segunda-feira, janeiro 19

Morro de Santiago

O Cuca Barra realiza mais uma edição do projeto “Comunidade em Pauta”, desta vez no Morro de Santiago, na Barra do Ceará. O projeto, que visa estreitar a relação da Rede Cuca (Barra, Mondubim e Jangurussu) com as comunidades próximas aos três equipamentos, leva uma programação de oportunidades e serviços para a população. As ações começaram hoje, seguem até a próxima sexta-feira (23) e contam com apresentações artísticas, debates, exibição de filmes, oficinas, campeonatos, rodas de conversa, além balcão de currículos e orientação para o trabalho.
As atividades acontecem na Associação Pequeno Cidadão; Liga Esportiva de Santiago da Barra; Praça do Campo Beira Rio; e na Igreja Pentecostal Fogo do Espírito, localizados no Morro do Santiago, Barra do Ceará. O projeto é uma ação das equipes de Protagonismo Juvenil; Comunicação Popular e Cidadania; Economia Criativa e Empregabilidade; e Promoção de Saúde e Cidadania, gerido pela diretoria de Promoção dos Direitos Humanos da Rede Cuca.
Para o educador de Comunicação Social e Cidadania, Alécio Fernandes, “o projeto visa uma aproximação com esses jovens, tendo em vista a integração entre os serviços que são oferecidos pelo Cuca e as demandas da comunidade”, explica. A ação possibilita oportunidades de inserção no mercado de trabalho. “Em momentos como este - de aproximação - procuramos ajudar os jovens a elaborar seus currículos e acabamos conhecendo melhor as necessidades de cada um”, conta a educadora social da Economia Criativa e Empregabilidade, Tina Paulo.
Serviço
Cuca na Comunidade - Morro de Santiago
Quando: 19 a 23 de janeiro de 2015
Cuca Barra: Avenida Presidente Castelo Branco, 6417 - Barra do Ceará
Locais: Associação Pequeno Cidadão, Liga Esportiva de Santiago da Barra, Praça do Campo Beira Rio e Igreja Pentecostal Fogo do Espírito

Programação completa:
Segunda-feira, 19
Abertura do Cuca na Comunidade
- Cineclube: “A Velha Barra”, vídeo feito por alunos do curso Memórias da Barra.
- Comunidade em Pauta Especial (apresentações artísticas)
- Balcão de inscrições
Associação Pequeno Cidadão
Igreja Pentecostal Fogo do Espírito
Terça-feira, 20
Igreja Pentecostal Fogo do Espírito
- Cine Comunicação Popular (9h às 10h)
- Balcão de currículos e coluna de oportunidades (10h às 12h)
- Oficina de fanzine “Aqui tem Juventude” (9h às 11h)
- Oficina de orientação para o trabalho (10h às 12h)
Associação Pequeno Cidadão e Liga Esportiva de Santiago da Barra
- Cine Comunicação Popular (14h às 15)
- Oficina de paper toys (14h às 16h)
- Oficina de orientação para o trabalho (14h às 16h)
- Oficina de precursão (15h às 16h)
Praça do Campo Beira Rio
- Programa Mistura “Especial Memórias e Identidades do Morro de Santiago
- Roda de conversa com os moradores da comunidade (16h às 17h)
Quarta-feira, 21
Associação Pequeno Cidadão e Liga Esportiva de Santiago da Barra
- Cine Saúde e Cidadania (9h às 10h)
- Oficina de construção de pipas (10h às 12h)
- Vivências circenses: malabares (11h às 12h)
- Roda de conversa: saúde e comunidade (10h às 11h)
- Oficina de fuxico (14h às 16h)
Igreja Pentecostal Fogo do Espírito
- Cine Saúde e Cidadania (14h às 15h)
- Oficina de paper toys (14h às 16h)
- Oficina de construção de pipas (14h às 16h)
- Roda de conversa: saúde e comunidade (16h às 17h)
- Oficina de capoeira (17h)
Quinta-feira, 22
Igreja Pentecostal Fogo do Espírito
- Cine Participação Juvenil (9h às 10h)
- Oficina de Reciclagem (10h às 12h)
- Oficina de Rádio (10h às 12h)
- Campeonato de travinha (10h às 11h)
- Campeonato de bila (11h às 12h)
- Campeonato de pipa (17)
- Balcão de currículos e coluna de oportunidades (14h às 17h)
Associação Pequeno Cidadão e Liga Esportiva de Santiago da Barra
- Cine Participação Juvenil (14h às 15h)
- Oficina de fuxico (14h às 16h)
- Oficina de reciclagem (14h às 16h)
- Oficina de hortas suspensas com garrafas pets (14h às 16h)
- Roda de conversa com catadores (16h)
- Oficina de orientação para o trabalho (16h às 18h)
Sexta-feira, 23
Associação Pequeno Cidadão e Liga Esportiva de Santiago da Barra
- Cine Economia Criativa e Empregabilidade (9h às 10h)
- Roda de Conversa: Rede de Incubadoras do Ceará - RIC (10h às 11h)
Igreja Pentecostal Fogo do Espírito
- Cine Economia Criativa e Empregabilidade (14h às 15h)
Encerramento:
- Intervenções: dança, teatro de rua e malabares
- Roda de capoeira
- Mercado criativo
- Exposição Cuca na Comunidade
- Apresentação RDF: Rap do Padreirinho
- Apresentação: DJ Natan Pedra.

Hemoce no North Shopping

O North Shopping Fortaleza recebe, de 21 a 24 de janeiro, a unidade móvel do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), uma parceria para realização de campanha de doação de sangue. O posto vai estar em frente ao shopping (Avenida Bezerra de Menezes, 2450, São Gerardo) recebendo os doadores voluntários de sangue.
Para quem vai dar um passeio pelo North Shopping Fortaleza e quiser aproveitar para passar na unidade móvel, vale a pena lembrar os requisitos. Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial e original com foto.
Quem tem interesse em realizar o cadastro de medula óssea é necessário:
- Ter entre 18 e 55 anos;
- Não ter tido câncer;
- Apresentar documento de identidade
O cadastro será concluído com a assinatura de um Termo de Consentimento e a coleta de uma amostra de sangue (10 ml). 
Durante o cadastro deverá ser fornecido dois nomes e telefones de contatos, para que seja possível localizá-lo, caso haja compatibilidade com algum paciente.
Doação no North Shopping Fortaleza:
DATA: 21 a 23 de janeiro, das 14 às 20 horas;  24 de janeiro, 10 às 16 horas.

Trainee Estácio

O Grupo Estácio recebe até primeiro de fevereiro inscrições para o seu programa trainee 2015, a 5ª edição, que vai ofertar 20 vagas. Com duração de 18 meses, o programa é composto por três módulos nos quais os trainees conhecem a cultura da empresa, percorrem as principais áreas da companhia, participam de workshops de capacitação e desenvolvem um projeto.
Podem se inscrever candidatos graduados entre dezembro de 2012 e dezembro de 2014 nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências da Computação, Engenharia, Marketing, Comunicação Social, Sistemas de Informação, Direito, Psicologia, Pedagogia e cursos correlatos da Graduação Tecnológica. A seleção é composta de prova online, dinâmica de grupo, painel com executivos da empresa e entrevistas individuais.
Universitários do Brasil inteiro podem se inscrever e, já no processo de seleção, devem optar pelas regiões em que pretendem atuar: nas unidades da região Norte (cidade-base será Belém), Sul (Porto Alegre), Sudeste (Rio de Janeiro), Nordeste (Fortaleza) e Brasil Central (Belo Horizonte).
Ao longo dos 18 meses do programa trainee, todos serão acompanhados por meio de planos de desenvolvimento individual, elaborados a partir das necessidades específicas de cada um, visando ao aperfeiçoamento das habilidades comportamentais e técnicas. Ao final do programa, os jovens poderão ser efetivados nas áreas de alocação inicial ou em alguma nova área que tenha despertado o interesse ao longo do programa. Há vagas para Marketing, Financeiro, Jurídico, Ensino, Operações, Novos Negócios e EAD.
Um dos principais compromissos do programa é a formação de uma geração de profissionais comprometidos com a construção de um novo cenário empresarial, baseado no exercício constante das competências, dos valores da empresa e no desenvolvimento de novas ferramentas para a busca da superação dos resultados. Este ano, dentre as vagas oferecidas, duas delas serão destinadas a jovens cujo interesse seja em atuar na área acadêmica, com ênfase na gestão de ensino superior. 
Os requisitos exigidos são domínio de Windows, internet e pacote Office; conhecimento de inglês (nível intermediário) e perfil alinhado às competências e valores da empresa. É desejável que o candidato possua Coeficiente de Rendimento Geral mínimo de 7,0. O salário é de R$ 4,5 mil e entre os benefícios estão bolsa de estudos, ticket-refeição e subsídio para plano de saúde (concedidos conforme política de RH). Não é obrigatório ter experiência prévia e a jornada de trabalho será de 44 horas semanais. Inscrições no www.vagas.com.br/vagas/v1093838/programa-trainee-estacio-2015.

Vem ai Açaí Beat

Depois de consolidar-se na região Sudeste, a franquia Açaí Beat (www.acaibeat.com.br), que oferece receitas e combinações exclusivas de açaí, agora se expande para o Nordeste do país. Entre outubro e março, nove lojas abrem as portas na região: cinco em Fortaleza, três em Recife (PE) e uma em João Pessoa (PB).


A Açaí Beat é uma franquia especializada na fruta amazônica, voltada ao estilo de vida urbano. Além de produzir o próprio mix vendido pelas lojas, a empresa aposta em ingredientes que vão desde a tradicional banana com granola até doce de leite ou ouro branco. “Cidades litorâneas de clima quente como as nordestinas combinam com o frescor do nosso produto”, diz Junior Marques, sócio-fundador da empresa. 
A primeira franquia nordestina da marca abriu as portas com o investimento inicial de R$ 120 mil, no Shopping Center Recife, em outubro. Em três meses, o faturamento da loja cresceu aproximadamente 56%. Hoje, a capital pernambucana possui mais duas unidades: um quiosque no Rio Mar Shopping e uma loja em galeria do bairro Graças.



“Como consumidores de longa data, o que mais nos atraiu na Açaí Beat foi o sabor diferenciado da fruta e as diversas combinações oferecidas, que fogem ao tradicional”, conta Fernando Borges, franqueado-máster da marca em Recife. Agora a ideia é ir para a rua, segundo seu sócio João Netto, que administra a loja na galeria: “Queremos atingir pontos estratégicos da cidade”, afirma ele.
Ao perceber o sucesso do negócio em Pernambuco, a paraibana Simone Cox abandonou sua carreira como revendedora de medicamentos e abriu uma loja Açaí Beat à beira-mar em João Pessoa (PB), também em outubro. A meta é inaugurar mais uma na capital e outra em Campina Grande (PB).
Já o casal cearense Jean e Hingridy Freitas, que moram há doze anos em Boston, nos Estados Unidos, comprou cinco lojas da marca, com inauguração prevista para março, e pretendem abrir mais cinco unidades no Ceará ainda este ano. “Viajamos a Recife para provar o produto da Açaí Beat e fechamos logo de cara”, fala Jean.
Com as nove franquias do Nordeste, a Açaí Beat alcança 45 unidades no Brasil. “Os bons resultados obtidos na região reforçam nosso compromisso em investir na expansão da marca pelo país”, declara Marques.
Para abrir uma unidade é necessário o investimento médio inicial de R$ 115 mil, que inclui taxa de franquia, infraestrutura, equipamentos e estoque inicial. O montante varia conforme localização e tamanho da loja.
Não há mensalidades para os franqueados. Os royalties estão inclusos no preço do açaí e a taxa de marketing corresponde a 6% do valor do produto. O faturamento bruto estimado fica em torno de R$ 30 mil e o retorno ocorre em até 18 meses.
Sobre o Açaí Beat:
Franquia especializada em creme de açaí. Sediada em Ribeirão Preto (SP), a empresa foi fundada em 2011 e hoje é dirigida pelos sócios Junior Marques e Nivia Flaviano. O Açaí Beat já possui 36 lojas localizadas em São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Mato Grosso e Tocantins. Até março, terá nove unidades inauguradas no Nordeste. Tem em seus diferenciais a elaboração do mix do açaí em sua fábrica em Minas Gerais e combinações que variam da tradicional granola e banana até a de doce de leite e ouro branco. www.acaibeat.com.br. Tel: (16) 3904 3774.

De olho no lance


  • A delegação do Fortaleza segue de ônibus com 19 jogadores hoje para Juazeiro do Norte.
  • Depois de amanhã joga contra o Icasa, às 20h20, no Romeirão, pela 3ª rodada do Cearensão 2015 Grupo A-1.
  • Estão viajando:

  1. Deola.
  2. Eivelton.
  3. Auremir.
  4. Adalberto.
  5. Correa.
  6. Pio.
  7. Radar.
  8. Uilliam.
  9. Laertes.
  10. Everton.
  11. Genilson.
  12. Hudson.
  13. Jefferson.
  14. Lima.
  15. Márcio Diogo.
  16. Maranhão.
  17. Cássio.
  18. Max Oliveira.
  19. Samuel.

Até hoje

Os interessados em ingressar no Banco do Brasil (BB) têm até hoje, para realizar a inscrição na seleção externa. O concurso é para formação de cadastro de reserva nos estados de Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Sergipe. O cargo é de escriturário e a remuneração inicial é de R$ 2.227,26 para jornada de 30 horas semanais. A prova de seleção está prevista para acontecer em 15 de março.
Além do salário, os candidatos empossados terão participação nos lucros ou resultados, nos termos da legislação pertinente e acordo sindical vigente, ajuda alimentação no valor de R$ 572,00, vale-refeição de R$ 431,16, vale-transporte, vale-cultura de R$ 50, auxílio-creche, auxílio a filho com deficiência, de valor previsto na CCT, e previdência privada. Funcionários do BB têm ainda direito a plano odontológico, extensivo a dependentes diretos, plano de saúde, participação no Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, além de possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional, através de treinamentos, certificações, bolsas de graduação, Pós-graduação lato sensu, stricto sensu, idiomas estrangeiros e através da UniBB, Universidade Corporativa do Banco do Brasil
É necessário que o candidato tenha certificado de conclusão ou diploma de curso de nível médio expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação, e idade mínima de 18 anos completos, até a data da contratação. Uma novidade do certame é a reserva de 20% das vagas para candidatos que se declararem negros, em cumprimento ao projeto aprovado pelo Senado. Outra novidade é que, a partir dessa seleção, o BB volta a cobrar conhecimentos de Inglês.
Conhecimentos Básicos (Português, Raciocínio Lógico-Matemático e Atualidade do Mercado Financeiro) e Conhecimentos Específicos (Cultura Organizacional, Técnica de Vendas, Atendimento, Domínio Produtivo da Informática e Conhecimentos Bancários) também fazem parte da prova. Os candidatos irão prestar ainda a Prova Discursiva: Redação.
As inscrições podem ser feitas por meio do site da Fundação Cesgranrio: www.cesgranrio.org.br. A taxa é de R$ 40,00.

Vida escolar

Aperto no coração, ansiedade, insegurança e, ao mesmo tempo, a expectativa de um mundo de descobertas. São esses alguns dos sentimentos vividos quando os pais decidem apresentar aos filhos a vida escolar. E esse momento fica ainda mais delicado quando acontece já a partir dos quatro meses de vida, especialmente, para a mãe que, até esta data, tem mantido um vínculo único com o bebê numa rotina de muita ligação afetivo emocional. Nessa fase, é muito importante que seja realizado um processo de adaptação, que deverá ser feito da maneira mais tranquila possível, tanto para as crianças quanto para os pais.
Creche ou escola deverão ter um acompanhamento adequado nesse momento tão importante. As crianças não devem ficar de imediato longe dos seus familiares, já que tudo é novo. Ainda com a presença de um dos responsáveis, as crianças vão interagindo por meio de atividades pensadas pela equipe pedagógica, até que ambos os lados se sintam seguros e a separação aconteça gradualmente. O tempo para que isso aconteça pode variar de criança para criança. “É um processo lento, gradativo, principalmente, para aquelas crianças que nunca estiveram em um ambiente escolar. Algumas se adaptam rápido, outras demoram um pouco mais, mas procuramos fazer de tudo para que aconteça da forma mais natural possível”, explica a psicopedagoga da Creche Escola Gira Mundo, Andréa Aires Costa.
A Instituição, fundada há quase 20 anos, recebe bebês a partir dos quatro meses, tendo programa de ensino até o primeiro ano. Para cada faixa etária, o processo acontece de forma diferenciada, respeitando os limites das crianças. “Sugerimos que nos primeiros dias o tempo de permanência das crianças na escola vá aumentando gradativamente, assim como que, na hora de sair, os pais se despeçam e jamais saiam escondidos, mesmo que a criança chore. É preciso que a criança perceba que há um movimento de ida e vinda de seus pais, aos deixá-los e buscá-los. Isso favorece o desenvolvimento da segurança da criança com as pessoas e o ambiente da escola”. 
Um bom processo de adaptação vai trazer bons resultados para a vida escolar como afirma a psicopedagoga. “A criança compreenderá, aos poucos, que estar na escola é bom. A rotina desenvolvida no ambiente escolar dá segurança e orienta a aprendizagem, atendendo a necessidade natural do ser humano de compreender como este mundo que nos cerca se organiza. As relações sociais oferecidas pelo ambiente escolar desenvolvem ao longo de toda a escolaridade infantil a habilidade de se colocar na perspectiva do outro e de se tornar de fato um ser social e, sendo assim, um ser humano”. Por outro lado, quando não realizado da maneira correta pode acarretar alguns danos. “Uma criança que volta para casa ao chorar, que diz quando quer ou não vir à escola, assim como quais atividades quer fazer ou, ainda, que cria a dependência da presença da família na escola não consegue se desenvolver de forma autônoma, pois fica impossibiltada de perceber que o que está à sua volta não foi criado para apenas satisfazer as suas vontades. A escola e a aprendizagem podem se tornar neste caso uma tortura”. 
É geralmente no início do ano que acontecem os processos de adaptação por conta do começo do ano letivo, da presença de alunos novatos - tanto para aqueles que estão começando a vida escolar quanto para os que vêm de outras escolas – e até para os veteranos que, depois de um período de férias, precisam se adaptar à nova sala, aos novos professores e à nova rotina. “Ver a escola cheia de crianças, ouvir aqueles permanente burburinho de falas, choros e risadas, assim como acompanhar as aprendizagens que despontam na vida de cada criança e de cada educador, é o que dá sentido à existência da escola. Estamos com saudades disso tudo! Que venha uma nova fase agora, a escola já está pronta para mais um período de acolhida e adaptação”.

Sugestão do Chef

A Cervejaria Devassa Aldeota não se cansa de inovar. Pensando sempre em agradar e oferecer o melhor aos clientes, os sócios Moacir Yamakawa, Erivaldo Martins e Gonçalo Loureiro apresentam a “Sugestão do Chef”. Por R$ 29,90, quem for ao local, no horário do almoço, poderá se deliciar com saladinha, o prato principal e sobremesa. A sugestão do chef (prato principal) vai variar de acordo com cada dia da semana.
Além disso, o cardápio do almoço executivo permanece, como mais uma opção para agradar a todos os clientes. São inúmeros pratos para diversos gostos, passando por entrada, prato principal e sobremesa, com valores diferenciados, de segunda à sexta-feira.
O cardápio da “Sugestão do Chef” ficou da seguinte maneira: a segunda-feira terá medalhão de filé mignon ao molho bourguignon, risoto à piamontese e batata gratinada; na terça, o menu contará com salmão ao molho murate, arroz com amêndoas e garni; a quarta-feira será presenteada com feijoadinha carioca; quinta vem com picanha a Monte Carlo com risoto de shitake e batata ao forno; já a sexta traz salmão ao molho de bobó com arroz à primavera e panachê de legumes. No sábado, o buffet de feijoada completo. Opções diversificadas para todos os gostos.
SERVIÇO
Cervejaria Devassa Aldeota
Endereço: Avenida Júlio Abreu, 175
Telefone: (85) 2181-1669

Aplicativo Camarote Salvador

Prestes a completar 15 anos no Circuito Barra-Ondina, no Carnaval de Salvador, o Camarote Salvador inova na comunicação e cria ferramenta de interação para seu público. A marca lançou para 2015 o aplicativo Camarote Salvador, que oferece todo tipo de informação do espaço, como programação, valores, mapa, além de propiciar o clima de paquera entre os clientes com a rede social Hot Spot. Exclusivo para quem adquirir os ingressos do Camarote Salvador, a ferramenta de relacionamento permite que o público se conheça mais e se conecte antes do esperado evento acontecer, entre os dias 12 e 17 de fevereiro.
Inaugurado ainda esse ano, o aplicativo do Camarote Salvador já mostra seu sucesso em números. Até agora, os cerca de 500 usuários trocaram 2.080 mensagens pelo aplicativo, realizaram 269 post de fotos, fizeram 193 combinações e 10.893 visualizações de telas. O tempo médio gasto no aplicativo é 01’40” . Além disso, o aplicativo chega a ser aberto quase quatro vezes ao dia (3,79 vezes é o numero exato).
SOBRE O CAMAROTE SALVADOR 
Criado no ano 2001, o Camarote Salvador nasceu com a promessa de revolucionar o circuito Barra-Ondina, principal do carnaval, reunindo serviço all inclusive, conforto e segurança, além de todos os ritmos da música. Considerado o maior mirante do circuito, reúne em seus nove mil m² vista privilegiada para os trios, boate com DJs nacionais e internacionais, pista ao ar livre montada na praia, salão de cabeleireiro e espaço Gourmet, além de 13 bares e garçons espalhados por todo o espaço. Nomes internacionais, como Fatboy Slim, Dimitri Vegas & Like Mike, Armin Van Buuren e Calvin Harris, já tocaram no Camarote Salvador, transformando o espaço em um verdadeiro Festival de música durante a maior festa brasileira.
Serviço Camarote Salvador:
Circuito Barra-Ondina
Endereço: Praça de Ondina na Avenida Oceânica - final do circuito Barra-Ondina
Informações: (71) 3021-9128
Datas e Horários: De 12 a 17/02 das 18h às 5h
Classificação etária: 18 anos
Acessibilidade
Capacidade: 5 mil pessoas por dia.

Para turistas

O turista que chegar à Fortaleza vai se sentir ainda mais acolhido. A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Turismo, está desenvolvendo um aplicativo com informações da cidade, traduzidas em três idiomas, para orientar e dar uma maior assistência aos visitantes.
Por meio do aplicativo, os turistas poderão conhecer os principais pontos turísticos de Fortaleza, restaurantes, hotéis, hospitais e delegacias mais próximas, shows, espetáculos e ainda acionar a polícia. O grande diferencial é que o usuário do software poderá registrar ocorrência na Delegacia do Turista através do app.
A iniciativa é do secretário Elpídio Nogueira, que s​​e reuniu, com equipe para acertar detalhes do programa. "O receptivo aos turistas é nosso maior foco, mas os próprios fortalezenses também poderão usufruir. Teremos mais uma ferramenta para oferecer ao turista informações de eventos e serviços", explicou.
Para o secretário será de extrema importância a participação de outras secretarias, como a de Segurança, Saúde e Cultura. "Já estou em contato com as secretarias. Vamos desenvolver o quanto antes o projeto. Uma próxima reunião já está agendada para a próxima semana", adiantou.

Fuá

Na próxima sexta-feira (23), excepcionalmente na sexta-feira de Pré-Carnaval, o Ateliê da Sil promove a primeira edição de 2015 do Fuá, evento que acontece uma vez por mês no ateliê – e na calçada - da estilista Silvania de Deus, na Praia de Iracema. Das 16 às 22 horas, o ateliê estará aberto para uma edição especial do evento, que desta vez receberá, de Recife, o artista plástico Rinaldo Silva e a jornalista e chef de cozinha Germana Aciolly, e de Fortaleza a cantora Paula Tesser.
Esta será a oitava edição do Fuá, que começou em junho do ano passado, aos sábados. O evento é um encontro entre amigos criadores de moda, música, arte, design e gastronomia com todos aqueles que apreciam suas produções. Já passaram pelo Fuá mais de 20 artistas, expondo seus trabalhos dentro e fora do ateliê.
No andar superior, a sala da casa da estilista é transformada numa espécie de galeria de arte, onde os artistas convidados expõem e vendem seus trabalhos. Enquanto isso, na cozinha, um chef apresenta um cardápio especial. Já no primeiro piso, o ateliê traz as novidades produzidas por Silvania. Encerrando a noite, sempre uma apresentação musical do lado de fora do ateliê e aberta ao público.
Na rua - Além de um evento artístico-cultural, o Fuá é também uma iniciativa de Silvânia de Deus no sentido de movimentar a Praia de Iracema com uma programação que convide à convivência na rua. “Nosso desejo é aproximar as pessoas, convidá-las a chegar mais perto e viver a rua de outra maneira, com mais delicadeza. A gente quer viver em uma cidade onde as calçadas continuem a ser lugares de encontro”, explica a estilista.
Para incentivar a reocupação da rua, o Fuá sempre termina com um presente especial para os visitantes e passantes da rua dos Tabajaras, onde está localizado o ateliê: o Concerto na Calçada, que traz sempre uma apresentação musical de excelente qualidade. Músicos como Leonel Fukuda, Marta Aurélia, Ayrton Pessoa, Heriberto Porto e Valdo Aderaldo já se apresentaram no local. Nesta sexta-feira, será a vez da francesa, radicada no Ceará, Paula Tesser. A cantora, que lançou em 2014 o elogiado disco Valha, apresentará um repertório com frevos e marchinhas de carnaval.
“Promover a música na calçada é também uma demonstração de afeto pela Praia de Iracema, uma forma de, como artistas e moradores desta cidade, dizermos que queremos continuar no bairro, movimentar o local e convidar seus frequentadores a revisitarem a Rua dos Tabajaras, que já foi seu reduto cultural”, afirma Silvania.
Sintonia Recife Fortaleza – No primeiro Fuá de 2015, o pintor, gravador, ceramista e professor de arte Rinaldo Silva, conhecido por elaborar grandes murais, traz uma exposição de pequenos formatos que inclui diferentes linguagens artísticas. Desenhos, gravuras e obras em técnica mista de papel estão entre os trabalhos que serão apresentados e que tem a figura humana como elemento principal.
Em Recife, Rinaldo desenvolve eventos com propostas semelhantes ao Fuá. Em sua residência/ateliê no centenário bairro Boa Vista, o pernambucano e sua mulher e jornalista Germana Accioly realizam bazares, jantares e pequenas exposições. “Em Fortaleza, pretendo recriar a atmosfera do ateliê no espaço da Sil, que tem muita sintonia com nossa proposta”, explica o artista.
Formado em licenciatura em artes pela UFPE, em 1993 Rinaldo ganhou o prêmio Funarte de arte como artista promissor. Já expôs em países como França, Estados Unidos, México e Espanha. Sobre sua obra, o poeta e critico de arte Ferreira Gullar escreveu: “Fala-se que a pintura morreu, mas diante de quadros como os de Rinaldo, constatamos que basta haver pintores de talento para que o milagre da pintura se perpetue”.
Germana, por sua vez, comandará a cozinha do Fuá, preparando os quitutes do encontro. No ateliê de Recife, Germana desenvolve o projeto culinário Segredo. É quando abre sua casa para receber comensais com um menu especial. Para Fortaleza, a chef apresentará comidinhas com base na culinária pernambucana. “São segredinhos que mesclam temperos, mas tudo com gostinho da cozinha da casa da gente. E não pode faltar bolo de rolo no final”, brinca Germana.
Ateliê da Sil - Roupa feita à mão
Sil é o modo carinhoso como os amigos chamam a estilista Silvania de Deus. O ateliê é seu lugar de trabalho, na Praia de Iracema, em Fortaleza, onde há quase 20 anos a Sil elabora e produz suas invenções. O que ela inventa, junto com a equipe do Ateliê, é um modo de nos sentirmos mais bonitos. Um modo de sentir no corpo, feito roupa.
Você quer saber como uma roupa é feita no Ateliê da Sil? Primeiro é preciso criar intimidade com as linhas e, no Ateliê, começamos por duas grandes linhas: a do horizonte e a do equador. A paisagem de Fortaleza, que não é só aquela dada aos olhos nos cartões postais, mas principalmente a que é sentida no peito de quem lá habita, é uma referência fundamental nas criações da Sil. Quem veste uma roupa do Ateliê carrega no corpo a luz intensa e o calor da Cidade Solar, o movimento dos mares bravios e da brisa constante, a gaiatice, a coragem e a simplicidade presentes na mistura de tradições diversas.
Para se fazer roupa no Ateliê da Sil também é necessário saber tecer e se permitir ser tecido de muito afeto. O Ateliê existe há quase 20 anos como um ponto de encontro, um nó dessa imensa rede que tecemos juntos. A roupa do Ateliê é expressão desse emaranhado de gente que se descobre e se inventa mutuamente. Lidu, Wal, Cassilda, Silvia são nomes de alguns vestidos, mas antes de queridas amigas. No ateliê tanto a amizade é fonte de inspiração para a criação, como as criações são o ponto de partida para as amizades. E confiamos na amizade como partilha do mundo e da vida, compreendidos ética e esteticamente.
Por fim, no Ateliê a roupa é feita quando a gente que lá trabalha toma nas mãos essas e outras linhas e tecidos. Cada roupa que se apresenta passou pelas mãos cuidadosas da própria Sil, que coordena todo o processo; da Silvaninha, que modela, corta e costura; do Alexandre e da Alice, que também costuram. Ainda tem a participação do Enrico, que divide com a Sil as decisões e o planejamento, da Aldiane e da Dedê, da Ponto2 Design, que atuam na comunicação, além da colaboração da artesã Ada na confecção de muitas peças e da Karla no atendimento.

I Fuá de 2015
Onde: Ateliê da Sil, Rua dos Tabajaras, 660, Praia de Iracema.
Quando: sexta, 23 de janeiro.
Horário: das 16 às 22 horas.
Quanto: gratuito (roupas, objetos, comidas e bebidas à venda).

5.2 graus

Nos dias 15 e 18 de janeiro ocorreram novos tremores na cordilheira meso-oceânica, ambos de magnitude 5.2.
O primeiro evento ocorreu no dia 15 às 20h29. O epicentro do tremor está localizado a aproximadamente 1.220 quilômetros a N de Tristão da Cunha, a 1.280 km a SSW de Santa Helena, a 3.010 km a ESE de Vitória e a 3.230 km a E do Rio de Janeiro.
O segundo evento ocorreu no dia 18 às 8h30. O epicentro do tremor está localizado a aproximadamente 885 km a W de Santa Helena, a 940 km a S de Ascensão, a 2.460 km a ESE de Recife e a 2.690 km a E de Salvador.
O mapa de localização epicentral está na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. Os epicentros dos sismos estão simbolizados pelas estrelas verde (evento do dia 15) e vermelha (evento do dia 18).
Fonte: LabSis/UFRN, USGS
Joaquim Ferreira

Carnaval do Hemoce

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), unidade da Secretaria de Saúde do Estado, lança na próxima quinta-feira (22), na recepção de doadores, às nove da manhã, a campanha de doação de sangue para o Carnaval de 2015.
Com o apoio da Fill Sete, Shopping Del Paseo, North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, Shopping Iguatemi e o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará (CRC), o Hemocentro busca incentivar e convidar os doadores para realizarem a sua doação antecipadamente, preparando o estoque para o longo feriado que se aproxima.
Durante a manhã, haverá um grupo de grafiteiros fazendo sua arte ao vivo e apresentações de malabaristas, palhaços, equilibristas e contorcionistas do Mirage Circus do Marcos Frota. A equipe do Hemoce fará a apresentação do plano de ação para atender a demanda antes, durante e depois da festa momina.
Por ser considerado um dos feriados mais violentos do ano, o carnaval é preocupante em todo o país. Acontece depois das férias, onde há uma queda nos números das doações, sem que a demanda diminua, pelo contrário, com o atual cenário que vivemos, as solicitações aumentam à medida que os anos passam, por este motivo, o Hemoce lança diversas campanhas e pede o apoio da população constantemente.
De acordo com a coordenadora da captação de doadores do Hemoce, Nágela Lima, vale ressaltar para a população que não deixe para fazer sua doação apenas na véspera, "Estamos em campanha durante um mês, portanto, é importante que todos procurem o ponto de coleta mais próximo e realizem a doação voluntária de sangue". Nágela ainda lembra que o Hemoce também realiza o atendimento de pessoas que necessitam de plaquetas, que tem validade de apenas cinco dias, então, quem é doador deve comparecer nas semanas que antecedem o carnaval e, quem ainda não é, entre em contato com o Hemoce para saber como é realizado todo o procedimento.
Será um mês de campanha. De 22 de janeiro a 17 de fevereiro, os doadores voluntários de sangue tem a possibilidade de doar em diversos pontos da capital e interior do estado. O calendário de coletas está disponível no site do Hemoce. A meta do Hemoce é alcançar o total de 9 mil doações em todo o estado.
Locais para realizar sua doação:
Shopping Del Paseo
Avenida Santos Dumont, 3131, PISO L/2
Até 8 de fevereiro
12 às 18 horas.
North Shopping Fortaleza
Avenida Bezerra de Menezes, 2450 - São Gerardo
21 a 23 de janeiro, das 14h às 20h
24 de janeiro, das 10h às 16h
North Shopping Jóquei
Avenida Lineu Machado, 419
30 de janeiro, 10h às 18h
No Interior do Estado também é possível realizar a doação voluntária de sangue e participar da campanha. O Hemoce possui unidades em Sobral, Crato, Iguatu, Quixadá e um hemonúcleo em Juazeiro do Norte.
Para ser um doador de sangue é preciso: estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial e original com foto.
Os menores de 18 anos devem apresentar o termo de consentimento para menores de 18 anos que está disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).
Serviço
Lançamento Campanha de doação de sangue para o Carnaval 2015
QUANDO: 22 de janeiro (quinta-feira)
HORÁRIO: 9 horas
LOCAL: Recepção de doadores (Avenida José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo).

Fala Salmito

Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Salmito Filho (foto André Lima)
www.cmfor.ce.gov.br
O ano de 2015 será dedicado a estreitar os laços entre a sociedade civil e a Câmara Municipal de Fortaleza. É o que garante o presidente da CMFor, vereador Salmito Filho (Pros). Para o parlamentar, 2015 será um ano de maior transparência, respeito com os vereadores e melhor comunicação com a população de Fortaleza e outros poderes. 
Salmito Filho afirmou que, no momento que assumiu a Presidência da Casa, firmou um compromisso com os vereadores e a sociedade, no sentido de que o trabalho dos 43 parlamentares seriam pautados pelo respeito à população, cultura, transparência e altivez. Para Salmito, é importante que a CMFor fique mais próxima da população e esta sinta-se acolhida. 
“Nós queremos abrir as portas desta Casa para a população. E já estamos avançando nesse sentido com a aprovação da Reforma Administrativa. Criamos agora a Central da Cidadania, que vai se fazer presente servindo a população de Fortaleza, sem esquecer de outros projetos como o Câmara Móvel, Câmara nos Bairros e a Sala do Empreendedor. Então nosso objetivo em 2015 e 2016 é aproximar e estreitar a relação da Câmara Municipal de Fortaleza com a população e a sociedade, seja do campo empresarial ou popular”, afirmou. 
O presidente da CMFor comentou também sobre a ideia de transferir a sede do Poder Legislativo para o Centro de Fortaleza. Para o parlamentar, o Centro é um dos locais mais frequentados pela população de fortalezense, e é um local de fácil acesso para quem utiliza transporte coletivo ou particular. 
“Eu quero que a população tenha melhor acesso para ir para a Casa do Povo, e o Centro é bem servido em linhas de ônibus, metrô e até para quem tem carro próprio. Além disso, é o território mais frequentado da cidade, chegando a até 900 mil pessoas frequentando aquele espaço por dia. O Centro também tem um valor histórico e cultural. Se conseguirmos viabilizar a construção de um novo prédio no centro histórico de Fortaleza para ser a nova sede do Poder Legislativo, seria o ideal. Essa é apenas uma ideia que está sendo pensada de forma aberta e clara, e vamos ver se será possível. Se não for, vamos aperfeiçoar e melhorar este prédio que a Câmara Municipal de Fortaleza está instalada”, afirmou. 
Salmito Filho também teceu comentários sobre os projetos que foram aprovados na Sessão Extraordinária, que trataram sobre as cores oficiais da bandeira da Câmara Municipal de Fortaleza, a Reestruturação Administrativa da CMFor e sobre a Concessão de Retribuição e Assessoramento Parlamentar. 
“Sobre a bandeira própria da CMFor, sempre que um novo presidente ou Mesa Diretora era eleita, utilizavam marcas e cores de sua preferência, e todos aqueles papeis timbrados, adesivos e estruturas anteriores acabavam sendo modificados e isso gerava mais despesa para esta Casa. Pensando nisso, agora votamos nessa reforma em que as cores oficiais da CMFor serão as cores predominantes da bandeira de Fortaleza, que é o branco e azul. Agora esta Casa tem cores oficiais e além de respeitar a constituição Federal, estamos evitando maiores despesas", pontuou.
Sobre a Reforma, ela tem um impacto positivo na estrutura administrativa desta Casa. "Antes haviam onze comissões e extinguimos duas. As nove restantes transformamos em quatro: Comissão Permanente de Licitação, Comissão de Transparência Pública e Controle Interno, Comissão Central de Avaliação e Desempenho e Comissão de Acompanhamento e Organização de Atividade Legislativa. Nós também extinguimos vinte cargos comissionados e juntando isso tudo, mais as alterações no uso da Verba de Desempenho Parlamentar dos vereadores em relação aos vereadores, estamos modernizando ainda mais a Câmara Municipal de Fortaleza”, comentou.


Carnaval x Seca

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM) iniciou hoje, Operação Especial de Fiscalização relacionada à contratação de eventos para o Carnaval de 2015 pelos municípios. De hoje até a próxima sexta-feira (23), oito equipes, totalizando 20 técnicos, atuarão em todas as regiões do Estado, cobrindo inicialmente 47 municípios pré-selecionados.
Essa ação pretende verificar “in loco” a possível utilização de recursos públicos municipais em atividades carnavalescas, como o patrocínio de bandas e/ou trios elétricos, montagem de palco e demais estruturas, apoio financeiro às escolas de samba ou blocos de rua, em especial naqueles que se encontrem em situação de emergência ou estado de calamidade provocados pela seca.
Nos municípios em que for verificado que já há carnaval programado, será solicitada toda a documentação pertinente, incluindo os respectivos editais de licitação. Caso ainda não tenha havido qualquer iniciativa planejada do governo municipal com vistas às festividades, serão requisitadas declarações circunstanciadas acerca do fato, o mesmo sendo exigido com relação à caracterização de não realização do evento por parte da municipalidade fiscalizada.
Com o retorno das equipes, na sexta-feira (23), está planejado pelo órgão a conclusão dos relatórios técnicos em até uma semana – prazo este já fixado para 30 de janeiro. Os relatórios deverão retratar, para os respectivos conselheiros relatores, as situações detectadas, bem como possíveis níveis de irregularidades que venham a ser observadas. As ocorrências, devidamente fundamentadas, podem ensejar a abertura de processos de tomadas de contas especiais, e, em alguns casos, ações cautelares para prevenir riscos relacionados ao não cumprimento de dispositivos e princípios legais.
Antes de enviar os técnicos para fiscalização de campo o TCM já encaminhara às 184 Prefeituras do Estado, no início da semana anterior, ofício circular em que constam recomendações tratando da observância aos preceitos legais. Da mesma forma houve alerta para situações de dificuldades financeiras, seca, encargos, equilíbrio das contas públicas e lembrete de prioridades na aplicação dos recursos. Todos os prefeitos receberam, igualmente, e-mails institucionais do Tribunal com o inteiro teor da correspondência, que foi ainda disponibilizado no sítio do órgão na internet (www.tcm.ce.gov.br).
“A nossa ideia é no sentido de que os recursos municipais sejam substituídos por patrocínios privados, profissionalizando ainda mais os festejos”, argumenta o presidente do TCM, conselheiro Francisco Aguiar. “Nos locais onde isso não for possível, e mesmo assim os gestores entendam que devem fazer esse tipo de gasto, a despeito da conjuntura econômica adversa, desde já devem ficar cientes de que os contratos serão submetidos a rigoroso pente fino para verificação de todos os aspectos da legalidade”.
CARNAVAL PASSADO
Em 2014 o TCM requisitou a 52 prefeituras os documentos alusivos às contratações com o mesmo foco, totalizando aproximadamente R$ 23,5 milhões de recursos públicos investidos. Em função da análise realizada foram abertos 44 processos que resultaram em 39 Tomadas de Contas Especiais.
A avaliação sobre a execução desse trabalho antecipatório é considerada positiva, “e devidamente apropriada”, entende o conselheiro Francisco Aguiar, vez que faltando cerca de um mês para o início dos eventos só haviam sido divulgados oficialmente pouco mais de cinco editais até 15 de janeiro passado, número inferior ao ano de 2014, em que foram observados pelo menos 85 procedimentos dessa natureza em igual período.

Agência Radioweb

Coluna Esportes-O Estado

CEARENSÃO SUB 20
Com 15 times começa, em oito de fevereiro, o Cearensão Sub 20 de 2015. Será a 11ª edição do certame, que vai apontar o terceiro representante cearense para a 47ª Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2016. Ceará e Fortaleza já tem vagas garantidas na Copinha. O Cearensão Sub 20 de 2015 terá dois turnos. Disputarão o certame: Ceará, Fortaleza, Ferroviário, Tiradentes, Uniclinic, Alvinegro, Atlético, Calouros do Ar, Estação Antônio Bezerra, Floresta, Maguary, Rio Branco, São Gerardo, Santa Cruz e Maranguape. No Primeiro Turno, os 15 participantes se dividem em dois grupos. No Grupo A-1 tem: Ceará, Fortaleza, Ferroviário, Uniclinic, Atlético, Tiradentes, Floresta e Estação Antônio Bezerra. No A-2 estão: Calouros do Ar, Maguary, Santa Cruz, Rio Branco, São Gerardo, Maranguape e Alvinegro. Os oito times do A-1 disputam o título de campeão do Primeiro Turno, enquanto os sete do A-2 brigam por classificação para o Segundo Turno. Os jogos do Primeiro Turno acontecem dentro de cada grupo, no sistema apenas de ida. Os dois primeiros colocados no A-1 fazem a final do Primeiro Turno. Já os quatro melhores do A-2 seguem para o Segundo Turno com os demais oito do A-1. Para o Returno haverá nova divisão em dois grupos. O B-1 e o B-2, cada um com seis times, sendo o B-1 encabeçado pelo campeão do Primeiro Turno e o B-2 pelo vice-campeão. Novamente em sistema apenas de ida dentro dos grupos B-1 e B-2, que indicam os semifinalistas (os dois primeiros de cada grupo). As semifinais acontecem entre o primeiro de B-1 contra segundo de B-2 e primeiro de B-2 contra segundo de B-1, de ondem saem os finalistas do Returno. Havendo campeões diferentes de cada Turno, uma partida final será realizada em 24 de maio para se conhecer o campeão do Cearensão Sub 20 de 2015.

VITÓRIA - O Vitória (BA) despachou o Cruzeiro (MG), nas oitavas de final, ganhando por 2 a 0, e vai para quartas de final da Copinha São Paulo 2015 contra o Palmeiras (SP).
ÚNICO - O Vitória é o único time nordestino, que está avançando na Copa São Paulo Júnior.
EMPATE - O Icasa cedeu o empate ao Horizonte, no Domingão, em 1 a 1, na sua estreia no Cearensão 2015, sábado passado.
INVICTO - O Horizonte mesmo assim continua invicto no Grupo A-1 do Cearensão 2015. Uma vitória e um empate.
CASSACO - O atacante do Horizonte, André Cassaco já tem dois gols.
PIOCERÁ - Depois do Rally Dakar vem ai o Piocerá 2015.
TERESINA - O Piocerá larga de Teresina (PI), no próximo domingo (25).
BEBERIBE - O Piocerá passa por Altos (PI), Pedro II (PI), Crateús (CE), Quixeramobim (CE), Quixadá (CE) até chegar em Beberibe (CE), no dia 30 de janeiro.
ENDURO - Além de Rally, o Piocerá é Enduro. Chega a 28ª edição entre Piocerá e Cerapió.

ESTABILIDADE
Vai para pauta do Congresso Nacional uma lei que prevê a estabilidade do treinador de futebol por seis meses. E nesse período em caso de demissão, outro treinador só pode ser contratado se o anterior for pago. A lei é polêmica. O tal contrato de risco que hoje existe no futebol brasileiro é questionado. Tudo porque não se define um projeto de futebol a longo prazo. Tudo é para o hoje. A pressão dos dirigentes e da torcida acaba por causar instabilidade na carreira de treinador. Que o tinha Paulo Rossi, que foi demitido na primeira partida do São Benedito, no Cearensão 2015.

DROGAS I - Que a execução do instrutor de voo em asa delta brasileiro, Marco Archer Cardoso, de 53 anos, na Indonésia, sirva de exemplo, que o tráfico de drogas é mortal.
DROGAS II - O pior é que tem outro brasileiro no corredor da morte, na Indonésia. Rodrigo Muxfeldt Gularte, de 42 anos, está marcado para morrer em fevereiro.
DROGAS III - Archer levou drogas para Indonésia em tubos de asa delta; e Muxfeldt, em pranchas de surf.
BATATAIS - E Carlinhos Bala, ex-Fortaleza, foi parar no Batatais, da Segundona do Paulistão 2015.
TIME E MEIO - Dos 35 jogadores do atual elenco do Fortaleza, 16 foram contratados para a temporada 2015.
LATERAL - O último a ser anunciado foi o lateral direito Jean.
BOLA BRANCA - Para o zagueiro Diego Sacoman, ex-Ceará, que recuperou-se de problemas cardíacos e volta a jogar futebol.
BOLA PRETA - Para uma onda de boatos, que circula no Fortaleza. Fala-se tudo lá no Pici, menos de futebol, como quer o presidente Jorge Mota.

DOR DE DENTE
Começa na próxima quarta-feira (22), no ExpoCenter Norte, em São Paulo, o 33º Congresso Internacional de Odontologia. Destaque para o Meeting do Odontologia do Esporte. Sim a dor de dente tem tirado muitas atletas de disputas. O evento vai debater a importância da saúde oral no desempenho dos atletas de várias modalidade esportivas. Um estudo feito durante as Olimpíadas de Londres, em 2012, apontou que 18% dos atletas acreditam que problemas odontológicos exerceram impacto negativo nos seus resultados. Mas 46,5% informaram não ter feito qualquer tratamento dentário em 2011, o ano que antecedeu às Olimpíadas. O coordenador técnico do Ministério do Esporte, Hilton Tiba, vai falar, no Congresso, sobre aplicação e importância da Odontologia dos Esportes em atletas de alto rendimento. Uma dica que o especialista dá é que os atletas cada vez mais substituam os isotônicos por água e que façam um check-up odontológico anualmente.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...