quarta-feira, abril 26

Noel Rosa na Caixa Cultural Fortaleza

A Caixa Cultural Fortaleza apresenta, de 28 a 30 de abril de 2017, o espetáculo Noel Rosa, o poeta da Vila e seus amores. Com texto de Plínio Marcos e direção de Dagoberto Feliz, a montagem músico-teatral passeia pela história de Noel Rosa, trazendo diversas músicas de sua carreira e convidando o público a entrar no clima dos botequins cariocas, ambientes favoritos do cantor.
Um Noel Rosa moribundo, que se coloca a recordar os grandes momentos de sua vida é o fio condutor para o espetáculo, que narra em forma não linear os fragmentos da história do compositor. Mulheres como a mãe de Noel, as damas que abalaram seu coração e suas intérpretes favoritas, Araci de Almeida e Marília Batista, protagonizam uma espécie de delírio, que recria o clima boêmio da era do rádio, dos grandes carnavais e cabarés típicos dos redores dos Arcos da Lapa.
Os dados históricos que compõem o espetáculo servem de apoio para falar de um Noel Rosa pessoa e não do mito musical. O roteiro da peça parte de texto originalmente escrito por Plínio Marcos. Contudo, para levar a peça para um caminho mais fantasioso, algumas cenas foram ambientadas em locais diferentes dos propostos pelo dramaturgo.
Composto por atores e músicos, o espetáculo conta com 12 pessoas no elenco. “Gosto de atores que cantem e músicos que representem. O trabalho acaba não ficando complexo quando essas diferenças de formação são consideradas só tecnicamente e não na encenação em si”, afirma o diretor Dagoberto Feliz, que acredita que encenar engloba todas as áreas sem distinção.
Com foco especial em canções que marcaram a carreira do compositor e cronista brasileiro, a montagem visa um caminho de maior interação com o público. “O espetáculo busca fazer com que o público se sinta quase que nos bares e locais em que Noel Rosa transitou, numa aproximação ‘fantástica’ do universo boêmio”, conta Dagoberto.
Por todo o espaço cênico são espalhadas mesas e cadeiras, nas quais os espectadores são convidados a se acomodarem e a degustarem quitutes e bebidinhas. Nasce, então, um cenário de botequim ou cabaré, que envolve atores e público no mesmo universo de nomes como o radialista Casé e o sambista Wilson Batista – figuras que emolduram o Rio de Janeiro da década de 1930.
Ficha técnica
Texto: Plínio Marcos
Direção: Dagoberto Feliz
Elenco: Cristiano Tomiossi; Cibele Bissoli; Lucélia Sérgio; Deborah Veneziani; Gisela Millás; Joaz Campos; José Eduardo Rennó; e Katia Naiane.
Músicos: Alexandre Moura; Flavio Rubens; Ildo Silva; e Miró Parma.
Serviço
Teatro: Noel Rosa, o poeta da Vila e seus amores
Local: Caixa Cultural Fortaleza
Endereço: Avenida Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 28 a 30 de abril de 2017
Horários: sexta-feira, às 20h | sábado, às 18h e 20h | domingo, às 19h
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Vendas a partir do dia 27/4, das 10 às 20 horas, na bilheteria do local
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Serviço de manobrista gratuito no local 
Informações gerais | Bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza: 
(85) 3453-2770

Na Caixa Cultural de maio a julho

A Caixa Cultural Fortaleza recebe, de 5 de maio a 2 de julho de 2017, a exposição inédita Pelos Ares: 15.042 quilômetros de Brasil. A mostra reúne um precioso material obtido pelo piloto Lu Marini, um dos mais importantes expedicionários de paramotor do mundo, em suas expedições por 22 estados brasileiros durante nove anos, entre 2009 e 2016.
Na exposição, que tem a curadoria de Gabriela Alejandra Nebot, o visitante poderá conferir seis temas centrais: Atlântico, Pantanal, Transamazônica, Rio Tietê, Rio São Francisco e Rio Doce. O conteúdo retrata o litoral brasileiro de norte a sul, a vida selvagem no Pantanal, a realidade da rodovia mais polêmica do país, o sofrimento de quem vive às margens de um dos rios mais poluídos do mundo, as diferenças de outro rio com seus encantos e, por fim, aquela que é a maior tragédia ambiental da história brasileira, o rompimento de uma barragem na região de Mariana (MG), que despejou no Rio Doce mais de 60 milhões de metros cúbicos de lama tóxica.
Percursos que somam milhares de quilômetros formados por várias realidades, culturas e ecossistemas. Uma exposição inédita, com surpresas e sensações que seguem além da estética ao possibilitar a análise de questões ambientais, sociais e econômicas do país.
São fotos, vídeos e objetos, além de um simulador de realidade virtual, em que o visitante chegará mais próximo da sensação de voar. Em meio às paisagens vistas de cima, entre o belo e também o devastador, estão as histórias de quem encontra na simplicidade uma forma de viver, gente que muitas vezes é vítima de descasos sociais e ambientais. Este é, de fato, o objetivo maior da exposição: permitir se colocar no lugar do outro enquanto promove a reflexão e alimenta a busca por um mundo melhor, mais justo e humano.
Uma nova perspectiva do Brasil
Para Lu Marini, o mundo é feito de cores. Sua perspectiva, que já atingiu 5.013 metros de altitude, captou vulcões, rios, florestas, praias, montanhas, caminhos abertos nas entranhas do solo, cidades de aço e concreto, natureza à flor da pele e também descasos e destruição ao meio ambiente.
Junto à emoção e à adrenalina da aventura, a urgência da preservação ambiental é uma constante. Ao mesmo tempo em que essa consciência deslumbra diante de paisagens intocadas pelo ser humano, também desnuda a tragédia que dilacera e atormenta paraísos a serem perdidos no cotidiano indiferente das civilizações. Mas a jornada também é pulsante. Realidades distintas, encontro com pessoas feitas de histórias e lembranças. E muito a se contar e recontar.
No alto, em seu paramotor, Marini registra a complexa relação entre homem e natureza, seja a de si próprio como mero espectador, seja como o agente que observa e analisa a ocupação humana e suas consequências para o planeta. Em terra firme, surgem outras descobertas, o contato com novas maneiras de enxergar e compreender o cotidiano. Personagens que, imersos em sua própria cultura, ganham voz para um público.
“Sempre vou me inspirar nos meus sonhos de infância, no sonho de Dédalo, Ícaro e de tantos homens e mulheres que desejaram cruzar o céu ao lado dos pássaros”, explica Lu Marini. “Foi a minha curiosidade, o amor pela natureza, a sede por descobertas e minha paixão por voar que me levaram a jornadas incríveis e a encontros inesquecíveis”, ressalta.
Sobre Lu Marini
Lu Marini nasceu no dia 8 de outubro em Itu, cidade do interior de São Paulo. Administrador de Empresas de formação com MBA em Marketing, consolidou sua carreira profissional nas áreas de Consultoria, Comunicação e Marketing. Com passagem por grandes corporações, fundou a própria empresa em 1990, direcionando suas atividades para marketing e produções. Hoje, atua como diretor, produtor e protagonista de diversos documentários para a televisão, entre eles a série de expedições Rastreando e Pousos e Decolagens.
No esporte, é piloto instrutor master de paramotor, recordista continental de altitude e único piloto do mundo a sobrevoar um vulcão em atividade (Popocatépetl/México). Já formou mais de 450 pilotos nos últimos anos, além de ser instrutor da tropa de elite da Marinha do Brasil.
Com reconhecimento internacional, Lu Marini ganhou espaço nos grandes veículos de comunicação por suas expedições, entre elas os sobrevoos pela rodovia Transamazônica e pelos rios São Francisco e Doce, transmitidas pelo Fantástico, programa exibido na Rede Globo de Televisão.

Serviço
Exposição: Pelos Ares: 15.042km de Brasil
Local: Caixa Cultural Fortaleza
Endereço: Avenida Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 5 de maio a 2 de julho de 2017
Horário: terça-feira a sábado, das 10h às 20h | domingo, das 12h às 19h (abertura no dia 4/05, às 19h, com visita guiada com o piloto Lu Marini)
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita 
Informações gerais | Bilheteria CAIXA Cultural Fortaleza:
(85) 3453-2770

Na Caixa Cultural Fortaleza

Estreia hoje a exposição "Dalí: A Divina Comédia" na Fortaleza:

No Grand Shopping

Até 22 de maio, o Grand Shopping recebe o Circuito “Mini Test Drive Bandeirante”, mais uma atração de lazer no empreendimento. O espaço com 100 metros quadrados proporciona uma experiência lúdica e divertida para o público infantil através dos brinquedos Bandeirante. A pista, que apresenta demarcações de ruas, faixa de pedestres e setas sinalizadoras, estará liberada gratuitamente no Piso Térreo, próximo ao Banco Itaú, a partir de hoje (26). 
A atração conta com três ambientes de pura diversão. Os circuitos disponíveis são: Skatenet (com patinetes para crianças de três a oito anos), Smart (com triciclos e carros com hastes para crianças de um a três anos) e Ambiente Playground (com Mesa Recreio, Escorregador, Splash, Lar Doce Lar e Zooplay para crianças de um a oito anos). O tempo de permanência será de até cinco minutos, conforme a quantidade de público interessada em participar do espaço.
Os horários serão das 15 às 21 horas, de segunda a domingo.
Serviço:
Circuito infantil é atração no Grand Shopping
Local: Piso Térreo – Próximo ao Banco Itaú
Horário de funcionamento: Segunda a domingo, de 15h às 21h
Entrada: Gratuita
Data: 26 de abril a 22 de maio







Sobre Grand Shopping - É o primeiro shopping center em Messejana, localizado na Avenida Frei Cirilo, nº 3840, principal corredor econômico da região. O empreendimento conta com importantes marcas no mix de lojas, como Renner, Lojas Americanas, Banco Itaú, Centerplex, O Boticário, Cacau Show, Zenir, Ban Ban Calçados, Pague Menos e IAP Cosméticos.

Garota Vip Fortaleza

O grande dia está chegando e o público do Garota VIP Fortaleza que adquiriu os ingressos para o lounge ou comprou seu ticket pela internet devem ficar atentos. A loja Social Tickets (Rio Mar Shopping Papicu) realiza a troca da camisa exclusiva do setor lounge open bar e efetua a troca dos ingressos comprados pelo site Bilhete Certo.
O público que se encaixar no perfil acima deve procurar a loja Social Tickets até a próxima sexta-feira (28), das 10 às 22 horas, e no sábado (29), das 10 às 14 horas. Após esse período, somente na bilheteria do evento na Arena Castelão (Avenida Paulino Rocha). Com abertura dos portões prevista para 20 horas, o Garota VIP Fortaleza acontece no próximo sábado e tem como atrações o anfitrião da festa, Wesley Safadão, além de Ivete Sangalo, Gabriel Diniz e Wallas Arrais.
Serviço
Garota Vip Fortaleza
Data: 29 de abril, sábado.
Local: Estacionamento Arena Castelão (Avenida Alberto Craveiro, 2901 - Castelão, Fortaleza).
Horário: A partir das 20 horas.
Vendas: Loja do bloco Coruja, Loja Social Tickets (RioMar – Papicu), Zefirelli (RioMar – Kennedy), Zefirelli Parangaba (apenas em dinheiro) e online: www.bilhetecerto.com.br.
Informações sobre valores : (85) 3264.8091

Na Faculdade CDL Fortaleza

A Faculdade CDL Fortaleza está com inscrições abertas para cinco cursos de pós-graduação. São eles: MBA em ICMS, MBA em Gestão da Comunicação Mercadológica, Especialização em Gestão de Segurança Pública e Privada, MBA em Estratégias, Projetos e Processos e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas.
MBA em ICMS – Para os empresários e demais profissionais ligados à área de direto e contabilidade, que desejam se especializar em um dos mais importantes impostos do Estado, o ICMS. As aulas do MBA começam em 28 de abril e acontecerão de terça a quinta-feira, no período da noite (à noite), em semanas alternadas.
MBA em Gestão da Comunicação Mercadológica - Os profissionais das áreas de Marketing, Publicidade e Propaganda, Design, Jornalismo e Administração e afins, que desejam se especializar e tenham interesse em conhecer mais sobre a gestão estratégica e a implementação de ações de marketing e comunicação. As aulas tem início no dia 19 de maio e acontecerão às sextas-feiras (à noite) e sábados (manhã e tarde em semanas alternadas).
MBA em Gestão da Segurança Pública e Privada – O curso é voltado para empresários, chefes de unidades e gestores de empresas privadas e órgãos públicos atuantes no segmento de segurança, além de detentores de graduação de nível superior em qualquer campo de conhecimento que estejam interessados em ingressar na área de segurança pública ou em empresas dos segmentos de transporte de valores, empresas de vigilância, empresas de guarda patrimonial e de gestão de condomínios.
A ideia é ajudar esses profissionais a desenvolver sua capacidade de planejamento, implementação, gestão ou assessoria de organizações atuantes em segurança. As aulas também têm início no dia 19 de maio e acontecerão às sextas-feiras (noite) e sábados (manhã e tarde). Semanas alternadas. 
MBA em Estratégia, Projetos e Processos – Graduados em Marketing, Publicidade e Propaganda, Design, Jornalismo, Administração, Informática, Engenharia e afins que tenham interesse em se atualizar sobre as melhores práticas de mercado, com ênfase no alinhamento entre gestão estratégica e implementação de ações de marketing e comunicação, já podem se inscrever neste MBA, que supre a primeira exigência para a certificação em PMP que é a realização de um curso em Gerenciamento de projetos. Além disso, o participante estará automaticamente associado ao PMI pelo período de um ano. O início das aulas é dia 19 de maio.
MBA em Gestão Estratégica de Pessoas – Profissionais com curso superior atuando como gerentes, supervisores, empreendedores que lideram equipes de negócios e profissionais que tenham como objetivo alavancar resultados e promover um ambiente de aprendizado por meio de desenvolvimento de pessoas e competências relacionadas à gestão podem conferir o programa do MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e se inscrever.
O curso oferece ainda uma disciplina opcional na universidade Complutense de Madrid: seminário internacional e visitas técnicas às empresas referências em Gestão de Pessoas na Espanha. As aulas também têm início no dia 19 de maio.
A inscrição pode ser realizada pelo site da instituição (www.faculdadecdl.edu.br). Para os profissionais associados à CDL de Fortaleza, CDL Jovem, FCDL-CE, CNDL e alunos regressos da instituição terão 50% de desconto. Empresas e Instituições conveniadas têm descontos especiais. 
SERVIÇO
Faculdade CDL está com inscrições abertas para cursos de MBA em Gestão da Comunicação Mercadológica, Especialização em Gestão de Segurança Pública e Privada, MBA em Estratégias, Projetos e Processos, MBA em ICMS e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. Inscrições: www.faculdadecdl.edu.br ou na sede da Faculdade CDL (Rua Vinte e cinco de março, 882, Centro). Informações: (85) 3464-5522.

Nota do IJF-II

O Instituto José Frota (IJF) solicita o comparecimento de familiares do paciente Jefferson Pinheiro. De acordo com os dados coletados, ele é filho de Eliza Maria Pinheiro e Francisco Jurandir Pinheiro.
Para mais informações, parentes e amigos podem entrar em contato com o Serviço Social do IJF, por meio do telefone 3255-5149.

José Avelino

A Prefeitura de Fortaleza apresenta amanhã (27), às 14h30, durante coletiva de imprensa, os detalhes sobre o projeto com as obras que serão realizadas na Rua José Avelino, a partir de 15 de maio.
A coletiva será no Paço Municipal e contará com a presença do prefeito Roberto Cláudio, do secretário da Regional do Centro, Adail Fontenele, da secretária de Infraestrutura, Manuela Nogueira, e do secretário de Conservação e Serviços Público, João Pupo.
A retirada da feira da via pública foi decidida após reunião realizada pelo prefeito Roberto Cláudio, com secretários municipais e representantes dos feirantes, no dia 17 de fevereiro, quando ficou acertado que 14 de maio seria o último dia de feira no local. 
No dia seguinte, a Secretaria de Infraestrutura vai iniciar as intervenções de requalificação e urbanização da José Avelino e da Avenida Alberto Nepomuceno. Além da requalificação, a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos também vai implantar um Ecoponto na área.
Serviço
Coletiva sobre obras da nova Rua José Avelino
Data: 27/4/2017 (quinta-feira)
Horário: 14h30
Local: Paço Municipal.

Fortaleza em Cena

Assembleia recebe exposição sobre a história do cinema de Fortaleza
A Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), por meio do Memorial Pontes Neto, abre, amanhã (27), às 10 horas, no Comitê de Imprensa, a exposição "Fortaleza em Cena – Memória dos Cinemas".
O evento de abertura contará com palestra sobre a história do cinema no Ceará, com o cinéfilo, professor e pesquisador Ary Bezerra Leite. Ex-redator de cinema no jornal Gazeta de Notícias, Ary Bezerra foi diretor do Cineclube de Fortaleza e membro fundador do Cineclube EBAP (RJ) e da Federação de Cineclubes do Rio de Janeiro.
A exposição, que segue até 19 de maio, é composta por 13 painéis e conta a história do cinema de Fortaleza, reconstituindo o caminho percorrido desde a implantação dos primeiros cineteatros, do final do século XIX, aos dias atuais. Cada painel contém três fotos. O acervo, com fotos raras, faz parte da coleção particular do pesquisador Ary Bezerra Leite.
A história mostra a efervescência cultural de uma cidade que ainda não possuía um ar de metrópole, mas imprimia em sua rotina a importância da arte cinematográfica como meio de entretenimento e instrumento de produção cultural.
São histórias como a do carpinteiro Vavá, que trabalhou durante vários anos no prédio onde funcionou o Cine Paroquial e depois, quando foi fechado, conseguiu, com suas economias, reabrir a sala de exibição, devido a sua paixão pela 7ª arte.
A curadora do Memorial Pontes Neto, Marinez Alves, observa que a última década do século XIX foi propícia a grandes mudanças e descobertas para a provinciana e tranquila Fortaleza. “Segundo o recenseamento de 1890, Fortaleza possuía cerca de 6.489 habitantes. A forma republicana emergia e, juntamente com as mudanças político-administrativas, Fortaleza, a partir de janeiro de 1891, receberia as bases para uma importante via de acesso ao novo mundo, por meio dos inventos tecnológicos, ao ser criada a Empresa Telephonica do Ceará”, relata Marinez.
A curadora ressalta que esse fato foi um divisor de águas. “Em dois de abril de 1891, através do vapor “Gregory”, foi despachado de Nova York todo o material necessário à instalação do nosso sistema de comunicação urbana. Esse fato foi revolucionário”, pontuou.
O cinema chegou a Fortaleza em 1897, trazendo os primeiros cinetoscopes de Edison, instrumento de projeção interna de filmes, inventado por William Kennedy Laurie Dickson, chefe engenheiro da Edison Laboratories, de Thomas Edison. O equipamento possuía um visor individual através do qual se podia assistir, mediante a inserção de uma moeda, à exibição de uma pequena tira de filme em Looping, na qual apareciam imagens em movimento de números cômicos, animais amestrados e bailarinas, relata Marinez Alves.
Segundo ela, “esse fato marcou o início dos espetáculos de fotografias em movimento ou cinema, em nossa capital”.

IRPF 2016-2017

A pouco menos de três dias para o prazo final da entrega da declaração do Imposto de Renda 2017, cerca de 8 milhões de contribuintes ainda não enviaram as informações para o Fisco. A data final é na próxima sexta-feira (28). De acordo com a Receita Federal, até às 11 horas de hoje (26), 20 milhões de declarações haviam sido entregues. A expectativa é de que 28,3 milhões de contribuintes entreguem o documento até o prazo final. Segundo o coordenador e professor de programas de MBA da Universidade Positivo nas áreas Tributária, Contabilidade e Controladoria e gerente de contabilidade e tributos do Grupo Positivo, Marco Aurélio Pitta, o risco de congestionamento de dados no último dia é grande. Por isso, o professor lista os itens mais importantes para quem ainda não declarou:
1. Declaração é indispensável: mesmo sem todos os documentos em mãos é recomendado entregar a declaração incompleta, pois é possível retificar na sequência. Quem não entregar no prazo terá que pagar multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do valor do imposto devido.
2. Quem deve declarar: a obrigatoriedade da entrega é para os contribuintes que tiveram rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 durante o ano de 2016. Além disso, também deve declarar quem tinha posse de imóveis de valor superior a R$ 300 mil em 31 de dezembro de 2016, por exemplo.
3. Restituições: a vantagem de enviar a declaração dentro do prazo, sem omissões, inconsistências e erros é que os contribuintes receberão mais cedo as restituições do Imposto de Renda, caso tenham direito. Os valores começam a ser pagos no dia 16 de junho e seguem até dezembro. Portadores de doenças graves, deficientes físicos ou mentais e idosos têm prioridade.
4. Malha fina: principalmente para aqueles que têm a possibilidade de restituição, é bom ficar de olho na malha fina. É preciso ter cuidado com a declaração de despesas médicas e com a possível omissão de receitas e gastos com instrução, já que são os principais itens de cruzamento realizados pela Receita Federal. A ostentação nas redes sociais também está no radar do fisco. Por isso, todo cuidado é pouco.
5. Sem desculpa para não declarar: para os contribuintes que estão sem tempo, não faltam opções de ajuda. Diversas instituições de ensino superior fizeram plantão para tirar dúvidas da população e os escritórios de contabilidade ficarão de plantão nos próximos dias. Mas, caso a opção seja fazer você mesmo, não custa lembrar que a Receita Federal disponibiliza mais de 700 perguntas e respostas sobre a declaração no site.
6. É o momento de colocar a mão na massa: a poucos dias do final do prazo, agora é tempo de recolher o máximo de documentos possíveis, sentar em frente ao computador e realizar a entrega da declaração, mesmo que tenha que retificar depois. Caso seja necessário corrigir algo após o prazo, não demore, faça isto antes que o Leão te chame para esclarecimentos.
Sobre a Universidade Positivo - A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 58 cursos de Graduação presenciais (31 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 27 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. A UP conta com sete unidades em Curitiba, além de polos de Educação à Distância (EAD) em 22 cidades espalhadas pelo Brasil. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a melhor universidade privada do Paraná, pelo quinto ano consecutivo.

Imposto de Renda 2016

Na próxima sexta-feira (28) termina o prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) 2017, ano-base 2016. A expectativa da Receita Federal é que 28,3 milhões de pessoas entreguem a declaração até o fim do prazo. Os contribuintes que perderem a data de entrega ficam sujeitos ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.
Para preencher a declaração, a conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Sandra Batista, recomenda paciência e conferência das informações constantes nos documentos sobre os rendimentos. “Alguns problemas ocorrem por erros de digitação, esquecimento ou omissão de informações. Quando o erro não é corrigido, a declaração vai para a malha fiscal que identifica a divergência encontrada por meio do cruzamento de dados do contribuinte com o das fontes pagadoras”, aponta.
Nos casos em que o contribuinte detectou o erro depois do envio da declaração, é necessário acompanhar pelo site da Receita Federal e identificar se a declaração já foi processada ou está em malha fiscal. Numa omissão de receita, por exemplo, seja por vínculo empregatício ou atividade autônoma, o contribuinte receberá notificação, além de ter de pagar por tributos devidos e seus encargos.
A conselheira ressalta ainda que o contribuinte não deve se esquecer de declarar as transações em que tenha havido ganhos de capital, como a venda de um imóvel por valor superior ao de sua aquisição. “Nesses casos, é necessário registrar essa operação no Programa de Apuração de Ganho de Capital, da Receita Federal e, depois, exportar essas informações para a declaração do Imposto de Renda”, explica.
A prestação de contas com o “leão” engloba informações sobre rendimentos, evolução patrimonial e deduções. A dica da conselheira é criar o hábito de organizar os documentos em uma pasta ao longo do ano. “O ideal é sempre estar preparado para a declaração no ano seguinte, reunindo os documentos, como os de despesas médicas e educação. A organização é a base para uma mudança de cultura”, afirma Sandra.
De acordo com a Receita Federal, até às 11 horas de hoje já haviam sido entregues cerca de 20 milhões de declarações. As restituições começarão a ser pagas em 16 de junho e seguem até dezembro, para os contribuintes cujas declarações não caíram em malha fina.
Sobre o CFC
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é uma autarquia federal, dotada de personalidade jurídica de direito público, criada pelo Decreto-Lei nº 9.295/46, de 27 de maio de 1946. O principal objetivo do CFC é registrar, normatizar, fiscalizar, promover a educação continuada e editar normas brasileiras de contabilidade de natureza técnica e profissional. O conselho conta com um representante de cada Estado e do Distrito Federal. Atualmente, existem mais de 530 mil profissionais no País, incluindo contadores e técnicos em contabilidade.

Nota do IJF

"O Instituto José Frota (IJF) informa que um paciente sem identificação encontra-se em atendimento na Emergência do hospital, desde o último dia 17 de abril.
O homem, que aparenta ter aproximadamente 35 anos, é moreno, magro e possui diversas tatuagens pelo corpo. Nos braços é possível ler a expressão “amor de mãe”, o nome “Breno” e a imagem de um ramo de flores. No tórax, há uma teia de aranha atuada do lado direito e um cavalo do lado esquerdo. 
Caso algum parente ou amigo reconheça a paciente, favor entrar em contato com o Serviço Social do IJF, por meio do telefone 3255-5149. 
Agradecemos desde já a colaboração de todos".

Nota da Fecomércio

A Fecomércio vem a público manifestar o seu apoio aos empresários do comércio de bens, serviços e turismo do Estado do Ceará, que têm trabalhado incessantemente para sobreviverem à desfavorável conjuntura política e econômica que ainda permanece causando grandes prejuízos de toda ordem às empresas e à sociedade de uma forma geral.
É de conhecimento de todos a realização de uma manifestação programada para dia 28 de abril por parte de algumas centrais sindicais e que tem provocado temor a toda a população, prejudicando àqueles que precisam trabalhar e produzir para a sua sobrevivência e sustento de suas famílias.
Nesse sentido, a Federação do Comércio vem informar que está em plena vigência, desde 12 de maio de 2016, uma liminar em ação civil pública, deferida pela 5ª Vara do Trabalho de Fortaleza, no sentido de proibir as entidades sindicais de ameaçarem empresários, empregados e clientes, proibindo também de ameaçarem ou forçarem o fechamento de estabelecimentos empresariais, sob pena de R$ 10.000,00 por estabelecimento atingido em caso de descumprimento, sem prejuízo de outras perdas e danos a serem reparados.
Comunicamos que já oficiamos as autoridades competentes, no sentido de que a ordem seja garantida e que não sejam violados diretos fundamentais de trabalhadores, clientes e empresários.Portanto, os empresários que forem prejudicados pelo excesso ou abuso do direito de manifestação, em descumprimento da liminar, deverão nos comunicar para que possamos ingressar com as medidas judiciais cabíveis, para os ressarcimentos necessários. A Fecomércio respeita as manifestações, mas não tolerará qualquer tipo de abuso ou excesso que venha prejudicar as empresas e os cidadãos em seus direitos constitucionais.

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE)
Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins do Estado do Ceará – SINDIEVENTOS
Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Ceará – SEACEC
Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicação e Automação do Ceará - SEITAC
Sindicato das Empresas Locadoras de Fitas de Vídeo Cassete do Estado do Ceará – SINDIVIDEO
Sindicato das Locadoras de Veículos Automotores do Estado do Ceará - SINDLOCE
Sindicato do Comércio Atacadista de Medicamentos, Perfumaria, Higiene Pessoal e Correlatos do Estado do Ceará-SINCAMECE
Sindicato do Comércio atacadista de materiais de Construções, Carvão Vegetal e Lenha de Fortaleza
Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios do Estado do Ceará
Sindicato do Comércio de Peças e Serviços para Veículos do Estado do Ceará – SINCOPEÇAS
Sindicato do Comércio Varejista de Maquinismo, Ferragens e Tintas de Fortaleza - SINDITINTAS
Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado do Ceará – SINCOFARMA
Sindicato do Comércio Atacadista de Carnes Frescas e Congeladas de Fortaleza
Sindicato do Comércio Atacadista de Sobral
Sindicato do Comércio Atacadista de Tecidos, Vestuários e Armarinhos de Fortaleza
Sindicato do Comércio Atacadista de Iguatu
Sindicato do Comércio Varejista de Carnes Frescas de Fortaleza
Sindicato do Comércio Varejista de Cascavel
Sindicato do Comércio Varejista de Frutas e Verduras de Fortaleza - SINCOFRUTAS
Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Caucaia
Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Fortaleza
Sindicato do Comércio Varejista de Livros do Estado do Ceará - SINDILIVROS
Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Maranguape 
Sindicato do Comércio Varejista de Pacajus - SINCOVAP
Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza - SINDILOJAS FORTALEZA
Sindicato dos Centros de Formação dos Condutores de Veículos do Estado do Ceará - SINDCFC'S
Sindicato dos Corretores de Moda de Fortaleza e Região Metropolitana- SINCOM
Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Crato
Sindicato dos Lojistas do Comércio de Juazeiro do Norte - SINDILOJAS J. do NORTE
Sindicato dos Representantes Comerciais do Estado do Ceará - SIRECOM-CE
Sindicato Regional dos Empregadores Lojistas em Iguatu - SINDILOJAS IGUATU 
Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores do Estado do Ceará - SINDIVEL
Sindicato das Empresas de Lavanderias do Estado do Ceará - SINDELACE
Sindicato dos Salões de Barbeiros e de Cabeleireiros Institutos de Beleza e Similares de Fortaleza - SINDIBEL
Sindicato do Comércio de Hortifrutigranjeiros de Maracanaú
Sindicato do Comércio Varejista de Material Ótico Fotográfico e Cinematográfico do Estado do Ceará
Sindicato das Empresas Locadoras de Equipamentos Maquinas e Ferramentas no Estado do Ceará - SINDILEQ-CE

Fala Ferruccio

Realizei hoje mais um encontro do Fala Comunidade, estivemos reunidos com os moradores do…

No Museu da Fotografia de Fortaleza

O Museu da Fotografia Fortaleza recebe, no próximo sábado (29), o fotojornalista Evandro Teixeira para realizar, das 9 às 12 horas, o workshop “Como trabalhar a fotografia para jornal”, direcionado a profissionais, alunos e apaixonados por fotografia. Ainda no dia 29, às 14 horas, o convidado participa da segunda edição do “Papo Fotográfico”, com o tema “A importância da Fotografia no contexto da história”, também no Museu.
Inédito em Fortaleza, o Workshop tem vagas limitadas e os interessados devem fazer a inscrição na recepção do Museu, de quarta a domingo, das 12 às 17 horas, ou até o limite de vagas. O valor da inscrição é de R$ 100,00, com pagamento em espécie. 
A segunda edição do debate “Papo Fotográfico”, com o tema “A importância da fotografia no contexto da história” será ministrada por Evandro Teixeira, com a mediação dos editores de fotografia Eduardo Queiroz (Diário do Nordeste) e Francisco Fontenele (O Povo). O evento terá início às 14 horas, no auditório do Museu, por ordem de chegada, a partir das 12 horas. 
O respeitado fotógrafo Evandro Teixeira atua no ramo há 47 anos e entre os momentos marcantes de sua carreira estão: a cobertura da chegada do general Castello Branco ao Forte de Copacabana durante o golpe militar de 1964, a repressão ao movimento estudantil no Rio de Janeiro, em 1968, e a queda do governo Salvador Allende, no Chile, em 1973; assim como a cobertura de diversos Jogos Olímpicos e Copas do Mundo.
Conheça Evandro Teixeira
Nasceu na cidade baiana de Santa Inês, em 1935, iniciando sua carreira jornalística em 1958, em O Diário de Notícias, em Salvador, transferindo-se depois para o Diário da Noite, na cidade do Rio de Janeiro, onde se radicou e mora até hoje. Em 1963, ingressou no Jornal do Brasil, onde se tornou uma figura mítica do fotojornalismo nacional. Trabalhou no JB durante 47 anos, deixando o jornal apenas em 2010, quando este interrompeu a circulação impressa para se concentrar apenas na edição online. Extremamente versátil, destacou-se em diversos campos da cobertura jornalística, desde os temas políticos até a fotografia de esporte. 
Museu da Fotografia Fortaleza
Inaugurado em março deste ano, o Museu da Fotografia Fortaleza é o mais novo equipamento cultural da cidade, que reúne dois séculos de fotografia de um dos mais ricos acervos fotográficos do país, a Coleção Paula e Silvio Frota. Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, o Museu vem realizando uma série de ações que visam a divulgação de novos talentos, a promoção da fotografia contemporânea e oficinas e workshops para artistas, estudantes e educadores além de cursos e visitas guiadas.

Serviço
Workshop - Como trabalhar a fotografia para jornal
Data: 29 de abril
Hora: 9 às 12 horas
Local: Museu da Fotografia Fortaleza.
Rua Frederico Borges, 545 – Varjota
Valor: R$ 100,00 
Palestra: A importância da fotografia no contexto da história
Data: 29 de abril
Hora: 14 horas
Local: Museu da Fotografia Fortaleza.
Rua Frederico Borges, 545 – Varjota
Valor: R$ 10,00

Fala Roberto Cláudio



O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) participou, na manhã de hoje (26), em Brasília, do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), quando abordou a questão da saúde, principalmente com relação ao financiamento do setor. O painel teve a presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros, do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do prefeito de Campinas, Jonas Donizetti.
Em sua exposição, o prefeito de Fortaleza destacou os desafios de tornar a saúde "um serviço que atenda a real expectativa da população em cada um dos nossos municípios, visto que a saúde como serviço público é o mais demandado entre todos os serviços públicos, o que obriga aos municípios brasileiros, hoje, a um investimento, em média, de 24% dos seus recursos globais nesta área", afirmou.
Roberto Claudio também referiu-se ao fato de que "o aporte de tecnologia não significou ganho de produtividade na saúde, mas trouxe graves impactos com aumento de custeio". Outro aspecto abordado em sua fala foi a questão da judicialização da saúde, onde decisões judiciais determinam, hoje, um custo adicional de cerca de R$ 7 bilhões/ano, para além do financiamento compartilhado entre União, Estados e Municípios, quando muitos casos não têm sequer base científica que justifique aquele gasto.
"A despeito dos avanços que experimentamos no sistema de saúde como, por exemplo, o aumento na cobertura do PSF de 18 para 62%, do aumento no número de leitos, na ampliação da rede com 19 novos postos de saúde, aumento no número de leitos hospitalares, redução nas taxas de mortalidade infantil e materna, abertura de UPAs, como vemos em Fortaleza, ainda enfrentamos o desafio do subfinanciamento da saúde. Precisamos pensar em uma nova fonte de financiamento que seja repassado diretamente aos municípios porque entendemos que a sobrecarga desse custeio penaliza de forma muito aguda as Finanças dos nossos municípios ", afirmou Roberto Claudio, que concluiu sua exposição reconhecendo que um desafio dos gestores municipais é garantir uma maior velocidade no atendimento das demandas da população na área da saúde.

Pedido estado de calamidade pública para Fortaleza

O vereador Soldado Noélio (PR) pediu, hoje, na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), a decretação do estado de calamidade pública em Fortaleza devido a epidemia de chikungunya.

Fala Gardel Rolim

O vereador Gardel Rolim falou hoje, na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) sobre projeto de indicação que prevê a publicação no portal da Secretaria de Saúde de Fortaleza das linhas de espera de exames, consultas especializadas e demais procedimentos da Rede Municipal de Saúde.

Poluição sonora em debate

O vereador Evaldo Costa criticou a fiscalização da Prefeitura em relação aos músicos, durante Pinga-Fogo, hoje, na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).
O líder do prefeito Roberto Cláudio, na CMFor, vereador Ezio Feitosa, responde a denuncia de Evaldo Costa sobre a fiscalização contra os músicos.

Sucatas

O vereador Eron Moreira falou hoje, na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) sobre as sucatas da cidade.

Contra a Reforma Trabalhista-II

A vereadora Eliana Gomes falou, hoje, na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) contra a Reforma Trabalhista.

Contra a Reforma Trabalhista-I

A vereadora Larissa Gaspar falou hoje, na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) sobre a Reforma Trabalhista.

Entre Fortaleza e Recife

http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-america/noticia/copa-america-do-brasil-sera-disputada-em-sete-cidades-e-oito-estadios.ghtml

Torcida Campeã


Vereadora convoca greve geral


Cúria Metropolitana de Fortaleza

"
Informamos que na próxima sexta-feira, dia 28 de abril, não haverá expediente na Cúria Metropolitana de Fortaleza. Pede-se a compreensão de todos, as atividades normais voltam no dia 2 de maio (terça-feira).
Informações: 85 4005-7853".

Greve geral

NOTA À IMPRENSA
"Em apoio à Greve Geral que acontecerá na sexta-feira (28/04), em todo o país, o Teatro Carlos Câmara e os artistas envolvidos decidem cancelar a programação do dia. Nesta sexta comemoramos 100 anos da Greve Geral que nos rendeu alguns direitos e garantias trabalhistas. Hoje nossos direitos estão ameaçados.
A última apresentação da temporada do espetáculo "O Auto do Rei Leal", que ocorreria na sexta, será transferida para o sábado (29), às 16h. Divulgaremos a nova data do show da cantora Marta Aurélia em breve.
Mais informações 
Loreta Dialla, atriz e produtora: 99921-2074​⁠​
Ari Areia, assessor de Imprensa: 988357619
Equipe Ocupação Teatro Máquina
Teatro Carlos Câmara".

Adail presidente

Aprovado, hoje, pelo plenário da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), o requerimento do presidente da CMFor, vereador Salmito Filho (PDT) para ausência por 11 dias a partir de amanhã (27).
Com isso o primeiro vice presidente, vereador Adail Júnior (PDT), assume interinamente a presidência da CMFor.

Pauta da CMFor

1 Pauta da Sessão Plenária 33ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura 
26 de abril de 2017
Matérias do Expediente
1 PLO 158/2017 - Projeto de Lei Ordinária Autor: Márcio Cruz DISPÕE SOBRE O DIREITO DE LIVRE ACESSO DOS VEREADORES A QUALQUER REPARTIÇÃO PÚBLICA DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA, INDIRETA E FUNDACIONAL NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA. PARA COMISSÃO
2 PLO 159/2017 - Projeto de Lei Ordinária Autor: Dr. Porto DISPÕE SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE ESTACIONAMENTO ROTATIVO DESTINADO A ZONA AZUL EM FRENTE AO THEATRO JOSÉ DE ALENCAR E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. PARA COMISSÃO
3 IND 269/2017 - Indicação Autor: Gardel Rolim DISPÕE SOBRE A PUBLICAÇÃO NO PORTAL ELETRÔNICO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FORTALEZA, DAS LISTAS DE ESPERA DE EXAMES, CONSULTAS ESPECIALIZADAS E DEMAIS PROCEDIMENTOS DA REDE MUNICIPAL DE SAÚDE. PARA COMISSÃO
4 IND 270/2017 - Indicação Autor: Eron Moreira IMPLANTA A APLICAÇÃO DO "MÉTODO IRLEN" PARA DIAGNOSTICAR POSSÍVEIS CASOS DA "SÍNDROME DE IRLEN" NOS ALUNOS DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. PARA COMISSÃO
5 IND 271/2017 - Indicação Autor: Marília do Posto DISPÕE SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE UMA ARENINHA NO BAIRRO PARQUE DOIS IRMÃOS, NA FORMA QUE INDICA. PARA COMISSÃO
6 REQ 1276/2017 - Requerimento Autor: Priscila Costa REQUER A REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER O TEMA: ENFRENTAMENTO À EROTIZAÇÃO INFANTOJUVENIL. PARA COMISSÃO
7 REQ 1288/2017 - Requerimento Autor: Benigno Júnior REQUER A REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR ASPECTOS REFERENTES À LEI MUNICIPAL 9756/2011. PARA COMISSÃO
8 PLC 13/2016 - Projeto de Lei Complementar Autor: Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra MENSAGEM Nº 0024/2016 - DISPÕE SOBRE OS PADRÕES URBANÍSTICOS E AMBIENTAIS, PARA A INSTALAÇÃO DE INFRAESTRUTURA DE SUPORTE PARA RECEPÇÃO DE RÁDIO, TELEVISÃO, TELEFONIA, TELECOMUNICAÇÃO EM GERAL E OUTROS SISTEMAS TRANSMISSORES OU RECEPTORES DE RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA NÃO IONIZANTE, NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, REVOGA AS LEIS Nº 8.812, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2003 E 8.914, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2004 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS PARA ORDEM DO DIA COM REDAÇÃO FINAL
9 IND 29/2017 - Indicação Autor: Adaíl Júnior AUTORIZA AO CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A CONSTRUÇÃO DE UMA ARENINHA NA RUA ADOLFO BEZERRA DE MENEZES ESQUINA COM COELHO NETO NO BAIRRO ÁLVARO WEYNE. PARA ORDEM DO DIA COM PARECER
10 IND 49/2017 - Indicação Autor: Evaldo Costa PERMITE A INSTALAÇÃO DE CÂMERAS DE VIGILÂNCIA NOS POSTE PÚBLICOS, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, NA FORMA QUE INDICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. PARA ORDEM DO DIA COM PARECER 
11 IND 72/2017 - Indicação Autor: Mairton Félix AUTORIZA AO CHEFE DO POER EXECUTIVO MUNICIPAL A CONSTRUÇÃO DE UMA MINI ARENINHA, NO BAIRRO PIO SARAIVA. PARA ORDEM DO DIA COM PARECER 
12 IND 73/2017 - Indicação Autor: Mairton Félix AUTORIZA AO CHEFE DO POER EXECUTIVO MUNICIPAL A CONSTRUÇÃO DE UM ECOPONTO NO BAIRRO PIO SARAIVA. PARA ORDEM DO DIA COM PARECER
13 REQ 1281/2017 - Requerimento Autor: Mairton Félix REQUER O REGISTRO NOS ANAIS DESTA CASA A MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL O POVO, DO DIA 25 DE ABRIL DE 2017, INTITULADA: " ATO É MARCADO EM BARRACA PARA PROTESTAR CONTRA AGRESSÃO E AMBULANTE". PARA ORDEM DO DIA 
14 REQ 1282/2017 - Requerimento Autor: Mairton Félix REQUER O REGISTRO NOS ANAIS DESTA CASA A MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL O POVO, DO DIA 25 DE ABRIL DE 2017, INTITULADA: " SÓ 1,5 % DOS CASOS É REGISTRADO EM HOSPITAIS PARTICULARES". PARA ORDEM DO DIA
15 REQ 1283/2017 - Requerimento Autor: Eron Moreira REQUER A TRANSCRIÇÃO PARA OS ANAIS DESTA CASA LEGISLATIVA DA MATÉRIA DO JORNAL O POVO INTITULADA " PASSAGEIROS RECLAMAM DO ALTO PREÇO DO UBER APÓS PARALISAÇÃO DOS ÔNIBUS DE FORTALEZA". PARA ORDEM DO DIA
16 REQ 1284/2017 - Requerimento Autor: Eron Moreira REQUER A TRANSCRIÇÃO PARA OS ANAIS DESTA CASA LEGISLATIVA DA MATÉRIA DO BLOG DO JORNALISTA ELIOMAR DE LIMA INTITULADA "EXECUTIVA DO PT CONFIRMA VITÓRIA DE ACRÍSIO SENA". PARA ORDEM DO DIA
17 REQ 1285/2017 - Requerimento Autor: Marília do Posto REQUER A TRANSCRIÇÃO NOS ANAIS DESTA CASA DA MATÉRIA INTITULADA "CHIKUNGUNYA. SÓ 1,5% DOS CASOS REGISTRADOS EM HOSPITAIS PARTICULARES" VEICULADA NO JORNAL O POVO EM 25 DE ABRIL DE 2017. PARA ORDEM DO DIA
18 REQ 1286/2017 - Requerimento Autor: Dr. Porto REQUER A TRANSCRIÇÃO PARA OS ANAIS DESTA CASA DA MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL O POVO, INTITULADA: CAGECE. CONSUMO DE ÁGUA CAI 13,9% EM FORTALEZA E RMF. PARA ORDEM DO DIA
19 REQ 1287/2017 - Requerimento Autor: Dr. Porto REQUER A TRANSCRIÇÃO PARA OS ANAIS DESTA CASA DA MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL O POVO, INTITULADA: CHIKUNGUNNYA. SÓ 1,5% DOS CASOS REGISTRADOS EM HOSPITAIS PARTICULARES. PARA ORDEM DO DIA
20 REQ 1302/2017 - Requerimento Autor: Eliana Gomes REQUER O ENVIO DE VOTO DE PESAR PARA A FAMÍLIA DA SENHORA ALBERTINA BRASILEIRO FREIRE. PARA ORDEM DO DIA
21 REQ 1303/2017 - Requerimento Autor: Salmito Filho REQUER QUE SEJA COMUNICADO AO PLENÁRIO E INSERIDO EM ATA A AUSÊNCIA DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA POR PERÍODO DE 11 DIAS. PARA ORDEM DO DIA
Grande Expediente
1 RENAN COLARES/PDT
2 SALMITO FILHO/PDT
3 SOLDADO NOÉLIO/PR
4 ZIÊR FÉRRER/PDT
5 ACRÍSIO SENA/PT
6 ADAIL JÚNIOR/PDT
7 LIDERANÇA PARTIDÁRIA: PSDB/PSDC/PSL/PTN/PDT
8 LIDERANÇA DA OPOSIÇÃO
9 LIDERANÇA DO EXECUTIVO

Na CMFor hoje

Na sessão legislativa de hoje da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor):
Debate sobre a reforma trabalhista com Larissa Gaspar e Eliana Gomes.
Pedido de calamidade pública em Fortaleza pelo vereador Soldado Noélio.
Projeto de indicação de colocação do portal da Prefeitura da lista de espera de exames, consultas e cirurgias, pelo vereador Gardel Rolim.
Presidiu a sessão, vereador Didi Mangueira.

Na CMFor hoje e amanhã


Pelo direito de ir e vir

Eis a nota do Sindicato das Empresas de ônibus (Sindiônibus) sobre a greve geral da próxima sexta-feira:
"Diante de notícias divulgadas pelo SINTRO (Sindicato dos Rodoviários) nos meios de comunicação relativas à manifestação política programada para a próxima sexta, dia 28, que intitulam de Greve Geral, o Sindiônibus vem a público apelar aos diretores desse sindicato que evite a prática recorrente de bloqueio de garagens, terminais e corredores de transporte, assim como evite depredação dos ônibus e agressão aos profissionais de transporte que busquem continuar atendendo à população.
Ao atrapalhar injustificadamente o transporte coletivo sem se preocupar com as pessoas que dependem dele para realizar seus deslocamentos, muitas vezes por motivos inadiáveis como tratamentos de saúde ou atender a uma oportunidade de emprego, o Sintro adota uma prática ilegal e contumaz de perturbação da ordem e uma agressão covarde e violenta à população e aos próprios profissionais das empresas de transporte que desejam garantir seu direito de deslocamento e acesso ao serviço.
Qualquer paralisação no sistema de transporte obrigatoriamente necessita de justificativa objetiva e procedimentos legais, tais como a comunicação prévia ao Sindiônibus e aos usuários com uma antecedência de 72 horas e a definição de uma frota mínima para o atendimento à população. Sempre que as paralisações ocorrem, apesar de não haver qualquer notificação que permitam minimizar os efeitos negativos à população e aos trabalhadores, o Sindiônibus adota medidas para prover atendimento às áreas prejudicadas, evidentemente de maneira precária e com atrasos, mas envidando todos os esforços para que as pessoas não fiquem desassistidas.
O Sindiônibus entrará com uma ação na Justiça na tentativa de coibir qualquer tentativa do Sintro de perturbar a ordem e levar prejuízos à operação de transporte.
Esperamos que as pessoas que estão à frente desse movimento reavaliem suas ações guiadas pela razão, sensibilidade e respeito ao cidadão. Ao participar desta ação anarquista, aplicam um golpe baixo e ainda mais duro na população, que fica refém da violência e desrespeitados no seu legítimo direito de ir e vir".

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...