terça-feira, janeiro 12

'O Outro Lado'

  • Amor e morte se conectam em “O Outro Lado”
  • Livro do jornalista cearense Flávio Assunção acompanha a jornada de um serial killer, que acredita ter nascido com o dom de reconhecer os indivíduos verdadeiramente bons e aptos a integrar uma existência plena de amor e bondade.
  • O que nos torna humanos? Quais os limites entre a bondade e a maldade? Estes e outros questionamentos podem ser encontrados em O Outro Lado, livro de estreia do jornalista cearense Flávio Assunção, publicado pela Lura Editorial (SP). O coquetel de lançamento acontece no dia 14 de janeiro, às 19h30, na Livraria Cultura, para convidados e imprensa.
  • O livro
  • Em O Outro Lado, o leitor acompanha a jornada de um serial killer que acredita ter nascido com o dom de reconhecer os indivíduos verdadeiramente bons, que demonstram a benevolência e nobreza de espírito por meio de seus atos. Ao identificar características tão sublimes de humanidade, busca uma maneira de garantir a passagem dessas pessoas para o Outro Lado, um lugar criado por seu próprio imaginário, sua concepção particular de paraíso, confiando veementemente nessa prática como o sentido quase religioso e missionário de sua existência, atribuindo às pessoas que mata o significado do sonho e da esperança de constituir um ideário de vida societária onde somente o bem prevalecerá.
  • Paralelemente, percorremos os corredores da mente de dois personagens: uma mulher que nos últimos seis anos apenas se dedica à recuperação de sua irmã em coma, vivenciando os dissabores de uma vida marcada por renúncias e distanciamento de familiares, amigos e diversões, declinada ao ambiente frívolo do hospital; e um adolescente que teve sua acessibilidade reduzida após um acidente, com seu cotidiano descrito, desde então, pela apatia, desesperança e narrativa que apresenta o olhar que ele próprio constrói sobre si, limitado pela dependência, exclusão, estigma, desigualdade e sofrimento.
  • O autor
  • Flávio Assunção Cavalcante Filho tem 30 anos e é natural de Fortaleza/CE. Formado em Jornalismo, é sócio-diretor da VP Comunicação, empresa atuante no Ceará e Rio de Janeiro; além de ser colunista nas áreas esportiva e literária. O Outro Lado marca sua estreia como escritor profissional.
  • SERVIÇO
  • Lançamento do livro “O Outro Lado” – Flávio Assunção
  • Local: Livraria Cultura – Av. Dom Luís, 1010 – 1º piso - Aldeota
  • Data: 14 de janeiro (quinta-feira)
  • Horário: 19h30
  • Informações e vendas: www.flavioassuncao.com

Mais procurada: UFC

No segundo dia de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016, a Universidade Federal do Ceará já ultrapassou a marca de 110 mil inscrições. De acordo com o balanço realizado pela Coordenação do Sisu na UFC, até 17h30min desta terça-feira (12), a UFC já tinha recebido 114.814 inscrições. O número representa um avanço de 39,4% sobre o total de inscrições apurado segunda-feira (11), no mesmo horário.
No ranking dos cursos mais procurados estão Medicina (Fortaleza), com 5.982 inscritos; Administração (noturno), com 4.997 inscritos; Psicologia (Fortaleza), com 4.259 inscritos; Direito (noturno), com 4.227 inscritos; e Enfermagem, com 3.582 inscritos.
A UFC oferta no Sisu 2016 um total de 6.288 vagas, em 108 cursos de graduação presencial nos seus campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús. Em relação a 2015, estão sendo ofertadas 50 vagas a mais pela Instituição.
As inscrições para o Sisu estão abertas até as 23h59min de quinta-feira (14), conforme o Edital nº 36/2015, da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC). Candidatos em estados que não têm horário de verão, como o Ceará, devem ficar atentos, pois o Sistema fechará uma hora mais cedo, ou seja, às 22h59min. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 18 de janeiro.
Desde 2012, a UFC se destaca como a instituição mais procurada do País no Sisu. No ano passado, foram registradas 187 mil inscrições para 6.238 vagas. 

'Giselle'

“Giselle” é o próximo espetáculo da companhia Bolshoi em destaque na UCI Cinemas. No próximo fim de semana, nos dias 16 (15h) e 17/01 (17h), os cinemas vão exibir a história de amor entre uma camponesa e um aldeão. A exibição faz parte da temporada 2015/2016 do Ballet Bolshoi que a UCI traz pelo terceiro ano consecutivo para o Brasil. Também estão confirmados “Jóias” (20 e 21/02); “A Dama das Camélias” (19 e 20/03); “A Megera Domada” (23 e 24/04); “Spartacus” (28 e 29/05) e “Dom Quixote” (18 e 18/06).

Um dos espetáculos mais clássicos, “Giselle” conta a história do amor de uma camponesa por um nobre disfarçado de aldeão. Ao descobrir a verdadeira identidade de seu amado, ela morre de decepção e sua alma passa a fazer parte das Willis, grupo de fantasmas de garotas que morrem às vésperas do casamento.  Apesar de morta, Giselle manifesta seu amor quando o nobre visita seu túmulo. Ele é atacado pelas Willis, que o obrigam a dançar até a morte, mas a camponesa o salva ao dançar em seu lugar e quebrar o encanto do grupo de almas.

Confira abaixo a programação completa com cinemas e horários.

Ballet Bolshoi:  Giselle
Data: 16/1, às 15h e 17/1, às 17h
Preço: R$ 50.00
Locais: UCI Anália Franco, UCI Jardim Sul e UCI Santa Parque Shopping (São Paulo); UCI Kinoplex Norte Shopping), UCI New York City Center e UCI ParkShopping Campo Grande (Rio de Janeiro); UCI Kinoplex Plaza Casa Forte, UCI Kinoplex Recife Shopping (Recife); UCI Shopping Parangaba e UCI Kinoplex Iguatemi Fortaleza (Fortaleza); UCI Bosque dos Ipês (Campo Grande); UCI Estação e UCI Palladium (Curitiba); UCI Kinoplex Independência Shopping (Juiz de Fora); UCI Ribeirão (Ribeirão Preto); UCI Orient Shopping Barra (Salvador); UCI Kinoplex Shopping da Ilha (São Luís).


SOBRE A UCI
Sinônimo de qualidade e tecnologia, a UCI (United Cinemas International Ltda.) está há 18 anos no Brasil e tem 23 complexos, no Rio de Janeiro, São Paulo, Ribeirão Preto, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza, Juiz de Fora, São Luís, Manaus, Belém e Campo Grande, totalizando 196 salas. A rede é responsável pelo maior complexo de cinemas do país, o UCI New York City Center, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Com 18 salas, sendo uma IMAX e duas De Lux, o UCI NYCC é responsável pelo maior público do Brasil desde sua inauguração.

Diário do Nordeste

O Povo


Carnaval da Paz 2016


C. Rolim Engenharia

Procurando sempre priorizar as práticas sustentáveis visando minimizar os impactos ambientais de suas ações, a C. Rolim Engenharia adotou mais um cuidado nesse início de ano, em prol do meio ambiente.
A empresa não adotará mais copos descartáveis e os colaboradores ganharam copos individuais de acrílico para utilizar no dia-a-dia. A ideia é que cada colaborador “adote” o seu copo e fique reutilizando diariamente, descartando assim a necessidade do uso de dezenas de copos plásticos na rotina do ambiente corporativo.
“A prática e a responsabilidade sustentável deve começar em cada um de nós, estendendo para dentro de nossas casas, para o ambiente corporativo e para o meio em que vivemos. Por isso, a C. Rolim Engenharia preza por ações como essas de cuidado com o meio ambiente, sejam pequenas iniciativas ou grandes mobilizações que realizamos na nossa cidade, além, claro, de aplicar a sustentabilidade nos mais diferentes detalhes dos nossos empreendimentos”, explica a diretora comercial e de marketing da C. Rolim Engenharia, Ticiana Rolim Queiroz.
“Temos vários motivos para diminuir de forma considerável o uso de copos de plástico no nosso cotidiano. O plástico não é um material biodegradável e demora em média 200 anos para se decompor. Além disso, a vida útil do copo de plástico é muito pequena, às vezes chega a durar 13 segundos após sair do porta-copos”, finaliza a diretora da C. Rolim Engenharia.

Venezuela


IJCPM

  • Hoje, às dez horas, na sede do IJCPM (Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500, ao lado do RioMar Fortaleza) haverá o anúncio para imprensa das novas vagas de 2016 para as turmas do Programa de Qualificação Para o Varejo do Instituto JCPM de Compromisso Social em Fortaleza, tanto referentes ao IJCPM Presidente Kennedy quando Papicu.
  • Na ocasião, além da divulgação das inscrições e os números de cursos para 2016, será também feito o balanço das ações do Instituto em 2015.
  • Terá a presença do coordenador do Instituto JCPM de Compromisso Social, Edgard Cruz.

Fala Karlo Kardoso

  • O secretário de Direitos Humanos de Fortaleza, Karlo Kardoso fala à AFN:


Fala Toinha

  • A vereadora Toinha Rocha (Psol) concedeu a seguinte entrevista para AFN.
  • Ela fala sobre conselheiros tutelares, Psol e eleições 2016, onde não deve se candidatar à reeleição:

Posse de Edilberto no TCE-Ce



Roberto Cláudio, Edilberto Pontes, Camilo Santana e Zezinho Albuquerque (foto Carlos Gibaja)
  1. Presentes a posse de Edilberto Pontes na presidência do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE):
  2. Camilo Santana.
  3. Zezinho Albuquerque.
  4. Roberto Cláudio.
  5. Adauto Bezerra.
  6. Walter Cavalcante.
  7. Guilherme Sampaio.
  8. Fernando Ximenes.
  9. Patrícia Saboya.
  10. Alexandre Figueiredo.
  11. Júlio Rego.
  12. Pedro Timbó.
  13. Raul Veloso.
  14. Ubiratan Aguiar.
  15. Domingos Filho.
  16. Chico Aguiar.
  17. Valdomiro Távora.
  18. Rholden Queiroz.
  19. Plácido Rios.
  20. Marcelo Mota.
  21. Kelly Castro.
  22. Edison Silva.
  23. José Rangel.
  24. Rebecca Fontes.
  25. Mariana Lobo.



Mais Cultura

  • O secretário cearense de Cultura, Guilherme Sampaio convoca para uma teleconferência nesta terça sobre cultura e fala sobre o Mais Cultura:

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...