos contemporâneos.
- O professor é humano e tem direito de ter medo. O professor é o sopro iluminador dos sonhos. Nesse dual cotidiano, precisamos dar instrumentos para que o professor continue a realizar o seu ofício”, define Gabriel Chalita .
O coordenador do curso de Direito do Centro Universitário UniFanor, Renato Abrantes, vivencia os desafios atuais na vida pessoal e no cotidiano de docente. Nesta última, a pandemia forçou-o a se reinventar e acelerar estratégias que seriam vivenciadas em um futuro relativamente distante.
Um dos aspectos que demandou esta rápida revisão de procedimentos foi a comunicação, conforme explica Abrantes. “Enquanto coordenador de curso afetado pela pandemia, manter a chama da comunicação com os alunos, tem sido uma de nossas metas diárias. Assim, estamos utilizando todos os meios que nos são possíveis, como videoconferências e ferramentas de mensagens, para não deixar nenhum dos estudantes sem respostas rápidas e claras”, completa o docente.