quarta-feira, novembro 18

Dia de Doar


Fala Dilma

  1. Cinto de segurança obrigatório, proibição de uso celular ao volante e equipamentos de proteção salvam vidas.
  2. De 2012 a 2013, a Lei Seca reduziu acidentes de trânsito em 6%.
  3. Em 2011, criamos o Pacto Nacional pela Redução de Acidentes, q promove ação de mobilização e educação.
  4. A batalha contra a violência no trânsito é + q uma questão de novas leis, é necessário um trabalho de conscientização.
  5. Metade das vítimas é de pedestres, ciclistas, motociclistas e usuários de transporte público, de acordo com a OMS.
  6. Estamos empenhados em promover a mobilidade segura de todos os cidadãos, especialmente dos mais vulneráveis.
  7. Os países em desenvolvimento têm 54% da frota de veículos e são responsáveis por 90% das mortes por acidentes de trânsito.

Rua Compartilhada

O prefeito Roberto Cláudio (PDT) entrega amanhã, as nove da manhã, a primeira Rua Compartilhada de Fortaleza. Desenvolvida ao longo da Rua Otoní Façanha de Sá, no Dionísio Torres (Regional II), a proposta da rua compartilhada é que pedestres e bicicletas convivam harmonicamente, utilizando simultaneamente o mesmo espaço público. O único trânsito de veículo automotor permitido, será a circulação de ambulâncias, em caso de emergência.
Esse projeto pioneiro na cidade de Fortaleza é uma Parceria Pública Privada (PPP) entre a Prefeitura de Fortaleza e o Hospital São Carlos.
O projeto da via foi desenvolvido pela Estar Urbano que inseriu o conceito de traffic calming nas duas extremidades da rua, onde o pedestre transitará sem desníveis ou barreiras, desde a entrada do Hospital São Carlos até a Praça Rogério de Sousa Froes, através da rua compartilhada. Além disso, o equipamento público agora conta com mobiliário urbano, paraciclo, piso drenante, painel de mosaico, jardim vertical, paisagismo e iluminação de LED.
Conforme o titular da Secretaria Regional II, Claudio Nelson Brandão, o projeto inovador é de suma importância para estimular a convivência. "Fortaleza ganha um novo espaço para convivência, voltado exclusivamente para o uso do pedestre e ciclista. Esse equipamento estimula a convivência saudável e igualitária do espaço público, ampliando também a segurança da área", finaliza o titular.
Serviço
Entrega da primeira rua compartilhada de Fortaleza
Data: Quinta-feira (19/11), às 9h
Local: Rua Otoni Façanha de Sá com Rua Fotografo Ribeiro - Dionísio Torres (próximo à entrada da emergência do Hospital São Carlos).

Hoje à noite


Na Fiec

O presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Gadelha, participa de almoço sexta-feira (20), na FIEC, quando tratará deassuntos em torno das atividades da Fiocruz no Ceará e também da instalação do Polo Industrial e Tecnológico do Eusébio. O Polo, localizado no bairro da Precabura, Eusébio, ocupa área de aproximadamente 73 hectares. Em princípio, serão três empresas âncoras: Unidade de Ensino e Pesquisa Fundação Oswaldo Cruz -Fiocruz; Centro de Plataformas Vegetais da Fundação Oswaldo Cruz e; Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação). A unidade da Fiocruz será a primeira a ser instalada, com previsão para o primeiro semestre de 2016.
O Polo Industrial e Tecnológico da Saúde (PITS) tem como objetivos: desenvolver o setor da saúde do Estado; promover a inovação e a interação entre a academia, os setores público e privado de forma a garantir o desenvolvimento social e avanços tecnológicos e econômicos; incentivar a geração de novos produtos; fomentar a sinergia entre as indústrias que formam o Polo e; atrair instituições e empresas inovadoras que são referência no setor da saúde. 
Paulo Gadelha é médico, mestre em Medicina Social, doutor em Saúde Pública, e atua na gestão institucional da Fundação Oswaldo Cruz desde 1985, tendo assumido o primeiro mandato de presidente em 2009. 

Hoje


Prêmio CDL amanhã


Na Fenacam

CAMILO SANTANA.
15 h
Visitei esta noite, no Centro de Eventos, a 12a edição da Feira Nacional do Camarão (Fenacam), o mais importante evento do setor no País. O nosso estado é o maior produtor de camarão em cativeiro, com produção anual de 44.000 toneladas e estimativa de chegar a 50.000 toneladas este ano. Somos responsáveis por mais de 50% da produção em cativeiro do Brasil e vamos continuar fortalecendo o segmento, que é importantíssimo para a economia do Ceará e vem crescendo a cada ano. Aproveito para agradecer a Associação Cearense dos Criadores de Camarão (ACCC) pela homenagem que recebi durante a feira. Boa noite e uma excelente quarta-feira a todos!
Fotos: Carlos Gibaja

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...