domingo, junho 22

Mel, Chorinho e Cachaça


De olho na Copa 2014


  • Com a segunda rodada da fase de grupos concluída a Copa 2014 já tem sete seleções classificadas para as oitavas de final:
  • Holanda.
  • Chile.
  • França.
  • Argentina.
  • Costa Rica.
  • Colômbia.
  • Bélgica.
  • Seis seleções já estão eliminadas:
  • Espanha.
  • Austrália.
  • Honduras.
  • Bósnia.
  • Inglaterra.
  • Camarões.

Miro desiste

O Partido Republicano da Ordem Social – PROS, vem a público esclarecer que o deputado federal Miro Teixeira decidiu retirar hoje a sua pré-candidatura ao Governo do Rio de Janeiro.
A direção do partido entende os motivos apresentados na carta encaminhada pelo deputado Miro Teixeira ao presidente regional do PROS, deputado Federal Hugo Leal, e reitera que a sua pré-candidatura foi importante para a construção da legenda.
Miro Teixeira, há 44 anos na vida politica, é uma figura íntegra que merece toda a nossa admiração e respeito. O PROS tem a honra de ter o deputado em seus quadros. Mas em razão da atual conjuntura, aceita a retirada e vai decidir na próxima convenção do dia 26 de junho, no Clube Municipal, na Tijuca, às 18h, os rumos a serem tomados.
Atenciosamente,
Hugo Leal
Presidente do PROS, Rj
Abaixo a íntegra da carta de Miro Teixeira:
Caro Hugo Leal.
Peço-lhe a gentileza de dispensar a Comissão Executiva do PSB do Rio de Janeiro do cumprimento da decisão de apoiar minha candidatura ao Governo do Estado, manifestada em duas notas oficiais, a última datada do recente dia 30 de maio. A falta de ambiente para uma coligação efetiva ficou muita clara na ausência do partido à recepção a Eduardo Campos ao pé do Morro da Mangueira, quarta-feira passada.
Lá esteve Romário, a quem estimulei, em várias oportunidades, a disputar o Senado. A ele, reitero meu apoio, ao mesmo tempo em que peço ao PROS que faça o mesmo. O tempo dedicado a intermináveis e recorrentes conversas e trocas de notas oficiais dos partidos nas últimas semanas foi o prenúncio de uma campanha eleitoral litigiosa entre aliados, o que me parece impróprio.
De minha parte permaneço disposto a qualquer enfrentamento, mas reconheço demasiado e pretensioso pedir o mesmo aos amigos. Tomo essa decisão sem compartilhá-la com Marina Silva, a quem reverencio e agradeço porque personalidade firme, sincera e grande incentivadora de minha candidatura ao Governo. Quero poupá-la de eventuais consequências políticas de minha deliberação.
Assim sendo, retire meu nome da lista de pré-candidatos ao Governo do Estado do Rio de Janeiro da disputa a ser travada na Convenção do PROS no dia 26 próximo. De resto e de modo democrático, seguirei a deliberação que ali for tomada. Receba meus agradecimentos e os transmita também ao Presidente Nacional do partido, Eurípedes Jr. e a todos da Rede Sustentabilidade pelo incentivo e manifestações públicas de apoio e companheirismo.
Atenciosamente,
Miro Teixeira

Cid recomendado a não ir

O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) realizará a sua convenção nacional no próxima terça-feira (24), às duas da tarde,, no auditório Petrônio Portela, do Senado Federal, em Brasília Na ocasião, será decidido qual o candidato ou candidata à Presidência da República terá o apoio do partido.
O evento reunirá lideranças do PROS de todo o Brasil, bem como a sua bancada no Congresso Nacional. A legenda conta atualmente com 21 deputados federais, um senador, dois governadores, um vice-governador, 50 deputados estaduais, 300 prefeitos e mais de três mil vereadores no país.
“Somos um partido novo no cenário da política nacional, mas nascemos com uma bancada forte no Congresso Nacional, capaz de lutar por melhorias para a população brasileira. O PROS nasceu para mostrar ao brasileiro que a política pode ser feita com seriedade e ética”, destacou o presidente nacional do PROS, Euripedes Junior.
O partido está realizando neste mês de junho as suas convenções estaduais para composição das chapas majoritárias e proporcionais. Já realizaram as suas convenções os estados de Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Até o fim de junho, todos os estados apresentarão os seus candidatos a governador, vice-governador, senador, deputado federal e estadual.

O governador do Ceará, Cid Gomes (Pros) por recomendação médica foi orientado a não ir.

Costa do Marfim aqui

O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,copa-do-mundo,apenas-dois-torcedores-recepcionam-a-costa-do-marfim-em-fortaleza,1516565

Fifa Fan Fest Fortaleza

O editor da Agência Fortaleza de Notícias, Lauriberto Braga, na Fifa Fan Fest Fortaleza com uma Coca enorme

Uece abandonada


  1. O Campus do Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (Uece) está abandonado.
  2. Os gatos estão tomando de conta do espaço.
  3. Salas de aula e laboratórios caindo aos pedaços.
  4. Uma Reitoria feia.
  5. Prédios abandonados pela metade em suas construções.
  6. Uma pena.
  7. Até as cadeiras das salas de aula são emprestadas da Universidade Federal do Ceará (UFC).
  8. Banheiros imundos.
  9. Pias quebradas.
  10. Alô reitor Jakson Sampaio.
  11. Muito trabalho pela frente.

Sobral de verde e amarelo


Difícil para os portugueses


  1. Portugal empata em dois a dois com os Estados Unidos e se complica na Copa 2014.
  2. Agora terá que vencer Gana e ainda torcer por tropeço dos Estados Unidos contra a Alemanha.

Os anjos da guarda de Cid

Os primeiros socorros para Cid Gomes hoje no Náutico foram dados por Zezinho Albuquerque, Lula Morais e Franklin Oliveira. Roberto Cláudio, Domingos Filho e seguranças também deram assistência ao governador que desmaiou ali e foi levado as pressas para o Hospital Geral de Fortaleza

Fan Fest tem amanhã Tomate


Radioweb

Exemplo para o Brasil

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros) sanciona amanhã às nove da manhã, no Paço Municipal, a lei que estabelece o Plano Municipal pela Primeira Infância. Fortaleza é a primeira capital a ter uma legislação específica, que vai beneficiar mais de 400 mil crianças com idade entre zero a seis anos, com a promoção e a defesa de seus direitos, de acordo com os princípios da Declaração Universal dos Direitos das Crianças. 
O documento, cuja elaboração foi coordenada pelo gabinete da Primeira Dama e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), foi elaborado através de consulta pública com a participação de mais de dois mil representantes de organizações governamentais e não governamentais.
As ações serão realizadas nas seguintes áreas: Crianças com Saúde; Educação Infantil; Assistência social a crianças e suas famílias; A família e a comunidade da criança; Convivência familiar e comunitária em situações especiais; Do direito de brincar ao brinquedo de todas as crianças; A criança e o espaço: a cidade e o meio ambiente; Atendendo à diversidade: crianças negras, quilombolas e indígenas; Assegurando o documento de cidadania a todas as crianças; Enfrentando as violências sobre as crianças; Protegendo as crianças da pressão consumista; Controlando a exposição precoce aos meios de comunicação; Evitando acidentes na Primeira Infância.
Estarão ao lado do prefeito Roberto Cláudio, na solenidade de sanção da lei, a primeira-dama Carol Bezerra; o presidente da Câmara de Fortaleza, vereador Walter Cavalcante (PMDB); e a presidente da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) e do Comdica, Tânia Gurgel.
Serviço
Prefeito sanciona lei que cria Plano pela Primeira Infância
Data: 23/06/2014 (segunda)
Hora: 9 horas.
Local: Paço Municipal

Na Arena Castelão.


  • Alemão, que quebrou cadeira, ontem, na Arena Castelão terá que pagar.
  • Mexicanos que cuspiram em delegado foram condenados.
  • Respeitem a polícia seus gringos.

Concurso da IFCE irregular

  1. O IFCE deve anular o concurso que realizou hoje à tarde para nível médio em Fortaleza.
  2. O concurso foi desorganizado desde sua nascedouro.
  3. Quase 40 mil inscritos sem informação.
  4. Na Uece-Itaperi, onde boa parte fez o exame pela manhã não tinha quase informação.
  5. As provas também estavam com alguns erros.
  6. A de Português para Jornalista errava logo no começo, quando trazia um texto da revista Época com data de 2103, quando deveria ser 2013.
  7. O gabarito só podia ser cortado pelo fiscal, quando o certo era pelo candidato.
  8. As salas da Uece com cadeiras emprestadas pela UFC.
  9. Poucos fiscais.
  10. À tarde houve confusão e muitos candidatos não conseguiram participar do concurso,m que começou com mais de duas horas de atraso e com provas violadas.
  11. A Reitoria da IFCE liberou a seguinte nota:
  12. Nota oficial sobre o concurso para técnico-administrativo

    IFCE informa sobre aplicação de provas do edital nº 05/2014
    A reitoria do Instituto Federal do Ceará (IFCE) vem a público informar acerca da realização das provas do concurso público para servidores técnico-administrativos da instituição, realizadas neste domingo, 22, referente ao edital nº 05/2014:
    1 – As provas para 14 cargos de níveis C e E, aplicadas durante o período da manhã deste domingo, 22, transcorreram normalmente nos 35 locais de aplicação, para os quais estavam inscritos cerca de 23 mil candidatos. O cronograma do concurso público para esses cargos está mantido.
    2 – As provas para determinados cargos de nível D, aplicadas durante o período da tarde deste domingo, 22, para os quais se inscreveram cerca de 16 mil candidatos, tiveram registradas, em alguns dos 19 locais de aplicação, ocorrências extraordinárias que estão sendo apuradas pela equipe organizadora do concurso;
    3 – Em alguns desses locais, foi registrado atraso na entrega das provas durante a tarde deste domingo, 22, decorrente de falha em sistema informatizado de responsabilidade de empresa terceirizada contratada pelo IFCE, o que impactou na logística do concurso;
    4 – Nesta segunda-feira, 23, concluído o mapeamento dos problemas registrados durante as provas para os cargos de nível D, o IFCE se manifestará sobre possível anulação do concurso para os cargos eventualmente afetados pela falha ocorrida e publicação de novo cronograma somente para esses cargos.
    5 – O IFCE reitera seu compromisso com a lisura e a transparência de todos os seus concursos públicos, razão pela qual garante que está tomando todas as medidas necessárias para que a isonomia entre os candidatos seja garantida até o fim do certame.
    A Reitoria do Instituto Federal do Ceará


De olho na Copa 2014

  • Bélgica 1x0 Rússia e Bélgica passa para as oitavas de final da Copa 2014.
  • Argélia 4x2 Coreia do Sul e a Argélia está um empate para ir as oitavas de final.
  • Já classificadas:
  • Holanda.
  • Chile.
  • França.
  • Argentina.
  • Colômbia.
  • Costa Rica.
  • Bélgica.
  • Já eliminadas:
  • Espanha.
  • Inglaterra.
  • Austrália.
  • Camarões.
  • Honduras.
  • Bósnia.


A Senhora do Tempo

"O relógio de parede recusa-se a funcionar. Foi minha culpa. Faltou-lhe parede, amassou-se em embrulhos apressados do dia antes de ontem e, mesmo depois de chegar à nova casa, nem parede de verdade lhe dei. Ele perdeu primeiro o movimento dos segundos, depois os minutos e as horas, talvez também por causa da umidade destes dias chuvosos, ou por não aceitar a escada de madeira. Dele só me resta a estampa, que move outros mecanismos invisíveis...


Dois dias depois de chegar, perdida entre caixas de papelão e jornais amassados, no meio do cenário da passagem de um furacão, eu tentava entender, afinal, o porquê da necessidade irreversível de morar nesta vila com ruas de terra – a mãe terra, de onde viemos e para onde vamos voltar -. Antes de hoje nada poderia, de forma alguma, fazer sentido, a transformação radical em pleno curso me dizia que todas as certezas precisariam ser remodeladas após a conclusão da mudança.

E, no day after, não tenho uma certeza a qual me agarrar. Talvez o motivo tenha sido a necessidade de finalmente parar a roda viva fabricante de zumbis do mundo exterior – o relógio? -, na qual eu me sentia sem conseguir dar conta de minha vida. As contas a pagar saltitavam nos dias da semana e não chegavam pelo correio para que eu as reconhecesse a tempo. Os diferentes planos de diferentes operadoras de celular me exigiam conhecer detalhes específicos para não ser assaltada por um mero telefonema. O carro se transformara em um devorador insaciável de líquidos sobre os quais eu nunca havia ouvido falar e gerava multas automaticamente. No trabalho, por mais que me esforçasse, tinha a sensação de estar sempre devendo algo. Pressionada por todos os lados, adotava como partes do eu “aquela dorzinha do lado esquerdo” e alguns problemas de saúde crônicos. Eu quase esquecia de dar ração aos gatos (uma tarefa nem tão complicada, mas muito importante).

Minha vida se tornara um fosso de areia movediça, e eu nem podia pedir ajuda. Os amigos pareciam estar afundando em seus próprios fossos. Às vezes, conseguíamos espichar a mão para fora do lodo e dar um ao outro um aceno virtual, mas só. Até mesmo sair para um cinema era uma operação perigosa e dispendiosa. Os assaltos tornaram-se cada dia mais comuns e, ao valor dos ingressos, precisava ser somado o do estacionamento do shopping, algum “necessário” lanche ou compra e, em dias de buscar mais distanciamento dos problemas cotidianos, uma pipoca a preço de ouro. Com as saídas para “diversão” tomando estes moldes, dá para entender porque, nas cidades, ninguém mais tem tempo de encontrar o outro, o que é considerado normal...

As premissas que me guiaram, assim, foram: a urgência de simplificar a vida, a busca por uma proximidade maior de um estado geral de saúde, a vontade de voltar a morar (sentindo-me razoavelmente segura) em uma casinha tranquila - onde eu pudesse ajeitar com calma cada detalhe, em puro deleite de ócio criativo-, a necessidade de me sentir mais próxima da natureza e a esperança de ter amigos que eu pudesse encontrar facilmente pelas ruas. Guardar dinheiro para coisas como... conhecer a Europa? Talvez nunca. Tudo bem, valia o risco.

Ou, resumindo em poucas palavras o que me motivou: queria ter novamente controle – até onde isso é possível - sobre minha vida e CUIDAR-me. Cuidar: verbo que se tornou importante em minha compreensão de mundo desde que conheci o livro Saber Cuidar, de Leonardo Boff. Àqueles que já leram meus textos, peço desculpas se me tornar repetitiva, mas explico aqui o que o autor fala sobre o paradigma do cuidar (um paradigma feminino), deixado de lado pela humanidade, que precisa com urgência ser retomado, para o bem de nossa espécie, de todas as outras - infelizmente sob o nosso jugo -, e do planeta que habitamos.

Hoje, tantas mudanças estão em andamento que precisamos descobrir onde nos situamos: terá o mundo se tornado de fato mais violento? Ou as redes sociais nos permitem saber mais e mais da violência que já acontecia e – em um possível aspecto positivo – nos dão a possibilidade de manifestar nossa reprovação para as suas mais diversas formas? Confesso que ainda não decidi por nenhuma resposta. A multiplicidade de ações revoltosas e violentas nas ruas, em manifestações confusas, em uma desideologização que dissolve qualquer tentativa de contextualizar e conscientizar, também me fizeram querer mudar para longe do centro urbano, onde eu conseguiria, pensei, tempo e calma para analisar os fatos.

No meio da bagunça da nova casa, reafirmei minha decisão: sim, com certeza vim para cá a fim de me cuidar, de cuidar do meu canto, dos meus bichos, das minhas plantas antes de enlouquecer, adoecer ou... ter meu tempo sobre a terra sumariamente encerrado pelo roteirista lá de cima.

Lembro logo da frase de uma amiga, em desabafo: “estou cansada de cuidar, queria ser cuidada”. Por que nós mulheres parecemos estar sempre repetindo, ou calando, isso? Bem, tenho algumas teorias a respeito.

Se Boff falou do quanto a humanidade perseguiu o paradigma masculino de conquistar e deixou de lado o cuidar, é preciso pensar quais mudanças esta corrida pela conquista de não sabemos o quê trouxe para a sociedade. As mulheres, desde sempre Amélias, “mulheres de Atenas”, Penélopes e princesas que esperavam pelo homem, pelos guerreiros, pelos Ulisses, cansaram de esperar. Agora elas vão à vida, à guerra, ao mundo. Agora elas crescem não apatizadas em princesas, mas já iniciadas na arte de profissionalizar-se em sucesso e colecionar conquistas. Do flertar ao namorar, ao ficar e ao pegar, os relacionamentos deixaram de ser relacionamentos – a palavra corre o risco de ficar fora dos novos dicionários, até -. Agora há, dos dois lados, conquistadores que não se deixam conquistar – pois isto seria perder a guerra.

Nós, mulheres, temos aprendido, em nome de uma suposta igualdade que só fez impor um modelo masculino, a sufocar uma parte natural de nossa índole de amar integralmente, de cuidar; a árvore generosa que dá sombra, flores e frutos; a mãe que amamenta, consola e acolhe. O instinto materno e a maternidade não são mais plenos, são resquícios permitidos nos intervalos entre o trabalho, o estudo e outras exigências do consumo social.

Minha mãe, apesar dos 81 anos, de um casamento de mais de sessenta e de ter criado três filhos, já adultos, espantosamente não sabe cuidar-se. Foi uma das mulheres que viveu com plenitude a condição de ser mãe e dona de casa. Mas, nesta época não tão distante, não foi escolha, obrigação. Pairava sobre as possíveis fagulhas de felicidade a sensação de estar em uma jaula, a tutela repressora do machismo - que a impedia de sentir a beleza da vida, trazendo como ônus um marido naturalmente infiel (a infidelidade era parte da natureza masculina, agora também é da feminina - !? -), e incontáveis restrições de desfrute em um mundo feito de censuras e resignações. O tempo, como é de seu mau costume, passou inexoravelmente. Tudo ao redor mudou, meu pai faleceu... Entristecida, constatei: minha mãe precisa, agora, cuidar de si mesma, e não sabe como fazer. Ao menos se permite algumas pequenas alegrias, desfrutadas como travessuras infantis, com as quais eu e minha irmã, as mulheres da família, compactuamos. (a pergunta que me faço agora, para a qual ainda não tenho resposta, é: e eu, saberei cuidar de mim mesma?)

Parece que nossa sociedade, masculinizada em seus paradigmas, distorceu de tal forma o papel da mulher que nós, fêmeas, nos tempos pós-modernos, fazemos parte ‘de um feminino subnutrido, doente, abandonado, transmutado em aparente independência, mas explorado até o fim para agradar aos olhos, ao paladar, para dar gozo ao conquistador. Um feminino quase sem capacidade de gerar a vida...

O amar foi dilacerado, de geração em geração, até chegar ao “pegar”. Se eu “pego”, vivo sob a ditadura do corpo, não acompanho o amadurecimento do grão, não vou ter colheita na próxima estação, não vou aprender a enfrentar as pragas, não irei “perder tempo” e não vou lembrar que ainda tenho um coração – não sofro, portanto... -.

Somos uma sociedade de fast food, de consumo e prazeres instantâneos, em que “não ter tempo” é, ao contrário do que se pensa, não algo alheio a nossa vontade, necessidade ditada pela sobrevivência física, mas condição indispensável para não enfrentar o quanto nossa vida ficou vazia, tal qual uma semente transgênica que nunca brotou. As crianças que chegam vão logo aprendendo a viver no vazio, substituem os machucados no joelho e a aventura de brincar pelas ruas por novas máquinas digitais que atrofiam os olhos e o coração, e impedem de contemplar o mundo ao redor. O que terão para lembrar em experiências de vida quando seus joelhos já não permitirem caminhar sem dor?

Parece que só faço acumular perguntas. Com os textos, vou tentando, ao menos, organizá-las em novos espaços, como tudo que vou tirando das caixas. Talvez acumular perguntas seja o melhor a fazer, já que as certezas têm vindo, quase sempre, preenchidas de valores antigos ou novos e distorcidos.

Aos leitores, sugiro acumular suas próprias perguntas para usá-las como tijolos em uma nova construção – coletiva, quem sabe? -.

É bom prestar atenção no relógio: tic tac, tic tac, tic tac. Logo são horas de dormir, talvez para sempre.

Valéria Regina

Hemodinamicamente estável

Na foto de Jarbas Oliveira, o momento do desmaio de Cid Gomes, no Náutico, onde é socorrido por Zezinho Albuquerque, Domingos Filho, Lula Morais, André Figueiredo e Manuel Dias
Boletim médico de Cid Gomes:
"O Hospital Geral de Fortaleza (HGF) informa que o paciente Cid Ferreira Gomes deu entrada no início da tarde deste domingo (22) com uma hipotensão postural - queda de pressão arterial. A equipe médica esclarece que o paciente está hemodinamicamente estável, com pressão já normalizada e recebeu alta".
Ciro Gomes, Zezinho Albuquerque, Camilo Santana, Domingos Filho e Leônidas Cristino foram ao HGF para pegar Cid Gomes que recebeu alta

Cid teve hipotensão postural (tontura)

O governador do Ceará, Cid Gomes (Pros) já está na Residência Oficial.
No Hospital Geral de Fortaleza (HGF) foi diagnosticado uma hipotensão postural.
Recebeu alta, após desmaiar na convenção estadual do PDT, np Náutico, ao meio dia.
Hipotensão ortostática (também conhecida como hipotensão postural1 , ortostase e coloquialmente como tontura) é uma forma de hipotensão em que a pressão arterial de uma pessoa cai abruptamente quando esta pessoa assume a posição de pé ou quando realiza uma alongamento (como inclinar-se para trás e esticar os braços). Em termos médicos, é definida como uma queda na pressão arterial associada ao ato de ficar em pé:
  1. Pressão arterial sistólica: queda de pelo menos 20 mmHg
  2. Pressão arterial diastólica: queda de pelo menos 10 mmHg
O sintoma é causado pelo acúmulo de sangue nas extremidades inferiores do corpo, quando do evento de uma mudança na posição corporal. É bastante comum e pode ocorrer brevemente a qualquer pessoa, embora ocorra predominantemente aos idosos e àqueles que sofrem de baixa pressão sanguínea.

Causas[editar | editar código-fonte]

A hipotensão ortostática é causada principalmente pelo acúmulo de sangue induzido pela gravidade nas extremidades inferiores do corpo, o que por sua vez compromete o retorno venoso, resultando em diminuição do débito cardíaco e subseqüente diminuição da pressão arterial. Por exemplo, a mudança de uma posição deitada para uma posição em pé acarreta em uma perda de cerca de 700 mL de sangue do tórax , com uma diminuição nas pressões arteriais sistólica e diastólica . 2

A saúde de Cid

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...