
terça-feira, novembro 22
Fechamento de agências do Banco do Brasil

Comissão discute Uber na Câmara Municipal

A primeira reunião da comissão do legislativo que vai discutir a regulamentação de aplicativos de transportes individuais privados, como o Uber, vai acontecer na próxima quinta-feira (24).
Guilherme Sampaio comenta saída de Ministro da Cultura

Cerimonialista
![]() |
Homenageados no Dia do Cerimonialista na CMFor (foto André Lima) |
A Câmara Municipal de Fortaleza realizou ontem à noite, sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do Cerimonialista. O evento foi solicitado pela vereadora Toinha Rocha, através do requerimento 2881/2016, aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa.
A sessão foi presidida pela vereadora Toinha Rocha, em nome do presidente da CMFor, vereador Salmito Filho. A mesa foi composta por Ana Juaçaba, coordenadora do Cerimonial da Câmara Municipal de Fortaleza; Alessandra Aragão, Diretora de Eventos do Comitê Nacional de Cerimonial Público; Flávio Liffeman, membro do Conselho de Ética do Comitê Nacional de Cerimonial Público; Rafael Bezerra, Presidente da Associação Brasileira das Empresas de Eventos Regionais do Ceará e Priscila Cavalcanti, presidente da Skal Internacional e presidente em exercício do Sindieventos.
Toinha Rocha, em sua saudação aos presentes, destacou ser a penúltima sessão promovida por ela, como vereadora, o que ficará marcado em sua vida. “Hoje é um dia de prestar uma justa homenagem. O cerimonialista pode ser adjetivado como anjo da guarda de empresários, políticos, noivos e noivas, concludentes de cursos acadêmicos e outros segmentos, que necessitam do trabalho desses profissionais para a organização de seus eventos. Agora em dezembro, a classe política, os eleitos, precisarão muito de vocês nas solenidades de suas diplomações. Muitos de vocês aqui vão trabalhar como ‘anjos da guarda’, dessas pessoas”, frisou.
Toinha Rocha disse que estará como vereadora até 31 de dezembro deste ano, e que durante seu mandato viu a importância do trabalho dos cerimonialistas nos eventos da casa. “Sei como é importante o trabalho, mesmo quando as coisas não dão certo, mas é um trabalho em equipe. Você não consegue organizar um evento sozinha, por isso sempre conto com as pessoas do cerimonial e de minha assessoria”.
A vereadora destacou que esse evento é realizado em parceria com o Comitê Nacional de Cerimonial Público (CNCP), visando homenagear todos cerimonialistas e mestres de cerimônia. “Uma palavra define esses profissionais – a abnegação, em tudo que fazem. Eles abrem mãos de suas famílias, suas próprias festividades, fins de semana para ser mercador de sonhos, levando sorriso à sociedade. Vocês tem meu respeito e minha consideração”, pontuou.
Toinha Rocha é autora do projeto de lei 241/2015, que institui o Dia Municipal do Cerimonialista, que está tramitando na Casa e está trabalhando para que seja aprovado ainda neste ano. A vereadora agradeceu ao Comitê Nacional do Cerimonial Público, e toda sua diretoria pela confiança e apoio ao trabalho que ela vem realizando. “Parabenizo a entidade pelo trabalho feito em prol da categoria e pela luta pela valorização do cerimonialista. Temos uma matéria que regulamenta a profissão de cerimonialista que está tramitando desde 2009 no Congresso Nacional e temos que continuar a luta por sua aprovação. Enquanto esse projeto que vai beneficiar uma categoria é protelado, outras duvidosas são aprovadas na calada da noite rapidamente. Não devemos aceitar que funcione assim. Já passou da hora de ser aprovada e sancionada. Vocês tem em mim uma apoiadora dessa luta. Sou advogada e administradora, que são profissões regulamentadas, e sei a importância da aprovação dessa lei”.
No final de sua fala, ela estendeu os parabéns todos cerimonialistas de Fortaleza, Ceará e Brasil. “Nesta noite que marca minha vida, digo para vocês que amem o que vocês fazem, trabalhem para que o evento seja o primeiro e único. Para que fique marcado no coração de quem participa, seja solenidade pública ou privada, pois nele fica assinado o nome do artista cerimonialista que realizou o evento. Muito obrigada!”, finalizou.
Em seguida, a cerimonialista Alessandra Aragão falou em nome dos homenageados. “No dia 29 de outubro celebramos em todo o Brasil, por força de lei, o Dia Nacional do Cerimonialista. Hoje por proposta da vereadora Toinha Rocha, estamos reunidos para homenagear os colegas, que por competência e ética fazem dessa profissão digna e merecedora de todas as honrarias. Na qualidade de diretora da CNPC, cumpro, ainda, o dever de apresentar em nome da presidente da entidade, Ivone de Sousa Almeida nossos agradecimentos pelo espaço de falarmos de uma tarefa que visa a preservação da imagem das instituições”.
Alessandra convidou a sociedade de Fortaleza para sensibilizar o legislativo para regulamentar a profissão de cerimonialista. “O cerimonial existe desde 26 de abril de 1500, com a organização da primeira missa. Pero Vaz de Caminha em uma carta ao Rei narra que após 47 dias navegando no Oceano Atlântico chegaram as Indias. Dias depois dois carpinteiros fizeram uma cruz e colocaram na areia, quando foi realizada a primeira missa. Os índios seguiam os mesmos gestos dos portugueses. Após terminada a cerimonia, o pregador fez uma pregação narrando a viagem dos portugueses. Hoje, imaginem a importância dessa organização. Realizamos sonhos!”.
Ela observou que os profissionais precisam estar unidos para que todos entendam os resultados de um cerimonial bem realizado. “Em nome do CNCP Brasil nos colocamos ao lado da Câmara Municipal e de outras entidades para valorizar as relações intersociais em nossa cidade. Manifestamos nossos agradecimentos a vereadora Toinha Rocha pela homenagem e acolhida. A todos nosso abraços afetuoso”, frisou.
Em seguida foi realizada a entrega de certificados em alusão ao dia do cerimonialista para os seguintes profissionais: Alessandra Bezerra Aragão; Alessandra Viana; Ana Juaçaba; Adriana Ximenes; Gabriele Nobre; Roberto Alves; Nazaré Santiago; Ana Cristina Arruda Lima; Alice Beco da Silva Rios; Grace Viana Martins; Sílvio de Paiva Ribeiro; Iara Maria de Albuquerque Gomes da Silva; José Wellington Nunes Marcelino; Tony de Sá; Maria Lúcia Cavalcante de Morais Lima; José Jardeli Oliveira de Sousa; Pablo Freire.
Flávio Liffeman, em seguida falou em nome dos cerimonialistas. Segundo ele, no Ceará calcula-se que atuem mais de sete mil profissionais, formados nas mais diversas áreas profissionais. Ele observa que o profissional não é um misto de tantas outras profissões. “Cerimonialista não é babá, estilista, psicólogo, mas procuramos entender um pouco de cada área, mas ´é importante não confundir produtor de evento e cerimonialista. O segundo estuda leis e realiza o evento dentro das normas legais. Aos homenageados da noite recebam nosso respeito e reconhecimento. Agradecemos também aos proprietários de buffets, hotéis e eventos, que nos concedem realizar em seus espaços, o nosso trabalho.
No final, ele agradeceu a vereadora a Toinha Rocha, que foi homenageada com a música ‘‘travessia’’ na voz do cantor Bibi Cavalcante.
(http://wp.cmfor.ce.gov.br/cmfor/camara-realiza-sessao-solene-em-homenagem-ao-dia-do-cerimonialista).
Novas areninhas
O vereador Zier Férrer (PDT) apresentou projetos de indicação na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) para construção de Areninhas nos bairros Edson Queiroz, Sapiranga, Jardim das Oliveiras e Tancredo Neves.
Na CMFor
Venha conferir a 5ª Edição da Feira do Empreendedor Individual que acontece de 21 a 25 deste mês, das 8h às 16h.
>> http://bit.ly/2gg8G3x

Fertilidade
A Clínica Fertibaby Ceará, pioneira a realizar a técnica de congelamento de tecido ovariano no Norte e Nordeste, promove, na próxima quinta-feira (24), às 19 horas, um jantar entre renomados médicos especialistas em medicina reprodutiva, seguido da palestra “Preservação da Fertilidade e Congelamento do Tecido Ovariano”, ministrada pelo especialista em medicina reprodutiva e responsável pela primeira cirurgia para realização do procedimento, João Marcos de Meneses e Silva.
O objetivo da palestra é divulgar o método, que ainda é pouco praticado nas clínicas de reprodução assistida do país, e levar mais informações aos especialistas, para ampliar a oferta de clínicas capacitadas a realizar o procedimento. A técnica é capaz de devolver a esperança para mulheres que serão submetidas a tratamentos que afetam sua fertilidade, como a quimioterapia.
CLÍNICA FERTIBABY
Referência nacional na medicina reprodutiva, a clínica FERTIBABY chega ao Ceará com uma equipe de peso especializada em tornar realidade o sonho de ter um filho. Fundada em 2008, em Belo Horizonte, pelo médico embriologista Leonardo Meyer, a FERTIBABY coleciona altos índices de sucesso e se destaca pela procura de pacientes de todo o Brasil. Com a primeira unidade implantada fora do eixo Sudeste em Fortaleza, a clínica chega para atender a demanda das regiões Norte e Nordeste. A FERTIBABY Ceará, resultado da sociedade dos médicos Daniel Diógenes, Lilian Sério e do embriologista João Eduardo Pinheiro Neto, vai funcionar no Hospital Jório da Escóssia, com atendimento durante a semana, de 8 às 20 horas e, aos sábados, das 8 às 13 horas.
Tendo como diferenciais o atendimento individualizado com tratamentos específicos para cada paciente, a FERTIBABY estará sempre se aprimorando e evoluindo, ajudando na busca por um filho. Entre os procedimentos disponíveis, estão os tratamentos de alta complexidade, como: fertilização in vitro; congelamento de óvulos; espermatozoides e embriões e diagnóstico genético pré-implantacional (PGD); e de baixa complexidade, como: coito programado e inseminação intrauterina; além de exames como espermograma e de monitoramento da ovulação.
Serviço
FERTIBABY
Facebook: https://www.facebook.com/fertibabyceara/
Instagram: @fertibabyce
Endereço: Avenida Antonio Sales, 3443 - Dionísio Torres - Hospital Jório Da Escóssia
Telefone: (85) 3182.8300 / 3182.8800/ 98676.8008
Natal Iguatemi
A Construtora Magis em parceria com o Shopping Iguatemi, sorteiam um apartamento do empreendimento Wai Wai Cumbuco. A ação faz parte da campanha de natal do shopping que sorteia um imóvel para os clientes.
Para participar, os clientes precisam juntar R$ 250,00 em notas fiscais cumulativas, até o dia 8 de janeiro de 2017, as notas deverão ser trocada por cupons que dão direito a participação no sorteio. Notas trocadas entre segundas e quintas-feiras valerão cupons em dobro.
Os postos de trocas ficam próximo à loja Magazine Luiza (1º Piso) e outro próximo à loja Hering (1ºPiso). O sorteio do imóvel será realizado em nove de janeiro de 2017, às 15 horas.
Wai Wai
Empreendimento sustentável, conta com tecnologia para aproveitar os recursos naturais de forma sustentável. Com 245 apartamentos distribuídos em oito blocos de quatro andares com elevador, o Wai Wai dispõe de estacionamento 100% no subsolo, garantindo a segurança dos moradores e completa área de lazer e serviços que incluem restaurante, playground, espaço zen, mirante, piscina com borda infinita, fitness, SPA, quadra de tênis e campo de futebol gramado. Com vista para o mar, o imóvel ocupa uma área de total de 33.000m². Entregue pronto para morar.
Medalha Cláudio Pereira
O vereador Acrísio Sena (PT) apresenta, hoje, na Câmara Municipal de Fortaleza, projeto de resolução, que cria a Medalha Cláudio Pereira da Cultura.
Papai Noel Open Mall
Para a alegria da criançada, a chegada do Papai Noel ao Shopping Jardins Open Mall acontece no próximo sábado (26), às 18h30. A Cia Mix da Alegria, dirigida por Marcio Cavalcante, realizará a abertura da noite mágica com a peça musical “A Aldeia do Papai Noel”. Após o show, o bom velhinho chegará ao shopping no carro elétrico compartilhado para abraçar os pequenos e receber as cartinhas de Natal. A partir de então, até o dia 17 de dezembro, as crianças poderão desfrutar de uma vasta programação, sempre ao ar livre e com muito conforto, com contação de histórias, shows musicais com o Trio Mix trazendo os clássicos do Natal, e o coral do Colégio Santa Cecília, além do Natal das Princesas com a presença do Mickey e da Minnie, em uma peça musical.
A garotada também terá um correio localizado no interior do shopping para colocar suas cartinhas direcionadas ao Papai Noel. As cartas podem ser coletadas nas lojas e restaurantes do shopping. Por ser um local tranquilo e agradável, o Jardins Open Mall é sempre bem visto como uma boa opção de realização de compras de final de ano, onde as famílias podem desfrutar ainda de uma excelente gastronomia. “A programação infantil em um espaço onde é possível dar uma pausa na correria, admirar obras de arte, intervenções artísticas e ouvir uma boa música ambiente, propicia uma oportunidade especial para a reunião de famílias e amigos, neste momento tão especial que é o Natal”, explica Tatiana Gurgel, gerente de marketing do Jardins Open Mall. Sobre a chegada do bom velhinho, a gerente complementa. “A ideia de realizar a chegada do Papai Noel com o carro compartilhado é justamente a de gerar interesse na população por uma mobilidade mais sustentável”.
Decoração
A edição de Natal deste ano traz como novidade uma iluminação aérea pela galeria do shopping simulando um céu de estrelas, com o objetivo de aproveitar os espaços da natureza e jardim como cenário perfeito de contemplação. A decoração é inspirada em elementos clássicos desse período, com 15 árvores espalhadas nas alamedas do shopping decoradas e iluminadas com LED dourada, além de estar em sintonia com a decoração utilizada na reformada Praça Portugal. São utilizadas 4.300 bolas nas cores dourada, prata, vermelho e lilás, compondo o charmoso e elegante cenário das árvores do Jardins Open Mall.
Programação completa
Novembro
26 de novembro (sábado)
18h30 – Chegada do Papai Noel com a peça musical “A Aldeia do Papai Noel”, com direção da Cia Mix da Alegria.
Dezembro
3 de dezembro (sábado)
18h30 – Contação de Histórias - O Quebra Nozes com a presença do Soldadinho de Chumbo e Bailarina com direção da Cia Mix da Alegria
10 de dezembro (sábado)
17h – Festival de Dança Divertindo a Mente com os alunos do Colégio Santa Cecília.
18h30 - O Natal das Princesas com a presença do Mickey e Minnie, com direção da Cia Mix da Alegria
17 de dezembro (sábado)
17h30 - Coral do Colégio Santa Cecília 30 min.
O regente Thiago Nogueira reúne o coro adulto e infantil do Colégio Santa Cecília para apresentar canções natalinas e celebrar o amor, a família e a chegada de boas novas a todos.
18h30 - Trio Mix com os Clássicos de Natal e espetáculo dançante com as noeletes, com direção da Cia Mix da Alegria.
• Chegada do Papai Noel ao Jardins Open Mall
Local:Shopping Jardins Open Mall – Avenida Desembargador Moreira, 1011.
Data: 26 de novembro de 2016.
Hora: A partir das 18h30.
Bestiário Nordestino
O fantástico, o absurdo, o delirante. Esse imaginário, de bases medievais, que constrói identidades e encanta até hoje. A exposição "Bestiário Nordestino" propõe lançar uma olhar sobre o universo fantástico pela ótica do cordel e da gravura (tradicionais e contemporâneos), que conta, entalha e imprime o grotesco do mundo. Com a curadoria dos artistas Rafael Limaverde e Marquinhos Abu, a abertura acontece na próxima sexta-feira (25), às 19 horas, na Multigaleria do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e conta com acervo de mais de 40 obras de 19 artistas do Nordeste. Além de apreciar a arte e os encontros, a programação, gratuita e aberta ao público, conta ainda com apresentação, às 22h, de "Totonho e Os Cabra" com o show "Coco Ostentação" e outras canções. A exposição, contemplada no Edital Temporada de Arte Cearense 2016, segue em cartaz até 30 de dezembro, de terça-feira a domingo, de 14 às 21 horas.
A exposição, resultado da pesquisa-viagem "Oco do Mundo", apresenta obras dos gravadores: Abraão Batista (Juazeiro/CE), Adriano Brito (Crato/CE), Guto Bitu (Crato/CE), Carlos Henrique (Crato/CE), Carlus Campos (Fortaleza/CE), Francisco de Almeida (Fortaleza/CE), J.Borges (Bezerros/PE), José Costa Leite (Condado/PB), Lourenço Gouveia (Recife/PE), Maurício Castro (Recife/PE), Nilo (Juazeiro do Norte/CE), Roberto Galvão (Fortaleza/CE), Rafael Limaverde (Fortaleza/CE), Sebastião de Paula (Fortaleza/CE), Stênio Diniz (Juazeiro/CE), Damásio Paulo (Juazeiro/CE), Antônio Lino (Juazeiro/CE), Walderêdo Gonçalves (Juazeiro/CE) e Justino P. Bandeira (Juazeiro/CE).
O acervo da exposição é fruto, em sua maioria, do projeto Oco do Mundo. Durante 14 dias, Rafael e Marquinhos caíram na estrada em uma pesquisa sobre a gravura e um tanto de encantamento no encontro com esses artistas nordestinos. Essa saga foi vivida e desenhada entre os dias 30 de agosto e 12 de setembro de 2016, percorrendo quatro estados, dez cidades visitadas, 2300 quilômetros. Os curadores do tiveram encontros com os artistas: Adriano Brito, Guto Bitu, Carlos Henrique (Crato/CE), Nilo, Abraão Batista, Stênio Diniz (Juazeiro/CE), J.Borges (Caruaru/PE), Maurício Castro e Lourenço Gouveia (Recife/PE), José Costa Leite (Condado/PB). E o resultado desse imaginário fantástico pode ser conferido em cada obra, agora, exposta.
"O grotesco é um espaço onde se aniquila o ordenamento do universo. O subterrâneo de nossa realidade. Haverá sempre um lugar em nós para uma animalidade particular, para o fantástico, o absurdo, o delirante que desafia o real, perpetuam monstruosidades que permeiam medos e pesadelos. Os animais impossíveis, nascidos de uma imaginação enlouquecida, tornam-se a natureza secreta dos homens. É ele agora que vai espreitá-lo e revelar-lhe sua própria verdade. Não se sabe muito bem sua origem, mas nos chegam pelas oralidades medievas, indígenas e africanas. Desse residual o nordeste então cria e recria seu próprio bestiário", afirma Rafael Limaverde.
Curadoria da exposição Bestiário Nordestino:
Rafael Limaverde - Nascido em Belém e naturalizado cearense, começou sua carreira como cartunista e ilustrador editorial. Paralelo a carreira como ilustrador, passa a trabalhar de forma autodidata como xilogravurista onde, no ano 2000 fez sua primeira exposição de gravura intitulada “Xilofagia” e que contava com 14 impressões cujo o tema eram figuras e manifestações do universo sertanejo. Em 2004 entrou para o IFCE onde formou-se no ano de 2009 em Artes visuais. Curador da exposição Eco Barroco em 2011, participou de várias exposições no Ceará, incluindo Salão de Abril, Salão dos Novos, Salão de Sobral, Bienal Internacional de Gravura do Ceará e Unifor Plástica. Trabalha com design, xilogravura, intervenção urbana e ilustração de livros infantis.
Marquinhos Abu - Nascido em Fortaleza, grafiteiro, pesquisador, facilitador de oficinas de intervenção urbana, graduando em Licenciatura em Artes Visuais IFCE, membro do Coletivo Aparecidos Políticos, Participou de várias exposições como no Salão de Abril, Na coletiva Heteróclito na Fa7, Conter – Sobrado José Lourenço e CCBNB.
Artista convidado para show de abertura da exposição:
Totonho e os Cabra - um dos mais geniais artistas do Brasil, arrebenta as estruturas de produção musical na Paraíba e apresenta, pela primeira vez em Fortaleza, o show “Coco Ostentação”. Natural de Monteiro (PB), e inspirado pela força da poesia regional, ele dialoga com o universal, escancarando um som autêntico e provocador.
Serviço: Abertura - Exposição Bestiário Nordestino
Data: 25 de novembro às 19 horas
Local: Multigaleria do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Programação: Apresentação às 22h de Totonho e Os Cabra com show “Coco Ostentação”. Atividade gratuita e aberta ao público.
No sábado no Dragão
No próximo sábado (26), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o público de Fortaleza será presenteado com as apresentações de três nomes de peso do Rap nacional. Para começar a noite, MC Marechal, depois Rael, acompanhado pelo DJ Soares, apresenta o seu “Diversoficando”.
Logo depois, o público poderá conferir pela primeira vez na cidade Criolo com o show “Ainda Há Tempo”, o rapper volta a se apresentar na cidade após ser contemplado em maio desse ano com o título de cidadão fortalezense. Essa será a primeira vez que Rael e Criolo se apresentarão no Ceará. O evento contará com duas atrações locais abrindo os shows. DJ Flip aquecerá o público com seu set de hip hop e o grupo Periferia Encena.
"Ainda Há Tempo” - Criolo
Muita gente não sabe, mas antes de lançar os aclamados “Nó Na Orelha” e “Convoque Seu Buda”, Criolo já tinha um disco clássico. “Ainda Há Tempo”, lançado em 2006, é hoje considerado um disco fundamental na história do rap brasileiro. “Naquela época existia uma cena em construção, e a gente tava no meio: não se encaixava nem no chamado gangsta, nem exatamente no dito underground”, conta o artista. Como todos os projetos do Criolo que vem a público, sua nova turnê é mais ambiciosa do que à primeira vista possa parecer. A série de shows baseada em seu primeiro disco vem no formato clássico do hip hop, com DJ e MC no palco — e ao mesmo tempo é muito mais do que isto, e não só por conta do esmerado projeto cênico.
Daniel Ganjaman, diretor artístico e musical do espetáculo, conta: “Tudo foi se moldando de acordo com o que cada um tinha na mão, e organicamente tomando um rumo”. O cenário, uma paisagem móvel de tela de LED, foi imaginado pelo artista plástico Alexandre Órion, que fez as engenhosas e lisérgicas animações que acompanham o fluxo contínuo de canções e moldam a experiência ao vivo. O show traz uma miríade de novas interpretações pros raps de dez anos atrás, e não apenas um retorno saudosista ao artista quando ele ainda atendia por Criolo Doido. É uma releitura audiovisual do que aconteceu em sua vida até chegar ali. E ele espera que isto signifique mais uma contribuição sua pra cultura Hip Hop e pra música brasileira.
Assim como na época de feitura, e também por conta disso, a releitura destes raps apresenta uma dificuldade técnica em sua realização: não existem mais as masters originais, então não há como abrir as sessões de áudio para adequar as composições aos padrões sonoros atuais dos equipamentos de espetáculo. Criolo relembra: “Não tinha internet, não tinha telefone na casa das pessoas. Quem tem 20 ou 25 não faz a mínima ideia de como foi. E isso não quer dizer que a gente seja melhor ou pior que ninguém. Apenas que quero dividir o esforço incansável de como era ser esse rap na virada do milênio – que é o me trouxe aqui”. Como antes, a solução foi criativa e inclusiva: alistar uma renca de novos e talentosos produtores de rap brasileiro para recriar algumas das batidas, com acabamento final de Daniel Ganjaman, que também assinará beats do disco em parceria com Marcelo Cabral.
Na reaparição deste disco, do qual algumas músicas fazem parte do repertório dos shows do Criolo desde o lançamento de “Nó na Orelha” e prosseguiram na turnê de “Convoque Seu Buda”, Criolo é acompanhado pelos DJs DanDan e Marco; Orion adequa as animações à dinâmica do espetáculo e Ganja pilota a mesa de som, mixando ao vivo com técnicas dos soundsystems de reggae e dos live P.A.s de música eletrônica.
“O mundo mudou – tem letra escrita dez anos atrás, tem música com 20 anos – mas há uma mesma essência. Era um meio hostil, e quando cada um tá tentando sobreviver no seu microcosmo, não percebe muitas possibilidades. Só que quando alguém te dá uma oportunidade, ninguém sabe o que vai acontecer, e outras portas na sua mente se abrem. Pensei que seria bom confraternizar com as pessoas. Ativar sensores”, finaliza Criolo.
Novamente, é a ambição como característica e fruir artístico, como desejo bom, livre da mesquinhez. “Retornar pra essa parada traz combustível pro chicote estralar de novo”, diz Ganja.
“Diversoficando” - Rael
Em novembro de 2014, em ação inédita no Brasil, o rapper Rael colocou literalmente nas ruas seu novo EP, “Diversoficando”. Antes de ser lançado na internet, o trabalho foi disponibilizado em muros espalhados por São Paulo e Rio de Janeiro. Quem estava passando na rua só precisava plugar o próprio fone para ouvir.
A iniciativa virou notícia de Norte a Sul do Brasil, e a música saindo pelas paredes conquistou os fãs antes mesmo de o EP ser liberado para download gratuito e streaming no YouTube, com vídeos exclusivos das gravações.
Agora, às vésperas do lançamento da versão física, “Diversoficando” vai chegar aos palcos. Depois de assinar a produção da maioria das faixas do EP, Rael assumiu também a direção artística de seu novo show.
A base do repertório será, é claro, o novo trabalho: “O Hip Hop É Foda parte 2”, “Ser Feliz”, “Pré-Conceito”, “Hoje É Dia de Ver” e, é claro, “Envolvidão”, single que caminha rumo ao topo das paradas das rádios e marca presença no set list com status de hit.
Completam o show faixas do elogiado “Ainda Bem que Eu Segui as Batidas do Meu Coração” – “só as preferidas do público”, nas palavras de Rael, e um medley do primeiro trabalho do artista, “MP3 – Música Popular do Terceiro Mundo”.
Quem já foi ao show do músico sabe que sempre há surpresas: de Sam Cooke a Seu Jorge, passando por Bob Marley e grupo Sensação, não é raro Rael e sua banda incluírem algum cover.
Rael se apresenta acompanhado pelo DJ Soares.
MC Marechal
MC Marechal iniciou sua carreira em batalhas de MCs no final dos anos noventa, nas quais se destacava. Integrou o extinto grupo de rap Quinto Andar em 1999, e foi o primeiro a deixar o grupo para seguir carreira solo. Além de rapper, Marechal também é produtor musical.
Em 2003 ganhou seis edições seguidas da "Batalha do Real" e saiu invicto na Liga dos MCs. Em 2006 iniciou o projeto da Batalha do Conhecimento.
Idealizada e divulgada pelo MC Marechal, a Batalha do Conhecimento visa valorizar o conteúdo das rimas em batalhas de rap. Ela propõe enfatizar rimas sobre novos conceitos, educação, cultura, política entre outros temas.
Em 2010 lançou a música “Guerra", que foi trilha sonora do filme “Alemão” do diretor José Eduardo Belmonte. MC Marechal criou, em 2012, o projeto Livrar, onde o MC distribui livros de autores independentes pelo Brasil em seus shows.
No dia 1 de abril de 2016, lançou o Single “Primeiro de Abril”: https://www.youtube.com/watch?v=jynQH2uXm_o
Periferia Encena
Em 2016, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) inova com a Escola Hip Hop de Beat & Rima que se destina à formação técnica e artística de jovens e adultos interessados em aprender mais sobre a cultura Hip Hop e a produção musical do RAP. A Escola mantém como facilitador o rapper e produtor musical Erivan Produtos do Morro no intuito de formar novos produtores musicais, assim como artistas preparados para cantar nos diferentes palcos da cena Hip Hop do Brasil. Em busca de oportunidades profissionais para os jovens da periferia por meio da música, a Escola Hip Hop de Beat & Rima culminará, após um trajeto de formação intenso, em uma coletânea com as músicas gravadas durante o percurso
Serviço
Local: Praça Verde – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Endereço: Rua Dragão do Mar, 81- Praia de Iracema
Data: 26 de novembro de 2016
Horário: A partir das 19 horas
Classificação etária: 16 anos
Ingressos:
Inteira: R$ 60
Meia-entrada: R$ 30
Meia-entrada Solidária: R$3 0 + um quilo de alimento não perecível (entrega obrigatória no dia do show)
Pontos de venda
Bilheteria Centro Cultural Dragão do Mar – Das 14h às 20h de terça a domingo
Lojas Zefirelli (North Shopping Jóquei e Shopping Aldeota)
Vendas online: www.ingressando.com.br
No CCBJ
Panorama Fiscal
A Fundação Sintaf realiza na próxima sexta-feira (25), a partir das 9 horas, o evento VII Panorama Fiscal, com o tema “Análise das Finanças Públicas do Estado do Ceará no 2º Quadrimestre de 2016”. Na ocasião, ocorrerá o lançamento do sétimo número da Série “Panorama Fiscal”, publicação bimestral do Observatório de Finanças Públicas do Ceará (Ofice).
A iniciativa é uma realização da Fundação Sintaf com apoio do Sindicato dos Fazendários (Sintaf) e Associação dos Aposentados Fazendários (AAFEC). O lançamento do sétimo número da Série Panorama Fiscal será apresentado pelos pesquisadores do Ofice.
As inscrições para participar do evento são gratuitas e serão realizadas no site da Fundação Sintaf, www.fundacaosintaf.org.br. Será emitido certificado de quatro horas para os participantes.
O Observatório de Finanças Públicas do Ceará (Ofice) é um centro de estudos e pesquisas criado pela Fundação Sintaf, com objetivo principal de difundir informações relativas a finanças públicas nas três esferas governamentais, iniciando pelo estado do Ceará. O trabalho do Ofice é realizado por uma equipe de pesquisadores, bolsistas e orientadores das áreas de Ciências Contábeis, Direito e Economia.
Serviço
Evento: VII Panorama Fiscal.
Tema: “Análise das Finanças Públicas do Estado do Ceará no 2º Quadrimestre de 2016”.
Data e horário: Dia 25 de novembro (sexta-feira), às 9 horas.
Local: Auditório da Fundação Sintaf, na Rua Padre Mororó, 952, Centro.
Contato: (85) 3223.6644/ (85) 992232180/ fundacao@fundacaosintaf.org.br/ Fanpage: Fundação Sintaf/ Instagram: @fundacaosintaf
Combate ao Câncer Infantil
Amanhã (23) é o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. A data que reserva diversas ações por todo o País. No Ceará, especificamente em Fortaleza, os alunos do projeto Um Toque de Vida contribuirão para que as crianças em tratamento de câncer tenham uma tarde mais alegre e diferente. A partir das 14 horas, na sede da Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal, acontece a programação da campanha “Policiais Contra o Câncer Infantil”.
Na atividade, os alunos dos cursos de flauta doce e canto coral farão recital para as crianças, executando músicas e técnicas aprendidas em pouco mais de dois meses de aula. No repertório, cantigas e músicas tradicionais.
Já em sua quarta edição, o projeto Um Toque de Vida atualmente é realizado no município de Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza. O Projeto buscando promover e desenvolver a musicalidade de jovens carentes através de cursos específicos, aprimorando a criatividade, a sensibilidade e criando oportunidades de expressão artística; tem como finalidade o direcionamento dos participantes para que ganhem traquejo social, desenvolvam a coordenação motora e ampliem a visão de mundo. Este trabalho envolve a musicalização, disciplinando os alunos e os mantendo afastados das drogas e de más companhias.
O projeto Um Toque de Vida é patrocinado pelo Grupo M. Dias Branco, através do apoio cultural da Secult-CE, pela lei Estadual de Incentivo a Cultura.
Realização: Modo Maior Projetos Culturais.
Para saber mais sobre o projeto:
Combate à corrupção
"O Núcleo de Combate à Corrupção da Procuradoria da República no Ceará vem externar sua profunda preocupação com os rumos dados às Dez Medidas, projeto de lei de inciativa popular, subscrito por mais de dois milhões e meio de cidadãos, que visa ao aperfeiçoamento da prevenção e da repressão à corrupção, bem como do sistema processual penal como um todo.
No momento crucial em que são submetidas à apreciação do Câmara dos Deputados, as Dez Medidas são surpreendidas por movimentos que podem comprometer sua essência e desvirtuar seu propósito.
As substituições de última hora dos membros da Comissão Especial do Projeto de Lei 4850/2016, criada para analisar as Dez Medidas, prejudicam a qualidade do debate, uma vez que os membros originais vinham acompanhando as audiências públicas em que promovidas as discussões para esclarecimentos e melhorias do projeto.
Ao mesmo tempo, atenta contra a mobilização da sociedade na promoção das Dez Medidas a inserção de propostas que visam à intimidação dos membros do Ministério Público e da Magistratura, tolhendo-lhes o livre exercício de suas funções. Desvios funcionais, como abuso de poder, eventualmente cometidos por membros do Poder Judiciário e do Ministério Público, já são punidos pela legislação ordinária, tanto no âmbito criminal como no disciplinar e, ainda, no da improbidade administrativa. A perda do cargo, inclusive, é uma das consequências possíveis desse regime de responsabilização. Criar uma esfera adicional de punição, à qual não estão sujeitos nem mesmo os próprios parlamentares, é descabido, desproporcional e atécnico, podendo importar em pura e simples retaliação.
Inaceitável, ainda, a inclusão de medidas como a anistia do “caixa-dois”, justamente no bojo de medidas que visam a combater a corrupção.
Ao Congresso Nacional cabe enriquecer e até mesmo rechaçar as Dez Medidas. O que não se admite é deformá-las a ponto de desviar-lhes a finalidade, transmutando-as em instrumentos de impunidade e de intimidação dos agentes públicos encarregados do combate à corrupção. A sociedade brasileira depositou no Parlamento, ao apresentar-lhes os anteprojetos, a esperança de que os assumisse como ponto de partida para o aprimoramento de um sistema que garanta um país livre das chagas da impunidade e que não mais permita que seus recursos sejam desviados para o bolso de corruptos, esvaziando os cofres públicos e privando os cidadãos dos recursos necessários ao exercício de direitos fundamentais estabelecidos na Constituição da República, como saúde, segurança e educação.
Não se pode corromper as Dez Medidas. Não se pode corromper o projeto anticorrupção".
Renan Colares em Brasília
O vereador eleito Renan Colares (PDT), já com pensamento nos trabalhos que se iniciarão em 2017, na Câmara Municipal de Fortaleza, desembarca em Brasília para articulação com políticos partidários na Câmara Federal e Senado.
A ideia é se reunir com alguns importantes nomes do Planalto, deputados federais e levar propostas que trarão resultados positivos para Fortaleza, destacando a questão hídrica e o debate sobre a regulamentação da vaquejada.
“O ano de 2016 está terminando, foram dias de muita luta e trabalho e não podemos parar. Estarei em Brasília para articular assuntos em prol da nossa cidade tratando, especialmente, do problema hídrico que vivemos e o apoio à vaquejada. Quero aproveitar o pouco tempo que falta para iniciar os trabalhos na Câmara Municipal já contando com apoios para nossos projetos”, destaca Renan.
Residencial Dendê
A Secretaria das Cidades realizou a 4ª visita social às obras do Residencial Dendê com a Comissão de Acompanhamento da Intervenção, que é formada por representantes da comunidade e por entidades sociais do território. A atividade teve o objetivo de promover a participação dos moradores nas ações do projeto Dendê, e faz parte das ações do trabalho social da Unidade de Gerenciamento de Projetos da Região Metropolitana de Fortaleza, da SCidades.
Na ocasião, foram transmitidas informações sobre o andamento das obras de urbanização e do Residencial Dendê, além de serem apresentadas à comissão as ações do trabalho social, principalmente relacionadas ao processo de reassentamento das famílias envolvidas no projeto.
Segundo a assistente social Marcela Souza, a comissão de acompanhamento da intervenção é uma forma de aproximar a comunidade do processo de execução do projeto Dendê. “Além de acompanhar as obras, também tem uma contribuição importantíssima dessas lideranças e desses moradores para a viabilização da própria intervenção, colocando as intenções da comunidade e favorecendo o acesso da comunidade ao território”, afirmou Marcela.
O residencial Dendê está recebendo investimentos de R$ 39.385.709,63, e atualmente encontra-se com 52% de execução. No conjunto habitacional estão sendo construídos 1.080 apartamentos de 44,46m² com uma sala, uma cozinha, um banheiro e dois quartos. A entrega do residencial está prevista para o primeiro semestre de 2017.
Projeto Dendê
O residencial faz parte do Projeto Dendê, que abrange um conjunto de intervenções, como urbanização e pavimentação, reassentamento, além da recuperação da faixa permanente do Mangue do Cocó e da realização de trabalho social com a comunidade. Também está prevista a construção de uma avenida partilhada e direcionada preferencialmente para via de pedestres e ciclistas.
Biometria eleitoral
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) reabriu ontem o Cadastro Eleitoral com a disponibilização de kits biométricos em praticamente todos os municípios do estado. Por enquanto, o cadastramento será ordinário – não obrigatório. Mas o eleitor que comparecer aos cartórios eleitorais para fazer o título já será submetido à identificação biométrica.
Na capital, a Central de Atendimento ao Eleitor, na Praia de Iracema, funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. No interior, os cartórios eleitorais atenderão das 8 às 14 horas.
Dos 184 municípios cearenses, apenas Beberibe, Quixeramobim, Pereiro, Massapê e Senador Sá não farão, no momento, a identificação biométrica dos eleitores, por conta da falta de espaço físico para a instalação dos kits nesses cartórios. O TRE-CE, no entanto, já está tomando providências no sentido de viabilizar, em breve, o recadastramento dos eleitores desses municípios.
Agendamento
Para facilitar ainda mais o processo de cadastramento biométrico do eleitorado, o TRE-CE adotou o Sistema de Agendamento, na capital e em vários municípios, através do qual os eleitores podem escolher a data e o horário em que desejam ser atendidos. Os eleitores devem agendar seu atendimento no Disque Eleitor(148), que funciona de segunda a sexta-feira, de 7 às 19 horas, ou na página do TRE-CE (www.tre-ce.jus.br), garantindo assim conforto e rapidez na hora de fazer o título. Através dos mesmos canais, o eleitor tira também suas dúvidas acerca da documentação necessária para o atendimento, endereços dos Cartórios Eleitorais, dentre outras informações relacionadas ao seu cadastro eleitoral.
Meta e Capacitação
A meta do TRE-CE é recadastrar cerca de 75% do eleitorado do Estado do Ceará até as eleições de 2018 e atingir 100% em 2020. Para isso, foram tomadas algumas medidas, como a capacitação de servidores dos cartórios eleitorais que ainda não haviam tido contato com as atividades de cadastramento biométrico dos eleitores. Participaram do treinamento 86 servidores – 60 de zonas eleitorais do interior do estado e 26 das zonas da capital.
Dos 184 municípios cearenses, 62 alcançaram a meta de 100% dos eleitores cadastrados. Em 34 municípios, o processo já foi iniciado. Em outros (83), os trabalhos só começarão a partir do dia 21 de novembro. Para agilizar o cadastro de eleitores, o TRE-CE também estuda a abertura de novos postos de atendimento aos eleitores, na capital, a contratação de estagiários em convênios a serem firmados com instituições públicas, e a aquisição de novos kits junto ao TSE. Nas eleições municipais deste ano, 34,78% dos eleitores cearenses votaram com a identificação biométrica (16% na capital).
Abstenção
Um aspecto que reforça a importância da implementação da biometria são os números de abstenção do eleitorado nas eleições 2016. Dos 62 municípios cearenses que realizaram revisão eleitoral com 100% dos seus eleitores identificados biometricamente, 56 apresentaram índice de abstenção abaixo dos 10% nas eleições 2016. A planilha que revela os graus de abstenção apresenta índices mais elevados nos municípios onde a identificação biométrica dos eleitores ainda não foi implantada ou só existe de forma parcial.
Engenharia Civil
A Semana de Engenharia Civil (SEC) da Universidade Federal do Ceará (UFC) acontece até sexta-feira (25). Um das atividades que abrem a semana será uma visita técnica guiada dos estudantes às obras do edifício BS Design Corporate Towers, que está sendo erguido pela BSPAR Incorporações. A visita é fruto de uma parceria entre a BSPAR e a UFC. Durante a visita, os alunos poderão conhecer na prática as tecnologias, sistemas e metodologias de construção do mais alto nível, que estão sendo aplicadas no BS Design.
Para Ricardo Ary, Diretor de Operações da BSPAR, é sempre gratificante poder atender solicitações do meio acadêmico: “Nós temos um orgulho enorme em poder abrir as nossas obras para os alunos da Universidade Federal do Ceará, principalmente o BS Design, em que os alunos poderão conhecer mais detalhes do empreendimento, como é construir com responsabilidade, qualidade, comprometimento e respeito às normas de sustentabilidade, entre outros”, comemora.
Sobre a SEC
A Semana da Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará tem como objetivo principal fornecer aos congressistas assuntos que não são abordados na sala de aula, por meio de minicursos, palestras, mesas redondas, campeonatos e visitas técnicas. Em 2016 ocorrerá a sexta edição da SEC, com o tema geral “A Engenharia dos Desafios: o profissional além da técnica”, que vai abordar o papel do engenheiro civil como agente transformador da sociedade. O evento acontece até sexta no Campus do Pici.
Sobre o BS Design
O BS Design Corporate Towers é o primeiro edifício comercial de Fortaleza com conceito A+, caracterizado pela inteligência e alto padrão arquitetônico capazes de reunir em um único empreendimento o mais alto nível de tecnologia, segurança e conforto. Localizado no coração de Fortaleza, no bairro Aldeota, o empreendimento conta com duas torres e 21 pavimentos, onde estão distribuídas 708 salas comerciais e 18 lajes corporativas, que vão de 22m² a 326m. O BS Design foi planejado utilizando o Building Information Model, metodologia inovadora que simula todo o processo de construção, possibilitando a compatibilização de todos os projetos. Ele possuirá também o Certificado LEED – selo que orienta e atesta o comprometimento de uma edificação com os princípios da sustentabilidade para a construção civil.
Assinar:
Postagens (Atom)
Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos
Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...
.jpg)
-
CONVENÇÃO MUNICIPAL DA FEDERAÇÃO PSOL/REDE FORTALEZA. O Partido Socialismo e Liberdade - PSOL, e a Rede Sustentabilidade, que compõem a Fede...
-
Com o compromisso de buscar a inovação de políticas públicas que garantam soluções e a melhoria da qualidade de vida da população, a Câmara ...
-
Com o lema "Amar e cuidar de Caucaia", o pré-candidato a prefeito do município pelo partido dos trabalhadores, Waldemir Catanho, r...