quarta-feira, novembro 2

Anoreg-CE investe em capacitação


A diretoria da Associação dos Notários e Registradores do Ceará (Anoreg-CE), presidida por Cláudio Pinho, tem investido na capacitação e atualização do conhecimento dos seus associados na capital e no interior. 
Para o processo seletivo de Mestrado e Doutorado em Direito oferecido pelo Centro de Estudos Avançados do Nordeste, cujas inscrições para membros e dependentes da associação, ainda há descontos e outros benefícios fruto de um convênio firmado recentemente entre a Anoreg-CE e a CEANOR. 
Os interessados devem acessar o site www.ceanor.com.br, entrar em contato no número (85) 98108-2229 / WhatsApp ou enviar e-mail para secretaria@ceanor.com.br.
No Mestrado e no Doutorado, as áreas de concentração estão voltadas para as reflexões sobre empreendimentos econômicos, desenvolvimento e mudança social. Os cursos estão organizados de forma coerente e consistente, articulando a área de concentração, as duas linhas de pesquisa, disciplinas com as respectivas ementas e bibliografias atualizadas, mantendo a organicidade remarcada claramente pelos projetos de pesquisa desenvolvidos pela capacidade docente instalada no curso.
As linhas de pesquisa 1 e 2 estão articuladas entre si e vinculadas coerentemente com a área de concentração, com a oferta de disciplinas direcionadas aos eixos temáticos de cada uma delas, de forma proporcional e dirigida e são ministradas pelos docentes permanentes do Programa.
Sobre o CEANOR-O Centro de Estudos Avançados do Nordeste (CEANOR) integra grandes conteúdos programáticos para a comunidade acadêmica e de negócios. Apresenta currículos de renomados especialistas, mestres e doutores distribuídos nas grades de Pós-Graduação lato e stricto sensu, como, também, nas capacitações dos programas do business school.
Iniciando suas operações na era dos softwares, tem seu olhar para acessibilidade digital, com seus módulos on-line, sem perder o clima dos métodos de ensino presenciais e semipresenciais, para turmas espalhadas nos diversos lugares do Nordeste Brasileiro.
Fonte: CEANOR

Cartórios registram Igualdade de Gênero


Na contramão dos dados gerais que colocam o Brasil na 78ª posição no Ranking que mede a igualdade de gênero em 144 países, estão os cartórios brasileiros. Lotados em um dos 13.440 cartórios distribuídos pelos 5.570 municípios, os titulares homens somam 6.613 e as titulares mulheres 6.386,. Desde a Constituição de 1988, a função de notário (a), também conhecida como tabelião (ã), só pode ser exercida por meio de um concurso público. No Ceará, a última seleção aconteceu no ano de 2018.
De acordo com a tabeliã de Granja e diretora de Comunicação da Associação dos Notários e Registradores do Ceará (Anoreg-CE), aprovada no último concurso, Priscila Aragão:
- As mulheres têm conquistado cada vez mais espaços no Mercado de Trabalho e no nosso caso específico, mesmo com provas difíceis e várias etapas de avaliação, a dedicação aos estudos tem feito a diferença”. O concurso público, ao seu ver, ainda é uma garantia de segurança na vida profissional das pessoas.
No caso da Anoreg-CE, desde a vice-presidência, passando pelas diretorias de Comunicação e Marketing; Assuntos Jurídicos; Representatividades Sociais, Eventos e Desportos; Tabelionato de Notas da Capital e Região Metropolitana de Fortaleza; Tabelionato de Protesto de Títulos do Interior; Registro de Títulos e Documentos e do Registro Civil de Pessoa Jurídica da Capital e Região Metropolitana de Fortaleza; Conselho Fiscal e 2ª Tesoureira, nove mulheres se destacam na diretoria da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Ceará. E cada uma das notárias vem desempenhando um papel importante nas atividades diárias.
No tocante aos serviços oferecidos pelo cartórios, cuja atividade surgiu por volta de 1850, à época do registro de vigário e das atas notariais, a agilidade e a transparência rendeu o reconhecimento da população como a instituição mais confiável. O levantamento consta no último relatório da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), 3ª Edição – 2021. Os cartórios de Notas e de Registro no país são, também, responsáveis pela geração de 125.764 empregos diretos e indretos. Serviço este, presente em toda a vida do cidadão e que vem contribuindo, ainda, para desafogar o judiciário brasileiro.
Segundo Priscila Aragão, além da igualdade de gênero, os cartórios também exercem um papel fundamental no processo de inclusão. 
- Em março do ano passado, foi aprovada uma reserva mínima de 20% das vagas para pessoas negras em novos concursos para os cartórios. A decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é muito assertiva, pois todas as instituições precisam fazer a sua parte para que haja mais igualdade”, conclui.

Lançada 1ª Escola de Carnaval do Brasil


A Fundação Silvestre Gomes, localizada no Bairro Teófilo, em Fortaleza, é conhecida por seus esforços relacionados ao fomento da Arte e da Cultura. Com 20 anos de existência, se tornou uma referência em Fortaleza e agora lança a 1ª Escola de Carnaval do Brasil.
O projeto pioneiro tem o intuito de preencher uma lacuna no ciclo carnavalesco do Ceará e habilitar profissionais para conduzir todas as etapas da cadeia produtiva deste ciclo.
Os cursos da Escola de Carnaval tem como público prioritário pessoas ligadas às agremiações carnavalescas, no entanto, também podem interessar outros agentes do campo cultural relacionados aos ciclos festivos — como São João, Natal, Semana Santa — além de produtores culturais que desejam atuar nesta área.
Eliza Guinter, diretora da Fundação e coordenadora pedagógica da Escola de Carnaval do Ceará, afirma que há uma necessidade em fortalecer as agremiações carnavalescas.
- A Escola de Carnaval é um projeto pioneiro não apenas no Ceará, mas também no Brasil. Com o apoio da Secretaria Estadual da Cultura, estamos nos empenhando em levar conteúdos completos para contribuir para o fortalecimento das agremiações carnavalescas capacitando-as em: planejamento estratégico, elaboração de projetos, produção de desfiles, prestação de contas, entre outros conhecimentos relacionados a gestão cultural para o ciclo momino. Os cursos, num segundo momento, serão voltados para a artesania do Carnaval, envolvendo todas as etapas criativas para a produção de um desfile. Os alunos terão aulas teóricas e práticas de produção de adereços, figurino e construção de carro alegórico", pontua.
A Escola de Carnaval foi contemplada com o II Edital Escolas Livres de Cultura e inicia as atividades nesta quinta-feira (3 de novembro de 2022). A Aula Magna será ministrada pela Professora e ex-secretária de Cultura do estado, Cláudia Leitão, tendo como tema: Carnaval, Identidade e Economia Criativa.
A Escola de Carnaval da Fudesg tem sua programação estruturada em 2 percursos:
1) Gestão Cultural Para Agremiações Carnavalescas;
2) Artesania para o Carnaval.
Ao todo são 6 cursos com 96 horas de duração em cada um deles, os cursos são independentes e podem ser feitos de forma livre. As inscrições estão abertas enquanto durarem as vagas e podem ser realizadas por meio do formulário disponibilizado pela Fundação Silvestre Gomes. São 40 vagas gratuitas para cada módulo.

HexArena: Copa Catar com Carnaval


Vibrando pela Seleção Brasileira na conquista do Hexacampeonato na Copa do Mundo e reunindo a torcida fortalezense ao final das partidas da primeira fase, a Arena de Iracema em parceria com a Alpha Produções promovem o evento “HexArena”. Unindo futebol e carnaval, as celebrações ocorrem após os jogos do Brasil, nos dias 24 de novembro, a partir das 16 horas, 28 de novembro, às 15 horas, e 2 de dezembro, às 16 horas.
Com foco na diversão dos presentes, as comemorações se estendem até às 22 horas. Unindo carnaval e espírito brasileiro, o evento conta com line-up para deixar a animação dos torcedores nas alturas. Dentre as atrações, o bloco Camaleões Selvagens, formado pela banda Selvagens à Procura de Lei e a escola de percussão Camaleões do Vila, sobem ao palco no dia 2 dezembro e tocam os maiores hits da banda e clássicos da música brasileira em ritmo de samba.
Em continuidade do line-up, a banda Arena e o bloquinho do Igor animam os presentes nos dias 24 e 28 de novembro, respectivamente, segurando as comemorações e o ânimo carnavalesco até o último minuto de festa. Conhecidos das noites fortalezenses, também participam do evento os DJs Dino, Femo, Morr, Gabilônia, Pedro Alencar, Babita, Lucas BMR e Saulo Torres. As disposições dos DJs variam a depender das datas, confira.
O “HexArena” tem o futebol agregado à sua essência, oferecendo ao público momentos de diversão que exploram o lado torcedor do brasileiro. O evento aposta na paixão pelo carnaval e esporte, garantindo festas dignas de final de Copa do Mundo. Aos interessados, a produção do evento já disponibilizou a compra dos ingressos por meio da plataforma Sympla.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...