segunda-feira, novembro 16

Inaugurada primeira Academia de Alto Padrão de Fortaleza


No Plano de Expansão do Grupo Greenlife, os sócios Carol e Fernando Braga inauguraram a primeira Academia de Alto Padrão de Fortaleza: a Greenlife Personal.
Localizada no BS Design, a academia é voltada para o público A+ da cidade, toda personalizada e conta com equipamentos de última geração, para proporcionar uma experiência única aos seus alunos.
‘As expectativas têm sido as melhores! O grupo, que é especialista em bem-estar e saúde, pensou em um ambiente diferenciado para seus clientes. Para isso, estamos oferecendo vários tipos de modalidades exclusivas, tudo em um ambiente sonhado e planejado, com o intuito de proporcionar uma melhor qualidade de vida’’, ressalta Fernando Braga.
Com a nova academia, o grupo Greenlife segue gerando emprego e renda no pós- pandemia e, além disso, também está contribuindo para a retomada dos trabalhos de seus funcionários nas demais unidades.

Coco Bambu Iguatemi lança Nova Carta de Drinks de Daniela Barreira


Desde a sua inauguração, o novo Coco Bambu Iguatemi vem dando o que falar e tornou-se parada obrigatória em Fortaleza. O Restaurante lançou sua nova carta de drinks, que trazem a assinatura de Daniela Barreira, sócia fundadora e chefe executiva da rede de restaurantes Coco Bambu.
Atendendo a clientela que não bebe álcool, belos drinks, como o Apple Gin, Gin Tônica e Gin Frutas Vermelhas.
Um dos que já encanta pela apresentação é o Gin Siciliano. Um drink robusto, com muitos morangos, Limoncello italiano e chantilly com raspas de limão siciliano.
Bem versáteis, as novas bebidas chegam com a proposta de combinar com o delicioso menu do restaurante.
Os 13 novos drinks realizam uma verdadeira viagem sensorial, mesclando Gin, frutas cítricas, licor e café. São eles:
Gin Citrus – Gin, água tônica Citrus, frutas cítricas e zimbro
Gin Hibisco – Gin, água tônica, infusão de hibisco e laranja 
Gin Siciliano – Gin, morango, limoncello, chantilly e Raspas de Limão Siciliano 
Gin Mule – Gin, água tônica e espuma de Gengibre
Mimosa - Suco de laranja e espumante 
Carajillo - Café expresso e licor 43
Acerola Martini – Vodka, Licor chambord, acerola, maracujá, suco de limão Siciliano e laranja caramelizada
Expresso Martini - Café expresso, vodca vanilla e licor frangélico
Passion Fruit – Maracujá e Vodca Citron
Gin tonica( s/alcool)-Água tônica, pepino, zimbro, limão e alecrim
Gin de frutas vermelhas (s/ álcool) - Água tônica, infusão de chá de frutas vermelhas e morango
Apple Gin (s/ álcool) – Água tônica, xarope de maçã verde e maçã verde.
Lichia Martini – Vodka, água de coco, limão Siciliano e lichia.


Pardal faz ações de sustentabilidade na produção de sorvetes e picolés



Investindo em iniciativas que diminuam o impacto no meio ambiente, a Pardal, referência no mercado de sorvetes, promove diversas ações sustentáveis em sua fábrica, localizada no município do Eusébio. O espaço é considerado atualmente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) destaque em estrutura para indústrias de sorvetes. A Pardal fabrica uma média de 40 mil picolés e oito mil litros de sorvetes por dia.
Todo o sistema de energia da Pardal Sorvetes funciona por meio de energia solar, sendo considerado o maior projeto do Brasil no segmento de sorvetes. A iniciativa reduz a emissão de CO² em cerca de 117 toneladas por ano, tornando a produção dos milhares de sorvetes, picolés e sundaes mais sustentável. Além disso, a água utilizada na produção da fábrica é tratada antes de ter contato com o meio ambiente, em uma estação de tratamento biológico e físico-químico, resultando na reutilização da água para regar jardins e lavar pisos externos, sempre de acordo com os parâmetros da legislação vigente.
“Nosso principal objetivo é fazer bem ao mundo, entregando sabor e momentos de simpatia. Por isso, além de trazer diversas opções de sorvetes e picolés, temos a preocupação de fazer com que nossa produção tenha o menor impacto possível ao meio ambiente. Investimos R$3,5 mi em energia solar, sendo esse o maior investimento do segmento no país. Nós acreditamos em algo que vai além dos lucros, queremos também cuidar das pessoas e do mundo em que vivemos. Nossos interesses comerciais e sociais andam juntos”, ressalta o gerente de marketing da Pardal Sorvetes, Erikson Nascimento.
Todos os palitos utilizados na produção de picolés são de madeira de reflorestamento com manejo sustentável. A Pardal conta com depósitos para armazenar os itens para reciclagem, realizando ainda a separação de lâmpadas, pilhas e baterias para descarte correto e o recolhimento dos fornecedores. “Outra iniciativa que tomamos foi a de não utilizar gás de cozinha. Fazemos o reaproveitamento do mesocarpo do coco, para alimentar a caldeira que fornecerá calor aos pasteurizadores”, finaliza Erikson.

Fábrica Siqueira Gurgel era demolida há 21 anos


Eis o 16 de novembro na História de Fortaleza, segundo o Aqruivo Nirez:
1793 - Toma posse o 13º Ouvidor Geral do Ceará, José Victorino da Silveira.
1818 - Sai uma Provisão mandando transferir o pelourinho, que até então ficava na praça principal, que era a do Conselho (da Sé), para a Praça Carolina. Mas não foi mudado.
1850 - Toma posse como Presidente do Ceará, Inácio Francisco Silveira da Mota, Barão de Vila Franca, 17º presidente, recebendo o cargo das mãos do coronel Joaquim Mendes da Cruz Guimarães.
1859 - Assume o cargo de Chefe de Polícia, o jurista Antônio de Brito de Sousa Gaioso.
1889 - O coronel Luís Antônio Ferraz publica ato de adesão à República, e comunicando ter assumido o governo como chefe provisório do poder. 1889 - Assume a Chefia de Polícia o político Valdemiro Moreira, sendo o primeiro Chefe de Polícia do regime republicano.
1889 - Entre muitas outras nomeações, para os Negócios da Fazenda o nome escolhido pelo Presidente da Província foi o de João Cordeiro.
1899 - Morre em Fortaleza o servidor público, deputado em seis legislaturas, João Severiano Ribeiro, cearense de Cascavel nascido a 22/05/1817.
1909 - Assume a Capitania do Porto do Ceará o capitão de fragata Jeronymo Rebello de Lamare, em substituição ao capitão-tenente Virgílio de Mesquita Barros, que vinha respondendo interinamente pelo cargo.
1924 - Inaugurado o relógio de quatro faces da coluna do Centenário (Cristo Redentor), mas em virtude do balanço da torre teve que ser retirado sendo depois levado para a torre da Igreja dos Remédios, onde ainda está.
1928 - Morre em Fortaleza o jornalista, poeta, farmacêutico, político e professor Joaquim Frederico Rodrigues de Andrade, cearense de Acaraú nascido a 20/07/1867. Após intensa vida em São Paulo e Rio de Janeiro, fixou-se em Fortaleza onde atuou na imprensa e foi eleito deputado.
1931 - Inaugura-se o Campo de Aviação do Alto da Balança, quando o aviador australiano Bert Hinckler aterrissa inesperadamente. Foi o primeiro aviador a sozinho fazer o percurso Inglaterra-Austrália em 1928.
1946 - O Partido Social Democrático - PSD - Seção do Ceará reúne-se em Convenção para homologar a candidatura do general Onofre Muniz Gomes de Lima ao governo do Estado. O general Onofre Muniz Gomes de Lima deixa o comando da 10ª Região Militar, em função de sua candidatura, passando o cargo ao tenente-coronel Celso de Freitas.
1950 - Morre, aos 52 anos de idade, o poeta, advogado, jornalista e historiógrafo Hugo Victor de Guimarães e Silva, funcionário dos Correios e Telégrafos e membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Era piauiense de Floriano nascido a 17/11/1898.
1950 - Chega em Fortaleza a Imagem Peregrina de Nossa Senhora do Carmo, que percorre o Brasil comemorando o 3º Centenário das revelações da Virgem a S. Simão Stock.
1951 - Publicada no Diário Oficial do Município 5.278 a Lei 360, de 18/10/1951, que cria a Discoteca Pública do Município de Fortaleza, atendendo proposta do vereador João César. Nunca funcionou.
1953 - A Organização Silveira Alencar Ltda., transforma-se em sociedade anônima, aumentando o seu capital social. A tradicional firma continuará com o mesmo ramo de negócio. Nova diretoria: Presidente - José Carneiro da Silveira; Vice-presidente - Raimundo Oliveira Filho; Diretor-secretário - Sofiz Marinho Andrade Silveira; Diretor adjunto - Maria Iracema Gentil Carneiro; Diretores Comerciais - Mario Walraven, Gerson Sousa Pereira, Eduardo Fernando Andrade Silveira e Tarcísio Gui Andrade Silveira.
1955 - Morre, na Casa de Saúde César Cals, em Fortaleza, aos 40 anos de idade, o bacharel em ciências jurídicas e professor Deoclécio Barbosa Ferro (Deoclécio Ferro), vice-diretor do Colégio Estadual do Ceará. Era cearense de Fortaleza nascido em sete de janeiro de 1915. Existe hoje um colégio e uma rua com seu nome.
1956 - Toma posse no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o escritor, teatrólogo, homem de imprensa e de rádio, Manuel Eduardo Pinheiro Campos, conhecido também por Eduardo Campos ou simplesmente Manuelito Eduardo.
1957 - Encerramento da Semana do “O Guarani”, no Teatro José de Alencar, promoção da Academia Cearense de Letras - ACL, sessão em que falou Gustavo Adolfo Luís Guilherme Dodt da Cunha Barroso (Gustavo Barroso) e na ocasião foi executado e cantado, pela primeira vez, o “Hino de Fortaleza”, música do professor Antônio Gondim de Lima e letra do escritor Gustavo Adolfo Luís Guilherme Dodt da Cunha Barroso (Gustavo Barroso), ainda não oficializado.
1971 - O Diário Oficial do Estado, em seu nº 9.640, publica o ato que considera de utilidade pública a Associação Espírita do Candomblé do Estado do Ceará. A partir dali, o candomblé passa a se organizar em nosso Estado.
1971 - Encontra-se em Fortaleza, o grupo Harlem Globetroters, que se apresenta no Ginásio Coberto Paulo Sarasate.
1981 - Iniciado, no Centro de Convenções do Ceará, o I Simpósio Sobre a Criança, promovido pelo Instituto Delmiro Gouveia.
1981 - Morre, na Casa de Saúde São Raimundo, em Fortaleza, CE, o bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, Carloto Pergentino Maia, sendo velado em sua residência na Avenida Rui Barbosa, 640, de onde sai para o sepultamento no Cemitério Parques da Paz. Nascera a 02/04/1911 em Fortaleza, CE.
1982 - Morre o industrial Franklin Monteiro Gondim (Franklin Gondim), ex-secretário de Estado, Chefe de Polícia e Interventor Federal, sendo sepultado no Cemitério de São João Batista. Era sócio da firma Brasil Oiticica S. A. Nascera em Fortaleza no dia 11/12/1894.
1983 - O empresário Guilherme Lilienfeld, diretor superintendente das Casas Pernambucanas, recebe o Troféu Iracema, do Clube de Diretores Lojistas-CDL, de Fortaleza, por ter sido escolhido o Lojista do Ano.
1990 - Morre, no Estado do Rio de Janeiro, o general-de-engenharia Arilo Osório de Sousa, ex-secretário de segurança. Nascera a 17/02/1915 em Quixeramobim, CE.
1999 - Começa a demolição do prédio da Fábrica Siqueira Gurgel, que já estava descaracterizada em sua fachada. A Usina Siqueira Gurgel fabricou o sabão Pavão, saponáceo Pavão, sabão Águia, sabonete Sigel, óleo Pajeú e manteve na década de 50 o Usina Futebol Clube. Em 1987 havia solicitado concordata. No local da fábrica será erigido um supermercado da cadeia recifense Hiper Bom Preço. Hoje pertence ao Grupo Holandês Royal Ahold.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...