sexta-feira, janeiro 13

Turismo em Fortaleza

A Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza se reúne, na próxima segunda-feira (16), às 14 horas, no Hotel Sonata, na Praia de Iracema, com representantes do trade turístico da capital. O objetivo é elaborar o Planejamento Estratégico da pasta para 2017.
“Pela primeira vez, o público e privado vão traçar juntos, metas e prioridades para o turismo. A parceria começará pelo planejamento. Vamos discutir as principais demandas e sugestões para o setor”, destaca Alexandre Pereira, secretário municipal de Turismo de Fortaleza.
Estarão participando representantes de entidades ligadas ao turismo e empresários do setor.
“Estamos convidando todo o setor a participar ativamente nesta gestão. A Prefeitura já vem realizando ações em parceria com o privado. Vamos intensificar no turismo, o maior gerador de desenvolvimento da cidade”, enfatizou Alexandre Pereira, secretário municipal de Turismo de Fortaleza.
Alguns projetos da área já vêm sendo desenvolvidos em parceria com setor privado, como a Casa do Turista e a Central de Monitoramento da Beira Mar, em parceria com a Abih-Ce e a festa de Réveillon, realizada pela Prefeitura, em parceria com empresas privadas.
Serviço
Reunião de Planejamento Estratégico Setfor 2017
Hora: 14 horas
Local: Hotel Sonata – Avevida Beira Mar, 848 Praia de Iracema.

Ações para Saúde

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio anunciou hoje, durante visita ao Posto de Saúde Pompeu Vasconcelos, localizado no Conjunto João Paulo II, no Barroso, um pacote de ações para reforçar o atendimento da rede de saúde municipal na atenção primária.
Entre as medidas estão a criação de ouvidorias nos postos de saúde e a ampliação do programa Monitor do Posto, formas de aumentar o controle social e garantir maior rapidez na solução de possíveis problemas no atendimento.

Fator Verde

O prefeito Roberto Cláudio lançou a Certificação Ambiental Fator Verde, selo que possibilitará que o Município certifique construções sustentáveis, com o objetivo de alcançar índices de sustentabilidade de construções e uma melhoria na qualidade de vida urbana.
O Fator Verde será concedido pela Prefeitura em quatro níveis: bronze, prata, ouro e diamante. A avaliação será realizada segundo 45 critérios, sendo 12 obrigatórios e 33 opcionais, distribuídos em seis fatores: Cidade Sustentável, Hídrico, Ambiente Saudável, Energético, Materiais e Resíduos e Social. Entre os aspectos a serem analisados para a concessão da certificação estão o acesso ao transporte público, gentilezas urbanas, iluminação natural e captação de águas pluviais. 
A certificação é opcional e aplicável aos projetos de novas construções e grandes reformas, sejam de uso residencial, comercial, misto ou institucional, no setor público ou privado. O Fator Verde servirá, primordialmente, à redução dos processos de degradação dos recursos naturais, servindo como ferramenta para o Licenciamento Ambiental de Fortaleza. A certificação representa um importante passo para que ações de sustentabilidade sejam ampliadas e concretizadas em nossa Cidade.
A Prefeitura também lançou, dentro do Programa Fortaleza Online, a Licença Ambiental Simplificada para Construção Civil Online. Ferramenta que se incorpora ao sistema que já contabiliza 16 novos instrumentos acessíveis e inclusivos para a população.
No processo físico, o Licenciamento Ambiental Simplificado para Construção Civil podia chegar a uma média de 44 dias úteis quando não houvesse notificação. A partir de agora, o documento será emitido em até 48 horas, sem perda do rigor técnico. O serviço está disponível no endereço eletrônico: http://portal.seuma.fortaleza.ce.gov.br/.
Outro serviço a ser lançado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), é o Alvará de Construção Regular. O novo serviço, inédito entre as Capitais do País, está disponível no Programa Fortaleza Online que permite acessar virtualmente documentos e licenças.
A partir de agora, o documento, que demorava no processo físico em média 51 dias, caso não se registrasse alguma notificação, também poderá ser expedido em até 48 horas, desde que a atividade ou o porte do empreendimento esteja adequado à via e o requerente apresente todas as informações e documentos solicitados no momento do cadastro da nova edificação. Os dados são totalmente analisados pelo sistema, automaticamente, de acordo com a legislação vigente no município.

Cine Onda 2017


Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...