domingo, setembro 4

Debate FA7 reúne os 8 prefeituráveis





Na próxima quinta-feira (8), a Faculdade 7 de Setembro (FA7) recebe todos oito candidatos à Prefeitura de Fortaleza (Roberto Cláudio-PDT, Luizianne Lins-PT, Capitão Wágner-PR, Heitor Férrer-PSB, Ronaldo Martins-PRB, Tin Gomes-PHS, João Alfredo-Psol e Francisco Gonzaga-PSTU) para um debate político onde serão discutidas suas propostas de governo.

O evento irá ocorrer a partir das 19h30, no Teatro Nila Gomes de Soárez, localizado no 5º andar da FA7.
O debate, que é aberto aos alunos e professores, será mediado pelo professor do Curso de Direito, Felipe Barroso.
Na ocasião, além dos candidatos responderem às questões dos adversários, também responderão às perguntas do público presente.
Para que o evento alcance o maior número de pessoas, será montada uma estrutura de apoio com cadeiras extras no pátio da FA7, onde haverá um telão transmitindo o debate em tempo real.
A transmissão também será realizada ao vivo via internet através de link a ser divulgado.
As regras do debate foram decididas junto com os comitês dos candidatos.
Serviço
Debate com os prefeituráveis de Fortaleza
Quando: 8 de setembro de 2016
Horário: 19h30
Onde: Teatro Nila Gomes de Soárez, na FA7

Sem agenda enviada

Não enviaram agenda para amanhã os prefeituráveis:

  • Tin Gomes (PHS).
  • Francisco Gonzaga (PSTU).
  • João Alfredo (Psol).
  • Heitor Férrer (PSB).
  • Ronaldo Martins (PRB).

Agenda de campanha da Lôra amanhã

Agenda de campanha de RC amanhã

Agenda do Capitão amanhã

Fala Ronaldo

  • O prefeiturável de Fortaleza, Ronaldo Martins (PRB) falou à imprensa, hoje à noite, depois do Debate TV-Rádio-Portal O Povo.

Fala Lôra


  • A prefeiturável de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), falou com os jornalistas, hoje à noite, após o Debate TV-Rádio-Portal O Povo.

Fala RC

  • O prefeiturável de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), falou com a imprensa, após o Debate TV-Rádio-Portal O Povo, na noite de hoje.

Fala Tin

  • O prefeiturável de Fortaleza, Tin Gomes (PHS) falou à imprensa, após o debate TV-Rádio-Portal O Povo, na noite de hoje.

Fala Heitor

  • Após o Debate TV-Rádio-Portal O Povo, na noite de hoje, o prefeiturável Heitor Férrer (PSB) falou com a imprensa.

Fala Capitão

  • Após o debate na TV O Povo-Rádio O Povo-CBN-Portal O Povo, na noite de hoje, o prefeiturável Capitão Wágner (PR) falou com a imprensa.

Museu do Videogame no RioMar

Imagine uma exposição totalmente gratuita que agrada amantes de videogames de todas as idades. Esse é o Museu do Videogame Itinerante, que estará pela segunda vez em Fortaleza, até 25 de setembro, das 10 às 21 horas, no RioMar Fortaleza.

Os visitantes poderão conhecer mais de 270 consoles que contam a história de 44 anos de evolução dos videogames, jogar clássicos das décadas de 1970, 1980, 1990 e 2000, além de participar do Palco Just Dance, concurso de cosplay, jogar nas ilhas de PlayStation e nos simuladores de corrida.
Entre as novidades deste ano estão os controles gigantes de Super Nintendo e Nintendo 8 bits, torneios de jogos antigos, concursos de Just Dance e a promoção Uma Noite no Museu 2, em que o shopping está promovendo uma promoção nas redes sociais e o ganhador levará seus amigos para uma noite exclusiva na exposição. Também haverá ilha de PCs e realidade virtual da Ibyte.
De acordo com o curador do Museu do Videogame Itinerante, Cleidson Lima, o grande sucesso do evento em 2015 foi decisivo para a volta em 2016 a Fortaleza. “Ano passado tivemos mais de 700 mil visitantes em 16 dias no RioMar Fortaleza; este ano o evento terá 23 dias de duração com atrações totalmente gratuitas. São mais de 270 consoles de todas as épocas, desde o primeiro do mundo até as gerações atuais. E o mais legal é que os itens não são apenas para contemplar. O visitante também poderá jogar em clássicos como Telejogo, Atari, Odyssey, Famicom, Nintendinho, Master System, Mega Drive, Super Nintendo, PC Engine, Atari Jaguar, 3DO, Neo Geo, Sega CD, Sega Saturn, Dreamcast, Xbox classic e 360, PlayStations 1, 2 e 3, Nintendo Wii e muitos outros”, complementa.
Espaço Ibyte
Este ano o Museu do Videogame contará com uma nova atração, o Espaço Ibyte, onde os visitantes encontrarão ilhas de PCs para free play, quadro interativo de mangá e prança de surf de realidade virtual aumentada vivida através de óculos. O Espaço ficará no Piso L1, em frente ao elevador panorâmico.
Curiosidades
Em exposição, entre as relíquias estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro console a usar cartuchos de jogos); o Telejogo Philco Ford, de 1977 (o primeiro videogame fabricado no Brasil); o Nintendo Virtual Boy, de 1995 (primeiro a rodar jogos 3D); o Vectrex, de 1982 (console com jogos vetoriais que já vinha com monitor); o Microvision (primeiro portátil a usar cartucho), de 1979 e o R.O.B (robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits, em 1985).
Além das ilhas de antigos, o Museu do Videogame Itinerante também tem espaço para as novas gerações de consoles. Os visitantes poderão conhecer e jogar lançamentos da PlayStation em totens multimídia com PlayStation 4 já conhecidos nos grandes eventos de games no Brasil e no exterior. Além disso, é possível também pilotar supermáquinas em cockpits do game Drive Club para PS4 que trazem gráficos como se estivesse em uma pista real. O evento também conta com displays da Nintendo, com o Wii U, e da Microsoft, com o Xbox One.
Promoção Uma Noite no Museu 2
Para os apaixonados por jogos, o shopping está promovendo no instagram @riomarfor uma promoção especial “Uma Noite no Museu 2”. Uma madrugada inteira de games em que o ganhador mais nove amigos poderão se divertir bastante. Os ganhadores jogarão de meia-noite às cinco da manhã, no dia 10/9 (do sábado para o domingo), com direito a transfer, lanche, diversão e muito mais. O sorteio será feito pela Caixa Econômica Federal e terá apenas um ganhador. O resultado será divulgado em sete de setembro.
Concurso Just Dance – Inscrições ao lado do Palco
Para aqueles que curtem dançar e suar a camisa, uma outra atração no evento é o palco Just Dance. Nele, o jogador é desafiado a imitar os mesmos movimentos de dançarinos profissionais virtuais e, assim, alcançar a melhor pontuação no ranking do evento. Os 10 mais bem pontuados poderão ir para grande final do concurso e os três primeiros lugares ganharão prêmios que serão entregues pela Ibyte. A final será em 25 de setembro, às 18 horas. Os torneios do Just Dance ocorrerão durante todos os dias, das 10 às 21 horas, e o jogador pode pontuar quantas vezes quiser para concorrer a participação da grande final. Toda uma estrutura digital fará o histórico de pontuação do participante. Qualquer pessoa pode participar e a inscrição vai até 24 de setembro. Basta procurar o stand ao lado do palco para se inscrever, levando documento de identificação e caso seja menor de idade, portando autorização escrita do responsável. Mais informações sobre inscrição: 3066.2002. A inscrição é gratuita.
Concurso Cosplay – Inscrições na Loja Ibyte RioMar
Um dos momentos mais aguardados será o concurso de Cosplay, atividade em que as pessoas se caracterizam e interpretam seus personagens preferidos de anime (animações japonesas), mangá (quadrinhos japoneses) ou videogames. O concurso ocorrerá no dia 17 de setembro, na categoria desfile, em que os três melhores cosplays levarão prêmios da Ibyte. Eles serão escolhidos por um júri. Interessados em participar podem fazer a inscrição de 03 a 16 de setembro na Ibyte RioMar, no piso L1, de segunda a sábado das 10 às 22 horas, e aos domingos, das 14 às 21 horas. É necessário levar documento de identificação e cinco fotos do personagem original. Caso seja menor de idade, é preciso a autorização escrita do responsável. A inscrição é gratuita e limitada para apenas 50 inscritos. Mais informações sobre inscrição: 3066.2002.
Sobre o Museu
O Museu do Videogame Itinerante, que completa um ano com 5 milhões de visitantes em sua turnê nacional, é o primeiro do gênero do país registrado pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus e, em 2014, recebeu o prêmio do Ministério da Cultura como o museu mais criativo do país. Este ano, foi um dos museus brasileiros escolhidos para representar o país em um evento mundial de museus na França. 
Serviço
Museu do Videogame Itinerante
Até 25 de setembro
Local: RioMar Fortaleza – Piso L1 – Praça de Eventos
Horário: de segunda a domingo de 10 às 21 horas.

Hoje no Del Paseo

Hoje o Fim de Semana Divertido do Shopping Del Paseo apresenta atrações infantis como espetáculos, oficinas interativas, contação de histórias e brincadeiras surpreendentes.
Todas as apresentações do Fim de Semana Divertido são de graça e acontecem no piso L1 do Shopping.
Carrossel em “O Musical”. A peça, que também é produzida pelo grupo Cia Mix da Alegria, acontece hoje. A apresentação é inspirada na versão brasileira da telenovela infantil Carrossel. O espetáculo começa às 17 horas.
Além disso, o Del Paseo está com a promoção Estacionamento Grátis. A cada R$ 35 em consumo na praça de alimentação, nos espaços gourmet, no Game Station e na loja Baby Dog, o estacionamento sai gratuitamente. A promoção é válida para os pisos S2 e S3, de segunda a sexta-feira, a partir das 18 horas, e sábados e domingos, o dia todo.
Serviço
Shopping Del Paseo
Santos Dumont, 3131
(85) 3456.5500
Facebook.com/delpaseo
Twitter e Instagram: @delpaseo

Novas ciclofaixas de lazer

Os vereadores Salmito Filho, Evaldo Lima e Cláudia Gomes participaram, hoje pela manhã, com o prefeiturável Roberto Cláudio (PDT) da inauguração das novas ciclofaixas de lazer de Fortaleza nas avenidas Bezerra de Menezes e Gomes de Matos

Começam amanhã as inscrições



  • O Mitsubishi Motorsports Nordeste 2016, que começou por Gravatá (PE) em 30 de abril e passou por Natal (RN), em seis de agosto, chega a Fortaleza no sábado (17 de setembro). 
  • O encerramento da temporada será em João Pessoa (PB), em cinco de novembro. 
  • As inscrições para etapa Fortaleza começam amanhã, às oito da manhã, pelo link http://bit.ly/2ajDO1p. 
  • A taxa de participação por carro, é a doação de uma cesta básica e seis itens de higiene pessoal. 
  • As doações são destinadas a instituições de caridade da região, onde a prova é realizada. 
  • A confirmação de presença nesse evento não garante a inscrição. 
  • Para garantir a vaga na etapa é necessário entrar no site da Mitsubishi Motors e realizar a inscrição.

Defesa do maestro Neschling-II

CARTA ABERTA DO MAESTRO JOHN NESCHLING
 
"Eu já havia dado um depoimento exaustivo de mais de cinco horas para a CPI que investiga o Theatro Municipal. Estava ainda perplexo com a forma prepotente, autoritária e arrogante com que esses senhores reagiram ao fato de me recusar a participar da acareação com dois corruptos confessos, (sempre tratados por eles como heróis éticos) tentando cassar meu passaporte e suspender minha remuneração, abusos que foram prontamente corrigidos pela Justiça. E então, houve aquela atitude indizível dos nobres vereadores de obrigar minha esposa, a escritora Patrícia Melo, a depor na sessão de quarta-feira passada no escopo de uma investigação que tem evidentes objetivos político-partidários. Confesso que, naquele instante, cheguei a admitir ser o momento de deixar o Theatro. Afinal, há limites para tudo. Mesmo numa guerra, há limites.
 
Assim, resolvi marcar uma conversa com o Sr. Prefeito na sexta-feira. No nosso encontro, ele me reafirmou o que vem dizendo publicamente: que apenas por uma determinação clara da Controladoria (caso houvesse provas ou indícios de malfeitos da minha parte - o que não era o caso) ele me demitiria. Afirmou, no entanto, que entendia minhas dificuldades e garantiu que respeitaria qualquer decisão que tomasse. A conversa me deixou tranquilo e decidi avaliar a situação.
 
A incrível e desonesta matéria de Adriana Ferraz publicada no Estadão (edição 3/9/2016) me fez tomar uma decisão. A jornalista, inscrita como membro da equipe de Marta Suplicy no Facebook, escreve de forma a induzir o leitor a pensar que sou um corrupto envolvido no desvio de R$ 15 milhões e nem sequer cita o nome dos réus confessos. Ao ler a reportagem, lembrei-me de um texto do filósofo Baudrillard que diz que uma das características mais assustadoras do nosso tempo é o fato de a realidade não mais existir, de ela ser constantemente suplantada por algo inventado, distorcido, uma realidade midiática, com a função não de informar, mas de entreter.
 
Na verdade, desde que levei ao Sr. Prefeito Fernando Haddad, em setembro de 2015, as minhas suspeitas de que algo de errado ocorria na administração do IBGC e da FTM passei a ser vítima de ataques inclementes da imprensa que, sem ter uma prova sequer de meu envolvimento nos fatos, me incluía e ainda me inclui sistematicamente como corresponsável num rombo de muitos milhões de reais na administração do TM.
 
Jornalistas têm ido atrás de meus amigos, colaboradores no exterior, e até mesmo da minha ex-mulher na Austrália tentando colher algo que me desabone. Nem disfarçam. Em suas matérias, inventam ilegalidades relacionadas a meus colaboradores mais próximos, desvirtuam informações, distorcem fatos, omitem informações importantes, e não demonstram nenhum pudor em demolir minha imagem e um trabalho de anos que levou o TM a um reconhecimento nacional e internacional inéditos na sua história.
 
Em muitas ocasiões, ficou patente que certos repórteres estavam (e estão) sendo alimentados pelo próprio Ministério Público, que também investiga o Theatro. Depoimentos e materiais foram (e são) vazados para imprensa antes mesmo de serem anexados aos autos. Desde o início do ano tem sido assim.
 
Na verdade, a imprensa, na sua fúria condenatória, reflete bem o espírito da investigação conduzida pelo Ministério Público. Por duas vezes, em março e em agosto, requeri ao Promotor que cuida do caso que tomasse meu depoimento, ocasião em que poderia esclarecer de forma cabal as dúvidas que porventura pairassem sobre a minha atuação como Diretor Artístico do TM. Os dois requerimentos foram negados e até hoje não fui ouvido naquela investigação. O Sr. Promotor Público afirmou em mais de uma ocasião, o que foi inclusive publicado na imprensa, que estava convencido de que eu deveria ser afastado de minhas funções, antes mesmo de concluir as investigações. Chegou a pedir à Justiça, em junho, sem que eu ou meu advogado soubéssemos, o meu afastamento de minhas funções, pedido negado pelo Juiz. No meu entender, o Promotor Público, que afirma ter provas cabais de meu envolvimento em malfeitos, mas não as apresenta, não está mais investigando, mas sim elaborando a tese de minha culpa, com sua convicção formada. Tão formada que, em agosto deste ano, Paulo Dallari, com quem nunca tive uma única altercação nos meses em que trabalhamos juntos, pediu o afastamento de suas funções na FTM e no IBGC e declarou que essa atitude se devia à minha permanência no meu cargo. Afirmou que não estava podendo cumprir um acordo com o Ministério Público, que me afastaria da Direção Artística do TM!
 
Adriana Ferraz, na sua violenta investida (explicada em parte por seu engajamento na campanha de Marta Suplicy – que feio!) conseguiu me convencer que não devo deixar o Theatro.
 
Devo ficar para provar o que não fiz. Devo ficar e continuar provando, como venho fazendo há 9 meses, que não sou culpado dos crimes dos quais os delatores me acusam, sem provas. Vou ficar porque não posso aceitar que, no Brasil de hoje, a palavra dos criminosos confessos possa valer mais do que a presunção de inocência dum homem honrado e a ausência de provas contra ele. Vou ficar porque acredito na Justiça.
 
Vou ficar porque, mesmo à beira de meus setenta anos, com cinquenta anos de trabalho como regente e administrador de projetos tão ou mais sofisticados do que o do TM, e com uma reputação internacional ilibada, ainda posso dizer que sou bom de briga.
 
Vou ficar porque tivemos muitas conquistas. Porque celetizamos todos os músicos, técnicos e bailarinos. Porque criamos departamentos técnicos e artísticos no Theatro que permitiram que tantos artistas estrangeiros e brasileiros que conosco colaboraram nesses últimos anos considerassem a nossa atuação como referencial para outros teatros nacionais e internacionais.
 
Vou ficar porque não fiz isso sozinho. Vou ficar pelas centenas de colaboradores do TM, na querida OSM, cujo trabalho sério, organizado, disciplinado a ergueu a uma das melhores orquestras do nosso continente, no Coro Lírico, que provou por inúmeras vezes a sua disposição por um trabalho cênico sério, que com disciplina e consciência é um dos grandes Coros da América Latina, no coral Paulistano, e no Ballet da Cidade, com sua reputação nacional e internacional intactas. Vou ficar por mim, e pelos técnicos e trabalhadores que me deram apoio e infraestrutura atrás das coxias. Por todos os colegas sem os quais jamais poderíamos ter alcançado o nível que alcançamos, sem os quais não teríamos amealhado o numerosíssimo público que nos brinda com seu apoio noite após noite.
 
Vou ficar porque não há razão para eu sair. Vou ficar porque sou inocente.
 
É verdade: o TM neste momento está moribundo, sobrevivendo a custa de aparelhos, numa UTI em que a política interfere de maneira desastrosa. Sua sobrevivência está por um fio. Os coveiros de plantão, na Câmara dos Vereadores e na imprensa estão à espreita e loucos para deporem o cadáver do Theatro no túmulo dos sonhos impossíveis.
 
Mas eu vou ficar, ao menos enquanto continuar a gozar da confiança do sr. Prefeito. Vou ficar porque muita gente acredita em mim. Porque muita gente quer de coração que estes desejos malditos não prosperem e que nos próximos meses a normalidade volte a imperar nos trabalhos do TM.
 
É por isso que vou ficar. Vou continuar perseguindo, com a ajuda de muitos que amam o Theatro como eu, a buscar a excelência com a mesma paixão que sempre caracterizou o meu trabalho.
 
Viva o palco de São Paulo!"
 

Defesa do maestro Neschling

 
   
03/09/2016
 
 
Nota
 
 
 
 
 
O maestro John Neschling tem sido alvo de feroz ataque - estampado diariamente na mídia - com base em especulações e sem apontar prova ou indício de ilegalidade. No dia de hoje a mídia "informa" haver propósito coletivo de ver o John Neschling fora da direção artística do Theatro Municipal - do Ministério Público, passando pela CPI da Câmara Municipal e as Controladoria e Corregedoria do Município, até o gabinete do Prefeito.
 
Os absurdos se avolumam e não cessam. Na qualidade de advogado de John Neschling, esclareço o que se segue:
 
1. Meu cliente esteve com os vereadores da CPI que investiga o Theatro por mais de longas 5 horas. Os fatos que narrou foram ignorados e/ou distorcidos;
 
2. No âmbito da CPI, Neschling foi convocado para participar de ridícula acareação com os dois malfeitores que o acusam – e o fazem movidos por sentimento de vingança e para obterem prêmios espantosamente prometidos pelo Ministério Público. Ao comunicar que não se submeteria a tamanho achincalhe, o maestro foi alvo de medidas arbitrárias e ilegais, como a tentativa de conduzi-lo coercitivamente e a determinação de apreensão de seu passaporte, tudo para forçá-lo a fazer o que a lei não o obriga: participar da acareação. O Poder Judiciário negou a condução coercitiva, pedida pela CPI, e cassou a determinação desta de apreender o passaporte de Neschling;
 
 3.  Mensagem eletrônica do maestro, à qual o Ministério Público teve acesso por decisão judicial – mas a defesa não conseguiu ainda ver, porque estaria sob análise do setor técnico da promotoria –, foi estampada em matéria jornalística nesta semana, e mais uma vez com distorção dos fatos para fazer crer que o Neschling tenha agido de maneira irregular. É evidente a prática de crime de violação de sigilo consistente na divulgação daquela mensagem, até porque seu conteúdo não traz nem sequer indício de mau uso do cargo pelo maestro. Mas permaneceu a versão fantasiosa;
 
 4. O Ministério Público já requereu ao Poder Judiciário, em junho deste ano, o afastamento de Neschling do cargo que ocupa, mas o pedido foi negado. Apesar disso, sucedem-se notícias dando conta de que os promotores "aguardam" a demissão do maestro. Membros da CPI igualmente insistem em dizer isso. 
 
O que há de concreto é que foi John Neschling quem tomou a iniciativa de comunicar ao Prefeito Fernando Haddad, em setembro de 2015, que havia suspeitas de que o rombo financeiro que impedia a conclusão da temporada daquele ano do Theatro poderia não ser fruto apenas de incompetência de seus gestores, mas também de atos de desonestidade. O que se constata é que esse seu gesto atraiu a ira dos responsáveis pelos desvios que vieram a ser, efetivamente, comprovados.
 
Confiamos que o Poder Judiciário continuará a ser o protetor das garantias e dos direitos inscritos na Constituição da República, e não haverá de permitir que uma história farsesca e desprovida de fundamento sele o destino de um homem de bem.
 
Eduardo Pizarro Carnelós
 
 
 

Defesa de Lula-II

 
 03/09/2016
 
 
Nota
 
 
 
 
 
 
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi ontem (3/9/2016) alvo de múltiplos ataques com claro intuito político de desgaste de sua figura pública, uma campanha sórdida, sem materialidade, e baseada única e exclusivamente em fragmentos de supostos depoimentos de Delcidio Amaral e Renato Duque vazados à imprensa. Há nítido interesse em inviabilizar a presença de Lula no pleito de 2018.
 
Na qualidade de seus advogados,esclarecemos o que segue.
 
1- Não há qualquer base concreta sobre a existência desses depoimentos, senão fofocas veiculadas por alguns agentes do Estado que se utilizam desse estratagema na tentativa de maquiar métodos ilegítimos de investigação e a inequívoca utilização do aparato estatal para perseguir o ex-Presidente;
 
2- As reportagens publicadas devem servir, exclusivamente, para que o Procurador Geral da República abra investigações reais e efetivas com o intuito de identificar os agentes do Estado que se utilizam de meios ilegais e contrários às garantias fundamentais para perseguir seus inimigos ou desafetos políticos;
 
3- A defesa de Lula fez, em julho, representações ao Procurador Geral da República para apurar eventual crime de abuso de autoridade e aquele previsto no art. 10, da Lei 9.296/96, diante da privação da liberdade imposta aLula por meio de uma condução coercitiva sem previsão legal, da divulgação de conversas telefônicas realizadas por Lula – inclusive com seus advogados – dentre outros fatos. Nosso cliente é vítima de possíveis crimes praticados por agentes do Estado no âmbito da Operação Lava Jato, mas até hoje nenhuma providência foi tomada para apurá-los e puni-los;
 
4 – O processo de delação premiada deve, necessariamente, observar os requisitos previstos nos arts. 4º. a 7º. da Lei no. 13.850/2013, principalmente a voluntariedade, a efetiva e real colaboração para elucidação e punição da organização criminosa e o sigilo até a apresentação de denúncia. Sem a observância desses requisitos a delação premiada não tem qualquer valor jurídico (CPP, art.157);
 
5- Hipotéticas firmações genéricas e desprovidas de prova não servem para delação premiada segundo os critérios legais, e a divulgação desse material configura publicidade opressiva e abuso de autoridade;
 
6 – Há uma clara intenção de alguns agentes do estado de se utilizarem de delações premiadas negociadas com pessoas em situação processual desfavorável ou privadas da liberdade para obter versões que possam ser utilizadas contra Lula, após terem apurado, por meio de uma reprovável devassa, que ele não cometeu os crimes que haviam sido anunciados por esses mesmos agentes em entrevistas concedidas a partir do início da 24ª. Fase da Operação Lava Jato;
 
7- As inequívocas violações aos direitos fundamentais de Lula não foram corrigidas e paralisadas pelas autoridades brasileiras a despeito de todas providências que adotamos para essa finalidade. Em razão disso levamos o assunto, em julho, ao Comitê de Direitos Humanos da ONU. O comunicado será aditado para incluir as novas violações que estão sendo praticadas contra o ex-Presidente pelas autoridades brasileiras.
 
Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira
 
 

Hoje no Grand Shopping

  • Setembro está repleto de atrações no Grand Shopping.
  • Para agradar toda a família, a cada final de semana, o recém-inaugurado shopping em Messejana traz programação gratuita na Praça de Eventos – Térreo.
  • Hoje tem o musical dos Backyardigans (cover), às 17 horas e música ao vivo na Praça de Alimentação – Piso L2, de 11h30 às 14 horas.
  • O Grand Shopping fica na Avenida Frei Cirilo, 3840 – Messejana.

Novas praças Portugal

Passei por lá ontem. As  novas praças Portugal estão bonitas

Lei do Farol Acesso

O Ministério das Cidades e Denatran informam que a Advocacia Geral da União já foi intimada do teor da decisão que determinou a suspensão da aplicação das multas referentes à Lei do Farol (Lei 13.290). 
A consultoria jurídica do Ministério das Cidades, juntamente com a Procuradoria Regional da União- 1ª região, irá apresentar, ao longo da semana, ao Tribunal Regional Federal da 1ª região, pedido de suspensão de liminar.
O entendimento é de que tal decisão provisória não leva em consideração o bem coletivo e a segurança no trânsito.
A intenção da aplicação da Lei é preservar vidas aumentando as condições de segurança nas rodovias, estradas e ruas do País.












Blitze da Cagece em Fortaleza

  1. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) realiza a partir de amanhã (5) uma série de blitze de educação ambiental.
  2. Nesta semana, 16 bairros de Fortaleza serão contemplados com a ação.
  3. A medida faz parte da campanha “Todos pela Água”, que tem por objetivo sensibilizar os cearenses sobre a importância da economia de água, em meio à crise hídrica que assola o Estado pelo quinto ano consecutivo.
  4. As blitze da Companhia contarão com orientações e distribuição de materiais específicos da campanha do Governo do Estado, que propõe à população uma nova relação com o consumo de água.
  5. Amanhã, agentes da Cagece irão atuar em quatro bairros:
  6. Barra do Ceará
  7. São Gerardo
  8. Benfica
  9. Rodolfo Teófilo.
  10. “Diante do grave quadro de escassez hídrica, com baixíssimos volumes dos açudes que abastecem o nosso Estado, precisamos mais do que nunca contar com o apoio de toda a população para garantir que tenhamos água até a próxima quadra chuvosa. Essa ação é mais uma tentativa de sensibilizar todos os cidadãos para o uso consciente da água”, afirma a gerente de Interação e Responsabilidade Social da Cagece, Robervânia Barbosa.
  11. Programação
  12. Amanhã (5)
  13. MANHÃ
  14. Bairros: Barra do Ceará (Avenida Francisco Sá com Avenida Theberge) e Benfica (Avenida da Universidade com Avenida 13 de Maio)
  15. TARDE
  16. Bairros: São Gerardo (Avenida Bezerra de Menezes, próximo ao North Shopping) e Rodolfo Teófilo (Avenida José Bastos, próximo ao Hemoce)
  17. Terça-feira (6)
  18. MANHÃ
  19. Bairros: Meireles (Avenida Barão de Studart com Avenida Abolição) e Centro (Avenida Dom Manoel com Avenida Heráclito Graça)
  20. TARDE
  21. Bairros: Papicu (Avenida Engenheiro Santana Júnior com Avenida Alberto Sá) e Cidade dos Funcionários (Avenida Washignton Soares com Avenida Oliveira Paiva)
  22. Quinta-feira (8)
  23. MANHÃ
  24. Bairros: Messejana (Centro, próximo ao mercado/feira) e José Walter (Avenida Bernardo Manoel com Avenida Perimetral)
  25. TARDE
  26. Bairros: Castelão (Avenida Alberto Craveiro com Rua Pedro Dantas) e Mondubim (Avenida Godofredo Maciel com Avenida Perimetral)
  27. Sexta-feira (9)
  28. MANHÃ
  29. Bairros: Conjunto Ceará (Avenida A com Avenida Central) e Jóquei Clube (Avenida Lineu Machado com Avenida Senador Fernandes Távora)
  30. TARDE
  31. Bairros: Parangaba (Rua Germano Frank com Avenida Silas Munguba) e Siqueira (Rua Agamenon com Avenida Osório de Paiva)

Segundona do Brasileirão-23 ª rodada


  • CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL-SÉRIE B 
  • Rodada 23
  • Sexta, 2 de setembro de 2016
  • BRASIL-RS 2X1 GOIÁS-GO
  • LUVERDENSE-MT 3X1 PAYSANDU-PA
  • Sábado, 3 de setembro de 2016
  • VILA NOVA-GO 0X0 ATLÉTICO-GO
  • TUPI-MG 0X1 BRAGANTINO-SP
  • OESTE-SP 3X3 PARANÁ-PR
  • BAHIA-BA 1X0 VASCO DA GAMA-RJ
  • LONDRINA-PR 1X0 JOINVILLE-SC
  • SAMPAIO CORREA-MA 4X3 NÁUTICO-PE
  • CRICIÚMA - SC 1 X 1 CRB - AL
  • Domingo, 4 de setembro de 2016
  • CEARÁ-CE X AVAÍ-SC, às 18h30, na Arena Castelão.


De olho no lance

  • O Fortaleza entra em campo hoje, às quatro da tarde, no estádio Coaracy Fonseca, em Arapiraca, contra o Asa, pela 16ª rodada da Terceirona do Brasileirão.
  • O goiano Elmo Cunha apita com assistências do goiano Christian Sorence e do capixaba Fabiano Remires.
  • O Fortaleza em 15 jogos soma 25 pontos, oriundos de sete vitórias e quatro empates. O Leão perdeu quatro partidas.
  • O Ceará pega às 18h30, na Arena Castelão, o Avaí (SC), encerramento a 23ª rodada da Segundona do Brasileirão.
  • Trio baiano apita.
  • Marielson Silva, árbitro central.
  • José Carlos Santos, assistente um.
  • Adailton Jesus, assistente dois.
  • O quarto árbitro é o cearense Glauco Freitas.
  • O Ceará em 22 jogos soma 37 pontos, oriundos de dez vitórias e sete empates. O Vozão perdeu cinco partidas;

Defesa de Lula


 02/09/2016
 
 
Nota
 
 
 
 
 
A decisão proferida pelo TJSP (RESE nº 0022708-35.2016.8.26.0050) em nada altera os questionamentos que já apresentamos, em nome do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sobre a competência da Justiça Federal de Curitiba para investigar aspectos relacionados a um apartamento situado no Guarujá, Estado de São Paulo. Tais questionamentos foram deduzidos em uma “exceção de incompetência” protocolada em 05/07/2016 e ainda não foram apreciados pelo Tribunal Regional Federal da 4ª. Região (TRF4).
 
O principal critério estabelecido na lei para determinar o local das investigações é aquele onde o fato teria ocorrido (CPP, art. 69, I). Não há previsão legal para que um juízo ou um juiz se torne competente para investigar supostos fatos ocorridos em qualquer local do País. A existência de um juízo universal ou de um juízo temático na esfera penal fere a garantia constitucional do juiz natural.
 
Lula e os seus familiares não são proprietários de qualquer apartamento no Edifício Solaris, no Guarujá (SP) e, por isso mesmo, não foram beneficiados por qualquer melhoria realizada nesse imóvel. O apartamento 164-A está registrado no Cartório de Registro de Imóveis em nome da empresa OAS, que, portanto, detém a propriedade do imóvel por força de expressa disposição legal (CC, art. 1.245).
 
Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira
 

Debates eleitorais hoje e amanhã

  • TV O Povo-Rádio O Povo-CBN FM 95.5 e portal O Povo transmitem hoje e amanhã debates eleitorais.
  • Hoje, de seis às oito da noite, com mediação de Fábio Campos debatem os prefeituráveis de Fortaleza.
  • Amanhã, de seis às oito da noite, com mediação de Luiz Viana, debatem os vice-prefeituráveis de Fortaleza.

Agenda da Semana

  1. Semana da Pátria.
  2. Domingo (quatro)
  3. Seminário Empreender, no RioMar Fortaleza, ao meio-dia.
  4. Museu do Videogame, no RioMar Fortaleza, de dez da manhã às nove da noite.
  5. Abertura da Expoece 2016, às 16 horas, no Parque de Exposições César Cals, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário.
  6. Ceará x Avaí, na Arena Castelão, pelo encerramento da 23ª rodada da Segundona do Brasileirão, às 18h30.
  7. Asa x Fortaleza, em Arapiraca, pela 16ª rodada do Grupo A da Terceirona do Brasileirão, às 16 horas.
  8. 'Boca Rosa, a Peça', no Teatro RioMar, às 17 horas.
  9. Debate com os prefeituráveis de Fortaleza, às 18 horas, na TV O Povo, com mediação de Fábio Campos.
  10. Segunda (cinco)
  11. Começam, às oito da manhã, pelo http://bit.ly/2ajDO1p. as inscrições da etapa Fortaleza do Mitsubishi Motorsports Nordeste 2016, que acontecerá em 17 de setembro.
  12. Blitze da Cagece na Barra do Ceará e Benfica, pela manhã;  São Gerardo e Rodolfo Teófilo, à tarde.
  13. Mostra Marquise, de dez da manhã às dez da noite, na Praça em frente à Centauro, no Iguatemi Fortaleza.
  14. Debate com os candidatos a vice-prefeito de Fortaleza, às 18 horas, na TV O Povo, com mediação de Luiz Viana.
  15. Apresentação para imprensa do 'Engenho do Dedé', no Iguatemi, às 19 horas.
  16. Lançamento do livro "25 verbos para construir sua vida", de Alberto Saraiva, na Livraria Leitura, do RioMar Fortaleza, às 19 horas.
  17. Dia do Administrador, na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), às 19h30, com entrega da Medalha Boticário Ferreira para o administrador Leonardo Macedo.
  18. Terça (seis)
  19. Café da Manhã de Negócios, do Sindieventos, na Cobertura da Casa da Indústria, com a secretária municipal de Meio Ambiente, Agueda Muniz.
  20. Lançamento da Maternidade Eugênia Pinheiro, na Casa de Moá, na Rua Visconde de Mauá, 2675.
  21. Blitze da Cagece pela manhã no Meireles e Centro; e à tarde, no Papicu e Cidade dos Funcionários.
  22. Colação de grau da Faculdade Ratio, às 18 horas, na Assembleia Legislativa do Ceará.
  23. Brasil x Colômbia, pelas Eliminatórias Copa Rússia 2018, às 21h45, na Arena Amazônia.
  24. Quarta (sete)
  25. Desfile de 7 de Setembro, na Beira-Mar, às nove da manhã.
  26. Abertura das Paralimpíadas do Rio de Janeiro, às 20 horas, no Maracanã.
  27. Quinta (oito)
  28. Blitze da Cagece pela manhã em Messejana e José Walter; e à tarde no Castelão e Mondubim.
  29. Entrega do Prêmio Fiec de Desempenho Ambiental, às oito da manhã, no Sesi da Barra do Ceará.
  30. Prefeiturável Roberto Cláudio (PDT), às 10 horas, apresenta Plano de Governo, no Plenário Fausto Arruda, da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).
  31. I Congresso Internacional Violência, Polidez, Mediação de Conflitos e Acesso à Justiça, às 19 horas, na Assembleia Legislativa do Ceará.
  32. Debate com os oito prefeituráveis de Fortaleza, na FA7, às 19h30, com mediação do professor Felipe Barroso.
  33. Sexta (nove)
  34. Blitze da Cagece pela manhã no Conjunto Ceará e Jóquei Club; e à tarde na Parangaba e Siqueira. 
  35. Dia do Administrador, de oito da manhã às seis da noite, na Assembleia Legislativa.
  36. Sábado (dez)
  37. Goiás x Ceará, pela 24ª rodada da Segundona do Brasileirão, às 18h30, no Serra Dourada.
  38. Fortaleza x Remo, pela 17ª rodada da Terceirona do Brasileirão, às 20 horas, na Arena Castelão.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...