1793 - Toma posse o 13º Ouvidor Geral do Ceará, José Victorino da Silveira.
1818 - Sai uma Provisão mandando transferir o pelourinho, que até então ficava na praça principal, que era a do Conselho (da Sé), para a Praça Carolina. Mas não foi mudado.
1850 - Toma posse como Presidente do Ceará, Inácio Francisco Silveira da Mota, Barão de Vila Franca, 17º presidente, recebendo o cargo das mãos do coronel Joaquim Mendes da Cruz Guimarães.
1859 - Assume o cargo de Chefe de Polícia, o jurista Antônio de Brito de Sousa Gaioso.
1889 - O coronel Luís Antônio Ferraz publica ato de adesão à República, e comunicando ter assumido o governo como chefe provisório do poder. 1889 - Assume a Chefia de Polícia o político Valdemiro Moreira, sendo o primeiro Chefe de Polícia do regime republicano.
1889 - Entre muitas outras nomeações, para os Negócios da Fazenda o nome escolhido pelo Presidente da Província foi o de João Cordeiro.
1899 - Morre em Fortaleza o servidor público, deputado em seis legislaturas, João Severiano Ribeiro, cearense de Cascavel nascido a 22/05/1817.
1909 - Assume a Capitania do Porto do Ceará o capitão de fragata Jeronymo Rebello de Lamare, em substituição ao capitão-tenente Virgílio de Mesquita Barros, que vinha respondendo interinamente pelo cargo.
1924 - Inaugurado o relógio de quatro faces da coluna do Centenário (Cristo Redentor), mas em virtude do balanço da torre teve que ser retirado sendo depois levado para a torre da Igreja dos Remédios, onde ainda está.
1928 - Morre em Fortaleza o jornalista, poeta, farmacêutico, político e professor Joaquim Frederico Rodrigues de Andrade, cearense de Acaraú nascido a 20/07/1867. Após intensa vida em São Paulo e Rio de Janeiro, fixou-se em Fortaleza onde atuou na imprensa e foi eleito deputado.
1931 - Inaugura-se o Campo de Aviação do Alto da Balança, quando o aviador australiano Bert Hinckler aterrissa inesperadamente. Foi o primeiro aviador a sozinho fazer o percurso Inglaterra-Austrália em 1928.
1946 - O Partido Social Democrático - PSD - Seção do Ceará reúne-se em Convenção para homologar a candidatura do general Onofre Muniz Gomes de Lima ao governo do Estado. O general Onofre Muniz Gomes de Lima deixa o comando da 10ª Região Militar, em função de sua candidatura, passando o cargo ao tenente-coronel Celso de Freitas.
1950 - Morre, aos 52 anos de idade, o poeta, advogado, jornalista e historiógrafo Hugo Victor de Guimarães e Silva, funcionário dos Correios e Telégrafos e membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Era piauiense de Floriano nascido a 17/11/1898.
1950 - Chega em Fortaleza a Imagem Peregrina de Nossa Senhora do Carmo, que percorre o Brasil comemorando o 3º Centenário das revelações da Virgem a S. Simão Stock.
1951 - Publicada no Diário Oficial do Município 5.278 a Lei 360, de 18/10/1951, que cria a Discoteca Pública do Município de Fortaleza, atendendo proposta do vereador João César. Nunca funcionou.
1953 - A Organização Silveira Alencar Ltda., transforma-se em sociedade anônima, aumentando o seu capital social. A tradicional firma continuará com o mesmo ramo de negócio. Nova diretoria: Presidente - José Carneiro da Silveira; Vice-presidente - Raimundo Oliveira Filho; Diretor-secretário - Sofiz Marinho Andrade Silveira; Diretor adjunto - Maria Iracema Gentil Carneiro; Diretores Comerciais - Mario Walraven, Gerson Sousa Pereira, Eduardo Fernando Andrade Silveira e Tarcísio Gui Andrade Silveira.
1955 - Morre, na Casa de Saúde César Cals, em Fortaleza, aos 40 anos de idade, o bacharel em ciências jurídicas e professor Deoclécio Barbosa Ferro (Deoclécio Ferro), vice-diretor do Colégio Estadual do Ceará. Era cearense de Fortaleza nascido em sete de janeiro de 1915. Existe hoje um colégio e uma rua com seu nome.
1956 - Toma posse no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o escritor, teatrólogo, homem de imprensa e de rádio, Manuel Eduardo Pinheiro Campos, conhecido também por Eduardo Campos ou simplesmente Manuelito Eduardo.
1957 - Encerramento da Semana do “O Guarani”, no Teatro José de Alencar, promoção da Academia Cearense de Letras - ACL, sessão em que falou Gustavo Adolfo Luís Guilherme Dodt da Cunha Barroso (Gustavo Barroso) e na ocasião foi executado e cantado, pela primeira vez, o “Hino de Fortaleza”, música do professor Antônio Gondim de Lima e letra do escritor Gustavo Adolfo Luís Guilherme Dodt da Cunha Barroso (Gustavo Barroso), ainda não oficializado.
1971 - O Diário Oficial do Estado, em seu nº 9.640, publica o ato que considera de utilidade pública a Associação Espírita do Candomblé do Estado do Ceará. A partir dali, o candomblé passa a se organizar em nosso Estado.
1971 - Encontra-se em Fortaleza, o grupo Harlem Globetroters, que se apresenta no Ginásio Coberto Paulo Sarasate.
1981 - Iniciado, no Centro de Convenções do Ceará, o I Simpósio Sobre a Criança, promovido pelo Instituto Delmiro Gouveia.
1981 - Morre, na Casa de Saúde São Raimundo, em Fortaleza, CE, o bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, Carloto Pergentino Maia, sendo velado em sua residência na Avenida Rui Barbosa, 640, de onde sai para o sepultamento no Cemitério Parques da Paz. Nascera a 02/04/1911 em Fortaleza, CE.
1982 - Morre o industrial Franklin Monteiro Gondim (Franklin Gondim), ex-secretário de Estado, Chefe de Polícia e Interventor Federal, sendo sepultado no Cemitério de São João Batista. Era sócio da firma Brasil Oiticica S. A. Nascera em Fortaleza no dia 11/12/1894.
1983 - O empresário Guilherme Lilienfeld, diretor superintendente das Casas Pernambucanas, recebe o Troféu Iracema, do Clube de Diretores Lojistas-CDL, de Fortaleza, por ter sido escolhido o Lojista do Ano.
1990 - Morre, no Estado do Rio de Janeiro, o general-de-engenharia Arilo Osório de Sousa, ex-secretário de segurança. Nascera a 17/02/1915 em Quixeramobim, CE.
1999 - Começa a demolição do prédio da Fábrica Siqueira Gurgel, que já estava descaracterizada em sua fachada. A Usina Siqueira Gurgel fabricou o sabão Pavão, saponáceo Pavão, sabão Águia, sabonete Sigel, óleo Pajeú e manteve na década de 50 o Usina Futebol Clube. Em 1987 havia solicitado concordata. No local da fábrica será erigido um supermercado da cadeia recifense Hiper Bom Preço. Hoje pertence ao Grupo Holandês Royal Ahold.