domingo, julho 13

Cúpula Fortaleza

O acrônimo "BRICs" foi inicialmente formulado em 2001, pelo economista Jim O'Neill, do banco Goldman Sachs, em estudo com prognósticos sobre o crescimento das economias de Brasil, Rússia, Índia e China – por representarem, em seu conjunto, parcela significativa do produto e da população mundial.
Em 2006, a coordenação diplomática entre os quatro países iniciou-se de maneira informal e regular, com reuniões anuais de Chanceleres à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU). Essa interação exitosa levou à decisão de que o diálogo deveria ser continuado no nível de Chefes de Estado e de Governo, por meio de Cúpulas anuais. A partir da I Cúpula, realizada em Ecaterimburgo, em 2009, o diálogo entre os Membros do BRICs – que se transformou em BRICS com o ingresso da África do Sul, em 2011 – foi ganhando profundidade e abrangência. Mais do que uma sigla que identificava países ascendentes na ordem econômica internacional, o BRICS tornou-se uma nova e promissora entidade político-diplomática, bastante distinta do conceito original formulado para o mercado financeiro.
Após a Cúpula de Ecaterimburgo, quatro Cúpulas anuais foram realizadas (Brasília, 2010; Sanya, 2011; Nova Delhi, 2012; e Durban, 2013). Os líderes dos países-membros do mecanismo têm se reunido ao menos uma vez por ano. Em Durban, no ano passado, encerrou-se o primeiro ciclo de cúpulas do foro, tendo cada país-membro sediado uma reunião de líderes. Nesse período, o BRICS evoluiu de modo incremental, em áreas de consenso entre seus membros, tendo sido possível reforçar seus dois pilares principais: (i) a coordenação em foros multilaterais, com ênfase na governança econômica e política; e (ii) a cooperação entre seus membros.
Com relação à primeira vertente de atuação, destacam-se os esforços com vistas à reforma das estruturas de governança mundial, sobretudo no plano econômico-financeiro – G20 Financeiro, Fundo Monetário Internacional, Banco Mundial –, mas também em instituições políticas, como as Nações Unidas.
No que diz respeito à cooperação intra-BRICS, que vem ganhando densidade cada vez maior, construiu-se uma agenda abrangente que encampa áreas como finanças, agricultura, economia e comércio, combate a crimes transnacionais, ciência e tecnologia, saúde, educação, instâncias empresariais e acadêmicas, segurança, entre outras.
Nesse contexto, destaca-se o setor financeiro, que é uma nova frente de cooperação. Encontram-se em estágio avançado as negociações para o estabelecimento do Novo Banco de Desenvolvimento, voltado ao financiamento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos BRICS e em outros países em desenvolvimento. Quando criada, a nova instituição financeira contará, inicialmente, com capital inicial subscrito de US$ 50 bilhões.
Do mesmo modo, deverá ser concluído em breve o acordo com vistas à conformação do Arranjo Contingente de Reservas (CRA), fundo com montante inicial de US$ 100 bilhões, ao qual os países do BRICS poderão recorrer em momentos de dificuldade de liquidez. Um dos objetivos do CRA é contribuir para a estabilidade financeira internacional, ao oferecer uma linha de defesa adicional aos países do BRICS.
Tendo em conta os avanços nas negociações sobre os acordos constitutivos do Banco e do CRA, são altas as expectativas de que tais iniciativas sejam concretizadas o quanto antes, o que transmitiria forte mensagem sobre a disposição dos países-membros do BRICS de aprofundar e consolidar sua parceria na área econômico-financeira.
A Cúpula de Fortaleza marcará a abertura de um novo ciclo do BRICS. O Brasil tenciona dar continuidade ao processo de que o mecanismo venha a auferir ganhos incrementais com base na cooperação já existente. A intenção de conferir na capital cearense ênfase particular às dimensões de inclusão social e de desenvolvimento sustentável dará visibilidade às políticas públicas implementadas por esses países e à contribuição do crescimento econômico do BRICS na redução da pobreza. Além de coadunar-se com as políticas sociais realizadas pelos membros do foro, o tema “crescimento inclusivo, soluções sustentáveis” realça a necessidade de enfrentar desafios nos campos social, econômico e ambiental e cria novas oportunidades para o BRICS em níveis diferentes, inclusive no tocante às negociações para a conformação de uma agenda de desenvolvimento pós-2015.
Para o Brasil, o BRICS reveste-se de especial relevo na medida em que reúne quatro parceiros estratégicos do País, com expressiva articulação regional e crescente participação na economia global. A partir da Cúpula de Fortaleza, o País assumirá a presidência de turno do mecanismo e liderará a implementação do Plano de Ação a ser aprovado na ocasião. Em razão do seu caráter informal, a função de secretariado do BRICS incumbe à presidência pro tempore do foro. O BRICS consolida-se de modo seguro e incremental, prosseguindo de modo gradual o processo de construção de suas instituições.

Brics e a imprensa

Acesso à internet no Centro de Mídia em Fortaleza
A organização da VI Cúpula do BRICS disponibilizará acesso à internet em rede sem fio para profissionais de imprensa, mediante uso de senha individual. O acesso dar-se-á pela rede sem fio “BRICS6 Press”. Após acessar a rede, é necessário abrir o navegador de qualquer dispositivo em que se esteja conectado e inserir o nome de usuário e as senhas individuais que estão coladas no verso da credencial de imprensa.
Horário de chegada para profissionais de imprensa
No dia 15 de julho, a entrada dos profissionais de imprensa no Centro de Eventos do Ceará no período da manhã dar-se-á impreterivelmente até 9h, exclusivamente por meios de transporte disponibilizados pela organização da VI Cúpula do BRICS. O acesso ao Centro de Eventos do Ceará não será possível entre 9 horas e 10:30 horas. Após a chegada das autoridades, será reaberto o acesso de jornalistas e retomado o serviço de transportes entre a UNIFOR e o Centro de Eventos do Ceará.
Estão disponíveis duas alternativas de transporte oficial para o local do evento:
i) Saída a partir da UNIFOR: Não será permitido o acesso de carros de reportagem ao Centro de Eventos do Ceará. Haverá estacionamento para esses veículos e para veículos particulares de profissionais credenciados para o evento na Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Os profissionais de imprensa poderão dirigir-se, por meios próprios, à UNIFOR, pela entrada da Avenida Dr. Valmir Ponte, de onde haverá transporte gratuito até o Centro de Eventos do Ceará, partindo da sala de credenciamento (Bloco R, Sala 8), próximo ao estacionamento principal da UNIFOR.
ii) Saída a partir da Avenida da Abolição: No dia 15 de julho, será excepcionalmente oferecido transporte para profissionais de imprensa portadores de credenciais para a Cúpula BRICS 2014, em número limitado, e em apenas um horário, partindo da Avenida da Abolição, na praça diante do Náutico Atlético Cearense, até o Centro de Eventos do Ceará. Os profissionais de imprensa interessados deverão comparecer ao ponto de encontro na praça diante do Náutico Atlético Cearense e embarcar em um dos quatro ônibus disponíveis. O comboio dos ônibus partirá às 7:30 horas, impreterivelmente.
Somente profissionais de imprensa devidamente credenciados e portadores da credencial BRICS 2014 poderão utilizar o transporte do evento.

Copa das Copas segue para Rússia

Danilo Macedo - Repórter da Agência Brasil Edição: Valéria Aguiar
banner Brasil 2014
O presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter, disse hoje (13), em cerimônia fechada no Estádio do Maracanã que marcou a transferência da sede do Brasil para a Rússia, com a presença dos presidentes Dilma Rousseff e Vladimir Putin, que a Copa do Mundo de 2014 foi um sucesso. Na ocasião, Blatter apresentou um certificado de transferência simbólica do evento para Putin e entregou bolas oficiais da partida autografadas aos dois chefes de Estado.
"A Copa do Mundo da Fifa no Brasil apresentou uma mensagem muito especial – uma mensagem de união, conectando as pessoas, uma mensagem de paz e antidiscriminação”, disse Blatter antes do jogo entre Argentina e Alemanha. “A Copa do Mundo em 2014 foi de muito sucesso e certamente veremos um legado neste país”.
Rio de Janeiro - RJ, 13/07/2014. Presidenta Dilma Rousseff durante entrega simbólica da Copa do Mundo do Brasil para a Rússia. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Presidenta Dilma Rousseff entrega simbólica da Copa do Mundo do Brasil para a RússiaRoberto Stuckert/Presidência da República
A presidenta Dilma desejou sorte ao povo russo na organização do torneio e disse que o Brasil se orgulha muito de ter recebido a Copa mais uma vez e que o mundo esteve conectado com o país por 30 dias, celebrando gols com emoção nas 12 cidades-sede.
“Estou certa de que todos os que vieram ao Brasil, como os turistas e as delegações, levarão de volta as lembranças da nossa hospitalidade e alegria, e nós, brasileiros, também teremos memórias inesquecíveis”. Desejo ao povo russo muito sucesso na organização da Copa do Mundo da Fifa 2018.”
O presidente russo agradeceu a oportunidade de seu país poder realizar a Copa de 2018, disse que o futebol ajuda a solucionar problemas sociais e elogiou a organização do torneio feito pelo Brasil.  “Faremos tudo o que pudermos para organizar o evento no mais alto nível”, completou Putin.

Alemanha tetracampeã

Ivan Richard - Repórter da Agência Brasil Edição: Carolina Pimentel
banner Brasil 2014

Vinte e quatro anos depois e novamente com vitória sobre a Argentina, a Alemanha vence a Copa do Mundo e torna-se tetracampeã, assim como a Itália e com um título a menos que a seleção brasileira. Organização, disciplina, técnica e carisma marcaram a campanha dos europeus, que nas semifinais golearam o Brasil por 7 a 1, no Estádio do Mineirão. Autor do gol que deu o título para a Alemanha, a oito minutos do fim da prorrogação, Mario Götze foi escolhido o melhor em campo. 
Os alemães terminam o Mundial invictos e com o melhor ataque da competição. Liderada por Lionel Messi, eleito quatro vezes melhor jogador do mundo, a seleção argentina segurou o ataque alemão até os sete minutos do segundo tempo da prorrogação.
O time de Joachim Löw receberá a Taça da Copa das mãos da presidenta Dilma Rousseff. O time levará para Berlim uma réplica banhada a ouro do troféu.  
Com o título da Alemanha, se repete a história de Brasil e Itália na conquista do tetracampeonato. Depois de se tornar tricampeão em 1970, o Brasil só voltou a vencer em 1994, 24 anos depois. Já a seleção italiana, conquistou o tri em 1982 e duas décadas e quatro anos voltou a erguer a taça. Assim como a agora tetracampeã Alemanha, cujo o último título havia sido em 1990.

Alemanha e Argentina jogam final da Copa do Mundo no Estádio Maracanã (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Alemanha vence a Argentina na prorrogação e conquista o tetracampeonatoMarcello Casal Jr/Agência Brasil

Final da Copa


Na Caixa Cultural


Dias 24, 25, 26 e 27 de julho, na Caixa Cultural de Fortaleza, o espetáculo de animação O Som das Cores, da Companhia Catibrum, que narra, de forma fantasiosa e imaginativa, as aventuras e desventuras de Lúcia, uma menina de 15 anos, que perde a visão subitamente e, pensando que seu cachorro havia fugido com seus olhos, sai à procura deles pelos subterrâneos das estações de metrô. Durante as apresentações, estarão disponíveis aparelhos de audiodescrição para compreensão do espetáculo por deficientes visuais.

Na Caixa

CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 17 a 20 de julho, "O Maior Menor Espetáculo da Terra". A peça, inédita no Nordeste, é da trupe carioca Centro Teatral e Etc e Tal, que faz uma releitura do 'circo de pulgas', um gênero de arte cênica do século XVIII. São números de trapézio, equilibrismo e magia, tudo em um picadeiro em miniatura, em que um elenco imaginário de pulgas se apresenta. Livre para todas as idades, o espetáculo, com duração de 50 minutos, terá apresentações de quinta a sábado (17, 18 e 19) às 20h e domingo (20) às 19 horas.

O 'circo de pulgas' teve início na Europa no século XVIII. À época, alguns artistas criaram apresentações circenses onde faziam a plateia acreditar que as pulgas haviam sido adestradas e realizavam os movimentos em uma pequena cama elástica ou em um trapézio. Esses números, na realidade, eram feitos por meio de técnicas criadas pelos artistas para dar a ilusão de que os equipamentos eram movimentados pelas pulgas.

Formada por Alvaro Assad, Marcio Moura e Melissa Teles-Lôbo, a companhia se apresenta em uma estrutura circense, com maquinaria em miniatura, no palco. Os artistas apresentam truques de mágica e engenhocas para proporcionar à plateia a experiência de enxergar o que não se pode ver e imaginar o que não está ali. O cenário é de Domingos Montagner.

O texto é uma mescla de dramaturgia de clássicos do circo tradicional com uma pesquisa científica do universo das pulgas. No enredo, os atores conduzem no fantástico picadeiro circense “artistas” de diversos continentes, com a brasilidade de personagens dos "panos de roda" que mambembam pelo país. Da China, Pun Ching Oo, a pulga funâmbula; da Argentina, PulGardel, a pulga bala; da Oceania, as lindas pulgas gêmeas trapezistas, Pulg Lee e Pilg Luu. E mais, uma inimaginável pulga indomável da floresta do Zimbábue, a PONGA! Todas elas apresentadas por um trio de cômicos Mestres de Cerimônias, conduzindo o público um extraordinário mundo mambembe em miniatura. Tudo elaborado para atiçar a imaginação dos espectadores.

OFICINA

No dia 17 de julho, quinta-feira, das 15h às 18h, o ator Marcio Moura ministra a oficina 'Histórias e seus Caminhos' para professores e arte educadores, onde trabalhará técnicas de contador de histórias com especificidades para a sala de aula e professores. Serão abordados pontos como: A construção de um roteiro e escolha de temas; opções diante de uma história; objetos a utilizar; e o corpo como ponte de comunicação. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mailoficina@etcetal.art.br. Basta enviar os seguintes dados: nome completo, RG, data de nascimento e instituição onde leciona ou desenvolve trabalho de arte-educação. A confirmação da inscrição é enviada por e-mail pela produção.

O GRUPO

Centro Teatral e Etc e Tal é uma das únicas companhias brasileiras com representatividade internacional, que tem na mímica e na comicidade suas características latentes. Sempre com núcleo fixo e os mesmos colaboradores na ficha técnica, nestes muitos anos de formação, o Etc e Tal vem imprimindo uma linguagem própria e aprofundada sobre a mímica e a comicidade, sem perder o que mais se preza no fazer teatral: a relação empática com o público. É um dos poucos grupos brasileiros de trabalhos continuados que investe nas inúmeras possibilidades da mímica e tem conseguido aliar pesquisa artística e autogestão no cenário teatral nacional.

Por utilizar uma técnica pouco difundida e de alto rigor estilístico, o Etc e Tal tem conquistado o respeito e a admiração de público e crítica por todo o país como um núcleo artístico que alia virtuosismo técnico, presença cênica e um humor próprio no seu fazer teatral.

Além das atividades desenvolvidas pelos espetáculos de repertório que aliam teatro e mímica, o Etc e Tal resolveu resgatar uma centenária arte teatral que por muitos séculos permeou praças e ruas, quando os domadores/parlapatões apresentavam truques com seres quase invisíveis, para uma plateia que conhecia bem os efeitos das pequenas pulgas na higiene cotidiana. Revalorizar esta encantadora arte, colocando elementos do circo brasileiro foi uma grande contribuição do grupo para a ampliação do conhecimento sobre esta singular arte teatral nas plateias contemporâneas.

FICHA TÉCNICA

Criação e  Produção: Centro Teatral e Etc e Tal. Atuação: Alvaro Assad, Marcio Moura e Melissa Teles-Lôbo. Texto e Direção: Alvaro Assad e Melissa Teles-Lôbo. Cenário e Assessoria Circense: Domingos Montagner (Cia LaMínima). Figurino: Fernanda Sabino (Artesanal Companhia de Teatro). Iluminação: Aurélio Oliosi. Música Original: Marcelo Pellegrini. Operação de Luz e som: Fernanda Sabino. Montagem Cênica: Levi Leonardo. Produção Executiva: Lu Altman. Produção Local em Fortaleza: Daniele Rodrigues. Fotografias: Ricardo Gabriel. Site: www.etcetal.art.br.

SERVIÇO:

“O Maior Menor Espetáculo da Terra”
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 17 a 20 de julho, quinta a sábado às 20h e domingo às 19h
Duração do espetáculo: 50min
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Vendas a partir das 10h do dia de 16/07
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais

Oficina "Histórias e seus Caminhos"
Data: 17 de julho
Hora: Início às 15h (carga horária: 3 horas)
Público alvo: professores e arte educadores
Inscrições gratuitas pelo e-mail: oficina@etcetal.art.br
Informações: (85) 3453-2770


SUGESTÕES DE ENTREVISTAS:
Melissa Teles-Lôbo - autora/diretora/atriz
Alvaro Assad - autor/diretor/ator


Dificuldades


Para os colegas que cobriram jogos da Copa em Fortaleza: aqui no RJ o Centro de imprensa é duas vezes maior que o de Fortaleza e eu não encontro uma bancada para ligar o Notebook. Muuuitos jornalistas para cobrir a final da Copa.

Net 4K na Devassa

A final da Copa do Mundo 2014 hoje entre Alemanha x Argentina promete ser um dos momentos mais emocionantes da história do futebol mundial. E para quem assiste ao jogo com qualidade 4K a adrenalina é ainda maior. É essa experiência que a NET, em parceria com o SporTV, vai proporcionar a jornalistas e convidados em Fortaleza, durante evento a partir das duas da tarde, na Cervejaria Devassa Fortaleza da Júlio Abreu.
Sempre saindo à frente quando se fala de tecnologia, a NET já transmitiu outros dois jogos do mundial em 4k, todos realizados no Maracanã. A transmissão é feita nacionalmente, de forma experimental, por meio do canal 704 da NET, disponível apenas para clientes com equipamentos NET Ultra HD e aparelhos de TV compatíveis com 4k.
O diretor regional de operações, Marco Faria, destaca a importância do momento pioneiro para a história das transmissões televisivas, ressaltando o compromisso com a inovação. “É a NET mais uma vez saindo na frente, depois do NOW, das velocidades de banda larga até 120 Mega e do Combo Multi, estamos mostrando aos fortalezenses a mais moderna tecnologia em transmissão de TV por assinatura”, afirma Faria.
TECNOLOGIA 4K x HD - A tecnologia 4K oferece resoluções denominadas de ultra-alta-definição (UHD), com imagens cerca de quatro vezes mais nítidas que o HD. São 3840 x 2160 pixels, enquanto as imagens em alta definição oferecem 1920 x 1080 pixels (Full HD).
A imagem em HD tem mais de 2 milhões de pixels enquanto a imagem em 4K conta com aproximadamente 8,3 milhões de pixels. Isso influencia diretamente na qualidade da imagem. A maior quantidade de pixels revela detalhes que antes eram imperceptíveis. No entanto, não é só a alta resolução que melhora consideravelmente a qualidade da imagem. As taxas de contraste também contribuem para o aperfeiçoamento da nitidez.
Entretanto, os recursos de rede e a banda necessária para transmitir também se multiplicam. Algo só viável graças também ao novo padrão de codificação digital (HEVC) que melhora a compressão do sinal.
SOBRE A NET - A NET Serviços é a maior empresa de serviços de telecomunicações e entretenimento via cabo da América Latina e uma das dez maiores operadoras de cabo do mundo. Presente em mais de 160 cidades, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Vitória, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Manaus, Brasília, Goiânia, Maceió e João Pessoa, oferece pacotes de serviços que reúnem TV por assinatura, Internet banda larga, telefonia fixa e celular de forma verdadeiramente convergente.
A NET é líder em TV por assinatura e banda larga no Brasil, com mais de 8 milhões de domicílios conectados. Também lidera o crescimento da telefonia fixa, sendo a empresa que mais recebe números portados de outras operadoras. Para outras informações sobre a NET, acesse www.net.com.br
SERVIÇO
Data: 13/07/2014
Hora: 14 horas
Local: Cervejaria Devassa Fortaleza (Avenida Júlio Abreu, 175, loja 4)

Dilma escreve para Seleção

"Queridos jogadores e querida Comissão Técnica,
Vocês – e o futebol brasileiro – são maiores do que quaisquer resultados passageiros.
O que permanecerá mais forte no coração do nosso povo serão os momentos de alegria que vocês nos proporcionaram nesta Copa e que, seguramente, irão nos garantir em Copas futuras.
Principalmente porque todos nós, sem exceção, saberemos aproveitar as lições de agora para melhorar ainda mais o nosso futebol, dentro e fora dos estádios.
É assim que vamos ampliar a história de sucesso da nossa seleção.
Nós, brasileiros, não levamos a Taça, mas fizemos a Copa das Copas.
Sem vocês, isso jamais seria possível.
Recebam nosso carinho e nosso sincero agradecimento,
Dilma Rousseff".

Secopa Fortaleza


A secretária da Copa em Fortaleza, Patrícia Macêdo, comanda hoje a última Fifa Fan Fest Fortaleza, no Aterro da Praia de Iracema. Amanhã ela presta contas ao prefeito Roberto Cláudio. Patrícia deve sair do Governo Municipal e voltara morar em São Paulo

Gols da Copa 2014

Copa 2014

 Retweetado por 
It's the morning of the 20th FIFA Final. On the 32nd day of the competition, this is the story so far.

Eliane Novais agora

O Globo


O Povo


Folha de S. Paulo


Estadão de hoje


Mídias eleitorais

As redes sociais vem assumindo cada vez mais um papel importante como catalisador de opiniões, informações e manifestações públicas, trazendo cada vez mais as discussões políticas para dentro do mundo digital. De março até as vésperas do início oficial das eleições no último domingo, os candidatos à presidência foram o tema direto de mais de 1.1 milhão de menções (posts do facebook, google+, twitter e instagram), dos usuários das redes.
Os dados são do Voto Conectado, iniciativa do Scup, ferramenta líder em monitoramento de redes sociais, que traz os principais dados sobre a presença digital dos presidenciáveis na semana que precedeu o anuncio oficial.
Em estudo acadêmico conduzido por Ricardo Azarite com base no Voto Conectado, foram analisadas, no período de 29 de junho à 05 de julho, 6,7% das menções coletadas no Facebook, Twitter, Google+ e Instagram sobre os 11 candidatos. Os dados analisados traçam o perfil das eleições de 2014 no mundo digital.

Dastaques da pré-campanha
Essa é a eleição do Facebook. 7 em 10 menções feitas sobre os candidatos foram no Facebook. Logo após está o Twitter com 27% das menções. O Google+ e o Instagram, com pouco mais de 1% e 0,3% de menções respectivamente, não são ambientes politizados.
Teor das discussões. 1 em 4 menções foram motivadas pela discussão sobre a ideologia e os valores dos candidatos. O dia a dia da campanha (20%), compartilhamento de posts oficiais (7%), histórico político dos candidatos (7%), pesquisa eleitoral (6%), resultados do governo (5%), denúncia (5%) e propostas (5%) foram os outros assuntos mais comentados durante o período.
O papel da imprensa. O valor informativo das redes sociais para política é grande: 41% de todas as menções analisadas são compartilhamentos de notícias sobre o tema.
Há mais ódio do que amor sobre política. As mídias sociais tem se mostrado um ambiente crítico aos candidatos: 37% das menções totais são negativas, enquanto que somente 22% são positivas;
Porcentagem de menções. De todas as menções públicas sobre os candidatos no período, sem análise de juízo de valor pelo estudo, Dilma Rousseff (45%) e Aécio Neves (34%) foram os candidatos mais comentados, seguidos de Eduardo Campos (13%) e Luciana Genro (4%). Os candidatos do PV, PTRB, PSTU, PCO, PSDC, PDC e PCB totalizaram juntos 4%.


Sobre o autor do estudoRicardo Azarite, jornalista formado na ECA-USP, é especialista em mídias sociais, sua área de atuação desde 2009. É co-autor do livro “Monitoramento e Métricas de Mídias Sociais: do estagiário ao CEO”, escrito com Ricardo Monteiro, sócio do Scup. Faz MBA em Marketing Político na ECA- USP
Sobre O Voto ConectadoO Voto conectado é uma portal criado pelo Scup.  Num painel constantemente atualizado, ele traz  dados públicos coletados nas redes sociais sobre os candidatos à presidência e ao governo de 12 estados brasieliros, mais o Distrito Federal. Com as principais menções ao candidato no Twitter, Facebook e Google+, ele traz também a concentração geográfica e segmentação de gênero dos usuários que falam dele, galeria de fotos relacionadas do Instagram e outras informações sobre o político nas mídias sociais. Além do monitoramento, o site também apresenta uma série de conteúdos educativos sobre eleições e redes sociais, como cases, dicas e depoimentos sobre o tema trazidos por políticos, consultores e profissionais renomados do mercado. Para saber mais sobre a metodologia do projeto, veja aqui.
Sobre o ScupO Scup é a ferramenta líder em monitoramento, gestão e análise de mídias sociais. Lançado em 2009, o Scup está presente em três continentes e atende uma em cada quatro das 100 maiores e melhores empresas da revista Exame.Com mais de 900 clientes e 35.000 usuários cadastrados, possui clientes como Grupo LATAM Airlines, Magazine Luiza, Itaú, Peugeot Citroën, Whirlpool, Philips, Netshoes, Dafiti, AES Eletropaulo, Leo Burnett, W3haus e Havas Digital Worldwide.
Para saber mais, acesse www.scup.com e acompanhe as nossas redes sociais: Facebook e Twitter.

Treze de Julho


  • Final da Copa 2014 entre Argentina x Alemanha, no Maracanã.
  • Fifa Fan Fest Fortaleza a partir das onze da manhã, no Aterro da Praia de Iracema.
  • Transmissão 4K da Net, na Cervejaria Devassa da Avenida Júlio Abreu.
  • Campanha de Eunício Oliveira para governador e Tasso Jereissati para senador, no Crato e Juazeiro do Norte.
  • Fortaleza nublada.
  • Ceará quente.
  • Dia Mundial do Rock.
  • Dia do Engenheiro Sanitarista.
  • Dia de Santo Henrique.
  • Em 1901 Santos Dumont contorna a Torre Eifell com um dirigível.
  • Bancos fecham em 1931 na Alemanha.
  • Em 1946 nasce João Bosco.
  • Em 1949 papa Pio XII anuncia excomunhão de comunistas.
  • Cuba recebe em 1997 restos mortais de Che Guevara.


Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...