quinta-feira, dezembro 18

Luxo da Aldeia


Arbitragem cearense de futebol

  1. A pré-temporada da arbitragem cearense de futebol começou com testes físicos.
  2. Todos os árbitros também participarão das outras etapas, marcadas para janeiro de 2015.
  3. Os que não conseguiram a aprovação, terão uma segunda chance em 17 de janeiro.
  4. Caso não atinjam a média exigida, vão ficar fora da temporada 2015.
  5. Dos árbitros e assistentes da Federação Cearense de Futebol (FCF), que possuem o escudo Confederação Brasileira de Futebol (CBF), 80% conseguiram a aprovação.
  6. Com exceção dos que têm escudo CBF, mais 35 árbitros e 28 assistentes fizeram o teste físico, dos quais 30 árbitros e 19 assistentes foram aprovados.
  7. Força feminina
  8. O quadro da FCF conta com duas assistentes do sexo feminino e ambas foram aprovadas.
  9. Carolina Romanholi, que também é do quadro da CBF, e Magna Leilane atingiram os índices exigidos pela Comissão de Arbitragem da FCF.

Diplomação amanhã

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), sob a presidência da desembargadora Iracema do Vale, realiza amanhã, às cinco da tarde, no Centro de Eventos do Ceará, a cerimônia de diplomação do:

  • Governador eleito do Ceará, Camilo Santana (PT) para 2015-2018.
  • Vice-governadora eleita, Izolda Cela (Pros) para 2015-2018.
  • Senador eleito, Tasso Jereissati (PSDB) para 2015-2022.
  • Quarenta e seis deputados estaduais para 2015-2018:
  1. Aderlânia Noronha (SD).
  2. Zezinho Albuquerque (Pros).
  3. Sarto Nogueira (Pros).
  4. Sérgio Aguiar (Pros).
  5. Moisés Braz (PT).
  6. Ivo Gomes (Pros).
  7. Robério Monteiro (Pros).
  8. Manuel Duca (Pros).
  9. Wellington Landim (Pros).
  10. Roberto Mesquita (PV).
  11. Odilon Aguiar (Pros).
  12. David Durand (PRB).
  13. Lucílvio Girão (SD)
  14. Antônio Granja (Pros)
  15. Lais Nunes (Pros).
  16. Jeová Mota (Pros).
  17. Osmar Baquit (PSD).
  18. Naumi Amorim (PSL).
  19. Gony Arruda (PSD).
  20. Mirian Sobreira (Pros).
  21. Elmano de Freitas (PT).
  22. Tin Gomes (PHS).
  23. Capitão Wagner (PR).
  24. Agenor Neto (PMDB).
  25. Fernanda Pessoa (PR).
  26. Danniel Oliveira (PMDB).
  27. João Jaime (DEM).
  28. Doutora Silvana (PMDB).
  29. Carlomano Marques (PMDB).
  30. Walter Cavalcante (PMDB).
  31. Bethrose (PRP).
  32. Carlos Matos (PSDB).
  33. Audic Mota (PMDB).
  34. Heitor Férrer (PDT).
  35. Evandro Leitão (PDT).
  36. Ferreira Aragão (PDT).
  37. Ely Aguiar (PSDC).
  38. Tomaz Holanda (PPS)
  39. Júlio César (PTN).
  40. Augusta Brito (PCdoB).
  41. Carlos Felipe (PCdoB).
  42. Joaquim Noronha (PP)
  43. Zé Ailton Brasil (PP).
  44. Renato Roseno (Psol).
  45. Bruno Pedrosa (PSC).
  46. Bruno Gonçalves (PEN).
  • Vinte e dois deputados federais:
  1. Moroni Torgan (DEM).
  2. Genecias Noronha (SD).
  3. José Guimarães (PT).
  4. Domingos Neto (Pros).
  5. Danilo Forte (PMDB).
  6. Anibal Gomes (PMDB).
  7. Moses Rodrigues (PPS).
  8. Luizianne Lins (PT).
  9. Gorete Pereira (PR).
  10. André Figueiredo (PDT).
  11. Odorico Monteiro (PT).
  12. Cabo Sabino (PR).
  13. Ronaldo Martins (PRB).
  14. Adail Carneiro (PHS).
  15. José Macedo (PSL).
  16. Raimundo Gomes de Matos (PSDB).
  17. José Aírton (PT).
  18. Vitor Valim (PMDB).
  19. Leonidas Cristino (Pros).
  20. Antônio Balman (Pros).
  21. Arnon Bezerra (PTB).
  22. Chico Lopes (PC do B).
A cerimônia será restrita a convidados (mediante apresentação de exibíveis) e profissionais da imprensa.

Em cartaz o novo Cine São Luiz

Tudo pronto para a reinauguração de um dos mais simbólicos e afetivos patrimônios do povo cearense. O São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado, volta à cena na próxima segunda-feira (22), às sete da noite, como cine-teatro, com uma programação especial que inclui apresentação de cantores líricos interpretando temas natalinos e a Orquestra Eleazar de Carvalho executando peças de Alberto Nepomuceno, além da exibição do filme “Anastácia, a Princesa Esquecida”, de Anatole Litvak – o mesmo filme exibido na noite de inauguração do São Luiz, em 26 de março de 1958.
Os ingressos para a noite de reinauguração serão distribuídos gratuitamente, a partir das nove da manhã da segunda-feira (22), na bilheteria do próprio São Luiz, que retorna com uma nova configuração, de cine-teatro, após investimento de R$ 15,2 milhões pelo Governo do Estado, nas obras de restauração e recuperação. Um ingresso por pessoa.
A noite de reabertura do São Luiz também contará com a presença de convidados especiais: cearenses que vivenciaram a inauguração do cinema, no final da década de 1950, época em que a imponência e o luxo do cinema se faziam acompanhar pela exigência de paletó. Também será agendada uma sessão especial para os trabalhadores que atuaram nas obras do novo Cine-teatro São Luiz. A nova configuração do espaço – viabilizada a partir da instalação de uma tela móvel de exibição e da reestruturação da caixa cênica redescoberta atrás da tela original – permitirá que o São Luiz receba, além de sessões de cinema, espetáculos de teatro, dança e música.
Essa versatilidade será demonstrada na noite de reinauguração, com o público sendo acolhido, no luxuoso hall do teatro, pelos cantores Franklin Dantas e Giovana Bezerra interpretando a “Ave Maria” de Gounoud e canções tradicionais natalinas. Já no palco principal, a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, mais importante formação camerística do Ceará, cuja organização administrativa foi reestruturada neste ano com apoio da Secult, interpretará peças de Alberto Nepomuceno, destacando o São Luiz como um novo espaço para a cena musical do Estado.
Encerrando a programação, todos serão convidados a assistir ao mesmo filme exibido na inauguração do São Luiz, “Anastácia – A Princesa Esquecida”, do diretor ucraniano Anatole Litvak, com a atriz Ingrid Bergman como protagonista, como destacavam as fotos feitas na ocasião, com o grande letreiro que se tornaria uma das marcas do São Luiz. O elenco de “Anastácia” também conta com Helen Heyes, Akim Tamiroff e Martita Hunt, vivendo, como descreve o programa original, “a história intensa de uma mulher cujo futuro estava perdido nas sombras do passado”.
Palco para os artistas cearenses - "Essa programação especial, com a exibição do mesmo filme que marcou a noite de abertura do São Luiz, é uma forma de celebrar e fazer refletir sobre passado e presente, a tradição deste espaço e a modernidade dos seus novos equipamentos, o reencontro entre o São Luiz e o povo cearense, entre a cidade de ontem e a de hoje. É uma forma de destacar tanto o cuidado que se teve em manter os aspectos originais da arquitetura e da decoração do São Luiz quanto a simbologia do cinema para a nossa gente e o retorno como cine-teatro e como o cinema mais bonito do Brasil”, enfatiza o secretário da Cultura, Paulo Mamede.
“A reinauguração do São Luiz é um marco para o nosso Estado e abre toda uma nova série de possibilidades, com a configuração de cine-teatro. Um espaço privilegiado, de grande trajetória e de muita beleza, agora à disposição da cidade para começar uma nova história, democratizando o acesso aos filmes, gerando uma nova movimentação noturna no Centro, garantindo um novo espaço para os realizadores locais e também para os artistas do teatro, da dança, da música, entre outras linguagens”, complementa o gestor.
“A cidade ganhará um equipamento cultural multilinguagens, uma nova opção para os artistas e produtores desenvolverem seus espetáculos e projetos”, reforça o secretário adjunto da Cultura, Paulo Victor Feitosa. “Além de apresentar a produção audiovisual cearense, o São Luiz poderá contemplar o público do Centro com acesso também aos filmes do circuito comercial, mas com localização e ingressos mais acessíveis. Assim como teremos um novo espaço, com características únicas, diferenciadas, para espetáculos de dança, música e teatro de artistas e grupos locais e convidados”.
Obras e características - Iniciadas em dezembro de 2013, as obras de restauração e recuperação do Cine São Luiz incluíram um pacote de melhorias nos sistemas de iluminação, acústica, climatização, piso e revestimento, além de novos assentos (também na tradicional cor vermelha) e equipamentos de projeção. O investimento de R$ 15.287.832,21 feito pelo Governo do Estado, através da Secult, possibilitará que o equipamento histórico-cultural seja devolvido à sociedade como um dos mais modernos da atualidade.
Ao mesmo tempo, o Cine São Luiz terá preservada sua memória, pois as características arquitetônicas originais, em suas qualidades estéticas e históricas, foram mantidas. Com a adaptação do São Luiz à nova configuração de cine-teatro e às normas técnicas e de acessibilidade, a capacidade foi reduzida de 1.500 para 1.100 lugares (destes, 300 ficam no piso superior).
Inaugurado em 1958 e fechado desde julho de 2010, o Cine São Luiz, tombado pelo Governo do Estado em 1991, em reconhecimento a seu valor como patrimônio histórico e arquitetônico, também recebeu novos equipamentos de projeção e de áudio, para se adequar à configuração de cine-teatro. Além da abertura de um amplo palco, com capacidade para grandes espetáculos, também foram feitos reparos em outros espaços, como camarins, o fosso para receber músicos de orquestra.
Com a conclusão das obras, a Secult cumpre com o compromisso de entregar o equipamento pronto até o fim deste ano. A finalização da restauração do espaço foi um trabalho em conjunto realizado pela equipe de restauro, coordenada pelo restaurador José Luiz Motta, sob a supervisão de profissionais como o engenheiro Paulo Renato, da Secult, o arquiteto Robledo Duarte, do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), do Governo do Estado, e o engenheiro José Cardoso, da Construtora Granito, responsável pela execução da obra.
Mais sobre a história do São Luiz - Erguido no local onde funcionara o Cine Polytheama, o São Luiz teve suas obras iniciadas em 1938, quando da demolição do cinema anterior, conforme descreve, no livro “A Tela Prateada”, o pesquisador e especialista na história do cinema no Ceará Ary Bezerra Leite. A inauguração do São Luiz, porém, só seria realizada 20 anos depois, graças aos efeitos da Segunda Guerra Mundial e, segundo o pesquisador, também a causas “nunca claramente explicadas”, em contraste com a intensa expectativa popular pelo novo cinema. O prédio em obras na Praça do Ferreira alimentava a ansiedade pelo início das atividades do São Luiz.
Dois dias antes da inauguração oficial, o filme “Suplício de uma Saudade”, com Jennifer Jones e William Holden, foi exibido em uma sessão especial, para convidados e imprensa. Entre outros filmes da programação inaugural estavam “O Príncipe Encantado”, de Laurence Olivier; “Meus Dois Carinhos”, com Frank Sinatra, Rita Hayworth e Kim Novak; “Juventude Transviada”, com James Dean, e “Trapézio”, com Gina Lollobrigida e Burt Lancaster.
O São Luiz já chamava atenção como um dos mais luxuosos cinemas do Brasil, com um hall de entrada em mármore, três lustres de cristal checos, escadarias, carpetes e pinturas imponentes. A decoração lateral do salão do cinema projetado pelo arquiteto cearense Humberto da Justa Menescal, com a participação de Humberto Monte, José Euclides Caracas e Oscar Dubeux Pinto, foi concebida por Osório Ferreira e Marcelino Guido Budini. A pintura ambiente ficou a cargo da empresa Shaffer e Harvath. A decoração parte de referências da art-déco, ressaltando formas geométricas e lineares, além de uma infinidade de cores e texturas, de encher os olhos.
“Entregando o São Luiz ao público cearense, sinto-me feliz de ter podido realizar uma aspiração que sempre tive, de dotar Fortaleza com uma casa de espetáculos à altura do seu progresso e do seu povo”, destacou Luiz Severiano Ribeiro, no programa impresso distribuído ao público quando da inauguração do São Luiz, complementando: “O São Luiz está na vanguarda dos melhores cinemas e com as mais modernas instalações, som e ar-condicionado. Saudando o povo de minha terra, sentir-me-ei reconhecido se meus conterrâneos fizerem do São Luiz o seu cinema”.
Em 1995 o Cine São Luiz passou a sediar o Cine Ceará, principal festival de cinema do Estado e um dos mais longevos no calendário nacional de eventos do setor. Em outubro de 2007 foi arrendado à Federação do Comércio do Estado do Ceará, passando a funcionar como Cine São Luiz – Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro. Em outubro de 2011, o prédio do Cine São Luiz foi adquirido pelo Governo do Estado do Ceará. As obras de reforma e restauro garantiram que o equipamento cultural agora retorne à cena, como cine-teatro.

Boas Festas


Fórum Harmônicas Brasil começa amanhã

Blues, rock, country, MPB, samba, tango, reggae, gospel, erudito, bossa nova, chorinho, xote e baião. Todos os sons, tons e sotaques da música cabem num pequeno instrumento que há 10 anos é o núcleo de um evento que se destaca no País como difusor cultural e propulsor da inclusão social e da cidadania. O Fórum Harmônicas Brasil festeja, em 2014, a décima edição, trazendo ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura nomes de peso nos cenários local e nacional da gaita.
De 19 a 21 de dezembro, no anfiteatro do Dragão do Mar, o Fórum Harmônicas terá apresentações de cinco gaitistas referenciados: de Fortaleza, Di Lennon Ribeiro e Raquel Ingredy; de São Paulo, Marcelo Naves e Thiago Cerveira; do Rio de Janeiro, Gabriel Grossi; e, ainda, o artista popular cearense Ciro Rojo, que vai apresentar ritmos regionais, como forró e xote. Todas as apresentações são gratuitas.
Realizado desde 2005, o Fórum Harmônicas é o único evento com esse formato no Brasil e integra o calendário oficial do Estado do Ceará. A realização é da 4Blues Produções e Instituto Nordeste 21, com apoio do Governo do Ceará, InvestNE, Banco do Nordeste, Prefeitura de Fortaleza, Diogo Farias Microfones Artesanais, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Digital Design.
O projeto Fórum Harmônicas foi elaborado com o objetivo de ser modelo nacional no estudo e aprimoramento da harmônica - ou simplesmente gaita -, congregando ainda artistas que se dedicam a outros instrumentos e apreciadores da música em geral. Pelo trabalho realizado, obteve reconhecimento público e desde 2010 integra os calendários oficiais do Estado do Ceará e do município de Fortaleza. 
Além dos shows, o Fórum Harmônicas realizará workshop sobre gaita em blues na escola Musimania, localizada na Avenida Viena Weyne, 1082 – Lago Jacarey. O encontro, que será ministrado por Marcelo Naves e Thiago Cerveira, acontecerá no sábado (20), de 9 horas ao meio-dia. A participação é aberta ao público, mediante a doação de um livro em bom estado, de qualquer gênero, para repasse à biblioteca comunitária em Canoa Quebrada (Aracati).

PERFIL DAS ATRAÇÕES

Raquel Ingredy - Jovem, mulher, nordestina. Raquel Ingredy concilia o prazer de fazer música com o desafio de romper obstáculos. E tem dado mostras no cenário artístico de Fortaleza do quanto é possível alcançar com talento e empenho. Começou a brincar com gaitas aos 4 anos de idade, encantada pelo pai, o auditor Gabriel Vale, e hoje ostenta um currículo no qual expõe experiências com bandas como Remember Beatles e Luisinho Magalhães e com formações de forró, além com nomes como o pianista Felipe Adjafre e os saxofonistas João Sena e Ivanildo. Raquel não se limita a um só gênero, trabalhando repertório que vai de Luiz Gonzaga a Elvis Presley, de Caetano Veloso e Pixinguinha.

-------------------

Thiago Cerveira - Gaistista e guitarrista, Thiago Cerveira já gravou com artistas  como Belchior, Viper, Nuno Mindelis, Vega, Zuzo Moussawer, Pholhas, Babi e a legendária Double Trouble, banda que acompanhava o bluesman norte-americano Stevie Ray Vaughan. Desenvolve atualmente trabalho com trio de música instrumental, no qual toca os dois instrumentos simultaneamente, adaptando na gaita temas de jazz e música brasileira contemporânea, sendo um dos pioneiros no país na técnica de cromatismo na gaita diatônica. A execução simultânea da  gaita e guitarra proporciona resultados harmônicos e melódicos muito peculiares, dado a interação que se dá entre eles no comando do músico.

-------------------
Di Lennon Ribeiro - Gaitista, violista e arte-educador, Di Lennon Ribeiro é um parceiro de primeira hora do Fórum Harmônicas Brasil. Responde por ações didáticas do evento, tendo ministrado oficinas para crianças e adolescentes em diferentes edições do evento e em municípios como Eusébio e Cascavel. Também já dividiu palco com bandas locais, como De Blues em Quando, Blues Label e com gaitistas como Benevides Chireia Jr. (PR) e Robson Fernandes (SP). Atua também como luthier, assegurando serviços de qualidade em manutenção e preparação de gaitas, além de ministrar aulas particulares de harmônica diatônica e cromática.

--------------------

Marcelo Naves - Representante da vertentes de músicos brasileiros que se dedicam a explorar a sonoridade do blues da região Mississippi, Marcelo Naves construiu um repertório que permite ao público uma autêntica turnê pelas origens do gênero norte-americano. E mais: mistura músicas próprias com clássicos de artistas referenciais, como Little Walter, Muddy Waters e Robert Johnson. O resultado tem sido muito aplaudido em  “Conseguimos um bom equilíbrio entre nossas versões para os clássicos e o que normalmente estas músicas pede. Nosso trabalho tem sido bastante reconhecido e o CD, gravado ao vivo, captou a atmosfera de nosso show”, comemora Naves.

-----------------------

Gabriel Grossi - É considerado um dos maiores representantes da harmônica no mundo. Além de carreira solo, integra desde 2005 o Hamilton de Holanda Quinteto, conjunto vencedor do prêmio Tim 2007 e finalista do Grammy Latino por duas vezes consecutivas. Participou de turnês com o saudoso clarinetista Paulo Moura, com quem atuou de 2003 até seu falecimento, e das cantoras Zélia Duncan e Beth Carvalho, com as quais gravou CDs e DVDs. Seu disco de estréia, “Diz Que Fui Por Aí”, recebeu elogios pela concepção musical, composição e arranjos. O segundo, “Afinidade” (em duo com o violonista Marco Pereira), e o terceiro, “Arapuca”, também conquistaram crítica e o público, mostrando que é possível aliar a tradição da música instrumental com o gosto popular. Gabriel Grossi já soma oito discos lançados, além de gravações e shows com nomes como Hermeto Pascoal, Chico Buarque, Ivan Lins, Leila Pinheiro, João Donato, Dave Matthews, Guinga, Lenine, Djavan, Milton Nascimento, Dominguinhos, Maria Bethânia e Ney Matogrosso.

Shows

SEXTA (19)
SÁBADO (20)
DOMINGO (21)
WORKSHOP (20)
Di Lennon Ribeiro
Raquel Ingredy
Ciro Rojo
Marcelo Naves
Marcelo Naves
Thiago Cerveira
Gabriel Grossi
Thiago Cerveira

*Apresentações começam a partir das 21 horas e workshop a partir das 9 horas.

SERVIÇO
Fórum Harmônicas
Data: 19 a 21 de dezembro
Local: anfiteatro Dragão do Mar
Acesso: gratuito

Em Santa Quitéria

Movimentação de negócios em torno de R$ 200 mil, participação de 70 empresas, com visitação de 60 mil pessoas durante os quatro dias de evento. Estes são alguns números que serão gerados pela maior feira de empreendedorismo da Zona Norte do Ceará. A VI Feira do Comércio e Indústria de Santa Quitéria (Fecoisq) vai começar o ano de 2015 incrementando ainda mais a economia do município. De 14 a 17 de janeiro do ano que vem, os realizadores do evento - Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Quitéria e Sebrae -, esperam receber os visitantes, com uma programação variada, na Praça Matriz de Santa Quitéria. 
“O evento é importante para Santa Quitéria, pois garante aos empresários oportunidades de negócios, divulgação de suas marcas e produtos, incrementa a vitrine da cidade, que se transforma em um grande pólo centralizador de negócios na Zona Norte e Sertão Central do Ceará”, afirmou o presidente da CDL do município, Marcelo Magalhães (foto). De acordo com ele, a necessidade de movimentar a região em torno do comércio e da indústria de Santa Quitéria foi o que impulsionou o surgimento da Fecoisq, que conta, ainda, com o patrocínio do Banco do Nordeste (BNB) e Sistema Sincopeças Assopeças.
A sexta edição consolida o sucesso da feira, que já se tornou uma tradição. À medida que o evento ganha peso e notoriedade diante de empresários locais, o município se torna um influente centro de negócios. Um ambiente onde o setor privado e pequenos produtores conquistam os seus espaços em uma economia, tradicionalmente, voltada para o comércio local, valorizando sua indústria e o artesanato. A expectativa é gerar, ainda, 250 empregos diretos e indiretos.
OPORTUNIDADE - A VI Fecoisq será o momento no qual os participantes, convidados, visitantes e parceiros terão oportunidade de expor, capacitar, apreciar e conhecer a diversidade que cada setor pode disponibilizar. Dessa forma, cresce a expectativa de vendas e de produção, o que aquece a economia.
Novas tecnologias serão apresentadas, como o desenvolvimento do setor primário e o trabalho no campo, viabilizando a comercialização de produtos e serviços, com o objetivo de aumentar o consumo, as vendas e movimentar a economia.
Como destaque na programação, a realização de desfile de moda, minicursos, palestras, oficinas, work shops, atividades culturais e artísticas, espaço beleza & saúde, shows com atrações regionais e nacionais, bem como a apresentação de novas tecnologias dentro da área de produção e as novas tendências do comércio varejista. Todas atividades direcionadas para o público-alvo: comerciantes, produtores, estudantes, empresários, industriais, técnicos, empreendedores.
SOBRE SANTA QUITÉRIA - Representando 2,58% do território cearense, o município de Santa Quitéria é o maior do Estado em extensão, ocupando um a área de 4.251 quilômetros quadrados. A cidade conta com 21 indústrias, dividida nos setores de confecção, calçados e exploração do granito. Destaque no ramo das rochas ornamentais, principalmente, granito, com uma reserva de 10 milhões de metros cúbicos. 
A mina Asa Branca é a única no Brasil e a maior de granito branco do mundo, sendo explorada por uma das maiores empresas extratoras de granitos e mármores do País, com uma produção média de 1.000m³/mês de granito em blocos, que abastece as principais indústrias de beneficiamento nacionais, como também exporta para os mercados Europeu e Asiático.
O município vive uma grande expectativa para exploração da Mina de Itataia, que possui uma reserva de 142,5 mil toneladas de urânio associado ao fosfato. Nesta jazida se pode aproveitar, também, 300 milhões de metros cúbicos de mármore totalmente isenta de urânio.
Santa Quitéria tem ainda uma forte presença na agricultura, com uma significativa produção de algodão, milho, feijão e mamona.
SERVIÇO
VI Feira do Comércio e Indústria de Santa Quitéria (Fecoisq)
Dias: 14 a 17 de janeiro do 2015
Local: Praça Matriz da cidade
Horário: 18 às 23 horas.

Uso racional de água

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) por meio da Gerência de Responsabilidade e Interação Social (Geris), promove ações de conscientização para que a população evite o desperdício de água. Entre essas ações estão visitas domiciliares, palestras, apresentações de teatro de boneco para as crianças e semanas culturais em escolas. Somente em 2014, foram cerca de 400 mil pessoas sensibilizadas, em todo o Ceará, com relação a este tema. Além disso, são produzidos e distribuídos materiais de divulgação, como apoio dessas atividades.
Essas campanhas educativas têm como objetivo conscientizar a população para a importância de economizar água nas tarefas do dia a dia. Para atingir o público infantil, informando que a água é um recurso essencial à vida, a Companhia promove o teatro de bonecos. Nessa fase em que as crianças estão em formação, o teatrinho visitou 284 escolas, em 2014, e ensinou 26.865 baixinhos.
Em 2014, as equipes da Cagece visitaram 56.010 residências, sensibilizando 280.050 pessoas, contra o desperdício de água. Em eventos socioeducativos, foram alcançadas 4.570 pessoas. Nas oficinas de reciclagem de artesanato, participaram 33 pessoas e, já nas palestras educativas, foram 5.783. Ao todo, foram 116.237 mil ações com um total de 445.086 mil pessoas sensibilizadas.
Esse trabalho da Companhia contra o desperdício é apenas uma medida preventiva para a população, o intuito é sensibilizar todos a adotar atitudes positivas e aprender a usar a água e evitar excessos.
Confira os detalhes de algumas ações educativas da Cagece em 2014:
Comitê de Acompanhamento Socioambientais – Ações: 452; Pessoas sensibilizadas: 1003
Programa Conhecendo Nossa Cagece - Ações: 569 Pessoas; sensibilizadas: 1003
Evento Socioeducativo - Ações: 27 Pessoas sensibilizadas: 4570
Oficina de Reciclagem de Artesanato - Ações: 1; Pessoas sensibilizadas: 33
Palestra Educativa - Ações: 103 Pessoas; sensibilizadas: 5783
Reunião Comunitária - Ações: 136; Pessoas sensibilizadas: 829
Seminário - Ações: 3; Pessoas sensibilizadas: 296
Teatro de Bonecos - Ações: 284 Pessoas sensibilizadas: 26.865
Visitas Domiciliares (Contra Desperdício)- Ações: 56.010; Pessoas sensibilizadas: 280.050
Programa de Despoluição - Ações: 1.370; Pessoas sensibilizadas: 1.370.

No RioMar Fortaleza


A GAÍDA está inaugurada no RioMar Fortaleza, Piso L2, esbanjando estilo e trazendo grandes grifes nacionais!
Curtir ·  ·  · 13554

Master Quarentão 2014

Maracanaú x Ferroviária decidem, Secretaria apresenta troféus
As taças exibidas pelos organizadores do Master Quarentão

Maracanaú x Ferroviária é a final do Campeonato Master Quarentão. O jogo será depois de amanhã (20), às três da tarde, no Estádio Carlos Jereissati.
Das categorias de base ao Campeonato Master Quarentão - o empenho da Liga Maracanauense de Futebol e da Secretaria de Esporte é sempre o mesmo. E isso ficou provada a partir do momento em que os troféus disponibilizados para os Campeonatos Aspirante e Titular são iguais aos do evento Master. O secretário de Esporte de Maracanaú, o vereador Adauto Parente, fez questão de, junto com a diretoria da liga, escolher os troféus que já estão expostos na sede da secretaria.
CLÁSSICO - O jogo entre Maracanaú e Ferroviária é aguardado com muita expectativa. Segundo o presidente da Liga, o ex-atleta Gilmário Costa, disse que, embora seja categoria master, haverá um bom número de torcedores. 'Ao longo dos jogos o torcedor prestigiou e na final, claro, teremos a torcida presente', disse Gilmário. Há craques nos dois lados. O experiente Odair, que foi atleta profissional, defende o tradicional Maracanaú Atlético Clube. Enquarto isso, o atacante Tambaú se destaca na Ferroviária. 
SERVIÇO
Jogo: Maracanaú AC X Ferroviária AC
Data: 20.12.2014 às 15 horas.
Local: Estádio Senador Carlos Jereissati, Centro de Maracanaú.
Evento: Campeonato Maracanauense de Futebol Master Quarentão
- Acesso livre para o torcedor

II Festival Soltando a Voz no Cuca

As inscrições para o II Festival Soltando a Voz estão abertas e devem ser realizadas online por meio do link http://bit.ly/1ybIN9N, até 31 de janeiro de 2015. O Festival tem como objetivo valorizar e difundir a música autoral cearense, estimulando o surgimento de novos compositores e cantores, incentivando a criatividade musical dos jovens e revelando talentos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do preenchimento completo do formulário.

Podem participar jovens de 15 a 29 anos, nas categorias “melhor interprete” (que se inscrevam individualmente e interpretem canções de sua autoria ou de terceiros) e “melhor canção autoral” (que tenham sua canção executada por um intérprete). Os candidatos menores de 18 anos deverão apresentar documento com autorização dos pais ou responsáveis.
Todo o material enviado, referente às inscrições, será analisado por uma Comissão Organizadora, composta por três representantes do Cuca Barra, levando em consideração os seguintes aspectos: adequação à proposta do Festival; cumprimento das exigências do regulamento; qualidade e consistência do trabalho artístico da composição (letra, melodia e harmonia) e da interpretação.
A Comissão selecionará até 40 trabalhos, que passarão por uma seletiva prévia. A etapa final acontecerá em 21 de março de 2015, às 18h30, no Cuca Barra, com os 10 melhores, em audição aberta ao público no formato de Festival. Serão selecionados até quatro candidatos, sendo os dois primeiros colocados na categoria “melhor canção” e os dois primeiros colocados na categoria “melhor intérprete”.
Premiação 
1º lugar: melhor canção - 1 computador; 1 apresentação na Rede Cuca; 10 horas de ensaios em estúdio.
1º lugar: melhor intérprete - 1 computador; 1 apresentação na Rede Cuca; 10 horas de ensaios em estúdio.
2º lugar: melhor canção - 1 MP3 Player e 6 horas de ensaios em estúdio.
2º lugar: melhor intérprete - 1 MP3 Player; 6 horas de ensaios em estúdio.
Serviço
II Festival Soltando a Voz - Cuca Barra
Inscrições até 31/01/2015, pelo site: http://bit.ly/1ybIN9N
Categorias: melhor interprete e melhor canção autoral.
Apresentações: 21/03/2015, às 18h30, no Cuca Barra (Avenida Presidente Castelo Branco, 6.417 - Barra do Ceará)
Mais informações: (85) 3237-4488 ou 3237-4223 ou soltandoavozcuca@gmail.com

Nova AMC

O vereador Didi Mangueira (PDT), falou hoje (18), sobre a nova Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) e a Agência de Fiscalização de Fortaleza, propostas da Reforma Administrativa do prefeito Roberto Cláudio.

Vapt Vupt de Messejana

Será inaugurada amanhã (19), em Messejana, a segunda Unidade de Atendimento Integrado ao Cidadão do Estado do Ceará, que recebe o nome de Vapt Vupt. Com funcionamento de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas, a previsão é que a Unidade de Messejana realize em torno de 2.200 atendimentos por dia. 
O Vapt Vupt reúne mais de 300 serviços públicos, como emissão de documentos (RG, CNH, Carteira de Trabalho) e títulos eleitorais, e 27 órgãos, sendo eles dos âmbitos municipal, estadual e federal. O espaço concentrará postos de atendimento da Perícia Forense – PEFOCE, SINE/IDT, Detran, Cagece, Central Fácil, Defensoria Pública, Receita Federal, INSS, Prefeitura Municipal de Fortaleza, dentre outros, além de acesso gratuito à Internet. 
O diferencial do Programa Vapt Vupt está na agilidade, qualidade e padrão da prestação de serviço. A Unidade de Messejana contará com 88 funcionários contratados e 21 servidores públicos e colaboradores dos órgãos parceiros. O Programa Vapt Vupt prevê a implantação de mais três unidades: Antônio Bezerra e Centro de Fortaleza, e a Unidade de Sobral.
O Programa Vapt Vupt foi constituído por meio de uma Parceria Público Privada (PPP), entre o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania, e a concessionária Ceará Serviços de Atendimento ao Cidadão S/A, sociedade de propósito específico formada pelas empresas Marquise e Shopping do Cidadão.
De acordo com a Ceará Cidadão, a unidade de Juazeiro do Norte, inaugurada em agosto, realizou mais de 105 mil atendimentos em quatro meses e atualmente realiza cerca de 1.500 atendimentos diariamente, com índice de aprovação de 99,5% avaliados entre bom e ótimo.
“Realizamos um grande número de atendimento na primeira unidade, inaugurada em Juazeiro do Norte, provando que o modelo do Vapt Vupt foi aceito pela população da região do Cariri. Agora, é a vez de Fortaleza sediar a unidade com diferentes serviços oferecidos no mesmo espaço. Nossa intenção é que todas as unidades ofereçam um serviço rápido e de qualidade todos os dias”, afirma Plínio Ripari, diretor operacional da empresa Ceará Cidadão.

Órgãos com postos de atendimento no Vapt Vupt de Messejana:

PEFOCE - Perícia Forense do Ceará
SETRA - Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome da Prefeitura de Fortaleza
JUCEC - Junta Comercial do Ceará
CDL (SPC) - Câmara dos Dirigentes Lojistas
SCSP - Secretaria de Conservação e Serviços Públicos da Prefeitura de Fortaleza
SEFAZ - Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará
CGE - Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado
SEFIN - Secretaria de Finanças Municipal da Prefeitura de Fortaleza
SEBRAE - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará
ARCE - Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará
Procon - Municipal de Fortaleza
SESCAP – Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Ceará
SECULT - Secretaria de Cultura do Estado do Ceará
ETUFOR - Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza
STDS - Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
TRE – Tribunal Regional Eleitoral
CAGECE - Companhia de Água e Esgoto do Ceará
CRC - Conselho Regional de Contabilidade
DPGE - Defensoria Pública do Estado do Ceará
SINE / IDT - Instituto de Desenvolvimento do Trabalho
BRADESCO – Banco Bradesco SA
DETRAN-CE
INSS - Instituto Nacional do Seguro Social
E-VAPT VUPT
AMC - Autarquia Municipal de Transito da Prefeitura de Fortaleza
SRF - Secretaria da Receita Federal
SEJUS – Secretaria da Justiça e Cidadania



Rally Dakar 2015

Faltam apenas 15 dias para o início do maior desafio off-road do mundo, o Rally Dakar. A competição começa em três de janeiro de 2015, em Buenos Aires, na Argentina, e percorrerá mais de nove mil quilômetros em terrenos bastante difíceis. As duplas da Equipe Mitsubishi Petrobras estarão a bordo de dois ASX Racing, veículo de competição desenvolvido para encarar as piores condições de terreno.
"Lançamos o ASX Racing em 2012 e desde então não paramos de trabalhar em evoluções e ajustes. Vencemos o Desafio Inca, o Rally dos Sertões 2014 e o Atacama Rally. Estamos muito felizes com o carro e ansiosos para começar o Dakar", explica o piloto Guiga Spinelli, que correrá ao lado do navegador Youssef Haddad.
No outro ASX estarão os portugueses Carlos Sousa e Paulo Fiuza, que estrearam pela Equipe no Atacama Rally, em outubro. "Fiquei muito satisfeito com as evoluções feitas até agora no carro. Espero continuar ajudando com minha experiência para o desenvolvimento e acerto dos ASX. Estou otimista", fala Sousa. "Não há Dakar fácil, mas vamos encarar como sempre fizemos", completa Fiuza.
O ASX Racing - Desenvolvido para enfrentar as piores condições nas mais difíceis provas off-road do mundo, o ASX Racing já acumula títulos e conquistas. A tradição da Mitsubishi Motors em quase quatro décadas de pioneirismo e desenvolvimento nas principais provas off-road do planeta resultou em um carro rápido e muito confiável.
Projetado em parceira entre a Ralliart Brasil e o braço francês dirigido por Thierry Viardot, o veículo da Equipe Mitsubishi Petrobras já subiu ao pódio na primeira competição que participou, o Rally do Marrocos, uma das principais etapas do Campeonato Mundial de Rally Cross-country. O piloto Guilherme Spinelli e o navegador Youssef Haddad conquistaram a terceira posição. 
Meses depois, levaram o título no Desafio Inca, parte do Dakar Series. Já em 2014, a dupla levou mais uma vez o carro ao pódio: venceu o Rally dos Sertões, maior competição off-road do Brasil.
O ASX Racing tem a mais alta tecnologia de competição. Foi desenvolvido na base de engenharia avançada da Mitsubishi Ralliart Brasil, localizada na França, que é chefiada por Thierry Viardot e capitaneada por Mathieu Parent. Thierry tem uma longa história no off-road e esteve por mais de 27 anos com a equipe Mitsubishi Japão. Foi diretor técnico da Equipe Mitsubishi Japão, projetista e construtor dos carros que venceram por 12 vezes o Rally Dakar.
Construído com estrutura tubular de aço cromo molibdênio, toda desenvolvida com base na análise CAE (Computer Aided Engineer). A carroceria é feita em fibra de carbono com kevlar®, material extremamente leve e resistente, que resulta em alta performance e excelente distribuição de peso. O câmbio é sequencial de seis marchas e o motor tem potência de 332 HP com 75 kgf.m de torque.
Equipe Mitsubishi Petrobras - Desde 2012, o carro de competição leva as cores da Petrobras e do Brasil para as principais provas de rali do mundo: Rally Dakar e Rally dos Sertões. Após o título no Rally dos Sertões, a Equipe tem um grande desafio no início de 2015, o Rally Dakar, principal prova off-road do mundo. Além de Guilherme Spinelli e Youssef, o segundo ASX Racing estará com o experiente piloto Carlos Sousa, com uma carreira de mais de 26 anos no rali cross-country, ao lado do navegador Paulo Fiuza.
"É uma honra muito grande e estou muito feliz em estar na Equipe Mitsubishi Petrobras", disse o piloto português. Ele e Spinelli se conheceram correndo na mesma equipe no Rally Dakar de 2010. Agora somam forças no desenvolvimento dos dois carros que disputarão o Rally Dakar, no início de 2015. "É um piloto que chamo de professor desde que corremos juntos em 2010, uma pessoa que veio somar bastante na nossa equipe pela enorme experiência no Dakar, personalidade muito positiva e profissional e pela excelente performance", descreve Guiga.
Rally Dakar 2015 - O Rally Dakar será três e 17 de janeiro, com largada e chegada em Buenos Aires. Não é a toa que a prova é considerada uma das mais difíceis e completas. Serão 9.111 quilômetros passando por três países: Argentina, Chile e Bolívia.
Além de percorrer o Deserto do Atacama, um dos mais desafiadores do mundo, a prova cruza duas vezes a Cordilheira dos Andes, onde a altitude e as baixas temperaturas são os grandes adversários.
O penúltimo dia será o mais longo da história, com 1.024 quilômetros, entre as cidades de Termas Rio Hondo e Rosario, na Argentina. Mas é na divisa entre Bolívia e Chile que a Equipe Mitsubishi Petrobras enfrentará a maior especial, com 781 quilômetros, de Uyuni até Iquique.
A Equipe Mitsubishi Petrobras tem o patrocínio de Mitsubishi Motors, Petrobras, Axalta e Protune.
Acompanhe a Equipe Mitsubishi Petrobras:
Instagram: @equipemitsubishipetrobras

Nova AMC

  1. A reestruturação da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) de Fortaleza foi aprovada agora na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) por 24 votos sim e cinco não. 

Nacélia Silva e a Reforma Administrativa

A presidente do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos de Fortaleza (Sindfort), Nacélia Silva, fala sobre a Reforma Administrativa proposta pelo prefeito Roberto Cláudio (Pros).

Gelson Ferraz fala sobre Iplanfor

O vereador Gelson Ferraz (PRB), destaca a nova estruturação do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor).

IPVA 2015

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) divulga logo mais, às quatro da tarde, os valores para o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2015.
Ao todo, 1.922.030 veículos serão tributados pelo fisco estadual, com uma previsão de arrecadação de R$ 631,5 milhões.
A divulgação será feita em coletiva de imprensa com o Secretário da Fazenda, João Marcos Maia, na sede da Sefaz, Avenida Alberto Nepomuceno, 2, Centro.
Serviço
Coletiva
Data: 17.12.2014
Horário: 16 horas
Local: Sede da Sefaz, Avenida Alberto Nepomuceno, 2 - Centro.

Na CMFor

  1. Aprovada a nova Agência Reguladora de Fortaleza, na Câmara Municipal de Fortaleza.
  2. A votação foi de 22 sim e quatro não.

Oposição fala sobre Reforma Administrativa

O vereador Deodato Ramalho (PT) destaca a votação na Câmara Municipal de Fortaleza da Reforma Administrativa do prefeito Roberto Cláudio (Pros).

Novo Iplanfor

  1. Por 25 votos foi aprovado há pouco, na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), o novo Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor).

Apelo de Rosa e Maria

"
Nós estamos engajadas num projeto chamado Brotando Emancipação. É um sítio localizado em Cascavel cujo objetivo é implantar um projeto de vida coletiva não baseada no dinheiro e nas relações mercantis. Nesse sítio, já há muitas frutas, mandioca, coqueiros e um potencial enorme. A ideia é que tudo que for produzido seja usufruído pelos moradores e o excedente distribuído com a população, o que já vem sendo feito fazendo. Ou seja, nada deve ser vendido.
Para efetivar a compra do sítio de 55 hectares, viemos fazendo campanhas financeiras no decorrer do último ano. Conseguimos arrecadar cerca de 200 mil reais. Como o valor do terreno é de 550mil reais, falta pagar 350 mil. Uma companheira do grupo teve o grandioso gesto de doar um apartamento no valor de 160 mil reais que recebeu de herança da mãe. Fica localizado atrás do Imparh, no bairro do Montese em Fortaleza. Para arrecadar o restante do valor do sítio, sortearemos esse apartamento em 27 de dezembro. Cada cartela custa R$ 500,00. Estamos organizando bolões com aqueles e aquelas que não podem adquirir uma cartela sozinhos. Por exemplo, 5 pessoas cada uma contribuindo com R$ 100,00. Ao mesmo tempo em que esses bolões significam a solidariedade a esse projeto, também permitem a participação no sorteio.
Como estamos nessa empreitada por uma forma de vida diferente dessa que vivemos atualmente, dirigimo-nos aos amigos e amigas para também conhecerem, participarem, contribuírem e apoiarem o projeto.
Caso queira dar uma contribuição independente do sorteio, deposite na conta do Movimento pela Emancipação Social, Banco do Brasil, Agência: 3253-0, Conta corrente: 7926-X.
Acesse a nossa página no facebook:
Abraço,
Rosa Fonseca e Maria Luiza Fontenele" 

Conselho Municipal de Segurança Pública

O vereador Márcio Cruz (Pros) fala sobre a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública Cidadã, uma das propostas da Reforma Administrativa do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros).

Inovação Aberta

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e a empresa Impacto Protensão premiaram os autores das melhores ideias inscritas no Prêmio Impacto Protensão/FIEC de Inovação Aberta, ontem, no auditório José Flávio Lima, no térreo da sede da FIEC, em Fortaleza. Na ocasião, o diretor-presidente da Impacto Protensão, Joaquim Caracas, vai proferir uma palestra sobre Inovação, destacando também as ações sociais da empresa, o apoio da Endeavor Brasil e o Prêmio FINEP.
O prêmio recebeu 76 ideias. Das ideias inscritas, 18 foram pré-selecionadas para a segunda fase. A Impacto Protensão é a terceira empresa a aderir ao Projeto Inovação Aberta, depois da Esmaltec e da Biomátika, que já divulgaram os vencedores e distribuíram prêmios. A FIEC, a Impacto Protensão, o Sinduscon Ceará e a empresa Acelor Mittal são parceiros na realização do prêmio.
O concurso de ideias é gratuito e voltado a todos os fornecedores, startups, empreendedores individuais, pesquisadores, universidades, instituições de pesquisa, estudantes e funcionários da Impacto Protensão. O prêmio será concedido às três melhores ideias, que propuserem inovações para melhorar a qualidade dos produtos, novos usos e novas tecnologias para os produtos já utilizados pela empresa, agregando valor para clientes e fornecedores.
A competição compreendeu quatro etapas: cadastro; pré-seleção das melhores ideias; detalhamento das ideias pré-selecionadas e premiação das ideias vencedoras. As premiações dos melhores projetos variam de R$ 3 mil a R$ 10 mil.
O prêmio é uma parceria entre Impacto Protensão, FIEC, Sinduscon-CE e ArcelorMittal.
Sobre o Projeto Inovação Aberta
O Inovação Aberta, do Programa Uniempre, lança chamadas para apresentação de ideias de inovação por parte de toda a sociedade. O objetivo é estimular as empresas a elevar o nível de competitividade por meio do aumento do fluxo de boas ideias que podem vir dos mais diferentes segmentos e contribuir para a inovação em todos os campos de atividade dessas organizações. As ideias abrangem produto, processo, gestão, comercialização e modelo de negócio. A Esmaltec, do setor metalmecânico, recebeu 111 ideias e selecionou 72 para a segunda fase. Já a Biomátika, do setor químico, recebeu 18 ideias e selecionou 10 para a segunda fase. As duas empresas já realizaram cerimônia de premiação das melhores ideias e buscam, agora, caminhos para desenvolver e por em prática as ideias premiadas.
O Inovação Aberta, daqui para frente, espera realizar a adesão de novas empresas, totalizando 20. Depois da Biomátika, Esmaltec e Impacto Protensão, a empresa Joongbo, do ramo químico, também lançou o seu edital como quarta empresa participante do Projeto de Inovação Aberta.
Mais informações sobre o que é Inovação Aberta: http://www.uniempre.org.br/o-uniempre/inovacao-aberta

Começa a Reforma Administrativa de Fortaleza

  1. Câmara Municipal de Fortaleza acaba de aprovar criação da Fundação de Ciência e Tecnologia de Fortaleza.
  2. Foram 26 votos a favor, nem contra e nenhuma abstenção dos vereadores presentes no plenário Fausto Arruda.

Banheiros Químicos

O vereador Capitão Wagner (PR), falou hoje, sobre seu projeto de lei, que adapta os banheiros químicos às necessidades de pessoas com cadeiras de rodas.



Ciência e Tecnologia


Tabajara e Kalabaça

Em razão da omissão abusiva na demarcação das terras tradicionalmente ocupadas pela comunidade indígena Tabajara e Kalabaça, na localidade de Cajueiro, em Poranga, o Ministério Público Federal (MPF) ingressou com ação civil pública na Justiça Federal para condenar a União e a Fundação Nacional do Índio (Funai) a iniciarem o procedimento de identificação e demarcação da terra indígena e a pagarem indenização por danos morais coletivos aos indígenas.
De acordo com o MPF, a ocupação tradicional indígena em Cajueiro está comprovada por estudos acadêmicos e antropológicos e é reconhecida pela própria Funai, que presta assistência local aos índios Tabajara e Kalabaça. O Ministério da Saúde, nacionalmente por intermédio da Secretaria Especial de Saúde Indígena e, localmente, pelo Distrito Sanitário Especial Indígena do Ceará, também presta assistência à saúde dos povos indígenas há vários anos.
O MPF apurou, porém, que a Funai sequer iniciou procedimento de demarcação no local, e informou que não havia previsão para constituição de novos grupos técnicos de trabalho enquanto não fossem concluídos os procedimentos em curso, por motivo de estrutura e recursos humanos escassos.
"Por conta dessa omissão, a comunidade indígena Tabajara e Kalabaça vem sofrendo sucessivos prejuízos, pois na localidade existe conflito entre indígenas e posseiros não-indígenas desde 2007, quando ocorreu a retomada da terra pela comunidade indígena, e a disputa envolve também a utilização da palha das carnaúbas para fins artesanais situadas na área em litígio", detalha a procuradora autora da ação ajuizada pelo MPF.
Na petição inicial da ação civil pública, o MPF pede que seja determinado, em antecipação de tutela, que a União e a Funai, no prazo máximo de 120 dias, iniciem o procedimento de identificação e demarcação da Terra Indígena de Cajueiro e observem, durante a execução, os prazos legais, até a conclusão dos referidos trabalhos.
Embargo de terceiro na Justiça Trabalhista - Perícia realizada em setembro de 2013 pelo antropólogo Sérgio Brissac, da Procuradoria da República no Estado do Ceará, verificou que a TI Cajueiro era objeto de penhora nos autos de ação trabalhista movida contra a Agropecuária Pinho S.A., com designação de hasta pública, o que poderia agravar os conflitos fundiários na região. Diante disso, o MPF, na época, opôs embargos de terceiro em nome da comunidade indígena perante a Justiça do Trabalho, logrando êxito em suspender a ação trabalhista. Posteriormente, face à sentença de improcedência, interpôs recurso de agravo de petição, em julho de 2014.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...