sexta-feira, abril 24

Itália aqui

A Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira da Região Nordeste, com sede em Fortaleza, promove o encontro de apreciadores de vinho, empresários e gestores na próxima terça-feira (28), às 17 horas, no Marina Park Hotel. O encontro vai reunir empresários italianos e apresentar o consórcio Mangiamo Italiano e as empresas Viva e Secom, que juntas somam mais de 100 empresas com foco em expansão dos negócios no Brasil, e tendo o Estado do Ceará como a porta de entrada para o país.
O encontro de negócios irá apresentar marcas de vinhos e produtos italianos que devem chegar às lojas no ano de 2016, segundo o presidente da Câmara de Comércio da Itália no Ceará, Cesare Villone. “Nosso objetivo é aproximar os produtos e negócios da Itália ao Ceará, através deste consórcio e de empresas voltadas para alimentos típicos da culinária italiana. Uma missão de empresários italianos estará no Estado para fazer negócios e conhecer as tecnologias e inovações brasileiras. Hoje, mantemos um canal de negócios entre os dois países”, completa Villone.
Durante o evento, as empresas irão apresentar produtos como: vinhos, pastas, molhos de tomate, patês, azeites extra virgem, queijo parmesão, biscoitos e frutas secas, oriundas de diversas regiões do país. Em sua maioria, os produtos são fabricados artesanalmente, o que enriquece a qualidade e sabor do produto. “Eu acredito que o mercado brasileiro tem extraordinária potencialidade naquilo que se refere à enogastronomia e derivados. Fortaleza, além de ser uma cidade economicamente forte e em expansão, é numericamente importante no que se refere ao consumo potencial de produtos italianos. Com a atuação da Câmara de Comércio, já é possível manter negócios entre os dois países, visto o Estado receber uma grande parcela de turistas italianos”, disse Cesare.
Para a consultora externa da Câmara de Comércio Ítalo-brasileira, Eliane Gerzelj, encontra-se no estado um público amplo de consumidores que procuram cada vez mais a qualidade dos produtos e que querem seguir a excelente dieta mediterrânea para a sua alimentação cotidiana, incluindo uma saudável taça de vinho. “Do lado italiano, as empresas estão enfrentando as dificuldades de uma crise econômica que afetou toda a Europa e tarda a superar-se, incentivando, de fato, a procura por mercados exteriores, os quais demonstraram um contínuo crescimento nos últimos anos, caracterizado por um aumento de mais de 15% nos setores de produtos alimentícios e bebidas destinadas ao Brasil”, completa Eliane.
O evento de degustação do dia 28 de abril 2015 será seguido, na tarde do dia 29, de uma rodada de negócios, que então oferece aos empreendedores cearenses a oportunidade de fechar logo os contratos com as empresas italianas presentes.
Sobre as empresas
1. Consórcio "Mangiamo Italiano": se compõe de quase 100 empresas associadas entre produtoras de vinhos e de alimentos. 
No evento trará sete vinícolas, com vários tipos de vinho (branco, tinto, espumante e passito), e produtos alimentícios de primeira linha (pasta, molho de tomate, patês, azeite extra virgem, queijo parmesão, biscoitos, bolachas etc)
2. Empresa Viva: De caráter familiar vai oferecer sopas de cereais com verduras grelhadas, feita da maneira da avó Lia. A receita é bem tradicional na Itália.
3. Empresa Secom: Responsável pela distribuição de excelências italianas, principalmente da região do Piemonte (no nord oeste da Itália). Trará uma grande seleção de frutas secas (amêndoas, avelãs, pistaches, pinolis), de conservas de verduras grelhadas, de patês, de molhos típicos italianos.

Cinemagine

Amanhã (25), às 11 horas, o Serviço Social do Comércio (Sesc) leva cerca de 100 deficientes visuais para uma sessão especial de cinema, o “Cinemagine”, no Cinépolis RioMar. Essas pessoas fazem parte do projeto Sesc Ativo – Núcleo Pessoa com Deficiência, da Associação de Cegos do Estado do Ceará (ACEC), do Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Estado do Ceará (CREACE) e do E.E.F. Instituto dos Cegos.
O objetivo é possibilitar às pessoas com deficiência a diversificação das vivências, ampliando suas experiências de vida, estimulando a socialização, proporcionando a interação com a sua cidade, o que favorecerá na inclusão social e educacional destas pessoas.
A ação é uma iniciativa do redator criativo Fernando Christo, da Mirum, e da rede Cinépolis com a exibição “Cinemagine”, que acontece no dia 25 de abril em todas as salas 4DX Cinépolis do Brasil. Deficientes visuais não pagam e a renda será revertida para instituições que auxiliam deficientes visuais.
Por meio de sua renovada exibição 4DX, uma nova tecnologia cinematográfica que utiliza a variedade de efeitos físicos e sensoriais – incluindo assentos com vibração, vento, aromas, iluminação, água e assim por diante –, torna-se possível entregar uma experiência cinematográfica completamente imersiva que simula os cinco sentidos humanos.
A exibição, que compreende duas históricas fictícias (Um pato no país das maluquices e A corrida de cangurus), foi transformada de um simples arquivo de áudio em uma combinação de efeitos especiais perfeitamente balanceados e coreografados, o que adiciona uma nova camada de entretenimento. Por exemplo, os movimentos rítmicos e asvibrações das cadeiras se movem em sincronia com a música de fundo, a fim de desenvolver um sentimento de alegria e excitação. Além disso, os movimentos e as ações que os personagens experimentam são replicados por meio de uma combinação certeira de efeitos físicos e sensoriais.
Com apoio do Instituto Paranaense de Cegos, uma exibição especial com crianças deficientes visuais foi realizada na sala 4DX do Shopping Pátio Batel, em Curitiba. O resultado, segundo Christo, não poderia ter sido mais especial: “A minha surpresa, ao perceber a emoção que todos estavam sentindo, foi ter a impressão de que aquele parecia ser o uso mais adequado para a sala, e não o que a gente está acostumado a ter com a experiência visual”.

Teatro no Dias Macedo

No próximo domingo (26), às 17 horas, no bairro Dias Macedo, haverá muito teatro e gargalhada para a criançada, com o Projeto ‘Hoje é domingo, o teatro vem vindo’, da Companhia Prisma de Artes.
Desta vez, será a apresentação da peça ‘Não tem dois pais?’, da Companhia Teatral Acontece. A entrada custa apenas um valor simbólico de R$5,00.
O Projeto tem o objetivo de democratizar o teatro para a população e acontece sempre aos últimos domingos de cada mês.
Sinopse
Os palhaços Fifis e Titico estão em casa. A campainha toca e eles encontram um bebê que foi deixado em sua porta. Após muitas trapalhadas com o menino, acabam por criar laços afetivos.
Serviço
Projeto ‘Hoje é domingo o teatro vem vindo’
Espetáculo: Não tem dois pais? – Companhia Teatral Acontece
Data: 26/04/2015
Horário: 17h
Local: EPA – Espaço Popular de Artes (Rua Maria Saraiva, nº 41 – Bairro Dias Macedo)
Ingresso: R$ 5,00, vendido no EPA ou pelo email: ciaprismadeartes@gmail.com
Classificação Indicativa: Livre

Próxima semana na CMFor

Eis a programação da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) para a próxima semana:
  • Segunda (27), às nove da manhã, no auditório, audiência pública para debater sobre a revisão da matriz salarial, do percentual da gratificação de especialista em saúde e as condições de trabalho dos profissionais de saúde que não são médicos de nível superior do Instituto José Frota. Proposta da vereadora Cristhina Brasil 
  • Segunda (27), às sete da noite, no auditório, posse da nova diretoria da Associação dos Jovens Advogados do Ceará.
  • Terça (28), às sete e meia da noite, no auditório, entrega da Medalha Boticário Ferreira ao doutor Helder Montenegro. Proposta da vereadora Cristhina Brasil.
  • Quarta (29), às duas e meia da tarde, no auditório, audiência pública pelo Dia do Trabalhador. Proposta dos vereadores João Alfredo e Toinha Rocha.
  • Quarta (29), às sete e meia da noite, sessão solene em homenagem ao Dia da Engenharia, Proposta da vereadora Cláudia Gomes.
  • Quinta (30), às sete e meia da noite, no auditório, entrega do título de cidadão fortalezense a Regino Pinho Filho. Proposta da vereadora Leda Moreira.


De 31, 11 praias aptas ao banho

O novo boletim de balneabilidade das praias de Fortaleza apresenta o total de 11 trechos próprios para que banhistas possam fazer recreações primárias no mar. Os técnicos da Gerência de Análise e Monitoramento da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) elaboraram o documento, divulgado hoje, com 31 pontos estratégicos na orla marítima fortalezense.

As análises são feitas de acordo com a Resolução 274 do Conselho do Meio Ambiente (Conama), de 29 de novembro de 2000. No entanto, a gerência ressalta que os resultados podem ser alterados com a ocorrências de chuvas, aumento da maré, presença de animais, disposição imprópria de resíduos sólidos e adensamento urbano nas proximidades das praias.
Além do portal da Semace, o boletim de balneabilidade também pode ser acessado pelas redes sociais Twitter (@semace) e Facebook (semace.gov), como também o site do Governo do Estado.

Confira os 31 trechos do boletim de balneabilidade da Semace:

SETOR LESTE
Posto 1 – Entre o Posto dos Bombeiros 08 e a foz do Rio Cocó
Posto 2 – Entre os postos 7 e 8 dos Bombeiros
Posto 3 – Entre os postos 6 e 7 dos Bombeiros
Posto 4 – Entre os Posto dos Bombeiros 6 até a Praça 31 de Março
Posto 5 – Entre a Praça 31 de Março até Posto dos Bombeiros 4
Posto 6 – Entre os postos 3 e 4 dos Bombeiros
Posto 7 – Entre os postos 2 e 3 dos Bombeiros
Posto 8 – Entre os postos 1 e 2 dos Bombeiros

Posto 9 – Entre a rua Ismael Pordeus até Posto dos Bombeiros 1
Posto 10– Entre o Farol até a Rua Ismael Pordeus
Posto 11 – Farol

SETOR CENTRO
Posto 12 – Entre a Praia dos Botes e o Farol
Posto 13 – Entre o Monumento do Jangadeiro até a Praia dos Botes
Posto 14– Entre a foz do Riacho Maceió e o Monumento dos Jangadeiros
Posto 15 – Entre a Volta da Jurema até foz do Riacho Maceió
Posto 16 – Entre Espigão da Desembargador Moreira até a Volta da Jurema
Posto 17 – Entre a Rua José Vilar e o Espigão da Av. Desembargador Moreira

Posto 18 – Entre Espigão da Rui Barbosa até a Rua José Vilar e o Espigão
Posto 19 – Entre os Espigões da rua João Cordeiro e Av. Rui Barbosa
Posto 20 – Entre o Aquário até o Espigão da Rua João Cordeiro
Posto 21 – Entre o Inace (Ind. Naval do Ceará) até o Aquário

SETOR OESTE
Posto 22 – Entre a Rua Padre Mororó até a Av. Alberto Nepomuceno
Posto 23 – Entre a Av. Philomeno Gomes até a Rua Padre Mororó
Posto 24– Entre a rua Jacinto Matos e a Av.Philomeno Gomes
Posto 25 – Entre a Av. Pasteur até a Rua Jacinto Matos
Posto 26 – Entre a Rua Francisco Calaça até a Av. Pasteur
Posto 27 – Entre a Rua Seis Companheiros até a Rua Francisco Calaça
Posto 28 – Entre a Rua Lagoa do Abaeté até a Rua Seis Companheiros
Posto 29– Entre a Rua das Goiabeiras até a Rua lagoa do Abaeté
Posto 30– Entre a foz do Rio Ceará até a Rua das Goiabeiras
Posto 31- Barra do Ceará

*Verde: próprio
*Vermelho: impróprio

Assessoria de Comunicação da Semace
Ana Luzia Brito (comunicacao@semace.ce.gov.br85-3101.5554)
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov


Seres Urbanos


No DFB 2015

Com tema "Mãos à obra, mãos à moda", o Dragão Fashion Brasil, evento gratuito e aberto ao público que nasceu do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, lança para a sociedade mais um equipamento importante para a economia do Estado do Ceará, o Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza
Inovação e criatividade não faltam no Dragão Fashion Brasil. E, neste ano, toda a exuberância do evento extrapola as passarelas e enche ainda mais os olhos de qualquer visitante, com desfiles em grande estrutura à beira-mar, o Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza. Realizado de 4 a 10 de maio, o DFB apresenta atividades distribuídas entre o Sesc Senac Iracema e o Terminal, trazendo palestras, workshops, intensa programação multicultural, além de 32 desfiles. 
De 4 a 7 de maio, acontece o Dragão Pensando Moda (DPM), com a programação educacional do evento, que é realizada pelo Senac Ceará. No período de 7 a 10 de maio, as ações se concentram no Terminal, que tem vista surpreendente da Praia Mansa e da Cidade de Fortaleza e será totalmente decorado e transformado para receber o maior evento de moda autoral do País. Assim, os desfiles e toda a programação acontecem em cenário espetacular, levando o público da 16ª edição do DFB a mergulhar em um universo em que a moda alavanca uma programação cultural intensa e diferenciada, além de ações que mobilizam profissionais renomados e novos talentos do setor, todos a convite do evento. 
Muito além das passarelas, o DFB traz em sua concepção toda uma ideologia de ser vitrine para novos talentos da moda brasileira, a partir da valorização da formação acadêmica e de espaços de integração e discussão. Fazem parte ainda do evento, projetos como Concurso dos Novos e Comunidade Moda. 
Ao todo, serão 32 desfiles e uma programação multicultural que se concentra no Terminal. Além da moda e da produção acadêmica, manifestações diversas como gastronomia, exposições e música compõem a pauta de ações culturais contempladas pelo DFB 2015. O público vai se deslumbrar com toda a estrutura montada para receber luaus, bares, Champanheria, Food Trucks, Jardins das Delícias e até um Lounge Praia especialmente pensado para o espaço, que vai receber atividades oferecidas ao público como aulas de Yoga, ginástica etc. 
Na contramão da crise em que o País se encontra, o evento representa um setor que está em alta no mercado, revelando o diferencial da economia criativa do Estado. Dados do Anuário da Moda do Ceará, lançado em 2014, mostram que a moda movimenta no Estado 64,9 mil empregos formais; 1,7 mil empresas do setor de têxteis e confeccionados somente no Ceará; e a estimativa de crescimento para o segmento é de 8,3% para o nicho de artigos confeccionados, e 4,6% para o de têxteis. “Há 16 anos, o evento contribui para o mercado da moda, fomentando a formação dos profissionais e criando ambientes de network e negócios, mas sempre mantendo o olhar próprio de valorização da cultura”, ressalta o idealizador e organizador do DFB, Cláudio Silveira (foto).
A estrutura do DFB 2015 montada no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza conta com todo o cuidado e capricho que já é tradicional para a organização do evento, garantindo conforto e segurança para o público. Além disso, o Governo do Estado do Ceará, que apresenta o DFB, vai oferecer todos os serviços necessários à população e ao bom funcionamento do evento, disponibilizando a melhor estrutura para o público convidado para conhecer o Terminal e a nova plataforma do DFB 2015. 
“MÃOS À OBRA, MÃOS À MODA” 
O macrotema do DFB 2015 é "Mãos à obra, mãos à moda" e tem como objetivo incentivar a criação a partir da apropriação das artesanias pelas mentes inovadoras da moda autoral. Para explorar o tema, o DFB toma como recorte as relações, vivências e tradições da cultura da moda no Brasil.
"O DFB compreende a cultura da moda sob o ponto de vista antropológico: como uma legítima manifestação dos desejos, da personalidade e da construção histórica de um povo", ressalta Cláudio Silveira. Com isso, o DFB 2015 vai proporcionar, em todas as suas ações, um resgate dos saberes locais e valorização das tipologias artesanais produzidas por comunidades de artesãos do Nordeste do Brasil. 
DESFILES
A convite do DFB 2015, estilistas e marcas nacionais e internacionais se unem a novos talentos lançados ao longo do evento em um único objetivo: o comprometimento com a moda autoral. Eles serão responsáveis pela apresentação dos 32 desfiles em salas com capacidade para mil pessoas cada. Os nomes confirmados no line up do DFB 2015 são:
Aládio Marques (BA): Sediada em Salvador (BA) e há um ano e meio no mercado, a marca originou-se da vontade do jovem designer de moda de proporcionar às mulheres roupas com design exclusivo e autoral, embasado em pesquisas históricas e contemporâneas, criando indumentárias com conceito sem perder o cunho comercial. Baseado nisto, iniciou-se, concomitantemente, a criação de uma linha de camisaria masculina, cuja modelagem é exclusiva e a estamparia diferenciada. No DFB 2015, vai apresentar a coleção 90º, inspirada no concretismo e na forma da obra de Hércules Barbosti. A estrutura das peças tem como base formas precisas, proporções tensas e a tridimensionalidade do espaço. 
André Sampaio (CE): Estilista cearense de 21 anos formado pela Universidade Federal do Ceará. Foi finalista no concurso Ceará Moda Contemporânea 2014, promovido pelo Sinditêxtil-CE. Vai estrear no DFB 2015 com uma coleção inspirada na antologia de fotos do clã cearense "Pontes Vieira", com quem possui parentescos e que traz registros narrados desde 1870. 
Asap (RS): A marca caracteriza-se por simplificar o conceito do complicado. Que assina é Sérgio Amaro, que busca reflexões nos movimentos do cotidiano e através de um olhar minimalista procura trabalhar o espaço corpo/matéria. No DFB 2015, vai apresentar a coleção "VERSUS", que tem inspiração nos contrapontos entre os campos e as grandes cidades, ressaltando as características do campo através do uso da palha de milho trançada, forma de artesanato típico dos índios da região Sul do Brasil. Somam-se a esse os elementos tricô manual, acrílico, tecidos mais estruturados e estampas com reflexos dos carros, postes e prédios presenciados nas grandes cidades. 
Almerinda Maria (CE): Produz peças únicas com o mais alto padrão do segmento handmade. Bordados, rendas, especialmente a renascença e o richelieu, são confeccionados de acordo com uma tradição familiar secular e o rigor de uma produção de excelência internacional. Moda feminina especializada para um mercado de alta costura. Feitas sob medida, exclusivas, e com corte impecável, as peças são ajustadas à perfeição. Tecidos, bordados, rendas, aviamentos de cada modelo, tudo é definido a cada nova criação por uma equipe de designers especializada. O processo de confecção foi aprimorado no decorrer dos anos pela equipe da empresa e as técnicas são repassadas para aprendizes da mesma família ao longo dos anos. 
Bikini Society (FR): No verão de 2011, no lugar mais improvável para uma marca de Bikinis, no meio dos Alpes Suíços em Geneve, nasceu Bikiny Society, fruto de uma paixão pela moda e pela praia de uma jovem estilista brasileira, Paula Pinto Villas-Boas, que estudou moda na Universidade Federal do Ceará e na Universite de la Mode de Lyon (FR). Hoje, a Bikiny Society é vendida em várias boutiques por toda a Europa. Em 2014, Paula lançou a marca no Brasil, onde abriu a sua primeira loja própria. Atualmente, Paula vive entre a Europa e o Brasil, seguindo a sua paixão de misturar as tendências e o bom gosto Europeu com a Bossa do Brasil para Bikiny Society.
Christina Crawford (IT): CEO e diretora criativa da marca que leva seu nome, Christina Crowford é uma designer criativa e dinâmica, com paixão por moda, graduada em Design de Moda pela Istituto Europeo di Design, em Milão, e École supérieure des arts et techniques de la mode (ESMOD), em Paris. A marca, com sede em Milão (Itália), descreve-se como britânica, brasileira e italiana.
Gisela Franck (CE): Cearense inserida no mercado na moda desde 2003, Gisela é formada pela Faculdade Católica do Ceará e fez seu Mestrado em Fashion Design durante um ano no conceituado Istituto Marangoni em Milão. Atualmente, divide o tempo entre a marca de moda praia Água de Coco por Liana Thomaz e sua marca homônima. O DNA da estilista são suas texturas criando tecidos numa linha minimalista e de alfaiataria. No DFB 2015, ela vai apresentar a coleção "Flor Dalinae - Verão 2016", inspirada no universo surrealista de Salvador Dalí e que traz peças que valorizam a alfaiataria clássica; a feminilidade; formas orgânicas; e que trazem tecidos de fibras naturais como organza de seda pura, linho, crepe e palha.
Ivanildo Nunes (CE) : Estilista que busca criar peças com sofisticação e feminilidade para todos os tipos de mulheres. Formado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela UFC, é pós-graduado em Criação e Desenvolvimento de Produto de Moda. Atualmente atua como Designer de sua própria marca e presta consultoria em desenvolvimento de produtos de moda, além de palestras sobre Artesanato, Design e Moda.
Jadson Raniere (SP): Natural de Cupira, no interior de Pernambuco, começou a ter contato com a moda desde cedo. Formado no Rio de Janeiro, mas com ascensão profissional em São Paulo, onde foi um dos destaques da Casa de Criadores. No DFB 2015, vai pela primeira vez lançar uma coleção. Os looks serão bem apimentados, com um espírito étnico, um tempero esportivo e uma capa de musselina dos campos floridos com a mistura urbana típicas de sua coleção. 
Jefferson Ribeiro (BA): Criada em 2013, a marca tem em seu repertório a experiência do designer baiano em direção criativa e posicionamento de mercado. As coleções são pensadas para mulheres elegantes e discretas, tendo a seda como a base para roupas de corte reto e caimento perfeito.
João Paulo Guedes (CE): Nascido em Quixeramobim, sertão do Ceará, foi para Toronto, no Canadá, onde estudou Design de Moda na George Brown College e depois passou três meses na Índia em um intercâmbio de moda. Em 2014, foi indicado para participar da Semana de Moda Masculina de Toronto e então condecorado como mais novo estilista da moda masculina daquela cidade. Desde então, passou a ser referência em revistas como a Vogue Itália e Forbes. No DFB 2015, o estilista que volta consagrado do mercado internacional vai apresentar sua coleção Outono-Inverno 2015. 
Lenita Negrão (CE): Marca presente há 28 anos no mercado e comandada por duas empresárias da moda feminina, Lenita e Maria Lúcia Negrão (mãe e filha, respectivamente). A rede trabalha com uma moda autêntica, de bom acabamento e preço convidativo. Trabalhando sempre a relação relação cliente-marca, que consiste em oferecer muita comodidade aos consumidores, a dupla tem o sistema de “moda rápida” como outro carro-chefe da marca. Mãe e filha têm o total comprometimento em criar e manter produtos de qualidade em meio à agilidade das tendências, com trocas semanais de peças que inovam em suas texturas, formas e estampas.
Lindebergue Fernandes (CE): Cearense reconhecido por por criar peças inspiradas em suas lembranças afetivas e na cultura popular brasileira, participa do DFB pela 13ª vez. Sua vontade de trabalhar com moda surgiu bem cedo, quando assistia as telenovelas.
Lino Villaventura (CE): Foi um dos primeiros estilistas brasileiros a voltar os olhos para o mercado internacional. Em 1989, já com pouco mais de dez anos de carreira e referência na moda brasileira, o paraense, então radicado no Ceará, foi convidado pelo Itamaraty para representar o Brasil em uma feira internacional em Osaka, no Japão, a "World Trade Fashion”. Suas criações primam pela mistura de materiais diversos como escamas de peixe desidratadas, borrachas, couro de cabra, palha de buriti, rendas, musselines e tafetás.
Lisyane Arize (FR): A LIZZI é uma marca franco-brasileira que busca em sua essência a preservação do Savor-faire tradicional e cultura, a fim de apresentar comunidades e organizações tradicionais que atravessam décadas e gerações de famílias em uma arte pouco reconhecida e valorizada. Para o DFB 20015, a LIZZI preparou a coleção exclusiva "Trabalhadores do Mar", que traça um paralelo entre o romance de Josué Montello, "Cais do Coração", e a obra de Victor Hugo, Trabalhadores do Mar, homenageando muitos mestres culturais maranhenses, que sempre desenvolveram a cultura a partir do seu sustento no mar. A ideia é fortalecer o laço com a cultura nordestina a partir da apropriação de técnicas manuais desenvolvidas pelos grupos culturais do Maranhão e com a possibilidade de inserção de couro e peixes em suas peças. 
Melk Z-da (PE): Experimentalismo é a essência da Melk Z-Da. Para criar, o designer, sempre em construção, busca referências nas artes plásticas, literatura, folclore, cinema, lugares, pessoas e na própria moda. Para o DFB 2015, a marca preparou uma coleção inspirada nas flores regionais, que explora técnicas dos bordados do Brasil e texturas. A ideia é traduzir a beleza das flores nacionais e suas peculiaridades, cores e formas em peças sofisticadas e contemporâneas. 
Paulo Martins (CE): Vencedor do Comunidade Moda de 2014, Paulo Martins teve como premiação ter seu nome no line up do DFB do ano seguinte. Sua coleção que será apresentada tem como inspiração o objeto “filtro dos sonhos”, um objeto simbólico e usado muito, atualmente, pelos jovens e adultos com a intenção de canalizar energias positivas através das penas e deixar as negativas presas em suas teias que foram tecidas por uma aranha muito inteligente, segundo a lenda. O propósito desta coleção, chamada “Ojibwe”, é mostrar que somos capazes de sentir ''good vibes'' somente olhando para algo bom e esplendoroso, principalmente roupas que são confeccionadas com uma energia positiva. Assim, deixando o público presente no desfile com uma leveza e serenidade ao ponto de sair com a mente limpa da passarela. 
Rebeca Sampaio (CE): Morou em Londres por quase cinco anos, período em que estudou moda na London College of Fashion e no Instituto Morangoni. Foi lá onde criou sua identidade estilística, sempre preferindo recortes inusitados, misturas de materiais rígidos e leves e inovação a partir de texturas e formas, além de sempre trabalhar com couro. No DFB 2015, vai apresentar peças com elementos marítimos, trazendo elementos como bordados metalizados, sobreposição de tecidos, recortes estratégicos, vestidos "bodycon" e peças em couro pintados a mão. 
Riachuelo: Consolidou-se no mercado como a maior empresa de moda do País, principalmente pelo fato de ser a única do segmento que pesquisa, cria e produz, entre outras inovações. Com este modelo inédito de negócios, a empresa - que possui o maior parque fabril da América Latina - incorporou, com exatidão, o verdadeiro conceito fast fashion, objetivando democratizar o acesso às últimas tendências das passarelas nacionais e internacionais. Atualmente, a rede possui mais de 22 milhões de clientes no cartão Riachuelo e 261 lojas próprias espalhadas pelo Brasil.
Ricardo San Martin (RN): Atua há 18 anos no mercado e já desenvolveu 14 coleções para sua marca própria e diversas coleções para outras marcas no Brasil e principalmente no exterior. A característica registrada do designer são os trabalhos de química têxtil e silhuetas clássicas atemporais. Lançou sua grande primeira coleção no DB e na edição desse ano apresenta "SACRILÉGIO", que comemora os 18 anos de profissão do criador e o retorna o retorno ao evento que transformou sua carreira. Ao todo, serão 20 looks carregados de sentimento e muita arte inspirados nas vivências San Martini que representam uma fazenda no interior do Mato Grosso, sua família judaica, o ensino interno em um mosteiro agrícola católico, o matadouro da família e sua brusca entrada no universo urbano, luxuoso, fútil e fértil. 
Ronaldo Silvestre (MG): Jovem empresário formação em desenho industrial, design de moda e desenvolvimento sustentável, possui uma marca de roupas homônima, onde assina coleções de moda sustentável. Em suas peças, tem sempre a preocupação de envolver questões atuais vivenciadas pela sociedade, como sustentabilidade, eco designer e a preocupação sócio-econômica-ambiental dentro da economia criativa. No DFB 2015, vai apresentar "Flores da Guerra", uma coleção atemporal para o verão 2016 composto por refugos de jeans, camuflados, chitas e seda artesanal que definem formas e recortes dos looks tendo como inspiração os contornos e silhuetas das árvores.
Vitonino Campos (BA): Graduado em Design de Moda pela Universidade de Salvador – Brasil, criou sua marca homônima em 2008. O cuidado com acabamento, além do olhar e sensibilidade com a costura, são suas marcas registradas. A simplicidade é o ponto alto da sofisticação em linhas impecáveis. O trabalho é reflexo da seriedade e do desenvolvimento primoroso de peças no prêt-à-porter e sob medida, sempre com componentes de altíssima qualidade. Para mulheres reais, mas com projeção no desejo, somando inteligência e suavidade.
Wagner Kalieno (RN): Vencedor do Rio Moda Hype em 2010, o estilista natalense vem conquistando território nacional elaborando peças com recortes e mistura de materiais, numa linguagem sexy e contemporânea.
Weider Silveiro (PI): Piauiense de 34 anos radicado em São Paulo e formado em moda na Universidade Federal do Ceará (UFC). Seu contato com a moda começou quando era comprador para uma multimarca que vendia as grifes nacionais famosas no inicio dos anos 1990. Depois, colocou a própria loja e depois resolveu estudar moda na UFC. Seu trabalho é inspirado na tendência dos grandes centros difusores de moda.
PROJETOS DE FORMAÇÃO
O DFB mobiliza também toda comunidade acadêmica e amadores que almejam inserção no mercado da moda, além de promover uma integração desses perfis com designers conceituados. Esses momentos são proporcionados em duas consagradas ações articuladas antes do evento, que culminam em grandes desfiles: o Concurso dos Novos e o Projeto Comunidade Moda.
- Concurso dos Novos: A ação mobiliza alunos dos cursos de Estilismo, Moda e Design de todo o País, que elaboram peças sob a supervisão de seus docentes. Nessa edição, oito instituições de quatro estados (Ceará, Pará, Paraná e São Paulo) levam estudantes para a etapa final do concurso que acontece durante o DFB 2015.
Na seletiva desse ano, os alunos tiveram que criar peças a partir do tema "O uso inovador e coletivo dos saberes artesanais", mostrando domínio sobre desejo conceitual e apelo comercial dos looks. Os trabalhos foram julgados por uma banca composta de profissionais renomados do meio, comporta pela arquiteta e artista plástica, Joana Salle; o artista plástico Erico Gondim; o estilista Lindebergue Fernandes; e o jornalista Charles W. Nessa fase, concorreram alunos de todas as regiões do País.
Na próxima etapa, as equipes apresentam uma "coleção-cápsula" (composta de oito looks) que será apresentada num desfile coletivo na programação do DFB 2015. Os vencedores levam um prêmio de R$ 8 mil e a instituição vencedora ganha o troféu DFB 2015. Em 2014, o troféu do Concurso dos Novos foi conquistado por alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Instituições selecionadas para o Concurso dos Novos 2015: 
Centro Universitário Estácio do Ceará - CE
Faculdade Ateneu - CE
Faculdade Santa Marcelina - SP
IED | Istituto Europeo di Design - SP
UDC | Centro Universitário Dinâmico das Cataratas - PR
UEL | Universidade Estadual de Londrina - PR
UFC | Universidade Federal do Ceará - CE
UNAMA | Universidade da Amazônia - PA
- Projeto Comunidade Moda: Criado em 2014, é um reality show exibido pela TV Cidade (afiliada da Rede Record no Ceará) que revela talentos do Design de Moda em comunidades da periferia de Fortaleza. Com programas de 30 minutos de duração, o Comunidade Moda traz, no último episódio, a apresentação dos oito jovens participantes em desfile realizado durante o próprio DFB. Os detalhes do reality podem ser conferidos na página: www.cnews.com.br/comunidademoda
- Dragão Pensando Moda: O Dragão Pensando Moda (DPM), correalizado pelo Senac Ceará, é uma programação educacional com atividades de formação profissional que ocorre durante o DFB, com foco nos segmentos que compõem o trade da moda. O DPM abre as atividades do DFB, iniciando no dia 5 de maio, no Sesc Senac Iracema, com cursos, de acordo com a programação a seguir. De 7 a 10 de maio, o DPM passa a ocorrer em auditório montado Terminal Marítimo do Porto de Fortaleza.
De 5 a 8 de maio, das 8 horas ao meio-dia, o DPM ocorre no Senac Iracema com uma programação especial de cursos pagos, ministrados pelos próprios instrutores da Instituição. Os temas abordados serão ‘Introdução a Moulage’, com Beth Malveira e Kyko Araújo; ‘Design de Interiores e a Moda: Estilos Vintage, Contemporâneo e Retrô de seu Ambiente’, com Stékel Bittencourt; ‘Planejamento de Coleção – Técnicas de Processos Criativos’, com Marcelo Belisário; ‘Pedrarias e seus Bordados’, com Sara Girão; ‘Inglês Aplicado aos Termos da Moda e do Design’, com Márcio Correa; ‘Corseteria’, com Ana Leopoldina; ‘Técnica Crazi em Patchwork – Blocos feitos com Pedaços Irregulares e de forma Harmoniosa’, com Lindimárcia Ramires; ‘Fotografia Gastronômica’, com Mizael Alves.
Já entre os dias 8 e 10, o Senac realiza no Terminal de Passageiros do Porto do Mucuripe três mesas redondas que visam fomentar discussões acerca do mercado da moda e do design autoral, envolvendo toda a cadeia produtiva da moda, estudantes e profissionais do Ceará. As mesas de discussão ocorrem em um espaço vip, montado especialmente para o evento, com capacidade para 150 pessoas. 
Debates - No primeiro dia de debates do DPM será realizada a palestra ‘Tendências 2016 por Canatiba’, com Bia Aydar, às 15h30min e às 16h30min o Debate ‘A Moda Autoral na Cena Contemporânea’, com Suzana Sauquin (Argentina), Kika Tarelli (Argentina) e Eduardo Motta, artista plástico e consultor de moda do Senac Núcleo Corporativo Nordeste. A mediação será feita por Phaedra Brasil, estilista da Marca Vívere - BA e instrutora do Senac/BA.
No segundo dia de debates do Dragão Pensando Moda será a vez de discutir ‘O Design e a Autoria em Projetos de Moda’, às 16h30min. O tema abre espaço para apresentação de experiências do Centro Municipal de Design de Buenos Aires (CMD). Os convidados para este momento serão Maximiliano Iriart (Argentina), Eduardo Motta e o estilista cearense Mark Greiner.
As discussões continuam no último dia de evento abordando o tema ‘Os Negócios da Moda Autoral’, com Jô Sousa (Coordenadora da Pós Graduação em Negócios da Moda do Senac/SP), Mario Queiros (Docente da Pós graduação em Negócios da Moda – Senac/SP) e Eduardo Motta. O debate ocorre às 16h30min.
Além do Dragão Pensando Moda, o Senac estará também presente mais uma vez no backstage, com a concepção do Makeup Hair dos 32 desfiles, onde 28 profissionais, entre cabeleireiros e maquiadores, já formados pela Instituição, trabalham na preparação das modelos, sob a coordenação da instrutora Aline Cavalcante. A Instituição leva para o evento também a Exposição “A Hora do Brasil”, do estilista Jum Nakao, que traz elementos regionais como couro, crochê, renda, e surpreende pela beleza e criatividade das peças. 
Programação de palestras e cursos do DPM
Cursos - 5 a 8/5
Horário: 8h às 12h
Investimento: R$ 60,00 (A vista) ou 2x30,00 (Cartões de crédito)
Matrículas: Em qualquer unidade do Senac a partir do dia 22 de abril. 
Local: Senac Iracema, Rua Boris, 90 C, Praia de Iracema
1. Introdução a Moulage – Beth Malveira e Kyko
2. Desing de Interiores e a moda: Estilos Vintage, Contemporâneo e retrô para seu ambiente - Stékel Bittencourt
3. Planejamento de coleção – Técnicas de processos criativos - Marcelo Belisário (Senac CE)
4. Pedrarias e seus Bordados – Sara Girão (Senac CE)
5. Inglês aplicado aos termos da Moda e do Design - Márcio Correa (Senac CE)
6. Corseteria – Ana Leopoldina ( Senac CE)
7. Técnica Crazi em Patchwork- Blocos feitos com pedaços irregulares de forma harmoniosa – Lindimárcia Ramires (Senac CE)
8. Fotografia Gastronômica - Mizael Alves (Senac CE)
Terminal de passageiros Mucuripe – 8 a 10/5 
Dia 8/5
15h30 - TENDÊNCIAS 2016 POR CANATIBA – Bia Aydar
16h30 - A MODA AUTORAL NA CENA CONTEMPORÂNEA - A Moda Autoral na Cena Contemporânea’, com Suzana Sauquin (Argentina), Kika Tarelli (Argentina) e Eduardo Motta, artista plástico e consultor de moda do Senac Núcleo Corporativo Nordeste. A mediação será feita por Phaedra Brasil, estilista da Marca Vívere - BA e instrutora do Senac/BA
Dia 9/5
16h30 - DESIGN E AUTORIA EM PROJETOS DE MODA - Com apresentação de experiências do Centro Municipal de Design de Buenos Aires (CMD). Os convidados para este momento serão Maximiliano Iriart (Argentina), Eduardo Motta e o estilista cearense Mark Greiner.
Dia 10/5
16h30 - OS NEGÓCIOS DA MODA AUTORAL - Com Jô Sousa (Coordenadora da Pós Graduação em Negócios da Moda do Senac/SP), Mario Queiros (Docente da Pós graduação em Negócios da Moda – Senac/SP) e Eduardo Motta.
PROGRAMAÇÃO CULTURAL 
Transformando o Terminal de Passageiros de Fortaleza num complexo da moda à beira-mar, o DFB 2015 terá programação a partir das 16 horas, com música em estruturas montadas com vista para o mar e para a Cidade de Fortaleza, sempre valorizando a cultural local.
ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA
A megaestrutura do DFB no Terminal de Passageiros de Fortaleza inclui também espaços montados com o objetivo de agregar e intensificar a convivência dos participantes do evento. São eles: 
Gastronomia
Além de trazer o melhor da moda autoral desenvolvida no País, o Dragão Fashion Brasil (DFB) tem entre seus destaques a gastronomia. Para esta edição, o espaçoJardim das Delícias, com a curadoria do chef Fernando Barroso, tem como mote a valorização dos ingredientes regionais e recebe nomes como Rafael Sudatti, Restaurante Le Marché por Marie Anne Bauer, Restaurante Statvs Art por Pedro Emilio, Rosmarino Pães por Karliano, Doceria Contemporânea por Anna Paula. 
Haverá ainda uma área reservada para Food Trucks, que tem como curadora Renata Toth, e apresenta Eat on the Streets (Sanduíches contemporâneos), El Chancho (Sanduíches de porco), Pasta Urbana (Massas artesanais), Freakdeliks (Sanduíches de salsichão alemão) e Espetáculo (Espetinho gourmet). Além disso, háPâtisserie, em bicicletas ou quiosques, que traz Antoinete Boutique de doces (profiteroles e madeleines), Criton Pâtisserie e Brigadelli – (brigaderia fina, tortas de biscoito e sanduíches de brownie) e Dule (churros gourmet). Para fechar a programação, há ainda o Restaurante Sabores Orgânicos e uma Champanheria por Chandon. 
Kza do Dragão
Apresentada pelo Sebrae, a loja colaborativa Kza do Dragão reúne o trabalho de designers e artesãos. Nessa edição, 26 expositores, que apresentam acessórios, vestuários, design e decoração, terão espaço no evento. A popstore abre as portas para novos empreendedores e os aproxima de um público que quer adquirir produtos que seguem a tendência da moda sem deixar de valorizar a produção autoral. Confira a lista de marcas da Kza Dragão:
Acessórios
Mollybloom - Bolsas e acessórios
Bone Ceramics - Acessórios em cerâmica
Roberto Dias - Acessórios
Claudio Quinderé - Acessórios em prata
Fridíssima - Sandálias 
Thales Angert - Bolsas e acessórios
Jo de Paula - Bolsas em crochê
Menah - Acessórios
Villa Ricca - Pulseiras de couro
Jomara Cid - Chapéus 
Vestuário 
Love and Peace Rocks - Roupas e acessórios
Ahaze - Roupas e acessórios
Cândida Lopes - Roupas
Vida BR - T-shirts 
Lucio Áureo - Roupas
Escritório de criação - Roupas e acessórios
Almerinda Maria - Roupas com bordados 
Lunática - Roupas femininas
Ser Expedita - Roupas femininas
LaPlage - Moda praia 
Kala Design - Roupas 
Lineup - Sportwear
Quaiiss - T-shirts 
Design e Decor
Socorro Silveira - Bancos e quadros
Erê Design - Artigos de decoração
Efeitos Visuais - Artigos de coração e design
Adriano Paz - Quadros feitos de jornal
Lounges DFB
Espaços de convivência central, onde os patrocinadores do evento realizam ações de ativação e instalam seus hospitality centers para receber o fluxo de visitantes do DFB. Em estruturas totalmente ambientadas e com todo conforto para público e jornalistas, o lounges interno e externo ocupam cerca de 20 mil metros quadrados.
Programação Espaço Lineup Sportwear no Lounge Praia
7/5
17h30 - Ritmos 
18h30 e 19h30 - Kangoo Dance
8/5
17h30 e 19h30 - Crossfit & Corrida
9/5
17h30, 18h30, 19h30 - Cycling Indoor 
10/5
17h30 - Apresentação de ginástica olímpica com oficina para as crianças
PATROCINADORES
Grandes marcas apoiam o maior evento de moda do Estado, contribuindo para o desenvolvimento do mercado de moda e de todo o trade envolvido no processo, colaborando assim para o crescimento da economia do Ceará. 
Governo do Estado do Ceará (apresenta o evento)
Riachuello (patrocinador oficial)
Coelce (patrocinador master)
Sebrae (patrocinadores)
Senai (patrocinadores)
Prefeitura de Fortaleza (patrocinadores)
Canatiba (patrocinadores)
Senac (apoio institucional)
Santa Clara (apoio)
DFB EM NÚMEROS
Evento que envolve uma enorme gama de profissionais e dá energia ao setor da indústria da moda, confecção e comércio do Estado do Ceará, o DFB mostra números positivos para o trade. Confira dados de 2014:
• 1.000 profissionais envolvidos: staff, montagem, estrutura
• O DFB 2014 reuniu 250 profissionais da imprensa nacional e internacional
• O DFB 2014 gerou 2.700 empregos diretos e indiretos durante os 4 dias de evento
• Público de 45.000 pessoas em 2014
• 1.748 é o número oficial de empresas do setor de têxteis e confecções em atividade no Ceará* 
• 1.651 confecções no CE*
• + de 118 mil postos de trabalho diretos e indiretos foram gerados pelo trade em 2013* 
• 80% do segmento de moda íntima é composto por micro e pequenas empresas
• 66.298 empregos formais diretos são gerados pela indústria de têxteis e confeccionados* 
• São mais de 2 mil confecções cuja produção anual ultrapassa 60 milhões de peças, mas com altos níveis de informalidade** 
• O segmento de moda íntima gera 30.000 empregos diretos
• O Ceará está entre os três maiores polos calçadistas do Brasil (ao lado do Rio Grande do Sul e da Paraíba), com uma produção anual média de 63,9 milhões de pares***
• Nesse segmento, o destaque é a região do Cariri (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha), que produz mais de 9 milhões de pares/ano***
• São 9 mil empregos formais, gerados por 150 fábricas implantadas na região do Cariri, quase todas de pequeno e médio porte
• Faturamento anual da indústria da moda do Ceará US$ 11,4 bilhões
*Anuário da Moda do Ceará / Abit - Associação Brasileira da Indústria Têxtil
** Associação da Moda Íntima do Ceará 
***Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados)
PLANO OPERACIONAL
Para garantir segurança e mobilidade para o público do DFB 2015, o Governo do Estado desenvolve planejamento especial articulando vários órgãos essenciais. Os números e programação serão apresentados em coletiva de plano operacional programada para o dia 5/5, no próprio Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza.
SERVIÇO DFB 2015
DPM (Senac Ceará)
Data: 4 a 7 de maio 
Local: Sesc Senac Iracema
Inscrições: www.ce.senac.br
Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza
Data: 7 a 10 de maio
Local: Porto do Mucuripe
Hora: A partir de 16 horas
***Censura para os desfiles 12 anos.

Liebe

A Liebe, marca cearense de moda íntima celebrará 10 anos de atuação no mercado, no mês de maio. Com foco na credibilidade e qualidade, a empresa desenvolverá algumas ações de marketing no decorrer do mês festivo. A primeira delas foi a inauguração da loja Conceito na expansão do Shopping Iguatemi. Agora a Liebe lança o selo comemorativo em sua marca.
A iniciativa foi da Agência Almodovar, que se inspirou na solidez da empresa sem perder a originalidade de sua forma e refletindo a delicadeza das mulheres.

Petrobras


Na segunda


Para 12 de maio




Prezado(a) Senhor(a),
Comunicamos que a audiência pública para discutir o exercício da profissão de taxista no âmbito do Município de Fortaleza, requerimento de autoria do Vereador Salmito Filho, que aconteceria dia 27.04.2015, foi adiada para o dia 12 de Maio de 2015, às 15h, no Plenário.
Cerimonial CMF

Cultura Asiática


Boa tarde,
estou passando para avisar que terça-feira (28) vai rolar uma palestra sobre "A diversidade da industria cultural asiática".
Essa palestra vai abordar a diferença entre a comunicação e moda do cenário musical de Taiwan e Japão.

Autismo II


Seminario da Comissão de Educação do Senado sobre autismo realizado no auditório do Interlegis em Brasília. Experiência inglesa no ensino de pessoas com deficiência foi um dos temas.

Autismo I


1 h · 
Evento foi realizado, em Brasília, pelo senador Romário em parceria com a Embaixada do Reino Unido no Brasil. Seis palestrantes britânicos e brasileiros falaram...
Ver mais

Pic-Nic Literário

No próximo domingo (26), das 9 às 12 horas, acontece a 11ª edição do Pic-Nic Literário da Casa de José de Alencar, equipamento cultural da UFC. No evento, realizado em parceria com o Clube da Sivozinha, serão comemoradas duas datas: o Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril) e o Dia Mundial do Livro (23 de abril). A entrada é gratuita. Para atender ao lado solidário do evento, a organização solicita a doação de um kit de higiene pessoal.
O programa do evento, direcionado às crianças, inclui contação de histórias com Juliana Tavares, apresentação do projeto "Sementinha Literária" com a Boneca Pimentinha do Clube, show do mágico Éflem e sorteio de livros. A iniciativa tem apoio da Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) da UFC e do jornal O Povo.
(www.ufc.br).

Nota da UFC

"É com profunda tristeza que a Universidade Federal do Ceará comunica o falecimento do estudante André Dantas Verino, de 21 anos, ocorrido nesta quarta-feira (22), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. O jovem, que era aluno do Curso de Engenharia de Pesca da UFC e bolsista da Coordenadoria de Acompanhamento Discente da Pró-Reitoria de Graduação, foi vítima de um mal súbito.
Segundo testemunhas, o jovem caminhava pelo Campus por volta de 12h30min, quando se sentiu mal e desmaiou. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamada e, chegando ao local, constatou o óbito.
A Universidade está tomando todas as providências que estão ao alcance da Instituição, inclusive disponibilizando profissionais para o apoio psicológico a familiares da vítima.
Ainda consternada, a UFC se solidariza com familiares e amigos de André neste momento de pesar, ao mesmo tempo em que decreta luto oficial de três dias na Universidade.
Henry de Holanda Campos
    Reitor em exercício".

Abraça Fortaleza no Pirambu

O Polo de Lazer da Avenida Leste Oeste, em frente à Escola de Aprendizes Marinheiros, no bairro Pirambu (Regional I) recebe, amanhã (25), das 8 às 12 horas, o Abraça Fortaleza. O projeto disponibiliza serviços da Prefeitura com o objetivo de aproximar os órgãos municipais dos cidadãos, promovendo mais agilidade e conforto aos moradores da Regional I.
No local, serão ofertadas atividades relativas à saúde da mulher, aferição de pressão, controle de zoonoses, orientação de microcrédito, iluminação pública, Procon Itinerante, retirada de documentos como RG e CPF, entre outros. Também estão previstas apresentações de atrações locais.
O Abraça Fortaleza é uma parceria da Prefeitura com a Câmara Municipal de Fortaleza e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-CE).

Serviço
Abraça Fortaleza
Quando: sábado (25/04), das 8h ao meio-dia
Onde: Polo de Lazer da Avenida Leste Oeste, em frente à Escola de Aprendizes Marinheiros.

Abaixo os serviços que serão ofertados:

Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra)
- Atendimento do Cadastro Único, com orientações, consulta cadastral e informações sobre os serviços ofertados nos CRAS e CREAS;
- Balcão de Qualificação Profissional;
- Atendimento do Sine Municipal;
- Emissão de Carteira de Trabalho, RG e CPF;
- Corte de cabelo;
- Distribuição de materiais informativos com foco na alimentação saudável para reflexão sobre o seu papel na construção de vidas mais saudáveis.

Secretaria Municipal de Saúde (SMS)
- Distribuição de preservativos femininos e masculinos e panfletos educativos;
- Acolhimento e orientações sobre HIV/ Aids e Sífilis;
- Balcão de informações;
- Saúde bucal: práticas educativas de higienização bucal, demonstração com as próteses dentárias e brincadeiras educativas de escovação;
- Saúde da Mulher: folders educativos, demonstração com próteses mamárias para mães que amamentam. Instruções, duvidas e informações sobre a saúde da mulher;
- Zoonose: Leishmaniose, roedores, dengue e raiva - Exposição, informações, panfletagem, atendimento aos animais, vacinação e brindes;
- Vacinação contra hepatite B, sarampo e HPV.

Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (SCDH)
- Escritório de defesa dos direitos humanos;
- Procon Móvel;
- Atendimento Psicosocial;
- Conselho do Idoso e da pessoa com deficiência;
- Orientação LGBT;
- Orientação do direito da Mulher e da igualdade Racial.

Secretaria Municipal da Educação (SME)
- Exposição das novas carteiras dos alunos;
- Exposição do laboratório de informática móvel (um computador por aluno);
- Exposição do KIDSMART, computador para utilização das crianças da educação infantil;
- Exposição do material de robótica educacional utilizado nas escolas;
- Exposição do kit do aluno 2015 - material utilizado pelo aluno (caderno, lápis, borracha e etc);
- Exposição do material de esporte entregue às Escolas Municipais em 2015;
- Exposição do fardamento escolar e das mochilas entregue aos alunos em 2015;
- Exposição de livros de literatura infantil;
- Pintura de rosto nas crianças;
- Exposição da merenda escolar servida aos alunos da rede municipal de ensino de Fortaleza;
- Informação sobre os Programas Educacionais no âmbito federal, estadual e municipal;
- Contação de história para as crianças;
- Teatro de fantoche;
- Exposição do transporte escolar (amostra do ônibus escolar utilizado pelas crianças);
- Exposição do carro da Inspetoria de Segurança Escolar;
- Exposição dos bonecos ilustrativos dos livros de literatura infantil do PAIC (Programa de Alfabetização na Idade Certa).

AMC
- Credenciamento de idosos e deficientes para vagas especiais de estacionamento;
- Ações lúdicas e educativas visando a estimular o respeito no trânsito, conscientizando, principalmente, sobre a importância de atravessar a via de modo seguro pela faixa de pedestres.

Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma)
- Troca de mudas por recicláveis;
- Esclarecimento de dúvidas da população sobre a fiscalização das cinco vertentes da poluição (sonora, visual, resíduos, atmosférica e efluentes).

Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE)
- Ações de fomento ao empreendedorismo;
- Serviços disponibilizados pelo Programa de Empreendedorismo Sustentável;
- Formalização de Empreendedor Individual.

Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (SESEC)
- Servidores farão apresentações do trabalho desenvolvido pela Coordenadoria de Mediação de Conflitos;
- Participação na Segurança do evento com seis viaturas, totalizando 25 guardas municipais.

Coordenadoria da Juventude
- Grupo de Canto;
- Abraço Grátis;
- Matrícula do Projovem;
- Distribuição do Guia de Programação do Cuca Barra.

Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogas)
- Acolhimento, informação e encaminhamento aos usuários de drogas e seus familiares para Rede de tratamento;
- Orientação sobre os serviços e a Rede de Atenção Integral aos usuários de álcool, crack e outras drogas à disposição da população;
- Atividades de prevenção, lúdica e informativa para crianças e adolescentes;
- Pesquisa institucional;
- Distribuição de insumos para prevenção (folders informativos, preservativos masculinos e femininos, lubrificantes).

Etufor
- Bilhete Único e solicitação da gratuidade para os idosos;
- Orientação para a solicitação da gratuidade em transporte coletivo para pessoas com deficiência.

Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM)
Ouvidoria - Receber sugestões, elogios, reclamações, críticas, denúncias e conceder informações referentes a procedimentos e ações de agentes, órgãos e entidades do município
Transparência - Orientar e divulgar à população sobre o novo Serviço de Informação ao Cidadão (SIC); realizar e acompanhar pedidos de informações mais específicos para os Órgãos e Entidades da Prefeitura de Fortaleza via Sistema e-SIC.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...