terça-feira, julho 20

Gastroclínica orienta sobre cuidados contra Câncer Ósseo e Hepatites Virais

 A Campanha do mês de julho alerta sobre os cuidados preventivos, de conscientização  e tratamento contra o câncer ósseo e as hepatites virais. Especialista em atendimento médico de alto padrão, o Hospital Gastroclínica orienta a população geral com as principais recomendações para reforçar as ações de vigilância sanitária no Julho Amarelo. 

O Câncer Óssseo possui tratamento precoce, como explica Henrique César, diretor técnico do Hospital Gastroclínica, alertando sobre a atenção aos sinais, como dores e aumento de volume do osso, ou músculo doente, embora muitos casos sejam assintomáticos . 

- Os tumores ósseos podem ser benignos, ou malignos e são relativamente raros, se comparados a outros tipos. O diagnóstico é realizado através de exames como radiografia, tomografia e ressonância, além da biópsia e fazer pelo menos um destes exames por ano é essencial para prevenir e identificar o funcionamento dos ossos”, pontua. 

Além do câncer ósseo, as hepatites virais (A, B, C, D e E) também estão incluídas na campanha do Julho Amarelo e se diferem em sua propagação, mas podem ser transmitidas pelo contato via  oral, sexual, ou sanguíneo. O principal ponto de transparência está na prevenção, como explica a infectologista do Hospital Gastroclínica, doutora Tânia Mara, “Precisamos sempre conscientizar as pessoas e orientar para a realização de exames e testes periódicos", explica. 

Prevenção da Hepatite A - A vacinação é a melhor forma preventiva e a mais segura, mas cuidados básicos também são essenciais, como lavar as mãos com frequência, usar preservativos, cozinhar bem os alimentos, usar água filtrada e ter atenção às instalações sanitárias, evitando contato com esgotos, poços e riachos.

Prevenção da Hepatite B - Assim como a hepatite tipo A, a B também possui vacinas como principal método preventivo.  Para evitar a contaminação, evite o compartilhamento de objetos pessoais, tais como escovas de dentes, lâminas de barbear e material de manicure. 

Prevenção da Hepatite C - Neste caso, ainda não possui vacina preventiva, então os cuidados precisam ser redobrados, principalmente com o manuseio de equipamentos que envolvam sangue: seringas, agulhas e alicates). Com a identificação do contágio, o tratamento deve ser seguido de forma correta, para garantir maior eficácia na recuperação.  

Prevenção da Hepatite D - Essa hepatite é decorrente da B e causa infecção nas células do fígado, então a vacina torna-se eficaz para ambas.

Prevenção da Hepatite E - A melhor forma de prevenção é o cuidado com saneamento e higiene, semelhante ao tipo A. Os casos mais graves da doença são em grávidas, que podem desenvolver infecções crônicas.

  • Hospital Gastroclínica - Há mais de 40 anos, o Hospital Gastroclínica é referência por manter um alto padrão de qualidade em serviços, contando com a eficiência de seus profissionais, e principalmente, pela tradição em atendimento humanizado. São diversas especialidades e uma estrutura completa de UTIs, maternidade, pronto atendimento, laboratório, blocos cirúrgicos e mais.


Mulheres protagonizam Gestão da Saúde

 Neste cenário de pandemia, a atuação das mulheres na Saúde ganhou destaque com o protagonismo feminino na área e a participação efetiva delas nas experiências do Sistema Único de Saúde (SUS). 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres correspondem a 65% dos mais de seis milhões de profissionais ocupados nos setores público e privado, tanto nas atividades diretas de assistência em hospitais, quanto na Atenção Básica.

No Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), organização social sem fins lucrativos que gerencia algumas unidades da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), dos mais de dez mil funcionários, 69,16% são mulheres e muitas delas estão à frente da gestão.

Dos cinco diretores gerais do Instituto, três são mulheres, entre elas Nátia Quezado Costa (foto). A diretora de Serviços Compartilhados é formada em Economia e trabalhava em uma instituição financeira até ser convidada para assumir um cargo de gestão na Saúde, quando se apaixonou pela área. 

- Eu era concursada do banco, mas pedi demissão para ser celetista. Não foi uma decisão fácil, mas hoje vejo que foi a melhor decisão, pois nunca me senti tão realizada antes. Saúde é lidar com vidas e histórias, já em banco, a gente lida basicamente com números”, explica Costa. “Na Saúde, a gente deve tomar decisões que sejam as melhores para o paciente que está sendo assistido”, acrescenta.

Na Rede Sesa, conforme levantamento de março de 2021, dos 336 gestores oficialmente nomeados, 218 são mulheres (65%), entre secretária executiva, diretoras, superintendentes, coordenadoras, chefes de setor, supervisoras e orientadoras de células.

Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) geridas pelo ISGH, quase 90% dos coordenadores de Enfermagem são do sexo feminino. Já entre os coordenadores de Medicina, o percentual de mulheres é de quase 50%. Além disso, a diretoria-geral das UPAs também é gerida por uma mulher.

- As mulheres mostram capacidade de resiliência, liderança e firmeza. Além disso, costumam ser mais objetivas, detalhistas, ouvintes, pacientes e prezam pelo cuidado. Por isso, se adaptam bem na área de Saúde, pois essas características são importantes para esses profissionais”, pontua Camila Machado, diretora-geral das UPAs (foto).

Mulheres ocupam diferentes funções na Saúde - Em nível nacional, o Brasil segue o padrão mundial. Estimativas do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), com base em dados do IBGE, indicam, em áreas como Fonoaudiologia, Nutrição e Serviço Social, que as mulheres alcançam quase a totalidade, ultrapassando 90% de participação.

Em outras, como Enfermagem e Psicologia, as mulheres estão com percentuais acima de 80%. Estima-se, ainda, que 69,2% das pessoas trabalhando na administração direta da área da Saúde, na gestão federal do SUS, são mulheres.

Rafaela Neres (foto) é nutricionista e tem ampla experiência na área. 

- Em 2007, fui estagiária curricular da unidade do Hospital Geral Dr. Waldemar de Alcântara. Depois de um ano, comecei a coordenar a Nutrição do HGWA. Em 2010, veio o cargo de gerente de Nutrição, ainda no mesmo hospital. Em seguida, de 2013 a 2020, fui gerente da Assistência Nutricional do ISGH, abrangendo todas as unidades geridas pelo instituto”, lembra.

Atualmente, Rafaela é diretora de Gestão e Atendimento do Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), também da Rede Sesa. 

- Nunca imaginei que teria o maior desafio da vida em meio à pandemia. Tornei-me diretora de Gestão e Atendimento do Helv, referência para Covid-19 do Estado. O desejo de servir só aumentou, diante da condução, implantação e gestão de várias categorias”, relata.

Segundo uma pesquisa realizada em 2020 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e veiculada no Atlas do Estado Brasileiro, as mulheres são maioria também na categoria dos agentes comunitários de saúde (77,8%) , enfermeiros (85,2%), técnicos de Enfermagem (85,3%) e auxiliar de Enfermagem (85,9%). A exceção está na categoria dos médicos, em que 47,7% são mulheres e 52,5%, homens.

Na Gestão do primeiro hospital público da Rede Estadual construído no interior do Ceará, o Hospital Regional do Cariri (HRC), a diretora-geral Demostênia Rodrigues (foto) administra a unidade hospitalar que assiste uma população de 1,5 milhão de habitantes, distribuídos pelos 44 municípios da macrorregião do Cariri.

Segundo a gestora, são muitas as dores e as delícias de motivar e incentivar pessoas na busca do bem comum. 

- Escolhi a área da saúde por vocação, pela vontade que alimentei desde criança de utilizar da minha sensibilidade e afeto para diminuir a dor das pessoas. Trabalhar na área da Saúde representa, para mim, uma oportunidade única de como o meu trabalho pode ajudar as pessoas em seus momentos de maior fragilidade causados pela dor das doenças. A maior recompensa é perceber que o exemplo transforma atitudes e inspira outras pessoas”, diz Demostênia Rodrigues

Futricas Fortalezenses

Eis o Arquivo Nirez para 20 de julho na História de Fortalez:
  • 1891 - Publicado em Fortaleza, o jornal "Eco Estudantal", tendo por redatores Meton Filho, G. Augusto B. Vieira, Francisco Ângelo Santiago, João Coelho B. Fonseca e José Luís de Sousa.
  • 1892 - Inaugura-se, no local da antiga parada, a Estação Ferroviária de Pacatuba, no km. 34,901 da Rede Ferroviária de Baturité.
  • 1893 - Publica-se em Fortaleza a revista literária científica e crítica "Evolução", que tinha por redatores Luís Agassis, Flávio Beleza, Viana de Carvalho, Leite de Berredo, Francisco Barreto, Côrtes Guimarães, Euthychio Galvão e José da Penha. Era impresso na Tipografia Universal, de Cunha Ferro & Companhia.
  • 1898 - Morre, em Santana do Acaraú, aos 73 anos de idade, o padre Francisco Xavier Nogueira, cearense de Fortaleza, que exerceu a presidência do Poder Legislativo por três vezes. Nascera a 25/03/1825.
  • 1931 - Inaugurado o Campo de Esporte Golfinho, instalado no bairro do Benfica, pouco adiante da Praça de Pelotas (Praça Clóvis Bevilacqua), funcionando das 6 às 24 horas.
  • 1934 - Repercute em toda a cidade, como em todo o Estado, a morte do Padre Cícero Romão Batista, em Juazeiro do Norte, às 6h30, aos 90 anos de idade. Nascera no Crato a 24/03/1844.
  • 1934 - Na Capital Federal a Assembleia Constituinte elege presidente da república, Getúlio Dorneles Vargas (Getúlio Vargas), que já estava ocupando o cargo em caráter provisório.
  • 1934 - Assume a Capitania dos Portos do Ceará, em caráter interino, o 1º tenente PM Emídio Lins Fialho, pela segunda vez, substituindo o capitão de fragata Leopoldo Gomensoro.
  • 1938 - Acontece um acidente na esquina da Rua General Sampaio com Rua Meton de Alencar, na Praça Clóvis Bevilacqua, às 8h do dia, quando o bonde 137, do Benfica, guiado pelo motorneiro 146, José Pereira Costa abalroa com uma camioneta placas 17-59 dirigida pelo “chauffeur” Antônio de Sousa que recebeu pequenos ferimentos.
  • 1940 - Na Sociedade de Cultura Artística, o violonista Isaías Sávio oferece, à noite, uma audição de violão à imprensa.
  • 1941 - Termina o Campeonato Cearense de Futebol, com a partida decisiva entre o Ceará Sporting Club e o Ferroviário Atlético Cearense, no Campo do Prado, com a vitória do Ceará Sporting Club, pelo largo escore de 10 x 1, sagrando-se o alvinegro Campeão de 1941.
  • 1941 - Estreiam, no palco do Cine Diogo, os Cossacos de Kuban e do Don, chefiados pelo general Ivan Pavlichenko, os quais apresentam um atraente programa de cantos e bailados regionais das estepes russas, com sua orquestra tipo “Balalaika”. O chefe dos cossacos, Ivan Pavlichenko, convida a imprensa e as autoridades para o "vodka" que será oferecido no Quartel da Força Pública.
  • 1947 - Inaugura-se, na Aldeota, o Posto de Puericultura Zezé Diogo, pela Sociedade de Defesa da Criança da Aldeota, na Rua José Vilar, em terreno doado pelo industrial José Diogo Vital de Siqueira (Zezé Diogo), entre a Rua Costa Barros e a Avenida Santos Dumont, na Aldeota.
  • 1950 - Registrado o Diretório estadual do Partido de Representação Popular - PRP no Tribunal Regional Eleitoral-TRE, com a seguinte composição: Presidente: Francisco de Assis Ferreira; 1º vice-presidente: Raimundo Aristides Ribeiro; 2º vice-presidente: Lamberto de Oliveira Sales; secretário: Ubirajara Coelho Negreiros (Ubirajara Negreiros); e consultor jurídico: Francisco Álvaro Ferreira da Costa.
  • 1951 - Realiza-se, às 20 horas, no Palácio do Comércio, a solenidade de posse da primeira diretoria do Kennel Clube do Ceará, que tem como presidente Humberto Fontenele.
  • 1965 - Publicada no Diário Oficial do Município 3.240 a Lei 2.960 do dia nove, que denomina a Rua Eretides Martins, proposição do vereador José Ribamar de Vasconcelos.
  • 1971 - Surge, através da Lei 9.498, a Superintendência de Obras do Estado do Ceará - SOEC, hoje extinta.
  • 1971 - Inaugura-se, em Fortaleza, na Galeria Pedro Jorge, 23/25, a Livraria dos Contabilistas, propriedade do técnico em contabilidade Francisco das Chagas Alves Ximenes.
  • 1971 - Criada, pela Lei 9499 a Companhia de Água e Esgoto do Ceará-Cagece, encampando as atribuições da Saagec e da Cocesa, anteprojeto apresentado pelo coronel Lauro Tavares.
  • 1973 - Morre, na cidade do Rio de Janeiro, o marechal Mário Travassos, que comandou a Escola Preparatória de Fortaleza em 1942. Era nascido em 20/01/1891.
  • 1973 - Lançado, na Casa de Juvenal Galeno, o disco LP Violas e Desafios, dos cantadores Benôni e Zé Maria, sob os auspícios da Empresa Cearense de Turismo-Emcetur.
  • 1973 - Morre, aos 80 anos de idade, João Ribeiro Pessoa, o fotógrafo cearense de projeção mundial, J. Ribeiro, que por muitos anos teve, na Praça do Ferreira, a Foto Ribeiro. O artista, embora bacharel pela Faculdade de Direito do Ceará e professor do Colégio Militar de Fortaleza, na década de 1930, dedicou toda sua existência à arte fotográfica. Durante a Exposição Internacional do Centenário da Independência do Brasil, em 1922, foi-lhe conferido pelo Ministério da Justiça e Negócios Interiores, a medalha de ouro, como o melhor retratista do Brasil, nos anos 1922/1923; foi agraciado com ''Gran Prêmio Exposicion Ibero Americana'' em Sevilla, na Espanha, em 1929/1930. Nascera a 31/12/1893, em Fortaleza, CE. Hoje é nome de rua no bairro Dionísio Torres, a Rua Fotógrafo Ribeiro.
  • 1976 - Criada, pela Lei 10.029, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Ceará-Ematerce, sucessora da Ancar.
  • 1982 - Eleita para o Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), a mais antiga bibliotecária do Ceará, Maria da Conceição Sousa.
  • 1984 - Reinaugura-se a Fonte das Sereias, importada da Alemanha, com três cavalos e sereias, que fora inaugurada na Praça da Lagoinha (atual Praça Capistrano de Abreu) em 1930, após ter sido de lá retirada e ter estado na Praça Clóvis Bevilacqua e em um balão no cruzamento da Avenida 13 de Maio com Avenida da Universidade, em frente à Reitoria da UFC, sendo restaurada e colocada na Praça Murilo Borges, do BNB, que mandou apanhá-la no depósito da Superintendência Municipal de Obras e Viação-Sumov e restaurá-la. A praça data de 14 de março de 1983.
  • 1988 - O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS muda de diretor-geral quando é exonerado e engenheiro Uirandé Augusto Borges, sendo nomeado o também engenheiro José Ribamar de Oliveira Simas (José Ribamar Simas).
  • 1993 - Morre, em Fortaleza, o general-de-Brigada José Tito do Canto. Nascera em Petrópolis-RJ, em 31/12/1911. Em Fortaleza exerceu os gargos de Secretário de Segurança e foi presidente da Companhia de Habitação do Ceará-Cohab.
  • 1995 - Morre, aos 74 anos de idade, o advogado e ex-deputado constituinte Álvaro Lins Cavalcante, cearense de Pedra Branca nascido em 14/12/1920. Fundou, com Crisanto Moreira da Rocha, a Casa do Ceará em Brasília.
  • 1996 - Morre, aos 89 anos incompletos, o médico urologista José Osvaldo Soares, cearense de Santana do Acaraú nascido a 30/07/1907. Formou-se em medicina no Rio de Janeiro em 1931. Veio para Fortaleza em 1932. Especializou-se em Doenças sexualmente transmissíveis na Faculdade de Medicina de Hamburgo, na Alemanha. Retornou a Fortaleza em 1937. Pioneiro em cirurgias renais e prostáticas era fundador da Clínica Urológica da Santa Casa de Misericórdia da qual foi chefe, fundador também da Academia Cearense de Medicina.
  • 2004 - Falece, às 11 horas, vítima de problemas cardíacos, aos 76 anos de idade, o professor Francisco Brilhante Teixeira, que se encontrava internado há um mês no Hospital Unimed devido ao agravamento de seu estado. Foi fundador e presidente da Associação dos Professores de Estabelecimentos Oficiais do Ceará-APEOC, sindicato que congrega professores de todo o Estado do Ceará e militou durante muitos anos em defesa dos direitos dos profissionais da educação. Seu velório acontece durante a tarde e a noite no Cemitério Jardim Metropolitano, onde também acontece, às 8 horas do dia seguinte, missa de corpo presente, seguida do sepultamento, às 9 horas. Foi o primeiro presidente da APEOC, em 1962, onde permaneceu no cargo até 1985 na sua gestão houve conquistas da classe como o “pó de giz”, e a unificação das matrículas escolares. Além do sindicato, Francisco Brilhante Teixeira foi professor no antigo Colégio Fênix Caixeiral. Brilhante nascera a 13 de fevereiro de 1928 em Fortaleza.

Clínica Kaline Ferraz: 3 anos em Fortaleza

 A médica dermatologista doutora Kaline Ferraz comemora o aniversário de três anos da sua clínica e o sucesso de seu crescimento. E, para festejar, ela prepara uma semana bem especial para seus clientes. Quem for ao espaço localizado no número 2511 da Avenida Barão de Studart, será presenteado com mimos e, além disso, haverá um sorteio de kits “skin care” e uma caixa de surpresas.


Sempre na vanguarda do mercado da dermatologia e estética, a clínica preza pelo compromisso com os resultados e sempre investe no avanço tecnológico. Tendo à frente a médica dermatologista Kaline Ferraz, a clínica conta com um time de profissionais altamente qualificados, entre dermatologistas, cirurgiã vascular e fisioterapeutas dermatofuncionais, além de   mais de 75 tipos de tratamentos estéticos.

Equipada com o que há de melhor no mercado, a clínica possui os mais modernos aparelhos para tratamentos estéticos faciais e corporais, e um deles é o coolsculpting, o mais poderoso aparelho para eliminação de gordura localizada, conhecido mundialmente pelos seus resultados cientificamente comprovados, dando resultado em apenas uma sessão. Outras tecnologias  que também se destacam no espaço são: Spectra XT, Ultraformer 3, Ematrix, Power Shape e CM Slim.

Ainda como parte das comemorações do 3° aniversário da sua clínica, a doutora Kaline Ferraz, que carrega a fama de dermatologista queridinha dos cearenses, antecipou que anunciará em breve o lançamento de um novo aparelho de laser que irá revolucionar o mercado da dermatologia e estética do Ceará.

- A clínica Kaline Ferraz - Dermatologia e Estetica Avançanda é um grande e lindo projeto que está em franco crescimento e ainda tem muito a trazer para a sociedade cearense. A minha ideia sempre foi trazer um clínica com os mais modernos tratamentos e equipamentos, com uma equipe multidisciplinar muito especializada e com foco em resultados. Ela traz conforto e atendimento personalizado do mais alto padrão. Tudo para fazer com que o paciente se sinta bem e consiga alcançar os seus objetivos. E nesses três anos tudo vem ocorrendo como planejado. E já estou ansiosa por tudo que ainda estar por vir”, ressalta Kaline Ferraz.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...