quarta-feira, setembro 30

Corecon-CE debate em Live a Reforma Tributária


O Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE) promove, nesta quinta-feira (1/10), às 18h30, Live sobre “Mudança na tributação do Imposto Sobre Serviço (ISS) e a Reforma Tributária”. Participam do debate virtual a vice-presidente do Corecon-Ceará, Silvana Parente e o doutor em administração Pública, Alexandre Cialdini. A transmissão ao vivo será no no perfil do Conselho no Instagram (@coreconceara).
A nova lei prevê uma transição para a partilha do produto da arrecadação do tributo, do município do local do estabelecimento prestador para o de domicílio do tomador dos serviços. Ou seja, transfere a competência de cobrança do imposto para o município onde o serviço é prestado ao usuário final. A lei foi sancionada sem vetos pelo presidente Jair Bolsonaro e publicada no Diário Oficial da União (DOU), no último dia 24 de setembro.
“Vamos abordar na live os impactos positivos dessa medida, que trará benefícios para os municípios, onde consequentemente irá aumentar a base de arrecadação”, explica Silvana Parente.
Sobre o Corecon Ceará - O Conselho de Regional de Economia do Ceará tem por finalidade a fiscalização do exercício da profissão, no que diz respeito à disciplina, a ética, e atua em defesa da sociedade e da categoria de economistas. Por meio de suas redes sociais, vem realizando uma série de lives com o objetivo de estreitar os laços entre o Conselho e a sociedade.


Oficinas, contos e dança integram 5ª Semana Virtual dos CCBNB


A quinta semana de programação virtual dos Centros Culturais Banco do Nordeste inicia nesta quarta-feira (30), com aulas de “Noções básicas de figurino para dança” e vídeo-cenas com “Oh, de casa”, “Contos de quintais” e “O Pequeno Príncipe: recortes”.
Até sábado (3 de outubro), apresentações que contemplam categorias como artes cênicas, artes visuais, música e atividades infantis são veiculadas por meio do canal Centro Cultural Banco do Nordeste no Youtube.
Semanalmente, sempre de quarta à sábado, a partir das 16 horas, a programação reúne grupos e artistas individuais dos nove estados do Nordeste e do norte de Minas Gerais nas modalidades “Performance artística” e “Formação”.
A programação é gratuita, com classificação livre, e reúne 120 projetos selecionados via edital de chamada pública.
Confira a programação da semana de 30 de setembro a 3 de outubro:
Quarta-feira, 30/09 (Artes cênicas)
16h - Noções básicas de figurino para dança - Davi Alenquer (Fortaleza, Ceará)
Aula sobre conceitos básicos para figurino em dança. O intuito é aprofundar estudos nesta arte que é etapa essencial para a criação de um espetáculo.
17h - Oh, de casa - Coletivo Redemoinho (João Pessoa, Paraíba)
Vídeo-cena que trilha um caminho de visitação e possibilidade de encontro por meio de experimentações coreográficas. Cada casa é aberta aos espectadores a partir de uma relação entre corpo, dança e ambiente.
18h - Contos de quintais - Juliana Sousa Cutrim (São Luís, Maranhão)
Reunião de contos do escritor, compositor, cantor e professor Elizeu Cardoso, interpretados pela atriz e cantora Juliana Cutrim. Nos seus contos, Elizeu compartilha de forma poética suas memórias de menino nascido em Pinheiro, Baixada Maranhense.
19h - O Pequeno Príncipe: recortes - Coletivo Atuantes em Cena (Juazeiro do Norte, Ceará)
Adaptação de cenas da montagem original do espetáculo “O Pequeno Príncipe” e depoimentos dos artistas envolvidos no processo. O Coletivo busca proporcionar aos espectadores o contato com a obra e seus bastidores.
Quinta-feira, 1/10 (Artes visuais)
16h - Estudo infinito do vazio - Isabel Mendes (Montes Claros, Minas Gerais)
Reflexão sobre o que significa o vazio quando se trata de arte e de memórias afetivas. O experimento vídeo-fotográfico acontece a partir de uma folha em branco e do estudo de um ambiente físico vazio de confinamento.
17h - Os lugares comuns - Laiane Teles (Amargosa, Bahia)
Exercício de observação de lugares comuns em busca de encarar o que é difícil dentro de nós e no mundo. Uma tentativa de reescrever espaços, resgatar o impulso sensível na vida cotidiana e recuperar o apreço às coisas banais, normalmente despercebidas.
Sexta-feira, 2/10 (Música)
16h - Nordeste futurista - Luana Flores (João Pessoa, Paraíba)
Show autoral, focado no empoderamento feminino, que contempla uma fusão do universo eletrônico com ritmos da cultura popular nordestina. Na apresentação, a artista utiliza-se de equipamentos eletrônicos, como controladoras, pedais de efeitos, vozes e synths, com o objetivo de transportar os ritmos regionais para um universo futurista e feminista.
17h - A visita online - Pantico Rocha (Fortaleza, Ceará)
Série de videoclipes colaborativos produzidos durante a quarentena, reunidos e apresentados pelo próprio artista, passando por músicas de repertório autoral, em parceria com Marcus Dias, e mais duas canções inéditas.
18h - O som das coisas - Alex Mesquita (Salvador, Bahia)
Show de lançamento do DVD do músico que apresenta composições instrumentais intercaladas com textos poéticos, trabalhos vocais, percussão e efeitos sonoros. O artista busca conduzir o espectador e ouvinte à uma experiência musical necessária em tempos de pandemia e isolamento social.
19h - Árvore estranha - Ao vivo em casa - Sandyalê (Aracajú, Sergipe)
Apresentação realizada com canções do álbum mais recente do projeto, lançado em outubro de 2019. Cada integrante gravou áudio e vídeo, passando por edição de imagens, mixagem e masterização.
Sábado, 3/10 (Atividades infantis)
16h - Lili faz brinquedo em casa - Lara Ramos Macario (São Cristóvão, Sergipe)
Na oficina, a atriz interpreta a personagem Lili e traz de forma lúdica novas formas de fazer brinquedos. A proposta visa auxiliar o público infantil a ressignificar o tempo em casa, no atual contexto pandêmico, estimulando tanto o sensorial quanto a criatividade.
17h - Contação de histórias do ballet - Natália Barboni (Feira de Santana, Bahia)
O vídeo tem como objetivo a formação artística de crianças e adolescentes pela contação de histórias do repertório clássico do ballet, de forma lúdica e encenada, e que, hoje, são consideradas patrimônios da dança.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...