domingo, março 28

Comida Brasileira é a favorita dos trabalhadores na Pandemia

Um estudo  realizado em 2020  com 7 milhões de usuários pela empresa Ticket, marca de benefícios de refeição e alimentação da Edenred Brasil, detectou que a comida brasileira foi a mais consumida pelos trabalhadores durante a pandemia. Esse comportamento pode estar associado à adoção do home office e à necessidade de busca por alternativas de alimentação em estabelecimentos de bairros residenciais. 

- O novo cenário mundial impresso pela Covid-19, trouxe vários impactos para nosso cotidiano e com a Gastronomia não foi diferente. A quarentena resinificou os momentos em torno da mesa, que haviam sido perdidos. De repente passamos a ter tempo para cozinhar e comer em casa, juntos com a família. Isso permitiu rememorar receitas e momentos que a rotina de trabalho e de compromissos haviam nos tirado, sem sequer percebermos”, analisa a professora do Curso de Gastronomia do Centro Universitário Maurício de Nassau (UniNassau-Fortaleza), Uiara Martins

A famosa comida brasileira, de acordo com o estudo, é representada pelos restaurantes de comida popular, que oferecem pratos compostos por arroz, feijão, carne e salada - via buffet a quilo ou o famoso prato feito -, a iguaria esteve em primeiro lugar no ranking de preferência em cinco dos nove meses monitorados (abril a dezembro). 

Segundo o coordenador e professor do Curso de Nutrição do UniNassau Fortaleza, Abelardo Barbosa, a combinação desses alimentos é nutritiva, no entanto é preciso saber inserir a quantidade ideal no prato para que realmente seja considerada uma refeição saudável e balanceada:  

- Para quem está saudável e não possui qualquer tipo de restrição alimentar, uma forma simples de organizar o prato é ocupar pelo menos 50% do prato com opções de saladas cruas e cozidas, 25% do prato com alimentos fonte de carboidratos preferencialmente integrais (cereais, batatas, inhame por exemplo) e 25% com alimentos fontes de proteína animal (carnes de boi, frango, porco, peixe e ovos) e vegetal (feijão, lentilha, grão de bico, soja)”, orienta o professor. 

Já a famosa combinação de arroz e feijão é rica em vitaminas, conforme ensina Abelardo: 

- Essa combinação fornece carboidratos complexos, proteínas de origem vegetal de boa qualidade, fibra solúvel, fibra insolúvel, vitaminas (ácido fólico) e minerais como ferro, potássio, manganês e zinco. Além disso, apresenta baixo teor de sódio, baixo teor de gorduras; não contém gordura saturada e é rica em compostos bioativos”. 

A pesquisa aponta que, entre os pratos favoritos do trabalhador brasileiro, estão as comidas de lanchonetes e padarias – que incluem a venda de pratos feitos, buffet de comida por quilo e outros tipos de alimentos como fast food, pizzas, carnes em geral, doces e culinária japonesa.

Na opinião de Abelardo, esse dado da pesquisa revela o comportamento cada vez mais frequente na população brasileira que busca por opções de refeições práticas e rápidas fora de casa. 

- Isso acaba sendo um reflexo do atual contexto em que vivemos onde as rotinas estão repletas de compromissos e afazeres, diminuindo o tempo disponível para planejar e realizar as refeições. Dessa forma, é importante sempre observar se o local que fornece as refeições apresenta um ambiente limpo e seguro para o consumo de alimentos, evitar substituir grande refeições (almoço e jantar) por lanches e escolher opções de locais que ofertem alimentos frescos e preparados na hora, com maior variedade de opções de saladas , frutas e evitar os estabelecimentos que oferecem serviços de rodízios, buffet sem peso, pois isso pode acabar induzindo um comportamento que leva ao excesso de ingestão”, alerta o profissional. 

Para a professora Uiara Martins, aqueles trabalhadores que continuam em home office devem prezar pela comida caseira, que é saudável, nutritiva e promove boas lembranças no momento da refeição. 

- A Gastronomia Brasileira estruturalmente é uma comida para partilhar em torno da mesa, por isso é tão comum que ela tenha sido a preferida em 2020. Partilha, cultura, identidade e memória é o que passamos a reviver no contexto do Isolamento Social”, avalia. 

Diante disso, a profissional sugere a receita de um saboroso baião de dois. 

- Embora seja um prato emblemático da cozinha regional nordestina, está constituído por dois dos principais produtos da mesa brasileira: o arroz e o feijão. É uma comida de reaproveitamento, que recorda muito o sertão, mas que ganhou as mesas das serras e do litoral por combinar com o capote, carneiro, a galinha ou o peixe frito”, explica. 

Receita de baião de dois 

Autora: Uiara Martins - professora do Curso de Gastronomia do UniNassau Fortaleza: 

  • Duas xícaras de feijão verde já cozido (al dente); 
  • Uma xícara (chá) de arroz cru; 
  • Duas xícaras de água ou caldo do feijão; 
  • Meia colher (chá) de sal; 
  • Uma folha de louro; 
  • Meia cebola picada (brunoise); 
  • Quatro dentes de alho picado (brunoise); 
  • Uma colher (sopa) de azeite ; 
  • 150g de queijo coalho em cubos; 
  • Coentro e cebolinha a gosto; 
  • 100g de bacon ou toucinho em cubos. 

Coloque o azeite para aquecer, a seguir acrescente o bacon/toucinho em cubos e a folha de louro. Depois que estiver levemente dourado acrescente o alho e a seguir a cebola, deixe refogar. Coloque junto ao refogado o feijão verde e acrescente mais duas xícaras de água fervente/caldo. Acrescente o arroz cru, o coentro e a cebolinha, assim que a água estiver fervendo. Baixe o fogo e deixe cozinhar até a água secar. Finalize com o queijo coalho. 

50% dos jovens sentem pressão para ter relacionamento, diz pesquisa

Em pesquisa realizada pela plataforma social Yubo, com mais de 5.200 jovens, 50% dos brasileiros afirmaram sentir pressão social para manter um relacionamento. A referida pesquisa apresentou dados de como a Geração Z (formada por jovens que nasceram no período de 1995 a 2010) tem medo de ficar sozinha:  21%  dos jovens afirmaram que essa pressão é originada das redes sociais, 22% da família e 40% de uma pressão interna. 

Mas, curiosamente, essa geração também interpreta que o desenvolvimento do autocuidado e do amor próprio são prioridades. Mais de 52% dos jovens entrevistados consideraram o relacionamento com eles mesmos mais importante que a relação com família (27%), amigos (11%) e namorado (4%). 

- Essas pressões estão relacionadas à idealização social, aos padrões impostos pela sociedade. Se sentir desejado(a) é algo que é muito bem visto pelo imaginário das pessoas. No caso dos jovens, eles idealizam muito aquilo que veem de forma superficial nas redes sociais, como é o caso dos relacionamentos. Eles acreditam que a relação de um determinado casal é perfeita e muitas vezes sabemos que isso não corresponde à realidade”, explica a professora do curso de Psicologia do Centro Universitário Maurício de Nassau (UniNassau-Fortaleza), Marília Barreira.  

De acordo com a psicóloga, geralmente a pessoa, principalmente se for jovem, não está preparada para um relacionamento e engata uma relação apenas com o intuito de  estar com alguém e assim é submetida  a situações de risco. 

- Muitas vezes essa pessoa, para manter o relacionamento,  aceita aturar  violência física ou psicológica do parceiro por medo de sofrer de solidão e julgamento da sociedade”, afirma. 

Na Pesquisa, conforme mencionado, os jovens relataram que desenvolver o amor próprio é uma prioridade. Para isso, Marília explica que o autoconhecimento é fundamental nesse processo. 

- Quando tiramos um tempo para fazer algo que gostamos, experimentamos coisas novas, praticamos esportes, temos momentos de lazer e contato com a cultura, por exemplo,  tudo isso  ajuda a desenvolver o autocuidado e a gerar conexão com si mesmo”, explica.   

Em época de Pandemia e Isolamento Social, é comum surgirem conflitos dos jovens  nos relacionamentos com irmãos, pais e outros familiares, pois essas pessoas estão convivendo juntas por mais tempo em casa.  Sobre esse assunto, Marília também dá orientações: 

- É fundamental respeitar o espaço e a privacidade de cada um, compreender que é um momento difícil para todos. Também é importante saber ceder e pensar em novas formas de interação entre os familiares, como jogos e refeições em conjunto”, pontua.  

Ainda segundo a profissional, a psicoterapia também ajuda bastante no processo de autoconhecimento e é muito procurada pelos adolescentes para alcançar este objetivo. Por isso, é importante organizar o tempo para praticar essas atividades, mesmo que sejam realizadas em casa e somente durante os fins de semana.   

Pet que lambe excessivamente as patas: o que fazer?

Encontrar um Pet que tem o hábito de lamber excessivamente as próprias patas não é incomum. Ao contrário do que muitos pensam, essa ação não é normal e  pode ser um sinal de alergia, assim como o hábito de morder ou coçar as patas. 

- Isso pode ter diversas causas, desde o fato de estar com pulga ou carrapato na pele ou alergia a algum produto de limpeza que o tutor esteja usando para limpar o chão do ambiente, o que ocasiona um problema de dermatite no animal”, explica o professor do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Maurício de Nassau (UniNassau- Fortaleza), Herlon Oliveira. 

O fato de o Pet lamber as patas não necessariamente é um problema, no caso de sujeiras, por exemplo, é comum o animal lamber a pata para limpar o local ou aliviar algum desconforto. Porém se o bichinho está fazendo com frequência, o tutor deve ficar em alerta. 

- No caso de cães com pele mais clara como é o caso do poodle e do maltês, por exemplo, é bem fácil de perceber, pois as patas ficam escuras. Caso a coceira persista, o tutor deve procurar um médico veterinário, pois pode causar lesões, inflamações, proliferação de fungos na pele do pet ou até mesmo um nódulo”, orienta o professor. 

Além dessas questões, a lambedura excessiva pode ser ocasionada por tédio decorrente do estresse e também por falta de atividades diárias ou mudança repentina de comportamento dos tutores, deixando o animal sem a atenção dada anteriormente. A pandemia do Novo Coronavírus, por exemplo, fez com que muitos tutores reduzissem os passeios com seus pets e passassem mais tempo em casa trabalhando ou fazendo outras atividades, o que pode ocasionar tédio ou estresse no bichinho. 

- O animal ficar muito tempo confinado em casa é outra causa comum no desencadeamento da lambedura excessiva nas patas, porém é importante reforçar que esta condição pode estar diretamente relacionada ao estado emocional do pet, mas não é o único motivo, conforme falamos anteriormente”, afirma Herlon. 

- É importante fazer com que eles não se sintam sozinhos por muito tempo. Procure fazer com que seu pet tenha atividades interessantes no decorrer do dia. Demonstrar carinho e atenção nos momentos em que você está presente também ajuda bastante”, acrescenta. 

Conforme mencionado, as causas da lambedura excessiva nas patas podem ser diversas e cada uma delas precisa de tratamentos específicos a serem indicados por um médico veterinário. De tédio e fungos a sarnas e câncer, a lambedura tem inúmeras formas de ser curada. 

- Se for causa parasitária, como pulgas e carrapatos,  vai ter que tratar o parasita, com medicamentos injetáveis como orais. Se for causada por bactéria, o tratamento é com antibiótico. Caso seja alergia a algum produto de limpeza, é eliminar ou trocar aquele produto e usar anti-inflamatório para acelerar a cura.  É ainda bastante provável que o cão ou gato precise utilizar aqueles colares elizabetanos (cone) diminuindo seu alcance para lamber-se e evitando que a lesão seja impedida de cicatrizar. Por isso, a importância de consultar um médico veterinário para avaliar qual o tratamento mais indicado”, finaliza o professor. 

Valorização dos talentos reduz rotatividade

A palavra turnover é uma das mais abominadas dentro do meio corporativo. Você pode até não ter ouvido falar nela ainda, mas com certeza sabe que a rotatividade dentro das empresas acaba sendo sinônimo de insatisfação dos funcionários, remuneração abaixo do esperado e falta de planos de carreira para que os colaboradores possam enxergar a possibilidade de crescimento dentro da corporação.  

Essa taxa de turnover ou rotatividade é calculada levando em consideração o número de contratações, o número de demissões e a quantidade de funcionários na empresa. De acordo com especialistas, a taxa aceitável de turnover dentro de uma companhia é de até 10%. Acima desse percentual, os gestores da corporação já precisam ligar o sinal de alerta. Afinal, com uma alta rotatividade, é difícil implantar uma cultura organizacional. 

Buscando uma forma de reduzir a taxa de rotatividade, muitas empresas têm adotado formas de valorização dos seus talentos, ou seja, maneiras de engajar cada vez mais os funcionários. “É muito importante lembrar que são as pessoas que fazem as operações acontecerem nas empresas. Desta forma, se os funcionários não estão satisfeitos, o rendimento e a produtividade daquela corporação também não serão positivos”, destaca o CEO do grupo Ser Educacional, um dos maiores grupos educacionais do país, Jânyo Diniz.  

Um dos setores que mais têm sofrido com a rotatividade de colaboradores é o de tecnologia da informação. No entanto, curiosamente, a alta rotatividade não está diretamente ligada à falta de ações de retenção por parte das companhias. Muito pelo contrário. O grande problema é a alta oferta de vagas e a escassez de profissionais. “O mercado tem a cada dia mais vagas, o que não é acompanhado pelo ritmo de formação de profissionais qualificados. Por isso, as empresas estão sempre disputando quem têm mais benefícios e o melhor plano de carreira para o colaborador”, destaca o CEO da Pitang Agile IT, uma das maiores empresas de tecnologia do Nordeste, Antônio Valença.  

Uma das alternativas encontradas pelas empresas para manter o engajamento é criar formas de ouvir e capacitar os funcionários. As grandes corporações estão, cada vez mais, prezando pelo feedback vindo por parte dos colaboradores e utilizando essas opiniões para mudar processos que são realizados internamente. “Percebemos que era cada vez mais necessário encontrar uma forma de nos aproximarmos ainda mais dos nossos colaboradores e ouvir o que eles têm a dizer em relação ao trabalho”, complementa Antônio Valença.  

A estratégia também foi adotada em empresas de diversos setores. Mantendo a mesma ideia, de dar mais atenção ao feedback dos colaboradores, o Ser Educacional também colocou o método em ação. “Anda antes do início desta pandemia, resolvemos iniciar uma avaliação 360º, no qual não apenas os gestores qualificam o desempenho dos funcionários, mas os colaboradores também avaliam os seus superiores e dão ideias de como o trabalho pode melhorar”, explica Jânyo Diniz.  

Com o feedback dos colaboradores, as empresas passaram a enxergar a necessidade de um canal ainda mais aberto entre os funcionários e a direção das companhias. “Essas oportunidades foram desenvolvidas por meio de vários projetos de aproximação e engajamento dos colaboradores. Foi assim que surgiu, inicialmente, o Digit, uma reunião aberta de colaboradores Pitang, na qual se conversa sobre assuntos trazidos por eles”, conta Antônio Valença.  

- Com o sucesso destas reuniões, nas quais os funcionários passaram a ter cada vez mais confiança, passamos a apoiar outras iniciativas lideradas pelos nossos colaboradores que foram as comunidades práticas, que são como grupos internos de autodesenvolvimento, nos quais participam os colaboradores que querem se aprofundar em um conhecimento específico e se organizar em Comunidade para estudar sobre esse tema”, complementa Antônio Valença.   

A Ser Educacional tem promovido projetos semelhantes. Diniz destaca que, dentro da empresa, os funcionários passaram a ter a oportunidade de sugerir mudanças nos processos realizados. “Criamos a oportunidade para que eles possam dar ideias de melhorar o nosso trabalho. Por meio dos nossos canais digitais internos, os colaboradores sugerem as mudanças e elas são avaliadas. E as ideias escolhidas, além de serem colocadas em práticas, ainda rendem bonificações para autor”, explica Jânyo Diniz.  

Assim, com esse trabalho de engajamento das equipes, a produtividade fica ainda maior. “Se engana quem pensa que esse tipo de trabalho é um custo para a empresa. Muito pelo contrário, manter os nossos funcionários engajados e motivados só nos traz benefícios. O nosso papel é criar e incentivar um ambiente de engajamento e satisfação de seus colaboradores”, finaliza Antônio Valença.  

Tasso Jereissati recebe Medalha da Abolição em 2005

Eis o Arquivo Nirez para 28 de março na História de Fortaleza.

1885 - Morre, aos 47 anos de idade, em Fortaleza, às 20 horas, o brigadeiro Antônio Tibúrcio Ferreira de Sousa (General Tibúrcio), cearense de Viçosa do Ceará nascido em 11 de agosto de 1837, vítima de lesão cardíaca. Hoje é nome de praça no Centro de Fortaleza onde ao centro tem sua estátua (a primeira erigida na Cidade) e seus restos mortais. Hoje, infelizmente, a praça é chamada de “dos leões”.

1898 - O capitão-tenente Ludgero Bento da Cunha Mota assume o exercício dos cargos de Capitão do Porto e Comandante da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, em substituição ao 1º tenente João de Lima Franco.

1909 - O primeiro automóvel a circular em Fortaleza, foi importado pela Empresa Auto-Transporte Cearense, de propriedade de Meton de Alencar e Júlio Pinto do Carmo. O carro tinha a marca Rambler, chegou ao Porto de Fortaleza (Ponte Metálica) em 26 de março, sendo seu primeiro chofer (motorista) John Petter Bernard e depois Rafael Dias Marques, caixeiro da Casa Bordalo.

1924 - Fundada em Fortaleza a Fábrica Santo Antônio, de fiação e tecidos, de Monteiro, Andrade & Companhia Ltda., firma formada por Vicente Alves Monteiro, Álvaro Alves Monteiro, Manuel Leiria de Andrade e João Cesário de Andrade, na Rua Antônio Pompeu, antiga Rua Prado Velho. Encerrou suas atividades na década de 1950, quando já pertencia à empresa A. D. Siqueira & Filhos.

1927 - Morre, no Rio de Janeiro, a educadora cearense Ana Lopes de Alcântara Bilhar (Ana Bilhar). Era cearense de Fortaleza e hoje é nome de Rua no Meireles.

1927 - Incêndio na Mercearia João Henrique, na Rua Floriano Peixoto, 241 (antigo).

1930 - Incêndio na Praia de Iracema, iniciado à uma hora da manhã, destrói totalmente o chalet de madeira, em que funcionavam no térreo, a mercearia e o Café de José Lima de Castro e, no pavimento superior, a ''garçoniére'' conhecida por Consulado do Inferno, habitada pelos rapazes José da Gruta, Raimundo Maia, Joaquim Ferreira e Emile Palestine. A casa era de propriedade de José Moreira, a mesma em que durante muitos anos funcionou o Café do Comércio, na Praça do Ferreira e que, sendo de madeira, foi transferida para o novo bairro e ali remontada. Os rapazes, que estavam dormindo, perderam quase todos os bens materiais.

1931 - O Cine Luz surge na Rua Castro e Silva, 47 (antigo), esquina com Rua General Sampaio, 4 a 10 (antigos), na Praça Castro Carreira (da Estação), numa dependência da antiga Fábrica Proença, com o filme “A dama escarlate”, da Columbia Pictures. Era de Bernardino Proença Filho e José Bezerra da Silva. 

1938 - Assume a diretoria da Escola de Agronomia do Ceará o professor Raimundo Renato de Almeida Braga (Renato Braga), que ficaria no cargo até 1946.

1954 - Fortaleza Esporte Clube e o Ferroviário Atlético Clube se enfrentam, em partida decisiva pelo Campeonato Cearense de Futebol de 1953, com o resultado de 0x0 no tempo normal e na prorrogação 2x1 para o Fortaleza Esporte Clube, que recebe a faixa de Campeão. 

1955 - Toma posse no comando da Polícia Militar do Ceará-PMCE, e na Secretaria de Segurança Pública, o tenente-coronel do Exército, Murilo Borges Moreira, substituindo José Aurélio Saraiva Câmara (José Aurélio Câmara), do mesmo posto.

1956 - A firma Importadora do Nordeste S.A. inaugura-se em prédio na Rua Major Facundo nº 182, abrindo no mesmo ano loja na Rua Barão do Rio Branco, 701. 

1959 - Muda de comando, a Polícia Militar do Ceará, quando o coronel PM Markan de Matos Dourado passa o cargo ao coronel PM Raimundo Guanabara, ambos petencentes àquela corporação. 

1961 - Falece o médico Luís Costa, professor do Liceu do Ceará e da Faculdade de Farmácia e Odontologia.

1968 - Inaugurada a Praça Doutor José Frota, no bairro de Porangabuçu.

1969 - A antiga Estrada do Gado, depois Avenida 14 de Julho, no bairro do Montese, que foi remodelada e recebeu pavimentação asfáltica no ano anterior, é inaugurada com nova denominação: Avenida Gomes de Matos, homenagem ao ilustre advogado chamado Raimundo Gomes de Matos, conhecido por Gomez. 

1973 - Inaugurado o Edifício Miguel Martins, onde fica o restaurante do DAER.

1976 - O governador Adauto Bezerra e o prefeito de Fortaleza, Evandro Ayres de Moura, inauguram a segunda etapa do 4º Anel Viário, trecho que liga a BR-116 ao Estádio Plácido Castelo (Castelão). Usam da palavra o engenheiro Oto de Sá Cavalcante, presidente da Emurf; e o prefeito Evandro Ayres, o primeiro detalhando a importância técnica da obra, e o segundo destacando a solução do angustiante problema de acesso ao Castelão.

1977 - Em sessão solene realizada no Salão Nobre da Ordem dos Advogados do Brasil, em Porto Alegre-RS, tomam posse, nas cadeiras da Academia Brasileira da Língua Portuguesa, que têm como patronos Heráclito Graça e Silva Ramos, o professor e filólogo cearense Hélio Melo e o professor Rebouças Macambira, respectivamente.

1978 - Entregue ao público, totalmente recuperada, a Herma de Carlito Pamplona, na Praça Almirante Barroso, após destruição por vândalos que a furtaram da praça do bairro Carlito Pamplona em nove de novembro de 1977. 

1981 - Morre, aos 93 anos de idade, Joaninha Nogueira Dantas, vulto de grande importância no Matagalinha, atual Dias Macedo, onde era religiosa trabalhando em festas e cantora nas reuniões dominicais. Nascera a 31 de agosto de 1887. 

1982 - Chega em Fortaleza o príncipe saudita Talal Bib Aziz Saud, enviado especial do Unicef, inaugurando o Centro de Treinamento, em Cachoeira, Maranguape. 

1988 - As Indústrias Alimentícias Wal-Can S. A., vendem o prédio de sua fábrica, na Rua Capitão Gustavo, 3552, São João do Tauape, em frente à praça do mercado, à Igreja Evangélica Assembleia de Deus Betesda-Ceará, que para ali muda-se no mesmo ano. 

2005 - Morre, aos 63 anos de idade, no Hospital Gastroclínica, às 5h40, em Fortaleza, o ex-guerrilheiro Carlos Thmoskhenko Soares de Sales, em decorrência de câncer generalizado. Há quatro anos ele lutava contra a doença. Em sua casa, no Bairro Benfica, aconteceu o velório, sendo sepultado no dia seguinte no Cemitério São João Batista. Thmoskhenko nascera em Fortaleza, Ceará, no dia três de novembro de 1942.

2005 - Às 19h30 inicia-se a solenidade de outorga da Medalha da Abolição ao senador Tasso Ribeiro Jereissati, realizada no Theatro José de Alencar (TJA), na Praça José de Alencar s/n. A Medalha da Abolição é entregue a personalidades por suas contribuições à sociedade e marca a comemoração do 25 de março, data da Abolição dos Escravos no Ceará. 

2006 - Entrega da mais alta homenagem do Ceará a Medalha da Abolição, ao músico Nonato Luiz, pelo governador Lúcio Gonçalo de Alcântara.

2012 - Falecimento em Fortaleza do desenhista e projetista de edificações e artista gráfico ilustrador Antônio Severiano  Barros, que além das profissões citadas ainda era desenhista de calçados e nas horas vagas escultor. Andava pelas ruas impecavelmente bem trajado, geralmente todo de branco, calça paletó e gravata e uma espécie de comenda na aba do paletó. Nascera em Martinópole, em 11 de maio de 1923.

2018 - Morre, aos 84 anos de idade, o desembargador aposentado e ex-presidente do Judiciário cearense, José Ari Cisne. O corpo é velado no dia seguinte, na funerária Ethernus, na Rua Padre Vald1vino, 1688, onde ocorre missa de corpo presente. O sepultamento é no final do dia no Cemitério São João Batista, localizado na Rua Padre Mororó, Centro, em Fortaleza. Ele foi presidente do TJCE (em 1995), exerceu o cargo de corregedor-geral da Justiça (em 1997) e foi diretor do Fórum Clóvis Beviláqua (1992). Atuou nas comarcas de Guaraciaba do Norte, Cedro, Baturité, tendo desempenhado também a função de juiz eleitoral nessas comarcas. Cursou a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, onde colou grau em 1957. Foi advogado, membro do Ministério Público até 1960. Depois, obteve aprovação em primeiro lugar no concurso para juiz. Nascera em Fortaleza, Ceará, no dia três de abril de 1933.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...