quinta-feira, outubro 19

Aquasis lamenta morte de pesquisadores



Três técnicos da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis) morreram intoxicados, no final da tarde de hoje, no Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos, localizado no Serviço Social do Comércio (Sesc), em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Um primeiro técnico entrou na casa de filtros para fazer manutenção e respirou um gás tóxico. Outros dois pesquisadores foram ajudá-lo e também morreram asfixiados com o gás ainda não identificado pelos Bombeiros. Um quatro técnico que tentou socorrer as três vítimas desmaiou e foi levado para o hospital, onde está em observação.
Os nomes das vítimas não foram revelados. Em nota a Aquasis reconhece que as vítimas sofreram "um acidente de trabalho". Na nota, a Aquasis que trata principalmente de recuperação de animais aquáticos em perigo destaca que "neste momento estamos dando toda atenção e suporte às famílias das vítimas, bem como adotando todas as providências necessárias para minimizar a dor desse momento de perda". O Sesc também através de nota lamentou o ocorrido, "mas não tem nenhuma participação no acontecido".
A capitã do Corpo de Bombeiros, Juliana Freire, que esteve na Aquasis, revelou que encontrou as vítimas já mortas. "Fizemos as massagens cardíacas, mas eles não reagiram, pois ao inalar gás tóxico desmaiaram e acabaram por falecer", informou.
A Aquasis é uma Organização Não Governamental fundada há mais de 20 anos com a finalidade de proteger espécies ameaçadas e habitats importantes para a conservação da biodiversidade no Ceará. É a primeira vez que sua equipe multidisciplinar sofre um acidente fatal.
Eis a nota na integra da Aquasis:
"A AQUASIS - Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas ​Aquáticos, organização da sociedade civil atuante na área ambiental, especialmente na proteção de animais em extinção, lamenta e enfrenta neste momento grande pesar após o incidente ocorrido na tarde desta quinta-feira (19), em suas dependências do Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos em Iparana-Caucaia, espaço cedido pelo Sesc. Durante um procedimento de manutenção na casa de filtros, infelizmente 3 de nossos profissionais se envolveram em um acidente de trabalho, vindo à óbito. Neste momento, estamos dando toda a atenção e suporte às famílias das vítimas, bem como adotando todas as providências legais e necessárias para minimizar a dor desse momento de perda, assim como as autoridades competentes."

Hoje na CMFor

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) homenageia logo mais, às sete da noite, os fisioterapeutas e os terapeutas ocupacionais, através de sessão solene, no Auditório Ademar Arruda. Proposta da vereadora Cláudia Gomes.

Outubro Rosa Pague Menos

Cafés Santa Clara

O Grupo 3corações, líder nacional no segmento de café, anuncia o Santa Clara Reserva da Família, linha de cafés especiais da marca. Com grãos 100% arábica, a família é composta por quatro blends, dos quais um orgânico (certificado pelo Produto Orgânico Brasil) e os demais com origem nas principais regiões cafeeiras do Brasil: Cerrado Mineiro, Mogiana Paulista e Sul de Minas, que trazem o importante selo da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês). Trata-se da única instituição brasileira a certificar lotes de cafés especiais que podem ser monitorados por meio de controle de qualidade, têm rastreabilidade total e numeração individual. Os consumidores terão acesso a essas informações por meio de um QR Code, que já está disponível em cada embalagem.
Os produtos também contam com o importante selo de certificação Rainforest Alliance, que garante que as fazendas de origem fornecedoras dos grãos tenham uma auditoria sustentável, para assegurar o aspecto ambiental, social e econômico. Os produtos, listados na categoria Gourmet, classificação mais alta da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), chegam às gôndolas dos principais supermercados das Regiões Norte e Nordeste a partir da segunda quinzena de outubro.
“Nosso objetivo é criar laços genuínos e duradouros com o consumidor, sempre trazendo inovação e produtos de qualidade para o mercado. Por isso, estamos muito satisfeitos em anunciar o Santa Clara Reserva da Família. Essa linha foi idealizada para um público que é apaixonado por café e também para quem tem curiosidade para novas experiências. O Santa Clara Reserva da Família pertence a uma linha de cafés especiais gourmet, 100% arábica, com endosso das principais certificações e produzidos nas regiões mais nobres do Brasil”, afirma Pedro Lima, presidente do Grupo 3corações.
Campanha
Para marcar o lançamento da campanha, a empresa anuncia também um plano de comunicação 360º, incluindo TV aberta, plataformas digitais e mídia externa. O novo filme vai transportar o consumidor para o mundo dos cafés especiais, mostrando de forma poética o universo das fazendas que dão origem às safras mais nobres do Brasil. Nos pontos de venda, a marca vai apresentar o lançamento com ativação diferenciada.
Sobre o Grupo 3corações
O Grupo 3corações é líder nacional no segmento de café torrado e moído, pioneiro e líder de mercado com o Cappuccino 3 Corações, e líder nas Regiões Norte e Nordeste com o café Santa Clara. Fundada em 1959, no interior do Rio Grande do Norte, a companhia industrializa e comercializa as marcas de café 3 Corações, Santa Clara, Pimpinela, Kimimo, Letícia, Fino Grão, Itamaraty, Iguaçu, Amigo, Cruzeiro, entre outras, e o cappuccino #PRONTO. Também produz filtro, porta-filtro, café solúvel, refresco em pó Frisco e Tornado, achocolatado, derivados de milho Claramil e temperos Dona Clara. Em 2013, o grupo lançou a TRES, solução de café espresso e multibebidas com mais de 20 sabores de bebidas quentes. Com 25 Centros de Distribuição (CDs), cinco Plantas Fabris (nove Unidades Industriais), três Unidades de Compra e Beneficiamento de Café Verde (Armazéns), uma Unidade de Exportação, uma Unidade Corporativa – Integradora (CE, SP e MG) – e a Escola de Serviços e Sabores, a empresa está presente em mais de 300 mil pontos de venda no País, com estrutura logística e comercial próprias.

Cabeto recebe Boticário Ferreira

O médico Carlos Roberto Martins Sobrinho (Cabeto) recebeu ontem à noite, na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), a Medalha Boticário Ferreira

Líder de Resultado

“Uma empresa é formada antes de tudo por pessoas”. “As pessoas fazem a diferença nos resultados de qualquer negócio.” “Empresas campeãs são formadas por seres humanos campeões.” Seja em um pequeno empreendimento bem sucedido ou em uma mega corporação de sucesso, essas frases tão simples e quase clichês fazem a diferença na hora de se buscar uma posição de destaque no mercado. E em todas elas o líder tem um papel fundamental para engajar as pessoas e alcançar os objetivos. 
Em seu primeiro livro, “Líder de Resultado – O poder da gestão que entende de gente, desenvolve pessoas e multiplica resultados” (Editora Gente), o médico e especialista em gestão empresarial e financeira Elias Leite compartilha as principais lições aprendidas em sua trajetória de liderança no mercado corporativo e apresenta estudos e práticas dos caminhos capazes de transformar um gestor sem intimidade com uma liderança proativa em um Líder diferenciado. O livro será lançado hoje, às 19h30, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). 

Leishmaniose Visceral Canina

Cerca de 200 veterinários participarão amanhã e sábado, no Ponta Mar Hotel, de um evento de capacitação para o tratamento da Leishmaniose Visceral Canina. Durante os dois dias do encontro, os médicos veterinários Romeika Reis e Márcio Moreira abordarão questões que envolvem prevenção, diagnóstico, tratamento, epidemiologia e discussão de casos.
Até agosto deste ano, a cidade teve 157 casos confirmados da doença em humanos e 10 mortes, segundo a Secretaria da Saúde do Ceará. Para cada caso em humano estima-se que há 200 cães infectados.
"A Leishmaniose é um grande desafio para o veterinário. De difícil diagnóstico e com um tratamento aprovado recentemente, ainda restam muitas dúvidas sobre o tema. Nosso objetivo é ajudar a capacitar estes profissionais para enfrentarem a doença", destaca Romeika Reis.

Semana do Livro


No UCI



Cearenses como melhores restaurantes a quilo no Brasil

Três estabelecimentos cearenses foram eleitos como os melhores restaurantes a quilo do Brasil. Eles foram votados pelo público no concurso “O Quilo é Nosso”, promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que aconteceu em 16 estados, e selecionou três representantes de cada praça. Agora, eles disputam o título estadual de melhor restaurante a quilo.
São eles: em primeiro lugar, o Divina Comida (com a Moqueca de caju); em segundo o Divina Comida (com a Carne de sol gratinada na moranga com purê de abóbora); e em terceiro o Voilà Self-service (com o filé mignon grelhado na manteiga com amêndoas).
Nesta segunda etapa do concurso, um júri técnico irá analisar os ingredientes e as receitas de cada prato eleito, para escolher o melhor restaurante self-service do Ceará. Após a definição o concurso segue para a terceira fase, a nível nacional, onde os restaurantes de 16 estados participantes do evento irão disputar o título de melhor restaurante a quilo do país.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...