segunda-feira, julho 4

Amanhã no Gran Marquise

Grandes líderes empresariais se reúnem para compartilhar experiências e gerar novas oportunidades de relacionamento durante a Maratona Valor PME Nordeste, que acontece amanhã, no Hotel Gran Marquise.
O evento é realizado pelo jornal Valor Econômico e pretende reunir mais de 300 empreendedores cearenses.
O encontro é uma verdadeira maratona de depoimentos, com muito conteúdo de alta qualidade e grandes líderes dividindo experiências que podem inspirar o sucesso de diversas pessoas. “São pessoas com muita vontade de se inspirar em histórias vitoriosas”, afirma o diretor de eventos e seminários do jornal Valor Econômico, Carlos Raices.
Entre os participantes da edição Fortaleza, estão
  • - CEO da InLoco Media, André Ferraz;
  • - CEO do Grupo Reserva, Rony Meisler;
  • - Presidente do Grupo Bonaparte, Leonardo Lamartine;
  • - Presidente do Sistema Ari de Sá, Ari de Sá Cavalcante Neto;
  • - Presidente da Serttel, Angelo Leite;
  • - CEO e Business Manager da Black Viking, Kadu Baracho;
  • - Empreendedor e investidor do Porto Digital, Erick de Albuquerque.
Edições anteriores
As quatro primeiras edições da Maratona Valor PME realizadas em São Paulo nos anos de 2013, 2014 e 2015, reuniram cerca de 2 mil empresários de pequenas e médias empresas brasileiras, além de empreendedores que queriam conhecer um pouco mais sobre o ramo empresarial. Em 2015, Recife foi a primeira cidade do Nordeste a receber a Maratona. E agora, em 2016, Fortaleza foi a cidade escolhida.
Palestrantes
André Ferraz é empreendedor desde os 19 anos, CEO e Co-fundador da In Loco Media. Rony Meisler criou a Reserva aos 23 anos, quando não entendia nada de moda, mas tinha vontade de sobra de se comunicar com o mundo. Hoje, é o CEO de um grupo com 7 marcas multissegmentos, única companhia brasileira no ranking das mais inovadoras do mundo da Fast Company em 2015.
Serviço
Maratona Valor PME Nordeste - Líderes Inspiradores
Data: 5/7/2016
Hora: 8h30 às 17 horas.
Local: Hotel Gran Marquise. Beira Mar, 3980 – Mucuripe.

Amanhã aqui

André Ferraz, CEO da In Loco Media, primeira rede de publicidade mobile baseada em localização indoor do mundo com precisão de um a dois metros, será um dos palestrantes da Maratona Valor PME Nordeste - Líderes Inspiradores, amanhã, em Fortaleza.
Empreendendo desde os 19 anos e com o intuito de inspirar o sucesso de outras pessoas, Ferraz compartilhará suas experiências como CEO e cofundador da In Loco Media, escolhida pelo Cannes Lions dentre as 10 startups mais promissoras do mercado publicitário e detentora da tecnologia de geolocalização eleita como a mais precisa do mundo pelo Institute of Electrical and Eletrctonics Engineers (IEEE), pela Association of Computing Machinery (ACM) e pela Microsoft. 
"São necessários vários passos para que uma boa ideia resulte em um negócio. Empreender é um caminho que também envolve desafios e, durante a minha palestra, debaterei algumas questões decisivas que surgiram ao longo da minha carreira profissional a partir da criação da In Loco", afirma André Ferraz.
Em sua segunda edição, o evento reunirá líderes empresariais para compartilhar conhecimentos e gerar novas oportunidades de relacionamento e negócios. Organizado pelo jornal Valor Econômico, o evento reunirá mais de 300 empreendedores cearenses. 
Serviço
Maratona Valor PME Nordeste – Líderes Inspiradores
Data: 5/7/2016
Hora: 8h30 às 17 horas
Local: Hotel Gran Marquise. Beira Mar, 3980 – Mucuripe
Sobre a In Loco Media
A In Loco Media (www.inlocomedia.com) é a primeira rede de publicidade mobile baseada em localização indoor do mundo a disponibilizar os anúncios em locais definidos pelo anunciante com a precisão de 1 a 2 metros. Sua tecnologia exclusiva foi eleita a mais precisa do mundo em 2014 pela Microsoft Research e é 30 vezes mais eficaz que o GPS.
Fundada em 2011, em Recife, a partir de um projeto criado por alunos do curso de Ciência da Computação na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, a empresa lidera o mercado de mobile advertising da América Latina.
Graças à vocação para o pioneirismo e inovação, em 2015 a In Loco Media conquistou 2 troféus de ouro Lead Generation e Location Based em parceria com a agência Ginga, além de ter sido considerada uma das 10 startups mais promissoras do mercado publicitário no Cannes Lions.
A meta da empresa em 2016 é a expansão internacional com abertura de escritórios em cidades como Nova Iorque e São Francisco e a conquista da liderança global no mercado de dados e anúncios geolocalizados.

Jantar harmonizado no La Bella Italia


O restaurante La Bella Italia realiza a 3ª edição do Jantar harmonizado: uma experiência Italiana com pratos exclusivos na próxima quarta-feira (seis), a partir das oito da noite.
Em parceria com a Fortali Distribuidora, o jantar contará com quatro passos harmonizados com vinhos italianos, além do couvert e sobremesa.
Para a ocasião, o chef Felipe Viana definiu um menu baseado em referências italianas com a proposta de levar os comensais a uma verdadeira viagem moderna pelos sabores da Itália.
O sommelier Narcizio Filho fez a seleção dos vinhos para a harmonização da noite.
Entre os destaques, o Raviolone de gema e espinafre, molho cacio e pepe ao perfume de trufas brancas será harmonizado com Umbria Bianco IGP - Villa Cardeto.
Também vale esperar pelo Cordeiro assado a baixa temperatura, servido com gnocchi dorati harmonizado com Rosso Conero DOC - Umani Ronchi.
O menu completo sai a R$ 185,00 + 10%.
Os lugares são limitados.
Saiba mais
O La Bella Italia é a principal referência em comida italiana em Fortaleza. Há 10 anos em operação na cidade, o restaurante fundado pelo empresário Luca Lunghi, apresenta antepastos, massas, pratos contemporâneos e sobremesas, seguindo receitas tradicionais italianas assinadas pelo chef Andrea Antonucci, que atualmente conta com a parceria do chef Felipe Viana.
O sommelier Narcizio Filho assina a carta de vinhos com rótulos italianos exclusivos, entre outras nacionalidades. Depois de passar por uma recente reforma, a casa conta com um novo ambiente climatizado assinado pelo arquiteto Carlos Otávio.
Serviço
3º Jantar Harmonizado La Bella Italia
Dia 6 de julho (quarta-feira) - 20 horas.
Lugares limitados. É ideal comprar com antecedência.
Valor por pessoa R$ 185,00 + taxa de serviço - inclui menu completo.
Avenida Almirante Barroso, 812, Praia de Iracema.
Telefone: (85) 3219.2166
Instagram: @labellaitaliaFortaleza

Menu completo
Benvenuto
Grissini e focaccia, sardela, patê de gorgonzola e azeite.
Antipasto
Tentáculos de polvo grelhado, caponata e tapenade de azeitona, farofa de migas.
Harmonizado com Prosecco Extra Dry DOC- Bedin
Primo Piatto
Raviolone de gema e espinafre, molho cacio e pepe ao perfume de trufas brancas.
Harmonizado com Umbria Bianco IGP - Villa Cardeto
Secondo di Pesce
Filé de robalo em crosta de tomate seco, molho de limão siciliano e espuma de manjericão.
Harmonizado com Verdicchio dei Castelli di Jesi Classico DOC - Umani Ronchi
Secondo di Carne
Cordeiro assado a baixa temperatura, servido com gnocchi dorati.
Harmonizado com Rosso Conero DOC - Umani Ronchi
Dolce
Cannoli de nozes e creme de baunilha.

Costa Cruzeiros

A Costa Cruzeiros anuncia a edição 2016 de seu road show nacional. Entre os dias 8 e 14 de julho, a companhia marítima realiza uma série de capacitações destinadas aos agentes de viagens brasileiros. 
Os profissionais do turismo conhecerão os roteiros programados para a temporada de verão 2016/2017 na América do Sul e terão mais detalhes sobre a oferta da Costa no Mediterrâneo, Caribe, Norte da Europa, Emirados Árabes e Oceano Índico. 
O road show acontece simultaneamente pelas principais cidades do país. São elas: Rio de Janeiro, Vitória, Campinas, Fortaleza, Brasília, Blumenau, Salvador, Porto Alegre, Recife e Belo Horizonte. 
"As agências são essenciais para que a presença de brasileiros em cruzeiros da Costa pelo país e pelo mundo siga em ritmo de crescimento. Os agentes são nossos grandes parceiros de vendas", reforça Dario Parazzoli, gerente de Vendas e Marketing da Costa Cruzeiros no Brasil. 
Na América do Sul, a Costa Cruzeiros irá operar entre dezembro deste ano e março do ano que vem com os navios Costa Fascinosa e Costa Pacifica. 
O Costa Fascinosa fará roteiros de três a oito noites, com embarques em Santos e visitando a Bahia e a região do Prata alternadamente. Já o Costa Pacifica realizará viagens de oito e nove noites por Buenos Aires e Montevidéu, saindo do porto do Rio de Janeiro. Os dois transatlânticos estarão em Copacabana na noite de Réveillon. 
Os agentes poderão conhecer ainda os benefícios exclusivos para a temporada 2016/2017 na América do Sul. Entre eles: a possibilidade de transfer gratuito em São Paulo nos dias de embarque para o hóspede reservado em cabines classic com varanda e o pacote de bebidas incluído durante as refeições para o turista instalado em cabine premium com varanda. 
Essas vantagens são válidas para os cruzeiros de 6 e 8 noites a bordo do navio Costa Fascinosa e adquiridos até o dia 31 de agosto de 2016. 
Para garantir total comodidade, a Costa permite ainda reserva dos trechos aéreos entre as cidades brasileiras juntamente com os roteiros marítimos temáticos em até 10 vezes sem juros no cartão de crédito. Essa facilidade estará disponível nas agências de viagens e no site www.costacruzeiros.com.br em breve. 
Confira as datas do road show 2016 da Costa Cruzeiros:
8 de julho (sexta-feira) - Rio de Janeiro
11 de julho (segunda-feira) - Vitória, Campinas e Fortaleza
12 de julho (terça-feira) - Brasília e Blumenau
13 de julho (quarta-feira) - Salvador e Porto Alegre
14 de julho (quinta-feira) - Recife e Belo Horizonte

---------------------

Seguindo a filosofia de oferecer o melhor do estilo italiano de navegar - italy´s finest - a Costa Cruzeiros renovou sua oferta culinária e de entretenimento, incorporando grandes marcas e importantes tradições para a vida a bordo. Entre as novidades: novos menus regionais e de gala desenvolvidos pelos chefs com estrelas Michelin Fabio Cuchelli e Bruno Barbieri, respectivamente; parcerias com as marcas italianas Barilla, para as massas servidas no almoço e no jantar; com a Illy Caffè, para cafés ao estilo italiano e, com a Ferrari, ao oferecer vinhos da região italiana de Trentino nos bares instalados em toda a frota.

A Costa também lançou as pizzarias Pummid´Oro e que servem pizzas com massas feitas 100% com fermento natural graças à colaboração especial com a Universidade de Ciências Gastronômicas de Pollenzo. A bordo, os hóspedes podem ainda saborear sorvetes da marca Agrimontana na Gelateria Amarillo e os hambúrgueres gourmet com carne Fassona 100% italiana. 

Nos bares, o destaque é o aperitivo italiano como Spritz, feito a partir da marca italiana Aperol. Outra inovação inédita da Costa são os bares gourmet dedicados à mussarela de búfala. O queijo será produzido diariamente a bordo dos navios. Até o final deste ano, os bares gourmet serão implantados em toda a frota da Costa. 

Em entretenimento, os costumes italianos estão representados pelas festas temáticas La Notte in Maschera (inspirado no carnaval de máscaras de Veneza), La Notte Bianca (festival do branco) e o novo evento Abbronzatissima, que recria a diversão, a música, o swing e a atmosfera da Itália dos anos 50 e 60. Além disso, os hóspedes podem participar de shows de talentos The Voice of the Sea, onde terão a chance de aperfeiçoar suas habilidades de canto e dança, e as crianças desfrutam de uma experiência emocionante na companhia da famosa personagem de desenho animado: Peppa Pig.



Sobre a Costa Crociere
Há 68 anos a frota da Costa Crociere navega pelo mundo e oferece o melhor do estilo italiano, da hospitalidade a alta gastronomia, fazendo das férias uma experiência única a bordo. As embarcações incluem o que há de mais moderno em diversão, além de oferecer opções para aqueles que desejam relaxar. Possui 15 navios em serviço, a maior frota da Europa.

Informações à Imprensa:
Porta-Voz Comunicação Estratégica
Leila Melo
(55 11) 3871-3666, ramal 12
(55 11) 98758-0690

No CEC


Campeonato Nacional Enactus e Simpósio de Empreendedorismo Social acontecem a partir desta quinta

Evento nos dias 7 e 8 de julho reunirá estudantes de todo o País em uma competição envolvendo projetos de caráter social, econômico e ambiental

Nufarm debate liderança feminina no mundo corporativo, coordena evento de empreendedorismo e mostra importância de ações sociais realizadas no Ceará 

Prezado (a) jornalista,

Patrocinadora da edição 2016 do Campeonato Nacional Enactus, que começa nesta quinta-feira, 7, no Centro de Eventos do Ceará, na capital Fortaleza, a Nufarm Brasil tem o prazer de convidá-lo (a) para acompanhar o torneio, que termina na sexta, 8.
No dia 7, a diretora executiva de Pessoas & Performance da Nufarm, Conci Gomes, será debatedora do painel "Liderança Feminina no Universo Corporativo".
Paralelamente ao torneio, a Enactus realizará, em parceria com a Nufarm, o I Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social Enactus Brasil. O diretor executivo de marketing da Nufarm, Vitor Raposo, coordenará o evento no dia 8. A Nufarm participará ainda da Feira de Carreiras, com um estande para apresentar a empresa e a importância das ações sociais que realiza no Estado do Ceará.
O Campeonato Nacional Enactus reunirá times formados por estudantes, líderes executivos e acadêmicos, autores de projetos de empreendedorismo concebidos para melhorar o mundo e transformar vidas. Durante o torneio, uma universidade será selecionada para representar o Brasil no Campeonato Mundial Enactus, em Toronto, no Canadá.
Os projetos inscritos no Campeonato Nacional Enactus 2016 foram desenvolvidos na temporada 2015/16 e são baseados nos pilares social, econômico e ambiental, com objetivo de empoderar a sociedade e solucionar problemas específicos em diferentes regiões do Brasil.
A Nufarm Brasil mantém com a Enactus uma parceria estratégica voltada ao Estado do Ceará. Juntas, a empresa e a organização sem fins lucrativos realizam anualmente o Prêmio Nufarm de Consciência e Ética no Agronegócio, que está inserido no Programa de Responsabilidade Socioambiental da Nufarm. A iniciativa, focada em ações de sustentabilidade e responsabilidade social na agricultura, terá o vencedor deste ano anunciado no mês de dezembro próximo.
Teremos prazer em recebê-lo (a) no evento.
Sobre a Enactus
A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos que fomenta o empreendedorismo social dentro das universidades. Está presente em 36 países e em mais de 1700 instituições de ensino. No Brasil, atua desde 1998 e tem times espalhados em 84 universidades com projetos que causam impacto positivo na vida dos mais necessitados por meio de ações empreendedoras. Espera agregar o aprendizado na sala de aula e a criatividade dos jovens para colaborar com um mundo mais justo e sustentável.
Sobre a Nufarm
Uma empresa de origem australiana, presente no Brasil há 55 anos, a Nufarm oferece soluções inovadoras e competitivas ao produtor rural. Fundada na cidade de Melbourne, atua hoje em mais de 100 países, emprega em torno de 8 000 pessoas e comercializa um portfólio formado por 228 ingredientes ativos de alta tecnologia. No Brasil, a Nufarm mantém uma unidade fabril no município de Maracanaú (CE), além de oito centros de distribuição localizados nos estados da Bahia, Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Paraná, São Paulo e Tocantins. 


cid:BE9E73DB4E0447BE9D4E3D6A03914BCE@bureau.local
Nufarm/Brasil
Assessoria de Imprensa
BIA – Bureau de Ideias Associadas, Imprensa e Com. Est.
Tel.: (11) 4506-3181 e (19) 3876-4167
Fernanda Campos – fernanda@bureauideias.com.br
Marcelo Quaglio – marcelo@bureauideias.com.br

Fortaleza 2040

  • O Plano Fortaleza 2040 está entrando em sua reta final.
  • Nesta semana, a Prefeitura de Fortaleza, por meio do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), realiza de hoje (quatro) a sexta (oito), no auditório Euclides Ferreira Gomes, da Assembleia Legislativa do Ceará, evento de discussão pública do Plano Fortaleza 2040 com a sociedade.
  • Será o último evento público do Plano antes de ele ser encaminhado à Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).
  • Na ocasião, serão apresentados os Planos Temáticos e Setoriais que compõem a construção da cidade que queremos, pensando na convivência entre crianças, jovens, adultos, idosos e, em especial, nas futuras gerações.
  • O Plano Mestre Urbanístico será apresentado pelo superintendente do Iplanfor, Eudoro Santana, e pelo arquiteto e urbanista Fausto Nilo hoje pela manhã, na abertura.
  • À tarde, continua a apresentação do referido Plano Mestre, enfocando a forma urbana pretendida para a Cidade e propostas de corredores de urbanização orientados pelo transporte público.
  • Plano Mestre Urbanístico apresentará 31 propostas para Fortaleza
  • A apresentação do Plano Mestre Urbanístico e de Mobilidade Fortaleza 2040, que ocorrerá nesta segunda-feira, 4 de julho, abordará 31 conteúdos propositivos. Neles, serão apresentados diagnósticos das ações que serão necessárias para tornar a Capital uma cidade mais justa, acolhedora e conectada.
  • O projeto contém os dados e as expectativas sobre implementação, custos estimados das intervenções estruturantes e procedimentos para implementação dos Corredores de Urbanização Orientada pelo Transporte Púbico. Incluem, também, os Planos Específicos previstos para concretizar uma nova geografia de oportunidades construtivas e acessos democráticos para a Cidade e sua população, produzindo benefícios nos âmbitos social, econômico e ambiental.
  • Um dos aspectos destacados na apresentação está a questão do comércio ambulante desordenado. O estudo realizado pela equipe do arquiteto e urbanista Fausto Nilo lembra que em qualquer lugar do mundo os vendedores de rua são parte integrante das economias urbanas. Eles oferecem acesso fácil a um amplo conjunto de bens e serviços em espaços públicos. Segundo Fausto Nilo, “a contribuição mais importante do comércio informal de rua é sua capacidade de permitir aos pobres criarem seu próprio trabalho e ainda criarem oportunidades para terceiros”.
  • De acordo com o arquiteto, as vendas na rua, uma vez que sejam espacialmente ordenadas, podem contribuir com vitalidade para a vida pública nas cidades em vários lugares e muitas vezes são consideradas pedras angulares da herança cultural e histórica. “O Plano Fortaleza 2040 considera que não seria adequado promover a remoção radical dos vendedores informais e, sim, buscar meios e soluções espaciais no novo desenvolvimento urbano que venham a ordenar a boa convivência entre os vendedores informais e o uso do espaço público pelos demais cidadãos”, afirma Fausto, que é o coordenador do Plano Mestre Urbanístico e de Mobilidade Fortaleza 2040.
  • Descentralizar
  • A proposta do Plano, com respeito ao comércio informal, se apoia no objetivo de descentralizar estas atividades. A descentralização, no entanto, dependeria radicalmente da oferta alternativa de espaços públicos com o uso intenso de circulantes pedestres, que é quem de fato viabiliza a atividade. “Desta forma, foram previstas as futuras situações em conveniência e com antecipação de projetos para adaptar vendedores nos futuros Hubs de Mobilidade do Centro Urbano Reabilitado e em áreas convenientemente projetadas nas futuras estações do Sistema de Corredores de Urbanização Orientados pelo Transporte Público, como centralidades apoiadas em grande circulação de pedestres”, destaca Fausto Nilo.
  • Mereceram a devida atenção do Plano as atividades de venda de confecções populares para “sacoleiros”, hoje caracterizadas em dois modelos típicos: um, de forma pioneira no gênero, ainda se desenvolve na rua e é designado popularmente como “Feira da Madrugada”, ocupando a histórica via José Avelino. Uma variação recente, evoluída desta origem, se instala em velhas edificações na região da Praia de Iracema.
  • Segundo Fausto Nilo, os dois padrões de uso indevido resultam em grandes problemas de efeitos sistêmicos para a Cidade. Estes efeitos vão desde o bloqueio do espaço público, originariamente dedicados aos pedestres, aos impactos de carga e descarga, aos estacionamentos de ônibus em vias estreias e estruturais, às inconveniências de vizinhança com áreas de gigantesca potencialidade de desenvolvimento cultural e turístico da Cidade, até a produção de intensidade de tráfego inconveniente com relação a outros padrões de atividades.
  • Soluções definitivas
  • Com vistas a soluções definitivas para este problema na Fortaleza do futuro, o Plano Mestre prevê uma série de medidas com suas respectivas justificativas:
  • Para o caso dos novos “galpões”, a maioria da população compreende que essa atividade, com seu enorme potencial de efeitos incompatíveis, em uma área de potencial mais nobre na Cidade, seja remanejada para centros periféricos, similares ao que nesse momento está em construção no bairro de Messejana. Desta maneira, o Plano propõe a localização de outro polo congênere na região sudoeste, em proximidade da fronteira urbana, em conveniência futura com a região dos hubs de mobilidade metropolitana, aos centros de logística de cargas e ao tráfego metropolitano como um todo. Os lugares ocupados atualmente pelas atividades de galpões deverão ser reocupados com desenvolvimentos imobiliários bem mais lucrativos aos proprietários das glebas e amparado nas novas regras de edificação do Plano Mestre que serão estimuladoras desta substituição funcional.
  • No caso da “Feira da Madrugada”, o Plano Mestre vislumbra a solução de localização na futura urbanização do bairro central denominado “Novo Jacarecanga”, em que uma urbanização linear fronteiriça ao riacho disponibilizará um espaço linear previamente desenhado para apoiar sua ocorrência. A acomodação dessa função, nessa zona, será apoiada por inúmeras conveniências congêneres com a característica principal de ocupação residencial e de negócios de confecções em todos os níveis, desde design, produção e comercialização. Neste setor, será considerada a localização pioneira de um centro de comercialização no espaço da antiga Fábrica Philomeno.
  • O que é o Plano Fortaleza 2040
  • O Plano Fortaleza 2040 é uma nova forma de planejar a cidade com cidadania. A Prefeitura de Fortaleza e a sociedade entram em consenso sobre um futuro comum para a Cidade e, juntos, apontam as soluções, que farão dela uma cidade boa de morar para todos. O que for planejado será considerado pelo prefeito e seus sucessores, na hora de decidir o que fazer com o dinheiro público, para esta e para as futuras gerações.
  • O projeto está produzindo um plano de desenvolvimento para a cidade de Fortaleza com estratégias a serem implementadas no curto, médio e longo prazo (tendo como horizonte o ano de 2040), contemplando: Plano Mestre Urbanístico; Plano de Mobilidade; e Plano de Desenvolvimento Econômico e Social.
  • SERVIÇO
  • Apresentação dos Planos Temáticos e Setoriais do Plano Fortaleza 2040
  • O quê: Abertura, com a discussão do Plano Mestre Urbanístico e de Mobilidade
  • Quando: 4 de julho, segunda-feira
  • Horário: 8h30
  • Local: Assembleia Legislativa (Auditório Euclides Ferreira Gomes – 6º andar – avenida Desembargador Moreira, 2807 – bairro Dionísio Torres).

No Dragão

Caro(a) jornalista, 

Segue a programação cultural da próxima semana, no Dragão do Mar. Contatos nos respectivos releases. Fotos no Google Drive.

Abraços e um ótimo fim de semana, 

Luar Maria Brandão

Assessoria de Comunicação do Dragão do Mar




// Programação cultural de 4 a 10 julho de 2016

FUNCIONAMENTO DO DRAGÃO DO MAR

// Geral: de segunda a quinta, das 8h às 22h; e de sexta a domingo e feriados, das 8h às 23h.
// Bilheterias: de terça a domingo, das 14h às 20h.
// Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco: de terça a domingo, das 14h às 22h.
// Museus: terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.
// Multigaleria: terça a domingo, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.

// Atenção: às segundas-feiras, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura não abre cinema, cafés, museus, Multigaleria e bilheterias.

Acompanhe nossa programação também pelas redes sociais:
Facebook: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Instagram: @dragaodomar
Periscope e Twitter: @_dragaodomar



► Cine Caolho
O Cine Caolho é um cineclube do Coletivo Alumbramento, que se propõe como espaço para a exibição e reflexão sobre a produção audiovisual cearense. Nesta edição, apresenta exibição gratuita e inédita dos filmes "HISTÓRIA DE UMA PENA", de Leonardo Mouramateus, "DO QUE SE FAZ DE CONTA", de Amanda Pontes e Michelline Helena e "DO LADO DE CÁ", de Emerson Déo Cardoso. Depois, tem conversa mediada por Raisa Cristina e texto de Erico Araujo Lima, através da parceria com a Sobrecinema.

Dia 4 de julho de 2016, às 19h30, na Sala 2 do Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco. Gratuito com retirada de ingressos 1h antes, na entrada da sala.

Caroline Louise (Produtora) 85 99944-5888 | 85 98724-8485




► Gesto Urbano na Praça
Ações de site-specific e intervenções de arte urbana na Praça Almirante Saldanha, que serão realizadas no mês de julho.

Bordado Urbano, nas grades do Dragão do Mar.
Dias 2, 3, 5, 6, 7, 8 e 9 de julho de 2016, às 16h, na Praça Almirante Saldanha. Gratuito.

Esculturas Aéreas, com esculturas nos postes da Praça.
Dias 12, 13, 14, 15, 16, 17, 19, 20, 21 e 22 de julho de 2016, às 16h, na Praça Almirante Saldanha. Gratuito.

WC Ciclo
Dia 17 de julho de 2016, às 16h, na Praça Almirante Saldanha. Gratuito.

CarRUAgem – Ateliê Itinerante, com pintura dos bancos da Praça.
Dia 24 de julho, às 16h, na Praça Almirante Saldanha. Gratuita.




► Teatro da Terça [Temporada de Arte Cearense]
 Espetáculo “Caio & Léo”
Outro Grupo de Teatro

O espetáculo conta com Ari Areia e Tavares Neto no elenco, interpretando um texto de Rafael Martins, sob direção de Yuri Yamamoto. A trama conta como os dois personagens se conhecem por acaso em um fim de tarde, num píer à beira do mar aberto, e sobre como os dois acabam se envolvendo.

Para um deles, no começo, há entraves que impedem um mergulho mais desimpedido... “Até que o vento muda o rumo dessa história”. Léo é fotografo, e Caio é consultor de planejamento. Universos diferentes, com características quase opostas, e permeados por detalhes instigantes que são revelados ao longo da peça e que acabam despertando o interesse e o desejo de um pelo outro.
O espetáculo se propõe a ir além do mero romance, tocando em questões mais profundas. Na verdade, a obra lança mão do acontecimento amoroso entre os personagens para falar sobre tempo, afetividade e sexo. Esses aspectos vão se desenhando no palco e tomando contornos fortes, pelo tesão, sarcasmo e até agressividade dessas duas figuras masculinas que, em cena, também se mostram sensíveis.

Dias 5, 12, 19 e 26 de julho de 2016, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia). Classificação 16 anos.

Contato: Ari Areia (85 88357619 / 96122744), Tavares Neto (85 987195041 / 996209818)



► Arena Festejo Ceará Junino

Os festejos juninos chegam até o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura às quartas-feiras, sempre às 19h, no Espaço Rogaciano Leite Filho, com a programação do "Arena Festejo Ceará Junino", integrando mostra de casamentos juninos e de grupos regionais. Como parte do XVIII Festejo Ceará Junino 2016, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), as apresentações dos grupos são uma ótima opção para quem quer conferir a festa junina de Fortaleza em um só local. A programação tem entrada franca e segue até dia 6 de julho, com 15 quadrilhas juninas no total.

"As apresentações especiais dessas quartas-feiras serão uma amostra do que acontece pelo Estado. Convidamos 15 quadrilhas juninas de Fortaleza para fazer parte dessa programação no Dragão do Mar. Esperamos todos vocês nessa linda festa que será montada em três quartas-feiras do mês", destaca Sheila Fernandes, organizadora das mostras, selecionada pela Secult e representante da Associação dos Produtores e Empreendedores Culturais do Estado do Ceará.

Circuito de Festivais pelo Ceará

O grande circuito de festivais do Ceará Junino começou na última sexta-feira, 17/6, em Senador Pompeu, Missão Velha e Fortaleza, abrindo a sequência de 20 festivais de quadrilhas apoiados pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), com eventos seguindo em todas as regiões do Estado, até o mês de julho. Todos os festivais foram selecionados através do Edital Ceará Junino 2016, previsto na legislação estadual como ferramenta da política cultural do Estado, contribuindo para valorizar as manifestações tradicionais da sociedade e para democratizar o acesso da população aos bens e serviços artísticos e culturais.

Ao final do circuito de 20 festivais, haverá uma etapa final, o Campeonato Estadual dos Festejos do Ceará Junino, realizada de 14 a 17 de julho, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, reunindo as quadrilhas vencedoras de cada festival.


Edital Ceará Junino 2016

Através do Edital Ceará Junino 2016 foram selecionados projetos e ações, de todo o Ceará, que têm por objetivo identificar, difundir e estimular as tradições regionais cearenses voltadas para os festejos juninos do Estado. Com o edital, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, investe R$ 2,6 milhões no fomento a grupos juninos, festivais regionais e para a realização do Campeonato Estadual dos festejos do Ceará Junino.

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) apoia, através do Edital Ceará Junino 2016, 100 quadrilhas tradicionais, 20 festivais juninos e a culminância das festividades, o Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino.

Dia 6 de julho de 2016, às 19h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Gratuito.


Contato: Sheila Fernandes (85) 98723.4800/ 99677.5031





► Teatro da Terça Especial [Temporada de Arte Cearense]
Espetáculo “Pedro, que Horas São?”
Coletivo Paralelo

O Coletivo Paralelo apresenta “Pedro, que horas são?”, uma releitura caricaturada do indivíduo contemporâneo, pós-moderno, desprovido de si mesmo, entregue ao estereótipo do sucesso. O espetáculo é um grito de socorro por todos aqueles que se afundam diariamente nos grilhões da engessada rotina, que adoecem sem querer na incessante busca pelo primeiro lugar, que, ludibriados pelo princípio da competição predatória, levantam todas as manhãs a fim de conquistar uma vida melhor, mas pagam um preço à altura do próprio esforço: a omissão da liberdade em troca de uma suposta qualidade de vida.

Dias 6, 13, 20 e 27 de julho de 2016, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia). Classificação livre.

Contato: Rafael Melo 98725-4526 / 99978-9660)





► Quinta com Dança Experimental [Temporada de Arte Cearense]
Espetáculo “Domina a ti”
Julia Jardim

É uma pesquisa original de dança com malabares que utiliza materiais circenses como extensão do próprio corpo e movimento. A artista propõe a desconstrução da técnica a partir da ressignificação dos objetos trazidos em cena, os quais podem ser associados às emoções humanas que frequentemente nos levam e dominam, mas que, em momentos de vontade e lucidez podem ser dominadas por nós. É interpretado pela artista Julia Jardim, com duração aproximadamente de 10 minutos.

Contato: Julia (99657-0918 / jardimjujuh@gmail.com)

+

► Quinta com Dança [Temporada de Arte Cearense]
Espetáculo “Felizes Para Sempre”
Clarissa Costa e Jhon Morais

Como nos apresentamos diante da sensação de felicidade eterna ao conhecer o amor de nossas vidas? E como nos mostramos depois que o eterno acaba? Os intérpretes Clarissa Costa e Jhon Morais, movidos por questões relacionadas ao amor, com pitadas de ironia e bom humor, passeiam por entre técnicas de dança de salão, gestos e vocabulários da Língua Brasileira de Sinais em nuances efêmeras e por alguns factíveis modos de se comportar em um relacionamento amoroso. Por uma tentativa de ir do céu ao inferno em uma dança.

Dias 7, 14, 21 e 28 de julho de 2016, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Livre.

Contato: Clarissa (98507-6090 / clarissaunica@yahoo.com.br)





► Batalha no Dragão

Projeto mensal realizado com o objetivo de promover batalhas de rimas, eventos tradicionais do hip hop, em que mestres de cerimônia (MCs) duelam através das rimas de improviso, com o objetivo de superar o adversário, até que vença o melhor. A participação é gratuita, mas as vagas para competir são limitadas.

Mediador: Erivan Produtos do Morro
DJ: Robson Além da Ideia
Grupo convidado: Ernany RVM, com participação de Isabel Gueixa. Ernany RVM utiliza o rap como instrumento de transformação, informação e conscientização de jovens. Nascido na Bahia, atualmente reside em Fortaleza, onde desenvolve seu projeto solo ao lado da cantora Isabel Gueixa. Em suas composições, trabalha a valorização da identidade negra e trata dos problemas existentes nas comunidades periféricas, abordando temas como redução da maioridade penal e consciência de classe. Lançou, recentemente, “Na Terra Preta é Que Nascem as Árvores com os Melhores Frutos”, um disco de raiz black que resgata clássicos da MPB, da Soul Music e do Funky. Representa assim o movimento negro dentro do hip hop cearense, carregando afirmação de identidade, consciência negra, muita musicalidade e ideologia.

Programação
18h – Abertura das inscrições
18h30 – Apresentação Ernany RM, com participação de Isabel Gueixa
19h – Início da Batalha
21h – Intervalo com apresentações diversas
21h20 – Retorno da Batalha
21h30 – Anúncio do vencedor da Batalha do Dragão e foto oficial do campeão com a crew toda reunida.

Premiação
1º lugar – 4 beats e 4 gravações no estúdio Produtos do Morro – Produções de Rap + 1 boné e uma camisa da Bronx
2º lugar – 1 beat e 1 gravação no estúdio Produtos do Morro – Produções de Rap + 1 boné da Bronx
3º lugar – Um boné da Bronx


Fanpage Erivan Produtos do Morro > https://www.facebook.com/erivan.produtosdomorro/

Twitter Erivan produtos do Morro > https://twitter.com/protdutosdomorro


Dia 8 de julho de 2016, às 18h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Gratuito.

Contato: Erivan (erivanbeatbox@hotmail.com) / Flaviene (flaviene@gmail.com)





► Dragão Instrumental [Temporada de Arte Cearense]
Expresso 5 – “Jazz em Movimento”

Formado por jovens e talentosos músicos cearenses, o Expresso 5 é um quinteto que nasceu com o intuito de trazer a música instrumental e o  jazz para perto de seu público. No show “Jazz em Movimento”, o grupo apresenta standards do jazz dos anos 1950/60, quando nomes como Jazz Messengers, Miles Davis, Max Roach, Sonny Rollins, Freddie Hubbard, entre outros, marcaram um dos principais movimentos da música afro-americana, o Hard Bop. O Expresso 5 é formado por Hugo D'Leon (trompete), Thiago Rocha (sax tenor/flauta), Hermano Faltz (guitarra), Iury Batista (contrabaixo) e André Benedecti (bateria).

Dias 8 e 15 de julho de 2016, às 19h, no Auditório. Gratuito.

Contato: Thiago (85) 98878 2394 / 99696 6323 / thiagorochasax@gmail.com)





► Festival Afônico
A primeira edição do Festival Afônico apresenta dois dias de programação de música instrumental e experimental.

Dia 8 – Sexta-feira
1. LILT
2. Chinfrapala
3. Eric Barbosa – Quatro Homens e Uma Jangada

Dia 9 – Sábado
1. Maquinas
2. Kalouv (PE)
3. Astronauta Marinho

Dias 8 e 9 de julho de 2016, às 20h, no Anfiteatro. Gratuito.

Contato: Daniel Lima (Astronauta Marinho) - 9.8669.1958 // Roberto (Maquinas) - 9.8842.4843





► Quinta com Dança [Temporada de Arte Cearense]
 Espetáculo “Locomoção”

Mostra de trabalhos dos alunos da V turma do Curso Técnico em Dança do Porto Iracema das Artes e convidados, com apresentações curtas de estilos variados: Jazz, Hip Hop, Balé Clássico, Dança de Salão, Danças Populares, Dança/Teatro, Performances e outras possibilidades.

Dias 8, 15, 22 e 29 de julho de 2016, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos:  R$ 6 e R$ 3 (meia). Classificação Livre.

Contato: Thiago Braga (cursotecnico.danca@gmail.com) / Izabel Sousa (bebelsa@gmail.com)





► Fuxico no Dragão
No domingo, Especial Encontro de Vinis
Especialmente nas férias de julho, o Fuxico no Dragão será realizado aos sábados e domingos do mês. O Fuxico apresenta atrações artísticas e uma feirinha com expositores de produtos criativos em moda, gastronomia e design. No domingo, além da feira, tem programação especial com o Encontro de Vinis, que traz a música dos vinis de Alan Morais, She Loves e Canuto Lion.

Dias 9 e 10 de julho de 2016, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.





► Teatro Infantil [Temporada de Arte Cearense]
Espetáculo “As Aventuras de João Sortudo”
Cia Prisma de Artes

Adaptação de um conto popular que se utiliza de uma linguagem repleta de ludicidade, fantasia e musicalidade para contar a história de João Sortudo, um jovem rapaz da mais pura inocência que, após sete anos trabalhando em uma fazenda, é mandado de volta à casa de sua mãe. Durante o caminho, ele passa por diversas situações que lhe trazem bons aprendizados. Um espetáculo leve e capaz de tocar de forma sensível e divertida qualquer público, de qualquer idade.

Dias 9, 16, 23 e 30 de julho de 2016, às 17h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia). Classificação Livre.

Contato: (98852-6360 / 3469-5907 / ciaprismadeartes@gmail.com)





► Pôr do Som – Música de Câmara no Dragão
Com Miquéias dos Santos

A cada sábado, um grupo destacado da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (Osuece) apresenta-se no Dragão do Mar. Nesta edição, confira o som de Miquéias dos Santos, que é músico, professor, compositor e baixista. Durante a sua carreira artística, acompanhou grandes artistas da música brasileira, como Leny Andrade, Fagner, Waldonys, Amelinha, Margareth Menezes, Dominguinhos, Chico César, entre outros. Lecionou em vários festivais de formação musical, como o Festival de Música da Ibiapaba, Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga, Festival Centro Sul e Vale do Salgado (Iguatu). Em 2007, com o quarteto Marimbanda viajou pela Europa em turnê por Briancon, Bordeaux e Bruxelas. Atualmente, prepara seu primeiro CD solo e também um livro voltado para o estudo do contrabaixo.

Dia 9 de julho de 2016, às 17h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.

Contato: Tauí Castro 98526.6604.





► Festival Cifras Beat – Sétima Edição

O Festival Cifras Beat está na sua sétima edição. Ele é realizado pela Escola de Música Bateras Beat Fortaleza , que faz parte de uma rede de Escolas de Música que que existe no Brasil desde 1992, e aqui em Fortaleza, desde 2008. No Festival Cifras Beat, os alunos da Escola fazem apresentações nas quais mostram ao público seu desenvolvimento musical e para muitos o resultado de uma verdadeira superação. Durante o evento alunos com Necessidades Especiais também se apresentarão. É um momento de arte, troca de experiências, superação e muita alegria.

Dia 9 de julho de 2016, às 19h, no Auditório. Gratuito.





► Espetáculo “O Destino a Deus Pertence”
Trupe Tomara Que Não Chova

Uma trupe de artistas viaja de cidade em cidade, de espaço a não-espaço, para contar a história de Gasparina Germano, a prima dona do teatro cearense. Aqui, Gasparina é Estela, uma artista que realiza o sonho do estrelato, das dores e das alegrias de viver pela arte. Um jogo cênico de cores, virtuosismo, agilidade e imaginação.

Elenco: Maiara Teles  Fran Raulino  Lucas Madi  Victor Abreu  Clayson Saldanha  Hilton Costa
Direção: Silvero Pereira
Assistência de direção: Henrique Castro
Texto: Ricardo Andrés Bessa
Cenário, iluminação e maquiagem: Silvero Pereira
Preparação corporal: Henrique Castro
Preparação circense: Gil Rodriguês
Cenotécnica: Antônio de Pádua
Figurino: Silvero Pereira e Rodrigo Ferrera
Trilha sonora: Victor Abreu, Silvero Pereira e Wladimir Silva Cavalcante
Operador de Som: John Ewerton
Operador de Luz: Henrique Castro
Fotos de divulgação: Velma Freire Zehd
Produção: Silvero Pereira e Lucas Madi

Dias 9, 10, 16 e 30 de julho de 2016, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia). Livre.

Contato: Lucas Madi (85-997493990 / luucmt@gmail.com)





► Performances [Temporada de Arte Cearense]
Pedras Portuguesas – Pedras que se deslocam
Ana Carla de Souza / William Pereira Monte / Honório Felix

Espaços públicos, experiências, afetos, percepções, cidades.
Dia 10 de julho de 2016, às 17h, na Arena Dragão do Mar e Praça Almirante Saldanha. Gratuito.

Contato: Ana Carla (acarlasc@yahoo.com.br)





► Performances [Temporada de Arte Cearense]
O Lixo também ergue muros: CORPOENTORNO
Artur Dória

Um processo que denomino de “mistura caminhante”. Retalhos de imagens experimentais que entortam e embaçam a vista; sentido mais valia. O quê|quem será esse que caminha entre passantes, tão afoitos por se divertir? Ele se avoluma em resquícios, partes indecifráveis de um entorno desaparecido, que só oferece as margens a uma cidade escancaradamente desovada. Zona morta? É na experiência íntima deste choque que um híbrido é gerado. Um corpo-muro que se desloca em direções indistintas, não anunciadas. Também um corpo-resto ou corpo-entulho, formado por aquilo que fora praticado em caminhada, foto, vídeo, texto, coleta, conversa. Práticas que foram se afirmando. Caminhada corajosa, enveredando por horários vazios, experimentando sensações hostis. O corpo, neste entremeio, se veste destes restos que agora se assentam maleáveis na pele deste caminhante, explorador experimental.

O corpo, em transmutação, torna-se um conjunto estranho. Espaço sensível que vive das estranhezas urbanas, que só vê a movimentação quando anoitece em dia de festa, em horários, por assim dizer, turísticos. A cidade ali está em falta, barrada de sua ocorrência. Mas ao invés de entrar, nesta que sublinho como zona de segurança, eu quero sair; eu vou sair. Saiu. O corpo - não mais o meu, despossuído - é esse fora|dentro que se oferece ao mundo, um entrecruzamento de sensações que são aterradas de qualquer convicção. Este corpo estranho é este que invade e desestabiliza a paciência dos que não querem se envolver. É um imã provocador porque quer saber o que muitos outros esqueceram que sabiam. Corpo que faz proximidade com aquilo que é desagradável ou se faz imperceptível aos sentidos em outros horários do dia. O corpo, caminhando vestido destes dejetos que entopem e atravessam estes espaços, é uma lembrança, um souvenir que reverbera, em um esforço exaustivo, uma vontade aguerrida de resistir ao esquecimento.

Dia 10 de julho de 2016, às 17h, na Passarela do Dragão do Mar. Gratuito. Livre.

Contato: Artur (doria.artur@gmail.com / 99613-7068 / 3025-3378)





► Sax in Cena [Circuito de Música Erudita]
           
Primeiro quarteto de saxofones profissional do Ceará, o grupo Sax in Cena apresenta obras de compositores franceses e peças de Alberto Nepomuceno.

Dia 10 de julho de 2016, às 18h, no Auditório. Gratuito.

Contato: Rocha (8616-7017 / 9930-4444 producao@orquestra-ce.org.br)




// TODA SEMANA NO DRAGÃO

► Feira Dragão Arte
Feira de artesanato fruto da parceria com Sebrae-CE e Siara-CE.
Sempre de sexta a domingo, das 17h às 22h, ao lado do Espelho D'Água. Acesso gratuito.

► Planeta Hip Hop
Grupos promovem exibições de dança e música hip hop.
Todos os sábados, às 19h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.

► Brincando e Pintando no Dragão do Mar
Brincadeiras e atividades infantis orientadas por monitores animam a criançada na Praça Verde.
Todos os domingos, das 16h às 20h, na Praça Verde. Gratuito.





// PLANETÁRIO RUBENS DE AZEVEDO

Planetário Rubens de Azevedo é um espaço de entretenimento e formação pedagógica através de caráter transdisciplinar em Astronomia.

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia).

Especialmente nas férias de julho, sessões às quintas e sextas-feiras, aos sábados e domingos:

O ABC do Sistema Solar, sempre às 18h
Três crianças estão observando as estrelas quando percebem uma "estrela cadente" e logo uma delas faz um pedido: o desejo de fazer uma viagem até a Lua. De repente, as crianças são teletransportadas para uma nave espacial chamada "Observador". Após superar o medo inicial, elas fazem uma rica viagem pelo Sistema Solar visitando os planetas. Durante a viagem, elas são teletransportadas para Marte e também Vênus, e passam por dentro dos anéis de Saturno. No final, fazem uma perigosa aproximação do Sol.

Nos Limites do Oceano Cósmico, às 19h
"Nos Limites do Oceano Cósmico" é uma sessão surpreendente, além de rica em animações com imagens digitais projetadas em toda a cúpula do planetário. A sessão faz uma alusão às perigosas viagens marítimas de antigamente, onde velejar até a "borda do mundo" era algo temido e perigoso. Mas os corajosos Colombo e Magalhães fizeram a tal viagem e descobriram que a Terra é redonda. A apresentação leva o visitante a uma viagem no tempo e espaço até os limites do Universo, descobrindo sua estrutura e também a nossa própria gênese. É uma fascinante viagem através de impressionantes efeitos especiais em animações de imagens digitais.




//// EXPOSIÇÕES EM CARTAZ

// MUSEU DA CULTURA CEARENSE


► Exposição O Sertão Alegre de Babinski: Figuração e Oralidade no Ceará

Maciej Antani Babinski (Varsóvia, 1931) é uma lenda viva da arte brasileira. Viva o Ceará que o acolheu e agora desfruta da boa arte produzida por este pintor, gravador e aquarelista que se agiganta ao falar do périplo que percorreu até chegar a Várzea Alegre, onde além de uma família sertaneja ele encontrou o imaginário que o fez pintor.

Com curadoria de Dodora Guimarães, a exposição “O Sertão Alegre de Babinski: Figuração e Oralidade no Ceará” celebra a vida e a arte deste artista que, aos 85 anos, se reinventa a cada novo dia.

O artista que conviveu com Oswaldo Goeldi, Augusto Rodrigues e Darel Valença Lins, nos primeiros anos vividos no Brasil, no Rio, e anos mais tarde em São Paulo, com Wesley Duke Lee e Evandro Carlos Jardim, dentre outros expoentes da história da arte brasileira, há 25 anos deixou-se encantar por Lidia, e com ela fincou âncora no Sítio Exu, a poucos quilômetros do centro de Várzea Alegre.

Babinski abriu o seu ateliê para a nova paisagem e a nova figuração do entorno. A este sinal verde, uma corrente migratória humana adentrou, se fazendo presente, impondo-lhe cores novas e ardentes, e exigindo-lhe espaços em crescente expansão. O grafista cedeu ao canto da sereia sertaneja. As dezenove pinturas que deságuam na nova exposição foram todas produzidas após as suas últimas exposições em Fortaleza, no Sobrado Dr. José Lourenço, e em São Paulo, no Museu AfroBrasil, em 2012.  Marcadamente cearenses, são também as 31 gravuras realizadas na técnica da água forte, no seu belo e exemplar ateliê instalado no Sítio Exu.

Para Babinski, “essa exposição é um agradecimento ao ‘novo de sempre’ que encontrou na natureza e no povo do sertão cearense, que fez seu trabalho se desenvolver gradualmente através de um sentido mais humano. É de certa forma o meu agradecimento ao Ceará e ao Brasil, que me tornaram talvez um pouco mais uno e claro”.

O artista, gentilmente, ainda agradece à equipe que viabilizou a mostra: “Também devo agradecer o apoio integral das pessoas que trabalharam para botá-la na parede. Obrigado”, diz.

No Piso Superior do Museu da Cultura Cearense. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.




► Vaqueiros [Exposição de Longa Duração]

Em exibição no Museu da Cultura Cearense desde 1998, a Exposição Vaqueiros arrebata o público que nela identifica traços de sua cultura e costumes. A exposição ao longo dos anos enriquece os saberes, instiga reflexões, desperta emoções. Nela revelam-se inúmeros elementos que possibilitam rememorar e reconstruir o que se compreende como o universo sertanejo.

Na exposição, você conhecerá o vaqueiro como profissional, sertanejo, trabalhador, conhecedor de inúmeras funções e do meio em que habita, capaz de inúmeros feitos, viajará pelas humildes manifestações do cotidiano, religiosidade e festividades e testemunhará particularidades como a habilidade com o artesanato do couro, as práticas da derrubada e da cria do gado, dentre outras.

No Piso Inferior do Museu da Cultura Cearense. Visitação: de terça a sexta, das 9h às 19h (com acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito. Livre.



// MULTIGALERIA

 Mostra Ponto de Cultura [Temporada de Arte Cearense]
Patrimônios – O Material, o Imaterial, o Humano e o Natural do Ceará

A exposição coletiva é composta por 120 trabalhos (óleo sobre tela - 1,20 x 0,80 e 0,50 x 0,40) que exemplificam um conjunto de elementos do patrimônio cultural cearense, nos seus mais diversos aspectos material, imaterial, humano e natural. Os trabalhos da exposição são frutos de uma sequência de oficinas na área de artes visuais, realizadas nos últimos anos pela Associação Cultural Solidariedade e Arte – SOLAR, com monitoria do artista Vlamir de Sousa. As telas são assinadas por mais de 70 participantes, alguns iniciantes no campo das artes visuais e outros com experiências significativas nesse segmento artístico.

A exposição aborda, no campo do universo do Patrimônio Material, telas ilustrando as mais significativas e importantes edificações da cidade de Fortaleza, tais como o Theatro José de Alencar, a edificação do Instituto Histórico, a Igreja do Rosário, entre outros tantos.

No que tange ao segmento Imaterial, o patrimônio cearense está simbolizado na exposição através de telas que representam a manifestação cultural do Maracatu presente no Estado do Ceará e seus diversos grupos e características.

A exposição Patrimônios também procura exemplificar o homem cearense e seus traços através de telas de retratos de pessoas integrantes da Comunidade Quilombola de Alto Alegre (Horizonte) e do povo Tapeba (Caucaia).

Por fim, o Patrimônio Natural do Ceará está presente na exposição por meio de trabalhos paisagísticos que retratam a natureza do litoral (Morro Branco), das serras (Guaramiranga) e do sertão cearense (Quixadá).

Além de sua grande beleza e diversidade estética, esta exposição tem como propósito desenvolver um trabalho de educação em relação ao patrimônio cultural cearense e suas mais diversas características.

Em cartaz até dia 14 de julho. Visitação de terça a domingo, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.

Contato: Pingo de Fortaleza (3226-1189 / associacaosolar@gmail.com)





// MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO CEARÁ

Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural

De 23 de junho a 7 de agosto,  o Itaú Cultural e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura exibem a exposição itinerante Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural, com 18 obras nacionais representativas de videoarte que perpassam os últimos 40 anos do gênero no Brasil. Com curadoria de Roberto Moreira S. Cruz, os trabalhos compõem um recorte deste acervo do instituto e trazem a Fortaleza cinco obras recém adquiridas: a video-performance inédita Ordinário, realizado em 2013, por Berna Reale, mais dois trabalhos de Paulo Bruscky, um de Paulo França e mais um de Letícia Parente.

Esta obra de Berna representa um marco em sua carreira, pois foi uma das que apresentou na 56ª Bienal de Veneza, cuja participação a projetou como uma das maiores artistas do Brasil na atualidade. Além de Ordinário, o Centro Dragão do Mar recebe com exclusividade nesta itinerância, outras quatro aquisições recentes do Itaú Cultural: Registros (Meu Cérebro Desenha Assim) de 1979 e Xeroperformance (xerofilme), de 1980 realizadas por Paulo Bruscky; After a deep sleep (Getting Out), de 1985, com autoria de Rafael França e Marca Registrada, de 1975, assinada por Letícia Ramos.

Antes de Fortaleza, Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural passou por Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Belém (PA), Recife (PE), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e no próprio instituto em São Paulo. Para cada uma destas cidades, o curador Roberto Cruz preparou um recorte diferente e o Ceará é a primeira itinerância fora de São Paulo a receber as novas obras da coleção.

A exposição

Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural ocupa os dois principais salões do o Museu de Arte Contemporânea do Ceará – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, os pisos superior e inferior. No primeiro, há produções que resgatam a importância da produção pioneira de audiovisual, trazendo à tona a força inventiva de filmes e vídeos históricos do acervo. Neste espaço estão trabalhos das décadas de 1970 e 1980, em VHS, Super 8, 16 mm e portapack, recuperados e remasterizados, de Nelson Leirner, Letícia Parente, Regina Silveira, Rubens Gerchman e Anna Bella Geiger. “Os próprios autores haviam esquecido de grande parte desse material, como Homenagem a Steinberg – Variações sobre um tema de Steinberg: As Máscaras Nº 1, de Leirner, que estava perdida em sua casa, e fizemos o restauro e a remasterizacão”, conta Roberto Cruz.

Conforme explica o curador, essa foi uma fase difícil para os artistas por não existir um mercado que pudesse dar visibilidade a este tipo de produção, em primeiro lugar. Também porque o cenário cultural brasileiro estava fortemente submetido à censura imposta pelo regime militar. “Os filmes e vídeos mais originais e inventivos, realizados neste contexto, permaneceram durante muito tempo desconhecidos do público e praticamente abandonados nas gavetas dos estúdios e ateliês dos próprios artistas.” A década de 1970 foi determinante para a produção audiovisual no Brasil e no mundo. Foi a partir deste período que, pela primeira vez, a arte contemporânea se aproximou do campo do cinema e do vídeo e assim, artistas visuais passaram a transitar por estas áreas com obras experimentais.

Ainda no piso superior, a exposição segue com obras mais atuais, como Planeta Fóssil, que é uma projeção de 2009, de Thiago Rocha Pitta, além das duas obras recém-adquiridas para a coleção de autoria de Paulo Bruscky, Registros (Meu Cérebro Desenha Assim) e Xeroperformance (Xerofilme). 

A segunda parte da mostra, instalada em todo o piso inferior joga o foco em obras contemporâneas realizadas a partir de 1990 até os dias atuais por uma nova geração de artistas. Esses trabalham com o audiovisual, têm inserção no mercado e o usam como suporte para criar sons, imagens e linguagens muito particulares.

“Nesse caso, selecionamos os trabalhos com base na sua representação antológica e na forte questão mercadológica que representam atualmente”, conta o curador. Nesta categoria e por apresentarem modos originais de trabalhar a imagem em movimento, destacam-se criações de Eder Santos, Cao Guimarães, Brígida Baltar, Thiago Rocha Pitta, Rivane Neuenschwander, Gisela Motta e Leandro Lima, Sara Ramo, Luiz Roque, além dos trabalhos novos de Berna Reale e de Rafael França.

Roberto Cruz é consultor da Coleção de Filmes e Vídeos do Itaú Cultural e assinou a curadoria de Cinema Sim: narrativas e projeções (Itaú Cultural, 2008); Fluxus 2011 (Oi Futuro - BH); Fluxus Black and White (Oi Futuro - BH, 2012) Coleção Itaú Cultural de Filmes e Vídeos (em São Paulo e itinerâncias).

Sobre Luiz Roque
Nascido em 1979, em Cachoeira do Sul (RS), Luiz Roque vive e trabalha em São Paulo. É um artista visual que trabalha com fotografia, escultura, filme e vídeo. Entre suas exposições recentes incluem Amor e Ódio à Lygia Clark (Zacheta National Gallery of Art, Varsóvia, 2013), 9ª Bienal do Mercosul (Porto Alegre, 2013), Medos Modernos (Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, 2014), The Brancusi Effect (Kunsthalle, Viena, 2014), The Violet Crab (David Roberts Art Foundation, Londres, 2015), A Mão Negativa (EAV Parque Lage, Rio de Janeiro, 2015). É um dos artistas de Incerteza Viva: 32ª Bienal Internacional de São Paulo, a ser realizada ainda neste ano.

Sobre Yuri Firmeza
De 1982, natural de São Paulo e atual professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará, Yuri Firmeza é mestre em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – financiado por bolsa de pesquisa FAPESP. Participou de festivais de cinema e exposições em diversas cidades do Brasil e do exterior, dentre elas: 62nd International Short Film Festival Oberhausen (Alemanha), 31ª Bienal de São Paulo (SP) e das exposições Through the surface of the pages (Boston, EUA), Amor e Ódio à Lygia Clark, Zacheta National Gallery of Art (Varsóvia, Polônia), Vida da Minha Vida, no CCBNB (Fortaleza, CE). 

Coleção
A Coleção Itaú Cultural de Filmes e Vídeos de Artistas começou a ser formada em maio de 2011, com o seminário Filme, Vídeos e Arte: Compartilhando Experiências. O encontro aconteceu no Itaú Cultural e representantes de centros culturais e galerias, colecionadores e especialistas debateram sobre melhores práticas voltadas para constituição de acervos e das metodologias de conservação e difusão de obras de arte audiovisuais. A partir disto, o instituto passou a organizar o acervo consciente da importância dessa produção pioneira no país, e, fundamentalmente, de sua conservação, valorização, preservação e difusão. A iniciativa é inédita no Brasil onde não se tem notícia de outras instituições culturais que possuam esse tipo de coleção, que traz ao observador a força inventiva destas imagens.  Atualmente,  o acervo de videoarte do instituto possui 20 obras:

1.         Partida (2005), de Alberto Bittar
2.         Passagens #I, (1974), de Anna Bella Geiger
3.         Ordinário (2013), de Berna Reale
4.         Coletas, (1998 /2005), de Brígida Baltar
5.         El Pintor Tira el Cine a la Basura (2008), de Cao Guimarães
6.         Memória – Cristaleira (2001), de Eder Santos 
7.         Cinema (2009), de Eder Santos          
8.         Amoahiki – Árvores do Canto Xamânico (2010), de Gisela Motta e Leandro Lima
9.         Marca Registrada (1975), de Letícia Parente
10.       Mar (2008), de Letícia Ramos          
11.       Projeção 0 e 1 (2012), de Luiz Roque
12.       Homenagem a Steinberg – Variações Sobre um Tema de Steinberg: As Máscaras Nº 1 (1975), de Nelson Leirner
13.       Registros (Meu Cérebro Desenha Assim) (1979), de Paulo Bruscky
14.       Xeroperformance (xerofilme), (1980), de Paulo Bruscky
15.       After a deep sleep (getting out), (1985), de Rafael França
16.       A arte de Desenhar (1980), de Regina Silveira
17.       Sunday (2010), de Rivane Neuenschwander e Sergio Neuenschwander
18.       Triunfo Hermético (1972), de Rubens Gerchman
19.       Translado (2008), de Sara Ramo
20.       Planeta Fóssil (2009), de Thiago Rocha Pitta                                               

Em cartaz até dia 7 de agosto, no MAC-CE. Visitação: de terça a sexta, das 9h às 19h (com acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito. Livre.


Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...