quinta-feira, maio 25

No TJA

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

No DFB 2017



Abrindo a segunda noite de desfiles do Dragão Fashion Brasil Festival, a sala das Marés recebeu dois desfiles significativos para mais uma edição do maior evento de moda autoral da América Latina: Tramas & Sonhos por Lúcio Áureo e Saldanha, aposta do DFB.
Lúcio Áureo está emocionou a todos com seu trabalho, onde o estilista faz um verdadeiro apanhado de técnicas artesanais que remetem ao seu sertão natal. Foi mostrado em sua passarela vestidos nos mais diversos pontos de crochê, aplicação de bordados. Ao mesmo tempo que a sua moda mais casual foi pontuada por peças de linho nos macacões, shorts e calças. A realização de sonho tanto para estilista quanto para as meninas que desfilaram para ele, um casting todo composto de modelos debutantes em um evento de moda do porte do DFB. 
Saldanha apresentou um desfile autoral permeado de licença poética, ao linkar a obra ‘Água Branca’ de Clarice Lispector – texto determinado pela fluidez e onde prevalece temas inerentes ao trabalho de Clarice, como intensidade e mistério – ao mundo da moda, transpondo conceitos de repetição e unidade da obra da autora para criar uma coleção com imagem multifacetada, com approach urbano e cool.
A cartela de tecidos vai desde o uso da malharia até o oxford listrado, onde prevalece uma alfaiataria largada resultante da experimentação com técnicas de modelagem que levam em consideração a redução, adequando-se ao corpo conforme a necessidade criativa do designer. Outra experimentação marcante de Even com tecidos está relacionada ao cetim emborrachado, onde o estilista finaliza o tecido com jateados de spray, criando textura e cores ao mesmo tempo.
Redação: Devon Zoal | Fotos: Roberta Braga, Cláudio Pedrosa e Pedro Brago

No Del Paseo

A rede de parques indoor Parks & Games, presente em importantes shoppings centers do país e equipado com atrações de última geração para toda família, inaugura na primeira quinzena de junho seu primeiro parque em Fortaleza, no Shopping Del Paseo.

O espaço irá oferecer cerca de 90 atrações aos seus visitantes com diversas experiências, entre elas games, simuladores, jogos coletivos e o “brinquedão” com circuito de obstáculos e tobogãs. Os pequenos também poderão se divertir no Parks & Games do Shopping Del Passeo no circuito de atrações kids com piscina de bolinhas que promete agradar a turminha.
Traduzindo o conceito Family Entertainment Center, em crescimento no Brasil, a rede Parks & Games foi a primeira a adotar o sistema de atendimento com Ticket Virtual, isto é, os usuários brincam e acumulam pontos em seu gamecard Parks & Games para trocar por prêmios. No Parks & Games do Shopping Del Paseo serão mais de 200 opções de brindes, entre eles quebra-cabeça, bonecas, pelúcias, produtos licenciados que podem ser trocados pelos tickets adquiridos nas atrações ou adquirir o “Vip Card”, cartão exclusivo Parks & Games que oferece benefícios especiais e descontos de 15% nos games para visitantes. 
O parque contará com quatro espaços exclusivos, climatizados e equipados com a possibilidade de até oito festas de aniversário por dia, sendo que dois deles poderão se transformar em um único salão com 111m², ampliando a possibilidade de eventos maiores com capacidade de 50 a 300 pessoas por dia.
Para o segundo semestre deste ano, a rede Parks & Games anuncia mais três inaugurações em shoppings do país: Londrina North Shopping, Londrina; Catuaí, Marigá e mais um parque em Fortaleza, desta vez no Shopping Iguatemi. 
Projeto Social
Em 2015 a rede Parks & Games criou o projeto “Juntos nossa alegria vai mais longe” com a ideia em estar presente e se integrar as comunidades locais em prol de Instituições que atendem crianças e famílias em situação vulnerável, com isso o parque Shopping Del Paseo receberá visitas mensais de instituições de caridade da região, que poderão entrar em contato para agendar sua visita gratuita.
Serviços Parks & Games
· Inauguração: 1ª Quinzena de junho de 2017
· Onde: Shopping Del Paseo – Avenida Santos Dumont, 3131 - Aldeota (próximo a praça de alimentação)
· Telefone: 85.3456-5500
· Tamanho: 1.100 metros quadrados
· Eventos e festas de aniversário: 4 salas, com 58m², 53m² e dois espaços com 63m², podendo ser integrados
· Ingressos: Atrações de R$ 5 a 8,00 / Tour Parks & Games - Pacotes com preços exclusivos para visita de grupos acima de 45 visitantes.
· Formas de pagamento: Dinheiro e cartões de débito e crédito Visa, Mastercard 
· Capacidade de atendimento: 700 pessoas. 
· Público: Famílias com crianças a partir de 2 anos
· Estacionamento no local, terceirizado (shopping center) - pago a parte
·Acesso a deficientes físicos e visuais
· Facebook: @parksegamesoficial
Sobre a Rede Parks & Games
A rede de parque indoor Parks & Games, presente em de 20 importantes shoppings centers do país e equipado com atrações de última geração, existe desde 1988 no mercado de entretenimento.
Com dedicação continua no treinamento de seus colaboradores, na segurança de seus equipamentos e no melhor atendimento, cerca de 3% do faturamento bruto anual é investido na capacitação e desenvolvimento das equipes da empresa.
A empresa é a única do setor que investe no sistema de franquia - atualmente apenas três dos mais de trinta parques são da rede própria. A Parks & Games está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Maranhão e Pará.
O Parks & Games é um dos associados da Adibra (Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil) e da IAAPA (Associação Internacional de Parques de Diversões e Atrações), levando sempre segurança, aprimoramento e inovação aos seus parques.


Na Caixa Cultural Fortaleza-III

Escolas, universidades, faculdades, grupos de estudo de artes e demais interessados podem agendar visitas guiadas à exposição Dalí: A Divina Comédia, que permanece até o dia 2 de julho na CAIXA Cultural Fortaleza. O agendamento é gratuito e pode ser feito com a equipe da bilheteria.
Esta é uma das criações mais apreciadas de Salvador Dalí (1904-1989), pintor, escultor e gravurista catalão que alcançou projeção mundial por sua obra surrealista, com imagens inusitadas e muitas vezes bizzarras, de grande riqueza plástica, alusivas ao mundo dos sonhos e do subconsciente.
A exposição Dalí: A Divina Comédia reúne 100 gravuras deste mestre do surrealismo produzidas entre as décadas de 1950 e 1960, sob encomenda do governo italiano para ilustrar uma edição comemorativa aos 700 anos de nascimento de Dante Alighieri (1265-1321). O acervo pertence a uma coleção privada da Espanha.
As imagens ilustram cada canto do poema épico A Divina Comédia, de Dante, percorrendo sua viagem imaginária, desde os círculos infernais, acompanhado por Virgílio, até o centro da terra, onde encontra Lúcifer. Depois, regressando à superfície terrestre, sobe a montanha do purgatório para, guiado por sua amada Beatriz, ser admitido no paraíso.
Alguns conjuntos desta obra de 100 gravuras de Dalí foram impressos com a colaboração dos editores Joseph Foret e Jean Estrade, no atelier deste último. Os trabalhos foram apresentados em Paris, em momentos diferentes, nomeadamente, em 1960, o "Inferno", em 1962, o "Purgatório" e, em 1964, o "Paraíso".
Serviço
Exposição: Dalí: A Divina Comédia
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Avenida Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: Até 2 de julho de 2017
Horários: terça-feira a sábado, das 10h às 20h | domingo, das 12h às 19h
Entrada Gratuita
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos
Informações gerais | CAIXA Cultural Fortaleza:
(85) 3453-2770

Na Caixa Cultural Fortaleza-II

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 6 a 11 de junho de 2017, o Curta o Gênero 2017 - COG. Realizado pela Fábrica de Imagens, o projeto reúne várias atividades, como mostra de curtas-metragens, exposição de fotografias e ilustrações, simpósios e seminários, música, teatro, oficinas e minicursos em um mergulho estético-político nos campos dos feminismos, gênero e sexualidades. O Centro Cultural Dragão do Mar e o SESC Iracema também recebem parte do projeto, já a partir do dia 3 de junho. O evento é gratuito e está em sua VI edição ininterrupta, se configurando como referência nacional em gênero e cultura.
O COG 2017, afirmando seu caráter plural e comprometido politicamente com a equidade de gênero e afirmação das sexualidades com inspiração notadamente feminista, oferecerá aos seus frequentadores uma vasta e diversa programação que evidencia nossa crença na efetividade de ações que aliem arte, ciência e política, bem como na convicção que a potência dos feminismos reside na pluralidade de suas atrizes e atores e suas percepções, interpretações e intervenções no mundo.
Entre os dias 3 e 11 de junho, o COG 2017 realizará 7 mesas de debates do VI Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança; 7 eixos com apresentações de 74 trabalhos nos Simpósios Temáticos, 2 Exposições (Contrastes – fotográfica e Expressões de Gênero – ilustrações), 2 oficinas (Oficina de Bonecas e de Bordado), 3 minicursos, 4 espetáculos teatrais (Mancha Roxa, Devoração, Duplicité e Asja Lacis já não me escreve), 4 performances (Monta-me de Álex Araújo; Eutimia de Cândida Iara, Jean Claude e Léo Laxmi; Vândala, Marginal, Mulher de Travessias Batom e Maruska Ribeiro e REGinger de Thomas Saunders e Henrique Castro), 3 atrações musicais, uma feira de livros e uma feira criativa, além de um flash tatuagem durante o evento.
CAIXA Cultural Fortaleza - 6 a 11 de junho
Na CAIXA Cultural Fortaleza, o destaque é a Mostra Internacional Audiovisual Curta o Gênero e o Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança, cujo tema este ano são os Desafios atuais dos feminismos latino-americanos: política, estratégias e articulações possíveis. A programação se destaca pela envergadura das ações, pela excelência das convidadas e pela diversidade dos vídeos e palestras que nos convidam não a uma mera reflexão ou sensibilização para os temas tratados, mas a um posicionamento, uma ação.
Na mostra principal de cinema, entre os dias 6 e 11 de junho, serão exibidos gratuitamente 53 curtas-metragens de um universo de 215 inscritos provenientes de 18 estados brasileiros e 21 países. Além disso, acontecem duas mostras paralelas, com 11 curtas no total: Queer Lisboa(organizada pelo diretor do referido festival, João Ferreira); e Cinema negro com mulheres (com a curadoria da coordenadora do Fórum Intinerante de Cinema Negro, Janaína Oliveira).
O seminário conta com mesas com nomes nacionais e internacionais de referência em feminismos, gênero e sexualidades, como Lilian Celiberti (URU), Brenny Mendoza (HON), Celi Pinto (UFRGS), Amara Moira (Unicamp), Verónica Lopez Nájera (MEX), Ana Veloso (UFPE), Ana Claúdia Mielke (Intervozes), Laila Rosa (UFBA), João Ferreira (POR), Ricke Merighi (ITA), Viviane Ferreira (APAN), Karla Bessa (Unicamp) e outras.
Além das mostras e dos seminários, o COG 2017 apresenta performances e instalações que ocupam a CAIXA Cultural entre os dias 6 e 11 de junho: Monta-me de Álex Araújo (Dia 6 de junho às 17h); Eutimia de Cândida Iara, Jean Claude e Léo Laxmi (Dia 7 de junho às 17h); Vândala, Marginal, Mulher de Travessias Batom e Maruska Ribeiro (Dia 8 de junho às 17h e REGinger com Thomas Saunders e Henrique Castro (Dia 9 de junho às 16h30m). 
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
A Abertura do Curta o Gênero 2017 acontece no Dragão do Mar no dia 3 de junho às 17h30min com o Lançamento da “Exposição Fotográfica Contrastes – gênero, tempos, lugares, olhares” e “Exposição de Ilustrações Expressões de Gênero” no Espaço Multigaleria. Após um cuidadoso processo seletivo, realizado pela curadoria da exposição composta por Carolina Vieira, Jean dos Anjos e Marília Oliveira foram escolhidas as imagens para mais uma edição da Exposição Contrastes e organizada uma retrospectiva dos postais que ilustraram cinco edições do COG, obras das artistas Annie Gonzaga, Raisa Christina, Domitila Andrade, Tereza Dequinta e Fernanda Meireles. A exposição permanecerá aberta ao público entre 04 e 25 de junho todos os dias, exceto às segundas-feiras, sempre de 14h às 20h.
O III Gênero em Cena apresentará, no Teatro Dragão do Mar e com entrada gratuita, entre os dias 3 e 11 de junho, uma série de espetáculos: Mancha Roxa do Grupo Imagens (Dia 3 de junho - 20h); Duplicité (Dia 4 de junho - 20h); Devoração da Companhia Andanças (Dia 10 de junho – 20h) e Asja Lacis já não me escreve do Grupo Terceiro Corpo (Dia 11 de junho - 20h). A entrada é gratuita com Liberação de ingresso 2h antes do início do espetáculo na bilheteria do Teatro Dragão do Mar.
Sesc Iracema
O SESC Iracema recebe, entre os dias 7 e 9 de junho, os simpósios temáticos e minicursos, momento para apresentação de trabalhos, exposição de ideias, debates e formações com o tema feminismos, gênero, corpo e sexualidade.
Trajetória do projeto
O Curta o Gênero é uma realização da Fábrica de Imagens, com apoio da Rede Latino-americana de Gênero e Cultura e com a produção do Ponto de Cultura Outros Olhares e do Centro de Referência em Cultura, Arte, Comunicação e Novas Tecnologias para a Promoção dos Direitos Humanos, da Equidade de Gênero e da Diversidade Sexual - Cacto.
O projeto acontece desde 2012 e, em suas cinco edições realizadas, aproximadamente 200 obras audiovisuais já foram selecionadas e exibidas de um total de pouco mais de 900 inscritas; 30 mesas realizadas; quase 100 pesquisadores e pesquisadoras, ativistas e artistas convidados; 200 trabalhos selecionados para os simpósios temáticos, 170 fotografias expostas na Exposição Contrastes; 8 peças apresentadas na Mostra Gênero em Cena e uma dúzia de intervenções urbanas e performances; 33 itinerâncias realizadas, sendo 20 no Ceará, 08 por outros estados brasileiros e 5 por outros países (Chile, Uruguai, Argentina, Portugal e Cabo Verde).
Destaques da Programação
- Seminário - Mesa de abertura: “Desafios atuais dos feminismos latino americanos – estratégias e articulações possíveis” com a hondurenha professora da California State University, Northridge, com a ativista uruguaia da Articulação Feminista do Mercosul Lilian Celiberti e com a feminista e professora da UFRGS Celi Pinto. Dia: 6 de junho às 14 horas.
- Mostras audiovisuais paralelas - Mostra de curtas de cineastas negras sob a curadoria da professora Janaína Oliveira do NEABI/IFRJ e do Fórum Itinerante de Cinema Negro. Dia 10 de junho as 17h30.
- Mostra de curtas Queer sob a curadoria do diretor artístico do Queer Lisboa, João Ferreira. Dia 11 de junho as 17h30.
- III Gênero em Cena – Dias 3 e 11 de junho – Teatro Dragão do Mar
- “Exposição Fotográfica Contrastes – gênero, tempos, lugares, olhares” e “Exposição de Ilustrações Expressões de Gênero” – Entre os dias 3 e 24 de junho no Espaço Multigaleria do Dragão do Mar.
Programação completa
Ficha Técnica
Realização: Fábrica de Imagens
Coordenação geral: Marcos Antonio Monte Rocha 
Coordenação de produção: Christiane Ribeiro Gonçalves
Produtora: Taiane Alves
Curadores: Marcos Antonio Monte Rocha, Karla Bessa, Ana Maria Veiga, Viviane Ferreira, Patrícia Galucci e João Ferreira.
Serviço
Cinema: Curta o Gênero
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Avenida Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 6 a 11 de junho de 2017
Mostra de Cinema
Horários: consultar programação no site
Entrada Gratuita 
Classificação indicativa: 18 anos
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Seminário
Horários: consultar programação no site
Entrada Gratuita – os participantes que desejem fazer jus a certificado deverão se credenciar na Caixa Cultural no dia 06 de junho entre 10h e 18h ou dia 07 entre 8h e 12h no SESC Iracema.
Classificação indicativa: 16 anos
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Mais informações
Informações gerais | CAIXA Cultural Fortaleza

Na Caixa Cultural Fortaleza

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 2 a 4 de junho de 2017, o espetáculo teatral Curral Grande, do Coletivo Ponto Zero. Dirigida por Eduardo Machado, a montagem é baseada na obra do pesquisador e dramaturgo Marcos Barbosa e circula pelo País desde 2014, arrematando vários prêmios.
A peça mostra a graça e a miséria de um povo que sofreu e vem sofrendo com os processos de higienização social presentes na história do Brasil. A encenação se utiliza de ares das décadas passadas, do cinema mudo e da rádio novela, elemento de forte presença na década de 30, permeando divertidamente as oito cenas independentes que relatam a história dos “Currais do Governo” nos campos de concentração durante a seca no Ceará.
O espetáculo é composto por cenas independentes, porém correlacionadas, que apresentam diversas facetas da história - através de personagens que moram em uma casa simples no meio do sertão, também uma família abastada da capital Fortaleza, assim como na cúpula do Governo até chegar, de fato, aos campos de concentração.
São quatro atores: Brisa Rodrigues, Brunna Scavuzzi, Carlos Darzé e Lucas Lacerda, que se revezam em mais de quarenta personagens, estabelecendo um “jogo” com formas estéticas diferentes: da construção realista à caricatura, do teatro épico narrativo à contação de história. A encenação faz referência também ao século passado, utilizando técnicas da rádio novela e do cinema mudo. O figurino base, por exemplo, remete às roupas íntimas da década de 30 e são sobrepostas pela roupagem específica de cada cena. 
Segundo o autor da obra, Marcos Barbosa, “para aprofundar-se na história do país e em todos os seus entraves sociopolíticos é preciso não temer mergulhar na lama”. O trecho faz parte de sua dissertação, uma pesquisa que culminou na peça, escrita em 2003 pelo dramaturgo, junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA. “Há histórias que precisam ser lembradas. Não tenho a pretensão de dizer que precisamos lembrar delas para não repeti-las. É preciso lembrar delas, justamente, para atentarmos ao fato de que as temos repetido”, explica Barbosa. “É uma peça sobre viver. Sobreviver é preciso. No meio de tantas contradições, o Ponto Zero foi o (re)encontro com nossa história, que parece que só se repete”, complementa o diretor Eduardo Machado.
Premiações e indicações: Desde 2014 o espetáculo circula pelo Brasil, em 2016, participou do FIT Lauro de Freitas (BA), levando pra casa os prêmios de Melhor Espetáculo, Melhor Direção e Melhor Atriz Coadjuvante (Brisa Rodrigues). Além disso, foi indicado como Melhor Texto, Melhor Cenário, Melhor Ator (Carlos Darzé), Melhor Atriz (Brunna Scavuzzi) e Melhor Ator Coadjuvante (Carlos Darzé e Lucas Lacerda). No mesmo ano, no 13º Festival Nacional de Teatro de Duque de Caxias (RJ), ganhou os títulos de 2º Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Atriz Coadjuvante (Brisa Rodrigues) e Melhor Ator (Lucas Lacerda); assim como as indicações de Melhor Texto Original, Melhor Iluminação e Melhor Atriz (Brunna Scavuzzi).
No final de 2016, participou do 44º Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa (PR), arrematando o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante (Brisa Rodrigues); e melhor Trilha Sonora, após se apresentar no 20º Festival de Teatro do Rio de Janeiro (RJ).
Sobre o Coletivo Ponto Zero: Nascido em 2011 na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, o Coletivo Ponto Zero é um coletivo de atores baianos residentes no Rio de Janeiro e que estreou seu primeiro espetáculo, Curral Grande, em agosto de 2014. Foi ainda na UFBA que o Coletivo teve o seu primeiro contato com o dramaturgo Marcos Barbosa e com o diretor Eduardo Machado, convidado para emprestar o seu olhar sensível à peça. Em seu terceiro ano em circulação, Curral Grande vem contribuindo para a consolidação deste jovem coletivo de artistas que tem por objetivo a pesquisa prática no trabalho do ator e que visa a contribuir com a arte e cultura do país.
Oficina
Além da peça, o grupo realiza uma oficina gratuita com o tema Do Jogo à Criação Coletiva. A oficina destina-se a pessoas a partir de 15 anos que queiram mergulhar no universo teatral em busca de conhecimento do seu próprio instrumento motor: o corpo. Serão explorados e trabalhados os pontos de consciência corporal, prontidão, técnicas básicas de improvisação e auto-percepção. Para isso, os componentes do grupo vão utilizar jogos e situações cênicas artificiais como mote para a exploração e criação cênicas.
Para se inscrever, os candidatos devem enviar um e-mail para guaxe@guaxe.com.br, entre os dias 24 e 30 de maio. Ao todo, serão 15 selecionados, que serão comunicados por e-mail, até o dia 1º de junho.
Serviço
Teatro: Curral Grande
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 2 a 4 de junho de 2017
Horários: sexta às 20h | sábado às 18h e 20h | domingo às 19h
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Vendas a partir do dia 01/06, das 10h às 20h, na bilheteria do local
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Serviço de manobrista gratuito no local 
Oficina: Do jogo à criação coletiva
Data: 4 de junho de 2017
Horário: 14h às 17h
Inscrição: através do e-mail guaxe@guaxe.com.br, entre os dias 24 e 30 de maio
Classificação indicativa: 15 anos
Informações gerais | Bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza: 
(85) 3453-2770

Amanhã no ICC


Moda Inverno Via Direta

O Inverno 2017 da Via Direta apresenta o romantismo repaginado. Temos a influência palaciana com todo seu requinte, o militarismo clássico e as tendências urbanas contemporâneas; tudo combinado à peças e modelagem modernas que proporcionam o equilíbrio certo entre o conforto e uma silhueta impecável. São peças com cortes especiais, aviamentos, rendas e bordados exclusivos, um trabalho que privilegia a alfaiataria com itens que se destacam pelo uso de ornamentos nas criações, além da confecção apurada e o acabamento primoroso.
Os modelos preciosos ganham destaque ao apresentar renda e transparência e ajustadas ao corpo, sem esquecer vestidos e blusas com tecidos fluidos. São opções com padrões: vitorianos, florais, figurativo e folhas invernais. As cores surgem em tons, rosê, verde, laranja, bordô, marinho e preto. As texturas exaltam as peças e fazem jus à referência militar e vitoriana.
A proposta do mix de tecidos, estampas e rendas compõem o conceito elaborado da coleção. Os principais looks dessa estação são: plissados, saias lápis, maxivestidos, estampas florais com fundo escuro, camisas com laço, rendas e chiffons. O romantismo voltou moderno e livre, a Via Direta garante que você vai se apaixonar.
Serviço
VIA DIRETA

Festejos Juninos

Pelo tempo da Liderança Partidária, na sessão ordinária de hoje, o vereador Michel Lins (PPS) informou na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) que após muito diálogo com o Executivo, através do secretário municipal de cultura, Evaldo Lima, a Prefeitura garantiu o valor de R$ 950 mil para o edital de Festejos Juninos de Fortaleza. Conforme o parlamentar, o novo edital contemplará tanto as 50 quadrilhas como os 21 eventos juninos.
“Venho neste momento com muita alegria trazer para o povo uma notícia boa. Estava reunido com o secretário Evaldo Lima, tratando sobre a questão da cultura, e mesmo num momento de muita dificuldade financeira conseguimos garantir o edital tanto para as quadrilhas como para os festejos juninos no valor total de R$ 950 mil”, ressaltou.
De acordo com o parlamentar, a cultura é uma das prioridades da gestão. “Sabemos que em momentos de crise, a cultura é a área que mais sofre cortes, porém é importante ressaltar que em 2008, o valor destinado para o edital era de apenas R$ 221 mil, e a partir da gestão do prefeito Roberto Cláudio, saltou para R$ 750 mil”, pontuou.
Segundo Michel, em 2016, o edital chegou a mais de R$ 1 milhão, mas este ano devido a crise financeira, a prefeitura fez um corte de R$ 300 mil na verba total do edital. O vereador destacou que após muito diálogo, o Executivo garantiu a diminuição do corte da verba e contemplou os festejos juninos. “Gostaria de parabenizar os vereadores da oposição, que estiveram presentes, o secretário Evaldo que buscou uma solução e com muito esforço conseguimos chegar um valor satisfatório. A prefeitura garantiu R$ 950 mil reais para o edital, que será destinados aos 71 projetos, dividido por igual, contemplando as 50 quadrilhas e os 21 festivais juninos”, destacou.
Em aparte o presidente da Comissão de Cultura, Márcio Martins (PR), parabenizou todos os atores envolvidos na articulação e agradeceu o esforço do vereador Michel Lins e do secretário de cultura Evaldo Lima. “O que prevaleceu hoje aqui não foi a bandeira governista e sim a bandeira da cultura e quero parabenizar a todos os atores envolvidos nesta articulação, e reconhecer o esforço do secretário Evaldo Lima, e do vereador Michel Lins. Quem ganha com isso tudo é a cidade de Fortaleza, são os festejos juninos, que é a manifestação de cultura mais democrática”, ressaltou.
Guilherme Sampaio (PT) também reconheceu o esforço do vereador Michel Lins e do secretário de cultura Evaldo Lima, em chegar a um valor satisfatório, mesmo em momento de crise financeira. “Esse resultado embora seja uma redução do ano passado é para ser comemorado. E isso se deve ao trabalho de vossa excelência. Portanto temos que reconhecer também o esforço do secretário Evaldo Lima, e o prefeito pela sensibilidade de nos ouvir”, frisou.
Assessoria de Imprensa da CMFor
Anna Regadas

Na Caixa Cultural Fortaleza

Estão abertas até 30 de maio, as inscrições para a oficina gratuita Do Jogo à Criação Coletiva, que será realizada em quatrode junho, das 14 às 17 horas, na Caixa Cultural Fortaleza. A atividade será conduzida pelos atores do Coletivo Ponto Zero, que foi criado em 2011 na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e atualmente é residente no Rio de Janeiro. Para se inscrever, os candidatos devem enviar um e-mail para guaxe@guaxe.com.br. Ao todo, serão 15 selecionados, que serão comunicados por e-mail até o dia 1º de junho.
A oficina destina-se a pessoas a partir de 15 anos que queiram mergulhar no universo teatral em busca de conhecimento do seu próprio instrumento motor: o corpo. Serão explorados e trabalhados os pontos de consciência corporal, prontidão, técnicas básicas de improvisação e auto-percepção. Para isso, os componentes do grupo vão utilizar jogos e situações cênicas artificiais como mote para a exploração e criação cênicas.
Espetáculo Curral Grande
De 2 a 4 de junho o Coletivo Ponto Zero estará em cena, na Caixa Cultural Fortaleza, com o espetáculo teatral Curral Grande. Dirigida por Eduardo Machado, a montagem é baseada na obra do pesquisador e dramaturgo cearense Marcos Barbosa e circula pelo País desde 2014, arrematando vários prêmios.
A peça mostra a graça e a miséria de um povo que sofreu e vem sofrendo com os processos de higienização social presentes na história do Brasil. A encenação se utiliza de ares das décadas passadas, do cinema mudo e da rádio novela, elemento de forte presença na década de 1930, permeando divertidamente as oito cenas independentes que relatam a história dos “Currais do Governo” nos campos de concentração durante a seca no Ceará.
Curral Grande foi o espetáculo que marcou a estreia do Coletivo Ponto Zero em agosto de 2014. Na UFBA o Coletivo teve o seu primeiro contato com o dramaturgo Marcos Barbosa e com o diretor Eduardo Machado, convidado para emprestar o seu olhar sensível à peça. Em seu terceiro ano em circulação, Curral Grande vem contribuindo para a consolidação deste jovem coletivo de artistas que tem por objetivo a pesquisa prática no trabalho do ator e que visa a contribuir com a arte e cultura do país.
Serviço
Oficina: Do jogo à criação coletiva
Local: Caixa Cultural Fortaleza
Endereço: Avenida Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 4 de junho de 2017
Horário: 14 às 17 horas
Inscrição: através do e-mail guaxe@guaxe.com.br, entre os dias 24 e 30 de maio
Classificação indicativa: 15 anos
Teatro: Curral Grande
Data: 2 a 4 de junho de 2017
Horários: sexta às 20h | sábado às 18h e 20h | domingo às 19h
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Vendas a partir do dia 1/6, das 10h às 20h, na bilheteria do local
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Serviço de manobrista gratuito no local 
Informações gerais | Bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza: 
(85) 3453-2770

Próxima segunda

Na próxima segunda-feira (29), o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPDC inaugura sua nova sede administrativa. O novo prédio reunirá toda a gestão das instituições que formam o Sistema. Em 16 anos de atuação do Sistema Fecomércio, todas as instituições serão comandadas de um mesmo lugar. Durante o evento, marcado para 8 horas, o presidente Luiz Gastão Bittencourt apresenta os resultados de atuação das entidades de 2016, plano de expansão para 2017, o projeto SAC Unificado e Cartão Empresário Contribuinte.
No mesmo dia, às 19h30, a Federação realiza a entrega solene da Medalha Clóvis Arrais Maia. Este ano, a honraria será concedida ao senador cearense Eunício Oliveira (PMDB), presidente do Senado Federal. Ainda na ocasião, serão entregues as comendas outorgadas pelo Sesc e Senac. O Sesc confere ao diretor do Sesc São Paulo, Danilo Miranda,a comenda João Luiz Ramalho, e o Senac homenageia o casal Mana e Manoel Holanda, do Maraponga Mart Moda, com a comenda José Leite Martins.
O evento ocorre no Lulla’s Plazzá com show de Alcione.
Serviço
Inauguração Sede Unificada
Local: Rua Pereira Filgueiras, 1070/ Aldeota
Horário: 8 horas da segunda (29)
Solenidade de Entrega da Medalha Clóvis Arrais Maia
Local: Buffet Lulla´s Plazzá
Rua: Rua Atilano de Moura, 320
Horário: 19h30 da segunda (29)
Bairro: Guararapes\Cocó
Show da Cantora Alcione

Até hoje

A Faculdade CDL está com inscrições abertas até hoje (25), para o Vestibular 2017. As vagas são para os cursos de graduação tecnológica em Gestão Comercial, Logística, Marketing, Rede de Computadores, Análise e Desenvolvimento de Sistemas; e bacharelado em Administração e Ciências Contábeis. As provas serão realizadas no próximo domingo (28), às 9 horas, na sede da instituição.
A seleção será dividida em duas etapas: uma prova objetiva de Conhecimentos Gerais e uma prova de Redação. A primeira é composta por 25 questões com quatro alternativas, divididas em Língua Portuguesa, Matemática, Estudos Sociais e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol).
Já a prova de Redação vale 50 pontos e será avaliada de acordo com critérios como domínio da habilidade escrita em língua padrão, coesão, coerências textuais e atendimento à proposta de redação, dentre outras exigências.
Os cursos da Faculdade CDL têm conceito máximo no Ministério da Educação (MEC), tendo em seu corpo docente professores de experiência comprovada no campo teórico e prático. A instituição oferece aos alunos uma formação empreendedora, com aulas práticas e laboratórios próprios, colocando os alunos em contato com a realidade do mercado.
Inscrições
Aos interessados, a inscrição é gratuita e realizada, apenas, pelo site da instituição (www.faculdadecdl.edu.br). A relação oficial dos candidatos classificados por curso e turno será divulgada no site e na secretaria da Faculdade CDL.
SERVIÇO
VESTIBULAR 2017 – Dia 28 de maio, às 9 horas, na sede da Faculdade CDL (Rua 25 de Março, 882, Centro). Inscrição gratuita pelo site (www.faculdadecdl.edu.br). Informações: 85 3433.3040.

Copa do Brasil de Futebol de Mesa

Os apaixonados pelo Futebol de Mesa poderão acompanhar neste final de semana a 10° Copa do Brasil de Futebol de Mesa. A disputa ocorre nos dias 27 e 28 de maio, no RioMar Fortaleza, no piso L1, próximo à Praça de Eventos 1, às 10h no sábado, e às 15h no domingo. A competição é a segunda maior da modalidade e reúne os principais e melhores jogadores do Futebol de Mesa do país. Ao todo cerca de 60 competidores de diversos times brasileiros estarão na capital cearense para concorrer ao título de campeão. Fortaleza é a primeira cidade do Nordeste a receber a Copa do Brasil.
A competição, que será disputada na Modalidade Dadinho, terá a presença de clubes tradicionais do Futebol, como Flamengo/RJ, Vasco da Gama/RJ, Fluminense/RJ, Sport Recife/PE, além dos cearenses Ceará Sporting e Fortaleza Esporte, entre outros clubes de mais cinco estados.
Os oito primeiros colocados irão receber premiação, sendo um troféu para cada um dos quatro primeiros e medalhas para os outros quatro.
Diversão para o público
Até amanhã (26), das 10 às 22 horas, o público em geral poderá praticar a modalidade de forma gratuita. Mesas estarão montadas à disposição de quem quiser participar. O evento é aberto ao público e ocorre no espaço do Sinucabol, no piso L1, próximo à Praça de Eventos 1.
O evento é organizado pela Federação de Futebol de Mesa do Ceará (Futmece), em parceria com o RioMar Fortaleza e a Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM).
Sobre o Futebol de Mesa 
Criado em 1930 pelo brasileiro Geraldo Cardoso Décourt, o Futebol de Mesa, também conhecido por “Futebol de Botão”, é um jogo simulado de futebol praticado com botões apropriados, que, de certa forma, representam os jogadores e são movidos com o auxílio de uma palheta. Reconhecido em 1988 como modalidade desportiva no Brasil, o Futebol de Mesa movimenta competições locais e nacionais.
Serviço
10ª Copa do Brasil de Futebol de Mesa
Local: Piso L1, próximo à Praça de Eventos 1 - RioMar Fortaleza
Dias:
25 e 26/5 – Público em geral poderá se divertir e praticar a modalidade de forma gratuita
27/5 – 1ª Fase do Campeonato; aberto ao público para assistir
28/5 – Fase Final e Premiação dos Vencedores; aberto ao público para assistir
Horários:
25, e 26/5 – 10h às 22h
27/5 – 10h
28/5 – 15h
Entrada gratuita

Ação Global

A Enel Distribuição Ceará participará do Ação Global, projeto promovido pela Rede Globo em parceria com o Sesi, no próximo sábado (27), no Sesi da Parangaba, em Fortaleza. O evento terá como tema “Qualidade de vida para toda a família”. 
Uma das ações da Enel Distribuição será por meio do Programa Luz Solidária, que distribuirá 500 lâmpadas de LED em troca de lâmpadas fluorescente e/ou incandescentes compactas. Para participar, basta ser cliente residencial, levar a conta de energia do último mês, documento com foto e duas lâmpadas. Cada cliente beneficiado poderá adquirir no máximo duas lâmpadas.
O Ecoenel, programa que trocar resíduos por bônus na conta de energia, também estará presente, com informações e realização de novos cadastros. Os clientes que realizarem coleta durante o evento, receberão um brinde.
Nos dias 26 e 27, o Programa Enel Compartilha Eficiência sorteará 100 geladeiras novas e mais eficientes para os moradores da região. As inscrições ocorrem dia 26, de 9 às 17 horas, e dia 27, de 8 às 17 horas. O sorteio acontece no sábado, às 19h, e a entrega na segunda-feira (29), de 7 às 10 horas. Para concorrer, os clientes deverão atender a alguns requisitos básicos, como ter a última conta de energia paga, ser beneficiado pela Tarifa Social de Energia (Baixa Renda), nunca ter sido beneficiado pelo programa e possuir em casa uma geladeira velha em uso para realizar a troca.
A Enel Distribuição dará ainda dicas de economia de energia elétrica e segurança, fazendo simulação em relação ao consumo diário de uma residência, bem como tirando dúvidas da população. Além disso, a distribuidora realizará oficina para mulheres, na qual serão abordadas algumas temáticas relacionadas ao consumo eficiente de energia, orçamento familiar, tarifa social de baixa renda e fortalecimento da auto estima.
A Ação Global facilita o acesso a direitos que são essenciais a todos os cidadãos. Além dos serviços da Enel Distribuição Ceará, os participantes podem ter documentos emitidos e receber atendimento médico e jurídico gratuitos. Quem nunca teve uma cédula de identidade ou CPF pode, finalmente, passar a fazer parte das estatísticas oficiais do país. Tudo isso em meio a muitas atividades de lazer, educação e esporte. Este ano, pela primeira vez, a Ação Global contará com um caminhão do Hemoce para doação de sangue e cadastro de medula óssea.
Serviço
Enel Distribuição Ceará participa do Ação Global 2017
Data: 27 de maio
Horário: às 9 e às 17 horas
Local: Sesi Parangaba (Avenida João Pessoa, 6754)

Origem do Cuidado


Pauta da CMFor de hoje

Pauta da Sessão Plenária 46ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura
25 de maio de 2017 
Matérias do Expediente
1 PLO 204/2017 - Projeto de Lei Ordinária Autor: Márcio Martins ALTERA REDAÇÃO DA LEI Nº 10.016, DE 15 DE ABRIL DE 2013, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. PARA COMISSÃO
2 PLO 205/2017 - Projeto de Lei Ordinária Autor: Emanuel Acrízio INSTITUI O PROGRAMA DE ADOÇÃO DE PLACAS DE NOMENCLATURA DE LOGRADOUROS NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. PARA COMISSÃO
3 PLO 206/2017 - Projeto de Lei Ordinária Autor: Emanuel Acrízio DISPÕE SOBRE A VACINAÇÃO DOMICILIAR DE PESSOAS IDOSAS COM DEFICIÊNCIA MOTORA, MULTIDEFICIÊNCIA PROFUNDA, DOENÇAS INCAPACITATIVAS E DEGENERATIVAS. PARA COMISSÃO
4 PLO 207/2017 - Projeto de Lei Ordinária Autor: Jorge Pinheiro DISPÕE SOBRE A PROIBIÇÃO DE INSTALAÇÃO DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS DE CONTROLE DE VELOCIDADE EM ÁREAS CONSIDERADAS DE RISCO, NA FORMA QUE INDICA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. PARA COMISSÃO 
5 PLO 208/2017 - Projeto de Lei Ordinária Autor: Jorge Pinheiro OBRIGA HOSPITAIS PÚBLICOS E PRIVADOS AO REGISTRO E À COMUNICAÇÃO IMEDIATA DE RECÉM-NASCIDOS COM SÍNDROME DE DOWN ÀS INSTITUIÇÕES, ENTIDADES E ASSOCIAÇÕES ESPECIALIZADAS QUE DESENVOLVAM ATIVIDADES COM PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA. PARA COMISSÃO
6 PLO 209/2017 - Projeto de Lei Ordinária Autor: Carlos Mesquita INSTITUI A POLÍTICA DE COMBATE A OBESIDADE E AO SOBREPESO INFANTO-JUVENIL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CEARÁ PARA COMISSÃO
7 PLO 210/2017 - Projeto de Lei Ordinária Autor: Eliana Gomes ALTERA A REDAÇÃO DO INCISO II E SUA ALÍNEAS, DO ARTIGO 9° DA LEI 8.097, DE 02 DE DEZEMBRO DE 1997, BEM COMO A REDAÇÃO DO PARÁGRAFO ÚNICO, DESSE MESMO ARTIGO. PARA COMISSÃO
8 IND 323/2017 - Indicação Autor: Jorge Pinheiro AUTORIZA O CHEFE DO PODER EXECUTIVO A DESENVOLVER O PROGRAMA "DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA" NAS ESCOLAS PÚBLICAS, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. PARA COMISSÃO
9 REQ 1640/2017 - Requerimento Autor: Benigno Júnior REQUER A REVITALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR ASPECTOS REFERENTES Á IMPLANTAÇÃO DE ÁREA DE TRÂNSITO CALMO NO ENTORNO DO HOSPITAL INFANTIL ALBERT SABIN,NO BAIRRO VILA UNIÃO ". PARA COMISSÃO
10 REQ 1652/2017 - Requerimento Autor: Eliana Gomes REQUER A REALIZAÇÃO E AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE DE COMBATE AO GLAUCOMA. PARA COMISSÃO
11 IND 158/2017 - Indicação Autor: Renan Colares DISPÕE SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UMA CRECHE NO BAIRRO S, COM VISTAS A ATENDER A DEMANDA DA COMUNIDADE LOCAL. PARA ORDEM DO DIA COM PARECER 
12 IND 161/2017 - Indicação Autor: Renan Colares AUTORIZA O CHEFE DO PODER EXECUTIVO A EXECUTAR A REFORMA E REATIVAÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL ANTUNES CORREA, LOCALIZADA NO BAIRRO SÃO BENTO. PARA ORDEM DO DIA COM PARECER 
13 IND 169/2017 - Indicação Autor: José Freire AUTORIZA O CHEFE DO PODER EXECUTIVO A IMPLANTAÇÃO DE UMA ACADEMIA AO AR LIVRE, NA PRAÇA SEM DENOMINAÇÃO OFICIAL, NO BAIRRO COAÇU E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. PARA ORDEM DO DIA COM PARECER
14 IND 182/2017 - Indicação Autor: Célio Studart DISPÕE SOBRE A PADRONIZAÇÃO, LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO DOS LOTES URBANOS INSERTOS NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, A FIM DE EVITAR A PROLIFERAÇÃO DE DOENÇAS E COMBATER AGENTES ETIOLÓGICOS QUE OS TRANSMITEM, NA FORMA QUE INDICA. PARA ORDEM DO DIA COM PARECER
15 REQ 1624/2017 - Requerimento Autor: Didi Mangueira REQUER O REGISTRO NOS ANAIS DESTA CASA UMA MATÉRIA VEICULADA NO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE, EDIÇÃO DE 16 DE MAIO DE 2017 INTITULADA: "NOVA ESTAÇÃO DO METRÔ JÁ ESTÁ FUNCIONANDO". PARA ORDEM DO DIA
16 REQ 1625/2017 - Requerimento Autor: Didi Mangueira REQUER O REGISTRO NOS ANAIS DESTA CASA UMA MATÉRIA VEICULADA NO JORNAL O POVO, EDIÇÃO DE 21 DE MAIO DE 2017 INTITULADA: "PROJETO DE LIMPEZA DO COCÓ RETIRA 2.300 TONELADAS DE LIXO DO RIO". PARA ORDEM DO DIA
17 REQ 1629/2017 - Requerimento Autor: Plácido Filho REQUER O REGISTRO NOS ANAIS DESTA CASA LEGISLATIVA O ARTIGO INTITULADO ""POLÍTICA:OU VOCÊ A AMA OU ELA DEVORA VOCÊ",PUBLICADO PELO JORNAL O POVO 20 DE MAIO DE 2017. PARA ORDEM DO DIA
18 REQ 1630/2017 - Requerimento Autor: Bá REQUER A TRANSCRIÇÃO, PARA OS ANAIS DESTA CASA LEGISLATIVA MUNICIPAL ,DA MATÉRIA "FORTALEZA .ESCOLA RECEBE PRIMEIRA SALA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO PAIS ", PUBLICADA NO JORNAL O POVO ,EDIÇÃO DE 19 DE MAIO DE 2017. PARA ORDEM DO DIA
19 REQ 1631/2017 - Requerimento Autor: Bá REQUER A TRANSCRIÇÃO, PARA OS ANAIS DESTA CASA LEGISLATIVA MUNICIPAL ,DA MATÉRIA ""CONTRA GRIPE , SÓ 28,7 MILHÕES BUSCAREM VACINA" ,PUBLICADO NO JORNAL O POVO ,EDIÇÃO DE 19 DE MAIO DE 2017. PARA ORDEM DO DIA 
20 REQ 1632/2017 - Requerimento Autor: Bá REQUER A TRANSCRIÇÃO, PARA OS ANAIS DESTA CASA LEGISLATIVA MUNICIPAL ,DA MATÉRIA " "PRAIA DE IRACEMA .CENTRO CULTURAL BELCHIOR É INAUGURADO", PUBLICADO NO JORNAL O POVO,EDIÇÃO DE 19 DE MAIO DE 2017. PARA ORDEM DO DIA
21 REQ 1633/2017 - Requerimento Autor: Bá REQUER A TRANSCRIÇÃO, PARA OS ANAIS DESTA CASA LEGISLATIVA MUNICIPAL ,DA MATÉRIA " RELIGIÃO. SEMINÁRIO DISCUTE OS 500 ANOS DA REFORMA PROTESTANTE", PUBLICADO NO JORNAL O POVO ,EDIÇÃO DE 23 DE MAIO DE 2017. PARA ORDEM DO DIA
22 REQ 1645/2017 - Requerimento Autor: Marília do Posto REQUER A TRANSCRIÇÃO NOS ANAIS DESTA CASA DA MATÉRIA INTITULADA "ARBOVIROSES ESTÃO EM 178 MUNICÍPIOS DO CEARÁ". JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE, EDIÇÃO DE 23/05/2017. PARA ORDEM DO DIA
23 REQ 1649/2017 - Requerimento Autor: Benigno Júnior REQUER O REGISTRO NOS ANAIS DA DA MATÉRIA "ASSEMBLÉIA IRÁ DEBATER VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS NOS ESTÁDIOS NESTA QUARTA-FEIRA, 24. JORNAL O POVO, 23/05/2016. PARA ORDEM DO DIA
24 REQ 1650/2017 - Requerimento Autor: Márcio Cruz REQUER A TRANSCRIÇÃO NOS ANAIS DESTA CASA DA MATÉRIA INTITULADA "AMC. EMPREENDIMENTO A NOVOS DEVERÃO TER OPERADORES DE TRANSITO ", VEICULADA NO JORNAL O POVO DE 24 DE MAIO DE 217. PARA ORDEM DO DIA 
25 REQ 1651/2017 - Requerimento Autor: Márcio Cruz REQUER A TRANSCRIÇÃO NOS ANAIS DESTA CASA DA MATÉRIA INTITULADA " ENDIVIDAMENTO NA CAPITAL VAI A 67,4%: MAIOR PATAMAR DO ANO ", VEICULADA NO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE EM 24 DE MAIO DE 2017. PARA ORDEM DO DIA
26 REQ 1653/2017 - Requerimento Autor: Márcio Martins REQUER A TRANSCRIÇÃO NOS ANAIS DESTA CASA LEGISLATIVA DA MATÉRIA DO CADERNO VIDA & ARTE DO JORNAL O POVO DO DIA 23/05/2017 COM O TÍTULO "QUADRILHEIROS EXIGEM RESPEITO". PARA ORDEM DO DIA
27 REQ 1656/2017 - Requerimento Autor: Dummar Ribeiro REQUER O ENVIO DE VOTOS DE REPÚDIO A VEREADORA ELEONORA BROILO (PMDB) DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA-RS PELAS AFIRMATIVAS PRECONCEITUOSAS CONTRA OS NORDESTINOS ,QUE ORA CITAMOS ABAIXO. PARA ORDEM DO DIA
Matérias da Ordem do Dia
1 PLC 5/2017 - Projeto de Lei Complementar Autor: Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra MENSAGEM Nº 0004/2017 - DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DE CARGOS DE PROVIMENTO EFETIVO NA GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA, NA FORMA QUE INDICA. 1ª DISCUSSÃO
2 PRE 14/2017 - Projeto de Resolução Autor: Mesa Diretora ALTERA O ART. 207 DO REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA, BEM COMO RESOLUÇÃO N. 1.497, DE 30 DE JUNHO DE 1997. DISCUSSÃO ÚNICA
3 REQ 1622/2017 - Requerimento Autor: Márcio Martins REQUER O ENVIO DE EXPEDIENTE AO PREFEITO DE FORTALEZA DR. ROBERTO CLÁUDIO, SOLICITANDO O AGENDAMENTO URGENTE, DE UMA REUNIÃO COM ESSA COMISSÃO, PARA TRATAR SOBRE A REVOGAÇÃO DO EDITAL DE APOIO ÀS QUADRILHAS JUNINAS. DA PAUTA ANTERIOR 
Grande Expediente
1 DIDI MANGUEIRA/PDT
2 DOUTOR PORTO/PRTB
3 DUMMAR RIBEIRO/PPS
4 ELIANA GOMES/PCdoB
5 EMANUEL ACRÍZIO/PRP
6 ERON MOREIRA/PP
7 LIDERANÇA PARTIDÁRIA: PPS/PRP/PSD/PTC/SD 
8 LIDERANÇA DA OPOSIÇÃO
9 LIDERANÇA DO EXECUTIVO

Fala Eliana Gomes

Pelo tempo do pequeno expediente, na sessão ordinária de hoje da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), a vereadora Eliana Gomes (PCdoB) lamentou os episódios ocorridos em Brasília e condenou a atitude do governo federal que convocou o exército brasileiro para conter as manifestações. A parlamentar destacou que a população tem o direito de escolha e de lutar por “Diretas já”.
“Ontem presenciei uma guerra contra o nosso povo trabalhador. Lá estavam movimentos sociais, sérios, que foram à Brasília dizer não a reforma da previdência, não a esse governo golpista. Governo esse ilegítimo, que quer voltar a ditadura e convocou o exército, para conter as manifestações. O povo tem direito de escolha e temos que ter a coragem de enfrentar esse debate e pedir Diretas já”, frisou.
Assessoria de Imprensa da CMFor
Anna Regadas

Próxima semana na CMFor

Programação de 30 de maio a 1º de junho na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor):
Terça-feira (30) -  Sessão Solene em comemoração aos 64 anos do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Ceará. Auditório Ademar Arruda, às 19 horas. Proposta da vereadora Eliana Gomes.
Quarta-feira (31) - Audiência Pública alusiva ao Dia Nacional de Combate à Mortalidade Materna comemorada em 28 de maio. Auditório Ademar Arruda, às 14h30. Proposta da vereadora Larissa Gaspar.
Quinta-feira (primeiro de junho) - Sessão Solene em Comemoração ao Dia Nacional Quadrilheiro Junino. Auditório Ademar Arruda, às 19 horas. Proposta do vereador Márcio Martins.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...