3.6 mil mexicanos

3,6 mil torcedores mexicanos do navio MSC Divina embarcaram e desembarcaram no local
Solenidade aconteceu nesta segunda-feira (Foto: Marcos Moura)
O prefeito Roberto Cláudio participou, na manhã desta segunda-feira (16/6), da primeira operação de embarque e desembarque da Nova Estação de Passageiros do Porto de Fortaleza, que recebeu cerca de 3,6 mil turistas mexicanos do navio MSC Divina.
Na ocasião, 1,5 mil passageiros desembarcaram na Nova Estação, enquanto 2,1 mil embarcaram no navio, onde ficarão hospedados até amanhã (17/6), quando se deslocam para a Arena Castelão para assistir à partida Brasil x México, da Copa do Mundo FIFA 2014. “Essa Estação é moderna, à altura do potencial turístico de Fortaleza. Vai permitir que entremos no roteiro de turismo marítimo, que não tínhamos acesso antes. Isso é importante principalmente porque a orla da cidade tem uma localização estratégica, razoavelmente equidistante da África, Europa e América do Norte” afirmou o prefeito. Ele explicou que as políticas públicas para o turismo também são de cunho social. “É um vetor econômico fundamental para a inclusão das pessoas. É a atividade que mais inclui jovens, para a oportunidade do primeiro emprego. Se há uma área para alavancar a economia municipal, é o turismo”.
De acordo com Paulo André, presidente da Companhia Docas doCeará (CDC), o empreendimento está com 93% das obras concluída. A parte superior da Estação, que terá restaurantes e lojas abertas à população, deverá ser inaugurada entre outubro e novembro deste ano. “Vai ser um cartão postal para Fortaleza, sem dúvidas”, disse. Para ele, o primeiro dia de operações do terminal foi excelente. Conforme o ministro Antônio Henrique da Silveira, da Secretaria Nacional de Portos do Brasil, o investimento é extremamente para a capital. “Era algo que faltava para trazer Fortaleza para as linhas de cruzeiros do Brasil. Tenho certeza que trará muito turismo e ajudará a enaltecer a cidade”, pontuou. Em meados de outubro, Fortaleza deverá entrar oficialmente na rota de cruzeiros do País.
Durante esta segunda-feira, a parceria entre a Prefeitura de Fortaleza, Governo do Estado e CDC promoveu para os torcedores atividades culturais e acolhimento: apresentações de quadrilha junina (Fogo de Paixão e Zé Testinha), shows musicais (bloco Turma do Mamão e trio Cacimba de Aluá), degustação de comidas típicas (doce, rapadura e castanha e caju) e entrega de material impresso (tabela de jogos e guia de mobilidade urbana). O time de torcedores mexicanos integra os 402,7 mil turistas que devem passar pela capital cearense, gastando cerca de R$ 728,2 milhões na cidade.
Alexis Gusman, agente de seguros mexicana que chegou à Fortaleza hoje, afirmou que está animada para a partida da seleção do México nesta terça-feira. “Fortaleza é muita bonita, o tempo é agradável, o oceano é lindo. As pessoas estão nos recebendo muito bem”, afirmou.
 
O navio MSC Divina foi fretado pela agência de turismo MundoMex para atender aos torcedores mexicanos durante todos o período da Copa do Mundo. O navio partiu no dia 19 de maio de Miami, nos Estados Unidos, e também passou pelos portos de Salvador e Recife. A última parada acontece no Rio de Janeiro, para acompanhar o encerramento do Mundial no estádio do Maracanã.
Também estiveram presentes no local Antônio Henrique da Silveira, ministro da Secretaria Nacional de Portos do Brasil, e Bismarck Maia, secretário de Turismo do Ceará
Complexo Multiuso
A Nova Estação de Passageiros do Porto de Fortaleza faz parte de um complexo multiuso que conta com cais de atracação de 350 m de extensão e 13 m de profundidade e retroárea com 40 mil m² para armazenagem de contêineres – o que caracteriza o empreendimento como Terminal de Múltiplo Uso. O empreendimento total está orçado em R$ 205 milhões (recurso da Secretaria de Portos da Presidência da República, a partir do PAC Copa), valor que inclui obra civil, utilidades, mobiliário operacional, licenciamento e compensação ambiental, indenizações, fiscalização e aquisição de equipamentos (scanner, Circuito Fechado de Televisão, raio X, elevador, escada rolante, defensas, entre outros).
(Assessoria de Imprensa)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses