quinta-feira, setembro 25

O Povo

 


Proteção de Pessoas em Situação de Rua

Fortaleza sedia primeiro Seminário Nacional e Internacional sobre Boas Práticas para Proteção de Crianças e Adolescentes em Situação de Rua.
O encontro reunirá autoridades, pesquisadores, organizações sociais e adolescentes para debater políticas públicas e estratégias de proteção à infância em situação de rua.


Fortaleza é até esta sexta-feira (26 de setembro), o centro das discussões sobre a defesa dos direitos de crianças e adolescentes em situação de rua. O Auditório Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa do Ceará, sedia o Seminário Nacional e Internacional sobre Boas Práticas para a Proteção de Crianças e Adolescentes em Situação de Rua, organizado pela Associação O Pequeno Nazareno. O encontro reúne especialistas, gestores públicos, representantes da sociedade civil, organismos internacionais e jovens da América Latina e do Caribe, e contará com a presença de Mary Beloff, representante do Comitê dos Direitos da Criança da ONU.
Com uma programação diversa que inclui conferências, painéis, plenárias e oficinas temáticas, o encontro tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências e fortalecer estratégias conjuntas de proteção e garantia de direitos. Serão discutidos temas como estratégias de autoproteção, controle social e trabalho em rede, processos de integração sociourbana, proteção de crianças em regiões de fronteira e o uso de metodologias artísticas no enfrentamento de crises.
A abertura contou com a presença de autoridades como Manoel Torquato, coordenador do OPN; Renato Roseno, Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará; Adriana Gerônimo, Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de Fortaleza; Mary Beloff, representante do Comitê dos Direitos da Criança (ONU); Anderson Miranda, coordenador do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua (CIAMP-Rua); Fábio Meirelles, Diretor da Proteção da Criança e do Adolescente da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente; e Pablo Bassi e Maria Del Rosário Hasperue, membros da Red Internacional por la Defensa de la Infancia y Adolescencia en Situacion de Calle.


A conferência de abertura foi ministrada pela professora Irene Rizzini (PUC-Rio e CIESPI), pesquisadora reconhecida internacionalmente por sua atuação em defesa da infância.
Um dos diferenciais do evento é a participação ativa de adolescentes, que estarão presentes não apenas como ouvintes, mas também como protagonistas de mesas de debate e oficinas. No encerramento, será feita a leitura da Carta de Reivindicações da RIDIAC e da Carta de Reivindicações das Crianças e Adolescentes da América Latina e Caribe aos organismos internacionais de direitos humanos, consolidando a voz da juventude como parte fundamental no processo de formulação de políticas públicas.
O Seminário faz parte do Projeto Dignidade para a Infância, desenvolvido em parceria com a Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental e reforça a urgência de pensar soluções inovadoras e integradas para a proteção de crianças e adolescentes em situação de rua, promovendo diálogos entre diferentes países, organizações e atores sociais comprometidos com a defesa da dignidade e dos Direitos Humanos.

Hoje na Câmara de Fortaleza