- Dudu Cearense troca o Fortaleza pelo Botafogo do Rio.
sexta-feira, maio 27
Na CMFor
Em
comemoração aos 290 anos de fundação do município de Fortaleza, a
Câmara de Vereadores realiza uma exposição iconográfica da cidade. Os
visitantes poderão vislumbrar nas imagens as características da cidade a
partir do século 19.
Leia a matéria: http://bit.ly/1qOgFrl
Leia a matéria: http://bit.ly/1qOgFrl
Vidança na Vila Velha
Amanhã (28), o Vidança convida o público à visitar a mostra que apresentará os resultados do projeto “Vidança – A Dança da Vida”, que aconteceu durante todo o mês de maio, reunindo crianças, jovens, adolescentes e adultos do bairro Vila Velha em aulas de ballet clássico, ritmos e expressões artísticas da cultura popular, danças urbanas, contação de histórias, artes manuais, modelagem básica, capoeira e percussão.. O evento será aberto ao público de 17 às 21 horas, na sede da instituição que fica na Avenida L, 400 – Bairro Vila Velha, e apresentará os resultados das oficinas de formação artística, onde as atividades realizadas pelos alunos serão apresentadas por meio de performances e intervenções artísticas.
Às 17 horas, os alunos farão o tradicional Cortejo Literário pelo entorno da escola, quando saem cantando e dançando pelas ruas e param para contar e interpretar histórias para o público. Haverá também exposição dos trabalhos desenvolvidos, feira de artesanato e uma apresentação do ballet da Cia. Vidança e grupos convidados, às 19 horas.
O projeto “Vidança – A Dança da Vida” teve o objetivo de promover a troca de experiências e a inclusão social em ações culturais e artísticas, além de estimular a economia criativa, e teve o apoio do Governo do Estado do Ceará.
Sobre o projeto “Vidança – A Dança da Vida”
O projeto “ Vidança – A Dança da Vida” aconteceu durante todo o mês de maio com oficinas gratuitas de ballet clássico e outras atividades artísticas para crianças a partir de sete anos, jovens e adultos residentes no bairro Vila Velha e adjacências. Foram favorecidos 200 beneficiários, que puderam participar de aulas de ballet, ritmos e expressões artísticas da cultura popular, danças urbanas, contação de histórias, artes manuais, modelagem básica, capoeira e percussão.
Foram nove oficinas de formação na Associação Vidança - Companhia de Danças do Ceará, que terão a participação de artistas, professores e técnicos de diversas áreas que compartilharão o seu conhecimento com os inscritos. O projeto se situa como um espaço promotor de conhecimentos e circulação de produtos artísticos, gerador de trabalho e renda para profissionais envolvidos com a cadeia produtiva da arte, agregando também um significativo valor à oferta cultural.
Sobre o Vidança
A Escola Vidança – Escola de Formação Profissional de Pesquisa, Criação e Ensino da Dança, desenvolve há 35 anos um trabalho voluntário ministrando aulas de ballet clássico, danças dramáticas, laboratório de criação coreográfica, dança criativa, alongamento, consciência corporal, criações viso-manuais, criações literárias, capoeira, hip-hop, percussão, carpintaria e corte e costura para crianças, adolescentes, jovens e adultos residentes no bairro Vila Velha e adjacências.
A história da Associação Vidança se confunde com a história pessoal de sua fundadora Anália Timbó (professora, bailarina e coreógrafa). Por ter sua formação graças a uma iniciativa do Dr. Tomas Pompeu de Sousa Brasil Neto – Presidente da Confederação Nacional da Indústria SESI sendo pioneiro ao convidar DENIS GRAY de ensino da dança às classes populares quando, em 1974, ingressou como aluna na Escola de Dança do SESI (Serviço Social da Indústria), da Barra do Ceará, bairro aonde residia com seus pais. Em 1977 a Escola de Dança Clássica e Neo-Clássica do Sesi foi extinta, sendo que, em 1979, Anália assume como professora a Escola de Dança do Sesi e continua o trabalho com crianças e adolescentes filhos e filhas de operários, e em geral da comunidade, repassando às classes populares seus conhecimentos e os desenvolvimentos que chegara a possuir como criadora (coreógrafa) e bailarina. Em 1981, Anália, então, criou o Grupo Vidança, hoje Associação Vidança Companhia de Dança do Ceará.
O Vidança Cia. de Dança do Ceará, desde 1981 realiza seus trabalhos, sob a forma de ensino e criações cênicas em Dança. Construindo suas histórias pessoais como artistas, o grupo de bailarinos do Vidança, como coletivo, vem expandindo suas criações e estudos continuados, ao mesmo tempo em que faz sonhar as crianças do bairro operário da Vila Velha, como também os bairros circunvizinhos do Jardim Iracema e Goiabeiras.
A missão da Associação VIDANÇA é trabalhar com as classes populares, priorizando o trabalho com crianças e adolescentes em situação de exclusão social, utilizando a arte e as diversas linguagens artísticas (especificamente, a Dança) como meio para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida. Ministrando aula de dança e criação, formando grupos intergeracionais (crianças, adolescentes e adultos), proporcionamos o domínio desta linguagem artística, também como modo de promover construção de vínculos afetivos, educacionais e culturais, enfim, realizando a promoção à saúde, vista como estado de bem-estar bio-psico-social e espiritual, bem como devolvendo a essas crianças, adolescentes e adultos das classes populares sua potência cultural expressiva.
Durante estes anos a Cia. Vidança realizou os espetáculos: 1981 “Lá Vem o Brasil”; 1982 - “Vale a Pena Viver”; 1983 - “Ceará meu Ceará”; 1984 - “Liberdade Já”; 1985 - “Liberdade”; 1986 - “Influências”; 1987 - “Cenas”; 1988 - “Prisão sem Grades I”; 1989 – “Ballet Espetacular”; 1991 – “Variações”; 1992 - “Prisão sem Grades II”; 1997 - “Viagens Intermináveis”; 1998 -“Asas e Correntes”; 1999 - “Mosaico”; 2000 –“Torém”; 2000 – “Catu Macã: Guerra Bonita”; 2001 – “Mangará: o rosto da terra”; 2001 - “Mangue: memórias da Pele”; 2001 – “Cantos Reis”, juntamente com Associação de Corais Infantis “Um Canto em cada Canto” e a Orquestra Eleazar de Carvalho, 2002 - “Festas”; 2003 “Comosomos” e “Reflexos”; 2004 - “Reverberare”; 2005 - “Danças do Boi Vidança”, 2006 - “Quintal de Mangue”, 2007 – “Terreiros de Sol e Lua” e “Brincar de Ser”; 2008 – “Viagens do Desejo - A Alma Afoita de Maria Amélia”; 2009 – “Ruas do Sonho”; 2011 – (Pré estréia) “Histórias de Acordar o Amanhã”; 2012 – “Histórias de Acordar o Amanhã”; 2013 – “Esquadras”; 2014 – “Jardim dos Girassóis”.
O Vidança participou diversas vezes como convidado oficial dos seguintes festivais: Festival de Inverno de Campina Grande, Festival de Dança do Recife, Circo Voador do Recife, Festival de Dança do Cabo – PE, Festival de Arte da Mulher Cearense, Mostra de Arte Maio Mulher, Festival Nacional de Dança Folclórica do SESI.
Em 1987, o Vidança ganhou o primeiro lugar no Iº Concurso de Dança do Éden Club. Em 2000 participou e recebeu classificação honrosa no Concurso “Rumos Itaú Cultural Dança”, com o espetáculo “Catu Macã - Guerra Bonita”, tendo sido no mesmo ano também premiado pelo Programa Capacitação Solidária com o Projeto “Danças Dramáticas”. Em 2001, o Vidança ganhou o prêmio EnCenaBrasil, concurso nacional promovido pela FUNARTE, com o espetáculo “Mangue: Memórias da Pele”. Em parceria com o Instituto Terra Mar realizou o Iº Encontro dos Povos do Mar, em novembro de 2001 no Centro Cultural Dragão do Mar. Participou do I, II, III , IV e VII FENDAFOR (Festival Nacional de Dança de Fortaleza). Em 2002 participou do Ceará Music. Em 2003 a Companhia foi contemplada com o apoio do Programa Capacitação Solidária e com o prêmio BrazilFoundation.), Dança do Ceará, que ocorreu em novembro de 2003 e em 2004 homenageado com o Troféu “Exotic Peole”. Também participou com brilhantismo como convidada da Feira da Música 2003 a 2006) e do Festival VIDA & ARTE do Jornal O Povo (2003 e 2005).
· Serviço – Festa de encerramento do projeto “Vidança – A Dança da Vida”
Data: 28 de maio (sábado)
Horário: 17 às 21 horas
Local: Avenida L, 400, Nova Assunção – Vila Velha
Informações: (85) (85) 3262-7599 / (85) 9.8725.6942
Legião aqui
Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos, os integrantes remanescentes da Legião Urbana, já estão na estrada com a turnê “LegiãoUrbana XXX anos”, que comemora três décadas de carreira do grupo. No próximo 11 de junho será a vez de Fortaleza receber uma das bandas mais expressivas do cenário do rock nacional. O show será realizado no Centro de Eventos do Ceará.
O grupo passa por seis cidades nordestinas: Aracaju-SE, (20/5), Maceió-AL (21/5), João Pessoa-PB (25/5), Recife-PE (Hoje), Cariri-CE (Amanhã) e para encerrar em grande estilo, o sexteto se apresenta no dia 11/6 em Fortaleza.
No começo do ano 2015, Dado e Bonfá receberam da EMI – hoje parte da Universal Music – a proposta de lançar uma edição especial do primeiro disco da banda, lançado em 1985, também chamado de “Legião Urbana”.
Surgia então o projeto “LEGIÃO URBANA – 30 ANOS”. Uma Edição Especial que, além de trazer o disco original remasterizado, traz um outro disco contendo algumas pérolas e raridades cuidadosamente guardadas nos cofres da gravadora. Entre elas estão, por exemplo, as três músicas que o então trio braziliense gravou a convite da EMI no Rio de Janeiro, em 1983, ainda com Renato Russo tocando baixo e cantando.
O processo de mexer com todas essas fitas, de ver aquelas fotos, de ler aqueles textos e, principalmente, de ouvir aquelas primeiras versões das suas músicas exatamente como elas foram criadas, foi realmente emocionante. Tanto que acabou despertando a vontade do Dado e do Bonfá de estar juntos tocando de novo.
Dessa vontade surgia uma segunda ideia: a de chamar alguns amigos e montar um show para tocar o primeiro disco na íntegra. Mas, para evitar erros ou mal-entendidos, sempre deixando claro que não existe possibilidade alguma de “volta” daLegião Urbana. Como já disseram inúmeras vezes, a Legião - como banda - acabou junto com a morte do Renato, em 1996. Renato Russo é único e insubstituível.
O projeto se estendeu porque, além de tocar nas principais capitais do país, existe a vontade do Dado e do Bonfá de tocar em algumas cidades nas quais nunca chegaram com a Legião. Como disse Marcelo Bonfá recentemente: “a Legião Urbana tem fãs espalhados por todo o Brasil. Depois dos shows, era comum eu ficar por ali para conhecer melhor a região. Mas aí os espaços foram ficando pequenos para a gente tocar, mesmo nas capitais. Nesta turnê adoraríamos tocar nas capitais, mas também em cidades onde nunca chegamos com a banda.”
Acompanharam Dado e Bonfá no palco: na segunda guitarra Lucas Vasconcellos (Letuce), no baixo Mauro Berman (Cabeza de Panda e Marcelo D2)e nos teclados Roberto Pollo (Cirque du Soleil). Quem vai dividir os vocais com o público será o ator e cantor André Frateschi. Não será a primeira vez do André junto aos integrantes da Legião, já que ele costumava acompanhar Dado, Renato e Bonfá quando tinha 10 anos na turnê de 1985, na dobradinha entre a banda e a peça de teatro “Feliz Ano Velho”, protagonizadana época pela sua mãe, a atriz Denise Del Vecchio.
A direção musical do show é assinada por Liminha e o cenário é do Batman Zavareze.
Como o Renato dizia: “A gente está aquí no palco, mas a verdadeira Legião Urbana são vocês”.
SERVIÇOS:
Legião Urbana XXX Anos em Fortaleza
Quando: 11 de junho
Onde: Centro de Eventos no Ceará
Hora: 21 horas
Valores: Arena (R$45) | Front (R$85) | Camarote (R$125)
Vendas online: www.deeprodutora.com.br
Pontos de vendas:
Lojas DLT (Shopping Iguatemi, North Shopping Fortaleza e North Shopping Joquei)
Lojas Ferrovia (North Shopping Fortaleza, Shopping Via Sul e North Shopping Parangaba)
Single Idiomas (Shopping Villa Mango Open Mall – Avenida Silas Munguba, 3530)
Informações: 85 3230.1917
Em agosto
Uma das melhores e mais influentes bandas de thrash metal da história do rock confirma shows pelo Brasil em 2016. O grupo americano Megadeth, liderado pelo lendário Dave Mustaine, chega ao país em agosto com a turnê “Dystopia” e é atração confirmada na segunda edição do projeto Super Rock, produzido pela D&E Entretenimento, que passará por Fortaleza e Brasília. A apresentação do quarteto, inédita na capital cearense, acontece em 13 de agosto, no Siará Hall e conta ainda com abertura do Project46.
A nova turnê do Megadeph pela América do Sul chega, pela primeira vez, com a nova formação composta por Dave Mustaine (guitarra/vocal), David Ellefson (baixo), o brasileiro Kiko Loureiro (guitarra – Angra) e Chris Adler (bateria – Lamb of God). O grupo também passa por São Paulo, no dia 7 de agosto. “Dystopia” é o o 15º disco da carreira e foi lançado no último dia 22 de janeiro. O registro teve boa recepção de público, chegando a garantir o terceiro lugar no ranking da Billboard 200 (a parada americana dos discos mais vendidos dos EUA).
Na capital federal, o Megadeth sobe ao palco do Net Live Brasília, no dia 12 de agosto e terá abertura do Angra na primeira noite do festivalSuper Rock.
Cercada de grandes expectativas, a chegada do Megadeth ao Brasil vem cheio de novidades. O grupo lançou recentemente o disco “Dystopia”, o 15º álbum da carreira, composto de 12 faixas. O material de inéditas já é considerado um dos melhores da discografia da banda. Além disso, o guitarrista brasileiro Kiko Loureiro (Angra) e o baterista Chris Adler chegaram para dar mais fôlego e agressividade ao Megadeth.
A venda online de ingressos para o Super Rock Fortaleza (Megadeth e Project46) começa nesta sexta-feira (5) pelo site da Ingressando. Todas as informações disponíveis estão no site www.deeprodutora.com.br.
SOBRE O SUPER ROCK
A primeira edição do festival Super Rock foi no ano de 2013, em Fortaleza e trouxe bandas de peso como Angra e SoulFly par as areias da Biruta. Em 2016, o “SUPER ROCK” irá contemplar Fortaleza e Brasília, que recebe como atração principal a banda americana Megadeth.
SERVIÇOS:
Super Rock Fortaleza com Megadeth e Project46
QUANDO: 13 de agosto de 2016
ONDE: Siará Hall (Avenida Washington Soares, 3199 - Edson Queiroz)
HORA: 22 horas
VALORES:
ARENA MEIA – R$ 58 | FRONT STAGE MEIA – R$ 118 | CAMAROTE MEIA – R$ 148
CAMAROTE VIP OPEN BAR – VALOR ÚNICO – R$ 300 (cerveja, whisky, refrigerante e água)
VENDAS:
Lojas Kangaço (Galeria Pedro Jorge - Centro)
Bilheteria do Siará Hall (Avenida Washington Soares, 3199 - Edson Queiroz)
VENDAS ONLINE: www.deeprodutora.com.br/evento
CLASSIFICAÇÃO: 18 anos
ESTACIONAMENTO PRÓRPIO: Não possui
INFORMAÇÕES: 85 3230.1917
Na Caixa Cultural
Já está disponível a lista dos selecionados para as quatro oficinas do projeto Cultura e Sustentabilidade, promovido pela CAIXA Cultural Fortaleza. No Total foram 312 inscrições e cerca de 30 selecionados para cada uma das seguintes atividades, que acontecem entre os dias 31 de maio e 11 de junho: Economia Criativa – “Criativando” com as três dimensões da Cultura, ministrada por Patrícia Reis (PE); Gestão de Projetos Culturais, com Dedé Ribeiro (RS); Elaboração de Projetos e Políticas Culturais, com Izadora Fernandes (MG); Propriedade Intelectual e Direito Cultural, com Stéfano Falcão (MG). A lista pode ser consultada www.facebook.com/formatacultural .
Debates sobre Políticas de Incentivo
Além das oficinas, serão realizados na CAIXA Cultural Fortaleza dois debates abertos ao público. No dia 02, às 19h30, no Teatro, o assunto é Políticas de Incentivo ao Cinema, com os debatedores Alfredo Manevy (diretor do SPCine e ex-Secretário Executivo do Ministério da Cultura) e Marcelo Ikeda (crítico de cinema, professor do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará - UFC) e mediação de Doug de Paula (realizador audiovisual e diretor do Mercado Audiovisual Cearense - MAC).
No dia 09, às 19h30, na Galeria Multiuso, Alfredo Barros (regente titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará - OSUECE e professor e coordenador do Curso de Música da UECE) e Izabel Gurgel (jornalista, professora, gestora cultural, ex-diretora do Theatro José de Alencar) debatem sobre o tema Políticas de Incentivo a Instituições e Espaços Culturais, tendo como mediador o jornalista Felipe Araújo (CE).
Serviço:
Vivência: Cultura e Sustentabilidade
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 31 de maio a 11 de junho de 2016
Debates: Dias 02 e 09, às 19h30.
Classificação indicativa dos debates: Livre
Informações: (85) 3453-2770
Amanhã no Beach Park
O Beach Park preparou uma estrutura especial para a emocionante final da Liga dos Campeões no próximo sábado, 28 de maio. Em parceria com a Heineken, o Coqueiral Bar e Restaurante da Vila Azul do Mar recebe os amantes do futebol com uma ação especial a partir das 14h30. Antes de conferirem o confronto entre Real Madrid e Atlético Madrid num telão, o público já pode aquecer para a partida com uma promoção que oferece uma cerveja e um brinde da Heineken a cada duas garrafas compradas. Após o jogo, quem anima o local é a banda Sis Jones, trazendo o pop rock que embala o espaço Ao Vivo Rádio Beach Park nos fins de semana.
Beach Park - Com 30 anos de história, o Beach Park é genuinamente cearense e já se tornou uma das opções de lazer mais procuradas do pelos turistas do país inteiro. Localizado num cenário paradisíaco, a somente 17 km de Fortaleza, na praia do Porto das Dunas, o empreendimento ocupa hoje mais de 160 mil m² e reúne parque aquático, três resorts, um hotel, além de restaurante de praia com acesso livre e a Vila Azul do Mar.
Com a preservação do meio ambiente sendo uma de suas prioridades, o Beach Park acaba de ganhar o selo ISO 14.001, um reconhecimento internacional de gestão ambiental. A norma é adotada por grandes empresas de todo o mundo que tem o compromisso de reduzir o impacto ambiental e ampliar os negócios.
O parque, que conta com 18 grandes atrações, inaugurou, no fim de 2015, o brinquedo Vaikuntudo, maior toboágua tornado do mundo, ano em recebeu mais de 970 mil visitantes. Em 2015 foi eleito, pelo segundo ano consecutivo, como o segundo melhor parque aquático do mundo pelos usuários do TripAdvisor, o maior site de viagens do mundo. O empreendimento também acaba de inaugurar a Vila Azul do Mar, espaço de convivência, entretenimento e serviços.
Serviços Beach Park:
Site: www.beachpark.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/BeachParkBrasil
Instagram: https://instagram.com/beachpark
Twitter: https://twitter.com/beachpark
16 praias
Continua crescendo o número de praias balneáveis na orla marítima de Fortaleza. A informação é da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), que destaca o total de 16 pontos próprios, resultado superior ao boletim da semana passada que apontava 13 trechos. A Semace monitora 31 locais na capital, considerados estratégicos para o banho.
“O aumento de praias adequadas em Fortaleza tende a aumentar visto que a quadra chuvosa cessou”, disse o diretor de licenciamento da autarquia, Lincoln Davi. Conforme ele, com o fenômeno, a qualidade da água cai já que grande quantidade de esgotos sem tratamento, lixo e outros detritos são carreados via galerias pluviais, córregos e canais de drenagem para o mar. “Os laudos mostram que o setor Leste, que envolve trechos da Praia do Futuro e Caça e Pesca, vem se destacando pelo aumento do número de praias próprias”, destacou Lincoln.
Confira abaixo o resultado de todos os postos monitorados pela Semace:
SETOR LESTE
Posto 1 – Entre o Posto dos Bombeiros 08 e a foz do Rio Cocó
Posto 2 – Entre os postos 7 e 8 dos Bombeiros
Posto 3 – Entre os postos 6 e 7 dos Bombeiros
Posto 4 – Entre os Posto dos Bombeiros 6 até a Praça da Paz Dom Hélder Câmara
Posto 5 – Entre a Praça da Paz Dom Hélder Câmara até Posto dos Bombeiros 4
Posto 6 – Entre os postos 3 e 4 dos Bombeiros
Posto 7 – Entre os postos 2 e 3 dos Bombeiros
Posto 8 – Entre os postos 1 e 2 dos Bombeiros
Posto 9 – Entre a rua Ismael Pordeus até Posto dos Bombeiros 1
Posto 10– Entre o Farol até a Rua Ismael Pordeus
Posto 11 – Farol
Posto 1 – Entre o Posto dos Bombeiros 08 e a foz do Rio Cocó
Posto 2 – Entre os postos 7 e 8 dos Bombeiros
Posto 3 – Entre os postos 6 e 7 dos Bombeiros
Posto 4 – Entre os Posto dos Bombeiros 6 até a Praça da Paz Dom Hélder Câmara
Posto 5 – Entre a Praça da Paz Dom Hélder Câmara até Posto dos Bombeiros 4
Posto 6 – Entre os postos 3 e 4 dos Bombeiros
Posto 7 – Entre os postos 2 e 3 dos Bombeiros
Posto 8 – Entre os postos 1 e 2 dos Bombeiros
Posto 9 – Entre a rua Ismael Pordeus até Posto dos Bombeiros 1
Posto 10– Entre o Farol até a Rua Ismael Pordeus
Posto 11 – Farol
SETOR CENTRO
Posto 12 – Entre a Praia dos Botes e o Farol
Posto 13 – Entre o Monumento do Jangadeiro até a Praia dos Botes
Posto 14 – Entre a foz do Riacho Maceió e o Monumento dos Jangadeiros
Posto 15 – Entre a Volta da Jurema até foz do Riacho Maceió
Posto 16 – Entre Espigão da Desembargador Moreira até a Volta da Jurema
Posto 17 – Entre a Rua José Vilar e o Espigão da Av. Desembargador Moreira
Posto 18 – Entre Espigão da Rui Barbosa até a Rua José Vilar e o Espigão
Posto 19 – Entre os Espigões da rua João Cordeiro e Av. Rui Barbosa
Posto 20 – Entre o Aquário até o Espigão da Rua João Cordeiro
Posto 21 – Entre o Inace (Ind. Naval do Ceará) até o Aquário
Posto 12 – Entre a Praia dos Botes e o Farol
Posto 13 – Entre o Monumento do Jangadeiro até a Praia dos Botes
Posto 14 – Entre a foz do Riacho Maceió e o Monumento dos Jangadeiros
Posto 15 – Entre a Volta da Jurema até foz do Riacho Maceió
Posto 16 – Entre Espigão da Desembargador Moreira até a Volta da Jurema
Posto 17 – Entre a Rua José Vilar e o Espigão da Av. Desembargador Moreira
Posto 18 – Entre Espigão da Rui Barbosa até a Rua José Vilar e o Espigão
Posto 19 – Entre os Espigões da rua João Cordeiro e Av. Rui Barbosa
Posto 20 – Entre o Aquário até o Espigão da Rua João Cordeiro
Posto 21 – Entre o Inace (Ind. Naval do Ceará) até o Aquário
SETOR OESTE
Posto 22 – Entre a Rua Padre Mororó até a Av. Alberto Nepomuceno
Posto 23 – Entre a Av. Philomeno Gomes até a Rua Padre Mororó
Posto 24– Entre a rua Jacinto Matos e a Av. Philomeno Gomes
Posto 25 – Entre a Av. Pasteur até a Rua Jacinto Matos
Posto 26 – Entre a Rua Francisco Calaça até a Av. Pasteur
Posto 27 – Entre a Rua Seis Companheiros até a Rua Francisco Calaça
Posto 28 – Entre a Rua Lagoa do Abaeté até a Rua Seis Companheiros
Posto 29 – Entre a Rua das Goiabeiras até a Rua lagoa do Abaeté
Posto 30 – Entre a foz do Rio Ceará até a Rua das Goiabeiras
Posto 31– Barra do Ceará
Posto 22 – Entre a Rua Padre Mororó até a Av. Alberto Nepomuceno
Posto 23 – Entre a Av. Philomeno Gomes até a Rua Padre Mororó
Posto 24– Entre a rua Jacinto Matos e a Av. Philomeno Gomes
Posto 25 – Entre a Av. Pasteur até a Rua Jacinto Matos
Posto 26 – Entre a Rua Francisco Calaça até a Av. Pasteur
Posto 27 – Entre a Rua Seis Companheiros até a Rua Francisco Calaça
Posto 28 – Entre a Rua Lagoa do Abaeté até a Rua Seis Companheiros
Posto 29 – Entre a Rua das Goiabeiras até a Rua lagoa do Abaeté
Posto 30 – Entre a foz do Rio Ceará até a Rua das Goiabeiras
Posto 31– Barra do Ceará
*Verde: próprio
*Vermelho: impróprio
*Vermelho: impróprio
27.05.2016
Ana Luzia Brito
Assessora de Comunicação da Superintendência Estadual do Meio Ambiente
85 3101.5554 | 98653.8337
comunicacao@semace.ce.gov.br
Nova Aguanambi
Trabalhos são necessários para a continuidade da implantação do corredor exclusivo de ônibus
A Prefeitura de Fortaleza iniciou, nesta quinta-feira (26/05), as obras de requalificação viária na Avenida Aguanambi, necessárias para a continuidade da implantação do corredor exclusivo de ônibus BR-116/Aguanambi. A readequação da via permitirá, ainda, a implantação de um binário nas ruas Coronel Solón e Padre Matos Serra, no bairro José Bonifácio (Regional IV).
Para a viabilização desta fase do projeto, a Avenida Aguanambi terá um estreitamento na pista auxiliar, no trecho entre as ruas Soriano Albuquerque e Cel. Solón. As intervenções consistem na retirada dos canteiros laterais, localizados nas marginais da via, em ambos os lados. Além disso, está prevista a construção de uma laje sobre o canal, que após a implantação do binário, irá permitir o tráfego de veículos que seguem na Rua Pe. Matos Serra.
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) informa que não haverá desvio nesta etapa da obra e que dará suporte operacional à intervenção, efetuando o controle do tráfego na região.
Binário
O binário do bairro José Bonifácio será formado pelas ruas Coronel Solón e Padre Matos Serra, que vão operar em sentidos opostos, e cruzará a Avenida Aguanambi na sua continuação pela Rua Senador Pompeu. Com a implantação da nova disposição, a Rua Coronel Solón vai operar no sentido leste-oeste (Av. Aguanambi - R. Senador Pompeu) e a Rua Padre Matos Serra vai operar no sentido oeste-leste (R. Senador Pompeu - Av. Aguanambi).
O binário do bairro José Bonifácio será formado pelas ruas Coronel Solón e Padre Matos Serra, que vão operar em sentidos opostos, e cruzará a Avenida Aguanambi na sua continuação pela Rua Senador Pompeu. Com a implantação da nova disposição, a Rua Coronel Solón vai operar no sentido leste-oeste (Av. Aguanambi - R. Senador Pompeu) e a Rua Padre Matos Serra vai operar no sentido oeste-leste (R. Senador Pompeu - Av. Aguanambi).
A região será beneficiada por uma série de intervenções que visam melhorar a mobilidade urbana e possibilitar mais fluidez para quem trafega em suas imediações diariamente, com inclusão de medidas de segurança para pedestres e infraestruturas cicloviárias. Além disso, será realizada também obras de recapeamento asfáltico em diversas ruas e avenidas do bairro.
Infraestrutura Cicloviária
Uma nova rede de cerca de 3,6 quilômetros de malha cicloviária será implantada na região, dotando de ciclofaixas as ruas Coronel Solón, Padre Matos Serra (da Av. Aguanambi à Rua Barão do Rio Branco), Senador Pompeu e Barão do Rio Branco (da Av. 13 de Maio à Av.Domingos Olímpio).
Uma nova rede de cerca de 3,6 quilômetros de malha cicloviária será implantada na região, dotando de ciclofaixas as ruas Coronel Solón, Padre Matos Serra (da Av. Aguanambi à Rua Barão do Rio Branco), Senador Pompeu e Barão do Rio Branco (da Av. 13 de Maio à Av.Domingos Olímpio).
As obras da Avenida Aguanambi e do binário estão sendo executadas pelas secretarias de Infraestrutura (Seinf) e de Conservação e Serviços Públicos (SCSP).
LRF-I
A Prefeitura de Fortaleza apresentou, na manhã desta sexta-feira (27), na Câmara Municipal de Fortaleza, o Relatório de Gestão Fiscal (RGF) referente ao primeiro quadrimestre de 2016, atendendo determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e prestando contas à sociedade dos recursos arrecadados no período.
“Mais do que uma exigência legal, a realização dessa audiência é necessária para analisar com muita transparência e controle as finanças do Estado”, ressaltou o vereador Evaldo Lima (PCdob), que estava presente na audiência pública.
Os dados foram expostos pelo secretário executivo da Secretaria Municipal das Finanças, Fernando Marinho.
Sefin
- O secretário executivo de Finanças de Fortaleza, Fernando Marinho, fala sobre o balanço do primeiro quadrimestre da Prefeitura de Fortaleza.
- Presenças dos vereadores:
- Carlos Mesquita.
- Marcos Teixeira.
- Evaldo Lima.
Agora na CMFor
- Ocorre agora na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) audiência pública para apresentação do relatório de Gestão Fiscal 1º quadrimestre de 2016 e o relatório resumido de execução fiscal, a fim de debater o bom uso do dinheiro do Município.
- Proposta do vereador Carlos Alberto Mesquita (Pros).
- No Plenário Fausto Arruda.
Feira das Profissões da FA7

Às vezes o coração (ainda) bate mais forte diante de um auditório. Ver todo o Ensino Médio do Colégio 7 de Setembro reunido em um só local sempre impressiona. Começou a 14a Feira das Profissões! Grandes escolhas à frente. — em FA7 - Faculdade 7 de Setembro.
Próxima semana na CMFor
- A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) promove na próxima semana:
- Segunda (30/5) - Audiência Pública com escopo de discutir o Programa Minha Casa, Minha Vida para Servidores Públicos. Auditório 9h30. Vereador Deodato Ramalho
- Segunda (30/5) - Audiência Pública para debater a criação de um novo bairro separado do bairro Canindezinho. 18 horas na Escola Padre Antônio Monteiro da Cruz. Rua Pedestre XIII, 25 - Jardim Fluminense. Requerimento vereador Antônio Henrique.
- Terça (31/5) - Audiência Pública para debater a situação dos Parques Urbanos criados em Fortaleza, como parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente. Auditório 14h30. Vereador João Alfredo.
- Terça (31/5) - Audiência Publica para debater a criação do bairro Aracapé, às 16 horas, na Quadra João Hildo de Carvalho Furtado. Rua Juvêncio Sales, s/nº. Bairro Conjunto Acarapé. Requerimento vereador Antônio Henrique.
- Quinta (2/6) - Sessão Solene para entrega da Medalha Boticário Ferreira a Everardo Ferreira Telles. Plenário. às 19 horas. Proposta do vereador Pedro Matos.
- Sexta (3/6) - Audiência Pública para que o ISGH esclareça a sua metodologia de trabalho na gestão da saúde pública do município de Fortaleza, a fim de que a Câmara Municipal e o controle social possa contribuir com sugestões para melhorar as práticas administrativas da instituição. Auditório 9 horas. Vereador Deodato Ramalho.
- Sexta (3/6) - Audiência Pública para debater sobre a isenção de Imposto Territorial Urbano aos imoveis com uso exclusivo ou predominante como teatro, pontos de cultura ou espaços culturais. Auditório às 14 horas. Vereador Guilherme Sampaio.
In Memoriam
Câmara entrega o Título de Cidadão de Fortaleza In Memoriam a Antônio Urbano Almeida
Marcelo Raulino25 maio, 2016No Comments
Foto: André Lima
A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta quarta-feira (25), Sessão Solene para a entrega do Título de Cidadão de Fortaleza In Memoriam ao senhor Antônio Urbano Almeida. A homenagem foi oriunda do projeto de decreto Legislativo 050/2015 de autoria do vereador João Alfredo, subscrito pelos vereadores Salmito Filho (PDT), José do Carmo (PSL), Paulo Diógenes (PSD), Deodato Ramalho (PT) e Marco Aurélio (PSD). O vereador João Alfredo (PSOL) presidiu a sessão, em nome do presidente Salmito Filho.
A mesa dos trabalhos foi composta por: Lilian Nair de Almeida, filha do homenageado; professor Deoclécio Justino Said, vice-reitor do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio; Roberto Nei Fonseca de Almeida, defensor publico, professor e neto do homenageado; Tiago Almeida, arquiteto e bisneto do homenageado.
Em sua saudação aos presentes, o vereador João Alfredo destacou que Antônio Urbano Almeida foi prefeito de Fortaleza e nunca a cidade havia lembrado ou homenageado o mesmo. “Faço essa homenagem a esse grande cearense, em nome de sua família. Portanto entregaremos o título de cidadão in memoriam aos três membros de sua família aqui presentes”, frisou.
Após a homenagem, em nome da família falou o arquiteto e bisneto do homenageado, Tiago Almeida. Ele disse que mesmo não conhecendo seu bisavô pessoalmente, é como tivesse conhecido, pelo tanto de ensinamentos que aprendeu com as pessoas que conviveram com ele. “Quando penso no meu bisavô, lembro de trés palavras – honestidade, simplicidade, pois sempre sabia do que era capaz e nunca quis mostrar mais do que ele era, além delas lembro da palavra Referência”.
“Tenho sorte de ter seguido a mesma profissão dele, a de arquiteto. Me sinto feliz de ter essa referência em minha família. Ele já havia sido homenageado no Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí, Paraíba, Pará, Amazonas e Rio de Janeiro, portanto faltava uma lembrança dele na sua terra natal. Fora esse lado profissional, existia o lado familiar era uma pessoa carinhosa e tinha diversos nomes que o chamavam, como Montenegro, pai negro. O importante é recordar e lembrar de sua personalidade que ficou marcada em nossa identidade como família”, disse Tiago.
Em seguida falou o reitor do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio, Deoclécio Said. Ele afirmou que seu tio, era uma pessoa dotada de uma inteligência privilegiada, homem capaz de decorar um dicionário, tal era a magnitude de sua inteligência. Homem simples, de caráter e força pessoal muito grande. Simples, honesto e de coração muito bom. Merece essa honraria e queira Deus que agente possa ter sempre na memória o caráter e a visão do meu tio Montenegro”, frisou.
Falou ainda o neto de Antônio Urbano, Roberto Nei. “Meu avô teve grandes desafios para cumprir sua missão de criar os SENAIs, como a falta de comunicação, transporte, mesmo assim como ele mesmo disse, as coisas foram transportadas no lombo do burro. Ele nunca arredou pé para cumprir seu papel de formação do operário e filho do operário. Falando da pessoa do papai nego, me parece que ele após a morte dos pais, ele passou a ser uma espécie de pai dos irmãos. Eles sempre esperavam dele uma última palavra para tomar alguma decisão. Sempre tinha o respeito de todos. Tenho essa lembrança maravilhosa de honestidade, compromisso e respeito. Realmente incomodava meu tio não ter tido recebido nenhuma homenagem em sua terra, por isso procurei o vereador João Alfredo, por nossa proximidade, que acatou nossa indicação e decidiu fazer essa homenagem”, concluiu.
Perfil
Antônio Urbano de Almeida, nascido em Quixadá, Ceará, em 1900, foi engenheiro e político brasileiro. Diplomado em engenharia civil pela Escola de Minas de Ouro Preto, em 1924, sua primeira profissão foi de engenheiro residente, trabalhando na Rede de Viação Cearense, na ligação ferroviária do Ceará com a Paraíba.
Foi prefeito de Fortaleza em 1931. Após a revolução de 1930, foi convidado para assumir a chefia do 1º Distrito da então Inspetoria Federal de Obras contra as Secas (atual DNOCS), sediado em Fortaleza. No ano seguinte, foi convidado para assumir a prefeitura de Fortaleza.
Em 1939, convidado por Roberto Mange, criou a Escola Ferroviária da Rede de Viação Cearense.
Em novembro de 1943, o então diretor do Departamento Nacional do SENAI, João Lüderitz, atribuía-lhe a missão de instalar o SENAI nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte. Piauí e Maranhão que constituíam a 1ª Região do SENAI, quando fundou as escolas SENAI de Fortaleza, Cedro (CE), Natal(RN), São Luís (MA) e Juazeiro do Norte(CE).
Antônio Urbano de Almeida também ajudou a fundar a 9ª Região do SENAI que era formada por
Belém e Manaus. Além de ter sido Prefeito de Fortaleza-Ceará, seu elevado senso de cidadania foi além da fundação de vários SENAIs, pelo Brasil afora. Foi o primeiro presidente do CREA-Ceará e por ter realizado trabalho na área de Engenharia e Arquitetura, foi escolhido patrono da Galeria dos Presidentes do CREA-Ceará, tendo sua foto em lugar de destaque no atual prédio do CREA, em Fortaleza-Ceará.
A concessão dessa honraria, ainda que post morten, é uma justa e merecida homenagem a quem prestou relevantes serviços não só no Estado do Ceará, mas em toda a região Norte e Nordeste, contribuindo, significativamente, para o desenvolvimento regional e, consequentemente, para o desenvolvimento do Brasil.
Até hoje a 'Funenária'
Feira Funerária até hoje no Centro de Eventos do Ceará>
Dia 27/05/2016 – Sexta-Feira
Às 9h - Esclarecimento da Lei 13261/16 - Que trata da Regulamentação da Venda de Planos Funerários
Com a participação do advogado Jackson Machado, o empresário Renato Nobre (Grupo Nobre), empresário e presidente Vicente Jales (SEFEC) e presidentes de Sindicatos do Brasil.
- Participação gratuita para quem se inscreveu em alguma Palestra
Com almoço incluso na Spettus Steak House
Às 10h - Só para as Mulheres
“O PODER SEDUTOR FEMININO" com Karla Karenina
Nosso corpo é movido por um mecanismo de constante alimentação do nosso pensamento. Esse é um dos "segredos" da Palestra, O Poder Sedutor Feminino", através das técnicas e vivências propostas pela atriz e terapeuta Karla Karenina, que há 10 anos realiza um trabalho diferenciado sobre a sensualidade feminina. De forma ética e delicada, nossa proposta enfatiza que "Poder" é sinônimo de conhecimento de si mesma e escolha. Escolha se apropriar do seu poder legítimo! Venha acender a mulher poderosa e sedutora que existe em você!
- Valor Inscrição:
R$ 140,00 (Não Sindicalizado)
R$ 100,00 (Sindicalizado)
Às 11h10 - GESTÃO INOVADORA - Experiências exitosas em Funerárias e Cemitérios Brasileiros
TALK SHOW COM A PARTICIPAÇÃO DOS EMPRESÁRIOS
* Thiago Leal (OSAN – Santos/SP)
* Ibsen Vila (Grupo Vila - Natal/RN)
* João Pedro Rocha (Digna - Campina Grande/PB)
* Elias Júnior (CORTEL – Porto Alegre/RS)
* Francílio Dourado (Mediador)
- Participação gratuita para quem se inscreveu em alguma Palestra
Às 15h - A MORTE É UM DIA QUE VALE A PENA VIVER
Dra Ana Cláudia Quintana Arantes (Sexta-feira 27/05/2016)
Médica, formada pela USP com residência em Geriatria e Gerontologia no Hospital das Clínicas da FMUSP. Pos graduação em Psicologia - Intervenções em Luto pelo Instituto 4 Estações de Psicologia. Especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e Universidade de Oxford. Entre outras publicações, é co-autora do livro Cuidado Paliativo do CREMESP, (2008) e Manual de Cuidados Paliativos – ANCP (2009).
No Hospital Israelita Albert Einstein foi responsável pela elaboração e implementação das políticas assistenciais e treinamentos institucionais em Cuidados Paliativos e Terapia da Dor segundo as recomendações da Joint Comission, permanecendo como coordenadora do Grupo de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos no período entre janeiro 2006 até julho de 2009. Atualmente trabalha como médica geriatra da Sociedade Beneficente Alemã e em seu consultório.
- Valor Inscrição:
R$ 160,00 (Não Sindicalizado)
R$ 120,00 (Sindicalizado)
· No final da palestra será feito uma Homenagem aos Empresários do Segmento e autoridades que participaram do processo de Regulamentação do Plano Funerário.
16h30 – Lançamento do Livro “Cemitérios de Minas: cultura e arte”
O livro de arte “Cemitérios de Minas: cultura e Arte” foi idealizado pelo engenheiro e diretor comercial do Grupo Parque Renascer, Bosque da Esperança e Funeral House, Haroldo Felício. A coordenação foi da jornalista e historiadora Christina Lima, pesquisa e legendas do arqueólogo Fabiano de Paula Lopes e fotografias de Izabel Chumbinho.
Trata-se de um belíssimo livro em capa dura, com inspiradas fotografias e tem como proposta resgatar a memória cultural encontrada no universo da morte, em alguns cemitérios do Estado. Além de divulgar a importância de conhecer e preservar a arte tumular em seus diferentes espaços, ele promove o reconhecimento do seu valor artístico e histórico.
Existe uma tendência hoje, nas principais cidades do mundo, de valorizar os cemitérios como locais de reflexo da cultura e da sociedade, por meio da arte que imprimem em seus túmulos e trabalhos paisagísticos.
O livro “Cemitérios de Minas: cultura e arte” faz um inventário artístico cultural de 23 cemitérios, e servirá não somente como divulgação da arte tumular, mas também será um alerta para a necessidade de sua preservação, pois os cemitérios reproduzem aspectos socioculturais dos locais onde estão inseridos.
Foi mostrado uma arte que está cedendo lugar a novas concepções de cemitérios. Os mais tradicionais onde são encontrados vários pictóricos, esculturas, marmorarias e ofícios artísticos praticados antigamente, com seus túmulos que são verdadeiras obras de arte, ao lado de outros mais singelos encontrados muito na zona rural mineira.
Mas a tendência é dar lugar aos cemitérios-parques, aos crematórios e aos columbários, onde a morte tenta ser igual para todos. É a socialização da morte, tornando-a igualitária.
O livro “Cemitérios de Minas: cultura e arte” foi patrocinado pelo Parque Renascer e Bosque da Esperança. É bilíngue (português/inglês), teve projeto gráfico de Otávio Bretas, textos de Ângelo Oswaldo de Araújo Santos (Secretário de Estado da Cultura de MG), Fernando Viana Cabral (ex-presidente do IEPHA-MG) e João Caixeta (professor).
De 13 as 19h –Exposição de Produtos e Serviços no Pavilhão ALMOFALA – Entrada C
A inscrição do Empresário e ou Colaborador Sindicalizado ou Associado a alguma entidade, solicitamos a declaração da mesma confirmando a filiação.
EDUCAÇÃO PARA A VIDA - ÁREA DO CONHECIMENTO
NO PAVILHÃO DE EXPOSIÇÃO
26 e 27/5/2016 – (13 às 19h) - Inscrição Gratuita (20 vagas por Sala)
Apoio – SEBRAE, CDL, FCDL e SINCEP/ACEMBRA
Espaço para conversas e debates de 30 minutos, onde o visitante poderá trocar experiências com profissionais especialistas, parceiros de negócios, expositores, colaboradores e empresários do segmento. (Assuntos Sugeridos, podem ser modificados)
* Oficina de Gestão para Resultados – 26/05 as 15 horas com Francilio Dourado, Roseane Pimentel e Silvío Teixeira - CONFIRMADO
* Oficina - Visão Contábil da Regulamentação do Plano Funerário, conforme Lei 13.261 com os contadores Gleyson Menezes-CRC/CE 022911/04 e Gilson Soares CRC/SE 3705 - 26/5 às 15h30 e às 18 horas / 27/05 às 14 horas - CONFIRMADO
* Oficina Previdência Funeral: A inovadora estratégia para os Planos Funerários, com Clerton Alves – dia 26/05 as 17 horas - CONFIRMADO
* 5 Passos para Fortalecer sua marca com Tatiana Lourenço, diretora de projetos da Terra Verde - http://www.terraverde.ppg.br– 26/05 às 17h - CONFIRMADO
Assinar:
Postagens (Atom)
Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos
Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...
.jpg)
-
CONVENÇÃO MUNICIPAL DA FEDERAÇÃO PSOL/REDE FORTALEZA. O Partido Socialismo e Liberdade - PSOL, e a Rede Sustentabilidade, que compõem a Fede...
-
Com o compromisso de buscar a inovação de políticas públicas que garantam soluções e a melhoria da qualidade de vida da população, a Câmara ...
-
Com o lema "Amar e cuidar de Caucaia", o pré-candidato a prefeito do município pelo partido dos trabalhadores, Waldemir Catanho, r...