Amanhã o novo trabalho de Deborah Secco - o filme "Boa Sorte", de Carolina Jabor - será exibido às 19h30, hors concours, no Theatro José de Alencar, no segundo dia do Cine Ceará 2014.
No longa, que estreia nacionalmente dia 20 de novembro, Deborah vive Judite, uma mulher de 30 anos, que já experimentou de tudo. Em uma clínica de reabilitação, Judite vive um amor intenso e transformador.
O longa é uma adaptação do conto “Frontal com Fanta” de Jorge Furtado.
Atriz premiada por sua atuação como protagonista do longa-metragem “Bruna Surfistinha” (Marcus Baldini, 2010), Deborah Secco atuou também em outras grandes produções nacionais como “Confissões de Adolescente” (Daniel Filho, Cris D’Amato, 2013), “Meu Tio Matou um Cara” (Jorge Furtado, 2004) e “Caramuru – A Invenção do Brasil” (Guel Arraes e Jorge Furtado, 2000).
Deborah tem ainda dois trabalhos inéditos: o longa “O Troco”, de Andre Moraes, e “Obra-prima”, de Daniel Filho, ambos com previsão de estreia para 2015.
Diego Akel apresentou o curta "Fluxos", na abertura do Cine Ceará 2014. É um Animação HD de dois minutos e quarenta e dois segundos (fotos Lauriberto Braga e Fabiana Freire)
Os alunos do projeto Cine Coelce recebem, na abertura do Cine Ceará 2014, no Theatro José de Alencar, certificados de pequeno cineasta pelo curta "Sem Cerol" de cinco minutos com orientação de Telmo Carvalho e Josimário Façanha. Trata-se de uma animação digital livre (foto Fabiana Freire)
Deborah Secco ao receber o Troféu Eusélio Oliveira, na abertura do Cine Ceará 2014, no Theatro José de Alencar, disse que está se realizando como atriz fazendo Cinema. "Este é o primeiro prêmio de muitos que espero receber no Cinema", disse a filha de uma cearense (foto Fabiana Freire)
Mais um título para entrar para a história. Em meio a muita terra, poeira, lama e saltos nas mais diversas regiões do Brasil, a dupla Glauber Fontoura e Minae Miyauti levou a L200 Triton ERS para o lugar mais alto do pódio e conquistou, pela primeira vez, o título do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-country, na categoria Super Production, destinada a carros de produção, com poucas modificações para as provas de rali.
A conquista tem um gosto ainda melhor, já que a dupla faturou o título com 100% de aproveitamento, vencendo todas as provas que disputou. "É a soma do trabalho do ano inteiro. Fomos campeões com duas provas de antecedência. E foi fundamental o trabalho da Ralliart Brasil. Em todas as provas o carro estava em dia, sem contar o empenho de toda a equipe. É uma felicidade ímpar, estamos vivendo um ano muito proveitoso", enfatiza Glauber, eu também venceu o Rally dos Sertões, maior prova off-road do país.
Minae, que compete há apenas três anos como navegadora no rali cross-country, comemorou a conquista. "Foi sensacional. Batalhamos o ano todo para chegar até aqui", disse. "A equipe da Ralliart Brasil nos passa muita segurança. Quando chegamos, já está tudo pronto. Eles checam tudo. Poder confiar no carro e no trabalho deles nos ajudou a conquistar esse título."
A prova que consagrou a dupla foi o Rally Rota Sudeste, realizado neste fim de semana na região de Lençóis Paulista, no interior de São Paulo.
Para Guilherme Spinelli, diretor da Ralliart Brasil, o título representa a evolução do trabalho de toda a equipe no desenvolvimento e aprimoramento dos veículos. "Estamos muito felizes com o título do Glauber e da Minae em um campeonato duro e disputado como é o Brasileiro. A L200 Triton ERS, desenvolvida pela Ralliart Brasil, tem se mostrado um carro rápido, resistente e muito confiável", comemora . A partir de 2015, as L200 Triton ER que disputavam a Mitsubishi Cup pelo sistema de locação sit&drive, estarão disponíveis para os pilotos, que poderão correr as provas do Brasileiro e Rally dos Sertões, além da Mitsubishi Cup.
Com o título em 2014, Glauber já faz planos para 2015: "Irei disputar as provas com uma L200 Triton SR na categoria Pró-Brasil. Será um ano de aprendizado com um carro novo, mas irei continuar com o suporte da Ralliart Brasil, que foi fundamental durante todo o ano", completa o piloto.
Blog do Lauriberto : Morre Vanderley Gomes: A crônica esportiva cearense perdeu hoje Vanderley Gomes. Narrador, repórter e comentarista esportivo, Vandeco foi um amor de pessoa. ...
Como faço todos os anos, e há muito tempo, vou para Fortaleza cobrir o Cine Ceará, que está agora na 24ª edição.
O leitor atento notará que, este ano, o Cine Ceará acontece fora de época. Seu mês no calendário é junho. Deslocou-se para novembro por causa da Copa do Mundo. Ano que vem, volta à data tradicional.
Familiares e médicos se emocionaram no velório de Adib Jatene, pioneiro da cirurgia cardíaca no Brasil
SÃO PAULO - Familiares, amigos, colegas, políticos e autoridades se despediram neste sábado do ex-ministro da Saúde e diretor-geral do Hospital do Coração (HCor), Adib Jatene. Lembraram no velório do “trabalhador incansável”, “do pesquisador, do médico” e do “homem público exemplar”.
O superintendente do Hospital do Coração (HCor), Carlos Alberto Buchpiguel, afirmou que o médico deixou um legado que não será apagado. “Perdemos um grande líder, um professor, um pesquisador e um médico exemplar, que trouxe para todo o mundo inovações na área médica, em especial uma nova forma de tratar cardiopatias congênitas”, disse Buchpiguel.
Jatene morreu na noite desta sexta-feira, aos 85 anos, de enfarte
Segundo ele, Jatene estava internado até o fim de setembro, quando teve alta e voltou para casa. Ao sentir novo mal-estar, internou-se novamente e, ontem, manifestou sinais de um enfarte no miocárdio. “Ele preferiu descansar de toda essa luta. Chegou consciente ao hospital, mas depois da parada cardíaca, infelizmente não foi possível ressuscitá-lo”, declarou.
“O Brasil perde um grande homem público, um grande médico e uma grande pessoa”, disse o senador José Serra (PSDB), durante o velório. “Tive a oportunidade de suceder-lhe no Ministério da Saúde e, por isso, sei como foi importante sua atuação. Ele era um trabalhador incansável, que suava a camisa”, afirmou. Segundo Serra, na época de Jatene à frente do ministério, o país começou de fato a avançar no combate à AIDS. “Adib tinha uma particularidade: ele sabia planejar muito bem. Adib lançou a CPMF foi uma pessoa decisiva para a formação do sistema público de saúde no País, com atuação na saúde básica e na saúde dos estados e municípios”, declarou.
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), destacou a importância de Jatene para a comunidade sírio-libanesa no Brasil. “Nós da comunidade sírio-libanesa, perdemos o nosso maior referencial. Desde pequeno ouço o seu nome como grande médico, grande pesquisador e grande pessoa, com sua capacidade de projetar o nome do Brasil internacionalmente. Vai fazer muita falta por seu legado e por tudo que representa para o País”, afirmou Haddad.
“Jatene era uma pessoa especial”, disse Paulo Skaf, presidente licenciado da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e ex-candidato ao governo de São Paulo. Segundo ele, Jatene era membro do Conselho Superior Estratégico da Fiesp. “Percebíamos que, quando se tratava de um assunto ligado à educação, à indústria, ou ao emprego, por exemplo, ele se manifestava e opinava com o mesmo brilhantismo e equilíbrio com que fazia nos assuntos de medicina. Além de um médico importante, Jatene era uma pessoa equilibrada, com uma visão ampla, que se dedicava em todos os campos de atuação. Perdemos um grande brasileiro.”
Estavam presentes no velório a esposa de Jatene, Aurice, seus quatro filhos, Ieda, Marcelo, Fábio e Iara e seus netos.
O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) divulga a relação dos 53 projetos culturais que serão apoiados pela Instituição em 2015, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Preferencialmente, eles vão compor a programação dos Centros Culturais Banco do Nordeste de Fortaleza, Cariri e Sousa. Ao todo, receberão R$ 4,5 milhões.
Foram contemplados projetos nos segmentos de artes cênicas (teatro, dança, performance, circo); artes visuais (exposição); humanidades (apresentações literárias, publicação de livros de arte e ações de incentivo à leitura); música (erudita e instrumental); e cinema (mostras e festivais). Eles são oriundos de municípios da área de atuação do BNB (Região Nordeste e Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo) e ainda do Rio de Janeiro, SãoPaulo, Goiás, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
Os representantes das propostas aprovadas deverão entrar em contato com o Banco do Nordeste para apresentação da documentação necessária à contratação e liberação do patrocínio, bem como para a negociação dos valores a serem aportados e contrapartidas oferecidas.
O contato deverá ocorrer através do e-mail patrocinio@bnb.gov.br e/ou dos seguintes telefones: (85) 3299-3301 e (85) 3251-7174.
CearáNo Ceará, um dos contemplados é Almir Mota, diretor da editora Casa da Prosa. Segundo ele, o incentivo financeiro beneficiará Fortaleza, trazendo a cidade para o centro da arte literária nacional. Estudiosos e pesquisadores da literatura participarão do evento.
“Cidades como Rio de Janeiro e Passo Fundo já aderiram à Jornada Literária. A primeira Jornada em Fortaleza será também a primeira da região nordestina e contará com o apoio do BNB. A programação é gratuita, contando com uma rica variedade de conteúdos e interesses. O edital do Banco do Nordeste foi fundamental para construirmos esse mundo de livro no Ceará”, ressalta.
Já Felipe Araripe, presidente do Instituto 3 Arte, terá o recurso convertido em uma duas apresentações do espetáculo “Sensorial” no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza. “Cerca de 15 pessoas irão participar do espetáculo pelo Grupo Uirapuru, proporcionando uma vivência muito significativa para estes jovens artistas. Parabenizo o Banco do Nordeste pela iniciativa”, reconhece.
O conjunto de ações culturais do Banco do Nordeste está alinhado às políticas públicas e às diretrizes do Governo Federal e enfatiza a democratização, igualdade de oportunidade e acesso do público a bens, produtos e serviços resultantes da implementação dos projetos patrocinados e a transparência na adoção de critérios e métodos de seleção pública para escolha de projetos.
As ações culturais patrocinadas pelo Banco do Nordeste visam a estimular a reflexão e a experiência do público, o compromisso com a sustentabilidade e com a inclusão sociocultural.
A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país.
Foi instituído, naquele mesmo dia 15, um governo provisório republicano.