sábado, dezembro 11

Há seis anos morria Agostinho Gósson

Confira o Arquivo Nirez para 11 de dezembro na História de Fortaleza:

  • 1868 - Acontece a Batalha do Avaí, no conflito contra o Paraguai, que embora com a vitória brasileira, deixa um saldo negativo de 297 brasileiros mortos, entre eles o bravo João Sorongo, encontrado morto, sem os braços, com a bandeira nacional nos dentes.
  • 1904 - Morre, em Fortaleza, o padre Leandro Teixeira Pequeno. Ordenou-se no Seminário Episcopal do Ceará, atual Seminário da Prainha,  em 30 de novembro de 1878. Foi vigário de Mombaça no período de 1884 a 1888. Nascera em Icó,  em dois de fevereiro de 1855.
  • 1913 - Inaugura-se a linha de bondes de tração elétrica da linha do Alagadiço, que saindo da Praça do Ferreira pela Rua Major Facundo dobrava à direita na Rua Clarindo de Queirós indo até a Praça Paula Pessoa (São Sebastião), Avenida Bezerra de Menezes e voltando pelo mesmo caminho até chegar a Rua Clarindo de Queirós, onde segue até a Praça do Carmo, dobrando na Avenida Duque de Caxias e entrando pela Rua Floriano Peixoto para voltar à Praça do Ferreira.
  • 1916 - Fundado em Fortaleza o Tiro Brasileiro General Tibúrcio.
  • 1919 - O 46º Batalhão de Caçadores passa a denominar-se 23º Batalhão de Caçadores - 23 BC, pelo Decreto 13.916. Seu 1º comandante foi o coronel Felipe Antônio da Fonseca Galvão.
  • 1920 - Assume o comando do Regimento Militar do Estado o coronel do Exército, Gustavo Frederico Bentermuller.
  • 1924 - O Capitão dos Portos do Ceará, capitão de corveta Edgar Antônio Lynch, passa o comando ao interino, capitão-tenente César Augusto Machado da Fonseca, que assume pela segunda vez o cargo.
  • 1926 - Instituído, pelo jornal Correio do Ceará, o concurso da Rainha dos Estudantes.
  • 1931 - Joaquim da Silveira Marinho divulga, pela imprensa, que adquiriu os direitos de propriedade do Almanaque do Ceará, a Sófocles Torres Câmara (Sófocles Câmara).
  • 1933 - O Decreto 1163 cria uma escola para menores abandonados e delinquentes, subordinada à Chefatura de Polícia do Estado, com internato e ensino agrícola, no Santo Antônio de Pitaguari. Depois ficou conhecida por Santo Antônio do Buraco. Seria depois a Escola de Menores Carneiro de Mendonça.
  • 1936 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 50 anos de idade, o advogado cearense Oscar Peixoto de Alencar, que ali se encontrava para tratamento de saúde.
  • 1941 - Fundado o Sindicato de Alfaiataria e Confecções de Roupas para Homens de Fortaleza, cujo primeiro presidente foi Manuel Bezerra Lima.
  • 1942 - Por decreto do presidente da república, Getúlio Dorneles Vargas (Getúlio Vargas), vem de ser designado para o comando da 3º Brigada de Infantaria, o coronel João Felipe Bandeira de Melo, que comandava o 24º Batalhão de Caçadores, sediado em São Luiz do Maranhão. Durante a sua ausência, pois ainda permanecerá no Maranhão, responderá pelo expediente da Brigada de Infantaria o capitão Hermes Vieira Chaves.
  • 1945 - Estreia, às 20h30, o pianista Alexandre Orlowsky, no Teatro José de Alencar, sob o patrocínio da Sociedade de Cultura Artística.
  • 1948 - Fundado em Fortaleza o Clube de Engenharia do Ceará.
  • 1955 - Funda-se o Esperanto Klubo Demócrito Rocha, do Ginásio Presidente Vargas, em Messejana.
  • 1955 - O vice-governador Flávio Portela Marcílio inaugura, na Praça da Escola Preparatória de Fortaleza (hoje, Colégio Militar de Fortaleza), o Estádio General Eudoro Corrêa, uma homenagem ao militar que durante muitos anos comandou o Colégio Militar do Ceará. A convite do coronel José Ventura, comandante da Escola Preparatória, o general Eudoro Corrêa cortou a fita simbólica do estádio que recebeu seu nome.
  • 1958 - Morre, em Fortaleza, a empresária italiana Maria Pierina Rossi Hinko (Pierina Hinko), que foi casada com o comerciante Plácido Barbosa de Carvalho (Plácido de Carvalho) e, viúva, consorciou-se com o arquiteto húngaro Emílio Hinko. Nascera em Milão, Itália, a 11/01/1889.
  • 1967 - O Diário Oficial do Município 3.818 publica a Lei 3.488 do dia 5, concedendo o Título de Cidadão de Fortaleza ao ministro José Cláudio de Oliveira, cearense de Pacajus.
  • 1972 - Com projeto assinado pelo arquiteto Wesson Monteiro Nóbrega têm início as obras de reconstrução da Praça Clóvis Beviláqua.
  • 1972 - O prefeito de Fortaleza, Vicente Cavalcante Fialho (Vicente Fialho), sanciona a Lei 4.121, dando o nome de Praça Diplomata Ednildo Gomes Soárez a um espaço localizado, na Aldeota, entre a Rua Silva Paulet, Rua Tenente. Benévolo, Rua Pereira Filgueira e Rua José Vilar. No local existe o tradicional Campo do América. O professor Edílson Brasil Soárez, que agradeceu em nome da família.
  • 1973 - Inaugura-se, na Avenida Aguanambi nº1439, entre a Avenida Soriano Albuquerque, a Rua Lauro Maia e a Rua João Lopes Filho o supermercado Mercantil São José, 11, pertencente ao Grupo Eudes Ximenes, com as presenças do governador César Cals de Oliveira Filho e do prefeito Vicente Fialho. Hoje o prédio é ocupado por um dos supermercados Extra, depois de ter abrigado um do grupo Pão de Açúcar.
  • 1975 - Cai um avião do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, na Aerolândia, com a tripulação e engenheiro a bordo. Nenhuma vítima.
  • 1975 - Lei publicada no Diário Oficial do Município 5.808, de 16 de dezembro de 1975, denomina o quarteirão entre a Rua Miguel Gonçalves, Rua Álvaro Fernandes, Rua João Firmino e Rua Senador Sá, nas Damas, como Praça Virgílio Nogueira Paes. Curiosamente hoje existe no local um bloco de apartamentos.
  • 1976 - Inaugurada, às 20 horas, a nova sede do Clube de Engenharia do Ceará, na Praia do Futuro.
  • 1977 - Presta depoimento ao Museu Cearense da Comunicação (hoje Arquivo Nirez), o compositor cearense de fama mundial Humberto Cavalcanti Teixeira (Humberto Teixeira), criador, com Luís Gonzaga do Nascimento, do baião urbanizado.
  • 1984 - Entrega, pelo governador Luís Gonzaga da Fonseca Mota “Totó” (Gonzaga Mota), da Medalha da Abolição a quatro personalidades: Dom Hélder Câmara, general Afonso Augusto de Albuquerque Lima (Afonso Albuquerque Lima) (falecido), o fazendário Audísio Mosca de Carvalho e o professor Luís Cavalcanti Sucupira (Luís Sucupira).
  • 1984 - No Centro de Convenções é aberta a I Exacta, Exposição Anual da Construção, Tecnologia e Arquitetura.
  • 1984 - Morre o compositor e cantor cearense, de projeção nacional, Hermenegildo Evangelista de Paula (Catulo de Paula), cearense de São Benedito nascido a 13 de agosto de 1923.
  • 1990 - Morre em Fortaleza, aos 75 anos de idade, o intelectual Antônio Girão Barroso, jornalista, poeta, escritor e político, um dos fundadores do movimento CLÃ. Era cearense de Brejo Seco, atual Araripe, onde nascera a seis de junho de 1914. Era filho de Antônio Teodorico da Costa Barroso.
  • 1996 - Fundado, na Casa de Juvenal Galeno, o Movimento de Proteção ao Silêncio Urbano - Psiu, com sua diretoria formada pelo jornalista Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez), presidente; arquiteto Delberg Ponce de Leon, vice-presidente; advogado José Estélio de Lima Melo, secretário; e professor Moacir Marinho, tesoureiro.
  • 1996 - Morre, aos 68 anos de idade, o médico Francisco Carvalho Nunes, um dos fundadores do Pronto Médico. Nascera em Fortaleza no dia três de dezembro de 1931.
  • 2000 - Incêndio destrói, na madrugada, uma das 18 enfermarias da Maternidade Escola Assis Chateaubriand, já interditada para obras. Por ficar ao lado de berçários, provocou corre-corre e os recém nascidos foram levados por suas mães que ficaram no pátio enquanto várias pacientes foram transferidas para outras unidades, pois estavam em trabalho de parto.
  • 2000 - A Socicam e o Governo do Estado inauguram à noite, na Rua Hipólito Pamplona, 45, o Terminal Rodoviário de Antônio Bezerra, que substitui a chamada Rodoviária dos Pobres.
  • 2000 - Começa a transferência do maquinário e mobiliário da extinta Imprensa Oficial do Ceará - IOCE, do prédio da Água Fria, para a sede da Imprensa Oficial Cooperativa e Gráfica Ltda., na Vila de Ligação 3, no Distrito Industrial 3, na Pajuçara.
  • 2000 - Inaugurado à noite o Hospital Dia Peter Pan, localizado por trás do Hospital Infantil Albert Sabin, onde já vinha funcionando, destinado ao tratamento de crianças portadoras de câncer, construído com o trabalho voluntário da Associação Peter Pan. Sua diretora é a médica Olga Freire Maia.
  • 2001 - A Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF muda-se do Palácio João Brígido, antigo Palácio do Bispo, na Rua São José s/nº, onde ficava o gabinete do prefeito, para prédio na Avenida Luciano Carneiro nº 2235, onde funcionou a empresa Mudanças Confiança, no bairro Vila União.
  • 2002 - Três médicos do Hospital Universitário Walter Cantídio e da Maternidade Escola Assis Chateaubriand recebem no auditório da MEAC, a Medalha Boticário Ferreira, por indicação dos vereadores José Maria Couto e Jaziel Pereira, da Câmara Municipal de Fortaleza, Eugênio Lincoln Maia, diretor geral do Hospital Walter Cantídio (das Clínicas); Francisco Manuelito Lima de Almeida, diretor geral da Maternidade-Escola e George Magalhães de Oliveira, chefe do serviço de medicina interna do HUWC.
  • 2008 - Morre, em Fortaleza, o músico e compositor Manoel Ferreira Lima. Ingressara na Polícia Militar do Ceará em 1962. Foi regente da Banda de Música da PMC na década de 1980. Passou para a reserva em 1985 e prestou serviço na Secretaria de Cultura do Estado. É sepultado no Cemitério Parque da Paz. Nascera em Iguatu,, a nove de janeiro de 1932.
  • 2015 - Morre, à noite, aos 63 anos, o jornalista, professor, radialista, e ouvidor da Universidade Federal do Ceará - UFC, Agostinho Gósson, que lutava há alguns anos contra um câncer no fígado. O velório ocorre no dia seguinte seguido do sepultamento no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio. Agostinho nascera em São Paulo, SP, mudando-se para Fortaleza em 1978. Foi presidente da Associação Cearense de Imprensa-ACI, da Rádio Universitária FM, do Sindicato dos Jornalistas do Ceará-Sindjorce, da Federação Nacional do Jornalistas-Fenaj e atuou nos principais órgão de comunicação de Fortaleza. Agostinho recebera o Título de Cidadão Cearense pela Assembleia Legislativa do Ceará. Nascera em São Paulo, SP, em 28 de junho de 1953.


Michel Lins é reconduzido a presidência do Cidadania-Fortaleza


O diretório do Cidadania de Fortaleza realizou neste sábado (11), no Clube Tiradentes (Rodolfo Teófilo), o seu Congresso Municipal, que reconduziu o vereador Michel Lins à presidência do partido na capital.
O evento contou com a presença do presidente estadual da sigla, Alexandre Pereira, que afirmou que "reconduzir Michel Lins para a presidência é questão de mérito e competência por todo trabalho que tem consagrado o Cidadania por duas eleições em Fortaleza como a segunda maior bancada da Câmara".
Também estiveram presente o deputado estadual, Júlio César, líder do Governo na Assembleia Legislativa, e os vereadores Professor Enilson e Kátia Rodrigues, que foram eleitos vice-presidentes do diretório, e os recém empossados vereadores Marcos Paulo e Danilo Ribeiro, que também passam a compor a direção do partido na capital, além de outras lideranças políticas, filiados e simpatizantes do partido.
Michel Lins ressaltou que essa recondução aumenta a sua responsabilidade de fazer com que o partido continue se destacando no cenário político como uma das principais forças não somente de Fortaleza, mas de todo o Estado.
O Cidadania de Fortaleza tem se consolidado como uma das principais forças políticas da capital, sendo em 2020 o quarto mais votado e atualmente a segunda maior bancada da Câmara e também da base do prefeito Sarto.
- O foco agora são as eleições de 2022 e temos a missão de tentarmos eleger do primeiro federal do partido na capital, além de aumentar para 2 a 3 deputados estaduais na Assembleia. Por isso, tem sido importantíssimo valorizar e fortalecer os nossos suplentes em Fortaleza", garantiu Michel.
Neste ano, três suplentes, o advogado Pedro França e os conselheiros tutelares Marcos Paulo e Danilo Ribeiro, tiveram a oportunidade de assumirem como vereadores, e em 2022 será a vez da Nega assumir no lugar da vereadora Kátia Rodrigues. Apenas o PDT, maior bancada a Câmara, com 10 vereadores, fez o mesmo e abriu espaço também para três suplentes assumirem.

Neste sábado na Agência Radioweb

Destaques deste sábado, 11 de dezembro de 2021

CPI DA COVID
Senadores vão entregar relatório ao Tribunal Penal Internacional
A VOZ DA HISTÓRIA
Massacre de El Mozote faz 40 anos sem punição dos culpados
#UseMáscara
Brasil comunica 234 mortes e menor média de casos em 20 meses
ESPORTE
Conmebol anuncia datas da Recopa Sul-Americana
CORONAVÍRUS
Governo adia vigência de portaria com regras para entrada no País
CASO KISS
Réus são condenados e penas se aproximam dos 80 anos de prisão
COPA DO BRASIL
Atlético-MG e Athletico-PR se preparam para primeira decisão
ESPORTE
Presidente do Grêmio garante mudanças para temporada 2022
CORONAVÍRUS
Vacinação contra a covid completa um ano e mantém acesso desigual
ECONOMIA
Inflação chega a 10,74% e destrói poder de compra dos mais pobres
POLÍTICA
Senado flexibiliza regra do teto de gastos para Estados



Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...