sexta-feira, outubro 3

Vote


Para Camilo

Caucaia recebeu ontem a visita do Comitê de Mulheres da coligação de Camilo Santana e Mauro Filho. A esposa de Camilo, Onélia Leite, e a de Mauro, Marisa Benevides, participaram de carreata e reunião na cidade acompanhadas da irmã do governador Cid Gomes, Lia Gomes. Elas divulgaram, entre as principais propostas, o Bilhete Único Intermunicipal que funcionará em 15 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza.

A população de Caucaia foi para as ruas acenar e declarar apoio durante a carreata que Onélia e Marisa participaram. A professora Patrícia Guimarães, 36, vota Camilo, Mauro e Dilma e destaca a importância de continuar com a política de construir as escolas de tempo integral. "É o primeiro meio de a gente ter uma população com uma base educacional melhor. Com essa base, os outros setores como saúde e segurança também melhoram", citou. Ela ainda elogiou a proposta de Camilo Santana de implantar o Bilhete Único Intermunicipal que beneficiará os moradores da Região Metropolitana de Fortaleza. "A gente nunca teve essa oportunidade. É uma inovação! Vale muito pela economia e pela praticidade", afirmou.

Ainda em Caucaia, Onélia e Marisa e Lia Gomes acompanhadas do prefeito de Caucaia (PROS), Washington Gois (PROS), participaram de encontro. Elas fizeram um balanço da trajetória desde julho para eleger os candidatos "Para o Ceará seguir mudando". "Foram quase três meses de caminhadas, reuniões, comícios e carreatas. Posso dizer que sabemos a realidade dos municípios do Ceará. E para ajudar essas pessoas precisamos eleger Camilo, Mauro e Dilma", ressaltou Marisa.

Onélia agradeceu a dedicação dos militantes que estiveram com o Comitê de Mulheres nesta jornada. Ela pediu ainda o apoio da população de Caucaia na reta final. "Vocês podem fazer a diferença! Já estamos em empate técnico e a gente vai vencer, porque o povo do Ceará quer Camilo governador do Ceará. O projeto do Camilo é para os seus filhos, para juventude, para todos. O futuro do Ceará está na mão de vocês. Muito obrigada. Vamos à luta e até a vitória", disse.


Assessoria

Vida Nova


Camilo Santana amanhã

Caros,

Segue a agenda deste sábado (04/10) do candidato ao governo do Estado pela coligação "Para o Ceará seguir mudando", Camilo Santana.
Agenda 4 de outubro

1) Maracanaú - Carreata
Local: Bairros e Centro
Horário: 9 horas

2) Fortaleza - Grande Carreata José Walter/Praia do Futuro
Local: Concentração Avenida Perimetral/Avenida dos Expedicionários
Horário: 14 horas

3) Crajubar - Carreata
Local: Concentração Centro do Crato
Horário: 20 horas

Eunício Oliveira amanhã


Agenda – Eunício 15 Governador

Sábado dia 04/10/2014


09h30 - Grande Carreata Eunício 15 e Tasso 456
Local: Fortaleza
Concentração: Av. Pres. Costa e Silva 301 - José Walter
Ponto de Referência: Shopping Arvoredo

Eliane Novais hoje

Eleições 2014

"Tendo chegado a ocasião proeminente de nossas atividades em razão do pleito de 2014 – o dia da eleição –, gostaria de dirigir-me a todos que fazem a Justiça Eleitoral no Estado do Ceará, juízes e servidores, para com eles compartilhar o sentimento de alegria e otimismo que sinto nesse instante.
Após meses de dedicação de toda a equipe que compõe a Justiça Eleitoral, foram superadas com êxito as fases do processo eleitoral que antecedem a sua culminância, representada pela votação e apuração dos resultados da eleição.
Nesse momento, considero ser essencial reiterar o fato de que, embora fisicamente distantes, todos nós fazemos parte de uma mesma instituição e, em torno dela, perseguimos uma única missão: a de possibilitar ao povo cearense a livre garantia de seu direito à manifestação democrática através do voto.
Tenho conhecimento dos inúmeros sacrifícios que o natural acúmulo de trabalho tem imposto a todos ao longo dos últimos meses, circunstância a determinar até mesmo eventual renúncia ao tempo de convívio familiar. A disponibilidade e o devotamento do corpo funcional desta Casa é digna de todos os elogios.
Não poderia deixar de fazer menção à grandiosa contribuição dos mesários – estes cidadãos conscientes que nos ajudam a manter acesa a chama da democracia –, do Ministério Público e de todo o aparato de segurança – os policiais civis, militares e federais –, sempre atentos e dispostos a agir e garantir a tranquilidade do pleito.
Para chegarmos a esse momento, o quadro funcional do TRE revelou-se, como costumeiramente ocorre, fundamental. Diversas foram as tarefas desempenhadas com zelo e dedicação, muitas das quais sequer chegaram ao conhecimento geral dos que fazem este Tribunal, uma vez que realizadas silenciosamente e sem alarde, como são exemplos os atos que contribuem para a excelência do atendimento ao eleitor e a decisão pautada pelo bom senso. A todos, meu sincero agradecimento.
Peço-lhes, por fim, e mais uma vez, o empenho necessário à continuidade exitosa de nossas atribuições funcionais, contribuindo para que possamos, com absoluta tranquilidade, receber no dia do pleito, em cada uma de nossas seções, aqueles que de fato irão decidir o processo eleitoral conduzido até aqui: os eleitores.
Muito obrigada! Tenhamos todos uma boa eleição!
Desembargadora Maria Iracema Martins do Vale
Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará.

Ailton Lopes hoje

Na Justiça

Ranking elaborado pela Abraji coloca PMDB e PSDB no topo da lista de partidos que mais lutaram na Justiça Eleitoral contra a divulgação de informações. Juntos, eles respondem por quatro em cada 10 dos 155 processos cadastrados no site Eleição Transparente. Toda essa luta judicial é provocada por 64 candidaturas de 21 partidos contra 12 empresas de mídia e tecnologia.
Políticos peemedebistas entraram com 33 ações (21%) nestas eleições – e o principal responsável por esse número é o candidato a governador do Paraná Roberto Requião, com 13 ações. Tucanos respondem por 30 processos (18%) com Expedito Júnior, que concorre pelo governo de Rondônia, à frente na contagem do partido, também com 13 processos.
Entre os Estados, lideram Paraná, com 28 ações (17%), e Alagoas, com 21 (13%). Neste último, Benedito de Lira concorre ao cargo de governador pelo PP e fica à frente do ranking Eleição Transparente como o candidato que mais recorreu à Justiça contra divulgação de informações até aqui: 14 processos judiciais foram abertos por sua candidatura, 8% do total registrado.
Candidatos ao cargo de governador são responsáveis por mais de metade dos processos cadastrados: 91 ou 58% do total. Candidatos a deputado estadual e federal empatam no segundo lugar, com 15 ações (10%) cada.

Vice-líderes na corrida eleitoral para governador encabeçam ranking de pedidos de remoção de informação

A busca pela liderança na corrida pelo governo de 17 Estados parece estar levando os segundos colocados nas pesquisas a apelar à Justiça Eleitoral. Levantamento realizado com dados do projeto Eleição Transparente mostra que os vice-líderes respondem por 48% das ações em que candidatos a governador tentam impedir judicialmente a divulgação de informações. Ações impetradas pelos líderes somam 44%.

Até a tarde de 2 de outubro, candidatos ao governo de 17 Estados haviam entrado com 89 ações na Justiça Eleitoral – 43 de segundos colocados, 39 de líderes e sete de candidatos em posições inferiores em pesquisas do Ibope. Foram utilizadas informações dos levantamentos mais recentes realizados pelo instituto em cada Estado.
Políticos que disputam o cargo de governador são responsáveis por mais de metade do total de processos cadastrados no projeto Eleição Transparente. Juntos, primeiro e segundo candidatos mais cotados respondem por 92% dessas ações.
Em 13 dos 17 Estados com processos cadastrados os dois primeiros colocados em intenções de votos são responsáveis por todas as ações judiciais de candidatos a governador. Em todos os 17 Estados, os líderes foram responsáveis por pelo menos metade das disputas na Justiça Eleitoral.
Paraná e Alagoas são os Estados em que os vice-líderes da disputa mais se destacam. Beto Richa, do PSDB, à frente nas pesquisas no PR, entrou com cinco ações, enquanto Roberto Requião, do PMDB, segundo colocado, entrou com 12. A situação se repete em Alagoas, onde o líder Renan Filho, do PMDB, abriu dois processos e Benedito de Lira, do PP, 14.
Por outro lado, no Maranhão e em Rondônia a proporção se inverte e os líderes em intenções de voto também recorrem mais frequentemente às vias legais para impedir a divulgação de informações. Flávio Dino, do PC do B, tem 10 ações na Justiça maranhense, enquanto seu principal adversário, Lobão Filho, do PMDB, não aparece no projeto. Em Rondônia, o líder Expedito Júnior (PSDB) abriu 13 processos enquanto Confúcio Moura (PMDB) abriu três.
Sobre os dados da Abraji
A base de dados do projeto Eleição Transparente é alimentada tanto por representantes legais de empresas que foram intimadas pela Justiça quanto pela equipe da Abraji, que recebe denúncias de pessoas físicas vítimas desse tipo de ação. Esses processos podem ser classificados e filtrados por UFs, Candidatos, Cargos, Partidos e Empresas alvo das ações.
Para efeito estatístico, é considerada a Unidade da Federação onde o processo se originou, que pode ser diferente daquela onde o candidato que entrou com a ação disputa a eleição.
Sobre o Projeto Eleição Transparente

 O portal ELEIÇÃO TRANSPARENTE é organizado pela ABRAJI com ajuda de empresas de mídia e tecnologia, que são alvos de processos de supressão de informações em período eleitoral. Este é um projeto experimental, desenvolvido com o apoio do GOOGLE, para contribuir com o debate sobre liberdade de informação e expressão.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...