terça-feira, agosto 8

'O Cearense'

Muito se fala do jeito de ser do povo cearense, a chamada “cearensidade”. As características particulares e formação da gente do “Siará” foram estudadas ao longo dos anos, mas muitas obras a esse respeito se perderam ou sofreram por esquecimento. Com esse intuito, o Instituto Myra Eliane relança um dos mais importantes livros sobre o assunto: “O Cearense”, de José Parsifal Barroso, originalmente publicada em 1967. A publicação é editada pela Escrituras Editora. A segunda edição do livro será lançada em Fortaleza, hoje, às 19 horas, na Assembleia Legislativa do Ceará. Antes disso, a obra foi lançada na Livraria Travessa Ipanema, no Rio de Janeiro, em 3 de agosto. 
"Embora o cearense se pareça com o brasileiro a muitos respeitos, sua presença sempre se assimila por uma modalidade própria de ser, de falar, de agir e de afirmar-se, que se não confunde com qualquer outra”, diz Parsifal Barroso no livro. A obra aborda a “civilização cearense”. A conformação geográfica do Estado, em forma de ferradura, deixando o estado como se fosse insular, segundo o autor, já seria uma característica que teria influência no modo de ser do cearense, na nossa formação cultural e política. 
A segunda edição manterá o prefácio original da primeira, produzido pelo intelectual e escritor cearense Djacir Menezes, também acrescido de um prefácio de Igor Queiroz Barroso, presidente do Instituto Myra Eliane e neto de Parsifal. À época do lançamento, o livro teve grande repercussão, inclusive na imprensa nacional, com reportagem na revista O Cruzeiro, a mais relevante do país. 
"Não é somente a pesquisa de fontes históricas e sociais que realça o valor deste livro. É também o amor radical à gente do nordeste das secas. E sobretudo à terra, que está circundada [...] por uma vasta ferradura pétrea de serras, que a configuram de modo específico, diferenciando o trecho nordestino como 'Ceará'", destaca Djacir Menezes no prefácio da edição original. 
Para Igor Queiroz Barroso, a obra é uma das maiores demonstrações de carinho e paixão de Parsifal Barroso por sua terra natal. Além disso, lança pioneiramente um conceito bastante difundido atualmente "Pioneiramente, Parsifal desenvolve o conceito de 'cearensidade' considerando, inclusive a geografia das chapadas em forma de ferradura e, ao norte, o litoral. Também especula sobre as etnias bases de nossa raça e inclui, entre elas, a figura do cigano mediterrâneo”, destaca. 
Em 1976, Parsifal Barroso falou sobre a obra à professora Luciara Silveira de Aragão, para o projeto de História Oral produto do Convênio da Universidade Federal do Ceará com o Arquivo Nacional do Rio de Janeiro. "Considero o livro ‘O Cearense’, que publiquei quando ainda estava como professor de Sociologia da Universidade Federal do Ceará, um roteiro básico para o entendimento do Ceará e do cearense. [...] Quando provei a uns e outros a necessidade de nos conhecermos melhor a nós mesmos. A nossa realidade telúrica e a nossa realidade humana, para entendermos então o que é o problema social em nosso Estado. O livro 'O Cearense" foi o toque de clarim, a primeira abertura para que viessem outros na mesma direção em busca dessas fontes que ainda estão por ser pesquisadas”, explicou. 
Sobre Parsifal Barroso 
José Parsifal Barroso nasceu em Fortaleza no dia 5 de julho de 1913. Era casado com Raimunda Olga Monte Barroso, com quem teve cinco filhos. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Direito do Ceará, atuou como advogado, professor, jornalista e político. 
Exerceu importantes cargos na vida pública, como deputado classista (1936-1937), deputado constituinte (1945-1949), deputado federal (1951-1955 e 1971-1977), ministro do Trabalho (1956-1958), senador (1958-1959), governador do Ceará (1959-1963) e presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (1979). 
Além de "O Cearense", Parsifal Barroso publicou diversas obras como Pedro, nosso irmão, Na casa do barão de Studart, Um francês cearense (1973), e Senador Pompeu, um cabeça-chata autêntico (separata da Revista do Instituto do Ceará), Vivências Políticas e Uma história política do Ceará.
Lançamento do livro “O Cearense” 
Data: 8 de agosto
Horário: 19h
Local: Assembleia Legislativa do Ceará – Plenário 13 de Maio (Avenida Desembargador Moreira, 2807 - Bairro: Dionísio Torres – Fortaleza)

Escolas Conectadas

A Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza e a Fundação Telefônica Vivo firmam parceria hoje para trazer o projeto Escolas Conectadas para Fortaleza, a fim de estimular a formação continuada de mais de 9 mil educadores, entre professores, coordenadores e gestores, em temáticas voltadas a metodologias inovadoras de ensino e o desenvolvimento de competências do século XXI. Esta nova parceria visa contribui para a política educacional do município na melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, incluindo olhar sobre o uso pedagógico de tecnologia na educação.
O projeto Escolas Conectadas permite que educadores de qualquer disciplina ou nível de experiência façam cursos em duas modalidades: “Faça Você Mesmo”, em que o educador possui maior flexibilidade na sua realização, e a modalidade “Com Especialistas”, em que o educador conta com a mediação de um profissional especializado na temática e, por isso, essa modalidade possui prazos e entregas mais delimitadas no tempo. O educador é certificado por instituições parcerias da Fundação Telefônica Vivo, como a Fundação Vanzolini, o Instituto Singularidades e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
As formações, que serão mediadas em ambiente virtual online destinado a educadores provenientes de parcerias governamentais, terão início em setembro e estarão vinculadas às áreas de atuação do educador. Com o projeto, é possível promover espaços de formação e discussão visando a inserção dos educadores na cultura digital, reforçando a importância da inovação no ambiente escolar.
O lançamento do projeto fortalece e amplia a parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Fundação Telefônica Vivo, que já atua no município desde 2015 com o projeto Escola Digital (Escola Digital Fortaleza), uma plataforma gratuita voltada para alunos, educadores e redes de ensino, que dá acesso a mais de 20 mil objetos digitais de aprendizagem selecionados por especialistas. O projeto existe desde 2013, fruto de uma parceria com o Instituto Natura e o Instituto Inspirare, a fim de estimular melhorias na qualidade do ensino do país e democratizar a educação, utilizando linguagem diferenciada para cada perfil de aluno. Na plataforma, os conteúdos definidos pelos parâmetros curriculares nacional para a educação básica são desenvolvidos por meio de vídeos, infográficos, mapas, jogos, simuladores e e-books, separados por série escolar, tema, idioma e nível de acessibilidade para pessoas com deficiência.
Sobre a Fundação Telefônica Vivo
A Fundação Telefônica Vivo, responsável pelos projetos sociais da Vivo, acredita na Inovação Educativa como forma de inspirar novos caminhos para o desenvolvimento do Brasil a partir da educação. Guiada pela inovação e a disposição em contribuir para a construção de um futuro com mais oportunidades para todos, a Fundação desenvolve projetos que utilizam a tecnologia para gerar novas metodologias de ensino-aprendizagem, estimular o empreendedorismo social e o exercício da cidadania. Com atuação no Brasil desde 1999, faz parte de uma rede formada por outras 17 fundações presentes da Europa e América Latina, integrantes do Grupo Telefónica.

Pauta de amanhã da CMFor

Pauta da Sessão Plenária 64ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Fortaleza para amanhã (9 de agosto de 2017-quarta-feira).
Abertura: 9 horas.
Matérias do Expediente
1 PLO 287/2017 - Projeto de Lei Ordinária Autor: Jorge Pinheiro DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DE INCLUSÃO DE CLÁUSULA DE GARANTIA NOS EDITAIS DE LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA. PARA COMISSÃO
2 PLO 288/2017 - Projeto de Lei Ordinária Autor: Jorge Pinheiro INSTITUI NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA O DIA DA PREVENÇÃO DA SÍNDROME ALCÓOLICA FETAL - SAF A SER PROMOVIDO ANUALMENTE A 15 DE SETEMBRO. PARA COMISSÃO
3 PLO 290/2017 - Projeto de Lei Ordinária Autor: Didi Mangueira DENOMINA DE SECRETÁRIO ESCOLAR FRANCISCO DE ASSIS MOREL FERNANDES UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA. PARA COMISSÃO
4 PRE 19/2017 - Projeto de Resolução Autor: Salmito Filho INSTITUI A MEDALHA ECONOMISTA CELSO FURTADO, NA FORMA QUE INDICA. PARA COMISSÃO
5 IND 406/2017 - Indicação Autor: Larissa Gaspar DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO PROGRAMA LEI MARIA DA PENHA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. PARA COMISSÃO 
6 IND 407/2017 - Indicação Autor: Adaíl Júnior AUTORIZA AO CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A IMPLANTAÇÃO DE UMA ACADEMIA AO AR LIVRE NA PRAÇA DA ESCOLA DOLORES ALCÂNTARA, NO BAIRRO AUTRAN NUNES. PARA COMISSÃO 
7 PLO 301/2014 - Projeto de Lei Ordinária Autor: Zier Férrer DENOMINA DE TEREZA AUGUSTO FERRER, UM POSTO DE SAÚDE NO BARROSO, NA FORMA QUE INDICA. PARA ORDEM DO DIA EM REDAÇÃO FINAL 
8 PLO 187/2015 - Projeto de Lei Ordinária Autor: Iraguassú Teixeira DISPÕE SOBRE O CADASTRO E A DIVULGAÇÃO NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES DE PACIENTES ADMITIDOS SEM IDENTIFICAÇÃO, NA CONDIÇÃO DE DESCONHECIDOS, EM UNIDADES DE SAÚDE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. PARA ORDEM DO DIA EM REDAÇÃO FINAL
9 PDL 11/2017 - Projeto de Decreto Legislativo Autor: Célio Studart ALTERA A DENOMINAÇÃO DE ARTÉRIA CONHECIDA COMO AVENIDA DOS IPÊS, PARA DES. RAIMUNDO DANÚSIO STUDART GURGEL, NO BAIRRO PREFEITO JOSÉ WALTER. PARA ORDEM DO DIA EM REDAÇÃO FINAL
10 IND 145/2017 - Indicação Autor: Eliana Gomes INSTITUI NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL SOBRE A RESERVA DE VAGAS DE EMPREGO EM QUANTIDADE SUPERIOR A 5% (CINCO POR CENTO) DE MULHERES PEDREIRAS, SERVENTES E PINTORAAS NAS EMPRESAS DO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL QUE ATUEM NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. PARA ORDEM DO DIA COM PARECER
11 IND 146/2017 - Indicação Autor: Julierme Sena DISPÕE SOBRE A OBRIGAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE DIVULGAR DESPESAS COM PUBLICIDADE, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. PARA ORDEM DO DIA COM PARECER 
12 IND 147/2017 - Indicação Autor: Julierme Sena DISPÕE SOBRE O COMPARTILHAMENTO DE IMAGENS DO CTAFOR, ÓRGÃO DA AMC, PARA QUE AS REFERIDAS IMAGENS SEJAM UTILIZADAS PARA A ELUCIDAÇÃO DE CRIMES E/OU CONTRIBUAM COM AS INVESTIGAÇÕES POLICIAIS EM GERAL ATRAVÉS DO USO DO BACKUP DAS IMAGENS. PARA ORDEM DO DIA COM PARECER
13 IND 148/2017 - Indicação Autor: Dummar Ribeiro FICA O CHEFE DO PODER EXECUTIVO AUTORIZADO A FIXAR PAINÉIS DIGITAIS FIXOS EM ARTÉRIAS DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA INFORMANDO A QUANTIDADE DE MORTES POR ACIDENTES DE TRÂNSITO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. PARA ORDEM DO DIA COM PARECER
14 IND 150/2017 - Indicação Autor: Márcio Martins SUGERE AO CHEFE DO PODER EXECUTIVO A CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE CULTURA E TRADIÇÕES NORDESTINAS, NA FORMA QUE INDICA. PARA ORDEM DO DIA COM PARECER 
15 IND 152/2017 - Indicação Autor: Emanuel Acrízio AUTORIZA O CHEFE DO PODER EXECUTIVO A CONSTRUIR UMA ARENINHA, E REQUALIFICAÇÃO DA ÁREA NA ANTIGA VILA OLÍMPICA NO BAIRRO GENIBAÚ, NA FORMA QUE INDICA. PARA ORDEM DO DIA COM PARECER
16 IND 156/2017 - Indicação Autor: Emanuel Acrízio AUTORIZA O CHEFE DO PODER EXECUTIVO A REVITALIZAÇÃO E REQUALIFICAÇÃO DA PRAÇA CONHECIDA POPULARMENTE COMO PRAÇA DA JUVENTUDE, NO BAIRRO BOM SUCESSO, COM INSTALAÇÃO DA PRAÇA AMIGA DA CRIANÇA, ACADEMIA AO AR LIVRE, CACHORRÓDROMO E UMA ARENINHA, NA FORMA QUE INDICA. PARA ORDEM DO DIA COM PARECER 
17 IND 157/2017 - Indicação Autor: Renan Colares DISPÕE SOBRE A REFORMA E REATIVAÇÃO DE UMA CRECHE NO BAIRRO JOÃO PAULO II, COM VISTAS A ATENDER A DEMANDA DA COMUNIDADE LOCAL. PARA ORDEM DO DIA COM PARECER 
18 IND 163/2017 - Indicação Autor: Evaldo Costa CONCEDE INCENTIVOS FISCAIS AOS EMPREGADORES QUE CONTRATAR JOVENS DE 18 (DEZOITO) A 24 (VINTE E QUATRO) ANOS DE IDADE EM SITUAÇÃO DE DESEMPREGO INVOLUNTÁRIO, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, NA FORMA INDICA PARA ORDEM DO DIA COM PARECER
19 IND 164/2017 - Indicação Autor: Zier Férrer AUTORIZA O CHEFE DO PODER EXECUTIVO A REALIZAR A REVITALIZAÇÃO DO PARQUE RIO BRANCO, SITUADO ENTRE AV. CASTRO ALVES E RUA CAPITÃO GUSTAVO, NO BAIRRO JOAQUIM TÁVORA/ SÃO JOÃO DO TAUAPE. PARA ORDEM DO DIA COM PARECER
20 REQ 2426/2017 - Requerimento Autor: Márcio Cruz REQUER A TRANSCRIÇÃO NOS ANAIS DESTA CASA DA MATÉRIA INTITULADA "FORTALEZA. BRIGA DE FACÇÕES E BOATOS MUDAM ROTINA DO LAGAMAR", VEICULADA NO JORNAL O POVO EM 05 DE AGOSTO DE 2017. PARA ORDEM DO DIA
21 REQ 2427/2017 - Requerimento Autor: Márcio Cruz REQUER A TRANSCRIÇÃO NOS ANAIS DESTA CASA DA MATÉRIA INTITULADA "CEARÁ. EMBAIXADOR DE ISRAEL E CAMILO DEBATEM PROJETO DE DESSANILIZAÇÃO", VEICULADA NO JORNAL O POVO EM 05 DE AGOSTO DE 2017. PARA ORDEM DO DIA
22 REQ 2428/2017 - Requerimento Autor: Guilherme Sampaio REQUER A INSERÇÃO NOS ANAIS DESTA CÂMARA A MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL O POVO, DATA 31/05/2017,INTITULADA: " CÂMARA APROVA AJUDA DE CUSTO PARA SECRETÁRIAS MUNICIPAIS". PARA ORDEM DO DIA
23 REQ 2433/2017 - Requerimento Autor: Jorge Pinheiro REQUER A TRANSCRIÇÃO, PARA OS ANAIS DESTA CASA LEGISLATIVA MUNICIPAL, DA MATÉRIA "CINEMA OFERECE SESSÃO SENSORIAL GRATUITA VOLTADA A DEFICIENTES VISUAIS", PUBLICADA NO SÍTIO ELETRÔNICO TRIBUNA DO CEARÁ EM DIVERSÃO, EDIÇÃO DE 04/08/2017. PARA ORDEM DO DIA
24 REQ 2434/2017 - Requerimento Autor: Jorge Pinheiro REQUER A TRANSCRIÇÃO, PARA OS ANAIS DESTA CASA LEGISLATIVA MUNICIPAL, DA MATÉRIA "APLICATIVO DE CEARENSE OFERECE EXERCÍCIOS E ATÉ CORREÇÃO DE REDAÇÃO DO ENEM", PUBLICADA NO SÍTIO ELETRÔNICO TRIBUNA DO CEARÁ EM DIVERSÃO, EDIÇÃO DE 29/07/2017. PARA ORDEM DO DIA
25 REQ 2435/2017 - Requerimento Autor: Eliana Gomes REQUER A TRANSCRIÇÃO NOS ANAIS DESTA CASA DA MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE NO DIA 07 DE AGOSTO DE 2017, INTITULADA: " MCMV. ESTUDO DE INCLUSÃO DE PPP,S DEVE SIR ATÉ DEZEMBRO" PARA ORDEM DO DIA
26 REQ 2436/2017 - Requerimento Autor: Eliana Gomes REQUER A TRANSCRIÇÃO NOS ANAIS DESTA CASA DA MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE NO DIA 07 DE AGOSTO DE 2017, INTITULADA: " MULHERES BRASILEIRAS EMPREENDEM MAIS" PARA ORDEM DO DIA
27 REQ 2437/2017 - Requerimento Autor: Eliana Gomes REQUER A TRANSCRIÇÃO NOS ANAIS DESTA CASA DA MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE NO DIA 07 DE AGOSTO DE 2017, INTITULADA: " I CONGRESSO ESTADUAL EXTRAORDINÁRIO DOS JORNALISTA NO CEARÁ" PARA ORDEM DO DIA
28 REQ 2440/2017 - Requerimento Autor: Jorge Pinheiro REQUER A TRANSCRIÇÃO, PARA OS ANAIS DESTA CASA LEGISLATIVA MUNICIPAL, DA MATÉRIA "PROJETO QUE REUTILIZA ÁGUA DESPERDIÇADA EM BEBEDOUROS RECEBE DUAS PREMIAÇÕES", PUBLICADA NO SÍTIO ELETRÔNICO TRIBUNA DO CEARÁ EM EDUCAÇÃO DO DIA 29 DE JULHO DE 2017. PARA ORDEM DO DIA
29 REQ 2441/2017 - Requerimento Autor: Jorge Pinheiro REQUER A TRANSCRIÇÃO, PARA OS ANAIS DESTA CASA LEGISLATIVA MUNICIPAL, DA MATÉRIA "ALUNOS DE ESCOLAS PUBLICAS DO CEARÁ SUPERAM 500 MIL CONCORRENTES EM OLIMPÍADAS DE FÍSICA", PUBLICADA NO SÍTIO ELETRÔNICO TRIBUNA DO CEARÁ EM EDUCAÇÃO DO DIA 17 DE JULHO DE 2017. PARA ORDEM DO DIA 
30 REQ 2445/2017 - Requerimento Autor: Márcio Cruz REQUER O ENVIO DE MOÇÃO DE PESAR PELO FALECIMENTO DO GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA, EZEQUIEL REINALDO DA SILVA BRITO. PARA ORDEM DO DIA
31 REQ 2446/2017 - Requerimento Autor: Márcio Cruz REQUER A TRANSCRIÇÃO NOS ANAIS DESTA CASA DA MATÉRIA INTITULADA: " LEI AUTORIZA PARCERIA PARA AÇÕES DE PROTEÇÃO À INFÂNCIA" VEICULADA NO JORNAL O ESTADO EM 08 DE AGOSTO DE 2017. PARA ORDEM DO DIA
32 REQ 2447/2017 - Requerimento Autor: Márcio Cruz REQUER A TRANSCRIÇÃO NOS ANAIS DESTA CASA DA MATÉRIA INTITULADA: " EDUCAÇÃO. O FUTEBOL COMO ESPERANÇA DE UM FUTURO PROMISSOR" VINCULADA NO JORNAL O POVO EM 08 DE AGOSTO DE 2017. PARA ORDEM DO DIA
33 REQ 2448/2017 - Requerimento Autor: Márcio Cruz REQUER A TRANSCRIÇÃO NOS ANAIS DESTA CASA DA MATÉRIA " PORTUGUÊS E MATEMÁTICA. ESTUDANTES CEARENSES SUPERAM MÉDIA NACIONAL" VEICULADA NO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE EM 08 DE AGOSTO DE 2017. PARA ORDEM DO DIA
34 REQ 2453/2017 - Requerimento Autor: Cláudia Gomes REQUER VOTOS DE PESAR À FAMÍLIA DO SR. AFONSO FILOMENO FERREIRA GOMES, PELO SEU FALECIMENTO NO DIA 01/08/2017, NA FORMA QUE INDICA. PARA ORDEM DO DIA
Matérias da Ordem do Dia
1 PLC 1/2016 - Projeto de Lei Complementar Autor: Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra MENSAGEM Nº 0004/2016 - DISPÕE SOBRE O PARCELAMENTO, USO E A OCUPAÇÃO DO SOLO NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, E ADOTA OUTRAS PROVIDÊNCIAS. 2ª DISCUSSÃO
2 REQ 2360/2017 - Requerimento Autor: Guilherme Sampaio REQUER A INSERÇÃO NOS ANAIS DESTA CÂMARA DA MATÉRIA PUBLICADA NO BLOG VENCER LIMITES PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, EM 27/03/2017, INTITULADA "TERCEIRIZAÇÃO E O FIM DO TRABALHO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA". DA PAUTA ANTERIOR

Lei de Uso e Ocupação do Solo-II

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou hoje, 56 emendas para a atualização da Lei de Uso e Ocupação do Solo de Fortaleza. O texto base da matéria foi aprovado em primeira discussão em 27 de junho e agora segue para apreciação em segunda discussão.
Na votação das emendas, 49 proposições seguiram o consenso entre os parlamentares e 7 em votação individual. O PLC nº 01/2016 recebeu 177 propostas de alteração, destas 35 emendas tiveram o parecer contrário e 86 emendas foram retiradas pelos próprios autores.
O relator do projeto, vereador Acrísio Sena (PT), se mostrou contrário em relação a algumas emendas, por acreditar que elas deveriam ser votadas por lei específica. “Dois terços das emendas precisam vir para ser debatida por leis específicas. Então eu acho que seria importante retirar essas emendas não pela questão de discutir o mérito, mas porque são emendas que carecem de leis específicas”, explicou.
O vereador Guilherme Sampaio (PT) também apresentou voto contrário a diversas emendas apreciadas no plenário, dentre elas, a emenda 0064, que adiciona e modifica mapas em formato A4 e formato A0. Na opinião do parlamentar, a diminuição dos detalhes do mapa impede de ver as mudanças que o Executivo quer tomar e beneficiar o mercado imobiliário.
“Dessa forma é impossível fazer análise dos mapas. A prefeitura se associa a uma preocupação que temos demonstrados, de que ela está se interessada no mercado imobiliário. Quando é pra eles, a prefeitura fala fino, mas quando é com nós, fala grosso. Não fosse o esforço dos vereadores para aprovar diversas matérias aqui, nós sairíamos com um resultado ainda mais frustrante”, lamentou.
Em resposta a Acrísio Sena, o vereador Ésio Feitosa (PPL) explicou que todas as emendas que surgiram tiveram sua origem das audiências públicas feitas pela CMFor e esclareceu também que de acordo com o Plano Diretor, todas as emendas apresentadas ao projeto podem ou ser apreciadas por lei específicas ou pela Lei de Uso e Ocupação do Solo. “O artigo 310 do Plano Diretor diz que os limites de índices para Zedus serão determinadas pela LUOS ou por legislação específica. O que estamos fazendo aqui é aprovando as Zedus na Luos, seguindo o que prevê o Plano Diretor”, explicou.
Respondendo a ponderação de Guilherme Sampaio, Ésio comentou que todos os mapas também estão em mídia digital e disponíveis no site da CMFor com uma boa qualidade para quem quiser visualizar, podendo dar zoom nas imagens e encontrar as informações que procuram, e reforçou o compromisso do prefeito Roberto Cláudio com a cidade como um todo.
“A transparência foi garantida e está mantida. Foi mantida com ampla discussão e do ponto de vista do Governo não há nada a esconder. Repudio de que a LUOS de agora só beneficia um setor da cidade. Ela atualiza uma legislação de 1996”, afirmou.
www.cmfor.ce.gov.br

Fala Eunício

  1. Em resposta a 
    4. O Legislativo está pronto para dar resposta à sociedade em um tema tão urgente.
  2. Em resposta a 
    3. Que se encontram tanto na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania quanto no Plenário.
  3. Em resposta a 
    2. Criei uma Comissão Especial Mista, formada por senadores e deputados, para discutir e votar as matérias.
  4. 1. Tramitam no Senado 180 projetos ligados à área da segurança pública.Cumprindo compromisso assumido na abertura do 2º semestre legislativo

Fala Dilma

  1. Na CLT do golpe, o acordado acima do legislado significa, apenas, que o dono do capital impõe o que quiser ao trabalhador
  2. Hoje, os jornais explicam mais um direito roubado dos trabalhadores: “por acordo”, os feriados podem ser suspensos e adiados
  3. Um crime contra o empregado: feriado é direito de todos, trabalhar em feriado implica receber em dobro. Mas esta regra foi revogada
  4. Vai ser no chão da fábrica, no escritório, no local em que luta pelo pão que o trabalhador descobrirá o mal que o golpe fez a ele

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...