sábado, outubro 27

MDA: Bolsonaro 56,8 x 43,2 Haddad

A 142ª Pesquisa Confederação Nacional do Transporte-CNT/Instituto MDA (foto CNT), divulgada pela neste sábado (27), traz as preferências dos entrevistados no Segundo Turno Presidencial neste domingo (28) e o limite de voto nos presidenciáveis Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT).
Bolsonaro aparece na 142ª CNT-MDA com 56,8% contra 43,2% de Haddad nos votos válidos.
Considerando-se os votos totais, Jair Bolsonaro surge com 48,5% das citações, enquanto Fernando Haddad está com 37,0%. Brancos e nulos somam 10,3%. E são 4,2% de indecisos.
Em relação aos níveis de rejeição para os candidatos, 51,2% dos entrevistados disseram que não votariam em Fernando Haddad de jeito nenhum. Para Jair Bolsonaro, esse índice é de 42,7%.
Intenção de voto (Espontânea)
Jair Bolsonaro: 46,2%.
Fernando Haddad: 34,3%.
Outros: 0,1%.
Branco/Nulo: 10,8%.
Indecisos: 8,6%.A pesquisa 142ª CNT-MDA mostra também os meios em que os entrevistados acompanharam o horário eleitoral e nos quais mais procuraram ou receberam informações sobre as eleições e os candidatos. 
A definição de voto é definitiva para: 91,3% dos eleitores de Jair Bolsonaro e para 91,4% de Fernando Haddad. 
​LIMITE DE VOTO – PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
FERNANDO HADDAD: é o único em quem votaria 32,2%; é um candidato em quem poderia votar 14,3%; não votaria nele de jeito nenhum 51,2%; não o conhece/não sabe quem é/nunca ouviu falar 1,0%.
JAIR BOLSONARO: é o único em quem votaria 41,4%; é um candidato em quem poderia votar 14,0%; não votaria nele de jeito nenhum 42,7%; não o conhece/não sabe quem é/nunca ouviu falar 0,7%.
HORÁRIO ELEITORAL GRATUITO - Os meios em que os eleitores viram ou ouviram a propaganda eleitoral para presidente foram: Televisão (83,2%), Internet (50,8%), WhatsApp (26,9%), Rádio (25,3%).
Os meios em que os entrevistados mais receberam ou procuraram informações sobre a eleição e os candidatos à Presidência foram: Televisão (55,9%), Internet (35,2%), WhatsApp (4,6%) e Rádio (3,1%).FICHA TÉCNICA - A pesquisa 142ª CNT-MDA foi realizada nesta sexta (26) e sábado (27). Foram ouvidas 2.002 eleitores maiores de 16 anos, em 137 municípios de 25 Unidades Federativas, das cinco regiões do Brasil. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06933/2018.
Com informações da Agência CNT de Notícias.

Vox Populi: Bolsonaro 50 x 50 Haddad

Pesquisa Vox Populi-Brasil 247 divulgada, no final da tarde deste sábado (27), dá empate entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) nas Eleições 2018 em seu Segundo Turno neste domingo (28).
Computados os votos válidos da sondagem com dois mil eleitores maiores de 16 anos em 121 cidades brasileiras realizada, neste sábado (27), Haddad e Bolsonaro aparecem cada um com 50%.
Na pesquisa com votos brancos, nulos e indecisos, empate de 43% para Bolsonaro e 43% para Haddad. Brancos e nulos somam 9% e indecisos, 5%.
Na pesquisa espontânea quando não se cita os nomes dos presidenciáveis, Bolsonaro aparece com 51% contra 49% de Haddad.
A pesquisa tem margem de erro de 2,2 pontos para cima ou para baixo e está protocolada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o registro BR 09614/2018.
A campanha do presidenciável Fernando Haddad (PT) e da vice presidenciável Manuela D'Avila (PCdoB) comemora o resultado da Vox Populi-Brasil 247 como uma 'virada'.
A campanha do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) e do vice presidenciável General Mourão (PSL) não comentou a pesquisa Vox Populi-Brasil 247.

Ibope: Bolsonaro 54 x 46 Haddad

quarta e última rodada da pesquisa Ibope-TV Globo-O Estado de São Paulo para o Segundo Turno das Eleições Presidenciais 2018, divulgada, na noite deste sábado (27), aponta vitória do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) neste domingo (28) com 54% contra 46% de Fernando Haddad (PT).
Com votos brancos, nulos e indecisos Bolsonaro aparece com 47% contra 41% de Haddad. Brancos e nulos somam 10% e 2% estão indecisos.
O Ibope entrevistou nesta sexta (26) e sábado (27) 3.010 eleitores com mais de 16 anos. A margem de erro é de dois pontos para cima ou para baixo. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR 02934/2018.

Datafolha: Bolsonaro 55 x 45 Haddad

Pesquisa Instituto Datafolha-Rede Globo-Folha de São Paulo aponta eleição neste domingo (28) no Segundo Turno do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) com 55% dos votos válidos contra 45% de Fernando Haddad (PT).
Na pesquisa com votos brancos, nulos e indecisos, Bolsonaro tem 47% contra 39% de Haddad. Brancos e nulos somam 8%. Indecisos somam 5%.
A pesquisa aponta que Bolsonaro tem 46% de certeza de voto, 45% de não e 8% de talvez.
Haddad tem 38% de certeza de voto, 52% de não e 9% de talvez.
A Datafolha-Globo-Folha de São Paulo ouviu 18.371 eleitores maiores de 16 anos, de 340 cidades, nesta sexta (26) e sábado (27). A margem de erro é de dois pontos para cima ou para baixo. A pesquisa está protocolada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o registro BR 02460/2018.

Fala Ciro

ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) se manifestou, na tarde deste sábado (27), via Facebook, sobre as eleições presidenciais deste domingo (28) em seu Segundo Turno entre os presidenciáveis Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), em vídeo de dois minutos e sete segundos.


Ciro não declarou voto em Fernando Haddad como se esperava e disse que explicaria porque não fez isso em pronunciamento na segunda-feira (29).
"Vou preservar o caminho, pois dias terríveis se avizinham para a sociedade brasileira. Não quero me posicionar agora. Se não posso ajudar, atrapalhar que não quero. Digo isso na segunda-feira, pois estou muito preocupado com o nosso futuro. Mas vamos votar pela Democracia".
O senador eleito Cid Gomes (PDT) compartilhou o vídeo de Ciro Gomes.
"Compartilho com vocês este vídeo em que Ciro reforça a importância de votar a favor da democracia e contra qualquer tipo de intolerância":
Veja o vídeo:
Confira os principais trechos da fala de Ciro Gomes neste sábado à tarde:
  • "Quero que Deus abençoe esta grande nação para que todo mundo possa caminhar amanhã para votar. Votar compreendendo a necessidade de votar com a democracia, votar contra a intolerância, votar pelo pluralismo. Mas ninguém está obrigado a votar contra convicções e ideologias".
  • "Claro que todo mundo preferia que eu, com meu estilo, tomasse um lado e participasse da campanha. Não quero fazer isso por uma razão muito prática que eu não quero dizer agora. Porque se eu não posso ajudar, atrapalhar é que eu não quero".
  • "Tô cumprindo a obrigação que minha consciência me indica. Minha consciência me aponta um caminho em que a população brasileira possa ter uma referência para enfrentar os dias terríveis que, eu imagino, estão se aproximando". 
  • "Estou muito sensibilizado às manifestações de apoio, estimulo, carinho. Estou energizado e, inteiro, apesar de minha muito grave preocupação com nosso País, nosso futuro". 
  • "Não é queixando nem se lamentando que vamos resolver isso".
  • "O que a gente precisa, a partir de segunda-feira, é que a gente construa um grande movimento. Que, de um lado, proteja a democracia brasileira. Do outro lado, proteja nossa sociedade mais pobre dos avanços contra os direitos. Que se proteja os interesses nacionais contra a entrega e a cobiça estrangeira. Tudo isso está armado nesse debate".
  • "Nada de medo. Não será com medo que nós vamos enfrentar o que quer que venha por aí e vocês sabem que eu estarei na linha de frente com todos vocês".

Carreatas encerram campanha de Haddad e Bolsonaro em Fortaleza

Três grandes carreatas em Fortaleza neste sábado (27), às três da tarde, encerram as campanhas dos presidenciáveis Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), que disputam neste domingo (28) às Eleições 2018 em Segundo Turno.

As carreatas pró Bolsonaro sairão do Centro de Eventos do Ceará (Avenida Washington Soares) com destino ao Comitê Central (Avenida Antônio Sales), passando pelas avenidas Sebastião de Abreu, Santos Dumont, Dom Luís e Antônio Sales e ruas Professor Otávio Lobo, Costa Barros e Ildefonso Albano); e da Churrascaria João Filho (Avenida Oliveira Paiva) com destino a Praça Portugal, passando pelas ruas e avenidas dos bairros Cidade dos Funcionários, Castelão, Parangaba, Granja Portugal, Conjunto Ceará, Parque Genibaú, Autran Nunes, Antônio Bezerra, Otávio Bonfim e Benfica.
A carreata pró-Haddad sairá do Centro de Formação Olímpica do Nordeste (Avenida Alberto Craveiro), ao lado da Arena Castelão e seguirá pela avenidas Silas Munguba, João Pessoa, Universidade e Treze de Maio, onde se encontra o Comitê Central da Campanha de Haddad em Fortaleza. A carreata será puxada pelo governador reeleito do Ceará, Camilo Santana (PT).

Neste sábado saem os finalistas da Taça Fares Lopes 2018

Serão conhecidos neste sábado (27) os finalistas da Copa Fares Lopes 2018 (ilustração FCF). O campeão da Fares Lopes 2018 assegura vaga na Copa do Brasil 2019.

O Ferroviário enfrenta o Horizonte, às quatro da tarde, no estádio Presidente Vargas (PV), em Fortaleza, com a vantagem de poder perder por até dois gols de diferença e ainda assim será finalista. No primeiro jogo semifinal ganhou na quarta-feira (24), no estádio Domingão, em Horizonte, por dois a zero.

O Caucaia tem a vantagem de perder de até um gol de diferença contra o Iguatu, às cinco da tarde, no estádio Morenão, em Iguatu. No jogo de ida da semifinal, o Caucaia, na quarta-feira (24) venceu o Iguatu por dois a zero, no estádio Raimundo Oliveira, em Caucaia. A vantagem do Caucaia não de dois gols de diferença, por ter ficado em terceiro lugar na Fase Classificatória contra a segunda posição do Iguatu.

A Fares Lopes 2018 teve na Fase Classificatória oito times: Ferroviário, Iguatu, Caucaia, Horizonte, Pacajus, Fortaleza, Floresta e Ceará.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...