sexta-feira, junho 10

13 Praias

Treze praias estão balneáveis na orla marítima de Fortaleza segundo novo boletim da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), elaborado nesta sexta-feira (10) pelo laboratório da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da autarquia. O documento apresenta análises de 31 trechos considerados estratégicos para a recreação primária.
Segundo o laboratório da Geamo, o resultado do boletim pode ser alterado conforme fenômenos como chuvas, ligações clandestinas de esgotos, aumento da maré, presença de animais no entorno, disposição inadequada de resíduos sólidos e regiões de adensamento urbano. “Os banhistas precisam ficar atentos com a ocorrência de chuvas que geralmente alteram a qualidade da água, consequentemente modificando o resultado da balneabilidade”, alerta a gerente do laboratório, Maíra Brandão.
Novo sistema
Os resultados da balneabilidade das praias de Fortaleza também poderão ser acompanhados através do Siafor – Sistema de Informações Ambientais de Fortaleza, ferramenta online lançada nesta quinta-feira (9) pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). O laboratório da Geamo irá colaborar com o novo sistema, enviando informações sobre os pontos monitorados pela superintendência. O diretor de licenciamento da Semace, Lincoln Davi, e a gerente do laboratório da autarquia, Maíra Brandão, representaram a superintendência no lançamento do Siafor.

Resultado das análises em Fortaleza
SETOR LESTE
Posto 1 – Entre o Posto dos Bombeiros 08 e a foz do Rio Cocó
Posto 2 – Entre os postos 7 e 8 dos Bombeiros
Posto 3 – Entre os postos 6 e 7 dos Bombeiros
Posto 4 – Entre os Posto dos Bombeiros 6 até a Praça 31 de Março
Posto 5 – Entre a Praça 31 de Março até Posto dos Bombeiros 4
Posto 6 – Entre os postos 3 e 4 dos Bombeiros
Posto 7 – Entre os postos 2 e 3 dos Bombeiros

Posto 8 – Entre os postos 1 e 2 dos Bombeiros
Posto 9 – Entre a rua Ismael Pordeus até Posto dos Bombeiros 1
Posto 10– Entre o Farol até a Rua Ismael Pordeus
Posto 11 – Farol
SETOR CENTRO
Posto 12 – Entre a Praia dos Botes e o Farol
Posto 13 – Entre o Monumento do Jangadeiro até a Praia dos Botes
Posto 14 – Entre a foz do Riacho Maceió e o Monumento dos Jangadeiros

Posto 15 – Entre a Volta da Jurema até foz do Riacho Maceió
Posto 16 – Entre Espigão da Desembargador Moreira até a Volta da Jurema
Posto 17 – Entre a Rua José Vilar e o Espigão da Av. Desembargador Moreira
Posto 18 – Entre Espigão da Rui Barbosa até a Rua José Vilar e o Espigão
Posto 19 – Entre os Espigões da rua João Cordeiro e Av. Rui Barbosa
Posto 20 – Entre o Aquário até o Espigão da Rua João Cordeiro
Posto 21 – Entre o Inace (Ind. Naval do Ceará) até o Aquário
SETOR OESTE
Posto 22 – Entre a Rua Padre Mororó até a Av. Alberto Nepomuceno
Posto 23 – Entre a Av. Philomeno Gomes até a Rua Padre Mororó
Posto 24– Entre a rua Jacinto Matos e a Av. Philomeno Gomes
Posto 25 – Entre a Av. Pasteur até a Rua Jacinto Matos
Posto 26 – Entre a Rua Francisco Calaça até a Av. Pasteur
Posto 27 – Entre a Rua Seis Companheiros até a Rua Francisco Calaça
Posto 28 – Entre a Rua Lagoa do Abaeté até a Rua Seis Companheiros
Posto 29 – Entre a Rua das Goiabeiras até a Rua lagoa do Abaeté
Posto 30 – Entre a foz do Rio Ceará até a Rua das Goiabeiras

Posto 31– Barra do Ceará

No Gran Marquise


A presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Iracema Vale, recepciona, em Fortaleza, os presidentes dos tribunais de justiça do Brasil, que participam do 107º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça.
O evento acontece durante toda esta sexta-feira (10/6), no Hotel Gran Marquise, na avenida Beira Mar, e contará com a presença da ministra Cármen Lúcia, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Na noite de ontem todos os participantes foram recebidos pelo governador Camilo Santana, no Palácio da Abolição.

De acordo com a desembargadora “os temas que serão tratados revelam a necessidade de uma discussão conjunta por parte das Cortes estaduais de Justiça a fim de que sejam encontradas soluções adequadas aos problemas que lhes são comuns”. Além de várias palestras sobre temas relevantes do Sistema de Justiça brasileiro, o Encontro também abordará assuntos internos como a atuação do CJN relativamente a Políticas Judiciárias, rede colaborativa entre tribunais de justiça, apresentação de painel de gestão e outros.
Será o quarto Encontro realizado na Capital cearense. Ao final, será elaborada a “Carta de Fortaleza” contendo as principais deliberações dos participantes.
O CONSELHO
O Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça, que teve a nomenclatura modificada para Conselho dos Tribunais de Justiça, foi criado em 1992 após proposição do Desembargador Odyr Porto, então presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). A entidade é uma referência de consulta obrigatória no Parlamento brasileiro, nos tribunais e no Executivo.
Tem como principais objetivos a defesa dos princípios, prerrogativas e funções institucionais do Poder Judiciário, especialmente do Judiciário estadual; a integração dos tribunais de justiça em todo o território nacional; e o intercâmbio de experiências funcionais e administrativas. Visa, ainda, o estudo e o aprofundamento dos temas jurídicos que possam ter repercussão em mais de um estado da Federação, buscando a uniformização de entendimentos, respeitadas a autonomia e peculiaridades locais.
PROGRAMAÇÃO
DIA 9 DE JUNHO
20h30 - Solenidade de abertura no Palácio da Abolição, sede do Governo do Ceará.
21 horas – Jantar de Boas-vindas no Palácio da Abolição
DIA 10 DE JUNHO
9 horas - Palestra do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha.
9h30 - Palestra do conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luiz Cláudio Allemand, sobre “Permuta entre magistrados estaduais vinculados a tribunais de diferentes estados e Escritório Digital.”
10h10 - Palestra do ministro do STJ Marco Aurélio Bellizze sobre “Mediação a distância.”
10h40 - Assuntos internos*.
12 horas - Pausa para o almoço.
14 horas - Considerações do presidente do Conselho de Tribunais de Justiça, desembargador Pedro Bitencourt Marcondes, e pronunciamento da ministra Cármen Lúcia.
15 horas - Palestra do presidente do Fórum Nacional de Juízes Estaduais (Fonaje), desembargador Jones Figueiredo, sobre “Resolução 3/2016 do STJ – Competência para julgar reclamação envolvendo juizados especiais.”
15h30 - Palestra do presidente do Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (Fonamec), juiz Hidelbrando da Costa Marques, sobre “Políticas judiciárias de conciliação instituída com a recente Lei de Mediação e o Novo CPC.”
16 horas - Apresentação do presidente da Associação dos Delegados da Polícia Federal, Carlos Eduardo Miguel Sobral, sobre a PEC 412/90, que trata da autonomia funcional, administrativa e financeira da PF.
16h20 – Palestra do conselheiro do CNJ, Carlos Eduardo Oliveira Dias, sobre a Resolução nº 219 do CNJ.
17h - Coffee break.
17h20 - Assuntos internos.
18h20 - Elaboração da Carta de Fortaleza.
19 horas - Encerramento.
Antes de assumir o STF e
O CNJ, Carmen Lúcia quer
saber quem é o juiz brasileiro

Ministra reforça a importância da presença física do magistrado nas comarcas



Fortaleza (CE) - A 90 dias de assumir a presidência do Supreno Tribunal Federal (STF) e o do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a ministra Cármen Lúcia disse não conhecer “quem é o juiz brasileiro” ou “ quem é o jurisdicionado brasileiro”. O questionamento da ministra foi feito na tarde desta sexta-feira, 9, durante palestra no 107º. Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça, que está acontecendo em Fortaleza.

--- Este é o meu desafio. Eu não sei quem é o juiz brasileiro e não acredito que todos aqui saibam. Como presidir um Conselho, traçar políticas justas, sem saber que é juiz brasileiro? O que ele pensa, qual a faixa de idade? Quantos são? São 16 mil, 17 mil?

Carmen Lúcia desembarcou em Fortaleza às 12h30m e rumou do aeroporto internacional Pinto Martins direto para o hotel Gran Marquise onde está sendo realizado o evento.

A ministra iniciou a apalestra ás 14h, observando que não colocaria a crise brasileira como o momento mais grave de nossa história, porque toda geração acha que viveu o momento mais grave. “Quem era estudante em 1968, quando não podia falar por conta da ditadura vai considerar que aquele er nosso momento mas grave”, comparou.



No entanto, ela advertiu que todos os servidores públicos são responsáveis em pensar e saber qual de cada um de nós nesse mento da vida nacional.

---Precisamos de mudanças porque a sociedade brasileira está extremamente cansada. Pes eu chegou o Brasil do futuro e o Brasil do futuro não chegou.

Carmen Lúcia disse ainda que a cidadania saiu às ruas para exigir mais ética e serviço público e, nesse momento, o judiciário tem se mostrado ser o poder com menos problemas.

---- Pelo menos em relação ao problema éticos o Judiciário é um dos menos atingidos. Nesse momento parece que o povo brasileiro acredita no Judiciário. E o juiz que passou pelo Eleitoral sabe que eleitor acredita na justiça eleitoral porque chega para votar e o juiz está lá. Por isso é extremamente necessária a presença física do juiz nas comarcas – cobrou a ministra.

Carmen Lúcia pregou que é preciso humanizar a justiça. E lembrou que em 2016 já ocorreram cinco assassinatos porque o juiz solta o marido agressor e não avisa á esposa. “O marido sai com mais raia do presídio, chega em casa e mata a mulher”.

--- Não transfiro responsabilidade que é minha na vida Precisamos saber que é o juiz brasileiro para sensibiliza-lo para o cargo que ocupa. Somos o 5º. País mais violento do mundo, na questão da violência contra a mulher e ainda não remos respostas, porque ainda tem juiz marcando audiência para 2018 e casos de outros que já realizaram a 4ª. Audiência com o mesmo agressor, dando segmento à impunidade.

A ministra encerrou dizendo que o novo papel do Judiciário é combater a conflituosidade, melhorando a prestação jurisdicional.



___ Eu não quero mudar do Brasil, eu quero, sim, mudar o Brasil, mudar o Judiciário. E como disse o personagem de Guimarães Rosa, o que precisa para o juiz é coragem para mudar e chegar ao país que queremos.


Hoje na CMFor

  • Hoje, às 14 horas, na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), sessão especial em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.
  • Proposta do vereador Iraguassu Teixeira.


Fala Salmito

O presidente da CMFor, Ver. Salmito Filho (PDT), foi, na manhã desta quinta-feira (9), à tribuna do Legislativo, para destacar uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (8) pelas empresas Urban Systems e Sator, no evento Connected Smart Cities 2016, que ocorre no Rio de Janeiro.
Leia a matéria: http://bit.ly/1POGeog

Amanhã no Estoril


  • Amanhã, às cinco da tarde, no Estoril, o gabinete do vereador Paulo Diógenes promove o III Casamento Coletivo de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros.


Terremoto

 No dia 04/06, às 05:00 UTC ocorreu um novo tremor na cordilheira meso-oceânica, desta vez com magnitude 4.8, com epicentro próximo a São Pedro e São Paulo. O evento ocorreu a aproximadamente 33 km a SE de São Pedro e São Paulo (portanto, dentro do limite da Zona Econômica Exclusiva de 200 milhas, ou 370 km), a 614 km a NE de Fernando de Noronha, a 966 km a NE de São Miguel do Gostoso e a 980 km a NE de Natal. 
     O mapa de localização epicentral está na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral do evento (estrela vermelha). 
 Fonte: LabSis/UFRN, RSISNE, USGS
Joaquim Ferreira

Transparente

A Prefeitura de Fortaleza conquistou, mais uma vez, o reconhecimento à sua política de mobilidade, sendo homenageada durante o Connected Smart Cities 2016, evento que tem o objetivo de debater iniciativas para tornar as cidades brasileiras mais inteligentes e conectadas. Fortaleza aparece no ranking de eficiência que avaliou 700 municípios de todo o País e que analisou 11 setores das cidades a partir de mais de 70 indicadores. Foram avaliados Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Energia, Tecnologia e Inovação, Saúde, Segurança, Educação, Empreendedorismo, Economia e Governança.

A pesquisa está em sua segunda edição e foi divulgada pelas empresas Urban Systems e Sator, no Connected Smart Cities 2016 que ocorre no Rio de Janeiro. A pesquisa de 2016 utilizou os dados de 2015, segundo os organizadores.

O Connected Smart Cities envolve empresas, entidades e governos em um evento que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.

Para atingir este objetivo, empresas de serviços e tecnologia de ponta, especialistas, prefeituras e pessoas engajadas com a otimização das cidades do Brasil, buscando inspiração em soluções implantadas nas mais inteligentes cidades do mundo e trazendo novas ideias.

O Connected Smart Cities busca promover a discussão, a troca de informações e a difusão de ideias entre governo e empresas, focando no atendimento às necessidades do cidadão, para que as cidades brasileiras possam tornar-se mais inteligentes e conectadas divulgadas as 10 cidades com melhor desempenho em cada aspecto. Fortaleza aparece em 8º lugar em mobilidade e acessibilidade, em 10º lugar em meio ambiente, e em 9ª posição em governança. Sobral é citado em 9ª posição em saúde e em 8º lugar em governança. Já o município de Tauá, aparece em 3º lugar em energia, enquanto que Acaraú é o 4º colocado em segurança.

Para selecionar as 700 cidades avaliadas entre os mais de cinco mil municípios brasileiros, os pesquisadores levaram em conta a disponibilidade de informações, a participação de todas as regiões e a inclusão de municípios de todos os portes. Thomaz Assumpção, presidente da Urban Systems, que fez a pesquisa, conta que a obtenção de informações foi uma das maiores dificuldades do estudo, que se baseou apenas em dados oficiais.

O setor de mobilidade contemplou informações em três diferentes grupos: transporte urbano, com indicadores de transporte coletivos, idade da frota e meios de transporte público de massa; e acessibilidade, com rampas de acesso para cadeirantes e ciclovias; conectividade, do município a outros municípios, nos modelos intermunicipal rodoviário e aéreo.

Na Alemanha

A esteticista cearense Gisele de Paulo vai fazer uma apresentação durante o 3ª edição do Permanent International, em Berlim, sobre a Gun Pigmentation, ou Dermopigmentação gengival, uma técnica desenvolvida aqui no Brasil, usada para acabar com as manchas nas gengivas causadas pelo uso de medicamentos e tabaco.
Uma técnica inovadora e genuinamente brasileira que pode ser a solução para quem deixou de fumar mas ainda carrega as marcas do cigarro nas gengivas escurecidas. Este é apenas um dos casos em que a Dermopigmentação Gengival , a Gun Pigmentation, pode ser aplicada.
A técnica, que consiste na implantação de pigmentos inorgânicos na derme para corrigir a coloração das gengivas, foi desenvolvida por esteticistas do Nordeste em parceria com dentistas especializados em periodontia. O objetivo é melhorar a auto-estima dos pacientes com uma melhor estética das gengivas. A técnica é objeto de pesquisa de caráter científico e será tema de palestra da esteticista e dermopigmentadora cearense Gisele de Paulo, integrante da equipe que criou a técnica, na 3ª edição do Permanent International, um dos mais bem elaborados congressos de dermopigmentação, que será realizado na Alemanha, de 17 a 19 de junho de 2016.
A Dermopigmentação Gengival foi lançada aqui no Brasil e para o mundo em março de 2015 no 1º Congresso Científico Internacional deDermopigmentação em São Paulo e representa mais um avanço da técnica de dermopigmentação, já utilizada em procedimentos como o desenho de sobrancelhas que hoje trazem técnicas hiperrealístas como a reprodução de fios naturais, a reconstrução de aréolas para mulheres que passaram por procedimentos cirúrgicos nas mamas e ainda a micropigmentação capilar ou tricopigmentação que visa camuflar a calvície.
Serviço
Congresso de Dermopigmentação Permanent International
17 a 19 de junho de 2016
Berlim – Alemanha

Cade recomenda

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade recomendou, em nota técnica publicada ontem, a condenação da Associação dos Hospitais do Estado do Ceará – AHECE, Clínica São Carlos Ltda., Otoclínica S/C Ltda., Hospital São Mateus S/C Ltda., Wilka e Ponte Ltda., Casa de Saúde e Maternidade São Raimundo S/A, Hospital Cura D’ars Sociedade Beneficente São Camilo, União das Clínicas do Ceará – Uniclinic, Hospital e Maternidade Gastroclínica – Clínica de Endoscopia e Cirurgia Digestiva Dr. Edgard Nadra Ary Ltda. e Instituto do Câncer do Ceará – ICC por conduta concertada no mercado de serviços médico-hospitalares em Fortaleza, Ceará.
De acordo com a nota técnica, a AHECE coordenou a formação de um bloco coeso, composto pelos hospitais a ela associados, com o objetivo de impor unilateralmente reajustes de preços e condições de contrato homogêneas para a prestação de serviços médico-hospitalares às operadoras de planos de saúde. Para a Superintendência, o repasse desse aumento de custos pode afetar diretamente o consumidor de plano de saúde.
A conduta foi evidenciada por meio de e-mails enviados pela AHECE, em nome dos associados, para as operadoras de planos de saúde contendo tabelas de valores de serviços hospitalares ou valores uniformes de reajustes. Também foram verificadas notícias de jornais sobre a participação da associação nas negociações e ameaças de suspensão de atendimentos em razão da ausência dos reajustes.
O Processo Administrativo 08012.007011/2006-97 segue agora para julgamento pelo Tribunal do Cade, responsável pela decisão final. Caso sejam condenadas, os representados deverão pagar multa que pode alcançar até 20% de seu faturamento no ano anterior ao de instauração do processo, além de outras sanções prevista em lei.

'O que é o Brasil' hoje

'O que é o Brasil?”. É a partir deste questionamento que 88 meninos e meninas, entre sete e dezesseis anos, apresentam no próximo dia 10 de junho o espetáculo “Brazil”, repleto de dança, teatro e música. Os jovens fazem parte do Projeto Ilhas, da Fundação Ana Lima, que, a partir de agora transfere suas atividades de educação e alimentação à Associação Hapvida, que assume o braço social da empresa.
No espetáculo, com entrada gratuita, a partir de uma personagem principal será mostrado o despertar do bem contra os mecanismos sociais. A apresentação acontece hoje, às 19 horas, no Theatro José de Alencar. Joseane Castelúcio tem 14 anos e desde os seis faz parte do projeto Ilhas. A menina, que faz o papel de protagonista no espetáculo, garante que deseja continuar como atriz no futuro e influencia outros jovens a ingressarem no projeto. “Com certeza quero seguir fazendo o que faço hoje. Muitas mães e amigos me param na rua para perguntar sobre o projeto. Eu digo a todos que aqui vão aprender sobre, música, teatro, dança e outras coisas”, diz.
Livro Ilha dos Sonhos
Além da apresentação, será lançado no dia 10 o livro “Ilha dos Sonhos”, que reúne 27 poesias escritas pelas crianças e adolescentes ligadas ao projeto. Nos escritos, eles falam de suas famílias, da comunidade, do projeto, do dia a dia. “Confesso que foi uma surpresa muito bonita a leitura de cada um desses poemas e foi também a confirmação do que já sabíamos: a força do potencial de cada um”, afirma a senhora Ana Lima, presidente da Associação Hapvida.
Novo braço social
O espetáculo e o lançamento do livro “Ilha dos Sonhos” marcam o início de uma reestruturação organizacional do Hapvida Saúde. A partir de agora, a Associação Hapvida assume a função social da empresa, cuidando da área de assistência social com foco em educação e alimentação. Já a Fundação Ana Lima se concentrará nos serviços de saúde, promovidos no Hospital Ana Lima, em Maracanaú.
SOBRE O HAPVIDA
Com 3,25 milhões de usuários, o Hapvida é a maior operadora de saúde e odontologia do Norte e Nordeste. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e constantes investimentos: são17 mil colaboradores envolvidos na operação de 20 hospitais, 71 clínicas médicas, 17 prontos atendimentos, 61 centros de diagnóstico por imagem e 57 laboratórios com diversos postos de coleta distribuídos nos 11 estados onde a operadora atua com rede exclusiva.
SERVIÇO
Espetáculo “Brazil”
Apresentação: Dia 10 de junho
Horário: 19h
Local: Theatro José de Alencar
Endereço: Rua Liberato Barroso, 525 | Praça José de Alencar.

Na Vila das Artes

A Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes (EAV), contando com o patrocínio da Petrobras realiza a Semana Inaugural da quarta turma do Curso de Realização em Audiovisual. Para dar boas vindas aos novos alunos, a EAV preparou um calendário de atividades que segue até hoje.; A programação é aberta ao público.
Hoje, o Cineclube Gastronocine fecha a programação da Semana Inaugural, apresentando três curtas: Coma, de Rúbia Mércia Medeiros, Miúdos, dirigido por Pedro Diógenes e Recicle de Barão, de Geovana Correia. O Cineclube acontece fora das dependências da Vila das Artes, na Rua Antônio Pompeu, 911 (Próximo ao Instituto José Frota), às 18 horas.
Serviço:
Semana Inaugural – Quarta Turma do Curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes
Hoje
18 horas
* Cineclube Gastronocine
Organizadora: Sálvia Braga
Exibição dos curtas “Coma” (Rúbia Mércia Medeiros), “Miúdos” (Pedro Diógenes) e Recicle Barão” (Geovana Correia)
Onde: Fora da Vila. Rua Antônio Pompeu 911- Próximo ao Hospital IJF.
Mais informações: (85) 3105-1404

Infância

"Memórias de Ouvir Dizer: Contos e Lendas para a Infância" é o tema do programa Diálogos Cultura Infância, que acontece amanhã, às 10 horas, no Centro Cultural Banco do Nordeste - Fortaleza (Rua Conde d'Eu, 560 - Centro). Os convidados desta edição são o jornalista Demitri Túlio e a arte-educadora Josy Maria, que debaterão o processo de produção literária voltado para o público infantil. A entrada é gratuita.
O programa Diálogos Cultura Infância é um espaço interdisciplinar de reflexão e de troca de saberes sobre produções e expressões culturais voltadas para o público infantil. Nele, são apresentados temas e experiências estéticas sobre as práticas culturais, criações e representações feitas pela, para e com a criança.
O público-alvo são artistas e pesquisadores da infância, pais, estudantes de artes, pedagogia e áreas afins e demais interessados, que consideram a criança um sujeito ativo e produtor de culturas em seus processos de socialização e de interação, nos diversos contextos em que vive.
Palestrantes
Demitri Túlio é escritor e graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC); formado pelo Curso de Arte Dramática, pela mesma Universidade. É também especialista em História da Cultura (UFC/Uece/FIC), jornalista do O POVO, no qual escreve semanalmente a coluna Das Antigas. Escreveu para o público infantil dentre outras obras, O Ipê Amarelo e o Passarinho, O Ovo Mudo e Detestinha.
Josy Maria é contadora de histórias, atriz, compositora, musicista autodidata, escritora, arte-educadora, produtora cultural e pesquisadora de cultura popular brasileira e oralidade latino-americana, desde 1998. Formada pelo Colégio de Direção Teatral do Instituto Dragão do Mar de Arte e Indústria Audiovisual (Secult-CE).
Serviço
Diálogos Cultura Infância
"Memórias de Ouvir Dizer: Contos e Lendas para a Infância"
Data: 11/06/16, sábado, às 10h
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste - Fortaleza (Rua Conde d' Eu, 560 - Centro)

Hoje

Em comemoração ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil (12 de junho), o Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE) promove hoje uma caminhada pelo fim da exploração de crianças e adolescentes no Estado. A ação busca sensibilizar a sociedade para questões que envolvem a proteção à infância, o direito de brincar e de estudar. Cerca de 500 alunos da rede municipal realizarão o percurso de um quilômetro ao longo da Avenida Beira-Mar até o Aterro da praia de Iracema. Cataventos serão fincados na areia simbolizando a união dos cinco continentes na luta contra a exploração da mão-de-obra infantil.
A concentração dos participantes será da Capela de São Pedro, na Avenida Historiador Raimundo Girão. De lá, eles seguem em direção ao Aterro. A Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (SETRA) são parceiros para a realização da caminhada, que terá apoio do Corpo de Bombeiros e da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC).
A mobilização é parte das atividades do MPT-CE, por meio do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca). A iniciativa teve início em 2008, quando profissionais de ensino da rede pública passaram a debater o tema “trabalho infantil” nas salas de aula, como forma de sensibilizar alunos e familiares sobre os prejuízos desse tipo de prática. Hoje o Peteca abrange 1500 escolas do Ensino Fundamental do Ceará, o que representa um universo de 317 mil estudantes. Em oito anos, o Estado do Ceará reduziu pela metade os casos de trabalho precoce. No entanto, ainda existem no Estado 144 mil crianças e adolescentes de 5 a 17 anos em situação de trabalho, segundo o IBGE.

Na Faculdade CDL

Até o final de julho, todas as empresas precisam prestar contas à Receita Federal, por meio da Escrituração Contábil Fiscal (ECF). Como o modelo foi implantado no ano passado, substituindo a DIPJ (Declaração de Rendimentos da Pessoa Jurídica), as empresas tiveram muito trabalho e dificuldade para gerar as informações e cumprir com o prazo de entrega. Observando essa necessidade, a Faculdade CDL, em parceria com o Grupo Fortes Educação, realizará uma palestra sobre o tema “SPED – ECD – Escrituração Contábil Digital”, na próxima terça-feira (14), às 19 horas.
O debate, que faz parte da programação do Encontros Contábeis 2016, acontecerá no auditório da FCDL(Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará) e terá como palestrante, o contador Felipe Guerra, que tem mais de 10 anos de experiência em gestão tributária.
INSCRIÇÕES
Para participar, o interessado deve efetuar a inscrição de forma gratuita no site da Faculdade CDL (www.faculdadecdl.edu.br). Para os estudantes da instituição, a participação conta como atividade complementar.
O programa Encontros Contábeis é uma realização da Faculdade CDL, CDL de Fortaleza e Federação das CDLs do Ceará, com o apoio do Grupo Fortes Educação.
PALESTRANTE
Felipe Guerra é vice-presidente de desenvolvimento profissional do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-CE). Além de contador, é consultor empresarial, palestrante e professor universitário. Possui MBA em controladoria e finanças, especialização em sistema público de escrituração digital (SPED) e mestrado em administração e controladoria pela UFC.
SERVIÇO
Encontros Contábeis 2016 - dia 14 de junho, às 19 horas, no auditório da FCDL (Rua: 25 de março, 988 – Centro) Informações: (85) 3433.3046/3433.3041.

No Seara

A mácula, área ovalada e de cor amarela, é a porção central da retina, responsável pela visão detalhada. As maculopatias, como são denominadas as doenças da mácula, podem causar a perda da visão central, interferindo diretamente na execução de atividades cotidianas, como ler e dirigir. 

Para discutir os avanços no diagnóstico e tratamento dessas enfermidades, o médico oftalmologista e especialista em mácula, Abelardo Targino, realiza em 16 de junho, a partir das 17 horas, no Seara Praia Hotel, o Mácula 2016. A primeira parte do simpósio é gratuita e aberta à população em geral, para que possam sanar dúvidas sobre diagnóstico e tratamento.

Para Targino, que coordena o evento há 14 anos, a proposta do encontro é conscientizar a população e a opinião pública sobre as doenças da mácula. “Abrimos espaço para que as pessoas recebam, sem ônus, as orientações necessárias para o reconhecimento de deficiências na visão e as possibilidades de terapias”, afirma.

Os médicos oftalmologistas Rafael De Montier e Rodrigo Jorge, ambos de São Paulo, são os convidados desta edição. Na ocasião, eles conversam com a população e a classe médica cearense sobre as doenças da mácula, ainda muito associadas ao avanço da idade, apontando novos rumos para que o diagnóstico ocorra o quanto antes, com tratamento mais adequado possível ao paciente. 

Algumas doenças, como a catarata, são mais conhecidas e já contam com assistência adequada na rede pública de saúde, o que ainda não ocorre com as maculopatias. “Os tratamentos para as doenças da mácula são pouco difundidos. Isso interfere no tipo de assistência que a população recebe, já que o investimento a ser feito para se acompanhar a doença ainda é muito alto”, disse Abelardo Targino.

Para participar do simpósio, é preciso efetuar a inscrição pelos telefones (85) 98891-7171 e 99616-2806. Já aos médicos oftalmologistas é sugerida a doação de leite em pó, em prol do Iprede, instituição dedicada a promover a nutrição e o desenvolvimento de crianças na primeira infância. 

Sobre as maculopatias
As maculopatias (doenças da mácula) causam a perda da visão central. Suas principais causas são: Retinopatia Diabética, Tromboses Venosas, Membranas Anormais e, nos idosos, a DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade). Mesmo que raramente causem cegueira total, as doenças da mácula podem impedir o desempenho de atividades cotidianas que exijam a visão central, como trabalhar ou dirigir.

Sobre os médicos oftalmologistas
Abelardo Targino – Formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), fez residência e especialização em Retina e Vítreo pela Fundação Hilton Rocha de Belo Horizonte. Hoje, acumula títulos como membro titular da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, e da American Academy of Ophthalmology. Foi presidente do Congresso Brasileiro de Retina e Vítreo. No Ceará, é fundador do Centro Avançado de Retina e Catarata, Hospital de referência em oftalmologia no Estado.

Rafael De Montier – Médico do setor de retina e preceptor de Residência em Oftalmologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP). É doutorando da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP). 

Rodrigo Jorge – Doutor em medicina no curso de Oftalmologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (SP). Atualmente é professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP).

Fábio Braga

Fabio Braga Braga adicionou 3 novas fotos.
1 h
11o festejos de Santo Antônio de Pádua na Maraponga . 9o dia . Banda tremendão . Hoje venha participar do nosso leilão .
Curtir
Comentar

Nova Praça em Antônio Bezerra

NOVA PRAÇA NO ANTÔNIO BEZERRA
A praça Joaquim Nogueira, no bairro Antônio Bezerra, não foi apenas reformada, ela foi reconstruída. A praça faz parte do programa de revitalização de espaços públicos que já reformou, ou construiu, mais de 170 praças nesses 3 anos e 6 meses de gestão. Serão mais de 250 praças revitalizadas ao final dos 4 anos. Com iluminação branca, novo piso, novos bancos, piso podotátil, rampas de acessibilidade, a intervenção trouxe mais conforto e segurança ...
Ver mais

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...