terça-feira, junho 4

Cidadã fortalezense


Eleita madrinha da Parada pela Diversidade Sexual do Ceará de 2024, a ativista Dediane Souza será também cidadã de Fortaleza. Ela receberá o título honorário da Câmara de Vereadores da cidade em 18 de junho. A solenidade acontecerá no plenário do legislativo municipal a partir das 15 horas e é aberta ao público.
Natural de Santana do Acaraú, na região norte do Ceará, Dediane migrou para Fortaleza ainda na adolescência. Deixou o sertão em busca de melhores oportunidades de vida. Morou primeiro em Maracanaú e, em seguida, mudou-se para a capital cearense e estabeleceu-se, tendo iniciado nela uma trajetória de 20 anos de ativismo em prol das populações LGBTQIAPN+.
- Eu escolho Fortaleza, mas Fortaleza também me escolhe. Eu sequer me identificava como travesti quando vim pra cá. Não me via como garoto, mas ainda não era a Dediane. Foi na convivência com as manas, que me acolheram e com quem compartilhei tantas coisas, ocupando as ruas com a militância, dialogando com muita gente e descobrindo muitas facetas minhas que me tornei a travesti que sou. Então, há uma relação afetuosa minha com a cidade. De afeto e política”, sintetiza.
Graduada em Jornalismo e mestra em Antropologia, Dediane circulou por toda a cidade promovendo ações do Grupo de Resistência Asa Branca (Grab), coletivo LGBTQIAPN+ do qual faz parte desde 2008. Já coordenou 13 edições da Parada pela Diversidade Sexual do Ceará e virou referência nacional da pauta, tornando-se gestora de políticas públicas para essas populações em São Paulo (2014/2015) e Fortaleza (2017/2021), e vinculando-se a grandes nomes do movimento trans brasileiro, como Janaína Dutra e Thina Rodrigues .
Atualmente, ela divide-se entre o doutorado em Antropologia, feito na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e a Coordenadoria de Diversidade, Acessibilidade e Cidadania Cultural da Secretaria Estadual da Cultura (Secult-CE), cargo que assumiu no início de maio - após dois anos afastada de órgãos públicos para dedicar-se exclusivamente aos estudos e ao ativismo. É ainda vice-presidenta licenciada do Grab e diretora da Rede Trans Brasil.
- Só em dois momentos da minha história eu me afasto de Fortaleza: quando vou pra São Paulo e quando vou pra Natal (RN). Mesmo assim, meu vínculo com a cidade se mantém e eu retorno pra fazer a Parada ou participar de alguma articulação importante. Estar em Fortaleza significa estar viva, a despeito de o Ceará ser um dos estados que mais mata pessoas trans no Brasil inteiro. É com esse cenário que a gente faz ativismo”, acrescenta Dediane.
O título de cidadã de Fortaleza ela receberá por iniciativa da Mandata Coletiva Nossa Cara. A concessão foi aprovada por maioria na Câmara no fim de abril deste ano. “São 20 anos de uma relação repleta de desafios e conquistas. Eu cresci e me transformei junto com a cidade. Então, pra mim, é muito importante ser agraciada com uma honraria como essa. Agora, sou de fato e de direito cidadã da cidade que amo e escolhi para viver. Onde tenho tantas pessoas importantes e conheci tantas travestis. Receber esse título é também honrar a memória delas”, afirma a madrinha da Parada pela Diversidade Sexual do Ceará.

Dia Livre de Impostos


A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), presidida pelo vereador Pedro Matos (Avante), recebeu o presidente da CDL Jovem Fortaleza, Guilherme Colares, para mostrar os impactos positivos do “Dia Livre de Impostos” na economia fortalezense.
- Foi um momento importante para discutirmos assuntos essenciais em relação aos impostos. Vi números impactantes do quanto a carga tributária é excessiva e do quanto precisamos conscientizar o cidadão”, explica o parlamentar.
O Dia Livre de Impostos em Fortaleza conta com a participação de mais de 200 lojas e oferecerá produtos com descontos significativos. O movimento é resultado da parceria entre a CDL Jovem, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Shoppings Centers de Fortaleza, sendo diretamente beneficiada com a iniciativa, tendo a segunda maior movimentação no período, perdendo apenas para o Natal.
- A ideia é conscientizar a população sobre essa alta carga tributária que temos no país, e como esse dinheiro é utilizado. Sabemos da importância do imposto, mas entendemos também que existem alguns espaços para otimizações”, explica Guilherme Colares.

Medalha Maria da Penha


A deputada estadual Larissa Gaspar (PT) será homenageada na sessão solene de outorga da Medalha Maria da Penha, na Câmara Municipal de Fortaleza. A homenagem à deputada foi proposta pela vereadora Professora Adriana Almeida (PT), em reconhecimento à trajetória de luta e defesa dos direitos das mulheres, de combate a todas as formas de violência e de promoção de políticas públicas voltadas para a igualdade de gênero. A solenidade acontecerá nesta terça-feira (4/6), às 14 horas, no Plenário Fausto Arruda (Rua Thompson Bulcão, 830, Luciano Cavalcante).
- É com grande satisfação que homenageamos a deputada Larissa Gaspar com a Medalha Maria da Penha. Sua dedicação incansável à defesa dos direitos das mulheres e sua luta constante contra todas as formas de violência têm sido fundamentais para a promoção de políticas públicas inclusivas e justas. Larissa é um exemplo de coragem e compromisso, inspirando a todas e todos nós a continuarmos trabalhando por uma sociedade mais igualitária e segura para todas as mulheres", destaca a vereadora Adriana Almeida.
- Pra mim, é motivo de alegria e muita honra ser agraciada com a Medalha Maria da Penha porque venho, desde a minha juventude, militando nos movimentos de mulheres, atuando contra todas as formas de violência contra as mulheres, participando de atos, de formações. Tive a oportunidade de contribuir como gestora de políticas para as mulheres. É um reconhecimento de toda uma vida dedicada à luta das mulheres, pelos nossos direitos e pela nossa liberdade”, afirma Larissa Gaspar.
Sobre a Medalha Maria da Penha: A Medalha Maria da Penha foi regulamentada em 2020, sendo uma honraria criada para reconhecer personalidades que se destacam na luta contra a violência doméstica. Batizada em homenagem à farmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes, fortalezense que se tornou um símbolo nacional no combate à violência doméstica, esta medalha é concedida mediante requerimento e sua outorga é analisada pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de Fortaleza. Desde a sua regulamentação, a medalha tem servido como um importante instrumento para valorizar e destacar o trabalho de defensores dos direitos humanos e da igualdade de gênero.
Sobre Larissa Gaspar: Larissa Gaspar é advogada, servidora pública municipal (fiscal da Agefis), mãe, capoeirista, surfista. Foi coordenadora da Casa Abrigo Margarida Alves que acolhe mulheres ameaçadas de morte e Coordenadora de Políticas para as Mulheres de Fortaleza. Foi vereadora da capital por dois mandatos e foi eleita deputada estadual pelo PT, sendo a mulher mais votada em Fortaleza. Preside a Comissão de Proteção Social e Combate à Fome na Assembleia Legislativa e também a Frente Parlamentar de Combate à Violência Política de Gênero. É Procuradora Adjunta da Procuradoria Especial da Mulher e vice-líder do governo na Assembleia. Larissa atua na defesa dos Direitos das Mulheres, Juventude, Criança e Adolescente, Pessoas Negras, LGBTQIA+, no Combate à Desigualdade Social, em Defesa da Saúde, Educação, Cultura, Transporte Público, Moradia, Direitos dos Animais e Proteção ao Meio Ambiente.

Nesta terça no Sala de Redação

Sala de Redação-Terça-feira, 4 de junho de 2024, às seis da noite-Rádio Fortaleza FM 90.7.

  • MANCHETES FERNANDA BARROCAS.
  • MANCHETES LEONARDO PEDREIRA.
  • MANCHETES KILMER DE CAMPOS.
  • LEONARDO-Advogados Walmar Carvalho Costa e Tarcísio Rebouças Porto Júnior recebem a Medalha do Mérito Jurídico Municipal José de Albuquerque Rocha.
  • FERNANDA-Medicamentos genéricos 25 anos de existência no Brasil.
  • VACINAÇÃO-Ministério da Saúde entrega nova remessa de vacinas contra Dengue–Breno Zonta.
  • SAÚDE-Asma grave: Falta de controle gera 20 vezes mais hospitalizações–Bruno Moreira.
  • FERNANDA-Deficiência intelectual: saiba o que é, quando suspeitar e o que fazer.
  • LEONARDO-Escola do Parlamento de Fortaleza recebe grupo do projeto “Assembleia das Crianças”, da 1ª Infância.
  • EDUCAÇÃO-Equidade étnico-racial: Edital destina R$ 300 mil para entidades–Bruno Moreira.
  • TRABALHO-Redução de jornada: Semana de 4 dias já está em prática no Brasil–Priscila Mendes.
  • FERNANDA-Justiça cearense promove primeira edição da Semana Solo Seguro–Favela.
  • LEONARDO-Documentário "Gigante do Mata Galinha: 50 anos de Histórias do Castelão” é indicado ao prêmio de melhor da categoria no Festival de Curtas Flávio Migliaccio.
  • KILMER-NOTICIÁRIO ESPORTIVO.
  • ESPORTE:SULAMERICANA-Internacional encara o Real Tomayapo nesta terça-feira na Bolívia–Danielle Esperon.
  • ESPORTE:LIBERTADORES-Grêmio vai com tudo em busca da vaga nas oitavas de final–Danielle Esperon.
  • TRAGÉDIA RS-Mais chuvas e alagamentos: gaúchos relatam cansaço–Alexandre Figueiredo.
  • TRAGÉDIA RS-Aeroporto Salgado Filho deve voltar a operar somente em dezembro–Alexandre Figueiredo.

  • Boletim de Chuvas-Funceme.
  • ENCERRAMENTO.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...