quarta-feira, março 15

'Dandaras Vivem'

O bairro Bom Jardim que, há um mês, foi palco do assassinato cruel da travesti Dandara dos Santos, no próximo sábado (18), transforma-se em lugar de resistência e de luta da população LGBT por meio da arte e da cultura. A partir das 16 horas, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) e entidades e grupos artísticos ligados à pauta LGBT realizam o Dandaras Vivem, ato em repúdio à violência sofrida por Dandara e por todas as travestis, transgêneros, gays e lésbicas violentadas diariamente, no País.
A manifestação começa às 16 horas e segue até as 21h30, com apresentação de DJs, exibição do documentário “Close” (de Rosane Gurgel), concurso de dublagem, swingueira, performance e os shows “As Mulheres de Preto” e “A Mulher Barbada”, na Arena do CCBJ. O ato Dandaras Vivem é um ato de amor à diversidade e, sobretudo, um ato político que, usando-se de expressões artísticas, endossa as manifestações por políticas públicas para a população LGBT. Às 19 horas será lido um manifesto de reafirmação dos direitos desse público.
“Com o ato Dandaras Vivem, damos partida numa série de ações culturais e de formação que o Instituto Dragão do Mar vai realizar em parte dos equipamentos culturais que gere: o CCBJ, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e a Escola Porto Iracema das Artes, inicialmente”, afirma o presidente do Instituto, o jornalista e antropólogo Paulo Linhares.
No último dia 7 de março, Linhares recebeu representantes de grupos artísticos e coordenadorias ligados à causa LGBT e de Direitos Humanos, para discutir a importância de ações permanentes de cultura que valorizem e incentivem a produção artística LBGT. Foram definidas então quatro propostas iniciais: um núcleo de formação artística LGBT no CCBJ e no Porto Iracema; o projeto Trajetos Artísticos LGBT, que vai desenvolver espetáculos com a temática; um festival de artes LGBT; e um programa televisivo sobre os direitos LGBT em parceria com a TVC.
Essas pautas já estão sendo encaminhadas por uma comissão especial designada a partir desta reunião, onde estiveram presentes representantes das seguintes entidades e grupos: Centro de Defesa da Vida Herbert de Sousa (CDVHS); Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para LGBT do Governo do Estado do Ceará (COELGBT); Assessoria da vereadora Larissa Gaspar, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal; Gabinete do Governador; Coletivo Artísticos As Travestidas; Coordenadoria da Diversidade da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza; Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (Ceppir) do Governo do Estado do Ceará; Outro Grupo de Teatro; Coordenadoria Especial dos Direitos Humanos do Estado do Ceará; Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude do Estado do Ceará; e Fórum LGBT.
Programação
16h
DJs 
Local: Arena do CCBJ
17h
Documentário Close
Local: Cineclube
18h
Concurso de Dublagem
Local: Arena do CCBJ
18h40
Grupo de Swingueira
Local: Arena do CCBJ
19h
Show de Perfomance / Manifesto
Local: Arena do CCBJ
20h30
Show “As Mulheres de Preto”
Local: Arena do CCBJ
21h
Show “A Mulher Barbada”
Local: Arena do CCBJ
SERVIÇO
Ato Dandaras Vivem
Quando: dia 18 de março de 2017 (sábado)
Hora: das 16h às 21h30
Onde: Centro Cultural Bom Jardim (Rua Três Corações, 400 – Bom Jardim)
Acesso gratuito

Gefin em Fortaleza

Acontece amanhã e sexta-feira, a partir de 9 horas, a 51ª Reunião do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin), promovida pela Secretaria da Fazenda em parceria com a Fundação Sintaf, na sede III da Sefaz, no Centro. O encontro reunirá subsecretários, contadores gerais e assessores de Secretarias de Fazenda e de Finanças de todo o Brasil.
O Gefin é um dos principais órgãos de assessoramento do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), sendo responsável pelo acompanhamento das questões fiscais e financeiras de ordem nacional, com impacto nas finanças dos estados federados. 
Na ocasião, a Fundação Sintaf participará de painel sobre “O papel das fundações de servidores públicos para as finanças públicas: as boas práticas da Fundação Sintaf”, a fim de compartilhar os projetos, ações e produtos que tem desenvolvido para contribuir com as finanças públicas.
Como se trata de reunião de grupo de trabalho, o evento não será aberto ao público externo, mas os resultados e encaminhamentos serão divulgados posteriormente.
Mais informações acesse o site da Fundação Sintaf: www.fundacaosintaf.org.br.

Banco de Medicamentos

A Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) votou pela admissibilidade do projeto de indicação 176/2016, de autoria do vereador Salmito Filho (PDT), que institui o Banco de Medicamentos do Município de Fortaleza. Na reunião da Comissão, foram apreciadas ao todo 18 matérias, sendo 12 projetos de indicação, 5 projetos de lei ordinária e 1 decreto legislativo.
O projeto de indicação 176/2016 busca dar novo destino aos medicamentos, incentivando uma cultura de doação que viabilize uma cobertura maior de medicamentos à população de Fortaleza. A matéria segue para apreciação em plenário. Também recebeu admissibilidade, o projeto de indicação, 53/2017, que dispõe sobre a criação do Fundo Municipal dos Direitos das Mulheres no município de Fortaleza. A proposta é de autoria da vereadora Larissa Gaspar (PPL).
Três matérias foram apreciadas em redação final; o PL 128/2006, que dispõe sobre o acesso e permanência da pessoa portadora de deficiência visual acompanhada por cão-guia, o PL 192/2010, que dispõe sobre a implantação de sinalização em braile nos semáforos de pedestres de Fortaleza, e o PDL 72/2016, que concede o Título de Cidadão de Fortaleza ao professor Lindberg Lima. Os projetos são de autoria do ex-vereador Iraguassu Teixeira, do vereador Adail Júnior (PDT) e do ex-vereador Alípio Rodrigues, respectivamente.
O projeto de indicação 244/2016, de autoria da vereadora Cláudia Gomes (PTC), que dispõe sobre a inclusão de um agente de proteção à infância e à juventude em cada Conselho Tutelar do município de Fortaleza recebeu relatoria favorável, mas foi levantado o pedido de vista pelo vice-presidente da Comissão, vereador Emanuel Acrízio (PRP). Segundo o parlamentar, a matéria precisa ser melhor analisada.
Ainda no curso da reunião, o vereador Soldado Noélio (SD) pediu vistas ao projeto de lei ordinária 23/2017, de autoria da vereadora Larissa Gaspar (PPL). O projeto reconhece o grafite como manifestação artística e estabelece a Semana e o Dia Municipal do Grafite. De acordo com o vereador, a intenção é melhorar a redação do projeto no que se refere à autorização para o grafite nos órgãos públicos e privados.
Foram apreciados os projetos de indicação, 177/2016, 234/2016, 9/2017, 41/2017, 139/2016, 16/2017, 24/2017, 39/2017 e 42/2019 e os projetos de lei ordinária 3/2017 e 111/2016. A reunião foi comandada pelo presidente da Comissão, vereador Gardel Rolim (PPL), e contou com a presença dos vereadores Jorge Pinheiro (PSDC), Lucimar Martins (PTC), Célio Studart (SD) e Guilherme Sampaio (PT).

Alexandre Pereira

O secretário municipal de Turismo de Fortaleza e também vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Alexandre Pereira foi indicado para integrar o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte da Presidência da República.
A indicação foi feita pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, que também recomendou Amaro Sales de Araújo, diretor da CNI e presidente da FIERN, ambos para representarem a instituição no Fórum Permanente.
O FP é vinculado à Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República (SMPE/PR) e tem como objetivo divulgar e promover o fortalecimento das micro e pequenas empresas brasileiras.
“Esta indicação é mais uma oportunidade de colocar Fortaleza e nosso Estado em evidência no governo federal. Vamos articular e integrar as instituições entre si, Governo e entidades de apoio, desenvolvendo políticas e ações que potencializam e fortaleçam os micros e pequenos empresários”, afirmou Alexandre Pereira.
Integram o FP instituições e órgãos governamentais federais, fóruns estaduais das microempresas e empresas de pequeno porte e entidades de apoio e de representação nacional do segmento.

Carta Magna da Umbanda

O vereador Guiherme Sampaio (PT) presidente agora sessão especial de lançamento da Carta Magna da Umbanda.
A sessão acontece no auditório Ademar Arruda, da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).

Radioterapeuta

A radioterapeuta Conceição Campos, do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), foi selecionada para participar do Certificado de Competência em Câncer de Mama (CCB2), um programa de pós-graduação internacional, endossado e reconhecido academicamente pela Universidade de Ulm, na Alemanha, em parceria com a Escola Européia de Oncologia (ESO), que tem escopo no avanço do conhecimento no tratamento do câncer de mama.
Após uma seleção rigorosa, apenas dois brasileiros foram escolhidos para as 25 vagas ofertadas em todo o mundo. Este programa de educação continuada tem duração de 13 meses com atividades presenciais e virtuais, numa estrutura de aprendizagem focada no desenvolvimento da competência clínica e científica dos participantes. O início ​do programa será ainda este mês.

Risco à Saúde

Neste Dia do Consumidor (15/3), Auditores Fiscais Federais Agropecuários alertam a população para produtos que oferecem risco à saúde. Pescados, orgânicos e queijos estão na mira dos profissionais. As fraudes vão desde a adulteração de selos de inspeção, troca de produtos e falta de certificação para orgânicos.
No caso dos pescados, a substituição é uma das principais irregularidades encontradas. “O bacalhau e o linguado estão entre os alvos. São trocados por peixes de menor valor, como o panga, o alabote e a polaca do Alasca. O polvo também é alterado por lulas gigantes, que, pelo tamanho de seus tentáculos (braços) e similaridade são facilmente confundíveis”, explica o auditor agropecuário Rodrigo Mabília.
Ele destaca que a fraude representa um sério problema de integridade econômica que afeta o bolso do consumidor, além de desrespeitar moralmente o direito de escolha pela espécie que deseja consumir. Mabília acrescenta que o problema está relacionado a crimes ambientais, com o envolvimento de espécies ameaçadas de extinção, além de aspectos nutricionais e de saúde pública.
O queijo é outro produto alvo de fraudes. O auditor federal agropecuário Cristóvão Morelly dá algumas dicas. Além de observar a origem sanitária, como, por exemplo, se a marca é reconhecida e se no rótulo há dados do fabricante, bem como o selo do Serviço de Inspeção Oficial – SIF (federal), SIE (estadual) e SIM (municipal) –, é preciso cuidado em relação a outros aspectos: odores exalados, sujeiras presentes no produto e possíveis distorções no rótulo.
Atenção para os queijos ralados. Segundo Morelly, qualquer queijo passado por uma salga pesada ganha consistência para ser ralado. Os produtos clandestinos produzidos com leite cru, sem o processo de pasteurização, ou seja, sem aquecimento e alterações, também podem ser ralados, após o processo de salga. “Por ser feito com leite cru, o alimento ganha características indesejáveis como odor pútrido”, destaca o fiscal. Ele afirma que sujeiras no produto, até mesmo baratas, além de contaminações de inseticidas e raticidas, podem estar no queijo produzido em local clandestino, sem a devida higienização. Adição de amido de milho e uso de leite rejeitado pelas indústrias por estar vencido ou fora de qualidade também ocorrem em produções fraudulentas.
Já no caso dos orgânicos, a auditora federal agropecuária Vera Lucia Ferreira, afirma que principal característica do produto é seu sistema de cultivo sem a utilização de agrotóxicos, organismos geneticamente modificados, adubos químicos ou substâncias sintéticas que agridam o meio ambiente. “Ao adquirir algo orgânico, o consumidor está contribuindo para o fortalecimento de um novo modelo de produção que considera questões fundamentais como a otimização de recursos naturais, a sustentabilidade econômica e ecológica, a maximização dos benefícios sociais e a minimização da dependência de energia não renovável”, explica Vera, que é engenheira agrônoma.
Para o consumidor, não é fácil saber se o alimento é orgânico ou não. No entanto, existem formas de comprovar se o que está sendo ofertado cumpre com as exigências legais que podem garantir a qualidade orgânica. Nos mercados em geral, ressalta a auditora, o consumidor deve observar se o produto tem no rótulo o selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg) e se foi verificado por "Certificação por Auditoria" ou "Certificação por Sistema Participativo de Garantia".
Sobre os Auditores Fiscais Federais Agropecuários
O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) é a entidade representativa dos integrantes da carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário. Os profissionais são engenheiros agrônomos, farmacêuticos, químicos, médicos veterinários e zootecnistas que exercem suas funções para garantir qualidade de vida, saúde e segurança alimentar para as famílias brasileiras. Atualmente existem 2,7 mil fiscais na ativa, que atuam nas áreas de auditoria e fiscalização, desde a fabricação de insumos, como vacinas, rações, sementes, fertilizantes, agrotóxicos etc., até o produto final, como sucos, refrigerantes, bebidas alcoólicas, produtos vegetais (arroz, feijão, óleos, azeites, etc.), laticínios, ovos, méis e carnes. Os profissionais também estão nos campos, nas agroindústrias, nas instituições de pesquisa, nos laboratórios nacionais agropecuários, nos supermercados, nos portos, aeroportos e postos de fronteira, no acompanhamento dos programas agropecuários e nas negociações e relações internacionais do agronegócio. Do campo à mesa, dos pastos aos portos, do agronegócio para o Brasil e para o mundo.

Gestão da Saúde

O médico e consultor internacional da Organização Mundial de Saúde (OMS) Rafael Bengoa, ex-ministro da Saúde do governo Basco, na Espanha, ministra hoje a conferência “Como melhorar a eficiência da gestão e os resultados do nosso sistema de saúde”, às 19 horas, no Auditório Waldir Arcoverde da Secretaria da Saúde do Ceará.
“O Ceará tem uma oportunidade de liderar a difícil transição que agora necessitam fazer todos os sistemas de saúde do mundo emergente. Todos (os países) temos problemas parecidos em diferentes graus. Todos temos muita gente envelhecendo e muita gente com doenças crônicas”, explica Bengoa.
Para o ex-ministro, o modelo de saúde atual no Brasil e em vários outros países é assistencial e não está bem sincronizado com a demanda de envelhecimento e de aumento das doenças crônicas. Rafael Bengoa considera que esse modelo é pouco preventivo e pouco proativo.
“As transformações que estamos tentando propor é que se siga fazendo boa medicina aguda para atender o agudo, mas que se complementa com um modelo que é muito melhor para as doenças crônicas. Neste exercício de mudança, o Ceará pode ser a zona pioneira no Brasil para a vanguarda, para esta transformação tão importante. Se o Ceará se sair bem, o sistema continuará sendo público e seguirá sendo sustentável. Se não se fizer essas mudanças, o sistema não será sustentável economicamente”, defende Bengoa.
Em 2009, ele foi nomeado ministro da Saúde do país Basco, onde esteve à frente da transformação da saúde para um modelo mais proativo e focado nas necessidades dos doentes crônicos. Bengoa, que também é membro sênior da Universidade de Harvard e professor assistente na Universidade McGill, no Canadá, veio ao Ceará para prestar consultoria em Saúde.
Missão do BID
Até hoje o Ceará recebe uma missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com a participação de Bengoa como consultor.  Foi anunciada a aprovação de acordo de cooperação técnica com o Estado no valor de 450 mil dólares para a área da saúde.
A especialista sênior em Proteção Social e Saúde do BID no Brasil, Márcia Rocha, explicou durante reunião com o governador do Ceará Camilo Santana e o secretário da Saúde do Estado Henrique Javi os fundamentos do acordo. “O banco identificou uma grande oportunidade de implementar no Ceará o que os países europeus estão chamando de agenda de transformação da saúde, que seria apresentar uma visão mais ampla da saúde, uma reorganização dos serviços e um forte investimento nos processos e na gestão da saúde”, disse Márcia Rocha.
Na área da saúde o Governo do Ceará mantém parceria com o BID desde 2007, com o Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde do Estado do Ceará (Proexmaes), encerrado no ano passado e que deve ser renovado em breve. O Proexmaes ajudou a ampliar o acesso aos serviços de saúde no Estado, com a implantação das Policlínicas e dos Centros de Especialidades Odontológicas regionais (CEOs) e financiamento do BID.
O Proexmaes II terá investimento de 178,5 milhões de dólares, sendo 123 milhões do BID e 55,5 milhões de contrapartida do Estado. A meta é promover a melhoria da qualidade dos serviços em saúde, envolvendo investimentos em Tecnologia da Informação, capacitação de gestores e técnicos e a acreditação das unidades de saúde.
Henrique Javi avaliou o novo acordo de cooperação com o BID como “um reconhecimento da capacidade e maturidade do Ceará para investir numa remodelagem, reestruturação, redefinição de planos do sistema de saúde” e acrescentou: “É uma agenda focada na eficiência, para fazer mais com os recursos que dispomos, e uma agenda transformadora, para ampla discussão com a sociedade sobre a saúde”.
Serviço
Conferência “Como melhorar a eficiência da gestão e os resultados do nosso sistema de saúde”, com o consultor da OMS Rafael Bengoa
Horário: 19 horas
Local: Auditório Waldir Arcoverde da Secretaria da Saúde do Ceará 
Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema.

Na CMFor

Acontece nesta tarde, no auditório Ademar Arruda, da Câmara Municipal de Fortaleza, o lançamento do livro “Carta Magna da Umbanda, uma Proposta em Respeito às Diferenças e da Construção da Imagem Pública de uma Religião de Fato e de Direito”.
O lançamento é de prestigiado pelos umbandistas fortalezenses e pelo vereador Guilherme Sampaio (PT).

Padronização da limpeza dos lotes urbanos

O vereador Célio Studart (SD) explicou nesta quarta-feira (15), na Câmara Municipal, como funciona seu projeto de indicação que institui uma padronização da limpeza nos lotes urbanos de Fortaleza.

Reabertura do Instituto do Câncer do Ceará


O vereador Doutor Porto (PRTB) informou nesta quarta-feira (15), que o Instituto do Câncer do Ceará normalizou o atendimento.

Em sua fala, o parlamentar também aproveitou para discorrer sobre a reforma da previdência.

Mobilidade Urbana

O vereador Adail Júnior (PDT) usou, nesta quarta-feira (15), seu tempo no pequeno expediente da Câmara Municipal, para ressaltar as ações da gestão do prefeito Roberto Cláudio na área de mobilidade urbana.

Creche no Bom Jardim

O vereador Didi Mangueira (PDT) falou na sessão plenária desta quarta-feira (15), sobre a inauguração de uma creche no bairro Bom Jardim. 
O evento contou a com presença do prefeito Roberto Cláudio (PDT), além de secretários municipais e vereadores. 

Crime de Caixa 2

O vereador Idalmir Feitosa (PR) usou seu tempo de discurso nesta quarta-feira (15), na sessão plenária da Câmara Municipal, para cobrar a punição do crime de caixa 2.

Reforma da Previdência é tema de debate na Câmara Municipal

A reforma do sistema previdenciário proposta pelo Governo Federal foi tema de discussão na sessão plenária desta quarta-feira (15), da Câmara Municipal de Fortaleza, dia em que estão sendo convocadas manifestações contra a medida em várias cidades do Brasil, incluindo Fortaleza, onde os protestantes se reuniram na Praça da Bandeira e fazem um percurso pelas ruas do Centro.
O vereador Iraguassú Filho (PDT) chamou a atenção para os sonegadores da previdência social. 

Em seu tempo no pequeno expediente, o vereador Evaldo Costa (PRB) criticou a gestão do presidente Michel Temer (PMDB).

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...