sexta-feira, abril 30

AGFN completa sete anos

A Agência Grande Fortaleza de Notícias (AGFN) completa nesta sexta-feira (30 de abril) sete anos.

Foram até agora 2.425.371 visualizações de 20.771 notícias.

Começamos com 88 visualizações em 30 de abril de 2014.

Subiu para 1,9 mil em 31 de agosto de 2014.

O pico de audiência aconteceu em 30 de novembro de 2018 com 142.201 visualizações.

O propósito da AGFN é divulgar a Grande Fortaleza.



Ayo Fitness reforça protocolos na retomada de aulas coletivas

Com a reabertura das academias no Ceará, as aulas coletivas retornaram também, porém seguindo todos os protocolos necessários.

Na Ayo Fitness, as aulas de Fitdance, crossfit, funcional, muay thai, boxe, yoga e mat pilates ocorrem seguindo uma série de protocolos de biossegurança e adaptações necessários, a fim de garantir a integridade dos alunos.

Além de funcionar com 25% da capacidade, conforme autorização da nova fase de retomada da economia do Ceará, a academia preparou uma série de medidas próprias para garantir máxima segurança aos colaboradores e clientes durante a pandemia da covid-19.

Confira algumas das medidas:

  • Agentes de garantia dos protocolos - A Academia agora conta com agentes exclusivos para garantir o funcionamento dos protocolos ao combate à pandemia.  São profissionais da engenharia ambiental e vigilância sanitária que estão em todos os horários de funcionamento da academia, garantindo os protocolos.
  • Distanciamento e higienização - Hábito já adotado antes da pandemia, a Ayo segue mantendo o ambiente limpo, higienizado e organizado. São disponibilizados dispensadores de parede com álcool 70%, papel toalha e cestos de lixo em toda a academia. Além disso, há o distanciamento social necessário entre cada um dos alunos.
  • Agendamento - Antes de ir para a Ayo, é preciso fazer check-in para consultar os horários disponíveis. O agendamento pode ser realizado diretamente pelo aplicativo Ayo ou diretamente na recepção da academia de acordo com a disponibilidade de vagas.
  • Tempo de permanência - O tempo de permanência dos alunos dentro do estabelecimento é controlado e limitado a uma hora para evitar aglomerações e proteger a Saúde de todos. 

- Preparamos tudo com muita segurança e responsabilidade para que todos possam voltar a garantir sua saúde e bem-estar da melhor forma. Muitos alunos necessitam de uma atenção especial e não conseguem a longo prazo se manterem na rotina apenas em casa. Como academias, temos o papel essencial de atuar na manutenção da saúde deles”, destaca a diretora da Ayo Fitness Club, Sasha Reeves

Ayo On Demand - Mesmo com a retomada, atividades virtuais seguem sendo oferecidas, como a Ayo On Demand. O programa é dividido em três serviços: Cycle On (treinos de bike); Ayo One to One (treinamento personalizado e o Ayo Play (treinos online gratuitos). 

- A ideia é que a Experiência Ayo tenha maior alcance, levando para mais pessoas a metodologia exclusiva desenvolvida com a expertise da equipe e a proximidade que o aluno Ayo já conhece”, finaliza Sasha Reeves, diretora da Ayo.

Sobre a Ayo - Com estrutura completa e um time de mais de 90 profissionais capacitados, a Ayo se firma em Fortaleza como a primeira academia 100% voltada para alinhar o bem estar físico e mental ao convívio com a natureza e com a comunidade. 

O espaço oferece o melhor suporte aos alunos durante os treinos e a motivação necessária para a conquista dos resultados estimados, unindo o foco na saúde aos prazeres da diversão em seus treinamentos.

Futricas Fortalezenzes para 30 de abril na História da capital cearense

Eis o Arquivo Nirez para 30 de abril na História de Fortaleza.

1825 - Executados por sentença da Comissão Militar, o coronel de milícias João de Andrade Pessoa Anta, nascido em Granja, a 23/12/1787 e o padre Gonçalo Inácio de Loiola Albuquerque e Melo Mororó (Padre Mororó), nascido na povoação Riacho Guimarães (Groaíras) em 29/07/1778. Ambos hoje são nomes de vias públicas em Fortaleza, Avenida Pessoa Anta e Rua Padre Mororó.

1870 - Desembarcam em Fortaleza as tropas do 26º Batalhão de Voluntários da Pátria comandadas pelo coronel Antônio Tibúrcio Ferreira de Souza (General Tibúrcio), constituído de 28 oficiais e 402 praças, vindos da Guerra do Paraguai.
1875 - Sai em Fortaleza o jornal "E Pur Si Muove", tendo por redatores Pedro Tomás de Queirós Ferreira (Pedro de Queirós), Clóvis Beviláqua, Francisco de Paula Ney, Gil Amora e João Edmundo.
1929 - São inauguradas as Escolas Reunidas do Boulevard Visconde do Rio Branco, dirigidas pela professora Amélia Pereira Pequeno.
1929 - Pelo vapor Almirante Jaceguay, chega a Fortaleza o escultor paulista Humberto Bartolomeu Cozzo (Humberto Cozzo), a quem - depois de rigoroso concurso - foi confiada a confecção do monumento a José de Alencar. Humberto Cozzo veio assistir à inauguração da estátua do escritor cearense na praça Marquês de Herval (hoje, Praça José de Alencar).
1932 - A Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas-IFOCS (hoje Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS) tem novo diretor, o engenheiro Luís Augusto da Silva Vieira (Luís Vieira), substituindo Artur Fragoso de Lima Campos.
1932 - Morre, em Fortaleza, aos 50 anos de idade, o comerciante Rosklin Bravo.
1938 - Criada, pela Prefeitura Municipal de Fortaleza-PMF, a Companhia Telefônica de Fortaleza.
1946 - O presidente Eurico Dutra proíbe o jogo em todo o território nacional, fechando todos os cassinos; repercutindo em Fortaleza, obviamente.
1953 - Falecimento do advogado e jornalista Jaime Carneiro Leão de Vasconcelos (Jaime de Vasconcelos), irmão de Abner Carneiro Leão de Vasconcelos, membro do Tribunal Federal de Recursos. Nascera em Granja, em 09/12/1884, tendo iniciado as suas atividades advocacionais no Acre, transferindo-se, depois, para o Rio de Janeiro, onde instalou escritório de advocacia.
1954 - Em solenidade presidida pelo prefeito de Fortaleza, Paulo Cabral de Araújo, é encerrado o X Salão de Abril e entregues os dois prêmios, conferidos à pintora Heloísa Ferreira Juaçaba - Divisão Moderna - e ao escultor Florisvaldo Mendes - Divisão Geral.


1955 - Emília Barreto Correia Lima (foto) é eleita Miss Maguari, para concorrer ao título de Miss Ceará e ganhou o Miss Brasil.
1956 - Estreia, à noite, na Praça José de Alencar, o Circo Mágico Tihanyi, de origem húngara, uma das mais importantes companhias de revióta musical. Tihányi, cognominadï “Rei dos Ladrões” é um dos mais respeitados mágicos circenses.
1973 - A 10ª Região Militar tem novo comandante em solenidade presidida pelo comandante do IV Exército, general Walter Menezes Paes, assume o general cearense Tácito Teófilo Gaspar de Oliveira, 59 anos, substituindo o general Oscar Jansen Barroso que deixou o comando no dia 23. Esteve respondendo interinamente o coronel Mário Ramos Soares.
1975 - Acontece, às 20h30, a inauguração do XXV Salão de Abril, no Pavilhão Antônio Bandeira (depois Galeria Antônio Bandeira), no subsolo da Praça do Ferreira, com a presença do prefeito Evandro Ayres de Moura, da primeira dama do município, Aunésia Ayres, e do secretário de Cultura do Estado, Ernando Uchoa Lima.
1976 - Desembarca, no Aeroporto Pinto Martins, dom Aloísio Lorscheider, agora cardeal, sendo saudado pela Banda de Música do 23º BC que executou o Hino Pontifício e recepcionado pelo governador José Adauto Bezerra de Menezes e o prefeito Evandro Ayres de Moura.
1979 - As águas territoriais da costa cearense, como as de todo o País, passam a ter 12 milhas em vez de seis.
1983 - O 2o tenente da Polícia Militar e ex-integrante do COE, Francisco Monteiro da Silva Júnior, é morto a bala quando uma patrulha da qual fazia parte perseguia assaltantes em Antônio Bezerra.
1983 - Publicado o Ano I número 1 do jornal "O Popular", pela Popular Editora Ltda., com redação e administração na Rua Liberato Barroso, 1093, dirigido por Manuel Coelho Raposo (Manoel Raposo), Paulo Verlaine Coelho e Rosana Coelho Raposo Gomes, sendo redatoriado por Jáder Moreira de Carvalho (Jáder de Carvalho), Durval Aires de Menezes, Fenelon Almeida, Gervásio de Paula, Lúcio Lima, Olavo de Sampaio e Rogaciano Leite Filho. Vinha datado de 30/04/1983 a 15/05/1983.
1990 - Inaugurado o XL / XLI Salão de Abril, dois num só, para corrigir a numeração que vinha errada desde 1964. Realizou-se no salão nobre do Palácio da Abolição, na Avenida Barão de Studart, 505.
1993 - Deixa a Secretaria de Segurança Pública o delegado Francisco Carlos Araújo Crisóstomo, assumindo em seu lugar o delegado de Polícia Civil Francisco Quintino Farias.
2002 - Abre-se, na Galeria Antônio Bandeira, no Centro de Referência do Professor, na Rua Conde D’Eu, 560, Centro, o 53º Salão de Abril de Artes Plásticas, promoção da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza-Funcet com apoio do Banco do Brasil.
2002 - O Departamento de Edificações, Rodovias e Transportes do Estado do Ceará-DERT, antigo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem-DAER, muda-se de sua sede, o Edifício Presidente José Linhares, na Rua Assunção nº 1100 para sede da Avenida Godofredo Maciel, vizinho ao Detran, na Maraponga. Hoje é Departamento de Edificações e Rodovia-DER.
2003 - Abre-se o LIV Salão de Abril, promoção da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo-Funcet, na Galeria Antônio Bandeira, no Centro de Referência do Professor (antigo Mercado Central).

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...