segunda-feira, novembro 19

Prefeituras devem transferir duodécimo até esta terça

As Prefeituras Cearenses têm até esta terça-feira (20) para transferirem às respectivas Câmaras Municipais a décima primeira parcela mensal dos recursos previstos no orçamento para o Legislativo, o chamado duodécimo. 
O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), conselheiro Edilberto Pontes (foto Divulgação) destaca que o TCE-CE analisa se a verba é entregue no valor e prazo estabelecidos na legislação vigente e verifica se estão evidenciados corretamente nos demonstrativos, com o intuito de preservar a independência e a harmonia entre os dois Poderes municipais. 
O duodécimo destina-se ao custeio de despesas parlamentares e deve ser repassado até o dia 20 de cada mês. A determinação está no artigo 29-A, parágrafo 2º, inciso II da Constituição Federal e no artigo 35 da Constituição Estadual.

Começa o Sendi 2018






Realizado a cada dois anos, o Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (SENDI), acontece pela primeira vez em Fortaleza e será aberto oficialmente na noite desta terça-feira (20), no Centro de Eventos do Ceará. 
O evento é o maior fórum de discussões do setor elétrico brasileiro e tem como intuito promover a troca de experiências entre as empresas distribuidoras de energia elétrica, fomentando ideias para o desenvolvimento da qualidade dos serviços prestados.
As diversas atividades paralelas da programação seguem até a sexta (23) e incluem palestras, exposição em estandes das maiores empresas do setor, rodeio de eletricistas, uma maratona de programação (Hackathon), um seminário jurídico e apresentação de start-ups do setor de energia (DemoDay). O SENDI 2018 está sendo organizado pela Enel Distribuição Ceará e promovido pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee).
O SENDI vai ocupar uma área superior a 13 mil metros quadrados, em uma área de ampla circulação aos participantes integrada à ExpoSendi, onde estarão instalados os estandes, além de 14 salas onde vão acontecer os painéis e as palestras sob o formato de “Arena Silenciosa”, onde as apresentações saem de espaços fechados para um espaço aberto e são feitas simultaneamente, permitindo aos participantes escolherem qual assistir por meio de um equipamento de rádio recepção. "Projetamos este seminário com o calor do Ceará, transformando o evento em uma experiência única e com muito conteúdo e novidades de um dos setores mais relevantes da economia, que o elétrico. Esperamos que o SENDI traga para Fortaleza novas oportunidades, mais eficiência, mais segurança e também crescimento para o estado.”, destaca o coordenador geral do SENDI 2018, Osvaldo Ferrer. 
Programação - Em seu calendário, as atividades do evento se iniciam no dia 20 de novembro, tendo como destaque a apresentação de Marcelo Cortes Neri, economista e diretor do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A palestra acontece às 18h30, durante a abertura do Seminário.
O público também poderá contar com um ciclo de palestras com foco nas novas tendências do mercado internacional de tecnologia e do setor elétrico, a partir das exigências, cada vez mais comuns, entre consumidores de todo o mundo. Ao todo, serão quatro momentos, trazendo mais de dez palestrantes renomados dentro e fora do país.
Na quarta-feira (21), às 8h30, Carlo Pereira, secretário-executivo do Pacto Global da ONU no Brasil realiza palestra e vai mediar a discussão sobre “Como o Setor Elétrico pode atender as novas as exigências dos clientes quanto a sustentabilidade em um mundo cada vez mais conectado”. Além dele, debatem a temática Márcio Pontual (assessor da Secretaria Nacional de Assistência Social – SNAS), Nicola Cotugno (Country Manager da Enel Brasil), André Dorf (presidente da CPFL Energia), Antonio Sérgio de Souza Guetter (presidente da Copel Distribuição) e João Brito Martins (diretor geral da EDP ES).
A gestão regulatória será o mote para a palestra de André Pepitone (diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica), na quarta (21), às 10h45. A mesa tem como tema “Tendências de adequação do setor elétrico as novas exigências dos consumidores e como a Europa e America Latina se adéquam as mudanças regulatórias”. Também participam como debatedores Nelson Leite (presidente da ABRADEE), Rodrigo Castilho (Director Ejecutivo at Asociacion de Empresas Electricas de Chile) e Alberto Biancardi (Comissário da Autoridade Regulatória para Energia da Itália).
Já na quinta (22), o SENDI terá dois painéis que abordam tendências do setor. Às 08h30, a digitalização e o cliente são focos da mesa "Como o consumidor digital está transformando o mercado e quais as tecnologias permitirão o setor elétrico ajustar-se ao novo contexto". À frente do painel vai estar Guga Stocco, CEO da GRID1 com mais de vinte anos de experiência na criação de negócios digitais e transformação digital. Também participam Robert Denda (Chefe Global de Tecnologia de Rede da ENEL), Marcel Pacano (Gerente Sênior de Estratégia e Inovação da TOTVS) e Cyro Vicente Boccuzzi (presidente da ECOEE).
Encerrando as palestras do evento, na quinta (22), às 10h45, será discutido “O futuro da mobilidade e a revolução elétrica: mudanças na mobilidade urbana e seus impactos”. Para debater a temática, participam Lucas di Grassi (piloto, CEO da Roborace e embaixador da ONU para assuntos relacionados ao meio ambiente), Dalício Guiguer Filho (diretor de programas de produtos globais da GM), Pedro Bentancourt (da Nissan) e Simone Tripepi (Responsável pela Enel X na América do Sul). As palestras têm mediação de Antônio Sérgio de Souza Guetter (CEO da Copel).
Além dos painéis, o SENDI possui uma programação diversificada, com destaque para os trabalhos técnicos. A edição cearense contará com a apresentação de 274 trabalhos durante o evento. Os selecionados abordam temas relacionados às áreas técnicas, comerciais, institucionais e de inovação com intuito de promover a troca de experiências entre empresas distribuidoras de energia elétrica. A maior quantidade de trabalhos inscritos foi na área de inovação, com o tema “Novos Modelos de Negócios e Tecnologia”.
Antes mesmo da programação oficial começar, o SENDI terá dois pré-eventos importantes, focados em soluções para clientes e disseminação de práticas inovadoras. O primeiro deles é o Hackathon. O termo que resulta da combinação das palavras inglesas “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona). De domingo (18), as 8 horas até segunda (19), às 20 horas, empreendedores, visionários e apaixonados por tecnologia e inovação participam de uma maratona de programação para desenvolver soluções voltadas ao sistema elétrico. O hackathon é uma grande oportunidade de valorizar talentos e gerar propostas inovadoras e vem se tornando uma dinâmica de inovação aberta cada vez mais utilizada pelas empresas e aplicada em várias áreas do conhecimento.
Já no Rodeio Nacional de Eletricistas, ao invés de tentar permanecer em cima de um boi, os participantes buscam promover a segurança do trabalho e a inovação, disseminando práticas seguras e inovadoras a todas as concessionárias do Brasil. A disputa acontece de terça (20) a sexta (23) e coloca em prática a experiência diária de eletricistas de distribuidoras de todo o país de maneira emocionante e divertida. As equipes demonstram a realização da tarefa com destreza, habilidade e controle total das normas de segurança e apresentação de práticas do sistema elétrico.
O SENDI também abrigará eventos paralelos relacionados a temas correlatos às distribuidoras de energia. Um deles é o Demo Day. Realizado pela primeira vez no seminário, o encontro reunirá 25 startups, que poderão apresentar soluções relacionadas a temas como "City Solution", Digital, Industrial / Usina Elétrica, Mercado, Renováveis e Sustentabilidade. Na quarta (21) e quinta (22), às 15h30, cada startup terá sete minutos para fazer sua apresentação, que será exibida nos palcos simultâneos do SENDI.
A troca de conhecimentos acontece também na área legal, por meio do Seminário Jurídico, que abordará importantes aspectos do setor. As discussões acontecem nos dias na quarta (21) e quinta (22). A intenção é aumentar a integração entre os agentes do setor e conteúdo valioso aos seus participantes. Haverá ainda o Café Legal, um espaço de networking e disseminação da literatura especializada no setor elétrico. 
Sobre a Enel Distribuição Ceará - Com cerca de 4,1 milhões de clientes e responsável por 142 mil quilômetros de linha de distribuição, a Enel Distribuição Ceará é a maior empresa do estado e é referência em qualidade do serviço no país. Já foi eleita seis vezes a Melhor Distribuidora de energia do país e dez vezes a Melhor da Região Nordeste, por meio do Prêmio Abradee. Além disso, é destaque anualmente no ranking de qualidade do serviço da Agência Nacional de Energia Elétrica.
A companhia é a empresa que mais tem investido em cultura no Ceará. Nos últimos dez anos, foram investidos cerca de R$ 115,5 milhões em 463 projetos realizados por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Mecenas), Lei Rouanet e Fundo Estadual da Cultura (FEC). A empresa é referência também na categoria Responsabilidade Social do Prêmio Abradee, já tendo recebido oito vezes o prêmio de melhor distribuidora nesta categoria.
Em 2016, a Enel Distribuição Ceará passou por um processo de mudança de marca, que anteriormente se chamava Coelce. Esse processo foi resultado de um reposicionamento estratégico global do Grupo Enel, centrado no conceito Open Power. A companhia mantém sua essência como empresa de energia (Power) e, ao mesmo tempo, utiliza a escala e relevância globais alcançadas pelo grupo em mais de 6 décadas no mercado para entregar a todos os seus stakeholders uma empresa aberta a novas soluções, parceiros e tecnologias.
A Enel Brasil atua no mercado de energia brasileiro nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e soluções de energia. A companhia possui atualmente 17 milhões de clientes no Rio de Janeiro, Ceará, Goiás e São Paulo e é a maior empresa de energia no país. Em geração renovável, a Enel é líder em geração eólica e solar no Brasil, por meio da Enel Green Power. O Grupo Enel também opera no Brasil a usina termelétrica Enel Geração Fortaleza (CE), a transmissora Enel Cien (RS) e uma empresa de soluções energéticas no mercado não regulado, a Enel X.
Sobre a ABRADEE - Com 42 anos de história, a Abradee reúne 47 concessionárias de distribuição de energia elétrica - estatais e privadas - atuantes em todas as regiões do País e que, juntas, são responsáveis pelo atendimento de 99,6% dos consumidores brasileiros.
Sediada em Brasília, a Abradee presta serviços de apoio às suas associadas nas áreas técnica, comercial, econômico-financeira e institucional. Cabe ainda à Associação promover cursos e seminários e editar publicações técnicas, bem como trocar informações com entidades nacionais e internacionais visando ao desenvolvimento e à capacitação de suas Associadas com ênfase na defesa dos interesses do setor de distribuição de energia elétrica.
A Abradee tem como bandeira contribuir para o desenvolvimento do País por meio de um setor de distribuição de energia elétrica sustentável e eficiente, com oferta de serviços de qualidade reconhecida pelos clientes. A visão é a de agregar valor para as empresas distribuidoras, para os clientes e para o país, constituindo-se num agente efetivo de desenvolvimento do setor elétrico.

Adamastor Pitaco nesta terça no 'Parangaba é Show'


Como parte da programação especial de aniversário de cinco anos de fundação, nesta terça-feira (20), o Shopping Parangaba recebe a apresentação do humorista Adamastor Pitaco (foto Divulgação). A atração é gratuita e acontece a partir das 19 horas, na Praça de Alimentação- Piso L3.
Adamastor Pitaco se intitula o 'Lindão' e ficou famoso pelo bordão 'um lado puxa ao pai e do outro puxa a mãe', em alusão à peruca com cabelo metade liso e metade crespo. O humorista já passou por diversos programas de Televisão, entre eles: 'Domingão do Faustão', 'A Praça é Nossa' e 'Programa do Ratinho'.
A apresentação faz parte do projeto do 'Parangaba é Show', que durante todo esse mês de novembro trará uma programação em celebração aos cinco anos do empreendimento em operação.
Serviço
Parangaba é Show – Humor
Terça (20), às 19 horas.
Praça de Alimentação, piso L3

Dezembro Vermelho no Ceará com Teatro e Debate


Associação de Voluntários do Hospital São José (AVHSJ), unindo suas forças ao Primeiro de Dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, promove em parceria com o Shopping Benfica e com o apoio da Companhia Teatro Movimento o espetáculo teatral Lázaro, monólogo que busca dialogar com as questões que circundam o tema HIV/AIDS no Brasil e no mundo.

A performance (foto Divulgação), com dramaturgia assinada pelo ator Rhamon Matarazzo, caminha pelas inquietações de um personagem que se descobre com o vírus HIV e vive os dramas do estigma e da tentativa de naturalizar a convivência entre o espectador e um soropositivo em cena com seu problema crônico de saúde.
Após o espetáculo, haverá um debate sobre o tema com a participação de:
- Vando Oliveira, Coordenador da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids no Ceará (RNP Ceará) e Secretário Nacional da RNP Brasil
- Francisco Theófilo Gravinis, Psicólogo Clínico com formação em Psicodrama e Especialista em Gestão de Saúde
- Manuel Geneflides, Presidente da Rede Solidariedade Positiva - RSP
O objetivo da programação é fomentar as discussões sobre o HIV/Aids voltadas à prevenção, informação e humanização do assunto. Segundo dados do Ministério da Saúde de 2017, aproximadamente 830 mil brasileiros vivem com HIV no Brasil, dentre os quais cerca de 136 mil desconhecem sua condição sorológica; ainda, uma a cada três pessoas diagnosticadas com o vírus no país não está realizando o tratamento com os antirretrovirais.
Sobre a AVHSJ - A Associação dos Voluntários do Hospital São José – AVHSJ é uma entidade sem fins lucrativos que nasceu da solidariedade pelas pessoas que vivem com HIV/Aids no Ceará, em 26 de julho de 1993, quando, no auge da epidemia do vírus HIV, o Serviço Social do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ) se uniu a outros voluntários para criar um grupo que realizasse trabalhos de atenção e acolhimento aos pacientes internados, em situação de extrema exclusão social.
"Saímos dos muros do Hospital e hoje temos como missão lutar pela garantia de direitos humanos e de dignidade daqueles que enfrentam violações e opressões decorrentes do HIV/Aids. Nossos projetos envolvem acolhimento, promoção de adesão ao tratamento, apoio alimentar e fortalecimento da autoestima, além de ações preventivas através de palestras gratuitas sobre ISTs/Aids", destaca a apresentação da AVHSJ.
DEZEMBRO VERMELHO – AVHSJ
Primeiro de dezembro
Das 10 às 12 horas.
Teatro do Shopping Benfica
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 anos
ENTRADA: Um quilo de alimento não perecível ou algum item de higiene pessoal, que serão arrecadados para os atendidos pela AVHSJ.
Apoio:
Shopping Benfica (@shoppingbenfica)
Companhia Teatro Movimento (@companhiateatromovimento)
Agência Fortaleza de Notícias (https://agenciafortalezadenoticias.blogspot.com/)

Ironman Fortaleza 2018 larga no próximo domingo do Aterro da Praia de Iracema


No próximo domingo (25) acontece o Caixa Ironman 70.3 Fortaleza. É a última das provas do Circuito Ironman de 2018.
Com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, a edição deste ano apresenta novidades, que beneficiam a comunidade do triatlo e a cidade.
A principal delas diz respeito à largada, que deixará de ser no Marina Park Hotel passando para o Aterro da Praia de Iracema. Com isso, a prova será mais integrada à capital cearense e ao público, que poderá estar mais perto e torcer por seus atletas preferidos.
O evento tem como desafio 1,9 quilômetro de natação, 90 quilômetros de ciclismo e 21,1 quilômetros de corrida.
Focada na Faixa Etária, a etapa em Fortaleza garantirá as 30 vagas para o Mundial Ironman 70.3 2019, programado para a cidade de Nice, na França. 
O Caixa Ironman 70.3 Fortaleza movimentou em 2017 cerca de R$ 12 milhões na economia local e atrai mais de 10 mil turistas, entre competidores e acompanhantes, sendo um dos principais eventos esportivos do Nordeste.
Novo percurso - A mudança provocará alterações benéficas nos três percursos. A natação será na Praia de Iracema, entre os espigões da João Cordeiro e Rui Barbosa. Com isso, os atletas terão uma primeira etapa em águas mais calmas. A transição será no próprio Aterro, numa região mais turística da cidade e com melhores condições técnicas para a prova.
O ciclismo seguirá o mesmo, com uma volta de 90 quilômetros pela CE-085, porém sem o trecho de "subida do Cimento Apodi", na ida e na volta, tornando-se mais rápido. A corrida, por sua vez, será realizada em três voltas de sete quilômetros pela Avenida Beira Mar, na Praia de Iracema, também visando deixar os atletas mais perto da arena e do público.
A Praia de Iracema, que já é palco de grandes eventos como o Réveillon, São João e tantos outros, agora recebe o Ironman. Acredito que essa mudança fará com que a cidade viva mais e respire a competição. Serão quatro dias de evento, já que antes da prova acontecem o bike checking, a feira Expo e a pintura dos atletas. A prova ainda ficará em um local mais estratégico, tanto para quem quer acompanhar, quanto para os turistas, próxima a zona hoteleira”, destacou o secretário executivo do Turismo de Fortaleza, Erick Vasconcelos, que é ironman e participa pela quarta vez da competição.
Ironman 70.3 Fortaleza - O Caixa Ironman 70.3 Fortaleza é organizado pela Unlimited Sports e realizado pela Associação Brasileira Esportiva Social e Cultural Endurance (ABEE). Conta com o patrocínio de Caixa, Mizuno e Omint. Apoio do Governo do Ceará, da Prefeitura de Fortaleza, Aquasphere, Shimano, Localiza, Trisport, Oakley, Verde Campo, Red Bull, Mormaii, Care Club, Trek, Pedialyte PRO, Tenys Pé Baruel, Nescafe Dolce Gusto, GU e Flows. Apoio de Divulgação da Agência Fortaleza de Notícias e do Blog do Lauriberto.

Black Friday deve movimentar R$ 2,43 bilhões este ano


Nesta sexta-feira (23) acontece a Black Friday 2018 e as empresas já começaram a se preparar para a data - que é considerada a maior promoção mundial do e-commerce. 
Segundo pesquisa do E-bit edição deste ano deve girar R$ 2,43 bilhões no comércio eletrônico, um incremento de 15% em relação a 2017.
A Infracommerce, empresa de negócios digitais que administra o e-commerce de empresas como Havaianas e Ray-Ban, possui especialistas de diversas áreas:
Tecnologia: como é feita a preparação do site para que ele não caia quando tiver muitos acessos e quais são os dispositivos que garantem segurança do cliente e do e-commerce contra o ataque de hackers
Logística: como funciona o estoque; como é todo o processo desde que o cliente clica em comprar até chegar na sua casa e como é realizada a armazenagem dos produtos
Marketing: como conquistar o cliente; quais são as ações mais assertivas e como conquistar até mesmo os mais indecisos
Atendimento ao cliente: como é o trabalho da equipe de atendimento ao cliente antes, durante e depois da Black Friday

Oi lança oferta de pós-pago na Black Friday 2018


A Oi lança na Black Friday oferta inédita sem desconto da franquia de internet no plano pós-pago Oi Mais para os serviços de streaming de vídeo Netflix e YouTube, de redes sociais Facebook (upload/visualização de fotos e vídeos, atualização no feed de notícias do usuário e transmissão de vídeo ao vivo) e Instagram (todo o conteúdo proveniente da plataforma, como upload/visualização de fotos e vídeos, publicação/visualização de histórias, envio/visualização de mensagens pelo Instagram Direct e visualização de conteúdos postados no IGTV) e de mensagens Messenger e WhatsApp (ambos para troca de mensagens (áudio, vídeo, foto, texto), sem desconto da franquia).
Além disso, clientes que contratarem o serviço Oi Fibra com velocidade de internet a partir de 100 Mega receberão uma assinatura de Netflix nos três primeiros meses. As iniciativas fazem parte da estratégia da companhia de foco em conteúdo e a melhor conexão de internet nos seus produtos e oferta.
“A Oi está lançando ofertas extremamente atrativas unindo forças com parceiros estratégicos para entregar aos consumidores exatamente o que eles desejam de serviços de telecom numa Black Friday: conteúdo alta qualidade, grande franquia de dados e minutos ilimitados, por valor que caiba no bolso deles. Esses lançamentos evidenciam o posicionamento pró-consumidor da companhia que garantem sempre a melhor experiência para o cliente”, afirma Rogério Takayanagi, diretor de Marketing Varejo e Empresarial da Oi.
Oferta Oi Mais - Os clientes que contratarem o plano de telefonia móvel pós-pago Oi Mais até 2 de dezembro, terão 50GB de internet para usar como quiser, minutos de voz ilimitados (usando prefixo 14 ou 31) e poderão ter, sem descontar da franquia de internet, acesso aos aplicativos de redes sociais Facebook e Instagram, de mensagens Messenger e WhatsApp e de streaming de vídeo YouTube e Netflix, conforme descrito acima e desde que já tenham uma assinatura prévia do serviço. O cliente ainda pode contratar o plano Oi Mais por R$ 99,90 mensais, durante doze meses e ainda pode escolher até 4 dependentes para compartilhar minutos e internet por apenas R$ 29,90 por mês cada. Outros parceiros e ofertas de vídeo que atendam os requerimentos técnicos da Oi poderão ser incluídos em ofertas futuras e similares com as mesmas condições de isenção de tráfego e de custo.
Oferta Oi Fibra - Já os clientes que contratarem o serviço de internet por fibra óptica (FTTH), Oi Fibra, a partir de de 100 Mega receberão 3 meses de assinatura do Netflix. Essas ofertas podem ser contratadas a partir de R$ 124,90 mensais e estão disponíveis para contratação atualmente em 26 cidades, mediante viabilidade técnica da instalação da fibra óptica. Mais informações sobre os produtos e ofertas da Oi www.oi.com.br/blackfriday e www.oi.com.br/fibra.


Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...