sábado, janeiro 3

A chuvarada na visão de O Povo


Primeira grande goleada na Copinha

  • E saiu a primeira grande goleada, na 46ª Copa São Paulo de Futebol Júnior.
  • Agora à noite, o São Paulo aplicou sete a zero no Serrano (PB).


Perfil de Camilo

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), alterou hoje seu perfil no facebook. A foto fica só lá, uma vez que nas repartições estaduais, as fotos que serão colocadas são de cearenses, como determinou o governador. Nada de foto dele, nem dos secretários...

Nota da Funceme

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) informa que a chuva, que banhou algumas regiões do Estado hoje, constava na previsão do tempo elaborada nos dias anteriores e foi provocada pela combinação de dois sistemas atmosféricos:
  • O primeiro, um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, típico da pré-estação chuvosa, cuja atuação no Nordeste brasileiro já dura duas semanas, trazendo algumas chuvas isoladas ao Ceará.
  • O segundo sistema são as chamadas Ondas de Leste, que atuam mais comumente nos meses de junho e julho, mas foi responsável pela intensificação das precipitações, principalmente na Região Metropolitana de Fortaleza.
Segundo informações das Plataformas de Coletas de Dados (PCDs) automáticas que a Funceme acessa, na Capital o maior registro de chuva aconteceu no bairro Edson Queiroz, com 148 milímetros (mm) de precipitação entre cinco da manhã e meio dia.
Já a rede convencional de pluviômetros mostrou que choveu também em outros 32 municípios cearenses, em regiões com o Cariri, Inhamuns e Ibiapaba. O maior registro nos pluviômetros convencionais foi em Crateús, com 47 mm até às sete da manhã.
A previsão do tempo para o restante do dia é de céu nublado e pancadas de chuva em todas as regiões cearenses.
A Funceme esclarece ainda que os dois sistemas que provocaram as chuvas de hoje não têm relação com a quadra chuvosa no Ceará e informa que o prognóstico climático para a estação de chuvas em 2015 será elaborado e divulgado somente na segunda quinzena de janeiro.

Nota do RioMar


Reforma Administrativa na CMFor

Salmito Filho pretende otimizar gastos na CMFor
  • O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Salmito Filho (Pros) apresenta uma reforma administrativa para a Casa em sessão extraordinária, na próxima terça-feira (seis).
  • Desde ontem, ele faz um balanço da Casa.
  • Como recebeu de Walter Cavalcante (PMDB) e que propostas vai apresentar para melhorar o desempenho da Câmara.

Trinave hoje


Estadão de hoje


Balanço das chuvas em Fortaleza


Chuvas de Fortaleza hoje por Clara Pompeu

A Defesa Civil de Fortaleza recebeu às seis da noite de de hoje, 107 chamados. Até meio-dia eram 55. As ocorrências se concentraram na área da Secretaria Regional II com 49 sinistros, sendo 32 alagamentos, oito desabamentos, quatro riscos de desabamentos, duas inundações, um deslizamento e um risco de deslizamento.
A Defesa Civil de Fortaleza intensificou, em parceria com a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, Emlurb e AMC, os trabalhos na Avenida da Abolição, no Mucuripe, onde um deslizamento interditou a via hoje pela manhã. “Até o fechamento desse relatório, foram retiradas mais de 30 carradas de areia liberando uma das faixas da avenida e, pela tarde, o trabalho será concluído” explicou o coordenador especial da Defesa Civil, Cristiano Férrer.
Outro local que concentrou maior trabalho dos agentes foi o desabamento de uma casa no Mirante do Morro Santa Terezinha que comprometeu a estrutura de outras quatro residências. “As famílias afetadas já foram retiradas do local e encaminhadas para abrigos” afirmou Férrer.
Os chamados para a Defesa Civil são realizados pelo número 190 e, de acordo com o coordenador especial, o órgão está com o efetivo reforçado para atender as demandas. “Estamos com todas as nossas equipes de alerta para que as consequências dessa chuva sejam minimizadas” observou Cristiano.
Dados da chuva
De acordo com a site oficial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) a chuva deste sábado estava na previsão do tempo elaborada nos dias anteriores. As precipitações foram ocasionadas pela combinação de dois sistemas atmosféricos: o primeiro, um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, típico da pré-estação chuvosa, cuja atuação no Nordeste brasileiro já dura duas semanas, trazendo algumas chuvas isoladas ao Ceará; O segundo sistema são as chamadas Ondas de Leste, que atuam mais comumente nos meses de junho e julho, mas foi responsável pela intensificação das precipitações, principalmente na Região Metropolitana de Fortaleza.
Ainda de acordo com o órgão, o bairro Edson Queiroz teve o maior registro de chuva com 148 milímetros até o meio-dia. A previsão é que o restante do dia o céu permaneça nublado, com pancadas de chuva em todas as regiões cearenses.


Mais de cem raios

Raio hoje, no Papicu, por Paulo Rabelo
  • E as trovoadas com raios continuam em Fortaleza.
  • Mais de 100 descargas aconteceram, nesta manhã, na capital cearense, mas a Companhia Energética do Ceará (Coelce) só vai divulgar o balanço oficial, na próxima segunda-feira (cinco).

Defesa Civil e as chuvas


Três equipes da Defesa Civil de Fortaleza estão atendendo às demandas deste dia chuvoso.
Curtir ·  ·  · 8423

A chuva de 148 mm em Fortaleza

Clarões da chuva de hoje em Fortaleza por Clara Pompeu
  • A chuva de 148 milímetros registrada até dez e meia da manhã pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), em Fortaleza, foi responsável por grandes estragos:
  • Parte do teto do RioMar caiu.
  • Morro do Mucuripe em frente ao Iate Clube deslizou.
  • Emergência do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) alagou.
  • Postes e árvores caíram.
  • Sinais queimaram.
  • Avenidas e ruas alagadas.
  • Não foram anotadas pela Defesa Civil vítima fatais.
  • E a Funceme prevê mais chuvas para amanhã e segunda, devido a um Vórtice Ciclônico de Alto Nível vindo do Oceano Atlântico e Ondas de Leste.
  • O HGF expediu a seguinte nota sobre os estragos das chuvas de hoje no Hospital Geral de Fortaleza:
  • "A Assessoria de Comunicação do Hospital Geral de Fortaleza informa que por conta das fortes chuvas que caem desde o inicio da manhã parte das instalações do hospital foram atingidas.
  • Mas não houve prejuízos consideráveis.
  • Com relação a Emergência Obstétrica, algumas alas foram isoladas para evitar o comprometimento dos equipamentos.
  • O Setor Administrativo (que não funciona no dia de hoje) ainda foi atingido.
  • Mas também não houve prejuízos considerareis.
  • A Direção Administrativa e o Setor de Manutenção do HGF estão tomando todas as providencias necessárias para resolver o problema, isso porque as chuvas ainda continuam".

Morro desce


Morro desaba e bloqueia via em frente ao Iate Clube ‪#‎tácomplicado‬http://goo.gl/H1zZsx

Parte do morro em frente ao Iate Clube desabou na manhã deste sábado (3). A areia invadiu uma parte da pista e chegou até o canteiro
TRIBUNADOCEARA.UOL.COM.BR

Reforma Administrativa na CMFor


Salmito Filho adicionou 5 novas fotos.
9 h · Ceará
Trabalho intenso!
O meu 1o dia na nova missão de Presidir a Câmara Municipal de Fortaleza - CMF terminou às 1h30min da madrugada desse sábado.
No sábado, 03/01/15, nossa equipe irá continuar o trabalho de uma Reforma Administrativa na CMF.
Tivemos às 22h uma parada para um lanche.
— com Reinaldo Salmito e Luiza Braga.


Chove no Ceará

Foto Clara Pompeu
Até meio dia de hoje tinha chovido em 33 cidades cearenses, segundo boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme):
  1. Fortaleza - 66 milímetros.
  2. Crateús - 47 mm.
  3. Maracanaú - 43 mm.
  4. Campos Sales - 41.6 mm.
  5. Nova Russas - 38.5 mm.
  6. Maranguape - 38 mm.
  7. Pacatuba - 33 mm.
  8. Guaiúba - 28 mm.
  9. Mauriti - 20 mm.
  10. Independência - 19.2 mm.
  11. Tamboril - 18 mm.
  12. Redenção - 17.2 mm.
  13. Iracema - 17 mm.
  14. Palmácia - 16 mm.
  15. Cariús - 16 mm.
  16. Pindoretama - 15 mm.
  17. Catunda - 15 mm.
  18. Santa Quitéria - 13 mm.
  19. Reriutaba - 13 mm.
  20. Ipaporanga - 12 mm.
  21. Brejo Santo - 11 mm.
  22. Novo Oriente - 10.2 mm.
  23. Jati - 10 mm.
  24. Monsenhor Tabosa - 10 mm.
  25. Poranga - 10 mm.
  26. Ipueiras - 8 mm.
  27. Quiterianópolis - 8 mm.
  28. Farias Brito - 5.6 mm.
  29. Araripe - 5.4 mm.
  30. Potiretama - 5 mm.
  31. Guaramiranga - 4.8 mm.
  32. Guaraciaba - 1 mm.
  33. Limoeiro - 1 mm.

82 milímetros em 4 horas em Fortaleza

Começa Rally Dakar

Depois de meses de preparação, concentração e muita ansiedade, enfim é chegada é a hora. Começa hoje o Rally Dakar, a maior prova off-road do mundo. A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelos brasileiros Guilherme Spinelli/Youssef Haddad e pelos portugueses Carlos Sousa/Paulo Fiuza (foto), já está em Buenos Aires (Argentina) pronta para encarar o primeiro e maior desafio do ano.

"Tudo o que fizemos ao longo do ano está pronto para este momento. O Rally Dakar é a primeira competição do ano e também a mais importante. Estamos confiantes com a evolução e preparação do ASX Racing ao longo do ano", destaca Guiga Spinelli, que vai para o sétimo Rally Dakar.
Durante toda esta sexta-feira (ontem), a equipe faz as vistorias técnicas e administrativas da prova, deixando tudo pronto para encarar a primeira especial amanhã (quatro). Hoje é de grande festa em Buenos Aires, com a largada promocional que promete reunir mais de um milhão de pessoas.
Aprimoramento - Com uma vasta experiência, Carlos Sousa foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento do ASX Racing no decorrer de 2014. "A cooperação foi mútua. Fui andando e dando minhas impressões e fomos desenvolvendo. Implantamos uma série de tecnologias novas, mas nosso grande teste será mesmo no Dakar", garante o piloto.
A equipe realizou sessões de treinos na França e no Marrocos, nas mesmas condições que irão enfrentar no maior rali do planeta.
Mas foi no Atacama Rally, primeira prova de Carlos Sousa com o ASX Racing, que veio a recompensa de todo o trabalho: o primeiro lugar. Mas o piloto sabe que, mesmo correndo na mesma região, o Rally Dakar sempre reserva surpresas. "É uma prova ingrata, muito difícil prever alguma, tem muitas equipes novas", afirma.
O Rally Dakar 2015 reúne 665 competidores de 53 nacionalidades em 414 veículos, sendo 164 motos, 48 quadriciclos, 138 carros e 64 caminhões.
A largada e chegada são em Buenos Aires.
Primeiro dia
O primeiro dia de prova do Rally Dakar será amanhã (quatro), com um percurso de 833 quilômetros entre as cidades de Buenos Aires e Villa Carlos Paz. Mas a especial será curta, com apenas 170 quilômetros bem diversificados, pistas rápidas e curvas fechadas.
"Tradicionalmente quando saímos de Buenos Aires temos um deslocamento muito longo e uma das menores especiais da competição. Sempre é um dia de adaptação e onde é importante ter um bom resultado", adianta Guiga. "A ordem de largada é definida pela organização e o importante é tentar se posicionar o melhor possível. Largaremos em 24º e será um dia que teremos muita poeira e, provavelmente, ultrapassagens", completa.
A Equipe Mitsubishi Petrobras tem o patrocínio de Mitsubishi Motors, Petrobras, Axalta e Protune.

Camilo se reúne com secretariado na segunda

Camilo Santana prestigiou, ontem, em Brasília, a posse de Aldo Rebelo, no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O futuro secretário cearense de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda esteve presente
Depois de participar da transmissão de cargos em cinco ministérios (Educação, Ciência e Tecnologia, Integração Nacional, Relações Institucionais e Secretaria Geral da Presidência da República), ontem, em Brasília, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), se reúne, na próxima segunda-feira (cinco), com seu secretariado, no Palácio da Abolição.
Parte do secretariado (seis) já assumiu ontem:
  • Dedé Teixeira, no Desenvolvimento Agrário.
  • André Facó, na Infraestrutura.
  • Delci Teixeira, na Segurança Pública.
  • Hélio Leitão, na Justiça.
  • Nicolle Barbosa, no Desenvolvimento Econômico.
  • Hugo Figueiredo, no Planejamento.

O restante assume na próxima semana.
Nos casos de Artur Bruno (Meio Ambiente) e Inácio Arruda (Ciência e Tecnologia) somente em primeiro de fevereiro, devido estarem terminando seus mandatos de deputado federal e senador, respectivamente em 31 de janeiro.

Sábado de relâmpagos e trovões

Chuva em Fortaleza sob os olhares de Clara Pompeu
  • Fortaleza amanheceu o primeiro sábado de 2015 chuvosa.
  • Madrugada e manhã de chuvas, relâmpagos e trovoadas.
  • Temperatura às dez e meia da manhã é de 22 graus.


Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...