quinta-feira, fevereiro 1

Lançado projeto 'Você Faz Fortaleza'

A Prefeitura de Fortaleza lançou hoje, em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor) e Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), o projeto 'Você Faz Fortaleza', que vai coletar a opinião dos fortalezenses sobre projetos de infraestrutura para a Capital.
O lançamento aconteceu no Plenário Fausto Arruda, da CMFor, durante a solenidade de abertura dos trabalhos Poder Legislativo Municipal de 2018. A solenidade contou com a presença do prefeito Roberto Cláudio, do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho, e do diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Unifor, Vasco Furtado.
O projeto Você Faz Fortaleza vai disponibilizar 40 totens (urnas de consulta popular) em diversos pontos da cidade, como terminais de ônibus, prédios públicos e pontos turísticos. Os totens, desenvolvidos pelo Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades (Lapin) da Unifor, vão apresentar à população áreas de Fortaleza que poderão sofrer intervenções a partir de projetos da gestão municipal. A votação acontecerá até 28 de fevereiro e o projeto que for o mais votado será executado pela Prefeitura de Fortaleza até 2020.
Nesta primeira consulta, a população vai poder escolher entre intervenções para o Lago Jacarey, para a Lagoa de Porangabussu, a Praça e o Mercado do Carlito Pamplona, para o Zoológico Sargento Prata, Horto e Lagoa do Passaré, Cidade da Criança e Praça Coração de Jesus, Praça e Mercado da Messejana, Parque da Sabiaguaba, Barra do Ceará e Parque Lagoa da Viúva.

Revitalização da Lagoa de Parangaba

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) promove, na próxima segunda-feira (5), às 18h30, no Ginásio da Parangaba, audiência pública para discutir o projeto de reavitalazação e urbanização da Lagoa de Parangaba.
A proposta é do vereador Professor Elói (PEN).

Forró da Gago vai virar igreja evangélica

O Forró do Gago, na comunidade Barreirão, em Cajazeiras, na Grande Messejana, em Fortaleza, onde aconteceu a chacina de 14 pessoas e que feriu 18 outras, sábado passado (27), vai virar uma igreja evangélica.
O anuncio foi feito hoje (1) pelo proprietário do Forró, José Clediano Girão Nobre, ao prestar depoimento sobre a matança, ao delegado do 13º Distrito Policial, Hélio Marques.
"Ele nos disse que pretende alugar o espaço na Rua Madre Tereza de Calcutá para uma igreja evangélica, pois não quer mais realizar festas lá, depois da chacina. Ele inclusive disse que o culto inaugural deve acontecer já no próximo final de semana", informou o delegado Hélio Marques.
No depoimento, Clediano Nobre, disse que promovia festas no Forró do Gago todas sextas-feiras, mas não sabia da presença de pessoas de facções e nem de comemorações que faziam apologia ao crime que seu público era de frequentadores diversos.
A Polícia ao apreender os equipamentos de som do Forró do Gago, constatou, que eles atingiam 150 decibéis durante as festas; quando o permitido por ser uma área residencial é de no máximo 75 decibéis. A Perícia observou ainda que o Forró do Gago não tinha saída de emergência ampliada de conformidade com as determinações do Corpo de Bombeiros. "É um espaço muito reduzido. Só tinha uma saída que parece um portão de uma garagem", destacou o delegado.
O depoimento de Clediano Nobre foi encaminhado a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa.

Recipar 2018 terá certificação da Católica de Fortaleza

O Recipar da Secretaria Paroquial e Liderança Pastoral acontece pela primeira vez em Fortaleza, em nove de abril, no Hotel Sonata.
O encontro realizado pela Promocat objetiva auxiliar o participante desenvolver na prática, suas habilidades, vocação, experiência, com temas propostos exclusivamente para gerar mais eficiência, qualidade no atendimento, produtividade, motivação pelo seu exercício na instituição.
O evento oferece certificação de 10 horas aula pela Faculdade Católica de Fortaleza.

O Recipar traz para Fortaleza o indicado ao Nobel da Paz 2018, Luiz Gabriel Tiago, doutor em Educação no Trabalho, escritor, palestrante, especialista em Gentileza Corporativa e fundador da empresa social “Pontinho de Luz”, entidade que doa por mês uma média de dez toneladas de produtos de primeiras necessidades. Pela atividade desenvolvida, o senhor Gentileza como ficou conhecido foi indicado à honraria do Nobel da Paz.
Ainda integra a programação do encontro palestra sobre ‘Gestão compartilhada: liderança e serviço’, com Aristides Luis Madureira, escritor e diretor da Editora “A Partilha” que atua há mais de 20 anos como missionário na Pastoral do Dízimo, aplicando técnicas de gestão paroquial e fomentando mais incentivo para uma Igreja viva; ‘Eficácia no secretariado: administração do tempo com foco em prioridades como sinônimo de profissionalismo e agilidade’, com Everton Barbosa, assessor de imprensa na Arquidiocese de Maringá, escritor e palestrante com uma dinâmica inovadora que leva o participante a aprimorar seu trabalho com coesão, planejamento e prática.
‘Sua Marca Pessoal pode ir Além! Propósito – Estratégia – Ação e Gestão!’, é o tema de Daniela Viek, profissional de Marketing pessoal que pretende oferecer ao secretariado como desenvolver sua marca pessoal em um mundo cada vez mais conectado; ‘Secretaria digital: como ampliar o atendimento utilizando sites, e-mails e redes sociais’, com Fábio Castro, diretor geral da Promocat e idealizador do projeto Recipar.
O Recipar chega a Fortaleza para atender funcionários, colaboradores e também aos voluntários que exercem funções de secretaria e liderança nas paróquias, cúrias, casas religiosas, Movimentos Eclesiais, Novas Comunidades e demais entidades ligadas à Igreja Católica do Regional Nordeste I, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Mais sobre a Católica de Fortaleza - A Faculdade Católica de Fortaleza continuadora da missão do Seminário da Prainha, tradição no Ensino Superior em Filosofia e Teologia desde 1864, é hoje uma Instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e quer ser presença na vida Acadêmica na Igreja e na Sociedade. A FCF atualmente oferece os Cursos de Graduação: Bacharelado em Filosofia e Bacharelado em Teologia; Licenciatura em Filosofia e Licenciatura em Ciências Sociais (Turno da Noite), além de Cursos de Pós-Graduação (áreas de Filosofia, Sagradas Escrituras, Família, Estudos de Logoterapia, Gestão em Bibliotecas Públicas) e Extensão (Módulos de Libras, Línguas e Eclesiais).
SERVIÇO
As Vagas são limitadas e as inscrições são feitas pelo site do encontro: http://recipar.catholicus.org.br/

Sawary Jeans abre amanhã loja no RioMar Fortaleza

A Sawary Jeans, um dos maiores nomes da indústria têxtil de jeans no Brasil, chega a Fortaleza. A marca, que possuía dois pontos de vendas em outlet, um na Região Metropolitana de Fortaleza e outro na Bahia, inaugura, amanhã (2), uma nova loja (Flagship Store), vitrine da marca no Ceará, no Shopping Rio Mar Fortaleza. O evento conta com a presença do diretor da Sawary no Brasil, Tony El Khoury, e de personalidades e formadores de opinião da cidade.
Há 23 anos no mercado de moda, a marca já alçou níveis internacionais, estando presente na América do sul, Europa, nos Estados Unidos e no Líbano. Com lançamentos semanais, a Sawary se destaca por possuir produtos de qualidade nos segmentos feminino, masculino, Plus Size e infanto juvenil. Como novidade, a marca conta com a Coleção Anitta, tendo a cantora carioca como protagonista da linha de peças femininas.
Na loja Sawary, é possível encontrar calças, shorts, bermudas, vestidos, além de outras opções que vão além do jeans, como cintos, bonés e bolsas. Com uma superequipe de estilistas e modelistas , a marca investe constantemente em trazer novidades e tendências nacionais e internacionais, lançando modelos com cortes e estilos inovadores.
Serviços Sawary 

Uninabuco doa fraldas para Santa Casa

A Faculdade Uninabuco Fortaleza realizou ontem (31), a entrega de fraldas geriátricas no Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza. A iniciativa fez parte da I Semana de Farmácia realizada para estudantes, profissionais da área e demais interessados. Como requisito, cada participante contribuiu com a doação de fraldas que foram destinadas ao hospital. 
De acordo com a coordenadora do curso de Farmácia da Uninabuco, Aline Monte, esse é o primeiro contato com a Santa Casa. “O nosso intuito é somar esforços. Estamos de braços abertos para trabalhar junto ao hospital, oferecendo serviços de saúde em ações conjuntas em prol da população. Além disso, iremos propiciar aos alunos um contato mais aprofundado com o ambiente hospitalar, fortalecendo as potencialidades e habilidades desses jovens”, disse.
Para a responsável pelo núcleo de doação da Santa Casa, Hercília Castro, é uma grande satisfação contar com a ajuda de novos parceiros. “Toda e qualquer ajuda faz a diferença. Recebemos aqui doações de alimentos, fraldas, descartáveis, leite para dietas e demais mantimentos”, revelou Hercília.


Estadão de hoje


Estadinho de hoje

Ceará x Uniclinic hoje às sete da noite

Bateria Styllo Novo vai fazer o calçadão do Cocó cair no samba

Fechando a programação de Pré-Carnaval no próximo domingo (4), o Projeto Viva o Parque apresenta, a partir das 10h30, a Bateria Styllo Novo, atração que vai fazer o calçadão do Cocó cair no samba. E mantendo a tradição, na medida que finalizamos o nosso prezinho, convidamos você para vir ao Cocó. Aqui você também vai encontrar, além do mais bonito cartão postal de Fortaleza, uma alternativa saudável para o sábado, domingo e terça-feira de Carnaval.

Todas as atividades do Projeto estarão em pleno funcionamento: no sábado (10/) e na terça-feira (13), das 8 às 12 e de 14 às 17 horas com o circuito do Arvorismo funcionando normalmente, com 10 estações de ecoaventura para um público mais radical. Domingo (11), todas as atividades do Viva o Parque estarão à sua disposição das 7 às 12 horas.
O Projeto Viva o Parque é uma realização da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), desenvolvida para oferecer à população cearense a oportunidade de reaproximar-se da natureza através de atividades de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação, realizadas em áreas verdes públicas, que buscam contribuir para o desenvolvimento de uma consciência ecológica, o bem-estar, a qualidade de vida e a inclusão social, pilares da sustentabilidade ambiental. 
O respeito ao meio ambiente e o gerenciamento do pós-evento é rigorosamente observado pela Gestão do Parque e por uma equipe externa contratada pela SEMA. Toda a limpeza da área de abrangência dos eventos é sempre concluída até às 14 horas do domingo e os resíduos gerados são coletados e destinados de forma ambientalmente correta. 
É sempre bom lembrar que toda atividade planejada para acontecer no Parque Estadual do Cocó, é feita de forma a atender as restrições ambientais da principal e maior área verde da Cidade, agora, uma Unidade de Conservação. O ideal é não gerar e nem descartar lixo no Cocó. O meio ambiente agradece!

TJCE aprova Vara de Delitos de Organizações Criminosas

O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) aprovou, na tarde de hoje, projeto de lei que instituirá, no âmbito da organização judiciária estadual, a Vara de Delitos de Organizações Criminosas, sediada em Fortaleza e jurisdição em todo o Estado. 
A sessão foi presidida pelo desembargador Gladyson Pontes, que destacou se tratar de uma iniciativa que o TJCE já vinha estudando, em razão de demanda dos órgãos de segurança, e que foi acelerada diante do momento crítico que o Estado tem enfrentado com as ações de facções criminosas. A iniciativa visa a dotar o Judiciário de meios mais adequados para empreender agilidade ao julgamento de processos dessa natureza.
Com um juízo especializado, além da celeridade, a expectativa é de que haja maior integração entre órgãos que atuam na área, como: a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), criada no Ceará em 2016, e o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do Ministério Público Estadual.
A criação de varas especializadas no combate ao crime organizado foi recomendada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e, no âmbito da Justiça Estadual, já foi adotada em Mato Grosso, Alagoas, Pará, Bahia, Roraima, Santa Catarina e Maranhão, tendo sido julgada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em 2012.
Desde 2014, mesmo sem a criação de unidade especializada, o TJCE já vem adotando o regime de julgamento colegiado em ações que envolvem organizações criminosas, previsto na Lei Federal nº 12.694/2012.


De acordo com o projeto de lei que será enviado à Assembleia, a Vara de Delitos de Organizações Criminosas terá titularidade coletiva, sendo composta por três juízes de Entrância Final, que “decidirão e assinarão, em conjunto, todos os atos judiciais de competência da unidade”.

Cagece moderniza sistema de abastecimento da Serra da Ibiapaba

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) acaba de ampliar um sistema de automação no centro de controle operacional do sistema de abastecimento integrado que distribui água para os oito municípios da Serra da Ibiapaba. Isso significa que o sistema adutor passa a funcionar de forma totalmente automática e será monitorado em tempo real, o que otimiza ainda mais os serviços.
Além disso, a melhoria vai possibilitar melhor distribuição de água entre as cidades, uma vez que a tecnologia permite monitoramento 24 horas por dia das pressões no sistema, do nível dos reservatórios, do bombeamento e da captação de água. No total, a melhoria beneficia cerca de 300 mil pessoas.
De acordo com a gerente da Unidade de Negócio da Bacia da Serra da Ibiapaba, Nataly Acácio, a tecnologia de monitoramento otimiza, ainda, a atuação da Cagece no combate às perdas. “Através desse sistema automatizado, os técnicos da companhia conseguem ligar e desligar o bombeamento de forma rápida de dentro da estação de tratamento e isolar áreas com ocorrências de vazamento, por exemplo”, afirma Nataly.
O sistema funciona por meio de computadores conectados a sensores inteligentes que identificam com precisão quaisquer ocorrências no sistema. A tecnologia de monitoramento é a mesma que opera o macrossistema da Região Metropolitana de Fortaleza.
Saiba mais - A automatização dos sistemas do Centro de Controle Operacional da Cagece é um complemento da obra de ampliação do ramal norte do sistema adutor da Serra da Ibiapaba. Essa obra garantiu a continuidade do abastecimento das cidades de Tianguá e Viçosa do Ceará. No total, foram investidos cerca de R$ 45 milhões de reais, com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Como ter um Carnaval memorável


Faltam poucos dias para começar a festa mais popular do País: o Carnaval. Aproveitar esse grande momento de celebração de maneira segura e responsável tem sido cada vez mais o mote de iniciativas movidas por entidades públicas e a iniciativa privada. O consumo moderado de bebidas alcoólicas e a observância a Lei Seca (Lei 11.705/2008) para evitar a combinação perigosa de álcool e direção são duas importantes escolhas que o folião deve fazer antes de cair na folia.
Consumir bebida alcoólica com consciência é um dos pilares estimulados pela Diageo, líder mundial no segmento de bebidas premium, para promover o consumo responsável. A plataforma online DrinkIQ é uma das iniciativas implantadas pela companhia para, por meio da interação online com o público, tratar de todos os aspectos do álcool e oferecer as ferramentas para que o consumidor faça escolhas mais bem informadas sobre seu consumo, incluindo a decisão de não beber. O limite diário considerado como moderado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 30 gramas de álcool para homens e 20 gramas para mulheres e a OMS recomenda ainda que a pessoa não ingira álcool mais de duas vezes por semana. O DrinkIQ traduz esses números: uma dose de destilado, uma taça de vinho e um copo de cerveja têm a mesma quantidade de álcool: 10 gramas.
A ferramenta possui calculadoras, dicas e várias curiosidades a respeito do tema e pode ser acessada facilmente pelo site www.drinkiq.com, onde o consumidor encontra vários testes para saber se está excedendo o limite, quais os sinais de alerta para saber se está bebendo em excesso e mitos e verdades. “Levamos extremamente a sério a forma como promovemos nossas marcas, sempre com muita responsabilidade, e ajudando a esclarecer informações importantes para que o consumidor tome decisões corretas e conscientes, inclusive a decisão de não beber. Para aproveitar a folia com responsabilidade e segurança, a principal recomendação é evitar abusos e conhecer as consequências do uso nocivo do álcool. Estas atitudes proporcionarão um Carnaval mais seguro e a alegria garantida”, explica o diretor de Manufatura da Diageo, Marcelo Prado.
A Diageo é protagonista de diversas campanhas que estimulam o consumo responsável, entre elas, JOHNNIE WALKER, marca da Diageo que vem liderando o tema há mais de 10 anos - #HOJENÃODIRIJO: maior campanha de consumo responsável de bebida alcoólica já promovida no Brasil. Outra iniciativa relevante é a parceria com Wal Mart desde 2007 e pequenos varejistas em todo o país a fim de coibir a venda de bebida alcoólica a menores – campanha “Menor com Álcool não é Legal”, com mais de 500 pontos de vendas participantes. Além dessas, a Diageo está entre as 13 indústrias/associações representativas da indústria que assinaram um compromisso público de endereçar temas da estratégia global da OMS, em 5 áreas-alvo. O objetivo é fornecer uma resposta coordenada da indústria para apoiar os governos na redução do abuso de álcool em 10%, uma meta estabelecida por todos os Estados membros da OMS.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece que uma unidade de bebida ou dose padrão contém aproximadamente de 10 g a 12 g de álcool puro, o equivalente a uma lata de cerveja (330 ml) ou uma dose de destilados (30 ml) ou ainda a uma taça de vinho (100 ml).
Confira alguns dos mitos mais comuns sobre o consumo de bebidas alcoólicas:
“Se eu ingerir muitos alimentos gordurosos, poderei beber mais”
- Isso só vai diminuir a velocidade de absorção do álcool, sem interferir na quantidade.
“Se eu beber bastante café, ficarei sóbrio mais rapidamente”
- Você se sentirá mais desperto, mas o álcool ainda estará no seu sangue.
“Se eu misturar álcool com uma bebida energética, poderei continuar bebendo por mais tempo”
- Semelhante ao caso do café, consumir bebidas energéticas só fará que você se sinta mais desperto, mas não mudará os efeitos do álcool no seu corpo.
“O remédio que tomo não me afeta muito, então posso beber o que eu quiser”
- Beber pode intensificar ou neutralizar os efeitos de alguns remédios.
“Beber e consumir drogas ilegais me dá um barato maior”
- Misturar álcool com drogas pode ser imprevisível e extremamente perigoso.
“Posso beber o quanto quiser porque o efeito passa quando eu durmo”
- Leva aproximadamente uma hora para que uma unidade de álcool saia do seu corpo.
“O álcool melhora seu desempenho sexual”
- Ele pode deixa-lo mais confiante, mas, na verdade, ele diminui sua habilidade sexual.
Informações do DrinkIQ.com
Sobre a DIAGEO - A Diageo é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas, vinhos e cervejas. O portfólio inclui marcas como Smirnoff, Johnnie Walker, Ypióca, Guinness, Baileys, Cîroc, Old Parr e Tanqueray, entre outras. A empresa possui um importante capítulo em sua história no Brasil com a aquisição de Ypióca, uma das marcas mais tradicionais de cachaças premium do Brasil, em 2012. A Diageo é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE).

CMFor abre o ano legislativo 2018

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realizou, hoje, a solenidade de abertura do início da 2ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura do ano de 2018. A solenidade iniciou na Praça da Cidadania Barros Pinho com o hasteamento das Bandeiras Nacional, Estadual e Municipal.
Após o hasteamento, a solenidade seguiu para o plenário Fausto Arruda, onde o Presidente da CMFor, vereador Salmito Filho (PDT) cumprimentou todos os vereadores e secretários presentes no momento. Em seguida, Salmito destacou que durante os meses de Dezembro e Janeiro, diversas modificações foram feitas na CMFor, tanto físico quanto digital. Entre as mudanças digitais, a Ouvidoria da Câmara Municipal de Fortaleza, com o intuito de avançar na transparência da Casa do Povo.
“O Tribunal de Contas do Ceará estabeleceu alguns critérios de transparência, e de todos os itens nós só não atendemos dois pontos, que acabamos cochilando e deixamos passar. Mas nesse tempo já aperfeiçoamos e estamos indo além, criando o Portal da Ouvidoria”, destacou.
Sobre o Portal da Ouvidoria, a Ouvidora Geral da CMFor, Carolina Feitosa, afirmou que o portal servirá como um canal de comunicação, que vai fazer a população se sentir mais próxima dos vereadores e dos setores que existem na Casa do Povo. Ela comentou que no portal, a manifestação positiva, neutra ou negativa poderá ser feita tanto de maneira anônima ou por meio de um cadastro. No fim, a pessoa receberá um login e senha para acompanhar todas as manifestações feitas.
“A Ouvidoria vai receber a manifestação, avaliar a manifestação, enviar para o setor competente para responder dentro do prazo de 20 dias, podendo prorrogar por mais 10, e acreditamos que o sistema está bastante acessível a todos”, comentou.
Em seguida, o prefeito Roberto Cláudio apresentou na tribuna as ações e obras realizadas em 2017 e as que estão programadas para 2018. Entre as ações para este ano, o prefeito destacou o “Você Faz Fortaleza”, que consiste de uma consulta popular para que a população ajude em decisões importantes para a cidade.
“Vamos ouvir a comunidade, vamos decidir polêmicas juntos com o apoio da população, que terão poder de voz de forma simples, rápida e desburocratizada”, comentou.
Após o pronunciamento de Roberto Cláudio, o presidente Salmito Filho parabenizou o prefeito pela prestação de contas e convidou a todos para ouvir o Hino de Fortaleza, encerrando a solenidade.

Metrofor destina lixo para cooperativa de reciclagem

Como parte do conjunto de ações da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), o Metrofor firmou uma parceria que está resultando em geração de renda e estimulando a preservação do meio ambiente. Através de cooperação com recicladores, todo o lixo produzido nas instalações administrativas do Metrofor, em Fortaleza, é destinado à reciclagem, por meio da Cooperativa Nordestina de Catadores de Resíduos (Coomvida).

Foto: Deyvson Teixeira

Somente no primeiro semestre de 2017, foram mais de 1.100 quilos de lixo destinado à reciclagem. Segundo Samuel Braga, Assessor de Engenharia Ambiental do Metrofor, a parceria com os recicladores é uma iniciativa que visa a promoção da sustentabilidade. “O que nós queremos é reduzir ao máximo a quantidade de lixo que vai para as ruas. Compreendemos que, se cada pessoa ou cada empresa fizer sua parte, por menor que seja, podemos ter sim um impacto significativo na construção de um estado mais sustentável”, afirma.
A cada 15 dias a Coomvida realiza a coleta dos materiais recicláveis no Metrofor. Para estimular a correta destinação dos materiais, foram disponibilizadas caixas coletoras de papel em todas as salas da empresa, por meio de parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema).
“Essas ações são realizadas no âmbito administrativo da empresa, mas nas nossas estações também nos preocupamos com a correta destinação do lixo. Em todas as unidades do metrô, temos lixeiras coloridas que indicam o descarte do lixo por categoria, como metais, orgânicos e plásticos”, complementa Samuel. Segundo ele, ainda no âmbito da A3P, também são realizadas campanhas internas de conscientização, cujo objetivo é estimular a economia de água, de energia elétrica e de papel.
Sobre a Coomvida - A Cooperativa Nordestina de Catadores de Resíduos desenvolve trabalhos de reciclagem na Usina de Triagem e Beneficiamento de Recicláveis (UTBR), de propriedade do Governo do Ceará. Equipada com prensas, moinho de plástico, balanças, esteiras, trator, contêineres, mesa de filtragem de óleo de cozinha e máquina de solda, a U​si​na permite coletar, transportar, triar, triturar, enfardar, armazenar e comercializar os resíduos sólidos e líquidos recicláveis, coletados em prédios de órgãos públicos federais, municipais, estaduais, empresas e escolas.

CE 192 pavimentada

Visitantes e moradores do Sertão de Crateús já contam com 15,5 quilômetros da rodovia CE-192 pavimentada, entre o município de Novo Oriente e o distrito de Palestina, importante eixo de transporte de pessoas e escoamento da produção local. O trecho recebe agora serviços de sinalização (horizontal e vertical), com previsão de entrega para até o final de fevereiro de 2018.
Além da sinalização, o trecho recebeu serviços de pavimentação, movimentação de terra, revestimento asfáltico, obras d'arte correntes e proteção ambiental, por meio do Programa de Logística e Estradas do Ceará - Ceará de Ponta a Ponta, do Governo do Ceará.
O investimento na obra foi de aproximadamente R$ 12 milhões, do Tesouro Estadual e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Fortaleza reassume liderança do Cearensão 2018

O Fortaleza volta a liderar o Cearensão 2018. Hoje à noite, na Arena Castelão, e, jogo atrasado da primeira rodada, o Fortaleza ganhou do Tiradentes por 2 a 1, e agora soma 12 pontos em cinco jogos e 80% de aproveitamento.
Os gols foram marcados no segundo tempo. Gustavo marcou aos nove; Wesley ampliou para 2 a 0, aos 13; e Tiago descontou para o Tiradentes, aos 35 minutos. 
O Fortaleza ganhou com Marcelo Boeck; Tinga, Murillo (Alex Mineiro), Ligger e Bruno Melo; Felipe, Pablo e Igor Henrique; Léo Natel (Edinho), Gustavo e Alípio (Wesley) – Técnico: Rogério Ceni. 
O Tiradentes perdeu com Fábio; Douglas, Tony, Carlos Alberto e Matheus; Zé Augusto, Madalena, Patuta e Tiago; Furlan e Romarinho – Técnico: Júnior Cearense.
Do Fortaleza levaram cartão amarelo: Bruno Melo, Igor Henrique, Léo Natel e Alípio.
A renda foi de R$ 26.721,00 para 6.059 pagantes e 149 não pagantes, totalizando público de 6.208.
No próximo domingo (4) tem o Clássico Rei entre Ceará x Fortaleza, às seis da noite, na Arena Castelão.
Hoje, às sete da noite, na Arena Castelão, tem Ceará x Uniclinic, em jogo atrasado da primeira rodada.

Floresta eliminado

O Floresta está eliminado da Copa do Brasil 2018. Ontem à noite, no estádio Presidente Vargas, perdeu de 2 a 0 para o Botafogo (PB). Os gols do Botafogo foram de Carlos Renato, no primeiro tempo; e Alan Dias, na segunda etapa. O treinador do time paraibano, Leston Júnior, elogiou os jogadores pela classificação para segunda fase da Copa do Brasil: “Os atletas mais uma vez tiveram grandes méritos em conseguir fazer um grande jogo. Fazer noventa minutos de uma entrega muito grande. Uma disposição muito grande para que a gente pudesse bater um adversário que nós sabíamos que seria um adversário indigesto, afinal de contas é o líder do campeonato cearense. É um time que tem um entrosamento muito apurado, com bons jogadores. O que valorizou muito a nossa vitória. Volto a repetir, mérito dos atletas que foram muito valentes nestes noventa minutos”.
Renda de R$ 1.519,00 para 173 pagantes e 166 não pagantes.

Basquete Cearense 78x77 Vitória

O Basquete Cearense engatou a quarta vitória consecutiva no Novo Basquete Brasil (NBB) temporada 2017-2018. Na noite de ontem, no Ginásio Paulo Sarasate, ganhou do Vitória (BA) por um ponto (78x77). Destaque para Paulinho Boracini, Felipe, Davi Rossetto e Leozão.
O Basquete Cearense está com 41.1% de aproveitamento. Em 17 jogos, ganhou oito e perdeu nove. Pontou 1237 e levou 1294, tendo saldo negativo de 57. Ocupa a nona colocação com 25 pontos.
Na próxima terça-feira (6), às sete da noite, enfrenta o Botafogo (RJ), no Ginásio Oscar Zelaya, no Rio. Na quinta-feira (8), também às sete da noite, no Ginásio São Januário, no Rio, pega o Vasco

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...