sexta-feira, maio 26

Doação

No RioMar Fortaleza

A imagem pode conter: violão e texto

No DFB 2017

DFB comemora 18 anos (foto Davi Magalhães)
Como todo agitado aniversariante de 18 anos, o DFB Festival 2017 não poderia começar o fim de semana de outra forma: com badalados desfiles e uma programação que vai de workshops a uma festa exclusiva encerrando a sexta-feira. Desde às 14 horas, o Pavilhão do Conhecimento, espaço no piso superior do Terminal Marítimo promovido em parceria com o Senac, recebe Fernanda Yamamoto, um dos principais talentos da moda brasileira, para um talk show cheio de informação e troca de experiências.
A Sala das Marés, também no piso superior, é palco do primeiro desfile do dia, desde as 17 horas, com as criações do disputado Concurso dos Novos. Em destaque, trabalhos de estudantes de moda do Centro Universitário Estácio do Ceará; Centro Universitário de João Pessoa; ETEC Carlos de Campos; e Faculdade Ateneu. Às 18 horas, o projeto Ceará Moda Contemporânea lança o “Ceará Fashion Trade – Feira Internacional de Negócios de Moda”, exclusivamente para convidados, personalidades da indústria e jornalistas na sala de imprensa.
Nas Salas do Fogo e do Barro, onde ocorrem os desfiles de consagrados nomes da moda autoral, a programação começa às 19 horas, com coleções assinadas por David Lee, Melk Zda Ateliê, Lindebergue Fernandes, João Paulo Guedes e Ivanildo Nunes. Na passarela, trabalhos que imprimem personalidade e inovação com nomes de peso da moda autoral.
Música e Gastronomia
Fomentando a programação multicultural, o DFB Festival 2017 traz dois palcos no espaço Sobe o Som com renomadas bandas locais nesta sexta-feira. A The Dillas se apresenta a partir das 22 horas e a In Beats, a partir das 23 horas. Quem completa a programação são o Coral Infanto-Juvenil, do Instituto Beatriz e Lauro Fiúza (IBLF); e a EnJoy, com Joy Ariza.
Na área de convivência do evento, o DFB faz uma homenagem ao Peru com a exposição “Alma Peruana”, reunindo imagens e números que ilustram a força econômica e cultural dessa nação. No espaço gastronômico, o público confere 28 consagrados restaurantes e bistrôs, além de 10 foodtrucks. O bar oficial do evento é o Órbita, localizado estrategicamente na frente do palco sobe o som e deixando a atmosfera desta edição ainda mais festiva.
Confira breve descrição de estilista/projeto que desfila no segundo dia do DFB Festival 2017:
    David Lee – A expressão de identidade é uma constante no desenvolvimento da marca. Na coleção que vai apresentar no DFB 2017, o o estilista busca evidenciar os principais elementos que manifestam a personalidade e a singularidade. Contato - (85) 98872.9830/ (85) 99955.4552
    Melk Z-Da - O experimentalismo sofisticado é a essência da marca Melk Z-Da. O designer pernambucano conhecido por seu trabalho artesanal e autoral busca referências nas artes, vivências e pessoas para criar. Contato - (81) 3037.6461/ (81) 98721.6429/ (81) 99763.5042
    Lindebergue Fernandes - O estilista cearense Lindebergue Fernandes está trazendo muita personalidade para o DFB 2017. Após o desfile no ano anterior com viés político e crítico, nesta edição, ele apresenta uma coleção com temática transcendental, que propõe uma reflexão pela busca da paz interior por meio da releitura de ícones do clérigo e inspirada nas vestes de noviços e noviças. Contato - (85) 98779.0173
    João Paulo Guedes – Residindo há mais de 9 anos no Canadá, o premiado estilista brasileiro apresenta no DFB Festival 2017 a “Tropicália – Culturally Vibrant Brasil”, sua nova coleção inspirado nos elementos selvagens do Brasil. Cores quentes, texturas exclusivas e estampas elaboradas pelo próprio estilista serão os elementos fortes na passarela. Contato – (85) 98886.8868
    Ivanildo Nunes - Em 2006, Ivanildo participou do Concurso “Novos Talentos do Dragão Fashion”, que resultou em um convite para expor sua coleção no espaço Inspiration da FENIT 2007. Ele se destaca no universo da moda por criar vestidos exclusivos e captar o desejo de cada cliente para elaborar a peça dos sonhos de cada uma. Contato – (85) 99627.2111/ (85) 98508.3735
Sobre o evento
Celebrando 18 anos de trajetória, o Dragão Fashion Brasil (DFB) 2017 acontece de 24 a 27 de maio, ocupando, pelo terceiro ano consecutivo, o Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza, estrutura à beira-mar, que oferece visão privilegiada da cidade. 
A partir do conceito “Viva Essa Festa”, o evento acompanha o momento de profundas transformações pelo qual a indústria da moda tem passado e traz uma série de mudanças estruturais. A mais importante delas é a nova nomenclatura do DFB que passa a definir-se como “Festival”, assumindo uma vocação multidisciplinar abraçada na última década. A moda, agora, sai do centro das ações para integrar uma ciranda plural que faz girar uma programação que abrange diversos aspectos da cultura, gastronomia, música e formação.
O DFB Festival 2017 tem como patrocinadores Governo do Estado do Ceará, Secretaria de Turismo do Estado do Ceará, Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, Enel, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE). 
Nordeste em destaque
Para festejar os 18 anos do evento Cláudio Silveira celebra a própria região Nordeste como usina criativa e multicultural, símbolo máximo de resistência e superação do próprio trade. “A indústria da moda brasileira deve muito à tradição têxtil nordestina. Mesmo com tantas adversidades, a criatividade mantém-se como base das nossas confecções, que investem cada vez mais em ações inovadoras e consistentes, como o próprio DFB”, explica Cláudio Silveira.
A reverência ao Nordeste ganha força com uma decisão inédita: pela primeira vez, o casting de modelos do DFB será de origem 100% nordestina, incluindo as principais top models brasileiras e internacionais nascidas na Região, que virão ao Ceará exclusivamente para o evento.
PROGRAMAÇÃO DOS DESFILES
DATA
HORÁRIO
LOCAL
DESFILE
26/05 – Sexta-feira
17h
Sala das Marés
Concurso dos Novos 1
1) Centro Universitário Estácio do Ceará
2) Centro Universitário de João Pessoa
3) ETEC Carlos de Campos
4) Faculdade Ateneu
26/05 – Sexta-feira
19h
Sala do Fogo
David Lee
26/05 – Sexta-feira
19h30
Sala do Barro
Melk Zda Atelier
26/05 – Sexta-feira
20h
Sala do Fogo
Lindebergue Fernandes
26/05 – Sexta-feira
20h30
Sala do Barro
João Paulo Guedes
26/05 – Sexta-feira
21h
Sala do Fogo
Ivanildo Nunes



MESAS DE DISCUSSÕES E PALESTRAS
DATA
HORÁRIO
PALESTRA
26/05 – Sexta-feira
14h
Talk Show Fernanda Yamamoto
26/05 – Sexta-feira
17h
Desfile Concurso dos Novos

*** Programação sujeita a alterações
*** Entrevistas com participantes do DPM - contato Helena Félix (85) 3270.5490/ 99646.9649/ helenafelix@ce.senac.br 

PROGRAMAÇÃO MUSICAL CEARÁ SOBE O SOM - PALCO PRINCIPAL
DATA
HORÁRIO
BANDA
26/05 – Sexta-feira
22h
The Dillas
26/05 – Sexta-feira
23h
In Beats

PROGRAMAÇÃO MUSICAL CEARÁ SOBE O SOM - PALCOS 1 E 2
DATA
BANDA
26/05 – Sexta-feira
Instituto Beatriz e Lauro Fiúza (IBLF) – Coral Infantil
26/05 – Sexta-feira
Enjoy, com Joy Ariza

SERVIÇO DFB FESTIVAL 2017
Tema: Viva Essa Festa
Data: 24 a 27 de Maio
Local: Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza
Evento Gratuito
*** O acesso aos desfiles é feito por meio de convites, pois a quantidade de público é limitada. Os convites serão disponibilizados no concierge do evento. 


Conta da Cagece aumenta 12,9%

Entra em vigor no próximo dia 26 de junho – 30 dias após publicação legal – a nova tarifa da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), com revisão média de 12,9% aprovada pelas agências reguladoras no estado. Os valores revisados passam a valer nos 151 municípios atendidos pela empresa.
As agências reguladoras no estado autorizaram a companhia a aplicar revisão ordinária de 17,23% na tarifa média praticada na prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Porém, como forma de evitar um impacto financeiro no orçamento do cliente, a Cagece optou por aplicar inicialmente 12,9%.
A revisão tarifária visa manter o equilíbrio financeiro da empresa e leva em consideração aspectos como o aumento nos custos de produção e operação agravados pela crise hídrica, a redução gradativa no consumo de água observada em Fortaleza e Região Metropolitana e o aumento nos preços dos insumos.
Considerando as variáveis aplicadas nos últimos meses para cálculo da tarifa, com a revisão que será aplicada (12,9%), a tarifa média da Cagece ficará em R$ 3,17.
A Cagece adota um modelo de estrutura tarifária progressiva, onde as tarifas são definidas de acordo com a categoria e a demanda de consumo de cada cliente. Ou seja, a tarifa torna-se mais cara, à medida em que o consumo aumenta. Esta é uma maneira da companhia garantir uma cobrança justa, evitar o desperdício de água tratada e, ainda, subsidiar a tarifa paga pelos clientes com menor poder aquisitivo, como é o caso da tarifa social, por exemplo.
A revisão ordinária foi autorizada pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (ARCE) – no caso dos municípios do interior; e Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFOR) – no caso de Fortaleza.
SAIBA MAIS
A revisão ordinária das tarifas praticadas pela Cagece acontecem anualmente, assim como ocorre com todas as concessionárias no país. Em novembro de 2015, as agências reguladoras autorizaram revisão extraordinária das tarifas em um percentual médio de 12,9%. Tal revisão teve caráter extraordinário quando foi identificado risco de desequilíbrio nas contas da companhia. Em março de 2016, as agências concederam revisão de 11,96% no intuito de recompor o percentual aplicado no ano de 2015.
A tabela com a nova estrutura tarifária já está disponível no portal companhia, no endereço: www.cagece.com.br.

Dia Nacional do Bombeiro

Hoje no DFB 2017

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Fala reitor da UFC

"No momento em que profunda crise abala o País, comprometendo as estruturas do Estado Democrático de Direito, a Reitoria da Universidade Federal do Ceará conclama a comunidade universitária a se manter vigilante em defesa dos valores republicanos, da ética, dos direitos conquistados e dos avanços sociais contabilizados nos últimos anos e que ameaçam sucumbir.
Os sucessivos escândalos de corrupção, nos diferentes escalões do Poder, deitaram por terra a credibilidade de homens públicos e comprometeram, por completo, a legitimidade de seus atos no exercício do mandato popular. Lamentavelmente, a confraternização entre corruptos e corruptores, que a Nação – perplexa e indignada – tem testemunhado, acontece no momento mesmo em que se trama contra os mais legítimos interesses da classe trabalhadora.
Nas ruas e no interior do Congresso, recentes episódios de violência vieram somar novas preocupações, assinalando uma radicalização que não condiz com os valores democráticos, e que somente nos afasta daquela trilha capaz de nos levar a uma retomada segura do crescimento e a um resgate da dignidade nacional.
Enquanto isto, no ambiente universitário, observa-se uma escalada das restrições orçamentárias, que, a esta altura, já comprometem a prestação de serviços à sociedade e põem em risco o próprio cumprimento de nossa missão institucional nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão.
O que desejamos é a entronização dos postulados éticos na seara pública; é a preservação incondicional da democracia brasileira; é a apuração de todas as denúncias, em todos os escalões da República, e a severa punição dos agentes envolvidos nas negociatas que, diariamente, vêm a lume. A Universidade continuará, por sua vez, sendo aquilo que sempre foi: um território onde se preservam ardorosamente as liberdades democráticas, os direitos individuais e coletivos, e onde prevalece um inabalável compromisso com a verdade.
Henry de Holanda Campos
Reitor da UFC".

Feirão da Caixa

Começa hoje (26), o Feirão CAIXA da Casa Própria. O evento dessa semana conta com mais de 202 mil imóveis, novos ou usados, que estarão em oferta até o domingo (28).

Feirão pelo país:
Neste fim de semana, o Feirão será realizado em 11 cidades: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP), Belém (PA), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Salvador (BA), Goiânia (GO) e Uberlândia (MG).
De 23 a 25 de junho, o evento chegará a Brasília (DF), Fortaleza (CE) e Curitiba (PR).
O Feirão CAIXA da Casa Própria de 2017 conta com 548 construtoras, 261 correspondentes imobiliários e 185 imobiliárias que ocuparão os estandes do evento durante os dois fins de semana. O número de imóveis ofertados supera a marca de 228 mil. Nesta edição, mais de 3 mil empregados do banco estarão envolvidos na realização do evento, em especial, no atendimento ao público.
Atendimento:
Para requerer o crédito da casa própria, no Feirão, basta levar documento de identidade, CPF, comprovante de renda e residência atualizados. Os interessados também podem obter informações em todas as agências da CAIXA, no sitewww.caixa.gov.br ou pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (0800 726 0101), disponível 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana.
Serviço:
Feirão CAIXA da Casa Própria
Data: de 26 a 28 de maio (sexta-feira a domingo)
Hora: sexta-feira e sábado, das 10h às 20h – domingo, das 10h às 18h
Assessoria de Imprensa da CAIXA
(61) 3206-4651 / 6351

Feirão do Imposto

O Feirão do Imposto chega a 15ª edição em 2017 e já tem data marcada em Fortaleza. É hoje com o tema “Chega de Mão Grande”, uma ação contra a corrupção e a favor do retorno dos impostos. Realizado em mais de 100 cidades brasileiras com a proposta de informar a população sobre a alta carga tributária que incide em produtos e serviços no País, o 15º Feirão do Imposto acontecerá, neste ano, em parceria com o Shopping Iguatemi e lojas que fazem parte do estabelecimento. Dentre as confirmadas para ação estão: Itamaraty, Extrafarma, Frikotes concept, Frikotes 1 etapa, Scala, Feitiço, Via Direta, Contém 1g, Mmartan, Ezams. Cada loja calculará o seu imposto – que será retirado do produto-, pois cada uma tem um sistema de tributação diferente dependendo do porte. Nacionalmente, a ação acontece amanhã (27), em mais de 100 cidades do Brasil.

De acordo com o coordenador-geral da AJE, Fernando Laureano, “cada lojista colocará a seu critério a quantidade de produtos sem impostos. Não é uma liquidação e sim uma campanha de conscientização e cidadania, por isso que os produtos são limitados”. A ação acontecerá de 10 às 15 horas.
Na edição 2016 do Feirão, o trabalho de conscientização teve como foco à ausência de retorno adequado dos tributos que são recolhidos pela sociedade. “Situação visivelmente acarretada pela má gestão dos recursos, assim como pela corrupção sistematizada”, destacou a coordenadora nacional do Feirão do Imposto, Silvia Wilbert. Por causa desse objetivo, a campanha teve como símbolo o ‘Bumerangue’, que é um objeto de arremesso conhecido no mundo todo por retornar ao seu marco inicial.
O Feirão do Imposto tem sido desenvolvido por meio de ações e atividades de alerta como venda de combustíveis e itens alimentícios com impostos subsidiados, exposição de produtos com e sem valor de impostos, sorteio do direito de compra de carros, motos e eletrodomésticos com tributos totalmente subsidiados, corridas, happy hour “sem imposto”, instalação de impostômetro etc.
O projeto Feirão do Imposto foi criado em 2003, na cidade de Joinville (SC) pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), que mobilizou a sociedade civil joinvilense para informar e, sobretudo, educar a população a respeito do quanto se paga em impostos. A partir dessa mobilização, o Feirão se tornou uma ação nacional, desenvolvida anualmente pela Conaje, para conscientizar se quanto se paga em impostos e acompanhar a destinação dos tributos.
Resultados
A Conaje, os movimentos estaduais e os parceiros na realização do Feirão do Imposto já conseguiram alcançar importantes resultados para reduzir a carga tributária brasileira, além de conscientizar, a cada ano, uma grande parcela da população. Entre os resultados estão a Lei 12.741 (Lei da Transparência), que instituiu a discriminação dos impostos nas notas e cupons fiscais, e a Lei 12.839, que estabeleceu a retirada de impostos federais que incidem em produtos da cesta básica.
Em agosto de 2014, também foi sancionada a Lei Complementar 147/1, que universaliza o acesso ao Simples Nacional ou Supersimples. A lei prevê a unificação do pagamento de oito tributos cobrados pela União, estados e municípios das micro e pequenas empresas. Conhecida também como Lei da Micro e Pequena Empresa, a medida foi apoiada desde o início pela Conaje, que participou das articulações desde o lançamento do projeto até a sanção da lei complementar.
Situação no Brasil
Segundo a Organização de Transparência Internacional, o Brasil piorou três posições no ranking sobre a percepção da corrupção no mundo em 2015, ficando na 79ª posição entre 176 países, ao lado de China, Índia e Bielorússia. O estudo leva em conta outros 13 levantamentos relacionados a corrupção realizados por instituições como Banco Mundial, World Justice Project e Global Insight.
A corrupção interfere no retorno dos impostos em benefícios para a sociedade, porque retira investimentos em áreas essenciais como saúde, segurança e educação. De acordo com a Organização das Nações Unidas, estima-se que, aproximadamente, R$ 200 bilhões são desviados no Brasil, por ano. Este valor significa três vezes o orçamento da saúde ou educação, e cinco vezes o orçamento da segurança pública.
A corrupção também afeta a competitividade das empresas, sendo que o Brasil perdeu mais seis posições no ranking das economias mais competitivas do mundo, caindo para a 81ª colocação em 2016. O ranking avalia 138 países e foi divulgado pelo Fórum Econômico Mundial, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC). O levantamento é um termômetro do nível de produtividade e das condições oferecidas pelos países para gerar oportunidades e para que as empresas possam obter sucesso. Além disso, a corrupção atrapalha o desenvolvimento econômico e social. Pesquisas revelam que quanto maior o índice de corrupção, maior será a desigualdade e menor será o desenvolvimento.
SERVIÇO
15ª edição do Feirão do Imposto em Fortaleza
Dia: 26 de maio de 2017
Local: Shopping Iguatemi
Horário: das 10 às 15 horas

Morre Francisco de Araújo Macedo

A Universidade Federal do Ceará comunica o falecimento, ocorrido ontem, do docente Francisco de Araújo Macedo Filho, professor adjunto da Faculdade de Direito.
O Reitor da UFC, professor Henry Campos, e a Faculdade de Direito declararam luto. O velório ocorreu no cemitério Jardim Metropolitano (Avenida Quarto Anel Viário, s/n, Eusébio). Hoje pela manhã houve missa de corpo presente, e, em seguida, o sepultamento.
Professor Macedo tinha experiência principalmente nas áreas de direito tributário e administração pública. Era também procurador regional da República.

Baladinha amanhã

O Country Hall apresenta mais uma edição da ‘Baladinha’ amanhã (27). E quem vai agitar a noite mais concorrida de Fortaleza são os meninos da P14, que apresentam um repertório com o melhor do samba e do pagode do Brasil. O sertanejo fica por conta da dupla Leandro e João. Já os cantores Leo Frennesy e Bruno Rafael separaram um set list retrô com sucessos de Raça Negra, É o Tchan, Harmonia do Samba, Exaltasamba, Chiclete com Banana e muitos outros sucessos que marcaram época. A casa oferece dois palcos para garantir que a festa não pare em nenhum momento e, para a mulherada, tem caipiroska liberada por duas horas. 
SERVIÇO
Quando: 27 de maio
Hora: 21 horas
Local: Country Hall (Avenida Washington Soares, 3500 - Edson Queiroz)
Ingressos: R$ 40 (bilheteria | primeiro lote) 
Lista promocional e reservas: 85 99901.4300
Informações: (85) 99901.4300 / 3273.6033
Instagram: @countryhallfortaleza
Estacionamento: Sim (pago)
Aceita cartão de crédito

Na CMFor

O Legislativo Municipal realizou uma audiência pública alusiva ao Dia Nacional de Combate à Homofobia. Confira:

Pitadas ao Vivo amanhã

Amanhã mais uma edição do Pitadas ao Vivo. As lojas participantes são: Pão de Açúcar São João (Avenida Santos Dumont, 1169 - Aldeota) e Shopping Aldeota (Avenida Dom Luis, 500 - Aldeota). A receita é uma deliciosa sobremesa desenvolvida pela Especialista de em Café do Pão de Açúcar, Eliana Relvas, Manjar com Frutas Secas em Calda de Café. Uma ótima ideia para você surpreender os seus amigos e familiares. As sessões acontecem das 11h30 às 19h30, e tem duração de 30 minutos.
As aulas são gratuitas e têm capacidade para 25 pessoas. Após o preparo da receita, os clientes poderão degustar o prato juntamente a uma bebida escolhida para harmonizar.
O projeto “Pitadas ao Vivo” é uma ação que leva às lojas o conteúdo da revista semanal da rede (“Pitadas"), sempre com delícias da publicação, preparadas por renomados chefs locais. Na unidade São João, o evento será comandado pela chef Bia Leitão. Já no Shopping Aldeota, será a chef Didda Carneiro que estará à frente.
O "Pitadas ao Vivo" está completando um ano em 2017 e tem como principal objetivo aproximar os clientes Pão de Açúcar ao mundo da gastronomia. Em um carrinho desenvolvido para a ação, equipado com cooktop, frigobar e espaço para a exposição dos itens utilizados, os chefs ensinam uma receita para ser degustada na hora.
Manjar com frutas secas em calda de café
Rendimento: 5 ramequins de 125ml
Ingredientes
2 xícaras de leite semi-desnatado Taeq
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha
2 colheres de sopa de amido de milho
200ml de leite de coco (1 vidro)
Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes em uma panela, mexa bem para misturar o açúcar e os leites até engrossar. Por fim, acrescente a baunilha e coloque nas taças para esfriar.
Calda de café, frutas secas e especiarias
Ingredientes
2 damascos secos
2 nozes picadas
1 colher de sobremesa de uvas passas sem sementes Taeq
5 ameixas pretas sem semente
1 anis estrelado
1 canela em pau
1 pitada de canela em pó
1 pedaço pequeno de gengibre fresco ou ½ colher de café de gengibre em pó
4 cravos
50ml de água
2 colheres de sopa de açúcar
Modo de preparo
Derreta o açúcar em uma frigideira e coloque as especiarias. Ao derreter o açúcar, acrescente água e café. Retire as especiarias e acrescente as frutas secas. Deixe formar uma calda não muito espessa e reserve. Espere esfriar e coloque sobre o manjar.

No Empório das Comadres

A partir de hoje (26), a doceria Empório das Comadres, no Jóquei Clube, apresenta mais uma programação musical para embalar a clientela. Amanhã, o Happy Hour será embalado pelo sertanejo universitário do cantor Yago Marzon. Já amanhã (27), a música ao vivo ficará por conta do músico Edu Lenda, que levará ao público os sucessos da Musica Popular Brasileira ao Pop Rock Nacional.
As apresentações acontecem, a partir das 20h30, no espaço Empório Beer e não é cobrado valor de couvert aos clientes.
Sobre Empório das Comadres
Nascendo de uma parceria entre as "comadres" Genny Cunha e Joelma Maia, a Empório das Comadres foi inaugurada em julho do ano passado e já conquistou a região do Jóquei e bairros vizinhos. Localizado na Avenida Lineu Machado, 1117 - Jóquei Clube, o local conta, além da confeitaria, com ambientes para café colonial, soparia, estação de massas e pizzaria. O cardápio da Empório, conta com novidades como a Coxinha Gigante, pizza de Brownie e outras delícias. 
Serviço
Sexta (26) – Música ao vivo com Yago Marzon – Sertanejo Universitário
Sábado (27) – Música ao vivo com Edu Lenda – MPB e Pop Rock
Empório das Comadres – Avenida Lineu Machado, 1117 – Jóquei Clube
Contato: (85) 3013.0854/ (85) 9 8653-5002

Contra a gripe


No último dia da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, o Ceará está com cobertura vacinal de 62% do público prioritário, que inclui os trabalhadores de saúde, professores da rede pública e privada de ensino, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas, indivíduos com 60 anos ou mais de idade. Para assegurar o cumprimento da meta de imunizar 90% dessa população, a Secretaria da Saúde do Estado, por orientação do Ministério da Saúde, decidiu prorrogar por mais duas semanas o prazo da campanha, que agora prossegue até 9 de junho.
Iniciada em 17 de abril, a campanha vacinou no Ceará até a manhã de hoje, mais de 1 milhão de pessoas, com cobertura superior aos 62% da população prioritária, de 1.891.257 habitantes. Devem também se vacinar as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Com esses grupos, a população a ser vacinada soma 2.212.417 habitantes.
A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças com menos de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais). Em 2016 o Ceará imunizou 91,5% da população prioritária da campanha, com aplicação de 1.625.363 doses da vacina.

alt

CONASS

Nenhum estado brasileiro conseguiu cumprir a meta de cobertura vacinal antes do último dia da campanha de vacinação contra a gripe. A situação motivou a manifestação do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS), que divulgou na quarta-feira, 24 de maio, a nota “Vacinar é preciso”. Na nota, o CONASS contesta e repudia a atuação de “grupos antivacina”, que “disseminam informações sem qualquer evidência científica nas redes sociais em vários países, inclusive no Brasil”.
Acompanhe a evolução da cobertura pelo Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI): http://sipni.datasus.gov.br/si-pni-web/faces/relatorio/consolidado/vacinometroInfluenza.jsf



Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...