quinta-feira, janeiro 1

Novo ministro da Educação

  1. Dilma assina a nomeação e dá posse ao novo ministro da educação cidfgomes @ Palácio do…

Salmito presidente CMFor

Salmito Filho (PROS)
Salmito Filho (PROS) – Presidente


Tomou posse na manhã desta quinta-feira, 1º de Janeiro de 2015, a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Fortaleza, que administrará os trabalhos do Legislativo Municipal durante os próximos dois anos. O novo presidente da Casa, vereador Salmito Filho (PROS), obteve 41 votos em eleição realizada no último dia 2 de dezembro de 2014.
Os demais vereadores que compõem a nova Mesa Diretora são: 1º vice-presidente José do Carmo (PSL), o 2º vice-presidente Adail Júnior (PROS), 3° vice-presidente Dr. Adelmo (PROS), o 1º secretário Benigno Júnior (PSC), 2ª secretária Cláudia Gomes (PTC), 3ª secretária Magaly Marques (PMDB) e os vereadores suplentes (vogais), Alípio Rodrigues (PTN), Ziêr Férrer (PMN) e Marcos Aurélio (PSC).
É de responsabilidade da Mesa Diretora tomar todas as medidas necessárias à regularidade dos trabalhos administrativos da Câmara Municipal; propor projetos de lei que criem ou extingam cargos nos serviços da Câmara; apresentar projetos de lei dispondo sobre abertura de créditos suplementares ou especiais; promulgar as emendas a Lei Orgânica; designar vereadores para sessão oficial de representação da Câmara, dentre outras.

Fala Cid Gomes

Ministério de Dilma II com Cid Gomes, na Educação


Ao deixar o Governo do Ceará, o novo ministro da Educação, Cid Gomes, disse, no final da manhã de hoje, que governou para todos. "Ofereci ao longo de oito anos oportunidade igual para todos cidadãos. E é esse caminho de oportunidades que precisa percorrer todas as searas. A da Educação, assim como a da Saúde, da Moradia, do Transporte, do Esporte e do Lazer", afirmou ao transmitir o cargo para o governador Camilo Santana (PT), no Palácio da Abolição, sede do Governo do Ceará.
Cid Gomes prometeu levar para o Ministério da Educação (MEC) a experiência do programa cearense implantado por ele de 'Alfabetização na Idade Certa'. O programa colocou na escola no tempo estabelecido pela Constituição Federal crianças de sete as 14 anos.
Cid disse acreditar na recuperação econômica do Brasil já em 2015, devido ao potencial de desenvolvimento do País. "Temos um País em vias de se transformar em potência mundial com uma economia sólida, com distribuição de renda, com Educação, Saúde e Moradia para todos. O que é muito importante: com democracia". Para Cid, "as mudanças sociais, que estão transformando a miséria em dignidade sob o condução segura da presidenta Dilma precisam de um aporte continuado por parte de todos os Estados da Federação". E cobrou de Camilo Santana apoio a Dilma: "Estou certo que o Ceará seguirá nos próximos anos contribuindo para que o Brasil seja cada vez mais forte, independente e mais igualitário".
Segundo o ex-governador do Ceará, "buscamos nos dois quadriênios que tivemos a honra e o privilégio de governar o Ceará escrever o início de uma nova história para o Estado. Esse novo capítulo são os avanços na Educação, Saúde, Tecnologia e Segurança que conseguimos".
Desejou boa sorte para Camilo Santana: "Ao governador Camilo Santana e a sua equipe desejo sucesso que se prenuncia a partir de sua competência, espírito público, talento político e vontade de trabalhar pela nossa Terra".
Cid se disse "seguro que as conquistas dos últimos oito anos serão consolidados e que passos ainda mais largos levarão o Ceará para um estágio ainda melhor de desenvolvimento sócio-econômico".
Hoje à tarde, Cid em Brasília recebeu da presidente Dilma o desafio do lema do segundo mandato dela: "Brasil - Pátria Educadora". Dilma disse que a Educação será a prioridade das prioridades nessa sua segunda gestão (2015-2018).
Cid disse que vai anunciar ainda neste mês o novo piso nacional do magistério, o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2013) e a matrícula do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Terremoto de 4,7 a 1.100 Km de Fortaleza

Hoje, às 6h54, ocorreu um novo tremor na dorsal Meso-Oceânica. Desta vez de magnitude 4.7. graus.
O epicentro do tremor está localizado a aproximadamente:
  • 390 quilômetros a Noroeste de São Pedro e São Paulo (portanto, fora do limite das 200 milhas ou 370 quilômetros).
  • 812 quilômetros a Norte de Fernando de Noronha.
  • 1.067 quilômetros a Este-Nordeste de São Miguel do Gostoso.
  • 1.100 quilômetros de Natal (RN)
  • 1.100 quilômetros a Nordeste de Fortaleza (CE).
O mapa de localização epicentral está na Figura 1.
Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro do sismo está simbolizado pela estrela vermelha. O triângulo vermelho indica a localização da estação de Riachuelo (RCBR).
 O registro do evento na estação de Riachuelo (RCBR) está na Figura 2.

Figura 2. Sismograma de 24h da estação RCBR. O registro do evento está dentro do retângulo vermelho. 
Fonte: LabSis/UFRN, USGS
Joaquim Ferreira

Fala Professor Teodoro

O deputado estadual Teodoro Soares (PSD) se afastará da Assembleia Legislativa do Ceará por dois ou três meses para tratamento de saúde.
Deve assumir o suplente Doutor Santana (PT), ex-prefeito de Juazeiro do Norte.
Professor Teodoro concedeu, hoje, a seguinte entrevista para Agência Fortaleza de Notícias (AFN).
AFN - O senhor tira licença em fevereiro?
Professor Teodoro - O problema não é esse. Eu não vou tirar licença. Eu realmente tenho uma frequência de todo ano eu faço um check up nos Estados Unidos. Essa rotina é desde que fiz minha operação de rins em 2001. Então eu vou. Quando o médico dos Estados Unidos diz: 'olha venha'. Eu vou acompanhado do médico aqui que vai dizer a época, a" data. Meu médico é o vice reitor da Universidade Federal do Ceará, professor Henry Campos. Ele me acompanha em todas essas viagens. Mas todas elas programadas pelo médico dos Estados Unidos, doutor Frin. Então neste momento ai, como eu necessito ir, um suplente terá que ficar no meu lugar, por dois, três meses. Mas não é uma coisa sistemática
AFN - Qual a expectativa do senhor para o Governo Camilo Santana-Izolda Cela?
Professor Teodoro - É positiva. Os dois já faziam parte do Governo. São excelentes técnicos. Excelentes secretários. Um homem que tem uma larga experiência política que vai contribuir e muito pelo que foi feito na gestão Cid, porque ele participou a exemplo de Izolda.
AFN - Qual sua avaliação do Governo Cid Gomes?
Professor Teodoro -  Os dois (Camilo e Izolda) recebem um Estado num dos momentos melhores da sua História. O governador Cid foi o melhor governador do nosso Estado. Disparado pelo que ele fez. Pela mudança de mentalidade que ele provocou. No problema da área educacional, que é um exemplo. Sobral passou a ser um centro de excelência. Sobral resolveu o problema da Educação do Ensino Fundamental e trouxe uma experiência para o Estado, que hoje está numa posição de vanguarda e essa posição de tal positiva que foi feito um acordo a nível nacional para aplicar o que foi feito em Sobral. A metodologia e tudo que foi feito em Sobral em termos de mudança educacional aplicando para os cinco mil e seiscentos brasileiros através do Pacto para transformação da nossa Educação Básica. Isso é fundamental, porque um País só se desenvolve se a gente desenvolver bem a Educação. Tudo depende da Educação. Então Cid Gomes tem todas qualidades de desempenhar um papel espetacular no Ministério da Educação (MEC), porque é um homem que conhece a Educação como ninguém, porque tem uma experiência de 16 anos. De experiência vitoriosa, porque Sobral todas escolas de lá estão numa posição de vanguarda, inclusive aquelas dos distritos. Por isso eu acho que, com certeza, Cid fará um governo no MEC vitorioso. E isso para o bem do País, da Educação Nacional e consequentemente vai ajudar muito o Ceará.

Radioweb


Um 2015 com menos...
Corrupção, pobreza, doenças, violência, homofobia, racismo, intolerância religiosa, guerras, poluição.
Que todos nós possamos fazer algo para reduzir essas mazelas da nossa sociedade.
E que um dia as futuras gerações possam ter melhores notícias no seu cotidiano.
FELIZ 2015
Agência Radioweb

Destaques desta Sexta-Feira, 02 de Janeiro de 2015
Política
Dilma é empossada e afirma que vai priorizar a educação
Política
Ministros empossados temem dificuldades para 2015
Política
Geraldo Alckmin assume quarto mandato no governo de São Paulo
Política
José Ivo Sartori toma posse como Governador do RS
Política
Novos Secretários no RS dizem que estado tem sérios problemas
Economia
IPI para carros volta a subir a partir desta quinta-feira
Especial
Mundo em 2014: a jogada diplomática que pôs fim à Guerra Fria
Geral
Abandono de animais aumenta até 70% nas férias

Cultura Cearense

Recado do governador Camilo Santana-PT para o secretário de Cultura, Guilherme Sampaio-PT (foto):
"Na Cultura, quero resgatar as raízes de nossa gente. Garantir que esta área dialogue com todas as secretarias e una projetos para desenvolver ainda mais nossas potencialidades".
Em entrevista à Agência Fortaleza de Notícias (AFN), Guilherme Sampaio destaca que o que fará na Secult:
"Responsabilidade imensa, mas ao mesmo tempo é a conseguência de uma militância que eu tenho vivido na pauta da Cultura já há bastante tempo, junto a diversos movimentos, diversas linguagens. E a seguência do trabalho desenvolvido no comitê cultural, em que houve um amplo diálogo com os artistas, com os produtores, com as mais diversas linguagens".
Guilherme diz que "este diálogo foi sintetizado nas ideias básicas do Programa de Governo e me cabe agora lidera este esforço".
O secretário fairma que quer desde o primeiro momento "estabelecer como uma das características básicas da nossa gestão na Secult, a radicalização da democratização da gestão".
Guilherme faz uma convocação:
"Convoco todos os artistas, os movimentos sociais a ocuparem esse espaço, que eu considero uma oportunidade histórica. O governador Camilo tomou a definição política de dar um espaço de status que antes a Cultura não alcançou antes. É nossa responsabilidade de ocupar, honrar e corresponder a expectativa que é também bastante alta do setor".

Baquit assume Agricultura Irrigada

O deputado estadual Osmar Baquit (PSD) assumiu, hoje, a Secretaria Estadual da Pesca, Aquicultura e Agricultura Irrigada.
Para ele, é um desafio a convocação do governador Camilo Santana (PT).
  • 'É um desafio novo.
  • É uma missão que foi me dada.
  • Vou tentar conversar com toda cadeia que envolve a pesca.
  • Na reforma administrativa que será enviada à Assembleia a Secretaria passará também a ser de Agricultura Irrigada.
  • O Camilo me disse que a Secretaria terá uma nova dimensão.
  • Uma nova estrutura a Secretaria.
  • Temos muitos desafios.
  • Eu não sou da área.
  • Tenho humildade de reconhecer isso.
  • Vou me cercar tecnicamente do que tiver de melhor.
  • É esse o meu compromisso com o governador Camilo e ao mesmo tempo na próxima segunda-feira eu vou na Secretaria me sentar com toda cadeia produtiva para traçar um plano.
  • Fui convidado em cima da hora.
  • O anúncio era às quatro e eu fui convidado às duas horas da tarde da última segunda-feira.
  • Eu tenho como dizer o que este Plano.
  • Eu já tenho a estrutura da Secretaria na mão.
  • Já dei uma estudada, mas apenas por uma questão muito superficial.
  • Quando eu estiver lá é que vamos tentar ver o que de fato vamos fazer.
  • Quais são as metas que foram traçadas pela equipe anterior.
  • O que o governador Camilo pretende da Secretaria para que eu possa executar dentro daquilo que o governador pensa'. 

Fala Artur Bruno

O secretário de Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, destaca nesta entrevista à Agência Fortaleza de Notícias (AFN) suas prioridades para a pasta que assumiu hoje.
  • "O governador Camilo Santana fez algo que considero muito importante. Ele transformou o Conpam, que é um Conselho, numa Secretaria. Uma Secretaria dá mais agilidade, que facilita, inclusive a relação em Brasília com o Ministério do Meio Ambiente.
  • A Secretaria do Meio Ambiente tem essa função de gestão e das políticas públicas na área ambiental.
  • Temos vinte e três unidades de conservação para administrar.
  • Temos que desenvolver uma política de Meio Ambiente.
  • O Estado do Ceará em parceria com outras secretarias, com prefeituras e com o próprio Governo Federal devem cumprir a legislação federal e estadual na área ambiental.
  • O Brasil tem uma legislação muito boa. Muito desenvolvida.
  • É preciso que ela seja efetivamente aplicada.
  • Mas a principal tarefa dessa Secretaria é desenvolver uma cultura de convivência entre o desenvolvimento econômico com geração de renda, de emprego; e o respeito ao Meio Ambiente.
  • Para isso precisamos de Educação Ambiental.
  • Vamos trabalhar em conjunto com outras secretarias: Educação, de Ciência e Tecnologia, e demais secretarias para que a gente possa realmente, no Ceará, ter uma cultura de desenvolvimento sustentável.
  • O alinhamento com a ministra petista Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, é um detalhe positivo. Mas não considero o mais importante.
  • Fundamental é a boa relação, com certeza, o governador Camilo Santana terá com a presidenta Dilma Rousseff.
  • Lá nós teremos a liderança do ex-governador Cid Gomes, que é ministro da Educação.
  • Isso vai facilitar muito essa relação do Governo Estadual com o Governo Federal.
  • O Governo Federal vem desenvolvendo uma boa política na área ambiental.
  • Nós temos uma legislação hoje muito forte.
  • Uma legislação muito exigente.
  • Tanto no Estado do Ceará, como em nível federal.
  • Eu mesmo agora como deputado federal votei juntamente com meus colegas, o Código Florestal, que é uma lei rigorosa, que precisa ser cumprida, precisa ser fiscalizada e nós vamos fazer isso na Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará".

Políticas de Cidadania

O novo secretário de Justiça do Ceará, Hélio Leitão falou sobre seus desafios na Sejus.
Hoje, pela manhã, na posse de Camilo Santana (PT) como governador; e de Izolda Cela (Pros), como vice-governadora, na Assembleia Legislativa, Leitão concedeu a seguinte entrevista para Agência Fortaleza de Notícias (AFN).
  • AFN - Quais os desafios a frente da Sejus?
  • Helio Leitão - São desafios grandes, pois nós temos hoje uma população carcerária no Ceará na ordem de mais de 20 mil presos. E a administrar a execução da pena, administrar privação de liberdade não é efetivamente tarefa fácil.
  • AFN - Então o que o senhor quer na Sejus?
  • Hélio Leitão - Queremos que essa execução se proceda dentro dos rigores da lei, mas nada além disso. Devemos respeitar a dignidade das pessoas, respeitando a sua humanidade.
  • AFN - Qual o outro grande desafio da Sejus?
  • Hélio Leitão - De outro lado o grande desafio da Secretaria é aumentar a inserção da Sejus no que tange às políticas públicas de cidadania. Não podemos perder de vista que a Sejus é uma Secretaria que cuida da Justiça e Cidadania. Então espero que essa seja uma marca fundamental da nossa gestão, que seja uma nota distintiva da nossa gestão, a questão das políticas de cidadania.

Minirreforma de Roberto Cláudio

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros) disse hoje à Agência Fortaleza de Notícias (AFN) que fará ainda em janeiro uma minirreforma administrativa na Prefeitura.
Confira a entrevista que ele concedeu à AFN, durante a posse do governador do Ceará, Camilo Santana (PT) e da vice-governadora Izolda Cela (Pros), na Assembleia Legislativa.
AFN - Será uma feita uma Reforma Administrativa na Prefeitura agora?
Roberto Cláudio - Nós temos novos cargos que criados. Mas outros foram extintos nessa nova reforma administrativa. Mas é possível que a gente faça alguma alteração uma aqui, outra ali. Muito mais para compor espaço. Nada de uma grande mudança. Não é nenhuma reforma politica na Administração.
AFN - Como serão essas mudanças?
Roberto Cláudio - São pequenas mudanças pontuais. As vezes mudar alguém de uma função para outra. Mas nenhuma grande mudança estar esperada para janeiro. Apenas mudanças pontuais. Muito mais para ocupar esses novos espaços criados por essa reforma administrativa aprovada em dezembro pela Câmara.

Brasil: Pátria Educadora

Prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda (PT) abraça deputado estadual eleito Carlos Matos (PSDB), na posse de Izolda Cela como vice-governadora do Ceará
A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela (Pros) vai colaborar diretamente para fazer valer o lema do segundo Governo Dilma Rousseff, 'Brasil: Pátria Educadora'.
O prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda (PT), esposo de Izolda Cela, antecipa como será a participação dela no Ministério da Educação (MEC) tendo como ministro, o ex-governador do Ceará, Cid Gomes:
"Creio que a Izolda mesmo ficando aqui no Governo do Estado, para o qual ela foi eleita vice-governadora, ela deverá colaborar certamente na medida que o ministro Cid necessite e solicite. Mas certamente a Izolda terá toda disposição de colaborar e mais do que disposição, entusiasmo, porque ela sabe que o ministro Cid Gomes fará um belo trabalho no MEC" 
Clodoveu aposta no sucesso de Cid no MEC:
"O governador Cid vai fazer um grande trabalho a frente do Ministério da Educação. É uma área que desde quando foi prefeito lá em Sobral, ele sempre se destacou pelo cuidado, pela eficiência no que diz respeito ao foco no processo de aprendizagem. Essa experiência dele de prefeito, de governador e agora ministro talvez seja o único ministro que tenha passado por essa experiência de ter sido prefeito de uma cidade do Interior para compreender de perto o que é que acontece numa sala de aula de um distrito distante, que precisa e deve ter todo um processo de ensino-aprendizagem para garantir a dignidade. Não tem outro caminho que não seja da Educação. Cid sabe disso e vai fazer um belo trabalho colaborando com a presidente Dilma, que também as expectativas para seu segundo Governo, são as melhores".
Clodoveu Arruda tem enorme expectativa para o governo Camilo Santana-Izolda Cela:
"Minhas expectativas são as melhores possíveis. Porque o Camilo e Izolda vêm desde o início da gestão Cid, como secretários que foram com resultados positivos e durante a campanha visitaram todos os municípios e ouviram a população. Agora têm a noção exata do que precisa ser feito para ainda melhorar a condição de vida da população cearense. Eles estão bastante motivados para que isso aconteça com parcerias com a sociedade, com o Governo Federal, com os municípios, Portanto as expectativas são as melhores possíveis. 
O prefeito destaca o concurso público para mais de 800 vagas na Prefeitura de Sobral:
"Enviei para a Câmara dos Vereadores mensagem que cria vagas para que a gente ao total façamos um concurso para mais de oitocentas vagas em áreas diversas. Tanto em nível médio, quanto de nível técnico e de nível superior. A ideia é fazer o concurso e logo que ele conclua na sequência fazer a contratação para que os aprovados possam exercer suas funções e assim oferecer serviço de qualidade para a população".

Blog do Lauriberto : Mais Especialidade

Blog do Lauriberto : Mais Especialidade: Muitas das metas anunciadas agora à tarde pela presidente Dilma Rousseff para 2015-2018 foram antecipadas para o Blog pela manhã pelo ...

Fala Camilo governador

"Acabei de viver um dos momentos de maior emoção de minha vida. Com a posse do cargo de governador do Ceará, na Assembleia Legislativa do Ceará, e ao receber do agora ministro, Cid Gomes, o cargo, tenho em minhas mãos e no meu coração a missão de trabalhar incansavelmente pelos cearenses", Camilo Santana, governador do Ceará.

Agradecimento de Camilo à esposa e filhos

Governador Camilo Santana (PT) com esposa Onélia e os filhos Luísa e Pedro caminham para posse, em sessão especial na Assembleia Legislativa
O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) agradeceu a sua esposa Onélia e aos filhos Pedro e Luísa, no seu discurso de posse:
  • "À minha esposa Onélia, muito obrigado por suas palavras, trabalho e dedicação nos momentos mais felizes e também nos mais difíceis. Você tem sido uma incrível companheira e terá um papel valioso de, com sua sensibilidade e humildade, me ajudar em diversas ações e decisões que tomarei nos próximos quatro anos.
  • Aos meus filhos, Pedro e Luísa, muito obrigado por, apesar da pouca idade, compreenderem minhas ausências e também me encherem de amor, beijos, abraços e histórias fantásticas a cada segundo que temos juntos.
  • Papai ama muito vocês.
  • Com apoio de vocês, certamente, todo o trabalho se torna mais fácil e prazeroso. Muito obrigado!"

Os Sete Cearás de Camilo

Camilo Santana (PT), novo governador do Ceará, recebe cargo do agora ministro da Educação, Cid Gomes (Pros)
  • A solenidade de transmissão de cargo de Cid Gomes (Pros) para Camilo Santana (PT) foi de pouco mais de uma hora, ao lado do mausoléu Castelo Branco.
  • Camilo Santana chegou ao lado da esposa Onélia e da filha Luísa; e da vice-governadora Izolda Cela (Pros) e do esposo dela, o prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda (PT).
  • Camilo deu posse aos 26 secretários e pontuou em seu discurso de 11 laudas, que fez em 15 minutos, as metas, que pretende exercer em quatro anos (2015-2018):
  • "Para ajudar em todas tarefas, foi realizada uma grande caravana para a confecção do nosso Plano de Governo.
  • Pessoas de todas as regiões, de todas os setores, de todas as classes sociais, de todas as crenças, de todas as experiências, ajudaram a construir os sete principais pontos que devemos perseguir para garantirmos uma melhor qualidade de vida. 
  • Os 'Sete Cearás', como ficou conhecido nosso plano de governo são:
  • O Ceará Pacífico.
  • O Ceará Sustentável.
  • O Ceará de Oportunidades.
  • O Ceará Democrático.
  • O Ceará Acolhedor.
  • O Ceará do Conhecimento.
  • O Ceará Saudável.
  • No entanto, não é um plano fechado e acabado.
  • Ao longo do Governo, vamos dialogar ainda mais para aperfeiçoá-lo e para integrá-lo à vida de todos os cearenses".

Discurso de Camilo no Palácio da Abolição

Governador Camilo Santana (PT) com esposa Onélia e filha Luísa; vice-governadora Izolda Cela (Pros) com esposo Clodoveu Arruda, recebidos no Palácio da Abolição

Camilo Santana fez um discurso de 11 laudas em 15 minutos para duas mil pessoas, ao lado do mausoléu Humberto de Alencar Castelo Branco:

"SAUDAR A IMPRENSA, FOTÓGRAFOS E CINEGRAFISTAS SAUDAR MESTRES DA CULTURA, REPRESENTANDO A DIVERSIDADE E CAPACIDADE CRIATIVA DE NOSSO POVO SAUDAR A TODOS OS CEARENSES QUE NOS OUVEM E NOS VEEM AO VIVO POR RÁDIO E TELEVISÃO.
Meu querido povo do Ceará,
Minha primeira palavra é de agradecimento. Agradeço a Deus e aos cearenses que confiaram a mim e à minha vice-governadora, Izolda Cela, a missão de trabalharmos para buscar melhorar a vida de todos em nosso Estado. 
Agradeço a todos aqueles que incansavelmente e cheios de sonhos empunharam bandeiras e vestiram a camisa de nosso projeto, que não tem outra finalidade senão ajudar principalmente àqueles que mais precisam.
Agradeço também a todos os cearenses que garantiram a reeleição da nossa presidenta Dilma Rousseff. O trabalho dela, assim como do ex-presidente Lula, faz o Brasil reduzir suas desigualdades e ampliar as oportunidades. O Nordeste e o nosso Ceará são provas de como nos últimos 12 anos a vida principalmente dos mais carentes melhorou muito.
Agradeço a todos os partidos, em especial ao meu partido, o Partido dos Trabalhadores, que tem em mim o seu primeiro governador. Todos se empenharam e fizeram nosso projeto chegar a todos os 184 municípios do Ceará.
Agradeço também a todos os prefeitos, especialmente meu amigo Roberto Cláudio, prefeito de Fortaleza, e aos parlamentares, lideranças e secretários, que tiveram, estão tendo e terão papel fundamental para o desenvolvimento do Ceará. Agradeço a todos os movimentos sociais, homens e mulheres do campo e da cidade, que me apoiaram e que me ajudarão muito durante o governo.
Serei um governador de todos os cearenses, mas não poderia deixar de agradecer à minha terra, ao Cariri, que depositou em mim uma confiança especial. Sou o primeiro governador eleito democraticamente que nasceu no Cariri. Devo àquela terra, àquela gente, tudo o que sou hoje.
Agradeço à minha querida vice-governadora, Izolda Cela, que, assim como eu, sonha e trabalha por um Ceará mais justo.
Agradeço ao nosso mestre Ciro Gomes, que me mostrou como trilhar o caminho das pedras sem perder a coragem e a vontade de apenas se dedicar ao nosso povo. 
Quero também fazer um agradecimento especial ao nosso governador Cid Gomes. Seu trabalho, sua força e sua integridade fizeram o Ceará crescer e se desenvolver como nunca antes na história desse Estado. Por sua dedicação aos cearenses, terá pela frente um desafio gigantesco que é abraçar e melhorar a vida e a educação de todos os brasileiros. Não tenho dúvidas que será um grande ministro e que terá a oportunidade de trilhar caminhos ainda mais desafiadores para fazer do Brasil um país ainda melhor.
Seu legado me motiva a trabalhar ainda mais para o Ceará seguir avançando. Muito obrigado, Cid!
Agradeço também de forma emocionada à minha família. Meu pai, Eudoro, muito obrigado por seu exemplo, seus conselhos, por sua paciência e por todo seu trabalho dedicado à mim e ao Ceará. O senhor é um jovem de 78 anos que luta e sonha todos os dias para a construção de um mundo melhor para todos.
Minha mãe, Ermengarda, muito obrigado, por seu carinho, compreensão e ternura que me ajudam a trilhar um caminho virtuoso e honesto e a trabalhar com amor ao próximo.
Eles combinam como casal a intuição política e o afeto precioso.
Às minhas irmãs Andréa e Isabel, muito obrigado por me fazerem compreender melhor a realidade de nosso Ceará. Ao meu irmão Tiago, meu amigo e conselheiro, muito obrigado por todo seu empenho e dedicação. Seu conhecimento foi e será fundamental para que eu possa unir de forma eficiente todas as políticas de Cultura. 
À minha esposa Onélia, muito obrigado por suas palavras, trabalho e dedicação nos momentos mais felizes e também nos mais difíceis. Você tem sido uma incrível companheira e terá um papel valioso de, com sua sensibilidade e humildade, me ajudar em diversas ações e decisões que tomarei nos próximos quatro anos.
Aos meus filhos, Pedro e Luísa, muito obrigado por, apesar da pouca idade, compreenderem minhas ausências e também me encherem de amor, beijos, abraços e histórias fantásticas a cada segundo que temos juntos.
Papai ama muito vocês. 
Com apoio de vocês, certamente, todo o trabalho se torna mais fácil e prazeroso. Muito obrigado!
Minhas amigas, meus amigos,
Não por acaso, fiz este agradecimento emocionado à minha família. Tenho a compreensão que no seio familiar é que encontramos as respostas para todos as nossas dúvidas e a coragem para seguir em frente. Quero unir as famílias cearenses para que juntos possamos avançar.
Quero dizer que a partir deste momento, tratarei a todos os cearenses como se fossem da minha família. Serão todos meus pais, mães, irmãos, irmãs, filhas e filhos. 
Desejo poder conversar com aqueles mais experientes como se fossem meus pais, ouvindo seus conselhos e retribuindo a todo o trabalho, amor e dedicação que eles tiveram pelo nosso Ceará. Quero dialogar com os trabalhadores e trabalhadoras como se fossem meus irmãos, sabendo escutar suas angústias, reclamações, orientações e podendo ajudá-los a superar seus desafios e inquietações. Quero também ouvir os mais jovens, para saber quais suas dificuldades e principalmente para não deixar de sonhar e trabalhar por um Ceará mais justo, pacífico e fraterno, para que nossas crianças possam desfrutar a vida com paz e harmonia.
Como tenho enfatizado durante toda minha carreira política, o diálogo com todos não é uma imposição, mas uma necessidade. Com diálogo aberto, franco e democrático com todos, tenho certeza que poderemos escrever um capítulo de muita prosperidade para o nosso querido Ceará.
Este diálogo deve se dar com todos os movimentos sociais e todos os setores da sociedade. 
Também quero trabalhar em parceria com os poderes Judiciário e Legislativo e Ministério Público. Sem dúvida, quando todos trabalham juntos, todos são beneficiados. Este trabalho, inclusive, nos ajudará a combater e evitar casos de corrupção. Não tolerarei e serei firme no combate àqueles que tentarem abusar dos recursos e da boa vontade do nosso povo.
Meus amigos, minhas amigas,
Ter a honra de ser governador do meu Estado, me enche de alegria, mas também de muita responsabilidade. Sei que temos muitos desafios a superar para fazer do Ceará um lugar melhor para se viver. Tenho certeza que para que tenhamos êxito, teremos que trabalhar muito, incansavelmente, dia e noite.
Tenho como uma das minhas principais metas, reduzir os índices de violência em nosso Estado. Vou trazer esta questão para mim, coordenando diretamente as ações para combater a criminalidade e, principalmente, gerar oportunidades para que as pessoas, em especial os mais jovens, não sejam seduzidas pelo crime. Vou, junto com minha vice Izolda, integrar as áreas do governo para atuar principalmente nos locais mais vulneráveis. 
Outro grande desafio é na Saúde. Os cearenses merecem mais e melhor atendimento em todas as especialidades. Vamos construir mais dois hospitais no Interior, ampliar o número de UPAs e policlínicas e trabalhar para que o acolhimento em cada uma das unidades do Estado seja melhor, com avaliações com os próprios usuários.
Tenho como meta, também, garantir segurança hídrica para nossa população, principalmente do Interior. Vou acompanhar diariamente o andamento das obras da Transposição do Rio São Francisco e do Cinturão das Águas e vou trabalhar para que, mesmo com a seca que nos afeta há três anos, nenhum cearense deixe de ter água para seu consumo. 
Na Educação, vamos ampliar ainda mais a rede de escolas profissionalizantes em tempo integral. Vamos permanecer ajudando os municípios a melhorarem a qualidade do ensino na idade certa. Nesta área, minha vice Izolda, responsável pela significativa melhora da Educação em nosso Estado nos últimos anos, terá papel fundamental de supervisão, acompanhamento e proposição de melhorias.
Na Cultura, quero resgatar as raízes de nossa gente. Garantir que esta área dialogue com todas as secretarias e una projetos para desenvolver ainda mais nossas potencialidades.
Quero ampliar o programa Minha Casa, Minha Vida e garantir moradia digna aos cearenses que mais precisam.
Acima de tudo, quero que o Ceará se desenvolva e cresça ainda mais. Hoje temos cerca de 4% da população brasileira, mas representamos apenas pouco mais de 2% do PIB nacional. Esta desigualdade só será enfrentada garantindo oportunidades para criação de empregos e qualificando nossos trabalhadores. Temos que realizar isso com atração de investimentos mas também garantindo aos nossos irmãos e irmãs a chance de construírem seus próprios projetos. 
Todo este crescimento só será possível se for sustentável, levando em consideração o meio ambiente e as características sociais e regionais de nosso Estado.
Para ajudar em todas estas tarefas, foi realizada uma grande caravana para a confecção do nosso Plano de Governo. Pessoas de todas as regiões, de todas os setores, de todas as classes sociais, de todas as crenças, de todas as experiências, ajudaram a construir os sete principais pontos que devemos perseguir para garantirmos uma melhor qualidade de vida. 
Os “sete cearás”, como ficou conhecido nosso plano de governo são: o Ceará Pacífico, o Sustentável, o de Oportunidades, o Democrático, o Acolhedor, o do Conhecimento, e o Saudável. No entanto, não é um plano fechado e acabado. Ao longo do governo, vamos dialogar ainda mais para aperfeiçoá-lo e para integrá-lo à vida de todos os cearenses. 
Uma cópia de todo este trabalho está sendo entregue a todos que estão aqui hoje. Lembro também a todos que ainda hoje será disponibilizado no site do Governo do Estado um link com meus principais compromissos para o Ceará seguir avançando.
Agora, uma palavra para a nova equipe que assume comigo a responsabilidade de governar o Ceará. Todos foram escolhidos por sua competência e potencialidade.
Vocês, assim como eu, devem trabalhar diariamente para melhorar a vida de todos os cearenses. Lembrem-se: vocês não estão servindo a mim ou a um grupo político. 
Nas suas mãos estão a vida de milhões de pessoas, idosos, trabalhadores, jovens e crianças.
Por isso, anuncio hoje que não vou distribuir foto minha para as repartições públicas. Os senhores e as senhoras terão em suas salas as fotos de nossos irmãos e irmãs cearenses de todo o Estado, para que sempre lembrem que é para eles e elas que vocês estão trabalhando.
Para encerrar, gostaria de me dirigir aos corações de todos os cearenses. Tenham em mim um pai, um irmão, um filho. Tenham em mim um amigo, um parceiro. Estarei sempre de portas abertas para todos, mas, acima de tudo, quero a confiança para que deixem suas portas e seus corações abertos para mim. Me ajudem a sonhar e trabalhar com coragem para melhorar a vida do nosso povo. Lutem comigo contra as dificuldades e me auxiliem a encontrar os melhores caminhos. 
Tenham certeza, a vontade de acertar é grande. 
Trabalharei muito para isso. No entanto, tudo só será possível se vocês estiverem ao meu lado.
Somente com a força, a paixão, o amor e a dedicação do nosso povo, é que vamos conseguir seguir avançando. 
Desejo a todos um feliz 2015!
Vamos ao trabalho!
Muito obrigado!
Camilo Santana".

Discurso de Camilo na posse na ALCE

Camilo Santana (PT) e Izolda Cela (Pros) tomaram posse como governador e vice-governadora em solenidade na Assembleia Legislativa do Ceará
"Meus companheiros parlamentares, cearenses que nos acompanham pela TV Assembleia e pela FM Assembleia e demais veículos que transmitem essa sessão, assessores e funcionários desta Casa, cearenses de todos os 184 municípios deste Estado. 
Venho a esta Casa hoje para assumir uma grande responsabilidade e me despedir do Parlamento, ao qual tive a honra de pertencer desde que fui eleito em 2010. 
Aqui defendi ideais que trago comigo desde o início da minha vida pública. 
Parto, neste momento, para o maior desafio da minha vida: governar o meu Ceará. E muito do que levo para esta nova etapa é fruto do que aprendi nesta Casa. No exercício democrático do dia a dia do Parlamento. No reafirmar cotidiano do compromisso com a sociedade.
Este desafio me foi generosamente dado pelos cearenses. 
Não consigo expressar a plenitude do meu sentimento de orgulho e gratidão por ter recebido a confiança do meu povo para esta tarefa. 
A partir de hoje, eu sou o governador de todos os cearenses. A minha responsabilidade é imensa e estou consciente dela. Do mesmo modo, tenho convicção de que não se governa sozinho. 
Cumprir esta missão requer um trabalho conjunto, movido pelo espírito público que reconheço em cada um dos representantes desta Casa. Seja na situação ou na oposição, o Parlamento é vital na condução de um bom governo.
E, diante disso, venho pedir a parceria deste Poder Legislativo, para seguirmos na tarefa de construir um Ceará melhor para todos os cearenses. Preciso e, sobretudo, valorizo o apoio de parlamentares que, como eu, chegaram até aqui pela vontade soberana do povo. 
Caminharemos juntos, nos próximos quatro anos, na direção do bem comum e da realização dos sonhos de cearenses que depositaram em nós a sua esperança e confiança.
Conto com vocês!
Os convido agora para irem comigo ao Palácio da Abolição, onde receberei do nosso Governador Cid Gomes, a honra de governar este Estado.
Muito obrigado!
Camilo Santana".

Foto dos cearenses

O retrato dos cearenses nas repartições anunciou Camilo ao secretariado
Num simbolismo de que pretende trabalhar para todos os cearenses, o novo governador do Estado, Camilo Santana (PT), encerrou seu discurso, no Palácio da Abolição (sede do Governo), em Fortaleza, ao receber o cargo de Cid Gomes (Pros),hoje, no final da manhã, determinando que todas repartições estaduais tenham retrato de cearenses e não a foto oficial dele.
Mandando um recado para o secretariado disse: "Lembrem-se. Vocês não estão seguindo a mim ou a um grupo politico. Estão nas suas mãos a vida de milhões de pessoas. Por isso anuncio hoje que não vou distribuir minha foto para as repartições públicas. Os secretários terão em suas salas as fotos dos nossos irmãos e irmãs cearenses de todo o Estado para que se lembrem que para eles e para elas que vocês estão trabalhando".
Num discurso de 15 minutos para duas mil pessoas, Camilo Santana pontuou suas promessas. "Vamos ajudar aqueles que mais precisam, mas devo aqui agradecer a todos os cearenses que garantiram a reeleição da presidenta Dilma Rousseff. O trabalho dela a exemplo do ex-presidente Lula faz o Brasil reduzir suas desigualdades e ampliar as oportunidades". Santana destacou que "o Nordeste e o nosso Ceará são provas de como nos últimos doze anos a vida principalmente dos mais carentes melhorou muito".
O novo governador cearense prometeu combater a corrupção dizendo que vai trabalhar em conjunto com o Poder Judiciário e o Ministério Público. "Sem dúvida quando todos trabalham juntos todos são credenciados. Este trabalho, inclusive, nos ajudará a combater e evitar casos de corrupção. Não tolerarei e serei firme no combate àqueles que tentarem abusar dos recursos e da boa vontade do nosso povo".
Santana prometeu "ser governador de todos os cearenses, mas não poderia de deixar de agradecer a minha terra, ao Cariri,que depositou em mim uma confiança especial. Sou o primeiro governador eleito democraticamente que nasceu no Cariri. Devo àquela Terra, àquela Gente tudo que sou hoje".
"Tratarei a todos cearenses como se fossem da minha família. Serão todos meus pais, mães, irmãos, irmãs, filhas e filhos. Tenham em mim um pai, uma mãe, um filho, um parceiro. Estarei sempre de portas abertas para todos, mas deixem suas portas abertas para mim. Me ajudem a sonhar, a trabalhar com coragem para melhorar a vida do nosso povo".
Santana afirmou que "desejo conversar com aqueles mais experientes como se fossem meus pais. Ouvindo seus conselhos e retribuindo a todo o trabalho, amor e dedicação que eles tiveram pelo Ceará".
Santana prometeu dialogar com os trabalhadores, "como se fossem meus irmãos. Sabendo escutar as suas angustias, reclamações e orientações para podermos ajudar a superar seus desafios e inquietações".
O novo governador pontuou, que pretende ouvir os mais jovens: "para saber quais são as suas dificuldades  e principalmente para não deixar de sonhar e trabalhar por um Ceará mais justo, pacífico e fraterno. Para que nossas crianças possam desfrutar a vida com paz e harmonia".
Para Santana, o "diálogo com todos não é uma imposição. Mas uma necessidade. Com o diálogo aberto, franco e democrático com todos tenho certeza que poderemos escrever um capítulo de muita prosperidade para o nosso querido Ceará. Este diálogo deve se dar com todos os movimentos sociais e todos setores da sociedade".
O governador cearense disse que tenho como meta número um reduzir a criminalidade no Estado: "Tenho como principal meta reduzir os índices de violência em nosso Estado. Vou trazer essa questão para mim, coordenando diretamente as ações para combater a criminalidade e principalmente gerar oportunidade para as pessoas, em especial, os mais jovens, não sejam seduzidos pelo crime. Vamos integrar as áreas de Governo para atuar nos locais mais vulneráveis ".
Agradeceu ao ex-ministro Ciro Gomes, que chamou de 'mestre'. "Ele me mostrou tudo para o caminho das pedras, sem perder a coragem e a vontade de apenas se dedicar ao nosso povo".
Destacou que o ex-governador Cid Gomes deu exemplo para ele: "Governador, seu legado me motiva a trabalhar ainda mais para o Ceará seguir avançando. Seu trabalho, sua força, sua integridade fizeram o Ceará crescer e desenvolver como nunca antes na História desse Estado". E desejou boa sorte no Ministério da Educação: "Ele terá agora um desafio gigantesco que é abraçar e melhorar a vida e a Educação  de todos os brasileiros. Não tenho dúvida que será um grande ministro e que terá oportunidade de trilhar caminhos ainda mais desafiadores para fazer do Brasil um País ainda melhor".

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...