O carioca Paulo Antônio Paranaguá, jornalista e historiador, autor de vários livros, é um dos convidados especiais do 24º Cine Ceará para compor o júri da Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem. Hoje à noite ele autografou nos jardins do Theatro José de Alencar, o livro “A Invenção do Cinema Brasileiro”, pela Editora Puc Rio.
O Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC),por meio da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura Municipal de Fortaleza por meio de suas secretarias de cultura. Conta também com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual.
A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Siec) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O BNDES e a Coelce apresentam o evento. A Oi e o Grupo Aço Cearense são patrocinadores VIP, além do patrocínio do Banco do Nordeste, Indaiá e Transpetro. E do apoio cultural do Oi Futuro.
Utilizada por organizações que buscam solucionar problemas complexos, a metodologia design thinking é tendência nos mercados do eixo sul e sudeste e também consolida espaço no Nordeste. Entre as características da ferramenta está o estímulo à geração de inovação necessária aos desafios e negócios de moderna empresas. Em Fortaleza, o curso intensivo Design Thinking Experience, será ministrado no Instituto FA7, dias 21 e 22 de novembro, pelo precursor da teoria no Brasil, Rique Nitzsche.
Professor da ESPM, IBMEC, FGV e autor do livro "Afinal, o que é design thinking?, Rique já prestou consultoria para grandes empresas, como Ambev, Cosan, Diageo, Johnson & Johnson e Suzano. Ele explica que o design thinking trata-se de uma metodologia holística e integrada, que utiliza uma combinação criativa de ferramentas de diversas disciplinas. “Abordamos conhecimentos em antropologia, estratégia de negócios, métricas financeiras e gestão do conhecimento para oferecer a dinâmica criativa de transformar, inovar e desenvolver qualquer negócio com a criação de novas ofertas viáveis”, ressalta.
Promovido pela Soy Studio e pela empresa d.think, do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto FA7, a metodologia é hoje amplamente utilizada em universidades, empresas e governos do hemisfério norte. O curso é voltado para os executivos, profissionais de comunicação, gestores de Recursos Humanos e pessoas que desejem exercitar o seu potencial criativo.
Além de práticas e interativas, as oficinas deverão abordar as fases focadas na geração de resultados, apoiadas nos recursos disponíveis e centradas nos valores humanos. Rique Nitzsche já deu consultoria para empresas, como Ambev, Cosan, Diageo, Johnson & Johnson, Suzano, entre outras. Para mais detalhes sobre o assunto e conteúdo que será oferecido, acesse:www.institutofa7.com.br.
Sobre Rique Nitzsche
Professor de design thinking do MBA da ESPM RJ, class master do IBMEC RJ, consultor master de design thinking da PUC RS, professor convidado da FGV. Autor do livro "Afinal, o que é design thinking?”, autor de artigos para as revistas Administradores e ABC Design, além dos sites brasileiros HSM online e Administradores e argentino Foroalfa. Trabalhos editados em mais de 30 publicações no exterior e no Brasil.
Design thinker transdisciplinar, responsável por projetos inovadores desde 1993 através do design thinking. Fundador da Animus, com 114 prêmios em design, hoje é sócio da internacional Brandia Central + Animus. Especialista em design estratégico, design thinking, shopper marketing e processos de inovação. Consultor estratégico de empresas multinacionais com projetos instalados em diversos países.
Lei permitirá que pessoas físicas e jurídicas destinem recursos para projetos esportivos
A manhã, desta quinta-feira (20/11), entra para a história do esporte cearense como o dia em que foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALCE) a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.
A votação que foi acompanhada de perto pelo Secretário do Esporte do Estado do Ceará, pelo Conselho do Desporto e por dirigentes de diversas federações esportivas, cria a Lei Nº 97/14 que dispõe sobre a concessão de incentivo fiscal para fomentar projetos de caráter desportivo e paradesportivo, mediante patrocínio ou doação de contribuintes do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).
Desta forma, a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte deve fortalecer as atividades de caráter desportivo ao permitir que
pessoas físicas e jurídicas destinem parte dos tributos para projetos esportivos, em especial, as modalidades já trabalhadas pela Sesporte como, por exemplo, o esporte educacional, de rendimento e de participação.
A aprovação da lei foi saudada pelos deputados presentes na Casa, dentre eles os deputados estaduais Gony Arruda (PSD), Lula Moraes (PCdoB) e Deputado Estadual Mauro Filho (PROS) que, em fala, ressaltaram o papel da iniciativa de democratização para a promoção do esporte como ferramenta de inclusão.
Para o Secretário do Esporte, Gilvan Paiva, o esporte cearense ganha um importante instrumento legal de fortalecimento da política pública, democratizando os investimentos para atletas, possibilitando assim o fortalecimento do desporto através da formação de toda uma nova geração de esportistas.
Saiba mais:
A Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) e o Conselho do Desporto realizaram uma série de atividades para discutir a Lei Estadual e a Lei Nacional de Incentivo ao Esporte com o intuito de demonstrar a importância deste instrumento legal para os atletas cearenses.
Atletas participam de debate sobre Lei de Incentivo ao Esporte
A ópera “O Barbeiro de Sevilha”, de Rossini, estará nas telonas da rede UCI Cinemas, neste sábado (22). O espetáculo do Metropolitan Opera House (MET) será exibido ao vivo e em alta definição, direto de Nova York, a partir das 14h55, nos 16 complexos da UCI em dez cidades brasileiras. Em Fortaleza, os espectadores podem acompanhar a transmissão nas salas do UCI Kinoplex Iguatemi e/ou Parangaba.
“O Barbeiro de Sevilha” promete encantar a todos que forem assistir à obra do MET nos cinemas. Com direção de Michele Mariotti, produção de Bartlett Sher e cenografia de Michael Yeargan, a ópera apresenta a história do Conde Almaviva, Doutor Bartolo, Rosina, Almaviva e Fígaro. Fazem parte do elenco Michele Mariotti; Isabel Leonard, Lawrence Brownlee, Christopher Maltman, e outros.
Os ingressos para as óperas do MET custam R$ 30 (meia-entrada) e R$ 60 (inteira), e estão disponíveis no site da UCI (www.ucicnemas.com.br), nos caixas de autoatendimento e nos balcões de atendimento. A próxima apresentação de ópera nas salas da UCI acontece no dia 13 de dezembro, com o espetáculo “Os Mestres Cantores de Nuremberg”.
Serviço:
UCI Kinoplex Iguatemi
The Met: “O Barbeiro de Sevilha - Rossini” - Horário da Sessão no dia 22/11 – Às 14h55
Washington Soares, 85/ Loja 600 – UCI Atende 3230-5050
Cocó – Fortaleza - Ceará
UCI Parangaba
The Met: “O Barbeiro de Sevilha - Rossini” – Horário da Sessão no dia 22/11 – Às 14h55
Av. Germano Frank, nº 300, nível 3 – loja 517
Parangaba – Fortaleza – CE
SOBRE A UCI
Sinônimo de qualidade e tecnologia, a UCI (United Cinemas International Ltda), há 17 anos no Brasil, possui 22 complexos espalhados pelas principais cidades do país: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Curitiba (PR), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Juiz de Fora (MG), São Luís (MA) e Campo Grande (MS) totalizando 192 salas. A rede é responsável pelo maior cinema do Brasil, o UCI NYCC, localizado no Rio de Janeiro e responsável pelo maior número de público do país desde sua inauguração. Em 2013, manteve sua liderança atraindo mais de 1 milhão e 900 mil espectadores.
Blog do Lauriberto : De Cid para Camilo-III: O governador eleito do Ceará, Camilo Santana (PT), e sua comissão de transição receberam, na tarde de hoje, informações sobre estrutura,...
Longa foi exibido na mostra principal do 24º Cine Ceará
FORTALEZA - A pimenta da polêmica, até agora ausente do Cine Ceará, chegou com o longa-metragem mexicano Obediência Perfeita, de Luis Urquiza. O filme, baseado em livro homônimo de Enrique Alcocer, fala da prática de pedofilia numa organização católica chamada Los Legionários de Cristo. De acordo com o ator mexicano Juan Ignazio Aranda (que interpreta um dos sacerdotes, o padre Galaviz), todos no México conhecem muito bem a história real, mas havia como um véu de silêncio que a cobria - sobretudo no cinema de ficção.
O criador da organização católica, Marcial Maciel (1920-2008) é personagem controverso no México. Fundador dos Legionários de Cristo, foi acusado de manter relações sexuais com rapazes menores, chegou a ser processado nos Estados Unidos, e foi afastado de suas funções sacerdotais pelo papa Bento XVI. O interesse pela história, que já havia sido focalizada no documentário Agnus Dei: Cordero de Diós(Alejandra Sánchez, 2011), fez Obediência Perfeita chegar a um público de mais de 600 mil pessoas no México, o que, para um filme desse tipo, está mais do que bom.
Cena de "Obediência Perfeita"
Aranda conta também que a Igreja mexicana não fez qualquer tipo de manifestação a propósito de Obediência Perfeita. "Por ocasião do lançamento de outra obra considerada anticlerical, O Crime do Padre Amaro (Carlos Carrera, 2002), houve grandes manifestações contrárias por parte da Igreja. Como eles perceberam que isso só serviu como publicidade gratuita para a obra, transformando-o num dos maiores sucessos recentes, desta vez ficaram caladinhos", diz.
O tema controverso provocou reações diversas, de repúdio, mas também de adesão. Houve mesmo críticas acusando o filme de "pegar leve" com o tema, simplesmente por não mostrar, de forma explícita, as relações sexuais entre os sacerdotes e os meninos. "Ficaria muito chocante, e fazer com que essas cenas fosse apenas insinuadas foi uma opção do diretor", disse Aranda.
O filme acompanha a trajetória de um jovem seminarista, Julián (Sebastián Aguirre), internado em uma das casas de iniciação dos Legionários de Cristo, onde se torna o favorito do chefe da organização, Ángel de la Cruz (Juan Manuel Bernal). A formação do jovem cumpre as etapas da perfeita obediência, conforme preceitos de Ignácio de Loyola, adaptados por Ángel. A obediência cega, claro, implica submissão sexual. Mas o filme é suficientemente sutil para contemplar a cumplicidade e mesmo a afeição do jovem em relação ao seu molestador. É um filme perturbador, embora seu tom solene às vezes diminua o impacto provocado.
Curtas. Dois curtas-metragens de boa qualidade completaram o programa. EmMarina Vai à Praia, o mineiro Cássio Pereira dos Santos mostra o desejo de uma garota portadora de Síndrome de Down, de conhecer o mar. Em Meio-Fio, do Distrito Federal, Denise Vieira acompanha o cotidiano de uma radialista recém-separada do companheiro e apresentadora de um programa para corações partidos. Denise faz parte do grupo do cineasta Adirley Queirós, de Branco Sai. Preto Fica, vencedor do recente Festival de Brasília, e que atua em Ceilândia, cidade-satélite onde vivem.
São Paulo - O corpo do advogado criminalista e ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos é velado na Assembleia Legislativa de São Paulo. O ex-ministro morreu na manhã desta quinta-feira, 20, aos 79 anos em razão de complicações pulmonares.
Corpo do ex-ministro Márcio Thomaz Bastos é velado na Assembleia Legislativa de São Paulo
O corpo do ex-ministro chegou por volta das 15h. O caixão foi carregado por familiares e amigos, como o advogado Antonio Claudio Mariz. A mulher do ex-ministro, Maria Leonor de Castro Bastos, chegou às 15h30, ao lado da filha, Marcela Bastos. O corpo será cremado na manhã desta sexta-feira, 21, no cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo.
A presidente Dilma Rousseff e o vice presidente Michel Temer compareceram ao Assembleia. Dilma chegou às 16h, acompanhada dos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e do ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante. Mais cedo, por meio de nota, a presidente afirmou que perdia "um grande amigo".
"Márcio foi um dos melhores argumentadores que já conheci como advogados de juri", afirmou o advogado Luiz Claudio Mariz de Oliveira, momentos antes da chegada do corpo do ex-ministro.
Dentre as muitas coroas de flores no local, está a enviada pela família do ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu. José Dirceu e Bastos foram colegas de ministério, ocupando cargos na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Sentiremos muito a falta desta grande figura brasileira", lê-se no texto que acompanha a coroa de flores e que é assinada por Olga, José Dirceu e familiares. O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, também enviou uma coroa em homenagem a Bastos.
Trajetória. Thomaz Bastos foi ministro entre 2003 e 2007, nos governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Também presidiu a OAB-SP entre os anos 1983 e 1985 e o Conselho Federal da OAB entre 1987 e 1989. Considerado um dos melhores criminalistas do país, ele é apontado ainda como o responsável por reestruturar o papel da Polícia Federal, com foco também em investigações sobre atos de improbidade administrativa e desvios de recursos públicos. O ex-ministro também foi o criador do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão que tem atribuição de fiscalizar o Judiciário.
O advogado criminalista atuou ainda em julgamentos como o do processo do mensalão, na defesa de réus ligados ao Banco Rural, e na acusação dos envolvidos na morte do ativista ambiental Chico Mendes. Atualmente, Thomaz Bastos era o coordenador da defesa de empreiteiras investigadas pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal.
O criminalista também destacou-se pela participação nos movimentos das Diretas Já e, ao lado de outros juristas, participou da redação da petição do impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello, em 1992.
MÁRCIO THOMAZ BASTOS MORRE EM SPClaudine Petroli/Estadão - 31.01.1985
Márcio Thomaz Bastos formou-se em direito em 1958. Era considerado um dos principais criminalistas do País. Na foto, ele discursa em ato público dos advogados pela Assembleia Nacional Constituinte, em 1985
Para quem quer começar 2015 adquirindo conhecimentos na área de Tecnologia da Informação e Informação (TIC), a Universidade do Trabalho Digital (UTD) está com 693 vagas em aberto para 11 cursos gratuitos de capacitação. A oportunidade já é para o primeiro ciclo de cursos do ano, com início no dia 12 de janeiro.
A carga horária varia entre 60 e 120 horas/aula e as turmas serão distribuídas nos três turnos (manhã, tarde e noite) para que o estudante possa escolher o horário que melhor se encaixa com sua rotina. As 693 vagas são para os seguintes cursos: Iniciação Digital (300 vagas), Aperfeiçoamento Digital (150 vagas), Suporte e Manutenção de Computadores (45 vagas), Java com Banco de Dados (36 vagas), PHP com Banco de Dados (18 vagas), Web Design (25 vagas), Design Gráfico (25 vagas), Iniciação à Programação (36 vagas), Conectividade e Segurança da Informação (20 vagas), Administração de Sistema Linux (18 vagas) e Formação Empreendedora (20 vagas).
Para se inscrever, o candidato precisa ter idade a partir de 16 anos e ser alfabetizado. As inscrições são feitas na própria sede da UTD (Rua Major Facundo, 500, 10º andar – Centro | prédio do Cine São Luiz), de segunda a quarta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O candidato deve portar RG, CPF e comprovante de endereço.
A Universidade do Trabalho Digital é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). As atividades estão sendo executadas através de parceria com o Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), instituição vinculada à Universidade Federal do Ceará. Todos os cursos são voltados para o mercado de trabalho. Atualmente, existem 639 alunos participando dos cursos na UTD.
Serviço
Cursos gratuitos com 693 vagas disponíveis na Universidade do Trabalho Digital
Cursos: Iniciação Digital | Aperfeiçoamento Digital | Suporte e Manutenção de Computadores | Java com Banco de Dados | PHP com Banco de Dados | Web Design | Design Gráfico | Iniciação à Programação | Conectividade e Segurança da Informação | Administração de Sistema Linux | Formação Empreendedora
Inscrições: De segunda a quarta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na sede da UTD. O candidato deve portar RG, CPF e comprovante de endereço
Endereço da UTD: Rua Major Facundo, 500, 10º andar – Centro de Fortaleza (prédio do Cine São Luiz)