domingo, dezembro 3

VLT será integrado ao Metrofor

​O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) ao visitar as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Fortaleza, na semana passada, disse que a estação Papicu do VLT vai ser integrada à Linha Leste do Metrofor, quando ela for construída.
Acompanhado dos engenheiros da empresa responsável pela construção do ramal Parangaba-Mucuripe do VLT, ​Camilo caminhou entre as estações Borges de Melo e Papicu – mais de seis quilômetros.
“Fiz questão de percorrer todo esse trecho para acompanhar de perto o andamento das obras. Está indo muito bem em alguns pontos e precisa melhorar em outros”, citou o governador.
A visita foi iniciada no túnel, que está sendo construído na Avenida Borges de Melo. Durante o trajeto, Camilo Santana conversou com moradores do entorno do equipamento. “O VLT é uma obra de extrema importância para a mobilidade urbana de Fortaleza. Tenho cobrado celeridade para entregarmos todo o ramal no próximo ano. Temos mais de 600 funcionários trabalhando para garantir o andamento da obra”, disse. Sobre o túnel da Borges de Melo, Camilo Santana destacou que uma das faixas deve ser liberada até o fim de dezembro.
“A ideia é que até o Natal a gente libere uma das faixas e que, até fevereiro, as duas vias estejam prontas e liberadas para o trânsito. Vai ser muito importante para aquela região”, afirmou.
O ramal atravessa 22 bairros, área que concentra mais de 500 mil moradores de Fortaleza. A previsão de demanda potencial do novo modal é de 90 mil passageiros por dia. O projeto prevê a construção de três tipologias de estação: a de Parangaba será elevada, possibilitando a total integração à Linha Sul do Metrofor e ao Terminal Rodoviário da Parangaba.
A estação Papicu será diferenciada e se integrará à Linha Leste do Metrofor, quando for construída, e ao Terminal Rodoviário do Papicu. As oito estações restantes terão a modelagem padronizada. Em setembro do ano passado, o trecho 2 do VLT (Parangaba-Borges de Melo) entrou em operação assistida – cerca de 3,6 quilômetros.

Concerto natalino na Catedral de Fortaleza hoje

A partir das quatro e meia da tarde de hoje, na Catedral Metropolitana de Fortaleza, tem o Concerto Natalino Domingo de Luz 2017.
Vão se apresentar na Catetral, a Orquestra Filarmônica do Ceará sob a regência do maestro Gladson Carvalho; o Coral Noite de Belém com 120 vozes; a Banda de Música da Décima Região Militar; e o grupo Meninos de Jesus.
Terá encenação da Sagrada Família com os cantores Itauana Siribele, fazendo Maria; e Leandro Cavalcante, representando José, entrando na Catedral com o Menino Jesus nos braços, cantando Ave Maria de Gounod acompanhados por um grupo de tenores e sopranos, puxado pelo tenor Ricardo Máximo. Terá ainda acompanhamento de um cortejo de "anjos" entoando "Anjos descem a cantar"
A Banda da Décima Região Militar recepcionará os presentes no patamar da Catedral com dobrados e repertório natalino.
O Concerto Natalino 2017 vai até seis e dez da noite, quando o páraco da Catedral, padre Clairton Alexandrino celebrará uma missa. 
Programação gratuíta.



Prêmio Celso Furtado será entregue na terça


Vestibular da Uece 2018.1 tem disputa de 13,1 candidatos por vaga


 
O vestibular 2018.1 da Universidade Estadual do Ceará (Uece) começa, hoje (3), com provas de conhecimentos gerais de múltipla escolha, compreendendo questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Geografia, História, Matemática, Física, Química e Biologia. As provas iniciam às nove da manhã e vão até uma da tarde.
São 32.450 candidatos disputando 2.478 vagas, das quais 1.252 são para os cursos em Fortaleza e 1.226 vagas para os campi de Itapipoca, Crateús, Limoeiro do Norte, Iguatu, Quixadá e Tauá. A concorrência geral é de 13,1 candidatos por vaga.
O presidente da Comissão Executiva do Vestibular (CEV), professor Fábio Perdigão, recomenda aos candidatos, que cheguem ao seu local de prova, com uma hora de antecedência, ou seja, às oito da manhã.
O Cartão de Informação do candidato, com os endereços e locais de prova está disponível no site www.uece.br/cev.
O vestibular 2018.1 será realizado no Campus Itaperi (Avenida Silas Munguba, 1.700), Centro de Humanidades (Avenida Luciano Carneiro, 345), escolas públicas e privadas, em Fortaleza; e nos campi de Tauá, Limoeiro, Itapipoca, Iguatu, Quixadá e Crateús.
A 2ª Fase do vestibular 2018.1 da Uece será em sete e oito de janeiro de 2018 com provas específicas e Redação.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...