sexta-feira, junho 5

Amanhã na Lagoa do Colosso

A região Nordeste do Brasil é estratégica para a Bombril, por isso, mais uma vez a empresa apostou, como faz todos os anos, em um dos principais eventos que acontece na região: o Arraiá do Aviões. A Lagoa do Colosso, cartão postal de Fortaleza, será palco do espetáculo que reunirá 15 mil pessoas amanhã e marcará a comemoração dos 13 anos de sucesso da banda Aviões do Forró, que ano após ano se mantem líder na preferência do público.
Desta vez, a Bombril leva para o evento o tema de sua campanha de mídia 2015: Toda Brasileira é uma Diva. A empresa terá um camarote exclusivo, ao lado do palco e fará ativação da marca na pista - uma máquina de fotos estará à disposição do público, que será incentivado por promotores a participar da ação. As imagens feitas pela máquina serão enviadas aos fãs da banda por e-mail ou Facebook e também poderão ser vistas nas mídias sociais do evento.
A ação de patrocínio também inclui campanhas de mídia veiculadas em rádio, redes sociais, outdoor, publicações impressas locais e merchandising.
Toda Brasileira é uma Diva
Para mapear o que a brasileira entende como “diva”, a Bombril foi às ruas e descobriu que o termo é usado, no Brasil, como sinônimo de mulher de atitude, confiante, independente, firme, forte e decidida. Ou seja, é a mulher comum, que luta e conquista tudo e todos ao redor. A Bombril então, abrasileirou o termo e nomeou Ivete Sangalo como a representante do conceito ‘Toda Brasileira é uma Diva’.
A maior e mais arrojada campanha de mídia da Bombril, que tem o conceito como tema principal, vem movimentando eventos culturais pelo território nacional. A empresa esteve presente nos Carnavais de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador; no espetáculo ‘Eduardo Lages e Orquestra - O Maestro do Rei’, no eixo Rio-SP-Curitiba; e, agora, marca presença no Arraiá do Aviões, em Fortaleza.
Sobre a Bombril - Considerada uma das maiores e melhores empresas de soluções de higiene e limpeza no Brasil, a Bombril está no mercado há 67 anos e possui um portfólio de quase 600 itens de limpeza doméstica, dividido em 27 marcas e 70 categorias de produtos que aliam qualidade e tecnologia. A dona de casa encontra sempre soluções Bombril quando sua necessidade é esponja de aço, detergente, sabão em barra, saponáceo, desinfetante, limpador, amaciante, lava roupas líquido, facilitador de passar roupa, sachê perfumado, desodorizador e vários outros itens da cesta de limpeza doméstica.
A Bombril produz 450 mil toneladas de produtos por ano em três complexos industriais, localizados nas cidades de São Bernardo do Campo (SP), Abreu e Lima (PE) e Sete Lagoas (MG), os quais empregam mais de 3 mil funcionários (diretos e indiretos). Os produtos Bombril são sinônimo de qualidade e respeito ao meio ambiente e a marca é reconhecida e querida pelo consumidor brasileiro. Esse prestígio, que rendeu à empresa o título “A Marca do Século”, deve-se, principalmente, à forte comunicação da Bombril por meio das campanhas publicitárias.
Em 2012 a Bombril ingressou no mercado de cosméticos e criou a empresa Bril Cosméticos, que faz parte do grupo com marcas como Ecologie (Fios, Face, Corpo e Homem), Joy!, Íntimo Bio, Dash, Out Inset e Lysoform Primo. Sempre preocupada com as questões sociais, a Bombril criou, em 2011, o IRSF – Instituto Roberto Sampaio Ferreira, que tem como seu principal projeto de transformação social, a Casa Bombril.

Na Net Now

No mês de junho, o NET NOW apresenta títulos de tirar o folego. O romance envolvente e conturbado vivido por Anastácia Steele (Dakota Johnson) e Christian Grey (Jamie Dornan), em Cinquenta Tons de Cinza chega à programação, assim como toda a magia do live-action de Cinderela, que tem Lilly James no papel principal, Cate Blanchett como Madrasta, Richard Madden de Príncipe e Hele Bonham Carter de Fada Madrinha.
Já os recém-saídos do cinema, A Série Divergente: Insurgente, que apresenta a busca de Tris (Shailene Woodley) e Four (Theo James) por respostas sobre o mundo em que vivem, e Kingsman: Serviço Secreto, adaptação da série de quadrinhos criada por Mark Millar e Dave Gibbons, são os pré-lançamentos do mês. NET NOW > Cinema > Pré-lançamentos
Para Sempre Alice, o drama que rendeu o Oscar de Melhor Atriz para Julianne Moore; Sete Dias Sem Fim, com Tina Fey, Jane Fonda e Jason Bateman; e a ficção científica Projeto Almanaque também estão entre os lançamentos de junho do NET NOW.
As crianças poderão se aventurar com Bob Esponja - Um Herói Fora D'água, que leva para terra firme a caçada pela fórmula secreta do hambúrguer de siri. Nessa empreitada, o funcionário modelo da lanchonete do Sr. Sirigueijo e seus fiéis e escudeiros amigos, Patrick, Lula Molusco e Sandy terão de enfrentar ao malvado pirata Barba Burger, vivido por Antonio Banderas.
Todos os lançamentos podem ser acessados pelo controle remoto em Cinema > Lançamentos. Os valores de locação variam de R$ 9,90 (lançamentos) a R$ 15,00 (pré-lançamentos).

No Cine Ceará 2015

Com direção de Clébio Viriato Ribeiro, A LENDA DO GATO PRETO é um filme de longa duração que se destina à exibição no circuito comercial de salas de cinema e salas digitais, no Brasil, em 2015. Sua avant-première mundial acontecerá no Cine São Luiz, 23 de junho de 2015, às 21 horas, durante a realização do 25º Cine Ceará em Fortaleza.
O filme exalta a força da cultura cigana e sua contribuição para formação da identidade cultural brasileira. Uma proposta que respeita as diferenças das minorias étnicas, reconhecendo o legado que os povos ciganos (notadamente os que passaram pelo sertão nordestino em meados do século passado) deixaram às futuras gerações.
A história se passa no sertão mas não fala de seca, cangaço e miséria. O filme tem ainda como mote inspirador uma lenda urbana propagada em Quixadá, município do sertão central do Ceará, que diz sobre uma menina tomada pelo desejo súbito e irresistível de subir pela parte mais íngreme da Pedra do Cruzeiro, vencendo seus 90 metros de altura sem a ajuda de qualquer equipamento, afirmando ser atraída por um gato preto que a conduzia até o topo da pedra.
Repleto de misticismo, surrealista e romântico, com uma temática lúdica, presente no imaginário de muita gente, a produção espera envolver e captar um público extenso, garantindo a propagação da obra para outras praças. Como resultado, espera-se atingir um público estimado em dois milhões de pessoas na faixa etária de 13 a 80 anos de idade entre cinéfilos, remanescentes de comunidades ciganas, jovens e adultos, homens e mulheres das classes sociais A, B e C no Brasil e Exterior.


​Cássia Roberta - "Mariana".

​Ciganos e lenda urbana
Porque um filme sobre ciganos? Ao contrário dos índios, hoje também uma minoria, os ciganos nem sequer são citados na Constituição Federal. A defesa dos direitos e interesses ciganos, no entanto, é bem mais difícil e complexa.
A cultura cigana representa um conjunto de tradições e crenças que desafiam os modelos sociais por defender o direito à diferença. Os ciganos, ao longo da história, são testemunhas do preconceito social e religioso, exatamente por não reconhecerem um Deus próprio, nem sacerdotes, nem pastor. Para os citadinos, cigano muitas vezes é sinônimo de esperto, vagabundo ou ladrão. Esse ranço histórico é cultivado, inclusive, pela literatura em torno de estórias e histórias vividas ou imaginadas.
O filme, com tons de realismo fantástico, tem como fio condutor a passagem dos ciganos pelo sertão e uma lenda urbana de Quixadá que versa sobre uma garota que subia pela parte mais íngreme os 90 metros da Pedra do Cruzeiro sem ajuda de nenhum equipamento. Uma multidão se juntava no sopé da pedra para ver a garota e sua performance. Quando descia, falava para os populares que era um gato que a chamava e a conduzia para o topo da pedra.

​Elke Maravilha - "Cigana".

Sinopse
Sertão do Nordeste brasileiro, tempos atrás. Um grupo de ciganos acampa nos arredores de Quixadá, seguindo a previsão de que um novo tempo se anuncia. Ali passam semanas mudando a paisagem, interferindo no cotidiano do pequeno lugarejo.
Aos poucos se integram à vida da cidade e usando da habilidade para o comércio fazem da feira seu ponto de negócios. Lutando pelo direito de serem aceitos, um pequeno grupo de ciganos envolve-se numa grande confusão, após um rico comerciante local atropelar um Gato Preto, animal de estimação de uma Cigana. Conflito que finda por expulsar a todos os ciganos da cidade. Anos depois, Mariana, filha mais nova da família Amorim, sente-se tomada por uma força indômita que a faz correr pelas ruas de Quixadá e subir pela parte mais íngreme da Pedra do Cruzeiro.
A Cigana do gato morto retorna a Quixadá, agora dona do famoso Circo Estrela do Oriente. Seu filho e Mariana têm um romance proibido que mudará o rumo da história.

​Alexandre Mandarino - "Xiquinho Aragão".

Elenco e Equipe
O elenco do filme “A Lenda do Gato Preto” é composto por grandes nomes do teatro, cinema e a TV brasileira como Emiliano Queiroz, Elke Maravilha, Aurora Duarte, Eduardo Dascar. A atriz Cássia Roberta é a protagonista. Junto com o ator Alexandre Mandarino, formam o casal romântico do filme. No elenco temos ainda Jane Azeredo, Ana Marlene, Katiana Monteiro, Sidney Souto, Juliana Carvalho. Participação especial de do cantor e ator Rodger Rogério,e do artista Zé Tarcísio. A fotografia é assinada por Alex Meira e Jane Malaquias. Trilha Sonora de Manassés de Sousa, figurino de Dami Cruz e a direção de arte de Nilton Fiore e Nilson Santiago.
A Lenda do Gato Preto foi inteiramente rodado no Ceará tendo como cenários as paisagens de Quixadá e a beleza arquitetônica dos casarões e sobrados de Maranguape.

Emiliano Queiroz - "Padre".

Breve Biografia do Diretor
Clébio Viriato Ribeiro - Realizador de Audiovisual, Produtor, Diretor. Pós Graduado em Audiovisual em Meios Eletrônicos pela Universidade Federal do Ceará. Iniciou suas atividades na área do audiovisual sendo aluno do cineasta Eusélio Oliveira no curso de Cinema e Vídeo da Casa Amarela/UFC.
Representante direto da geração de videomakeres que nos anos 80 iniciaram o movimento Audiovisual em curso no estado do Ceará. Fundou a Associação de Cinema e Vídeo de Quixadá. Idealizou o evento Quixadá Mostra Cinema. Fundou o Cine Clube Mestre Adolfo, o primeiro do sertão central cearense e o Cine Clube Avenida. Coordenador de Produção do Festival de Jericoacoara – Cinema Digital.
Dirigiu os filmes “O Auto da Camisinha”, “O Casamento” e “Magé”. Produtor Executivo do documentário “Mãe de Santo, teu nome é Zimá”. Produziu os filmes “O Quinze, “Corisco e Dadá” , “Campo Branco” , “Toda Garota” , “Camisinha Vale Ouro”, “O passageiro pau de arara”.
Fundou o Jornal “O Quixadá”. Publicou os livros “Quando as Lâminas Cortam”, “A Filha do Sertão”, “Cinema de Pedra”. É membro da Academia Quixadaense de Letras.

​Clébio Viriato Ribeiro - diretor e produtor


SERVIÇO
A Lenda do Gato Preto
Avant Première:
Dia 23 de junho de 2015 - 21h. Cine São Luiz – Fortaleza.
Exibição especial em Quixadá:
Dia 26 de junho – 20h. Praça da Cultura.

Dia dos Namorados no L'Entrecotê

“Que seja eterno enquanto dure”. E que dure para sempre! Quem está apaixonado ou amando deseja que cada segundo, ao lado da pessoa amada, seja único, especial e a felicidade permanente. Um amor inquebrável, forte, como um cadeado, que após ser fechado, só é possível ser aberto com uma chave. Caso contrário, suas duas partes ficarão unidas para sempre. Esse simbolismo conquistou milhares de casais por todo o mundo que, em visita à Paris, cumpriam a tradição de prender os “cadeados do amor” na famosa ponte “Pon dês Arts”.
Durante a semana do Dia dos Namorados, de 8 a 12 de junho, o restaurante L’Entrecotê de Paris, em Fortaleza, vai dar, para cada casal que for ao local, o cadeado para que cada um possa repetir o mesmo juramento de quem vai à França. O objeto será colocado e exposto em um espaço na entrada do estabelecimento.
Após escreverem seus nomes ou iniciais nos cadeados, os casais os prendiam às grades metálicas de proteção da ponte e jogavam a chave no Rio Sena, como forma de juramento a um amor eterno. Apesar das centenas de cadeados terem sido removidas da ponte neste dia 1º de junho – o peso dos objetos estariam comprometendo a estrutura da ponte -, os apaixonados do Ceará, ainda, terão a oportunidade de vivenciar essa experiência de Paris aqui.
A ação acontecerá durante o almoço e o jantar. De acordo com os proprietários, Thiago Nóbrega e Catarina Cavalcante, em razão do restaurante oferecer as sensações de se estar, realmente, em Paris, nada melhor do que trazer, para a Capital cearense, uma tradição romântica da Europa no período mais romântico do ano. “Estar em nossa casa é como estar em Paris. Então, para o Dia dos Namorados, pensamos em algo que pudesse remeter, ainda mais, à França. Os ‘cadeados do amor’ são uma tradição e perfeitos para enaltecer os sentimentos entre os casais”.
Para tornar a ocasião perfeita, foi pensado um menu especial para aqueles que quiserem desfrutar da data da melhor maneira possível. Com um valor diferenciado, o casal poderá apreciar entrada, prato principal e sobremesa, e ainda optar entre uma garrafa de vinho ou de champanhe.
HISTÓRIA
A história de amor cadeados remonta, a pelo menos, 100 anos para um conto melancólico sérvio da Primeira Guerra Mundial, com atribuições para a ponte Most Ljubavi (Ponte do Amor) na cidade Vrnjačka Banja. Uma professora chamado Nada, natural de Vrnjačka Banja, apaixonou-se por um oficial sérvio chamado Relja. Depois que eles declararam o amor de um ao outro, Relja entra em guerra na Grécia, onde ele se apaixonou por uma mulher local de Corfu. Como consequência, Relja e Nada rompem o noivado. Nada nunca se recuperou do golpe devastador. Depois de um tempo, ela morreu por seu amado ter “quebrado” seu coração. Como as mulheres jovens de Vrnjačka Banja queriam proteger seus próprios amores, elas começaram a escrever os seus nomes e os nomes de seus queridos em cadeados e fechando-os nas grades da ponte, onde Nada e Relja se encontraram antes.
MENU DIA DOS NAMORADOS
Entrada: salada de folhas verdes diversas, nozes picados, tomatinho pêra e molho à base de iogurte e mostarda francesa
Principal: entrecôte fatiado com molho secreto, com batatas fritas tipo francesa
Sobremesa: a escolha do casal, entre as 13 existentes no cardápio
SERVIÇO
L’Entrecôte de Paris
Rua Maria Tomazia, 531
Informações e reservas: (85) 3016-9660.

Dia dos Namorados no Parangaba


Ambev

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Ambev lança campanha nacional para incentivar proprietários e  profissionais de bares e restaurantes a diminuir o consumo de água em seus estabelecimentos. A companhia irá distribuir mais de 300 mil cartilhas em pontos de venda de todo o Brasil com orientações sobre como  reduzir desperdícios e aumentar a eficiência no uso da água. Se todas as dicas forem seguidas, a redução do consumo pode chegar a 62%.

A Ambev passou dois meses realizando pesquisas em campo para entender quais eram os principais pontos de consumo de água nos bares. A partir desse mapeamento, foi possível identificar as melhores oportunidades para diminuir o  consumo de água, por meio da redução do desperdício e no aumento da eficiência. As orientações são simples e podem ser adotadas de maneira prática e rápida. O investimento realizado pelos donos dos bares para implantar as novas medidas é baixo e a economia gerada compensa o valor investido em até dois meses.

Para se ter uma ideia, a instalação de um simples arejador nas torneiras do banheiro custa apenas R$ 10 e pode significar uma economia na conta de água de 76%. Se o bar substituir as válvulas hidráulicas dos vasos sanitários por caixas acopladas, a redução do consumo pode chegar a 50%. Mudanças de hábitos também podem gerar economia. Ensaboar todos os copos e pratos antes de enxaguar, por exemplo, pode diminuir em até 80% o consumo de água nas pias da cozinha.

“Essa campanha é uma extensão do que já fazemos internamente em nossas fábricas. A Ambev já é referência mundial em economia de água no processo produtivo de bebidas. Com essa mobilização nacional, queremos dividir nossos conhecimentos e experiências adquiridas nos últimos 20 anos engajando nossos parceiros mais próximos nesta causa”, afirma José Roberto Brandi, gerente de relações corporativas da Ambev.

Referência em economia de água

Em busca do sonho de construir um mundo melhor, a Ambev conta com um conjunto de ações voltadas exclusivamente para  o uso eficiente da água em suas operações industriais, entre elas: sistema estruturado que controla o consumo de água em cada etapa do processo produtivo;  investimento contínuo em novas tecnologias e equipamentos; reuso de água nas fábricas; e parcerias com outras companhias para o reaproveitamento dos efluentes tratados. Com esse trabalho, a empresa conseguiu reduzir em 40% o consumo de água nos últimos 12 anos.
  
Confira as principais dicas para reduzir o consumo de água em bares e restaurantes



Sobre a Ambev 

“Ser a melhor empresa de bebidas, unindo as pessoas por um mundo melhor”. Esta é a missão da Ambev, empresa de capital aberto, sediada em São Paulo, no Brasil, com operações em 17 países das Américas (Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Chile, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai, Dominica, Antigua e St. Vincent). Dona de um portfólio de "estrelas" como Antarctica, Brahma, Bohemia, Budweiser, Skol, Original, Stella Artois; os refrigerantes Guaraná Antarctica, Soda, Pepsi, Sukita, Antarctica Citrus e H2OH!; o isotônico Gatorade e o chá Lipton, além do energético Fusion e da Brahma 0,0%, totalmente sem álcool, a Ambev é líder no ranking das cervejarias na América Latina.

Reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Ambev tem em seus funcionários – mais de 34 mil só no Brasil – sua maior fortaleza. Por isso, investe continuamente no desenvolvimento e sucesso de sua Gente, que é incentivada a se sentir dona da companhia e pensar grande. Pioneira, a companhia desenvolve o Programa Ambev de Consumo Responsável desde 2003, fazendo campanhas de conscientização sobre o uso indevido do álcool, norteadas pelas premissas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre seus principais projetos estão o Papo em Família, o Jovens de Responsa, o Bar de Responsa e o Supermercado de Responsa. Todos voltados a evitar o consumo de álcool por menores de idade. 

Sua reconhecida excelência em gestão gera retorno aos seus acionistas e garante atuação sustentável. No ano de 2014, o volume de vendas da companhia chegou a quase 172 milhões de hectolitros de bebidas e a receita líquida foi de R$ 38 bilhões – crescimento de 10,9% em relação ao ano de 2013. Referência em práticas ambientais, a Ambev criou o Movimento CYAN – Quem vê água enxerga seu valor (www.movimentocyan.com.br), uma ampla iniciativa de mobilização e conscientização da sociedade para o uso racional desse recurso natural. Um dos principais destaques de maior impacto do Movimento é o Projeto Bacias, que atua em conjunto com as ONGs WWF e The Nature Conservancy para preservar bacias hidrográficas. E, para estimular a reciclagem de resíduos pós-consumo, a companhia desenvolve inúmeras ações por meio do Ambev Recicla.​


Acompanhe as notícias e novidades da Ambev também no site www.ambev.com.br e nas​ redes sociais: www.twitter.com/ambevbrasil | www.linkedin.com/company/ambev

Mês dos Namorados no RioMar


Dia dos Namorados no Del Paseo


Dia dos Namorados

O cenário de baixa atividade econômica e restrição ao crédito pode diminuir até mesmo a compra do Dia dos Namorados deste ano. A expectativa de compra dos consumidores para o 12 de junho foi traçada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e mostra que 52,4% pretendem gastar menos na compra em relação ao ano passado. As principais justificativas desta maioria são o desemprego (25,8%) e o endividamento (24,9%).
Entre os 29,9% que pretendem gastar mais esse ano, 31,3% afirmam querer comprar um presente melhor, 30,8% dizem ser devido aos preços mais altos dos produtos, e apenas 18,5% por causa de uma eventual melhoria de salário. Segundo a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o cenário econômico, determinante para o comportamento das vendas, também tem impacto em datas comemorativas como o Dia dos Namorados. "A desaceleração da economia, com o crédito aos consumidores cada vez mais restrito, a inflação elevada e as altas taxas de juros, diminui o poder de compra do consumidor e a principal medida para salvar as finanças é o corte de gastos", diz.
O valor médio que os entrevistados pretendem gastar é de R$ 138,00, e 76,3% dos entrevistados afirmaram que comprarão apenas um presente esse ano. O preço pode influenciar nesse número: quase 80% dos consumidores acreditam que o valor do produto está mais alto que em 2014.

77% dos homens pretendem comprar presentes para a esposa
Quando analisado o perfil de quem vai presentear no Dia dos Namorados, 67,9% pretendem comprar presentes para o esposo(a) e 26,2% para o respectivo namorado(a). E são os homens os que mais pretendem agradar o cônjuge: 76,7% contra 59,6% entre as mulheres que presentearão o marido.
O valor médio previsto para ser gasto com o presente também é maior quando perguntado aos homens: eles pretendem gastar em média R$ 164,00 - já as mulheres, R$ 114,00.

65% dos consumidores pensam em comprar à vista
Entre as formas de pagamento que os consumidores pretendem utilizar para comprar o presente do Dia dos Namorados, destaca-se o pagamento à vista e o dinheiro é a principal modalidade (57,7%), bem à frente da escolha pelo cartão de débito (7,1%). É importante destacar também o cartão de crédito à vista (16,4%) e o cartão de crédito parcelado (15,7%). "Isso mostra que a grande maioria das pessoas, cerca de 65%, vão comprar presentes à vista. O momento é de fazer reservas e não se endividar, e o pagamento parcelado de presentes pode prejudicar o pagamento de contas básicas no futuro", explica a economista do SPC.
A pesquisa também revelou que a roupa é o principal item escolhido para presentear no Dia dos Namorados, com 46,5% das respostas. Logo após aparecem calçados (22,2%), perfumes ou cosméticos (22,2%), acessórios de moda (10,3%) e o próprio jantar como presente (8,1%). O shopping center é o principal lugar onde as pessoas têm a intenção de comprar os presentes (45,3%), mas também aparecem as lojas de rua (22,8%) e as lojas virtuais (9,7%).
Quanto à da comemoração no 12 de junho, quase metade dos entrevistados (49,3%) disse que irá celebrar a data em casa - apenas 18,5% pretender sair para restaurantes. Tal comportamento pode ser interessante em tempos de crise: a comemoração em casa pode ser mais barata do que a saída a restaurantes. A comemoração em motéis aparece em terceiro lugar com 8,1% das citações.

Meio Ambiente

“Sete bilhões de sonhos. Um planeta. Consuma com cuidado”. Mais do que um tema, a frase escolhida para as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente deste 2015 é um desafio. E dos grandes. Na verdade, a cada ano – e a cada novo assunto –, temos a certeza do quão importante é a participação e a conscientização de cada cidadão na reconstrução de um mundo não apenas habitável, mas sustentável. 
Celebrada todos os anos em 5 de junho, a data simbólica tem como objetivo maior ampliar cada vez mais o debate em torno desta temática. Para que todos sonhem e ambicionem uma vida melhor, desvinculada do consumo perceptível, este ano o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) propõe que todos estejam cientes de como os hábitos de consumo individuais diários podem ter um enorme impacto negativo sobre o planeta. O tema é, de fato, dos mais pertinentes ao “pedir” ao mundo que avalie comportamentos como comprar, comer e viajar.
Vamos imaginar que, com a expectativa de que 3 bilhões de consumidores da classe média sejam integrados à economia global até 2030 e que a população mundial chegue a 9 bilhões até 2050, tais desafios serão ainda maiores se os padrões de consumo permanecerem da forma como estão. Justamente por isso é que a capacidade de fazer a mudança acontecer está sendo colocada nas mãos do povo.
A versão brasileira do relatório “Estado do Mundo 2013: A Sustentabilidade Ainda é Possível?”, organizado pelo Worldwatch Institute (WWI) em parceria com o Instituto Akatu, nos ajuda com uma visão mais aproximada, por meio de números, desta realidade. O estudo revela que em apenas duas décadas acrescentamos mais 1,6 bilhão de novos habitantes/consumidores e mais 50 trilhões de dólares em PIB (Produto Interno Bruto) ao planeta. Como civilização, continuamos a crescer a um ritmo acelerado de 80 milhões de novos habitantes por ano, pressionando – sem dó – os sistemas naturais para alimentar o sistema econômico.
Assim, se em 2050 o consumo e a produção atuais permanecerem nos mesmos padrões e com a população em crescimento, precisaremos de três planetas para sustentar nosso modo de vida. De acordo com o PNUMA, viver bem dentro dos limites planetários é a estratégia mais promissora para garantir um futuro saudável. Porém, muitos ecossistemas da Terra estão se aproximando do esgotamento e, nesse contexto, é mais do que necessária a mobilização de toda a sociedade global. É premente que cada cidadão entenda seu papel nesse processo.
O bem-estar da humanidade, o bom funcionamento da economia e a segurança planetária, em última análise, dependem da gestão responsável dos recursos naturais. Temos de trazer isso para a rotina de cada um de nós e contar sempre com as tecnologias disponíveis no mercado – cada vez mais avançadas. Entre as soluções existentes estão modernos equipamentos para limpeza, que permitem lavar e desinfetar, com economia de água, de produtos químicos e de tempo, alcançando excelentes resultados. É apenas uma parte, mas já é um começo e vale nossa reflexão.
Antônio Luis Francisco é diretor geral da JactoClean, referência nacional em equipamentos para serviços de limpeza!.

Duetos

A Duetos Escola de Música completa cinco anos de dedicação e compromisso com a formação de profissionais de excelência no mercado musical. Com metodologia diferenciada, a Duetos possui estrutura para atender alunos desde a infância até a terceira idade, que buscam aprender e se aperfeiçoar técnicas em violão, guitarra, baixo, cavaco, piano, teclado, bateria, canto, percussão, musicalização infantil e home studio. Com isso, a Duetos soma inovação no ensino e em projetos que resultam em celeiros de novos talentos e reconhecimento no mercado musical. 
Escola fundada em 2010, pelo casal George Alexandre e Juliana Saraiva, a Duetos começou nas aulas particulares de violão que George lecionava em domicílio e em um pequeno estúdio que mantinha em sua residência. Com o aumento da procura pelo curso, os dois decidiram profissionalizar o negócio alugando um pequeno espaço e contratando mais professores para aulas de violão, canto e teclado. 
Estrutura e ensino
Hoje, a Duetos oferece 11 cursos e possui um corpo docente de 16 professores com formação superior e experiência na cena musical, com participações em bandas e orquestras. Com nove salas climatizadas, incluindo uma voltada ao público infantil, e equipadas com instrumentos de ponta, a escola é a única no Ceará e a terceira do Nordeste a utilizar material didático da EM&T (Escola de Música e Tecnologia) de forma licenciada.
As aulas são feitas em turmas, mas os alunos também têm aulas individuais para um estudo mais customizado. Tudo baseado numa didática pensada para desenvolver os quatro pilares mais importantes do ensino musical: técnica, teoria, repertório e percepção. Em meia década, a Duetos já formou mais de 1000 alunos e atualmente tem uma média de 250 matriculados, com faixa etária que vai dos três aos 87 anos. 
Além de toda a estrutura de ensino, a escola também oferece serviço de locação de som, com equipamentos de alto nível para cerimônia, palestras e shows em geral; além da disponibilidade de um estúdio para gravações de áudios para as mais diversas ocasiões. 
Celeiro de talentos
Eu sua breve história, a Duetos já acumula alunos que hoje se destacam no mercado musical cearense. Já passaram pela escola nomes como Gabriel, da dupla Luís Marcelo & Gabriel; Gil Mendes, vocalista da banda Forró dos Plays; o cantor sertanejo Matheus Fernandes; Aline Fernandes (Canários do Reino); e o garoto prodígio Alexandre Nunes, que é aluno de canto há três anos e foi finalista do concurso de cantores do programa Raul Gil (SBT) em 2014. Outras personalidades que já passaram pela escola foram as blogueiras Edith Gomes, Carla Amaral, Beatriz Feitosa e Scarlett Prado. 
Projetos
A Duetos se destaca em ações desenvolvidas nos equipamentos culturais da cidade. É a única escola a realizar eventos oficiais na Livraria Cultura, que já recebeu mais de 30 recitais desde 2013. Antes disso, a escola também promoveu eventos no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Neste ano, foi lançada a Duetos Band, formada por um Dream Team (time dos sonhos) de alunos escola. O grupo se apresenta em eventos corporativos e já marcou presença em locais como a boate Pink Elephant, e eventos no Aquiraz Riviera e Harley Davidson. 
Na web, a escola mantém o canal Duetos Sessions, que traz clipes gravados pelos alunos. No espaço, é possível conferir o resultado da técnica aprimorada nos mais diversos cursos oferecidos pela Duetos. A primeira temporada do canal pode ser conferida no canal Duetos Escola de Música, no YouTube. Também na internet, a Duetos mantém uma página para cursos online, com acesso gratuito a conteúdos exclusivos da escola e áreas de acesso privativas aos seus clientes ou para terceiros especialmente autorizados.
Até 2016, a Duetos planeja montar um coral de fim de ano e está preparando um musical - o primeiro de uma escola do gênero em Fortaleza. Além dos alunos da escola, o espetáculo "RETALHOS, O MUSICAL" terá participação da Orquestra Sinfônica da UECE; de Sara Sarres, uma das maiores atrizes de Teatro Musical no Brasil; e da atriz, cantora e bailarina Giovana Bezerra. O musical será apresentado no dia 31 de outubro no Teatro Via Sul.
O pensamento social também faz parte do cronograma de ações da escola, que mantém o projeto "Amigos da Duetos", no qual realiza campanhas musicais para arrecadação de fundos para instituições filantrópicas. 
SERVIÇO
DUETOS ESCOLA DE MÚSICA
Endereço: Avenida Antonio Sales, 2371 - Lj 101 - Dionísio Torres
Contato: (85) 4141-4909
Site da Escola: www.duetos.com.br
Site de Cursos Online: www.duetosonline.com.br
Instagram: @duetos

Agora

Acontece, hoje à noite, o Arraiá PMN, realizado pelo Projeto Mundo Novo da Comunidade Católica Shalom. Com objetivo de evangelização, o evento será realizado no Lounge Salinas. A expectativa da organização é que o arraiá reúna 700 pessoas em um lazer voltado para a família. Além das atrações musicais, Naldo José, Vini Show e Vinícius, haverá quadrilha junina e comidas típicas.

SERVIÇO

Arraiá PMN
Data: 05.06.15
Local: Shopping Salinas
Horário: 19h30
Informações: (85) 999432546

Noda de Caju

Conhecida pelos hits apaixonantes de suas versões das músicas internacionais como “meu vício”, “lindos momentos”, “eu juro” e “eu só quero você", a banda Noda de Caju invade a casa de shows Paquero Quero com todo o seu romantismo neste sábado (6), a partir das 22 horas. O cantor Doidim de Mossoró completa o evento com seus sucessos, que conta ainda com djs nos intervalos.
Noda de Caju - Conhecida como a banda mais romântica dos forrozeiros, a Noda de Caju foi formada em 1994 na cidade de Arcoverde-PE. Abrindo seu espaço no mundo do forró por suas versões de músicas internacionais como ‘‘lindos momentos’’, ‘‘eu juro’’ e ‘‘eu só quero você’’ e de músicas de sua autoria com ‘‘meu vicio’’,” alguém que espero'', "tanto amor", entre outras, resultou um resultado positivo gerando grandes apresentações a nível nacional nos palcos de várias cidades e também no rádio e televisão. A atual formação da banda é composta por Valéria Cavalcanti, que assumiu os vocais no Volume 5, estreando as músicas “teu calor” e “eu me enganei” e agora está de volta. Além de Paulinho Araújo.
Serviço
Data: 06/06/2015
Horário: a partir das 22h
Local: Paquero Quero (Avenida 13 de Maio, 2835 - Benfica)
Bilheteria: No local
Ingressos: PISTA R$ 30 | CAMAROTE R$ 40
Estacionamento próprio: Não
Informações: (85) 9682.0322
Redes sociais: @PaqueroQuero

Amanhã pela manhã

Já entrando no clima de camaradagem que faz parte da tradicional Maratona Pão de Açúcar de Revezamento de Fortaleza, que será realizada em cinco de julho, no Aterro da Praia de Iracema, o GPA Clube Fortaleza promove amanhã (6) o segundo Desafio das Assessorias, com a participação de oito assessorias de corrida da capital cearense e de três projetos sociais de atletismo. O amistoso será realizado no Parque do Cocó, com largada às 7 horas e equipes de três participantes que irão percorrer 5 km.
O objetivo do Desafio das Assessorias, além do treino para a 14ª Maratona Pão de Açúcar de Revezamento, é promover a integração e o companheirismo entre os participantes da mais antiga corrida de rua realizada em Fortaleza. A prova irá premiar as três melhores equipes nas categorias masculina e feminina com inscrições para a Maratona de Revezamento deste ano. Os competidores devem levar um quilo de alimento não perecível, que será doado a uma instituição beneficente apoiada pelo GPA.
Já confirmaram presença na prova as assessorias Sinergia Total, KM Assessoria Esportiva, AM Assessoria, R2, Tiron, LR, Fortime e Tio Flavinho, além dos atletas dos projetos sociais Força Falcão, JBS de Atletismo e Pique do Atletismo.
As inscrições para as Corridas Pão de Açúcar 2015 continuam abertas e custam R$ 60 por criança para a Corrida Pão de Açúcar Kids, que será no dia 04/07 na Pista de Atletismo da Unifor, e R$ 70 por adulto para a 14ª Maratona Pão de Açúcar de Revezamento de Fortaleza.
A Maratona Pão de Açúcar de Revezamento e a Corrida Pão de Açúcar Kids têm patrocínio da Taeq e Qualitá; Apoio Indaiá; e apoio institucional da Prefeitura de Fortaleza e da Federação Cearense de Atletismo. A organização é da O2 e a realização do Pão de Açúcar. Além disso, a Maratona contará com uma ação especial da Gomes da Costa.
Serviço
2º Desafio das Assessorias GPA Clube
Data: 06/06/2015, sábado
Horário da largada: 7h
Local: Parque do Cocó

Cine Drive-in

A Baladeira Inovações, agência cearense responsável pelo Lá Fora – Food Park, realizará um encontro cinematográfico em 13 de junho, às 18h30 e às 21h30. Inspirado nas exibições ao ar livre que ficaram famosas na década de 1960, o Lá Fora – Cine Drive-in proporcionará aos cinéfilos uma noite inesquecível. A sessão especial no Dia dos Namorados (12 de junho) está com ingressos esgotados.
Três telas de 3m (14x8) estarão dispostas em um espaço de 2.000m² no estacionamento do Shopping Center IguatemiFortaleza. A transmissão do áudio será feita via rádio ou por aplicativos em smartphones. Uma equipe de promotores irá orientar a organização dos veículos e estará a postos para tirar eventuais dúvidas durante a sessão.
Além do bilhete para assistir ao filme “Simplesmente Acontece”, os casais receberão pipoca, refrigerantes e voucher de liberação do estacionamento. O pacote para participar do evento custa R$ 89 (para duas pessoas) e já está à venda na Loja Aliança de Ouro, no 2º Piso da expansão do Shopping Iguatemi. Os ingressos são limitados e a classificação indicativa do evento é de 18 anos.
Segundo Alex Façanha, diretor criativo da Baladeira Inovações, o Lá Fora – Cine Drive-in chega para oxigenar a proposta inicial do Lá Fora – Food Park. “Depois de cinco edições voltadas à gastronomia, agora usamos o cinema para proporcionar uma experiência diferenciada no público. Como os ingressos para o Dia dos Namorados se esgotaram, resolvemos abrir mais duas sessões no sábado para ampliar o nosso público”, afirma.
Sobre a Baladeira Inovações
A Baladeira Inovações atua no mercado desde 2008, com abrangência em todas as capitais nordestinas. A agência desenvolve e produz ativações inusitadas, com ampla experiência em ações promocionais, merchandising, eventos proprietários, mídia indoor, projetos sensoriais e live marketing. Em 2015, a Baladeira investe nos projetos proprietários Arena Baladeira, Lá Fora - Food Park, Baladeira de Crianças, Festival do Hambúrguer e corridas Tome Cinco e Love Run.
Serviço
Lá Fora - Cine Drive-in
Local: Estacionamento do Shopping Center Iguatemi
Data: 13 de junho de 2015
Horários da sessões: 18h30 (chegada dos carros às 17h) e 21h30 (chegada dos carros às 20h30)
Ponto de venda: Loja Aliança de Ouro, das 10h às 17h, no Iguatemi Expansão 2º Piso
Valor: R$ 89 (entrada válida para duas pessoas no mesmo carro)
Informações: (85) 3458.0402

Crise na Saúde

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado Ceará (MPCE) ingressaram com ação na Justiça Federal (JF) para que seja declarado estado de emergência na área da saúde pública no Município de Fortaleza e no Estado do Ceará. Na ação, os MPs pedem ainda a suspensão de festejos juninos, com reversão para a saúde da verba prevista para os eventos, e que a União se manifeste sobre a possibilidade de hospitais federais poderem oferecer vagas para atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O procurador da República Oscar Costa Filho, autor da ação em conjunto com a promotora de Justiça Isabel Porto, explica que com a declaração de estado de emergência as administrações municipal e estadual terão mais instrumentos para enfrentar a crise no setor. Após a declaração, o poder público pode, por exemplo, contratar, sem licitação bens e serviços dentro do prazo de 180 dias.

A declaração do estado de emergência possibilitaria ainda ao Estado do Ceará e ao Município de Fortaleza a prerrogativa de requerer à União que disponibilizasse vagas em leitos nos hospitais do Exército, da Marinha e no Sarah Kubitschek, além de possibilitar a contratação direta de leitos e serviços em hospitais e unidades de saúde da rede privada e hospitais filantrópicos

A crise na saúde pública teve o quadro agravado nos últimos meses. De acordo com o levantamento realizado pelo Sindicato dos Médicos, em meados de maio de 2015, foram contabilizados 359 pacientes atendidos nos corredores dos maiores hospitais do Ceará. Além dos pacientes nos corredores, vários pacientes são barrados diariamente nas unidades por falta de condição de atendimento. Em alguns casos, familiares de pacientes conseguem na Justiça a determinação para transferência para um leito adequado, mas as decisões não são cumpridas devida à falta de salas.

Ao mesmo tempo em que se agrava o quadro na saúde, ressalta Costa Filho, município e estado planejam volumosos gastos com festejos juninos. Somente para os festivais nas sete Secretarias Regionais de Fortaleza, vai ser distribuído o montante de R$ 700 mil para grupos de quadrilha e festivais juninos, conforme notícia do próprio site da Prefeitura. O procurador e promotora pediram que a Justiça determine que o valor a ser gasto nas festas de São João seja totalmente revertido em favor do custeio da saúde pública, intimando prefeitura e governo para apresentarem em juízo os valores previstas em verba orçamentária para execução dos eventos, entre eles os previstos para o Centro Dragão do Mar e da Praia de Iracema, que são os de maior porte e, consequentemente, exigirão maiores investimentos.

Desde de 2013, tramita na 6ª Vara da JF, ação civil pública movida pelo MPF visando que os hospitais da rede complementar de saúde (hospitais privados e filantrópicos) supram toda a demanda excedente dos hospitais públicos nos procedimentos de urgência e emergência, até que seja totalmente efetivada a melhora na capacidade de atendimento dos hospitais da rede pública no Estado do Ceará. A ação pode ser consultada pelo número: 0000957-18.2013.4.05.8100

Praias aptas ao banho

Banhistas que estão em Fortaleza podem contar com 18 praias adequadas para banho ou práticas esportivas na orla marítima da capital. A informação faz parte do boletim de balneabilidade das praias fortalezenses, divulgado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), nesta sexta-feira.
O documento é elaborado pela Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da Autarquia, que realiza semanalmente as análises de 31 pontos considerados estratégicos. A equipe técnica se baseia na Resolução 274 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e alerta: chuvas, ligações clandestinas de esgotos, aumento da maré, presença de animais no entorno, disposição inadequada de resíduos sólidos e regiões de adensamento urbano podem modificar o resultado do documento.
Antes das recreações ao mar, a Superintendência recomenda a identificação das placas que informam sobre a balneabilidade de cada local. Esses equipamentos ficam localizados nos seguintes trechos:


SETOR LESTE
Posto 1 – Entre o Posto dos Bombeiros 08 e a foz do Rio Cocó
Posto 2 – Entre os postos 7 e 8 dos Bombeiros
Posto 3 – Entre os postos 6 e 7 dos Bombeiros
Posto 4 – Entre os Posto dos Bombeiros 6 até a Praça 31 de Março
Posto 5 – Entre a Praça 31 de Março até Posto dos Bombeiros 4
Posto 6 – Entre os postos 3 e 4 dos Bombeiros
Posto 7 – Entre os postos 2 e 3 dos Bombeiros
Posto 8 – Entre os postos 1 e 2 dos Bombeiros
Posto 9 – Entre a rua Ismael Pordeus até Posto dos Bombeiros 1
Posto 10– Entre o Farol até a Rua Ismael Pordeus
Posto 11 – Farol



SETOR CENTRO
Posto 12 – Entre a Praia dos Botes e o Farol
Posto 13 – Entre o Monumento do Jangadeiro até a Praia dos Botes
Posto 14 – Entre a foz do Riacho Maceió e o Monumento dos Jangadeiros
Posto 15 – Entre a Volta da Jurema até foz do Riacho Maceió
Posto 16 – Entre Espigão da Desembargador Moreira até a Volta da Jurema
Posto 17 – Entre a Rua José Vilar e o Espigão da Av. Desembargador Moreira
Posto 18 – Entre Espigão da Rui Barbosa até a Rua José Vilar e o Espigão
Posto 19 – Entre os Espigões da rua João Cordeiro e Av. Rui Barbosa
Posto 20 – Entre o Aquário até o Espigão da Rua João Cordeiro
Posto 21 – Entre o Inace (Ind. Naval do Ceará) até o Aquário



SETOR OESTE
Posto 22 – Entre a Rua Padre Mororó até a Av. Alberto Nepomuceno
Posto 23 – Entre a Av. Philomeno Gomes até a Rua Padre Mororó
Posto 24– Entre a rua Jacinto Matos e a Av. Philomeno Gomes
Posto 25 – Entre a Av. Pasteur até a Rua Jacinto Matos
Posto 26 – Entre a Rua Francisco Calaça até a Av. Pasteur
Posto 27 – Entre a Rua Seis Companheiros até a Rua Francisco Calaça
Posto 28 – Entre a Rua Lagoa do Abaeté até a Rua Seis Companheiros
Posto 29 – Entre a Rua das Goiabeiras até a Rua lagoa do Abaeté
Posto 30 – Entre a foz do Rio Ceará até a Rua das Goiabeiras
Posto 31– Barra do Ceará


*Verde: próprio
*Vermelho: impróprio

05.06.2015


Ana Luzia Brito
Assessora de Imprensa da Superintendência Estadual do Meio Ambiente
85 3101.5554 | 8653.8337

iSetor

Com o objetivo de fortalecer o conhecimento e as práticas de PMEs com relação à inserção da sustentabilidade em seus negócios, a iSetor (http://www.isetor.com.br), especializada em gestão estratégica e terceirização das áreas administrativa e financeira, realizará em 11 de junho o primeiro seminário do Ciclo Sustentabilidade para PMEs, das 9 às 17 horas, na Unidade de Inovação e Tecnologia do Sebrae Fortaleza, localizada na Avenida Monsenhor Tabosa, 777, Praia de Iracema.
O Ciclo Sustentabilidade para PMEs terá ainda outros dois seminários, um no Rio de Janeiro, dia 30 de julho, e outro em Curitiba, 3 de setembro.
Voltado para empreendedores, PME´s, gerentes de compra, supply chain e estudantes, o Ciclo de Seminários de Sustentabilidade é gratuito e será dividido em quatro blocos:
A sustentabilidade nas PME´s: no qual serão discutidos os principais temas dentro da sustentabilidade das pequenas e médias empresas. Aqui, algumas perguntas promovem um aprofundamento do tema: o que é sustentabilidade para PME´s? Como tornar este conceito uma realidade organizacional? Como fazer negócios mais sustentáveis? 
A mesa será mediada pelo diretor de Sustentabilidade da FIEC, Sampaio Filho, com a participação do professor e coordenador Especial de Limpeza Urbana,de Fortaleza, Albert Brasil Gradvohl e da jornalista Maristela Crispim, do Diário do Nordeste e especialista em Meio Ambiente. O bloco será mediado por Fábio Beneduce, coordenador Geral do Instituto Tecnológico e Vocacional Avançado – ITEVA.
Compras de serviços e produtos por empresas que estão no movimento da sustentabilidade: especialistas ligados a grandes empresas apresentarão os principais processos, critérios, auditorias, seleção, entre outras atividades que visam a contratação dos serviços e produtos de PMEs que sejam mais sustentáveis. Participarão da mesa Ana Sueli Alves, do Grupo 3 Corações, Verbena Medeiros, coordenadora de Sustentabilidade da Unimed Fortaleza, com a mediação de Beatriz Gurgel, idealizadora do Portal Ação Humanitária.
Experiências e melhores práticas das PME´s: os participantes voluntários Rafael Studart, idealizador da empresa VIDA BR, Marcio Rios, diretor do GBFOR, Liana Feingold e Laura Rios apresentarão cases de sucessos relacionados à sustentabilidade empresarial. A mesa será mediada por Marcus Nakagawa, sócio diretor da iSetor e idealizador deste projeto.
Ferramentas, técnicas e processos para tornar a PME mais sustentável: neste bloco, Joaquim Melo, do Banco Palmas, Rogério Barros, do UNIFOR e Robertta Mota, fundadora da i-Ventures e Gestora Regional do Fundo Criatec 1 e Criatec 2, apresentarão as principais ferramentas, técnicas e processos para a inserção da sustentabilidade no dia a dia da empresa. A mediação será feita por Christie Bechara, idealizadora e diretora na Cia Sustentável.
As inscrições já estão abertas pelo site http://sustentabilidadepme.com.br/.
Serviço
Primeiro Seminário do Ciclo Sustentabilidade para PMEs
Fortaleza 
Data: 11 de junho de 2015
Local: Sebrae Fortaleza
Horário: das 9 às 17 horas.
Endereço: Avenida Monsenhor Tabosa, 777, Praia de Iracema
Informações (11) 2579-6815 ou contato@sustentabilidadepme.com.br
EVENTO GRATUITO / VAGAS LIMITADAS
Idealização e realização: iSetor
Patrocínio: IBM
Co-Realização: Instituto Envolverde
Apoio: Instituto Ethos, CEBDS, Rede Mulher Empreendedora, Instituto Filantropia, INSEED Investimentos, GAEA Sustentável, Rede Resíduo, Mercado Ambiental, entre outros.
Sobre a iSetor - Empresa focada em outsourcing (terceirização) de serviços administrativos e financeiros, a iSetor(www.isetor.com.br) também presta assessoria e consultoria em gestão integrada de Organizações Não Governamentais (ONGs), Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), Institutos, Fundações, projetos culturais e socioambientais, bem como pequenas e médias empresas privadas que buscam o desenvolvimento sustentável.

CineMaterna no RioMar

O CineMaterna, sessão de cinema para mães (e pais) com bebês de até 18 meses, tem sessão de estreia gratuita para mãe com bebê e um acompanhante adulto na próxima terça-feira (9), às 14 horas, em uma sala do Cinepólis RioMar Fortaleza. O cinema oferece às mães a oportunidade de retorno ao convívio social, com seus bebês. O filme exibido será “Trocando os Pés” e a entrada é gratuita. Evento sujeito a lotação de sala. O filme foi escolhido por meio de enquete no site da iniciativa, que é patrocinada por Natura Mamãe e Bebê e Ri Happy Baby.
A sessão CineMaterna é para o entretenimento das mães em ambiente amigável para os bebês, com som e ar condicionado suaves, sala levemente iluminada e estacionamento de carrinhos de bebês. Mães voluntárias recepcionam o público e há trocadores dentro da sala de cinema.
“Trata-se de mais uma excelente opção para as mães da capital cearense curtirem o cinema acompanhadas de seus bebês, além de trocarem experiências com outras mulheres que estão na mesma fase da vida”, indica Irene Nagashima, co-idealizadora do CineMaterna.
O CineMaterna está presente em 38 municípios brasileiros. “Estamos muito felizes que o CineMaterna tenha se estabelecido com mais uma sessão em uma região tão importante quanto a de Fortaleza. Nossa missão é que as mães possam curtir cada vez mais programas agradáveis junto com seus bebês”, enfatiza Taís Viana, co-idealizadora do CineMaterna.
Para conhecer a iniciativa, conferir as sessões e se cadastrar para a escolha dos filmes, acesse: http://www.cinematerna.org.br.
Serviço
Local: Cinepólis RioMar Fortaleza
Data: 9 de junho de 2015 (terça-feira)
Horário: 14 horas. 
Filme “Trocando os Pés”
Sessão Gratuita para mães, seus bebês de até 18 meses e mais um acompanhante adulto. Sujeito à lotação da sala.
Sobre o CineMaterna:
Com a meta de promover o resgate social das mães e fortalecer seu vínculo com seus bebês, através da cultura e da troca de experiência entre essas mulheres, um grupo de mães se uniu em 2008 e criou o CineMaterna. Desde então, a organização sem fins lucrativos promove sessões especiais de cinema para mães com bebês de até 18 meses. Nas sessões do CineMaterna as salas de cinema têm volume reduzido, trocadores de fraldas, ar condicionado suave, ambiente levemente iluminado, além de tapetes emborrachados para que as mães e bebês fiquem mais à vontade no chão. Para a otimização de espaço, ainda há um estacionamento de carrinho de bebês. O programa já está presente em 38 cidades do país, em 14 estados, e conta com 73 sessões mensais em diversos complexos de cinema, além de quase 230 mães voluntárias.
Para mais informações, acesse: www.cinematerna.org.br.

Wallpeople

No começo eram dois jovens e uma ideia. Hoje, são mais de 35 cidades pelo mundo simultaneamente, milhares de pessoas e um ideal: ressignificar muros, transformando-os em galerias ao ar livre. É assim que, Fortaleza recebe a 2a edição amanhã, a partir das 16 horas no Largo dos Tremembés, Praia de Iracema.


O Wallpeople é um projeto internacional de arte colaborativa que traz como proposta a criação de uma intervenção artística urbana e efêmera. A ideia é reunir pessoas das mais diversas áreas profissionais e provenientes dos mais diferentes espaços da cidade, para interagir juntas em uma obra mundial coletiva, que resulta na transformação de muros em murais.

Em Fortaleza, o evento é realizado pela Soy Studio, em parceria com a Koisa & Tao Produções.

Mundialmente, essa é a sexta edição do projeto. No Brasil, além da capital cearense, São Paulo e Rio de Janeiro também realizarão o Wallpeople 2015. Ao redor do mundo, cidades como Barcelona, Lisboa, Santiago, Cidade do México, Madrid, Bogotá, Bilbao, Istambul, Berlim, Buenos Aires, Roma, Valencia, San Juan, Budapeste, Sevilha, Oporto e Zaragoza também compõem a iniciativa.

O tema geral do Wallpeople 2015 é “Escrevendo muros - Literatura e arte”. Para participar, artistas e anônimos devem se dirigir na data do evento ao Largo dos Tremembés, levando consigo suas criações que serão expostas no muro selecionado pela organização. “Todos os formatos que possam ser exibidos no muro são aceitos: fotografia, ilustração, texto, colagem, tela, arte com plantas, composições feitas com materiais distintos, etc. Ao final da exposição, os participantes poderão levar pra casa sua própria obra ou escolher a de um outro participante”, explica Davi Gomes, coordenador do Wallpeople Fortaleza.

Segundo ele, o objetivo é colaborar para que as pessoas transformem sua relação com a cidade e façam parte da maior galeria colaborativa ao ar livre do mundo. “Convidamos todos a participarem e expor suas obras relacionadas com o tema, sob qualquer ponto de vista: citação de poemas, homenagem à escritores e literatos, releituras visuais de obras clássicas, declamação de poesias ou mesmo frases célebres de grandes escritores”, frisa.

Sobre o Wallpeople 


O evento surgiu em 2009, na cidade de Barcelona (Espanha) e foi idealizado pelos jovens publicitários Pablo Quijano e David Marcos. Desde então, tem se expandido e ganhado a adesão de várias cidades pelo mundo. Em 2010, com o tema “Um Flickr na vida real”, o evento ocorreu em 10 cidades. Já em 2011, a temática foi a “O mural da felicidade” e reuniu 20 cidades participantes. No ano de 2012, o desafio temático posto aos participantes foi: “Expresse-se!”, reunindo 26 cidades. E a edição mais recente, de 2013, homenageou a “Música”, alcançando mais de 40 cidades participantes. Em 2014 o tema foi: "Tributo à Natureza".


SERVIÇO:

Wallpeople Fortaleza 2015

Local: Praia de Iracema - Largo dos Tremembés

Data: 06/06/15

Horário: 16 horas

Participação gratuita!



Mais informações:


. Página do evento em Fortaleza (2015): https://www.facebook.com/events/1444957215803630/


Shopping sustentável

O primeiro shopping sustentável do Ceará: esta é uma das grandes marcas do Shopping Parangaba, que já nasceu com as melhores práticas ambientais em sua construção e operação. Empregando os mais modernos conceitos e tecnologias de sustentabilidade, o Shopping Parangaba garantiu impacto ambiental mínimo na região e ainda se transformou em uma importante referência de coleta seletiva para a comunidade. 
Em parceria com a empresa ASAS, agência especializada em soluções ambientais e sociais, o Shopping Parangaba atua com a campanha institucional intitulada de “Parangaba Sustentável”. O projeto disponibiliza no estabelecimento pontos para a realização de coleta seletiva e o recolhimento de óleo de cozinha, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes queimadas. Além de treinar lojistas e colaboradores para acondicionar corretamente os resíduos no interior das lojas, a iniciativa conscientiza os clientes por meio de dicas sustentáveis nos sanitários do mall, mídias sociais e no site (http://shoppingparangaba.com.br/). 
Para facilitar a coleta seletiva dentro do empreendimento, o Shopping possui uma Central de Gerenciamento de Resíduos. Desta forma, todo o lixo reciclável é separado e distribuído a empresas especializadas para reutilização, enquanto que o lixo orgânico já compactado tem seu destino rumo ao aterro sanitário. Os sacos de lixo orgânico e material reciclável são identificados por cores distintas. Em todo o mall, estão à disposição dos clientes, lixeiras duplas de coleta seletiva sinalizadas em lixo comum e reciclável. 
O Shopping Parangaba também atua como Centro Receptor de Resíduos Poluentes, com pontos exclusivos de coleta de pilhas, baterias e óleo de cozinha, para que esses materiais sejam encaminhados posteriormente ao local de descarte adequado. Quando descartadas incorretamente, pilhas e baterias de uso doméstico apresentam um grande perigo ao Meio Ambiente por conterem em sua composição cádmio, chumbo e mercúrio. Esses metais pesados são extremamente perigosos à saúde humana, podendo causar câncer e mutações genéticas. Já o óleo de cozinha, se descartado no ralo da pia, acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, contaminando a água e o solo, prejudicando espécies da fauna. 
Lâmpadas fluorescentes queimadas também são coletadas pelo empreendimento. Elas necessitam de um descarte apropriado por apresentarem um resíduo altamente poluente. Uma vez rompidas, as lâmpadas liberam vapor de mercúrio, que será aspirado por quem as manuseia, prejudicando a saúde. 
Outras ações sustentáveis realizadas no Shopping - O Shopping Parangaba conta com três grandes clarabóias nos principais pontos do shopping, permitindo amplo uso de luz natural, com o objetivo de reduzir o consumo de energia. Controladas por um sistema computadorizado, grande parte das lâmpadas são acesas somente depois das 17 horas. O empreendimento também adota o recurso de captação da água da chuva para reutilização em lavagem das áreas de serviço, rega do jardim e uso nos sanitários. Nos banheiros, o Shopping Parangaba faz uso de secadores de mão elétrico, como forma de reduzir o desperdício de toalhas de papel e também utiliza papel biodegradável.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...