sexta-feira, abril 16

Pedro Matos comemora instalação da CPI da Covid-19 em todas esferas

O vereador Pedro Matos (Pros-Fortaleza) comemora, nesta semana, a instalação da investigação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 no âmbito Federal, Estadual e Municipal. Para o parlamentar, que anteriormente tinha cobrado essa medida, uma CPI para a verificação de tudo que foi realizado em relação à pandemia é extremamente importante.

Com autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-Amapá), o ato de criação da CPI da Pandemia foi lido pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-Minas Gerais). Logo, fica autorizada a formação do colegiado, destinado a apurar as ações e eventuais omissões do governo federal durante o enfrentamento ao coronavírus. Ainda durante a leitura, Pacheco informou que, além da proposta de Randolfe Rodrigues, a CPI também irá apurar eventuais irregularidades em estados e municípios que aplicaram recursos no combate à Covid-19, conforme proposta do senador Eduardo Girão (Podemos-Ceará).

- Nada mais justo termos uma CPI da Covid que investigue os recursos de todas as esferas: federal, estadual e municipal. Precisamos investigar desde a origem até sua destinação final, avaliando sua aplicação. Os senadores conseguiram as assinaturas, e isso é uma vitória contra a corrupção”, reforçou o vereador do Pros.

Comissão Parlamentar de Inquérito - As Comissões, criadas mediante requerimento de um terço dos membros do Senado - ou ao menos 27 dos 81 membros - têm o objetivo de investigar possíveis malfeitos, cometidos por agentes públicos e políticos, que seja muito importante para a vida pública e para a ordem constitucional, legal, econômica ou social do País.

Ao todo, 18 senadores farão parte da CPI da Covid, sendo 11 titulares e sete suplentes. No entanto, o presidente, o relator e os demais integrantes ainda não estão definidos. Quanto à duração, depende da estipulação feita pelo autor da requisição. Para a CPI da Covid, o prazo inicial é de 90 dias, conforme requerimento do senador Randolfe Rodrigues, de 15 de janeiro último.

Reforma da Previdência - Em sessão realizada virtualmente os vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) aprovaram, por 30 votos a 11, o texto-base da Reforma da Previdência Municipal. Para Pedro Matos, que votou contra, ainda há muitas críticas a se fazer.

Para o líder do Pros na Câmara Municipal, é preciso desenvolver um canal de diálogo e de alinhamento entre as partes envolvidas. 

- O Plano Fortaleza 2040 precisa colocar em seu planejamento um melhor tratamento para com o servidor público”, destacou o parlamentar durante a sessão.

Plano Fortaleza 2040 - Planejamento com estratégias a serem implementadas em curto, médio e longo prazo (tendo como horizonte o ano 2040), contemplando: Plano Mestre Urbanístico; Plano de Mobilidade; e Plano de Desenvolvimento Econômico e Social.


Pedro França solicita reabertura das Barracas de Praia de Fortaleza

Recém empossado na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), o vereador Pedro França (Cidadania) já vem colocando em prática uma das suas principais bandeiras: o incentivo ao comércio e empreendedorismo em Fortaleza.

Após reunião com o secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, o vereador protocolou um ofício solicitando ao Comitê Estadual de Combate a covid-19 a reabertura das Barracas de Praia da Capital para funcionarem como restaurantes.

- Nada mais justo que as Barracas também possam funcionar com o serviço de Restaurante, seguindo todas as regras de isolamento social, assim como os demais restaurantes estão funcionando devido ao atual decreto. Estou muito confiante que terei uma resposta positiva por meio do ofício”, ressalta o vereador Pedro França (foto).



No Alô Fortaleza desta sexta

No Alô Fortaleza desta sexta-feira (16 de abril) na Rádio Assunção Cearense AM 620:



Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...